You are on page 1of 75

GLORIOSA MENSAGEM

"Todo aquele que invocar o Nome YAOHU ser salvo." (Atos 2.21 )

ESTUDOS LUZ DAS ESCRITURAS:

PRINCIPIOS ESPIRITUAIS PARA UMA VIDA FELIZ

SINPSE: Entendendo o que o estudo Princpios Espirituais para uma vida Feliz abordar: A Leitura deste estudo vai nos ajudar a reconhecer e entender as diferenas bsicas entre: Humildade Submisso e Independncia O estudo nos dar respaldos para vivermos como verdadeiros Yaohushuahim (os que crem em YAOHUSHUA), participando de todos os benefcios deste Maravilho Privilgio que nos concedido pelo Pai YAOHU ULHIM. Os princpios bsicos de luz sobre os quais passamos a discorrer so: humildade, submisso e dependncia. Os princpios de trevas aos quais estes se opem so: soberba, rebeldia e independncia. A soberba produz rebeldia e independncia. A humildade produz submisso e dependncia. Os princpios pelos quais vamos viver so de nossa prpria escolha, em funo do livre arbtrio que nos foi dado pelo Altssimo. Sugestes do autor: 1. Caso voc ainda no esteja familiarizado com os nomes e palavras originais em hebraico utilizadas neste estudo, voc tem nas duas ltimas pginas deste material, um glossrio, com diversos nomes e palavras que facilitaro sua leitura. 2. Caso ainda no tenha ouvido falar da importncia dos Nomes originais em hebraico, sugerimos que voc inicie os estudos disponveis neste site, pelo estudo Santificado Seja o Teu Nome disponvel em nossa tabela de estudos.

Desejamos a todos, um bom estudo. Shuaoleym.

www.estudosescriturais.net.br

www.estudosescriturais.net.br

www.estudosescriturais.net.br

INTRODUO
Ao longo deste livro o leitor ir muitas vezes encontrar referncias ao Altssimo Pai, ao Altssimo Filho e ao Altssimo Esprito Santo. O Altssimo um s, porm em trs Pessoas. Quando adentrarmos o estudo entenderemos um pouco mais sobre esta verdade, mas por agora, gostaramos de esclarecer algo apenas acerca dos Nomes que so usados no estudo para as trs Pessoas do Altssimo, com o objetivo de familiarizar o leitor com os verdadeiros Nomes escriturais aqui usados para absoluta fidelidade s escrituras e verdade. Afirmam as Sagradas Escrituras que o Altssimo falou e escreveu Seu Nome para Mehusha (Moiss), primeiramente no monte Horebe e depois no Monte Sinai. Seu Nome escrito com quatro letras, originalmente em caracteres hebraicos arcaicos. Por serem quatro letras, denomina-se "tetragrama". O tetragrama composto pelas letras "yod", "rey", "vav", "rey", sempre representados da direita para a esquerda. O Nome do Messias, o Altssimo Filho, representado por cinco letras, quais sejam: "yod", "rey", "vav", "shin", "ayin". Em caracteres ocidentais o "yod" transliterado pela letra Y, que possui som de "I", mas uma consoante. A letra "rey" transliterada pela letra "H", o "vav" pelas letras "V", "U", ou "O", dependendo da palavra. No caso especfico do Nome do Altssimo o "vav" transliterado como "U". A letra "shin" corresponde ao "sh" ocidental e o "ayin" uma consoante muda que usada para poder assumir o som de uma vogal, dependendo da palavra. No caso do Nome do Messias, ela assume o som de "A" aberto. A figura abaixo mostra o Nome do Pai e o Nome do Filho em

originais caracteres hebraicos arcaicos:

Ao longo do tempo os caracteres hebraicos arcaicos deram lugar aos caracteres hebraicos modernos, e tambm surgiram os "sinais massorticos". Estes sinais no faziam parte da escrita original e foram criados apenas com a finalidade de preservar a pronncia das vogais inexistentes no idioma hebraico. Como estes sinais foram inseridos posteriormente aos escritos originais, tornaram-se uma faca-de-dois-gumes. Tanto pode preservar a pronncia original como adulter-la.
www.estudosescriturais.net.br 5

Portanto, ao se utilizar sinais massorticos, deve-se faz-lo de acordo com as pronncias originais de palavras ou nomes, e com cautela.
A figura abaixo mostra a escrita dos Nomes do Pai, do Filho e do Esprito O Santo, em caracteres hebraicos modernos, com os sinais massorticos apropriados a uma fiel pronncia destes Nomes:

A transliterao fiel ao Nome do Pai "YAOHU", pronunciando-se "IURRU", com a tnica na primeira slaba. A transliterao fiel do Nome do Messias "YAOHUSHUA", pronunciando-se "IAURRSHUA", com a tnica na segunda slaba. O Nome da terceira Pessoa da Triunidade da Cpula Criadora Eterna o mais simples: RUKHA, que se pronuncia "rk-rra", significa "Esprito" e tambm uma palavra usada para o "vento". O "R" inicial pronunciado como um "R" intermedirio na lngua portuguesa, como na palavra "caro". O "k" quase mudo, quase como uma pausa no meio da palavra. As palavras "HOL-HODSHUA" so pronunciadas "ROL-ROD-SHUA" e simplesmente significam "O Santo". Assim, o Nome de RUKHA HOL-HODSHUA significa "Esprito O Santo". Transliterao no o mesmo que traduo. Nomes prprios no possuem traduo e no devem ser traduzidos, mas sim, transliterados. Transliterao o processo de representao de um nome em outro idioma, transpondo som a som, fonema por fonema para o idioma de destino, de modo que a pronncia original seja preservada seja qual for o idioma para onde o nome sofreu o processo de transliterao. Para maiores esclarecimentos acerca dos Nomes originais corretos e muitas informaes baseadas nos originais hebraicos arcaicos, ao final deste livro consulte os apndices, que contm detalhadas explanaes sobre o assunto. Algumas expresses que os leitores iro encontrar neste livro so mencionadas abaixo para prvio esclarecimento: YAOHU UL - YAOHU qualificado pelo termo "UL" que significa "Ser Espiritual Supremo Criador" - esta a forma mais freqente nas Sagradas Escrituras originais. YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY - YAOHUSHUA qualificado pelo ttulo exclusivo "hol-MEHUSHKHAY", que se pronuncia "rol-MERRUSHRRI" e significa "o Messias" ou "o Ungido", em hebraico arcaico original.
www.estudosescriturais.net.br 6

MOLKHIUL - Pronunciado "Molk-ri-ul" significa "Rei". ODMORUL - Pronunciado como se l, significa "Governante". ULHIM - a forma plural de "UL", mas no relacionado ao fato da Cpula Criadora ser formada por trs Pessoas. Esta forma plural tem originalmente o sentido de plenitude de poder e de soberania. UL forma singular especfica, num sentido de unidade absoluta da Cpula Criadora. ULHIM uma forma singularplural, como a palavra lpis, em portugus, que pode ser indistintamente usada no singular ou no plural. SHAM - NOME BEH hol-SHUAM - em O NOME de AMNAO - a forma original de "amm". OHOLYAO - Congregao dos santos - Oholyao tem o sentido de "Corpo Espiritual", um grupo de pessoas que formam um corpo. "Igreja" o termo de origem grega e tem um significado diferente - "Os chamados para fora" num sentido de abandono dos padres e costumes do mundo para aderir aos padres espirituais estabelecidos por YAOHU UL. Tanto um quanto o outro no possui conotao alguma de instituio, religio ou denominao humana. Apenas se refere totalidade das pessoas sobre a face da terra que receberam por f a verdade escritural sobre a salvao em YAOHUSHUA. HaolulYAOHU - a forma original arcaica de onde provm a corruptela "Aleluia" e significa "Louvado seja YAOHU". (Haolul + YAOHU) Alm disso, muitos dos nomes citados nas Sagradas Escrituras originais estaro na sua forma original conforme segue: ManYAOHU - Mat-us (YAOHU agradvel) YAOHUrrnam - Joo (YAOHU Gracioso) YaoshuaYAOHU - Isaas (YAOHU Salvao) YarmiYAOHU - Jeremias (YAOHU Exaltado) RanamYAOHU - Hananias (Gracioso YAOHU) YAOHUtzkaq - Isaque YAOHUcf - Jac ou Tiago YAOHUshuaoleym - Jerusalm (A paz de YAOHU) YAOHUdh - Jud YAOHUsf - Jos YAOHUtm - Timt-o Kfos - Pedro Shal - Paulo Maorom - Maria Mehusha - Moiss Abrurrm - Abrao Andorn - Andr YAOHUdim - judaicos ou "jud-us" ZafnaYAOHU - Sofonias Kozoqui-UL - Ezequiel Dayan-UL - Daniel Daud - Davi UliYAOHU - Elias Ulishua - Elis-u Haggar - Ageu ZocharYAOHU - Zacarias Shua-lmoh - Salomo KozoquiYAOHU - Ezequias e outros... Este livro considera com grande seriedade a afirmao escritural de que "A salvao vem dos YAOHUdim (judaicos ou jud-us)", e assim o amor, respeito e interesse pela cultura escritural deste povo, os ramos naturais da oliveira verdadeira, estar bastante evidente, sendo at indispensvel para o bom entendimento de muitos conceitos.

www.estudosescriturais.net.br

www.estudosescriturais.net.br

PRINCPIOS DE LUZ CONTRA PRINCPIOS DE TREVAS


ONDE COMEA A HISTRIA ? Logo no incio das Sagradas Escrituras ou "Tanakh", nos primeiros versos do livro de Bereshit (Gnesis), lemos o seguinte: No princpio criou ULHIM os cus e a terra. E a terra era sem forma e vazia. Havia trevas sobre a face do abismo.... Vemos que logo no segundo verso da Bblia j havia trevas. Precisamos entender neste ponto que estas trevas mencionadas se referem a uma situao espiritual de trevas e no diz respeito luz visvel. A luz visvel proveniente de fontes luminosas como o sol, as estrelas, as velas, a lmpada eltrica, no tem influncia espiritual alguma; serve apenas de orientao para a nossa vida natural. Quando estamos fechados noite nos nossos quartos, tendo todas as luzes apagadas, estaremos numa completa escurido em relao luz visvel; contudo, se estivermos dentro da verdade espiritual que YAOHUSHUA, no estaremos em trevas de modo algum. H, infelizmente, pessoas, que mesmo estando debaixo do sol de meio-dia, se encontram nas mais densas trevas espirituais. Uma vez feita a distino entre luz e trevas espirituais e luz e trevas naturais, podemos entender que o segundo verso de Bereshit (Gnesis) se refere a trevas espirituais. J no segundo verso de Bereshit (Gnesis) algo de muito tenebroso havia ocorrido. Algo que representava trevas espirituais, e que vamos aqui estudar. As Sagradas Escrituras ou "Tanakh" comeam em Bereshit (Gnesis) 1:1, mas a histria no. As Sagradas Escrituras nos relatam fatos ocorridos antes do verso 2 de Bereshit (Gnesis), se formos pensar de forma cronolgica. Nestes fatos encontraremos no s a explicao para as trevas sobre a face do abismo, como tambm entenderemos as razes para o Altssimo nos ter criado e nos ter colocado aqui sobre a face da terra. Vamos aos fatos. Kozoqui-UL (Ezequiel) 28:11-19 "Veio a mim a palavra de YAOHU UL dizendo: Filho do homem, levanta lamentaes contra o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Altssimo: Tu s o sinete da perfeio, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no den, jardim do Altssimo; de todas as pedras preciosas te cobrias; o srdio, o topzio, o diamante, o berilo, o nix, o jaspe, a safira, o carbnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de ULHIM, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, at que se achou iniquidade em ti. Na multiplicao do teu comrcio se encheu o teu interior de violncia e pecaste; pelo que te lanarei profanado fora do monte do Altssimo, e te farei perecer, querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. Elevou-se o teu corao por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multido das tuas iniquidades, pela injustia do teu comrcio profanaste os teus santurios; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam. Todos os que te conhecem entre os povos esto espantados de ti; vens a ser objeto de espanto, e jamais subsistirs".

YaoshuaYAOHU (Isaas) 14:12-15


"Como caste do cu, estrela da manh, filho da alva! Como foste lanado por terra, tu que debilitavas as naes! Tu dizias no teu corao: Eu subirei ao cu; acima das estrelas do Altssimo exaltarei o meu trono, e no monte da congregao me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altssimo. Contudo sers precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo". Kozoqui-UL (Ezequiel) no captulo 28 dos versos 11-19 nos relata um acontecimento celestial de enormes propores e de densas trevas. Havia um querubim, um anjo criado pelo Altssimo, o qual foi feito dentro dos mais elevados padres de perfeio e formosura. Ele era um querubim da guarda. Guarda de honra do Altssimo, no guarda de proteo, pois bvio, o Altssimo no necessita de proteo de querubins. Uma posio de autoridade e de honra diante do trono do Altssimo. Este querubim era ornado de todas as pedras preciosas, que, espiritualmente, representam dons, poderes, autoridades e virtudes. Assim o Altssimo o fez. O Altssimo o fez perfeito e diz Kozoqui-UL (Ezequiel) que ele era perfeito em seus caminhos. Nada ele tinha de si mesmo que no lhe tivesse sido dado pelo Altssimo. Nada possua de si mesmo seno tudo o que recebeu de graa das mos dAquele que o criou.
www.estudosescriturais.net.br 9

Como todas as criaturas celestiais e todos os que fazem parte do Reino de YAOHU UL, ele gozava de liberdade. No haviam correntes nos seus ps, nem coleira ao seu pescoo. Era livre. Tinha a sua disposio uma grande variedade de princpios espirituais, dos quais sabia o que poderia utilizar e o que deveria manter longe, pois passava todo o tempo na presena do Altssimo. UMA GRANDE QUEDA. Houve porm um momento no tempo, e as escrituras no nos do maiores explicaes a respeito, em que este querubim lanou mo de princpios dos quais jamais deveria ter lanado. KozoquiUL (Ezequiel) nos diz: Perfeito eras nos teus caminhos desde o dia em que foste criado at que se achou iniquidade em ti. E esta iniquidade que foi encontrada nele as prprias escrituras nos esclarecem por meio de Kozoqui-UL (Ezequiel) quando diz: Elevou-se o teu corao.... Nesta simples expresso se encontra o mais bsico princpio de trevas, o qual a origem de todos os demais princpios de trevas e de toda sujeira e podrido. Chama-se SOBERBA. A utilizao deste princpio de trevas fez com que este querubim fosse lanado fora como Kozoqui-UL (Ezequiel) nos diz: fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra. Este relato de Kozoqui-UL (Ezequiel) nos mostra com clareza a razo de haver trevas sobre a face do abismo e da terra ser sem forma e vazia. A expresso sem forma e vazia no seu original em Bereshit (Gnesis) 1:2 nos d a idia de calcinada, queimada a fogo. Vemos ento, que as trevas se referem ao fato de um querubim ter lanado mo de um princpio de trevas do qual jamais deveria ter lanado. Foi esta a sua queda e foi este o incio imediato da ao do Altssimo para ensinar de forma prtica a todos os demais anjos, quais os princpios pelos quais deveriam viver. O Altssimo, logo de incio, no verso 3 diz: Haja luz. O Altssimo se moveu imediatamente com sua presena e seus princpios de luz para, na maior aula prtica que o universo j conheceu, ensinar a todos os seus anjos quais os princpios de luz, eficazes, fortes e vencedores, nos quais eles deveriam viver. O Altssimo no eliminou de imediato este querubim, nem os que com ele se contaminaram com a soberba, pois era Sua inteno deix-los manifestar os princpios de trevas e os pssimos resultados que deles advm. Isso faz parte da aula. Por outro lado, conforme veremos adiante, o Altssimo criou o homem para manifestar os Seus princpios de luz, demonstrando os seus magnficos resultados. Certamente o Altssimo, Onisciente que , sabia de antemo que estes anjos iriam lanar mo e procurar viver por princpios de trevas. No foi nenhuma surpresa para o Altssimo a atitude deste querubim e de seus seguidores. Era esperado e estava nos Seus planos. No que o Altssimo o tenha forado a isso, mas sendo um ser livre, com liberdade de escolha, o Altssimo sabia que ele iria pegar o que no deveria pegar, e pegou! Pegou a soberba, a pior de todas as doenas de todos os cus e tambm da terra. Antes, porm, de comearmos a estudar os princpios de luz e os princpios de trevas, vamos entender o que um princpio. Eu comparo o princpio a duas coisas diferentes que me auxiliam a expor algo to abstrato como o princpio. O QUE UM PRINCPIO ? Eu comparo o princpio, em primeiro lugar a uma semente, que uma vez plantada, vai crescer e se transformar numa planta completa com seus prprios frutos. O princpio a semente que plantamos em nossos coraes. A rvore que nasce desta semente a nossa vida. O princpio que plantamos em nosso corao produz do ntimo do nosso ser as nossas palavras, aes, atitudes, gostos, crenas, opinies, etc. Se esse princpio for de luz, construir uma vida luminosa para ns, uma rvore boa, repleta de bons frutos. Se o princpio for de trevas produzir uma rvore m, com maus frutos. O princpio no um ser vivo. No um esprito. No pode ser morto, no pode ser destrudo; contudo, pode ser vencido, superado por um princpio mais forte, mais eficaz. No podemos matar a soberba. A soberba no tem vida prpria; no um ser, nem um esprito. Contudo a soberba pode ser vencida por um princpio mais forte e mais eficaz, o princpio contrrio a ela, que a humildade. Em segundo lugar eu comparo o princpio a uma msica. Nenhuma msica se manifesta por si mesma pois no possui vida prpria. Qualquer msica para se manifestar, aparecer, precisa de um instrumento que a exiba. Pode ser tocada por um piano, um violo, ou pode ser cantada, e a voz humana um instrumento natural dado pelo Altssimo. Sem o instrumento, contudo, no h como qualquer msica aparecer, ser ouvida. Assim, o princpio se compara a msica pelo fato de precisar um instrumento para se manifestar. O instrumento capaz de exibir princpios espirituais um esprito, seja ele de um homem, de um anjo ou mesmo do Altssimo. igualmente importante notar que, provavelmente o leitor neste momento no est ouvindo o Hino Nacional; contudo, o Hino Nacional existe e fato, embora no esteja sendo exibido no momento. Isto para exemplificar coisas abstratas como um principio e uma determinada msica. UMA GRANDE SALA DE AULA
www.estudosescriturais.net.br 10

O Altssimo deu inicio a sua criao como preparao da sala de aula mais bem aparelhada do universo: a terra e todo o mundo visvel. E por fim, criou o instrumento que Ele escolheu para exibir os princpios de luz com os quais iria envergonhar todos os princpios de trevas; o homem. Fomos criados pelo Altssimo para sermos exibidores dos princpios de luz do Seu Reino e com isso envergonharmos todo e qualquer princpio de trevas usado por aquele anjo cado, o qual conhecemos como ha-satan (satans), e os demais que junto com ele se contaminaram com a soberba e caram tambm. Nesta escola, ou melhor, universidade do Altssimo, somos os protagonistas escolhidos pelo Professor dos professores para o ensino dos anjos, sem esquecer que ns mesmos tambm aprendemos muito. Ns lemos esta maravilha pedaggica de YAOHU UL em Efsios 3:10, onde os principados e potestades nas regies celestes aprendem com a "oholyao" (congregao ou igreja), que somos ns os que cremos, acerca da multiforme sabedoria do Altssimo. ...para que, pela Oholyao (Igreja), a multiforme sabedoria do Altssimo se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais. QUEM EST EM GUERRA ? Existe no mundo, e at mesmo entre o povo de YAOHU UL, um conceito muito errado de que a realidade desta existncia seria uma enorme guerra sendo travada entre o Altssimo e ha-satan (satans). Este entendimento errado coloca o Altssimo e ha-satan (satans) em igualdade de condies, o que totalmente irreal, e o que ha-satan (satans) sempre quis. No h, nunca houve, e nunca vai haver guerra nenhuma entre o Altssimo e ha-satan (satans). Como pode um vaso de barro lutar contra o oleiro que o fez? Esta luta s duraria um sopro do Altssimo (2 Tess 2:8). A realidade desta existncia , sim, uma guerra de princpios. Princpios de luz do Reino de YAOHU UL contra princpios de trevas. Fomos criados pelo Altssimo para sermos exibidores dos princpios de luz. Ao exibirmos os princpios de luz estamos anulando os princpios de trevas e condenando ha-satan (satans) e seus anjos cados. O Altssimo, em sua infinita sabedoria, permitiu que ha-satan (satans) ainda continuasse com certa liberdade de ao, pois era necessrio que a soberba tivesse onde se manifestar e seus frutos fossem conhecidos, para que confrontada com a humildade, fosse reduzida a nada. E ns somos o instrumento escolhido pelo Altssimo para exibir a humildade. Ha-satan (satans) age para manifestar a soberba e ns para manifestar a humildade. No h, portanto, uma guerra entre o Altssimo e ha-satan (satans), e sim uma guerra entre ns e ha-satan (satans). Ha-satan (satans) far sempre tudo que lhe for possvel para nos conduzir a soberba. Far sempre tudo o que lhe estiver ao alcance para nos corromper com princpios de trevas; contudo, se vivermos os princpios de luz, teremos todo o poder sobre ele em todo o tempo. Mas afinal, quais so os princpios bsicos de luz e de trevas? Eu os denomino princpios bsicos porque na realidade so a origem de todos os demais princpios espirituais. OS PRINCPIOS BSICOS Os princpios bsicos de luz sobre os quais passamos a discorrer so: humildade, submisso e dependncia. Os princpios de trevas aos quais estes se opem so: soberba, rebeldia e independncia. Como veremos a seguir, a soberba produz rebeldia e independncia. A humildade produz submisso e dependncia. Os princpios pelos quais vamos viver so de nossa prpria escolha, em funo do livre arbtrio que nos foi dado pelo Altssimo. Livre arbtrio a nossa capacidade de decidir, escolher, dizer sim ou dizer no. Livre arbtrio o que nos caracteriza como indivduos. Possamos ns fazer sempre a boa escolha. A SOBERBA Ha-satan (satans) lanou mo do mais bsico princpio de trevas: a soberba. E o que a soberba? A soberba um princpio de trevas mentiroso. A soberba quando entra no corao de um homem ou de um anjo, ela o engana, fazendo-o crer que muito maior do que na realidade o . O livro de AwodYAOHU (Obadias) no verso 3 diz: A soberba do teu corao te enganou.... O soberbo algum que perdeu a realidade acerca de sua pessoa, de sua estatura, de sua situao. Est iludido pela soberba, embriagado, enganado, pensando ser muito mais do que na realidade . O profeta YaoshuaYAOHU (Isaas) nos relata os terrveis efeitos do engano da soberba, no texto transcrito no inicio deste estudo, e ele esclarece como a soberba enganou ha-satan (satans) e o fez pensar que poderia se igualar at ao Altssimo. YaoshuaYAOHU (Isaas) relata que ele dizia no seu corao coisas que excediam em muito a sua realidade de criao e de estatura. Resultado disso foi sua condenao eterna, e em breve seu lanamento para o mais profundo do abismo. Em suma, a soberba o enganou seriamente, fazendo-o crer que era muito maior do que era de fato, e lhe trouxe condenao, pois como ser livre que sempre foi, deu lugar a soberba no seu corao porque escolheu faz-lo. Estejamos ns atentos, e de modo algum nos esqueamos que o Altssimo no permitiu que os cus
www.estudosescriturais.net.br 11

ficassem contaminados por soberba e que, certamente, ningum l entrar com soberba no corao. A soberba um princpio de trevas to bsico que Daud (Davi) no Terrili (Salmo) 19 diz: Guarda tambm o teu servo da soberba, que ela no me domine; ento serei irrepreensvel, e ficarei livre de grande transgresso. Daud (Davi) sabia que se estivesse livre da soberba, que o princpio mais bsico de todos os princpios de trevas, seria irrepreensvel. Um trem sem locomotiva no anda. A soberba a locomotiva do trem das trevas. Sem ela a pessoa fica irrepreensvel, porque no ter os demais princpios de trevas operando em sua vida. Um aspecto muito importante para ser considerado quanto soberba a dificuldade que a soberba traz para a aceitao da verdade. A soberba, como princpio mentiroso que , produz profunda e severa rejeio pela verdade, facilitando muito a aceitao da mentira e do engano. Rejeio da verdade um forte indcio de um corao contaminado por soberba. Lembre-se que YAOHUSHUA ensinou que os verdadeiros adoradores adorariam em esprito e em verdade. A HUMILDADE O princpio da humildade o princpio contrrio soberba e com ele que vencemos. Maushlm (Provrbios) 11:2 diz: "Em vindo a soberba sobrevem a desonra, mas com os humildes est a sabedoria". A humildade o mais bsico princpio de luz do Reino de YAOHU UL. A humildade um princpio que, quando semeado em nosso corao, nos diz a verdade exata a nosso respeito. Nos mostra a nossa realidade de situao, de estatura e de criao. A humildade no mente nunca a nosso respeito. Podemos at mesmo no gostar muito do que ela tem a nos dizer; contudo, ela s diz o que verdadeiro sobre ns mesmos. A humildade pode ser comparada a um espelho fiel que no distorce a imagem quando nos olhamos nele. Existem no mundo conceitos muito errados acerca da humildade. H os que pensam que humildade sinnimo de pobreza. Humildade nada tem a ver com pobreza. Pobreza um mal do bolso, e humildade riqueza do corao. Pobreza material e humildade espiritual. H outros que pensam que humildade tem relao com timidez, e isso tambm no verdade. A humildade nos d uma viso clara da nossa realidade, e a timidez a falta desta viso, e as escrituras dizem que os tmidos no herdaro o reino dos cus. O princpio da humildade um princpio voluntrio. um princpio que no invadir o nosso corao fora, nem sequer ser colocado pelo Altssimo fora. um princpio que devemos semear ns mesmos como diz a escritura em ManYAOHU (Mat-us) 23:12 / Lucas 14:11 / Lucas 18:14: "Quem a si mesmo se exaltar ser humilhado; e quem a si mesmo se humilhar ser exaltado. A humildade , sem dvida, uma boa ddiva que vem da parte do Altssimo; contudo, s se nos determinarmos voluntariamente que ela ocupar espao no nosso corao e, consequentemente, na nossa vida. Humildade no se produz de fora para dentro. Quando as escrituras acima se referem ao soberbo ser humilhado, o que isto significa punio pela soberba. As escrituras no dizem que o que se exalta vai ser tornado humilde, e sim que vai ser humilhado. Ser humilhado punio e no bno transformadora. A expresso a si mesmo muito importante para o nosso entendimento de que, se no houver uma determinao voluntria de nos humilharmos a ns mesmos, o Altssimo no o forar em ns. Um aspecto muito importante para ser considerado quanto humildade a facilidade que a humildade traz para a aceitao da verdade. A humildade, como princpio verdadeiro que , produz profundo e srio comprometimento com a verdade, rejeitando a mentira e o engano. Aceitao da verdade um forte indcio de um corao quebrantado e humilde. Lembre-se que YAOHUSHUA ensinou que os verdadeiros adoradores adorariam em esprito e em verdade. VAMOS TESTAR NOSSA HUMILDADE ? As Sagradas Escrituras nos fornecem um grande teste de humildade. Ns vamos agora ler um texto que fala uma grande verdade a nosso respeito. Se concordarmos com este texto estamos bem encaminhados na humildade; se discordarmos, precisamos nos humilhar mais. As Sagradas Escrituras nos dizem o que somos em 1 Corntios 1:26-29: Irmos, reparai, pois, na vossa vocao; visto que no foram chamados muitos sbios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrrio, YAOHU UL escolheu as cousas loucas do mundo para envergonhar os sbios, e escolheu as cousas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e YAOHU UL escolheu as cousas vis do mundo, e as desprezveis, e aquelas que no so, para reduzir a nada as que so; a fim de que ningum se vanglorie na presena de YAOHU UL.
www.estudosescriturais.net.br 12

Todas as vezes que leio este texto testando minha humildade me deparo com um tremendo dilema: se eu no aceito ser uma coisa louca do mundo, fraca, vil, desprezvel e que nada , ento tenho de pensar que eu no sou um escolhido; mas como eu tenho certeza de f que fui contado entre os escolhidos, tenho que aceitar pela humildade que sou uma coisa louca do mundo, fraca, desprezvel, vil e que nada . Ao mesmo tempo que a humildade me confirma todas estas verdades a meu respeito no corao, o Esprito Santo vem e me diz que ser isto tudo muito bom. Mas, como, meu ULHIM, pode ser bom ser coisa louca, vil, desprezvel? E o Esprito me explica: em primeiro lugar muito bom voc no ter que viver escravo de aparncias, se esforando continuamente para parecer para os outros aquilo que voc no . O soberbo um escravo da imagem que ele passa para os outros, porque uma tarefa extremamente rdua e escravizante parecer e agir como se voc fosse o que voc no . Em segundo lugar, muito bom ser coisa louca, fraca, vil, desprezvel, porque, sendo totalmente impossvel algum assim produzir alguma virtude ou algum fruto bom, quando fazemos algo puro, bom, virtuoso, santo, sbio, fica evidente o milagre de YAOHU UL em ns, e o nosso Pai Celestial, YAOHU UL, glorificado. Em terceiro lugar muito bom sermos estas coisas, porque nos mantm em constante dependncia (dependncia um princpio de luz que estudaremos mais adiante) de YAOHU UL, para que loucos no cometam loucuras, fracos no cometam fraquezas, vis no cometam maldades e desprezveis possam ser considerados importantssimos pelo amor de YAOHU UL que repousa em ns. E voc, amado, que l estas palavras, est sendo aprovado no teste de 1 Corntios 1:26-29? O ALTSSIMO HUMILDE ? Em primeiro lugar, humildade um princpio de luz do Reino de YAOHU UL. YAOHU UL no hipcrita de pregar aquilo que Ele prprio no viva. Sim, o Altssimo cem por cento humildade, e somos bem-aventurados por isso, porque todos os demais princpios de luz como misericrdia, graa, fidelidade, perdo, longanimidade, mansido, justia, e muitos outros, tem sua origem na humildade. YAOHUSHUA nos disse em ManYAOHU (Mat-us) 11:29: "Tomai sobre vs o Meu jugo, e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de corao...

O texto escritural de YAOHUrrnam (Joo) 13:13, nas primeiras vezes em que li as escrituras, me pareceu uma afirmao altiva de YAOHUSHUA:
Vs Me chamais de Molkhiul (Rei) e Maoroeh (Mestre) e fazeis bem porque Eu o sou. Grande ignorncia a minha naquela ocasio, de pensar que esta teria sido uma afirmao altiva. A humildade, j vimos, um princpio que no nosso corao nos diz a verdade exata da nossa realidade. YAOHUSHUA em YAOHUrrnam (Joo) 13:13 disse toda a verdade e nada mais do que a pura verdade a Seu respeito. Isto humildade. A humildade dentro do nosso corao nos diz que somos pecadores, coisas loucas do mundo, fracas, vis, desprezveis e que nada so, pois esta a verdade a nosso respeito; a humildade no corao de YAOHU UL diz que Ele o Altssimo Todo-Poderoso, pois esta a verdade a respeito dEle. O Altssimo, pois, humilde, Seus filhos devem ser e Seus anjos tambm. HUMILDADE NOS D SALVAO ? A doutrina escritural mais elementar da f, que a nossa salvao alcanada quando pela f recebemos o perdo de todos os nossos pecados pela morte de YAOHUSHUA no madeiro. Nada alm desta f pode salvar o homem, conforme claramente declarado nas Sagradas Escrituras; contudo, temos que considerar realidades muito importantes que nem sempre so to evidentes aos nossos olhos. Para que algum receba um Salvador preciso que antes tenha admitido sua condio de condenado, seno o Salvador vai nos salvar de que? Para que algum sentiria necessidade de um salvador se ainda no tiver enxergado que est condenado? Quando algum j chegou a reconhecer que est condenado porque antes j reconheceu seus crimes espirituais, os pecados. Quem no acha que cometeu crime algum no pode aceitar que esteja condenado. Para que algum reconhea que cometeu crimes espirituais, os pecados, preciso que ele se reconhea pecador, falho, sujeito a toda sorte de fraquezas e loucuras e coisas vis. Quem que diz a um homem que ele todas estas coisas? A humildade. Assim, a resposta pergunta inicial que a humildade no salva, mas ela indispensvel como primeiro passo do arrependimento que nos leva ao Salvador YAOHUSHUA.

www.estudosescriturais.net.br

13

O arrependimento sempre precede a salvao e todo arrependimento comea pela humildade no corao. Vemos nas Sagradas Escrituras duas misses distintas e complementares, ambas de extrema importncia. Primeiramente veio o ministrio de YAOHUrrnam (Joo) o Imersor (Batista) para aplanar o caminho. Em seguida veio YAOHUSHUA. YAOHUrrnam (Joo) o Imersor (Batista) no pregava o evangelho. O ministrio de YAOHUrrnam (Joo) era totalmente voltado para a pregao do arrependimento. Aps YAOHUrrnam (Joo) veio ento YAOHUSHUA pregando o evangelho de salvao. Nunca se pode sair desta ordem: primeiro o arrependimento, e em seguida, a salvao. Infelizmente esta ordem muito invertida nas pregaes de nossos dias, o que faz com que pessoas recebam por f um Salvador, sem nem sequer terem tido conscincia do que esto sendo salvas. Com isso, muitos adentram a oholyao (congregao ou igreja) sem nunca terem passado por uma verdadeira experincia de se humilhar e se arrepender. Tudo o que YAOHU UL quer que vivamos os princpios de luz. De nada adianta trazermos pessoas aos milhares para dentro de nossas congregaes se elas no estiverem decididas a viver os princpios de luz. De nada me adianta freqentar uma oholyao local (igreja local) se
www.estudosescriturais.net.br 14

meu corao estiver cheio de soberba e rebeldia. A Oholyao (congregao ou igreja) tem hoje a responsabilidade de dar continuidade aos ministrios de YAOHUrrnam (Joo) o Imersor (Batista) e ao ministrio de YAOHUSHUA, como Seu "ohol" (corpo). A Oholyao deve comear a pregao por humildade e arrependimento, e ento apresentar a soluo para quem entendeu que est condenado: a salvao em YAOHUSHUA. A REBELDIA A rebeldia um princpio espiritual de trevas que procede da soberba. Quando algum se ensoberbece, ele passa a ter uma viso de si mesmo totalmente irreal, porque a soberba o enganou. A soberba produz uma auto-valorizao fora da realidade e eleva o soberbo aos seus prprios olhos. Esta valorizao enganosa da soberba ilimitada, e faz com que se passe a olhar todas as demais pessoas de cima. Se ns crescemos aos nossos prprios olhos ilusoriamente, tambm ilusoriamente as demais pessoas ficam pequenas aos nossos olhos. A conseqncia imediata disso que, no mais reconhecendo superioridade em ningum, no mais se obedece ningum, no se acata determinaes, ordens, restries, proibies, conselhos, orientaes; enfim, est instalada a rebeldia em conseqncia da soberba. Como a soberba no tem limite para enganar o corao, esta auto-valorizao enganosa leva a pessoa (ou o anjo) ao limite mximo, a ponto de no reconhecer nem mais a autoridade suprema de YAOHU UL. A rebeldia justamente a ausncia total de reconhecimento de autoridade. O soberbo nunca se v por baixo de ningum, e sempre se coloca por cima de quem quer que seja. O soberbo se torna dominador e opressor pelo fato de sempre se colocar por cima. Ele se torna um rebelde, no obedecendo a mais ningum, mas como v a si prprio por cima, exige sempre o respeito e obedincia dos outros, mesmo que esta obedincia seja imposta, forada, obrigada. A atitude do soberbo-rebelde de sujeitar os outros s suas determinaes e ordens chama-se subjugar. Vamos nos lembrar desta palavra subjugar, porque mais adiante voltaremos a falar sobre ela. Quem subjuga est na realidade sufocando e impedindo a atuao do livre arbtrio do subjugado. Colocar-se por cima sempre uma caracterstica do soberbo. A SUBMISSO A palavra submisso tem o significado de colocar-se em baixo. Colocar-se em baixo nos traz uma ntida idia de obedincia, respeito, acatar ordens, acatar proibies, concordar, etc. A submisso o princpio de luz, voluntrio, contrrio a rebeldia, e proveniente da humildade. A humildade nos d a viso real de nossa estatura, situao, natureza, etc. A humildade o espelho mais fiel que dispomos. Somente por meio da humildade podemos reconhecer superioridade em outros (o Altssimo, anjos ou pessoas) e inferioridade em ns mesmos em relao a eles. Jamais conseguiremos nos colocar debaixo (submeter) de algum que consideremos inferior a ns. O general no obedece ao sargento e sim o sargento ao general. O menor se submete ao maior. O reconhecimento da autoridade de outros sobre ns indispensvel submisso, e este reconhecimento s pode haver se nos humilharmos. Como vimos antes, aquele que se encontra subjugado o que est obedecendo fora, porque algum mais forte o subjugou. Algum se colocou por cima e comeou a dar ordens, determinaes, comandos. J estudamos tambm que quem se coloca por cima dos outros o soberbo. O humilde jamais vai se colocar por cima de ningum. O subjugado obedece. O submisso tambm obedece; contudo, a diferena fundamental entre o subjugado e o submisso est no fato de que o subjugado o faz fora e o submisso o faz voluntariamente. H dois aspectos muito importantes da submisso a serem considerados: a submisso ativa e a submisso passiva. Que significa isto? Submisso ativa quando executamos todas as determinaes que nos foram dadas por superiores. Quando cumprimos tudo o que nos foi ordenado, sugerido, aconselhado, determinado, pelos superiores. Estamos agindo em funo de um comando superior. Submisso passiva quando no fazemos nada que no nos tenha sido determinado por superiores. Neste caso estamos inativos pela ausncia de comando superior. Quando comeamos a fazer coisas que no nos foram ordenadas estamos entrando na rebeldia e no na submisso. Tanto a submisso ativa quanto a submisso passiva so indispensveis a ns. Devemos cumprir tudo que o Altssimo nos ordena e no inventar nada que o Altssimo no ordenou. Sei que h grande resistncia de muitos em aceitar a submisso passiva, porque h muitos anos vm sendo educados com a idia errnea de que o Reino de YAOHU UL se constitui de fazermos, produzirmos. H muitas razes diferentes que levam as pessoas a fazerem, por conta prpria, coisas que o Altssimo jamais ordenou. Entre as razes mais comuns esto: busca de justificao por obras, desejo de mostrar desempenho para as pessoas, desejo de fazer a obra de YAOHU UL com a prpria fora, satisfao pessoal, atitudes religiosas repetitivas, falta de confiana no Altssimo, vida segundo conceitos de certo e errado, e outros. Podemos ser curados deste tipo de rebeldia se comearmos a ter o entendimento de que o Reino de YAOHU UL no enfatiza o fazer, mas sim o ser. O que fazemos s uma conseqncia daquilo que somos. YAOHUSHUA nos ensinou que a rvore boa d bons frutos e que a rvore m d maus frutos. O bom fruto s conseqncia de uma rvore boa, do mesmo modo que o mau fruto s conseqncia de
www.estudosescriturais.net.br 15

uma rvore m. A rvore boa no precisa se esforar para dar um bom fruto, pois isso natural. A rvore m, por mais que se esforce, jamais dar um bom fruto. Em termos prticos, o que de fato isso representa? YAOHU UL est interessado em que sejamos uma boa rvore. Ele est interessado no que somos e no no que fazemos. YAOHU UL quer que sejamos humildes, submissos e dependentes. Se formos humildes, submissos e dependentes, todos os nossos frutos sero bons. A epstola de Shal (Paulo) aos Filipenses no captulo 2 verso 3 diz: Nada faais por partidarismo ou vanglria, mas por humildade.... Isto nos mostra que a humildade deve sempre ser a motivao mais bsica do corao em tudo que fazemos. Como a submisso proveniente da humildade, tudo o que fazemos deve ter origem em YAOHU UL, na Sua autoridade. YAOHU UL no atenta para os atos exteriores do homem, mas para as origens daquele ato. Tudo o que for feito por submisso agradvel a YAOHU UL. O que no for fruto de submisso no agrada a YAOHU UL. Aos olhos de YAOHU UL, ser uma rvore boa ser humilde, submisso e dependente. Devemos sempre nos lembrar tambm que YAOHUSHUA disse que toda rvore que meu Pai Celestial no plantou, ser arrancada. Tudo o que no tem origem em YAOHU UL no permanece e para nada aproveita. Fazer o que YAOHU UL no ordenou rebeldia e, alm disso, perda de tempo, porque ser arrancado. UMA SURPRESA MUITO DESAGRADVEL H pessoas que apesar de estarem em YAOHUSHUA e freqentarem regularmente as igrejas e at mesmo realizarem grandes feitos, sero impedidas de entrar na presena de YAOHU UL no ltimo dia. A vida nova em YAOHUSHUA no se compe de fazer coisas, nem de freqentar regularmente igrejas, nem de cumprir alguns rituais dominicais, nem de fazer o que se acha bom e no fazer o que se acha ruim. A vida renascida em YAOHUSHUA est baseada em exibirmos com a nossa vida os princpios de luz: humildade, submisso e dependncia. Tudo o que fizermos, dissermos, pensarmos, e crermos, como fruto dos princpios de luz, ser reto, santo e justo aos olhos de YAOHU UL. Tudo quanto fizermos, dissermos, pensarmos, e crermos, fora dos princpios de luz, ou seja, em soberba, rebeldia e independncia, iniquidade aos olhos de YAOHU UL, e neste caso, no importa que aparncia externa de santidade o ato possa ter. As escrituras nos mostram esta realidade com muita clareza em ManYAOHU (Mat-us) 7:21-23. Logo no verso 21, YAOHUSHUA nos diz: Nem todo que me diz: Molkhiul (Rei), Molkhiul (Rei), entrar no reino dos cus, seno aquele que faz a vontade de Meu Pai que est nos cus. Este verso j nos mostra com clareza que fazendo a vontade do Pai (submisso) que entraremos no reino dos cus. Os versos 22 e 23 dizem: Muitos me diro naquele dia: Mokhiul, Molkhiul, no profetizamos em Teu Nome? E em Teu Nome no expulsamos demnios? E em Teu Nome no fizemos muitos milagres? E ento lhes declararei: Nunca vos conheci; apartai-vos de Mim vs os que obrais a iniquidade. H muitos ensinamentos a serem extrados destas palavras. Em primeiro lugar, j temos aprendido que o Altssimo atenta para qual princpio nos moveu a fazer alguma coisa; se fizemos por submisso sua ordem ou se fizemos em rebeldia por vontade prpria. Neste texto sempre surgiram perguntas como: Profetizar iniquidade? Expulsar demnios iniquidade? Fazer muitos milagres iniquidade? SIM, nesta situao!! Qualquer coisa que no tenha sido originada numa ordem de YAOHU UL, num mover de YAOHU UL, iniquidade, por maior aparncia de santidade que possa ter. YAOHUSHUA diz a estas pessoas Nunca vos conheci. Isso mostra claramente que estas pessoas estavam fazendo todas estas coisas sem nenhum comando de YAOHU UL, sem submisso alguma, e onde no h a submisso o que h a rebeldia. A soberba do corao destas pessoas tambm fica muito evidenciada neste texto. Podemos notar que quando as pessoas comeam a argumentar com YAOHUSHUA com base nos seus feitos, elas expem duas coisas: a primeira que no receberam a salvao gratuitamente pelo sacrifcio de YAOHUSHUA no madeiro; usaram como argumento os seus mritos pessoais, seus feitos. A segunda que elas j tinham sido barradas, seno no estariam argumentando, e sim louvando e adorando. Creio que YAOHU UL me concedeu escrever estas palavras para que eu mesmo, e tambm os leitores, jamais passemos por esta surpresa desagradvel. O ALTSSIMO SUBJUGA ? No. O Altssimo jamais subjuga. A atitude de subjugar proveniente da soberba, e o Altssimo no possui soberba alguma. O Altssimo totalmente humilde. H nas Sagradas Escrituras evidncias muito esclarecedoras e maravilhosas acerca disso. A primeira delas, que sempre me fascina, est em Apocalipse 3:20 : Eis que estou porta e bato; se algum ouvir a Minha voz e abrir a porta, Eu entrarei em sua casa, cearei com ele e ele Comigo. Este texto amplamente usado nas pregaes evangelsticas como o chamado de YAOHUSHUA converso, e tambm muito usado no evangelismo pessoal. Eu mesmo fui abenoado por este texto nos primeiros dias da minha nova vida. Contudo, estas palavras nos mostram muito mais do que uma simples proposta de YAOHUSHUA. Neste texto, YAOHUSHUA se encontra diante de uma porta fechada, seno no precisaria bater. Eu sei que no existe, nem h como
www.estudosescriturais.net.br 16

fazer uma porta que seja forte a ponto de impedir a passagem do Altssimo. Aquela porta diante da qual YAOHUSHUA se encontrava no foi atravessada, nem aberta por Ele, no por falta de poder, mas porque Ele no o quis. E porque Ele no o quis? Porque isso seria um ato de subjugar, que violaria os seus princpios e exporia soberba, pois a soberba que subjuga. Apesar de infinitamente mais poderoso do que ns, o Altssimo jamais nos subjuga. O texto nos diz que se algum ouvir a Sua voz e abrir a porta, s a Ele entrar. Quem invade propriedade alheia ladro, salteador. O Altssimo no nem um nem outro. O Altssimo no invade nossa vida fora sem que ns O convidemos. Ele quer exercer sobre ns Sua autoridade, porque sabe que isto o melhor para todos no Seu reino. Uma atitude de muito amor de YAOHU UL Ele querer nos governar. o que podemos ter de melhor sempre. Contudo, o princpio de luz da submisso voluntrio. Somos ns que devemos nos submeter a Ele, e no Ele vir por cima de ns. O Altssimo Todo-Poderoso. Se fosse Seu desejo nos subjugar, qual de ns no estaria fazendo tudo exatamente como Ele deseja? Mas no este o princpio de YAOHU UL. Ainda em 1Kfos (Pedro) 5:2,3 lemos: "Apacentai o rebanho do Altssimo que est entre vs, no por fora... nem como dominadores sobre os que vos foram confiados". Do mesmo modo que YAOHU UL no nos apacenta por fora nem nos domina fora, tambm ns, como Kfos (Pedro) nos recomenda, no devemos dar lugar soberba e tentar dominar as pessoas. Elas so livres para tomar suas prprias decises. Ns temos que nos mover para debaixo da autoridade, num ato voluntrio, e voluntariamente permanecer l, debaixo dela. Submisso voluntria. H outras muitas evidncias escriturais acerca do Altssimo no subjugar. As escrituras dizem que o esprito dos profetas est sujeito aos profetas. Isso significa que se o profeta decidir entregar a mensagem que RUKHA YAOHU (Esprito de YAOHU) est lhe dando, ele o far; caso contrrio, no falar palavra alguma. No estamos aqui examinando a questo deste profeta desobediente, mas sim o fato de que o Esprito O Santo no possui o profeta, nem possui pessoa alguma. J vi muitas pessoas possudas por demnios, dominadas por eles, sendo obrigadas a fazer o que eles queriam; contudo, nunca vi ningum possudo pelo Esprito O Santo. Tenho visto pessoas cheias do Esprito, transbordantes do Esprito, mas jamais possudas pelo Esprito. O Esprito O Santo, em ns, jamais ir interferir no nosso livre arbtrio. Jamais decidir por ns. Ele ir conosco to longe quanto decidamos ir com Ele nas Suas atividades na nossa vida e na oholyao (igreja); contudo, onde ns pararmos, Ele parar. Jamais nos empurrar, nem nos arrastar. O ALTSSIMO VIVE O PRINCPIO DA SUBMISSO ? Anteriormente, quando lanamos a pergunta sobre ser o Altssimo humilde, estudamos e conclumos que sim. O Altssimo humildade pura. Agora lanamos uma nova pergunta, ainda mais interessante: O Altssimo submisso? Se a humildade produz submisso, h uma enorme possibilidade de estarmos na direo certa. Mas a quem seria o Altssimo submisso? Como poderia Ele se submeter, se no h ningum acima dEle? a que ns nos deparamos com uma maravilha da sabedoria do Altssimo. O Altssimo trs. No foi um erro de portugus por falta de concordncia. Esta realmente a nica maneira de se dizer esta frase acerca do Altssimo, pois o Altssimo um nico (UL), singular, contudo, em trs Pessoas, plural. O Pai, YAOHU UL, Soberano absoluto, por completo, em toda a Sua inimaginvel soberania. O Filho, YAOHUSHUA, tambm o mesmo ULHIM por completo, com todos os Seus atributos, alm de ser homem completo e perfeito. O Consolador, RUKHA HOL-HODSHUA (Esprito Santo), ULHIM por completo com todos os Seus atributos. So trs Pessoas, e um nico ULHIM (Altssimo, Soberano, Todo-Poderoso). As Sagradas Escrituras nos mostram, com relao aos princpios, coisas muito maravilhosas acerca da Triunidade. As escrituras nos mostram que o Filho, YAOHUSHUA submisso ao Pai, YAOHU UL, e se o Filho vive submisso, ento o Altssimo vive a submisso, porque YAOHUSHUA o Altssimo. fcil entendermos que o que envia maior do que o que enviado. O que envia manda. O texto sobre o centurio romano, o qual foi elogiado por YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY por suas retas palavras, nos mostra que a autoridade lhe dava a certeza de que diria a um: Vai! E ele iria. E a outro: Vem! E ele viria. S quem tem autoridade sobre algum que pode enviar. YAOHU ABU(Pai), o Pai, enviou o Seu Filho ns e o Seu Filho, YAOHUSHUA, veio! De igual maneira, o ULHIM Esprito Santo submisso ao Filho, YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY, pois o Filho, YAOHUSHUA, enviou a ns o ULHIM Esprito Santo, e Ele veio. Em 1 Corntios 15:27 vemos que o Pai, YAOHU ABU(Pai), sujeitou todas as coisas a YAOHUSHUA, exceto a Si prprio. Maravilhosa hierarquia voluntria da Triunidade, onde o princpio de luz da submisso vivido totalmente. certo que YAOHUSHUA tenha Se submetido ao Pai, YAOHU UL, como homem, nos dias de Sua carne, e nos dias de Sua carne Ele se encontrava despido de todos os Seus atributos de ULHIM. Era s um homem como qualquer um de ns, s que sem pecado. Neste caso no era o Altssimo exercendo submisso, e sim o homem YAOHUSHUA; contudo, YAOHUSHUA j era submisso ao Pai nos cus, antes de Se despir da Sua glria e vir a ns. Ele disse que o Pai O enviou, e isso aconteceu l nos cus, nos dias da Sua glria, anteriores a Sua primeira vinda. Esta submisso foi exercida por YAOHUSHUA na qualidade de Altssimo, e no de homem. Alm disso, mesmo tendo recebido um Nome que est acima
www.estudosescriturais.net.br 17

de todo nome, 1 Corntios 15:27 nos mostra que YAOHUSHUA est em submisso ao Pai, hoje, e por toda a eternidade. Se algum me perguntar se o Altssimo exerce submisso, a minha resposta sim.

A INDEPENDNCIA
Para entendermos que a independncia proveniente da soberba e da rebeldia, e portanto um princpio de trevas, ser preciso analisarmos alguns ensinamentos escriturais a respeito disso. Vamos ler o que as escrituras nos dizem em Hebreus 7:7 : Sem contradio alguma, o menor abenoado pelo maior. Este texto de Hebreus nos mostra uma verdade bastante simples, um fato espiritual: o maior abenoa o menor. Bno algo que sempre flui verticalmente de cima para baixo, do maior para o menor. Quando algum no busca nenhuma espcie de bno em ningum, esta pessoa est vivendo o princpio de trevas da independncia. E porque esta pessoa no busca bno em ningum? Por causa da soberba de seu corao. fcil entendermos, por Hebreus 7:7, que o maior o que abenoa e o menor o que abenoado; assim, o soberbo, no aceita ser abenoado por no reconhecer que haja algum maior que ele. Ele, enganosamente, acredita no precisar de ningum, de ser auto-suficiente. Quando as contingncias da vida mostram que suas convices so enganosas e fazem com que ele tenha de pedir algo a algum, ele o faz extremamente contrariado, e isso para ele representa uma enorme vergonha. Eu costumo comparar a autoridade com um chuveiro aberto jorrando gua. Quando queremos tomar banho ns temos que nos mover para debaixo do chuveiro e ento seremos banhados. No conheo nenhuma casa em que o chuveiro v banhar a pessoa onde ela estiver. Se quisermos receber bno, que a chuva que desce da autoridade, temos que nos humilhar e nos colocar voluntariamente debaixo dela, ento seremos banhados pela bno, porque o maior abenoa o menor. O independente se recusa a se colocar debaixo de quem quer que seja, e com isso ele no pode ser banhado de bno. O independente no busca nada em ningum, no gosta de pedir ajuda, no gosta de pedir nada. Quando o soberbo precisa de algo que algum possua ele quer tomar, exigir, pois no reconhece superioridade em ningum. Pedir algo a algum demonstra humildade. O menor abenoado pelo maior. A independncia o terceiro dos princpios bsicos de trevas que destacamos neste estudo. A DEPENDNCIA O princpio de luz que a dependncia obviamente oposto ao princpio de trevas, independncia, e torna-se fcil entendermos que, quem j se humilhou e se colocou debaixo (se submeteu) da autoridade, reconheceu a sua superioridade. Pelo mesmo texto de Hebreus 7:7, podemos entender que o nosso superior , obrigatoriamente, nosso abenoador. O Altssimo deseja que sejamos totalmente dependentes dEle. H aqui uma verdade da qual no podemos fugir: quem no est debaixo da autoridade do Altssimo tambm no est debaixo da bno do Altssimo. Esta mesma verdade dita com outras palavras seria: o Altssimo no abenoa ningum fora. Se o Altssimo for abenoar algum que no est em situao de submisso, Ele estar subjugando a pessoa, porque estar se colocando por cima da mesma. O Altssimo no subjuga ningum e no abenoa ningum fora. J fui questionado algumas vezes acerca disso com fatos tais como mpios que foram curados ou salvos de algum mal por orao de outrem, ou receberam bnos pelas quais jamais buscaram, e quero aqui esclarecer e enfatizar estes conceitos aproveitando estes fatos. YAOHU ABU o Pai, Altssimo, maior autoridade de todos os cus e da terra. Como o maior abenoa o menor, YAOHU UL abenoador por excelncia. Toda proviso j foi feita por YAOHU UL com relao s nossas necessidades, no s do justo, mas tambm do mpio. Tudo est pronto e disponvel. Quando, por um instante que seja, olhamos para estas bnos e lanamos mo delas, ns o fazemos voluntariamente. Como uma pessoa se converte por orao de outrem? Eu diria que do mesmo modo que outros no se convertem apesar de muitas oraes. Quando oramos pela converso de algum (ou por qualquer outra bno) o que YAOHU UL faz, em sua misericrdia e graa, afastar com Sua poderosa mo os demnios de surdez espiritual, de cegueira espiritual, de insensatez espiritual, de enfermidade, de tristeza, para por aquela pessoa em liberdade de escolha. Ao contrrio de subjug-la, Ele a pe em liberdade para escolher. Nesta liberdade muitos optam pela Vida e se convertem, outros tantos optam pela morte e permanecem afastados de YAOHU UL. No reconheo nenhum ato de subjugar, da parte de YAOHU UL, quando algum se converte ou abenoado por orao de outrem, pelo contrrio, reconheo uma ao libertadora da parte de YAOHU UL para que a pessoa possa livremente escolher. Quando um endemoninhado liberto, no h ao subjugadora alguma. O endemoninhado, como escravo que est dos demnios que o possuem, perdeu completamente sua determinao prpria e sua escolha. Libert-lo no subjug-lo e sim, devolver-lhe a liberdade. Temos que entender que inmeros males que afligem a humanidade ocorrem por ao demonaca, e que, a ao de YAOHU UL ao expulsar os demnios, faz com que o mal desaparea, restaura a liberdade e no envolve nenhum ato de subjugar.
www.estudosescriturais.net.br 18

H alguns anos atrs tive a oportunidade de acompanhar uma senhora, jovem, que estava enferma de cncer em estado terminal. Eu pude conversar vrias vezes com ela e orar pela sua cura. Oramos muitas vezes at que um dia eu acordei com o Esprito me falando: Ela no deseja ser curada. Minha mente deu muitas voltas, meu intelecto trabalhou o tempo todo, mas eu no compreendia aquelas palavras que o Esprito me havia dito. Como poderia algum no querer ser curada de um cncer terminal? O Esprito me respondeu e me explicou: Por meio desta doena ela est tendo tudo aquilo que mais desejou em sua vida. Seu marido lhe d ateno integral ao invs dos conflitos do passado. Cuida dela o tempo todo e com grande dedicao. Est sempre junto dela. Suas filhas se tornaram tambm muito atenciosas e dedicadas nas tarefas de casa. A presena das filhas em casa aumentou muito em durao e qualidade. Enfim, a doena lhe trouxe a realizao dos seus sonhos em termos de relacionamento familiar. Contudo, o mais difcil eu ouvi do Esprito a seguir: se ela no quer ser curada, ns no podemos fazer nada por ela. No podemos abeno-la fora. Ela preferia aquela felicidade efmera, ainda que estivesse lhe tirando prematuramente a vida. YAOHU UL no subjuga. No interfere no nosso livre arbtrio. Outro fato semelhante, que para mim foi muito importante apesar de triste, foi o relato feito em um livro que li recentemente acerca de um irmo que se dirigiu a uma senhora que estava sendo conduzida pelo marido numa cadeira de rodas. Ao aproximar-se dela e oferecer orao para a cura ela recusou seriamente a oferta dizendo que seu marido j a tinha feito sofrer muito na vida e agora era hora dele pagar por meio de sua dedicao em conduzi-la em cadeira de rodas para todos os lugares. A mgoa naquele corao era to grande que fazia com que ela no aceitasse a bno que YAOHU UL havia de antemo preparado para ela. Ela continuou paraplgica e tenho convico de que continuar, enquanto no receber voluntariamente a bno. Outro importante aspecto de dependncia do que est submisso (humildade, submisso e dependncia andam sempre atrelados um ao outro) a questo da proteo. A cobertura de autoridade, como j vimos em Hebreus 7:7 supre o submisso e dependente de bnos, porque o maior abenoa o menor. As escrituras, por outro lado, nos ensinam que o lugar de baixo, em submisso, tambm um lugar de proteo. YAOHUSHUA se lamentou sobre Yaohushuaoleym (Jerusalm) com as seguintes palavras em Lucas 13:34-35: Yaohushuaoleym (Jerusalm), Yaohushuaoleym (Jerusalm) que matas os profetas e apedrejas os que te so enviados! Quantas vezes quis Eu abrigar-vos debaixo de Minhas asas, como a galinha abriga aos seus pintainhos, mas vs no o quisestes; por isso a vossa casa ficar desolada. A posio aqui representada por debaixo da asas uma posio espiritual de submisso e comparada justamente proteo que a galinha d aos seus pintainhos, os que debaixo de suas asas se abrigam. YAOHUSHUA mostra neste texto as conseqncias desastrosas de no estarmos debaixo de sua proteo. Devemos notar que YAOHUSHUA no disse que destruiria Yaohushuaoleym (Jerusalm), nem que a deixaria desolada. Sua desolao seria, sim, conseqncia de estarem fora da cobertura da autoridade dEle, e assim, fora da Sua proteo. Um irmo, uma vez, fazendo uma figura, me disse que, fora do guarda-chuva do Altssimo, ha-satan (satans) e seus demnios fazem chover pedras, tesouras abertas, canivetes com a ponta para fora, e outras tantas coisas destrutivas para cair sobre os que recusam a proteo de YAOHU UL. Ele estava certo. Foi isso que aconteceu com Yaohushuaoleym (Jerusalm) no ano 70. impossvel falarmos em dependncia do Altssimo sem falarmos de orao. Orao a maior evidncia de dependncia do Altssimo. Voc se lembra que ns fomos criados e chamados para sermos exibidores dos princpios de luz? Quando oramos exibimos os trs princpios de uma s vez, porque orar depender do Altssimo e s dependente quem submisso, e s submisso quem humilde. Somos incentivados a orar ao longo de toda a escritura, e no somente incentivados, mas tambm alertados sobre o pecado que no orar. O primeiro livro de Samuel no captulo 12 verso 23 diz: Longe esteja de mim pecar contra YAOHU UL deixando de orar por vs. As Sagradas Escrituras tambm nos dizem em ManYAOHU (Mat-us) 6:8 que o nosso Pai Celestial sabe do que temos necessidade antes mesmo que o peamos. Se Ele sabe, porque no nos d logo de uma vez? Em primeiro lugar j aprendemos que Ele no nos abenoa fora, em segundo lugar nossa misso nesta terra exibir os princpios de luz, e a orao faz isso. ManYAOHU (Mat-us) 6:6 nos diz: Tu, porm, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orars a teu Pai, que est em secreto; e teu Pai, que v em secreto, te recompensar. ManYAOHU (Mat-us) 6:6 nos mostra algo muito interessante sobre orao. um enfoque bem diferente do resto dos ensinamentos sobre orao. Em sua maioria os textos que tratam da orao nos apontam para uma forma de alcanarmos aquilo que pedimos. a forma de recebermos a bno que estamos necessitando. a orao atendida. Aqui, porm, YAOHUSHUA no est tratando da orao atendida, mas sim, da orao recompensada. Quando oramos estamos servindo ao Altssimo, porque o que o Altssimo quer de ns exibio dos princpios de luz. Se servimos ao Altssimo com fidelidade de princpios, ele promete nos recompensar pelos servios prestados. Note que esta recompensa no obrigao do Altssimo, porque quando exibimos princpios no estamos fazendo mais do que a nossa obrigao; contudo a abundante graa de YAOHU UL que nos recompensa por apenas termos feito o que nossa obrigao fazer. A orao ao mesmo tempo que autoriza YAOHU UL a nos abenoar, exibe nossa dependncia dEle. Espero
www.estudosescriturais.net.br 19

que o leitor no estranhe a expresso que usei de autorizar YAOHU UL. Soa, de fato, estranho aos nossos ouvidos, porm a verdade, porque YAOHU UL escolheu no subjugar ningum. Ele no abenoar ningum que no queira ser abenoado. Ele jamais quebrar um princpio de luz por qualquer que seja a razo. Esta questo de autorizarmos YAOHU a fazer algo na nossa vida parece ridcula para muita gente, porque a diferena de estatura e autoridade entre ns e o nosso ULHIM imensa. Contudo, precisamos entender, depressa, que no se trata do fato de que YAOHU UL imensamente maior que ns. No questo de estatura, nem de poder, mas de princpios. O Altssimo vive os princpios que sabiamente escolheu para Si e para os Seus, e deles no Se afasta por razo alguma. Recentemente pude ler num livro a experincia que um irmo passou com sua filha e todo este entendimento se solidificou ainda mais no meu corao. Sua filha havia ingerido uma dose muito grande de um remdio, que lhe foi deixado ao alcance, e os mdicos j haviam afirmado que ela teria vida no mximo at a manh seguinte. O irmo orava ininterruptamente pedindo ao Altssimo: YAOHU UL, salve minha filha! YAOHU UL, salve minha filha! Esta orao continuou por bastante tempo at o momento em que o Altssimo, amando-o lhe trouxe esclarecimento dizendo: Voc est orando pela sua filha ou pela Minha filha? Se voc est orando pela sua filha, prepare-se para um funeral; mas se voc orar pela Minha filha, prepare-se para um milagre. Se a filha sua eu no posso tocar, porque quem mexe em coisa dos outros ladro. Contudo, se voc Me der sua filha, ento eu posso operar nela o que for preciso. Neste momento ele orou dizendo: Meu YAOHU UL, ela Tua, Te pertence, salva Tua filha. E foi o que aconteceu. E voc, leitor, j deu tudo que possui para o Altssimo? Ele jamais tocar nas reas de sua vida que voc reserve para si prprio.

DE QUE FORMA OS PRINCPIOS ATUAM E SE MANIFESTAM EM NS ? As escrituras so extremamente claras em apresentar o homem como constitudo de trs partes, quais sejam: o esprito, a alma e o corpo. O esprito a parte do ser humano que intangvel, que transcende toda a percepo natural dos sentidos por no ser material e nem tampouco mensurvel ou dedutvel. O Altssimo esprito e criou o homem sua imagem e semelhana, tambm um esprito. A nica forma de tomarmos conhecimento da existncia do esprito atravs das escrituras, por meio da f, da mesma maneira que primeiramente conhecemos a verdade e nela cremos. As escrituras nos falam sobre duas classes de pessoas: os que creram e receberam com isso a salvao, e os que no creram, e portanto continuam mortos em seus pecados. As duas classes possuem esprito? A resposta sim. O esprito dos salvos est em YAOHU UL, e habitao do Altssimo, e recebe a vida do Altssimo, e tem comunho com o Altssimo. O esprito dos incrdulos est desligado da comunho com o Altssimo, ausente do Altssimo, no recebe vida espiritual proveniente do Altssimo, inimigo do Altssimo. Quando algum cr na Gloriosa Mensagem, seu esprito renasce, abandonando a condio de desligamento de YAOHU UL para um religamento, tendo sua comunho restaurada e a honra maior da presena do Altssimo nele. O esprito humano, em suma, a nossa parte de existncia no plano invisvel, quer esteja ela restaurada, renascida e ligada ao Altssimo ou no. Os anjos cados so espritos e existem, contudo esto desligados do Altssimo, so inimigos do Altssimo e esto espiritualmente mortos. Note que estar espiritualmente morto no significa no ter esprito, e sim, estar desligado do Altssimo e da Sua comunho. Os anjos fiis so tambm espritos, contudo gozam da comunho com o Criador, YAOHU UL, andam na Sua presena e so guiados por Ele; esto vivos. A alma humana e o corpo humano so tangveis e mensurveis. Alma a parte de ns mais comumente chamada de "mente". onde est nossa inteligncia, raciocnio, percepo, emoes, sentimentos, memria, sabedoria, etc. Nossa alma constatvel e mensurvel. Podemos medir a inteligncia de algum. Podemos saber se algum muito ou pouco emotivo, podemos saber se algum muito ou pouco sbio. Tomamos conhecimento da existncia da alma por constatao e no por f, como o caso do esprito. Na alma humana est o carter, a personalidade, a percepo de ns mesmos e dos outros. A alma humana toca de um lado o plano espiritual, o esprito do homem, com o qual se comunica, e de outro lado o corpo humano, com o qual interage. O corpo humano de percepo bvia, constatvel por todos os sentidos. a parte de ns que toca o plano material, visvel, atravs do qual realizamos atividades. Nosso estudo no visa, entretanto, nenhum aprofundamento na composio do homem. A apresentao do homem como um ser espiritual, com alma e corpo visa a estabelecer um entendimento maior da submisso nos trs nveis. Nosso ULHIM espera submisso do homem inteiro e no de parte
www.estudosescriturais.net.br 20

dele somente. O ser humano um esprito que possui uma alma e habita num corpo fsico. As trs partes, entretanto, so extremamente interligadas e dificlimo para ns saber onde acaba um e comea o outro. Contudo, os princpios se manifestam no homem por completo: esprito, alma e corpo. O homem manifesta princpios atravs do que ele: a) Faz. b) Diz. c) Pensa. d) Cr. Analisemos, pois, luz das escrituras, a manifestao dos princpios nas trs partes do homem. I - A submisso manifesta atravs do corpo. Quando falamos em obedincia, normalmente o que nos referimos a esta submisso manifesta atravs do corpo. Ela envolve atitudes tais como ir ou no ir, falar ou calar, olhar ou no olhar (lembra-se da mulher de L?), pegar ou no pegar, comer ou no comer, enfim, toda e qualquer ao ou ausncia de ao por meio do corpo fsico. A obedincia , assim, parte da submisso, e no a submisso como um todo. As Sagradas Escrituras esto repletas de mandamentos que envolvem ao por meio do corpo. H inmeros Ide , permanecei, subi, descei, no toqueis, no comais, "cantai", "orai", etc. Apesar de ser muito importante, esta manifestao externa da submisso a de mais baixo nvel, porque tudo aquilo que fazemos por meio do corpo depende da submisso a um nvel imediatamente superior que a submisso manifesta na alma. Os frutos dos princpios que atuam na nossa alma acabam por se manifestar no corpo, mais cedo ou mais tarde. II - A submisso manifesta na alma. A submisso da alma nem sempre evidente por no estar necessariamente se exteriorizando, contudo, YAOHU UL a v com toda a clareza, e alm disso, aquilo que tivermos na alma acabar por se manifestar no corpo de algum modo. A submisso na alma diz respeito a como tratamos os ensinamentos escriturais sobre nossos pensamentos, nossa mente, nossas emoes, nossas lgicas, nossas vontades. Quando o princpio que atua em nossa alma a soberba, certamente sero cometidos pecados de alma, s visveis por YAOHU UL naquele momento, mas que podero tambm vir para fora de algum modo. Vejamos alguns textos bblicos que se referem a atuao da submisso da alma. So textos que se referem a algo interno, na alma, sem que haja, de imediato, alguma manifestao externa. a) Filipenses 4:8 diz: Finalmente, irmos, tudo o que verdadeiro, tudo o que respeitvel, tudo o que justo, tudo o que puro, tudo o que amvel, tudo o que de boa fama, se alguma virtude h e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. b) 2 Corintios 10:5-6 diz: ... e levando cativo todo pensamento obedincia de haMEHUSHKHAY (o Messias) .... c) Efsios 4:26 diz: Irai-vos e no pequeis.... d) 1 Corntios 1:10 diz: Rogo-vos, irmos, pelo Nome de nosso MOLKHIUL YAOHUSHUA holMEHUSHKHAY, que faleis todos a mesma coisa e que no haja entre vs divises; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposio mental e no mesmo parecer. Note aqui que o mesmo parecer, que o externar de uma posio de opinio, s possvel se precedido de uma mesma disposio mental (concordncia que o oposto de discrdia, fruto da carne). e) Terrilim (Salmos) 104:34 diz: Seja-lhe agradvel a minha meditao.... f) Colossenses 3:1 diz: Pensai nas coisas l do alto, no nas que so aqui da terra. g) Deuteronmio 15:9 diz: Guarda-te no haja pensamento vil no teu corao.... h) Glatas 5:19-20 diz: Ora, as obras da carne so conhecidas e so: ........ discrdias ...... A viso judaica da lei era relativa a uma submisso exclusivamente a nvel de obedincia fsica. No havia uma viso de submisso na alma, nem no esprito. O judeu entendia que se ele no se
www.estudosescriturais.net.br 21

deitasse com outra mulher no estaria adulterando, e assim se achava cumpridor exemplar da lei. YAOHUSHUA porm veio esclarecer adequadamente que, se ele no se deitasse, mas olhasse com olhar libidinoso, ele no seu ntimo j estava adulterando. O adultrio estava sendo consumado nos pensamentos. Quando algum est irado (a ira uma emoo e faz parte da alma humana) muitas vezes sua mente comea a trabalhar no sentido de conduzir a uma agresso, revide, vingana, etc. Nesta hora que devemos levar nossos pensamentos cativos obedincia de ha-MEHUSHKHAY para no pecar. Conduzir o nosso pensamento s virtudes e aos louvores; se assim no for, acabaremos pecando por meio do corpo, um pecado que se consumou antes na alma, por no levar todo pensamento cativo obedincia de YAOHUSHUA. As escrituras dizem: Irai-vos, mas no pequeis. Uma enorme manifestao da soberba na alma a discrdia. H pessoas que so do contra, sempre prontos a discordar e discutir questes. Discrdia um dos frutos da carne segundo Glatas 5. A discrdia, como princpio de trevas que , tem sua origem na soberba. Quando algum tem a discrdia como coisa comum em suas atitudes mentais, na realidade ela pensa que dona de toda a sabedoria e entendimento, e que, o que os outros dizem, so bobagens e esto errados. Isto soberba. Divises na oholyao (congregao ou igreja) comeam por discrdias. As escrituras nos ensinam que devemos pensar a mesma coisa e sermos todos de uma mesma disposio mental. Se no nos humilharmos na alma para podermos considerar que no somos os mais entendidos, nem os mais sbios, entraremos facilmente pelas discrdias e interminveis discusses de opinio. Se as escrituras nos afirmam (e a humildade tambm) que somos as coisas loucas do mundo, como teremos nossos pensamentos propensos discrdia? Quando as escrituras recomendam que sejamos tardios no falar e prontos para ouvir, est nos ensinando a colocar o que os outros dizem antes das nossas prprias opinies. Quando converso com irmos acerca deste assunto, invariavelmente surge a pergunta: E se algum disser alguma coisa absurda, errada e at blsfema? Devo concordar?" muito importante que possamos fazer clara distino entre ter um ponto discordante e ter uma disposio mental discordante. As escrituras no dizem para no falarmos nunca, mas sim para que sejamos tardios no falar. Tardios, porque? Para podermos ponderar sobre o que ouvimos, podermos orar sobre o que nos foi dito. Considerar com importncia o que nos dito considerar os outros superiores a ns mesmos, como Filipenses 2:3 recomenda. Tambm, em termos de palavras, h uma sutil diferena entre trocarmos opinies e discutirmos opinies. Trocar opinies estar com a mente e o corao abertos para a verdade, que o que interessa. Trocar opinies procurar, no que os outros dizem, a parcela da verdade (parcela porque no somos oniscientes) que YAOHU UL concedeu quela pessoa. Quando discutimos opinies, o que est operando algo muito diferente do que a busca da verdade: a soberba produzindo o desejo de prevalecer. A busca da verdade sobre uma questo no produz divises. A discusso de opinies essa sim, traz divises. Pensar a mesma coisa e ter a mesma disposio mental no to difcil como parece. Isso s no tem acontecido em larga escala, at hoje, por causa da soberba, que ainda encontra lugar nos coraes e nas mentes. Os nossos pensamentos, em sua maioria, utilizam nossas memrias para criaes, comparaes, imagens, sons, palavras, sensaes, etc. Nossas memrias, associadas nossa personalidade, so o material usado por nossa mente para trabalhar e produzir uma infinidade de pensamentos, os quais podem vir a se tornar aes do corpo fsico. Nosso crescimento e aperfeioamento no reino de YAOHU UL compreendem no s um renascimento espiritual, que o passo inicial, como tambm uma renovao de mente recomendada em Romanos 12:2. Segundo Romanos 12:2, a renovao da nossa mente que vai permitir compreendermos a boa, agradvel e perfeita vontade de YAOHU UL. A vontade perfeita do Altssimo no cabe, no se encaixa numa mente segundo os princpios de trevas que h no mundo. Encaixa-se, porm, perfeitamente, numa mente segundo a luz dos princpios de YAOHU UL. Renovarmos a nossa mente significa torn-la nova. Para colocar o que novo temos que retirar o velho, e isso um processo que comea por expulsar a soberba com a humildade. por a que a renovao comea. H muitos conceitos importantes sobre restaurao de personalidade e sobre cura das memrias, os quais no fazem parte do escopo deste estudo. III - A submisso manifesta no esprito. As Sagradas Escrituras tratam da submisso manifesta no esprito por uma pequena palavra: chama-se F. F crer em tudo aquilo que YAOHU UL diz ou disse um dia. Quando estudamos o princpio da submisso, pudemos entender que h a submisso ativa (agirmos em funo de ordens dadas) e a submisso passiva (no agirmos por no haver ordem nenhuma). A f, sendo a submisso do esprito, opera da mesma forma. F crer em tudo que YAOHU UL diz ou disse e no crer em nada que YAOHU UL no disse. A f a submisso do esprito realidade que criada toda vez que YAOHU UL diz alguma coisa. YAOHU UL traz existncia aquilo que no existe por meio da Sua Palavra. Aquilo, pois, que YAOHU UL no disse, no existe. YAOHUSHUA claramente apresentado na Gloriosa Mensagem de YAOHUrrnam (Joo) como o Verbo. A Palavra de YAOHU UL. YAOHUrrnam (Joo) declara, em seu evangelho, que
www.estudosescriturais.net.br 22

todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele, nada do que foi feito se fez. Portanto, o que quer que YAOHU UL no tenha dito, atravs de YAOHUSHUA, no existe. Quando no cremos no que YAOHU UL disse, ns o estamos fazendo mentiroso e negando a realidade. Isso soberba e rebeldia espiritual. Por outro lado, quando cremos em algo que YAOHU UL no disse, estamos igualmente em soberba e rebeldia espiritual, porque estamos nos fazendo iguais a YAOHU UL e criando para ns mesmos uma ilusria realidade particular. Muitas pessoas confundem f com esperana. F certeza, pois em funo do que YAOHU UL disse, e Ele no mente. Esperana no certeza, espera em funo dos inmeros atributos benignos de YAOHU UL. Enquanto YAOHU UL no diz algo especfico para ns, temos esperana acerca de algum assunto. Depois que Ele nos diz, temos f, se que os princpios de luz operam em nosso esprito. Sem humildade no h f. As escrituras nos mostram Kfos (Pedro) em diversas situaes, dentre as quais gostaria de comentar uma gloriosa, para ilustrar o que estamos falando sobre a submisso no esprito, ou f. Os discpulos se encontravam num barco afastado da praia, quando YAOHUSHUA veio Se aproximando por sobre as guas. Eles se espantaram muito com aquilo, pois nunca tinham visto ningum andar sobre as guas. Pensaram se tratar de um esprito. Foi ento que Kfos (Pedro), j pensando na possibilidade grande de que se tratasse de YAOHUSHUA, disse: Roebo(Rabi), se s Tu, ordena que eu v ter Contigo por sobre as guas. YAOHUSHUA lhe respondeu: Vem. A partir dai Kfos (Pedro) saiu do barco e comeou a caminhar por sobre as guas em direo a YAOHUSHUA. Prestando ento ateno ao vento forte e s ondas, Kfos (Pedro) comeou a afundar e foi preciso que YAOHUSHUA o segurasse. YAOHUSHUA ento lhe perguntou: Porque duvidaste? Muitas coisas interessantes podemos extrair destes acontecimentos. A primeira delas que enquanto no h a Palavra, no h a realidade para crermos. Kfos (Pedro) no poderia e, de fato, no saiu do barco tentando andar sobre as guas s por estar vendo YAOHUSHUA faz-lo. Kfos (Pedro) solicitou uma ordem de YAOHUSHUA para que aquela realidade fosse criada. Aguardou dentro do barco que a ordem sasse, at que saiu. O Molkhiul disse: Vem. Ao pronunciar a Sua palavra, Molkhiul (Rei) YAOHUSHUA no fez com que a gua do mar endurecesse, nem que Kfos (Pedro) ficasse to leve que no afundasse. Ele simplesmente criou uma nova realidade para aquele momento, algo como um piso invisvel sob os ps de Kfos (Pedro) e sob os Seus prprios, que os sustentava, e este piso era a Sua Palavra. Se Kfos (Pedro) sasse antes da palavra ser pronunciada, teria certamente mergulhado no mar, pois o piso s existiu aps a Palavra. A dvida a rebeldia espiritual quilo que YAOHU UL diz. Kfos (Pedro) comeou a se rebelar (descrer) da palavra de YAOHUSHUA em funo das circunstncias que o cercavam, o vento e as ondas. Devemos sempre nos lembrar que nossos princpios sero provados, principalmente os que atuam na alma e no esprito para que venham para fora. Inmeras vezes teremos uma palavra de YAOHU UL na qual cremos e as circunstncias ao redor nos dizendo o oposto do que nosso ULHIM disse. Assim, nossa submisso do esprito, a f, provada. Por outro lado, muito perigoso crer naquilo que nosso ULHIM jamais disse. Muitas pessoas chamam isso de f. Uma irm uma vez se chegou a mim chorando muito e dizendo que tinha uma enorme f de que se casaria com um determinado rapaz e agora ele acabara de se casar com outra. Minha pergunta imediata foi: Voc ouviu YAOHU UL dizer que voc se casaria com ele? No, disse ela, mas eu tinha f. Ento eu disse: O que voc tinha no era f, e sim esperana, porque a f deve ser sempre precedida pela palavra do Altssimo. E para que nenhuma esperana nossa venha a ser frustrada, bom coloc-la aps a f, no antes da f. Cremos e ento esperamos, para no esperarmos algo que jamais suceder. As escrituras nos mostram toda esta verdade quando afirmam em Romanos 10:17: E assim, a f vem pela pregao, e a pregao pela palavra de YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY. No pode haver f se no houver primeiramente a Palavra. Ningum pode pregar o que o Altssimo no disse, e ningum pode crer no que o Altssimo no disse. Por outro lado, se o Altssimo diz ou disse algo, esta a realidade na qual devemos crer, nos submetendo espiritualmente. Aos demnios no lhes permitido ter f, porque vivendo eles no reino espiritual, no tem conhecimento por meio de f e sim por vista. Eles vem as coisas que o Altssimo faz, constatam por vista e no por f. A ns, homens, que nos vedado o enxergar das coisas espirituais com nossos olhos naturais; s podemos v-las por f, baseados nica e exclusivamente na palavra do Altssimo. Por isso o Altssimo criou o firmamento em Gnesis 1:6, fazendo separao entre o reino espiritual e o mundo natural. Se o firmamento no bloqueasse nossa viso natural das coisas espirituais, no poderamos andar por f e sim andaramos por vista. Quem anda por vista no bem-aventurado, mas sim quem anda por f, pois exerce submisso ao nvel do esprito. YAOHUSHUA disse a Tom: Porque viste, creste. Bem-aventurados os que no viram e ainda assim, creram. Ficou claro nesta afirmativa que Tom no era bem-aventurado, porque s creu aps ver. muito importante em nossa vida prtica do dia-a-dia, que busquemos a palavra do Altssimo sobre os assuntos que apresentamos a Ele, nossas necessidades, planos, anseios, etc. Uma vez que recebemos a palavra, descansamos e esperamos, enquanto nossa f provada. preciso que nossa f venha para fora e seja exibida, porque a f sem as obras morta. Cada um de ns age conforme cr. O
www.estudosescriturais.net.br 23

que fazemos por meio do corpo proveniente da alma que por sua vez proveniente do esprito. O que for realmente a nossa f no esprito, isso sero as nossas aes no corpo. como um rio cuja nascente o esprito e desgua no corpo para se exteriorizar. YAOHUSHUA disse que aquele que nEle cresse, do seu interior (o esprito) fluiriam rios de gua viva (os seus princpios de luz). No , pois, difcil entendermos porque Hebreus 11:6 nos afirma que sem f impossvel agradar ao Altssimo. UMA REPRESENTAO GRFICA A figura que se apresenta a seguir, tem o objetivo de ser um esclarecimento visual, uma representao grfica de posies espirituais e suas caractersticas e relacionamentos. Representamos o maior como uma cobertura para o menor. Esta palavra cobertura muito usada e uma boa representao simblica do exerccio de autoridade e exerccio dos princpios de luz.

O O O O O

maior abenoa o menor. ( Hebreus 7:7) maior protege o menor. (Lucas 13:34-35) maior governa o menor. (Romanos 13:1-3) menor serve ao maior. (Lucas 22:27) menor obedece ao maior. (ManYAOHU 8:9 e Efsios 6:5)

Certamente muitos outros relacionamentos poderiam ser representados aqui entre o maior e o menor, contudo creio que estes sejam suficientes por agora, dentro do escopo deste estudo. MAIS UMA REPRESENTAO GRFICA COMO LEMBRETE FINAL

www.estudosescriturais.net.br

24

www.estudosescriturais.net.br

25

www.estudosescriturais.net.br

26

YAOHUSHUA - O MAIOR EXEMPLO DE TODOS

Colossenses 2:15
"... e, despojando os principados e as potestades, publicamente os exps ao desprezo, triunfando deles no madeiro." Filipenses 2:5-11 "Tende em vs o mesmo sentimento que houve tambm em YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY, pois Ele, subsistindo em forma de Altssimo (UL), no julgou com usurpao o ser igual ao Altssimo; antes, a Si mesmo Se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-Se em semelhana de homens; e, reconhecido em figura humana, a Si mesmo Se humilhou, tornando-Se obediente at a morte, e morte no madeiro. Pelo que tambm YAOHU UL O exaltou sobremaneira e Lhe deu o Nome que est acima de todo nome, para que ao Nome de YAOHUSHUA se dobre todo joelho, nos cus, na terra, e debaixo da terra, e toda lngua confesse que YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY MOLKHIUL (Rei), para glria de YAOHU ABU, o Pai. 1 Corntios 1:30-31 "Mas vs sois dEle, em YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY, o qual se nos tornou da parte de YAOHU UL sabedoria, e justia, e santificao, e redeno, para que, como est escrito: Aquele que se gloria, glorie-se em YAOHU UL". Em primeiro lugar precisamos ter uma viso clara do que foi realmente a obra e a vitria do nosso Molkhiul (Rei) YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY com relao exibio completa dos princpios de luz. Logo de incio necessrio constatarmos que YAOHUSHUA veio ao mundo como homem e no como UL (Ser Espiritual Supremo Criador Todo-Poderoso). Ele Se despiu totalmente de Seus atributos de UL e esteve entre ns como homem, sem pecado. Este fato extremamente relevante para o nosso estudo, uma vez que, iremos constatar, justamente, que YAOHUSHUA sendo o Filho Unignito de YAOHU UL, abriu mo de Sua glria e de todos os Seus atributos de UL, e como homem, no usurpou o ser igual ao Altssimo. Ningum, mais do que Ele, poderia reivindicar Seus direitos de UL; afinal, ele era o Filho Unignito do Altssimo YAOHU UL. Entretanto, YAOHUSHUA no veio a ns como Altssimo, e sim como homem, por causa do princpio de luz da humildade. O diabo que um ser criado, feito pelas mos de YAOHU UL, sem nenhuma espcie de parentesco com o Criador, criado e no criador, este sim, usurpou o ser igual a YAOHU UL, pela soberba. YAOHUSHUA veio para aniquilar a soberba. Aquele que nunca foi, usurpou ser, por causa da soberba; aquele que sempre foi e sempre ser, abriu mo de ser, para, como homem, exibir o princpio da humildade. YAOHUSHUA foi a mais completa manifestao da sabedoria de YAOHU UL e dos princpios do Reino de YAOHU UL. Nele YAOHU UL centralizou toda a Sua obra, todas as Suas solues, todos os Seus planos, toda a Sua vitria e toda a Sua glria. YAOHUSHUA, o Verbo de ULHIM, foi enviado pelo Pai com uma infinidade de propsitos harmnicos e praticamente simultneos. O primeiro e grande propsito, de vitria sobre os princpios de soberba, rebeldia e independncia, seria realizado ao mesmo tempo em que a nossa salvao (YAOHUrrnam (Joo) 3:16) tambm seria alcanada. O preo da nossa salvao, a morte de YAOHUSHUA de forma extremamente dolorosa e humilhante, s poderia ser pago por Ele estando inteiramente humilde, submisso ao Pai e dependente do Pai. YAOHUSHUA disse: "Eu no vim para fazer a Minha vontade e sim a vontade dAquele que Me enviou". Esta frase mostra que YAOHUSHUA tambm tinha, como todos ns, a Sua prpria vontade, contudo a submisso fazia com que a vontade do Pai estivesse em primeiro lugar. Diz a escritura que YAOHUSHUA foi submisso at a morte, e morte no madeiro. YAOHUSHUA venceu a soberba, YAOHUSHUA venceu a rebeldia, YAOHUSHUA venceu a independncia, YAOHUSHUA nos libertou de toda dvida e de todo pecado para podermos tambm ser participantes em Sua vitria, em Sua humildade, em Sua submisso, e em Sua dependncia do Pai. YAOHUSHUA era totalmente
www.estudosescriturais.net.br 27

dependente do Pai. Ele sempre disse: "Eu no fao nada de Mim mesmo, seno aquilo que Eu vejo o Pai fazer". YAOHUSHUA passou por lutas inimaginveis entre a Sua vontade e a vontade do Pai, no Getsemani, a ponto de suar sangue; contudo suas palavras foram "...que no seja a Minha vontade, mas a Tua", e Se submeteu at morte. Quando YAOHUSHUA, pregado no madeiro, disse: "Est consumado", antes de Sua morte, de fato a soberba tinha sido vencida, de fato a rebeldia tinha sido superada, de fato a independncia havia sido envergonhada, de fato a salvao tinha sido aberta aos que cressem, de fato a obra de YAOHU UL estava completa, perfeita. Externamente a aparncia era de derrota, segundo a viso do mundo, mas no Reino Celestial, onde tudo o real, onde tudo mais real do que as coisas visveis, porque as coisas visveis vieram a existir a partir das invisveis, sim, no Reino dos Cus um Trono de Glria estava reservado ao Vencedor. O homem natural se sente vencedor quando a sua vontade prevalece, contudo o homem espiritual sabe que venceu quando se submeteu vontade superior. YAOHUSHUA implantou o Reino de YAOHU UL neste mundo por meio da humildade, submisso e dependncia e, conforme Colossenses 2:15, os principados e potestades foram despojados e publicamente expostos ao desprezo, quando YAOHUSHUA triunfou no madeiro. Precioso e maravilhoso percebermos o antagonismo entre luz e trevas, a diferena radical entre a atitude de ha-satan (satans) e a atitude de YAOHUSHUA. Ha-satan (satans), sendo um ser criado por YAOHU UL, no sendo o Altssimo, se ensoberbeceu a ponto de querer ser o Altssimo. YAOHUSHUA, ao contrrio, sendo o Altssimo Filho, "no julgou com usurpao o ser igual ao Altssimo", se esvaziou, se humilhou e se submeteu at a morte! tambm importante observar o que as escrituras nos dizem sobre os resultados dessas atitudes. "Todo aquele que a si mesmo se humilhar, ser exaltado e todo aquele que se exaltar, ser humilhado". Ora, o texto de Filipenses nos revela que YAOHU UL j cumpriu esta escritura em YAOHUSHUA, exaltando-o sobremaneira, como Colossenses nos mostra que ha-satan (satans) e seus demnios j foram humilhados, expostos ao desprezo. Nosso grau de dependncia do Altssimo pode ser muito bem avaliado pela quantidade de ajuda que ns sempre queremos dar ao Altssimo nas diversas situaes. Antes de qualquer coisa, quero esclarecer que a dependncia no nos tira de nossas responsabilidades; contudo, precisamos avaliar, ao certo, o que estamos fazendo por exerccio de responsabilidade e o que estamos fazendo por querer ajudar ao Altssimo. Quando tentamos ajudar ao Altssimo, isto, sem dvida, provm da soberba. muita altivez de corao pensar que o Altssimo necessita de alguma ajuda nossa no que quer que seja. Se Ele nos permite participar de suas obras, isto sem dvida uma grande honra para ns; mas jamais uma ajuda nossa de que o Altssimo necessite. Onde estvamos ns quando Ele lanou os fundamentos da terra? J no conseguiu responder esta pergunta e nem ns podemos. Onde estvamos ns para ajudar ao Altssimo a nos formar no ventre de nossas mes? Porque agora, depois de crescidos, insistimos em ajudar ao Altssimo? Por causa da soberba que ainda atua em nossos coraes. H uma situao de dependncia onde no h como ajudarmos ao Altssimo a nos abenoar ou atender qualquer pedido nosso. se estivermos mortos! Quando estamos mortos no podemos fazer nada, porque um morto no faz nada. Entregar-se morte em dependncia do Altssimo uma enorme prova de confiana e tremenda exibio de princpios de luz. YAOHUSHUA se entregou morte nas mos do Pai em completa dependncia dEle. Ningum podia tirar a vida de YAOHUSHUA a menos que Ele a desse voluntariamente. Ao d-la voluntariamente, YAOHUSHUA Se entregou total dependncia do Pai para poder ressuscitar, sair com vida da sepultura. Diz a escritura: ...porque no deixars a minha alma na morte.... Foi nesta dependncia total que YAOHUSHUA desceu sepultura... e ressuscitou!!!!

www.estudosescriturais.net.br

28

www.estudosescriturais.net.br

29

OS GRANDES INIMIGOS DA SUBMISSO


I - OS PRINCIPADOS E AS POTESTADES Os princpios de luz sempre tiveram, e continuaro tendo at o final dos tempos, ferrenhos inimigos que tm todo o interesse em que tais princpios no apaream e no sejam exibidos. So os que gostam de viver nas trevas, porque suas obras so ms. Tm medo da luz. Efsios 6:12 nos diz: ...porque a nossa luta no contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as foras espirituais do mal nas regies celestes. O diabo e seus demnios sempre estaro ocupados em evitar, de qualquer maneira possvel, que os princpios de luz sejam vividos. Faro qualquer coisa que lhes esteja ao alcance para nos incitar soberba, rebeldia e independncia de YAOHU UL. Desde muito cedo YAOHU UL, sem nos subjugar, nos dirige de modo a podermos livremente exibir os princpios e nos alerta para tudo o que possa nos enredar e nos conduzir rebeldia. Tambm, desde o princpio, o diabo cria estratgias para nos colocar todas as dificuldades possveis e nos embaraar ao mximo na exibio dos princpios de luz. O diabo no quer somente fazer com que pequemos, mas quer nos enredar em situaes em que nosso pecado se perpetue. Ele no quer somente que tenhamos um deslize de rebeldia, mas que a rebeldia se instale definitivamente em nossos coraes. As Sagradas Escrituras nos mostram que a tentao diablica sobre YAOHUSHUA, no somente aps o jejum no deserto, mas durante toda a Sua vida, foi no sentido de que a soberba e a rebeldia pudessem entrar e se instalar. Ns aprendemos em Filipenses 2:5 que YAOHUSHUA no julgou com usurpao o ser igual ao Altssimo, e que, antes, Se humilhou. Ha-satan (satans) trabalhou muito no sentido de tentar de todas as maneiras fazer com que YAOHUSHUA usurpasse o ser igual ao Altssimo. No deserto tentou fazer com que usasse seus atributos de UL, durante a vida tentou-O por meio das pessoas querendo faz-lO rei neste mundo, por meio de Kfos (Pedro) tentou fazer com que se desviasse do caminho do madeiro, deixando de ir para Yaohushuaoleym (Jerusalm) e assim entrasse em rebeldia, e at no ltimo momento, no meio de muitas dores dilacerantes no madeiro, l estava ha-satan (satans) gritando pela boca do povo para que YAOHUSHUA usasse seus atributos de UL (Ser Supremo Criador) e descesse do madeiro, o que seria usurpao do ser igual ao Altssimo. Os espritos malignos, sejam quais forem, esto sempre trabalhando no sentido de nos conduzir a uma situao de soberba, rebeldia e independncia. II - O CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL Bereshit (Gnesis) 2:16-17 E YAOHU UL lhe deu esta ordem: De toda rvore do jardim comers livremente, mas da rvore do conhecimento do bem e do mal no comers; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrers. H uma rvore, da qual YAOHU UL seriamente recomendou que no comssemos, embora j soubesse que dela o homem iria comer. Se YAOHU UL no tivesse colocado esta rvore disposio do homem, estaria impedindo o homem de decidir por si prprio, e assim, o estaria subjugando, privando-o do seu livre arbtrio. YAOHU UL proibiu o homem de comer da rvore do conhecimento do bem e do mal, mas no o impediu de comer dela. O diabo tinha um interesse grande em fazer com que o homem comesse desta rvore, no somente pelo pecado em si que conduziria o homem morte espiritual, mas tambm, e principalmente, que o conhecimento do bem e do mal viesse a fazer parte da natureza do homem, mesmo depois que este fosse redimido de seus pecados por YAOHUSHUA. O conhecimento do bem e do mal um grande veneno para o homem e por isso YAOHU UL, na sua bondade, proibiu o homem de comer deste fruto. O conhecimento do bem e do mal um enorme empecilho ao exerccio da submisso. O conhecimento do bem e do mal no impede a submisso, mas a torna extremamente mais difcil para o homem. Porque? Porque quando adquirimos conhecimento do bem e do mal, passamos a julgar todas as ordens superiores, avaliar todas as intenes superiores, julgar o carter dos superiores, avaliar as conseqncias da execuo das ordens superiores, julgar a retido e a justia das ordens superiores. O mais triste nisso tudo que muitas vezes, no nosso julgamento, prevalece o nosso conceito de certo e errado, bem e mal, e a ordem superior que deveria ser obedecida descartada, fazendo a rebeldia prevalecer. A verdade que, se permitirmos que o conhecimento do bem e do mal nos domine, compararemos todas as ordens do Altssimo com nossos prprios padres, e se no concordarmos, no obedeceremos. Isto soberba! Jamais podemos, por qualquer razo que seja, discordar do Altssimo. H alguma comparao que se possa fazer entre os nossos pensamentos e os pensamentos do Altssimo? A Bblia diz que os
www.estudosescriturais.net.br 30

pensamentos do Altssimo no so os nossos pensamentos, nem os seus caminhos os nossos caminhos. Assim, o homem que se guia por certo e errado est seriamente entregue soberba e rebeldia. Vou lembrar a voc as palavras maliciosas que satans usou para tentar Khavyao (Eva) a comer o fruto: Porque ULHIM sabe que no dia em que dele comerdes se vos abriro os olhos e, como ULHIM, sereis conhecedores do bem e do mal. As palavras como ULHIM mostram bem claro a induo soberba, requisito indispensvel ao pecado. Ns falamos muito do pecado de Khavyao (Eva) e de Adam (Ado), mas no paramos para observar que algo precedeu o pecado, sem o que o pecado nem teria ocorrido: a soberba. Ha-satan (satans) plantou em primeiro lugar a soberba, o desejo de serem como YAOHU UL. O grande erro de Khavyao (Eva) e de Adam (Ado) no foi o de comer do fruto proibido e sim, de se deixarem contaminar com a soberba, querendo ser como ULHIM. Se a soberba no tivesse contaminado o corao de Khavyao (Eva), o fruto no teria sido comido. Estas palavras induziram Khavyao (Eva) a comer e dar a Adam (Ado) para que tambm comesse e entrasse este veneno em toda a raa humana. Quero fazer agora uma afirmativa e sublinh-la para que fique destacado e claro em nossas mentes e coraes: YAOHU UL no nos criou e chamou para fazermos o que achamos certo e deixarmos de fazer o que achamos errado. YAOHU UL nos chamou a exercermos submisso. O corao de YAOHU UL para Adam (Ado) era de estar sempre junto a ele e instru-lo a cada instante sobre o que deveria ou no fazer. Nunca foi o desejo de YAOHU UL que o homem buscasse acertar por si mesmo ou por si mesmo evitasse errar. Na mente de YAOHU UL, certo fazer o que Ele manda, seja l o que for. Errado, segundo a mente de YAOHU UL, no fazer o que Ele mandou, ou fazer o que Ele no mandou. O que me move a fazer alguma coisa ou deixar de fazer alguma coisa no deve ser nunca o meu julgamento sobre ser aquilo bom ou mau, certo ou errado. O que me move a fazer qualquer coisa ou deixar de fazer deve ser, obrigatoriamente, a vontade de YAOHU UL. Se YAOHU UL mandou, certo. Se YAOHU UL proibiu, errado. Isso submisso. Vamos analisar, luz da Bblia, exemplos do sucesso de quem colocou a submisso em primeiro lugar e o fracasso de quem colocou o conhecimento do bem e do mal em primeiro lugar. UM ERRADO QUE ERA CERTO. Nosso primeiro exemplo vem de Abrao, que peo a voc que leia em Bereshit (Gnesis) 22:118. Se hoje perguntarmos, na congregao, quem acha certo matar uma criana, no receberemos de ningum resposta alguma afirmativa. Tenho feito esta pergunta nas congregaes e todos sempre me respondem que ningum acha certo matar uma criana. Eu tambm, dentro de meu conhecimento do bem e do mal, no acho certo matar uma criana. Houve, porm, um dia, em que YAOHU UL se dirigiu a Abruham (Abrao), depois de j lhe ter prometido numerosa descendncia em Bereshit (Gnesis) 15:5, e lhe ordenou que tomasse seu filho YAOHUtzkaq (Isaque), fosse terra de Mori, e ali o oferecesse em holocausto sobre um dos montes. Eu, em particular, no vejo YAOHU UL atuando desta forma na atual dispensao da graa, at porque o maior holocausto que poderia ser ofertado j o foi, o de YAOHUSHUA no madeiro. Contudo, devemos estar certos de que h inmeras situaes em nossas vidas hoje, que demandaro de ns uma escolha aos moldes de Abrao: Ou fazemos o que YAOHU UL mandou, ou fazemos o que achamos certo. Abrao passou por esta escolha. Abrao teve de optar. Era o filho da promessa? Sim. Ento como poderia estar certo mat-lo? Matar o filho da promessa faria de YAOHU UL um mentiroso, pois Ele disse em Bereshit (Gnesis) 21:12 que em YAOHUtzkaq (Isaque) seria chamada a sua descendncia. O conhecimento do bem e do mal, do certo e do errado guerrearam contra a submisso a YAOHU UL, no corao de Abruham (Abrao). Mas HaolulYAOHU (Aleluia), a submisso venceu. YAOHU UL, o ULHIM dos Impossveis, operou o milagre de permitir que Abruham (Abrao) matasse seu filho e ao mesmo tempo voltasse para casa com ele. Sempre que afirmo que Abruham (Abrao) matou seu filho como YAOHU UL mandou, os irmos logo se prontificam a me fazer lembrado de que Abruham (Abrao) no chegou a matar YAOHUtzkaq (Isaque) e que YAOHU UL o impediu antes da consumao do ato. Concordo plenamente com os irmos que me lembram disso, contudo, precisamos aprender algo mais sublime do que o que se passa no mundo visvel. o que se passa no mundo espiritual. A epstola aos hebreus nos afirma que pela f Abruham (Abrao) ofereceu YAOHUtzkaq (Isaque). No diz que "quase" ofereceu, mas diz que ofereceu. Uma coisa entendermos o que se passa no mundo visvel, outra, percebermos com olhos espirituais o que se passa no invisvel. Precisamos aprender a olhar atravs dos olhos do Altssimo, ver uma situao como o Altssimo v esta situao. Em Bereshit (Gnesis) 22:12 lemos: No estendas a mo sobre o rapaz e nada lhe faas; pois agora sei que tu Me temes, porquanto no me negaste o teu filho, o teu nico filho. YAOHU UL disse: Agora sei. Mas sabe como, se Abruham (Abrao) no chegou a desferir o golpe fatal de cutelo? Como podia YAOHU UL dizer que Abruham (Abrao) no lhe negou seu nico filho? Porque YAOHU UL v o interior do corao, onde est a verdade da nossa vida, e no somente o exterior, onde os homens vm. No interior do corao de Abruham (Abrao), YAOHU UL viu Abruham (Abrao)
www.estudosescriturais.net.br 31

sacrificar YAOHUtzkaq (Isaque). No corao de Abruham (Abrao) j era fato consumado e YAOHU UL viu. Como eu prefiro sempre ver as coisas como YAOHU UL v, se me perguntarem se Abruham (Abrao) matou YAOHUtzkaq (Isaque), a minha resposta sim. No nos vejo hoje tendo que tomar decises exatamente iguais a de Abruham (Abrao), nem vejo YAOHU UL demandando hoje sacrifcios, uma vez que o Messias YAOHUSHUA j foi sacrificado uma vez por todas. Contudo, certamente nos vejo tendo de tomar decises bastante semelhantes no nosso dia a dia, com relao a outros fatos. A ordem de YAOHUSHUA de negarmos a ns mesmos implica, entre outras coisas, deixar de lado nosso conhecimento de certo e errado, bem e mal, no nosso relacionamento com Ele, na nossa vida. Abrao no agradou a YAOHU UL por ter feito o que achava certo, e sim, por ter feito o que YAOHU UL mandou, por mais absurda que a ordem pudesse parecer aos seus olhos. DOIS CERTOS QUE ERAM ERRADOS O que voc faria se a arca da aliana, habitao do Altssimo entre os homens, nos tempos da antiga aliana, estivesse diante de voc prestes a cair no cho, tendo YAOHU UL, antes, proibido que ela fosse tocada por qualquer um que no fosse dos levitas? Faria o que acha certo ou faria o que YAOHU UL ordenou? Um homem chamado Uz, filho de Abinadabe se encontrou um dia nesta situao e optou por fazer o que achou certo. Em 2 SamuUL (Samuel) 6:6,7 lemos: Quando chegaram a eira de Nacom, estendeu Uz a mo arca do Altssimo e a segurou, porque os bois tropearam. Ento a ira do Altssimo se acendeu contra Uz, e o Altssimo o feriu ali por esta irreverncia; e morreu ali junto arca do Altssimo. Os coraes humanos so sempre cheios de boas intenes; contudo, no fomos criados e chamados para agirmos por boas intenes, mas por submisso ao Altssimo. O Altssimo possui sua disposio mirades de anjos que, ao Seu comando, poderiam sustentar a arca para que no casse, ou mesmo deix-la cair e restaur-la, enfim, solues jamais faltam ao Altssimo para os problemas. YAOHU UL no est preocupado com os problemas, Ele est, sim, totalmente empenhado em eliminar por completo no Seu reino o uso dos princpios de trevas. Em outras palavras, se YAOHU UL deu ordem de no tocar na arca e a arca est caindo, isto um problema que s YAOHU UL pode resolver e no eu. Na verdade tal problema nem ocorreria se o transporte j tivesse sido, desde o princpio, como YAOHU UL ordenou, sobre os ombros dos levitas e no em carro de boi. (Deut. 10:8). Quando a arca foi de novo transportada para a Cidade de Daaud (Davi), notamos em 2 SamuUL (Samuel) 6:13 que a lio havia sido aprendida e que agora os levitas estavam carregando a arca adequadamente. Outro episdio relatado nas escrituras sobre algum que preferiu fazer o que achava certo em vez de fazer o que YAOHU UL mandou est em 1 SamuUL (Samuel) 15:1-28. Shaul (Saul) recebeu do Altssimo, por meio do profeta SamuUL (Samuel), a ordem de castigar os amalequitas, ferindo e destruindo tudo. O Altssimo disse: Nada lhe poupes. Matem tudo o que encontrarem, pessoas, velhos ou moos, crianas, bois, ovelhas, camelos e jumentos. Shaul (Saul) preferiu usar seu conceito de certo e errado em vez de usar de submisso ao Altssimo. Poupou a vida de Agague e poupou tambm o melhor que havia entre os animais, porque isso pareceu bom a Shaul (Saul). Ele estava julgando o que era bom ou mau, certo ou errado. Estava tomando o lugar de YAOHU UL. De volta da jornada, questionado por SamuUL (Samuel), Shaul (Saul) tinha certeza de ter feito a coisa certa. SamuUL (Samuel) ento lhe fez ver o quo rebelde tinha sido por fazer o que achou certo e no o que YAOHU UL ordenou. Disse-lhe SamuUL (Samuel): Melhor obedecer do que sacrificar. Dentro do contexto deste episdio, SamuUL (Samuel) estava dizendo que melhor exercer submisso do que fazermos o que pensamos ser bom, porque Shaul (Saul) poupou os animais com boa inteno de oferecer sacrifcios a YAOHU UL. A LEI E O ESPRITO DA LEI O entendimento da diferena entre lei e esprito da lei nos abre uma janela de viso espiritual muito grande, mas tambm nos traz enorme responsabilidade. A grande maioria dos Yaohushuahim (os que crem em YAOHUSHUA), nos dias atuais, vivem e baseiam suas vidas em alguma lei, em algo que est escrito. Os antigos YAOHUdim (judaicos) pautavam suas vidas e conhecimento pelas escrituras e pela lei mosaica. Tinham no somente os dez mandamentos, como todas as ordenanas que foram entregues por Mehusha (Moiss), como as leis sobre os sacrifcios, as leis sobre os alimentos, as leis sobre a lepra, as leis sobre os sacerdotes, etc.
www.estudosescriturais.net.br 32

Tinham leis escritas, ordenanas acerca do que fazer e do que no fazer, e, se queriam ser obedientes, deviam ler e reler continuamente o seu contedo, pois para eles valia o que estava escrito. A partir da vinda de YAOHUSHUA, muito do que estava escrito na lei recebeu, no um cancelamento ou invalidao, mas uma revelao espiritual do seu significado e de suas razes. YAOHUSHUA trouxe luz. YAOHUSHUA estava, com suas palavras, revelando o espirito da lei. O esprito da lei aquilo que est no corao do legislador quando este prescreve uma lei. O grande problema que o que est escrito numa lei nem sempre evidencia o corao do legislador. Isto que aqui estudamos tem como objetivo, justamente, alcanar o corao do Legislador. H duas coisas importantes a considerarmos acerca de conhecermos o esprito da lei, e este o desejo de YAOHU UL manifestado claramente nas escrituras quando diz em Hebreus 8:10, citando YarmiYAOHU (Jeremias) 31:33: Mas este o pacto que farei com a casa de Yaoshorul (Israel) depois daqueles dias, diz YAOHU UL: Porei minhas leis nas suas mentes e sobre seus coraes as escreverei; e lhes serei por Altssimo e eles me sero por povo. A primeira coisa importante entendermos que o conhecimento do esprito da lei nos livra totalmente da lei escrita, e isso no significa rasgarmos as nossas Bblias, porque h muita coisa escrita que ainda precisamos de revelao do corao de YAOHU UL, mas sim, de vivermos, pelo Esprito que nos revela o Seu corao por trs de cada texto escrito. A segunda que o conhecimento do esprito da lei nos aumenta muito a responsabilidade. Trago em meu corao, sempre, um exemplo ilustrativo acerca da lei escrita e do conhecimento do esprito da lei que nos ajuda a compreender melhor estas coisas. Imaginemos que o presidente de nosso pas, avaliando as despesas governamentais, concluiu, com seus ministros, que o gasto com importao de petrleo para produzir gasolina estava muito elevado e precisava de uma grande reduo. Conversou com seus ministros e todos concluram que se os carros se deslocassem em menor velocidade o consumo de gasolina cairia. Em funo disso, foi emitida uma lei que dizia em seu texto: proibido dirigir em velocidade superior a 60 Km/h. Esta se torna, assim, a lei escrita. Podemos assim destacar: Lei escrita: proibido dirigir em velocidade superior a 60 Km/h. Esprito da lei: Quero reduzir nossos gastos com gasolina. Quando no temos o conhecimento do esprito da lei, obedecemos lei escrita e no andamos acima de 60 Km/h. Contudo, acendemos fogueira usando gasolina, usamos gasolina em limpeza de peas, no cuidamos do motor do carro que est consumindo gasolina alm do necessrio porque h muito tempo no recebe manuteno, e assim por diante. Quando nos limitamos lei escrita, estamos fazendo muitas coisas contra o desejo do legislador, sem nem percebermos, porque o que ele, no caso, deseja, que poupemos gasolina. Por outro lado, o conhecimento do esprito da lei nos traz maior liberdade e tambm maior responsabilidade. Se temos o conhecimento de que esta lei foi emitida com a finalidade nica de economizar combustvel, teremos toda a liberdade de atingir 120 Km/h numa ladeira com o motor desligado sem que isso seja uma transgresso da lei; contudo, em contrapartida, apesar de no haver nada escrito na lei acerca de acender fogueiras com gasolina, nosso conhecimento do esprito da lei nos proibir de gastar gasolina desta ou de qualquer outra forma, para, de fato, atendermos o desejo do legislador. Este exemplo nos d uma ilustrao do que o Altssimo quer dizer com colocar suas leis nas nossas mentes (no mais em papel) e nos nossos coraes as escrever. Recebemos o Esprito O Santo dentro de ns e Ele tira nossos olhos de toda lei escrita e nos por Esprito da Lei. O Molkhiul (Rei) YAOHUSHUA nos prometeu que o Esprito O Santo nos conduziria a toda a verdade e nos faria lembrados de todas as suas palavras. Nos garantiu que Ele nos ensinaria todas as coisas. Quando insistimos em permanecer na letra da lei, podemos estar certos de que muito da vontade do Legislador est deixando de ser feita, apesar da letra estar sendo cumprida (se que est). O papel nos mostra a lei, mas o Esprito que nos mostra o corao de YAOHU UL. Houve um dia que um jovem muito rico se aproximou de YAOHUSHUA dizendo-se cumpridor de toda a lei escrita (e pode ser que fosse, realmente). YAOHUSHUA ento lhe disse que vendesse tudo o que possua e o seguisse. Onde, na lei, est escrito, que devemos vender tudo que temos para dar aos pobres? Aquele jovem rico nunca tinha lido tal mandamento, porque no estava escrito em nenhum papiro ou tbua, nem nos nossos papeis de hoje em dia. Se voc vasculhar de Bereshit (Gnesis) a Apocalipse no encontrar tal mandamento nas Sagradas Escrituras; contudo, h algo que muito superior e melhor do que a lei escrita, que a vontade do Legislador. O jovem era at capaz de cumprir

www.estudosescriturais.net.br

33

a lei escrita, mas no se disps a fazer a vontade expressa do Legislador, para ele. No vivia no Esprito, mas na letra. As prprias escrituras esclarecem to bem que a letra mata, e o Esprito que vivifica! Um aspecto srio, deste assunto que estamos conversando, o da convivncia de quem est no Esprito e de quem ainda permanece na letra. Na ilustrao que fizemos sobre a lei limitando a velocidade, um legalista ao ver passar um veculo a 100 Km/h numa descida, e desligado, dir de pronto: Ele est em pecado!!! O legalista no conhece o esprito da lei, e por isso no possui nem a liberdade que tal conhecimento traz e nem a responsabilidade; contudo est sempre pronto a acusar algum de pecado! Fizeram isso inmeras vezes com YAOHUSHUA, quando Ele curava algum no sbado. S olhavam para a lei escrita de guardar o sbado, mas no tinham a menor idia do que se passava no corao de YAOHU UL, nem de suas razes, quando ele ordenou que se guardasse o sbado. Na poca dos primeiros Yaohushuahim (os que crem em YAOHUSHUA) havia este problema de convivncia com relao a comer e beber. Uns j estavam na liberdade do Esprito e comiam de tudo, outros ainda permaneciam na obedincia da letra e restringiam alimentos. O que pesa malignamente que, o que est na liberdade do Esprito, muitas vezes tido por pecador e libertino, e o rgido da letra tido por zeloso e reto. Por isso a Bblia nos recomenda que no causemos escndalo aos nossos irmos, que por s enxergarem a letra, podem, eventualmente, vir a nos considerar em grave pecado, segundo a letra, e se escandalizar. Outro aspecto muito srio deste assunto, que a mesma Bblia recomenda que no usemos da nossa liberdade para dar lugar nossa carne. verdade que a vida fora da letra, no Esprito, nos traz liberdade. A Bblia nos diz que onde h o Esprito de YAOHU UL a h liberdade; contudo, nos traz uma muito maior responsabilidade, porque o desejo revelado pelo Esprito, e que est por traz de toda lei escrita, o AMOR, e o AMOR um princpio proveniente da humildade e da submisso, pois um mandamento. O AMOR foi revelado por YAOHUSHUA como o esprito de toda lei. Aquele que ama cumpre toda a lei de YAOHU UL. o mesmo que dizer que se, pela submisso, obedecemos o mandamento de amar, estamos cumprindo toda a lei, porque o que YAOHU UL sempre quis quando nos deu os mandamentos e toda a lei mosaica, foi que O amssemos acima de tudo e tambm ao nosso prximo como a ns mesmos. III - A ALMA HUMANA Muitos, infelizmente, ainda no perceberam um inimigo grande da submisso que est muito perto de ns, ou melhor, faz parte de ns: a nossa carne. A palavra carne nas escrituras nem sempre fica clara para muitos com relao a que se refere. O ser humano, criado imagem e semelhana do Altssimo, esprito, pois o Altssimo esprito. O ser humano possui uma alma. A Bblia diz que somente algo extremamente afiado como a palavra do Altssimo pode separar alma de esprito. Esprito e alma, no ser humano, apesar de extremamente ligados e relacionados, so duas partes diferentes. O corpo a terceira parte do ser humano qual a Bblia se refere. Muitos confundem carne com corpo, mas na realidade no so a mesma coisa. A carne a qual a Bblia se refere est muito mais relacionada alma humana do que ao corpo humano. H trs componentes na alma humana que podemos destacar e estudar para que trabalhem a nosso favor e no contra ns. So eles: vontade, intelecto e emoo. A vontade (ou volitivo) o lado da nossa alma de onde aflora aquilo que queremos. O intelecto (ou razo) a rea da nossa alma de onde aflora a lgica. A emoo (ou sentimentos) a rea da nossa alma de onde aflora o que sentimos. Vontade, intelecto e emoo nos foram dados por YAOHU UL para nos serem teis e no para serem causa de tropeo. Vontade, intelecto e emoo no nos devem conduzir a princpios de trevas e sim, devem estar sob o nosso controle (s os que tem o Esprito Santo conseguem controlar) para no serem empecilhos ao exerccio da submisso. A vontade, o intelecto e a emoo, apesar de fazerem parte de ns, no o que ns realmente somos, mas sim parte do que temos. Do mesmo modo que no corpo temos mos, ps, pernas, cabea, na alma temos vontade, intelecto e emoo. O que ns somos o nosso esprito. no esprito que tem lugar as decises. O esprito quem diz sim ou diz no. No nosso esprito onde fica uma enorme ddiva de YAOHU UL aos homens: o livre arbtrio. O livre arbtrio quem determina tudo na nossa vida. Tudo em ns tem de passar por uma deciso do livre arbtrio. Para entendermos melhor esta questo de alma, esprito, livre arbtrio, vamos exemplificar para esclarecer e veremos os princpios em ao. Suponhamos que algum procurou um mdico de emagrecimento e foi proibido por ele de ingerir acar. Esta pessoa ento passa frente de uma sorveteria onde v um apetitoso sorvete. A imagem captada pelos olhos faz aflorar da alma a vontade de tomar aquele sorvete (concupiscncia dos olhos).

www.estudosescriturais.net.br

34

Esta requisio, se podemos assim chamar, passada ao nvel superior, o esprito, para que o livre arbtrio decida sobre a sua autorizao. Se o livre arbtrio diz sim voc entra na lanchonete e pede o tal sorvete e o toma. Se o livre arbtrio diz no voc vira as costas e segue seu caminho sem tomar o sorvete. Conseguimos perceber aqui que h duas coisas diferentes operando dentro de nosso ser: a vontade e o livre arbtrio. No somos mais obrigados a fazer tudo o que temos vontade, porque no somos mais escravos da carne, como quando ainda no tnhamos renascido em YAOHUSHUA. Os mpios, que ainda no se renderam YAOHUSHUA para serem salvos, so escravos de suas vontades, razes e emoes. O livre arbtrio deles no livre. A Bblia diz que para a liberdade foi que YAOHUSHUA nos libertou. A Bblia nos ensina que a carne (vontade, intelecto e emoo) no est sujeita a YAOHU UL (no submissa). Ora, se a nossa carne no submissa a YAOHU UL, claro que ela nos requisitar coisas que esto fora da vontade de YAOHU UL, sendo pois um empecilho ao exerccio da submisso. Felizmente no estamos sozinhos nesta luta. O nosso esprito possui algo muito especial dado por YAOHU UL para ser a sua voz em ns. A nossa conscincia. extremamente interessante notarmos que a nossa conscincia, a exemplo de muitos rgos do nosso corpo, e mesmo de componentes de nossa alma, tanto mais se desenvolve quanto mais nos utilizamos dela, e chega a atrofiar completamente se no a utilizamos. Mesmo o mais mpio dos mpios tem uma conscincia; muito atrofiada, verdade, mas uma conscincia. esta conscincia, mesmo que atrofiada, que lhe vai permitir um dia (queira YAOHU UL) se arrepender e se converter de seus maus caminhos. A conscincia a voz de RUKHA hol-HODSHUA (Esprito Santo) que auxilia o nosso livre arbtrio na tomada de decises. Sempre que uma requisio qualquer, venha ela da nossa vontade, ou venha de nosso intelecto ou de nossas emoes, chega ao nosso livre arbtrio para deciso, a nossa conscincia nos ajuda. muito importante notar que, a nossa conscincia nunca toma a deciso por ns, seno estaramos sendo subjugados por YAOHU UL. A nossa conscincia nos auxilia por aconselhamento, nunca por tomar decises por ns.

A figura acima nos mostra de forma bem simples a constituio de nossa alma e esprito dentro do que possa interessar ao estudo que aqui fazemos. Na Bblia podemos encontrar inmeras situaes em que vontade, intelecto e emoo (carne) foram causa de tropeo para pessoas. Dentre elas gostaria de separar aqui uma que diz respeito ao intelecto traindo um homem e sendo um empecilho ao exerccio dos princpios de luz. Este homem foi Naam, conforme podemos ler em II Reis 5. Naam no era YAOHUdi (judeu) e estava leproso. Ouviu Naam falar que em Yaoshorul (Israel) havia profeta (e falaram a verdade). L estava em Yaoshorul (Israel) o profeta Ulishua (O Supremo minha Salvao) erroneamente traduzido por Eliseu (EL Zeus).
www.estudosescriturais.net.br 35

Naam decidiu ir at Yaoshorul (Israel) e encontrar-se com Ulishua para ser curado de sua lepra. A caminho de Yaoshorul (Israel) o intelecto de Naam foi solicitando coisas e mais coisas e o livre arbtrio de Naam foi autorizando. Seu intelecto sugeriu que o profeta deveria sair de sua casa ao encontro dele. Seu intelecto sugeriu que o profeta deveria parar em p diante de si e, levantando as mos aos cus, orar ao Altssimo. Seu intelecto sugeriu que ento o profeta com suas mos arrancaria toda a sua lepra e que ele assim seria curado, retornando a sua casa. Porm tudo aconteceu de forma diferente do que Naam havia meticulosamente planejado. O profeta Ulishua no saiu, e sim, mandou o seu mensageiro com a ordem para Naam banhar-se sete vezes no rio Yardayan (Jordo). Naam achou tudo isso um absurdo! O profeta no saiu ao seu encontro, no orou, no arrancou a lepra com suas mos e ainda por cima mandou que ele se banhasse num rio que ele considerava bem insignificante, se comparado aos rios de sua terra. Naam virou as costas e foi embora. Contudo, bem aventurado era Naam, que apesar de escravo de seu intelecto, era cercado de homens sbios e que o aconselharam a obedecer a ordem do profeta. Colocar a submisso como fator de deciso e no o intelecto. Bem aventurado foi Naam de ouvir aos seus oficiais que o dissuadiram de retornar leproso por nada daquilo estar lhe parecendo lgico nem muito bem planejado. Naam acabou por obedecer a ordem do profeta tomando sete banhos no rio Yardayan (Jordo) e eis que estava completamente limpo de sua lepra. Situaes como a de Naam esto at os nossos dias preservadas nas escrituras para que aprendamos a viver os princpios de luz, nos desembaraando dos empecilhos, nesta maravilhosa aula de princpios que envolve toda a criao.

www.estudosescriturais.net.br

36

www.estudosescriturais.net.br

37

QUEM SO NOSSOS SUPERIORES ?


A Bblia nos aponta importantes autoridades estabelecidas pelo Altssimo para que em cada momento e em cada rea de nossa vida estejamos cobertos e possamos evidenciar os princpios que em ns atuam. Da nossa vida faz parte o nosso lar, a nossa congregao, o nosso trabalho, a nossa cidade, o nosso estado, o nosso pas. Se existem reas alm dessas na sua vida, voc pode estar certo de que o Altssimo tambm providenciou cobertura para esta rea onde voc poder exercer humildade, submisso e dependncia. Alguns freqentam clubes, outros moram em condomnios, mas tambm nessas reas certamente haver uma autoridade instituda pelo Altssimo para nos governar e para sermos submissos. Teremos sobre ns autoridades espirituais (apacentadores, pais crentes, marido crente, irmos) e autoridades temporais (presidentes, governadores, sndicos, patres, pais descrentes, marido descrente, etc.). As autoridades espirituais conseguem enxergar dentro das reas de autoridade temporal e confirmam estas autoridades, porm as autoridades temporais no conseguem enxergar dentro das reas de autoridade espiritual, e como tal, no as reconhecem como autoridades. Contudo, a ns, os que cremos, reconhecemos tanto uma como a outra, cada uma em sua rea especfica. Precisamos comear este captulo pela leitura de Romanos 13 que diz: Todo homem esteja sujeito s autoridades superiores; porque no h autoridade que no proceda do Altssimo; e as autoridades que existem foram por Ele institudas. De modo que aquele que se ope autoridade, resiste ordenao do Altssimo; e os que resistem traro sobre si mesmos condenao. Porque as autoridades no so para temor quando se faz o bem e sim quando se faz o mal. Queres tu no temer autoridade? Faze o bem e ters louvor dela; visto que a autoridade ministro do Altssimo para o teu bem. A Bblia no abre exceo quanto ao assunto de autoridade, pelo contrrio, enfatiza que toda autoridade provem do Altssimo e foi instituda pelo Altssimo. Assim, ao nos depararmos com uma autoridade em qualquer das reas da nossa vida, no precisamos ficar questionando se ela do Altssimo ou no; a Bblia j de antemo afirma que . Gostaria logo de citar um exemplo de reconhecimento de autoridade que partiu dos lbios do prprio Molkhiul (Rei) YAOHUSHUA. Em YAOHUrrnam (Joo) 19:10 Pilatos afirma sua autoridade diante de YAOHUSHUA dizendo: No sabes que tenho autoridade para Te soltar e autoridade para Te crucificar? YAOHUSHUA no negou a autoridade de Pilatos para aquela rea em que se encontrava envolvido, pelo contrrio a confirmou dizendo: Nenhuma autoridade terias sobre Mim, se de cima no te fosse dada. YAOHUSHUA no s reconheceu que Pilatos tinha autoridade para libert-lo ou crucific-lo como tambm, que esta autoridade tinha sido dada por YAOHU ABU (Pai). Se algum tem poder (autoridade) sobre alguma rea de sua vida, voc no precisa ter dvida: esta autoridade vem do Altssimo para operar na sua vida a Sua vontade e os Seus planos. Se YAOHUSHUA usurpasse o ser igual ao Altssimo, o que nunca fez, poderia transformar Pilatos num sapo ou faz-lo pastar como Nabucodonosor, porm YAOHUSHUA optou por se submeter vontade do Pai e se sujeitar autoridade da qual Pilatos se encontrava investido, o que redundaria na sua morte no madeiro. Gostaria de lembrar, e isso nos ser muito til, que o homem Pilatos, investido de autoridade para condenar YAOHUSHUA era mpio, incircunciso, gentio, pecador e idlatra. Na nossa vida teremos certamente autoridades, em diversas reas, semelhantes a Pilatos e sobre isso Kfos (Pedro) nos ensina em 1 Kfos (Pedro) 2:13-14,18-19: Sujeitai-vos a toda instituio humana por causa do Altssimo; quer seja ao rei, como soberano, quer s autoridades como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores, como para louvor dos que praticam o bem. ... Servos, sede submissos com todo o temor aos vossos senhores, no somente aos bons e cordatos, mas tambm aos perversos; porque isso grato que algum suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua conscincia para com YAOHU UL. Kfos (Pedro) nos ensina os mesmos princpios pelos quais YAOHUSHUA se sujeitou a Pilatos: No somente aos bons e cordatos, mesmo sofrendo injustia. REAS DE AUTORIDADE E SUAS AUTORIDADES Feito este esclarecimento sobre as autoridades que YAOHU UL estabeleceu em cada rea de nossas vidas, vejamos o que a Bblia nos ensina sobre estas autoridades. A Bblia nos mostra que as seguintes autoridades foram estabelecidas para as seguintes reas de nossa vida: Pas - reis, imperadores, ditadores, presidentes, governadores, prefeitos, delegados, policiais, juizes, promotores, oficiais de justia, etc.
www.estudosescriturais.net.br 38

Lar Marido o cabea. Marido e mulher so autoridade sobre os filhos. Oholyao (congregao) - H congregaes governadas por um nico apacentador que detm a superior autoridade; outras so governadas por um presbitrio onde alguns presbteros compartilham a autoridade; outras so mistas, com um determinado nmero de apacentadores e a autoridade superior reservada a um bispo. No faz parte do escopo deste estudo discusses sobre a forma ideal de governo de congregao local, contudo me cabe dizer que, seja a forma que for, o Altssimo o est suprindo de cobertura de autoridade para voc poder exercer os princpios. Trabalho - Os patres so autoridades institudas pelo Altssimo sobre os empregados. Aqueles que trabalham sem vnculo empregatcio, ou seja, de forma autnoma, como taxistas, vendedores, mdicos, etc., tem seus clientes como autoridades naquela rea especfica e devem respeit-los como tal. Outras - De um modo geral, toda instituio humana deve ser acatada em sua rea de autoridade, como por exemplo o sndico de um condomnio, o presidente de um clube, o comandante de uma aeronave, etc. O QUE DIZ A BBLIA SOBRE AUTORIDADES HUMANAS So muitos os textos bblicos sobre estas autoridades, mas gostaria de transcrev-los mesmo assim, para que possamos l-los e firmar estes conceitos em nossos coraes pelo poder de YAOHU UL. Romanos 13 e 1Kfos (Pedro) 2:13-19 j foram transcritos inicialmente e tratam de forma genrica toda autoridade em nossas vidas, contudo especificando reis (presidentes, governadores, prefeitos, etc.) e seus enviados (delegados, policiais, juizes, promotores, oficiais de justia, etc.). Efsios 5:22-23 diz: As mulheres sejam submissas a seus prprios maridos, como ao Altssimo; porque o marido o cabea da mulher, como tambm YAOHUSHUA o cabea da Oholyao (congregao), sendo este mesmo salvador do corpo. 1 Kafos (Pedro) 3:1-6 diz: Mulheres, sede vs igualmente submissas a vossos prprios maridos, para que, se alguns deles ainda no obedecem palavra, sejam ganhos, sem palavra alguma, por meio do procedimento de suas esposas ..... estando submissas a seus prprios maridos, como fazia Sara, que obedeceu a Abruham (Abrao), chamando-lhe de amo, da qual vs vos tornastes filhas, praticando o bem e no temendo perturbao alguma. 1 YAOHUtm (Timteo) 2:11-15 diz: A mulher aprenda em silncio com toda a submisso. E no permito que a mulher ensine, nem que exera autoridade sobre o marido; esteja, porm, em silncio. Porque primeiro foi formado Adam (Ado), depois Khavyao (Eva). E Adam (Ado) no foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgresso. Todavia, ser preservada atravs de sua misso de me, se elas permanecerem em f e amor e santificao, com bom senso. Colossenses 3:18 diz: Esposas, sede submissas aos prprios maridos, como convm no Altssimo. Efsios 6:1-3 diz: Filhos, obedecei a vossos pais no Altssimo, pois isto justo. Honra a teu pai e a tua me (que o primeiro mandamento com promessa), para que te v bem e sejas de longa vida sobre a terra. Colossenses 3:20 diz: Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois faz-lo grato diante do Altssimo. Colossenses 3:22-23 diz: Servos, obedecei em tudo aos vossos amos segundo a carne, no servindo apenas sob vigilncia, visando to somente agradar homens, mas em singeleza de corao, temendo ao Altssimo. Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o corao, como para o Altssimo, e no para homens. 1 YAOHUtm (Timteo) 6:1-2 diz: Todos os servos que esto debaixo de jugo considerem dignos de toda honra os prprios amos, para que o Nome de YAOHU UL e a doutrina no sejam blasfemados. Tambm os que tem amos fiis no os tratem com desrespeito, porque so irmos; pelo contrrio, trabalhem ainda mais, pois eles que partilham do seu bom servio, so crentes e amados. 1 Tessalonicenses 5:12-13 diz: Agora vos rogamos, irmos, que acateis com apreo os que trabalham entre vs e os que vos presidem no Altssimo e vos admoestam; e que os tenhais com amor em mxima considerao, por causa do trabalho que realizam. Filipenses 2:3 diz: ... considerando cada um os outros, superiores a si mesmo.

OBEDECER A UM HOMEM COMO EU ? J estudamos que a soberba sempre nos engana, colocando-nos para cima, aos nossos prprios olhos, o que nos faz considerar todos menores que ns, inclusive o Altssimo, porque no h limite para a soberba enganar. Em nossa busca de nos humilharmos, passamos por um estgio em que j conseguimos ao menos entender, de corao, que YAOHU UL muitssimo maior, mais tudo do que ns. Assim, nos convertemos e comeamos a nos sujeitar a Sua vontade soberana. Contudo o nosso caminho de descida
www.estudosescriturais.net.br 39

no acaba a. Precisamos descer mais e entender de corao que h seres humanos investidos de autoridade sobre nossas vidas aos quais devemos olhar tambm como nossos superiores. Shaul (Paulo) no estava brincando quando escreveu em Filipenses 2:3: ...considerando cada um os outros, superiores a si mesmo. Nenhum ser humano melhor ou superior a outro em sua natureza humana. Todos pecaram e carecem da glria de YAOHU UL. No se trata contudo de atentarmos para a pessoa em si, mas para a autoridade da qual a mesma se acha investida. como uma farda que o policial veste sob a autoridade dos governantes do pas e a partir da respeitamos, no a pessoa que est dentro da farda como se ela tivesse autoridade dela prpria, mas a pessoa vestida com a farda. Isso chama-se autoridade delegada, passada a outra pessoa; e j lemos na escritura quantas so as delegaes de autoridade dadas pelo Altssimo. Quando um policial em p num movimentado cruzamento de ruas, abre os braos e manda os motoristas pararem, todos param. Se eu for, ainda que vestido de terno e gravata, tentar parar o trnsito no meio da rua, ou vou ser atropelado ou vo me chamar de maluco; porque eu no me encontro investido daquela autoridade. Em se tratando de policiais e magistrados, a identificao simples at mesmo para os mpios que no tem viso espiritual; contudo, para ns que comeamos a enxergar espiritualmente, iremos identificar autoridades tambm por meio de suas fardas invisveis , as quais lhes foram vestidas por YAOHU UL, e esto amplamente relatadas nas escrituras. A grande maioria das pessoas tende a confundir a pessoa com a autoridade da qual a mesma se encontra investida. um grande erro atentarmos para a pessoa em si ao invs de atentarmos para a autoridade que se encontra sobre ela. Os homens tm na sua natureza a tendncia a questionar a obedincia e submisso a algum que "igual" a eles. No se trata de ser igual, melhor ou pior que ns e no se trata de quem seja, o que realmente importa que YAOHU UL a investiu de autoridade. Kfos (Pedro) nos ensina a sermos submissos a toda autoridade e no somente aos bons. Para a maioria dos homens torna-se mais fcil obedecer aos chefes "bonzinhos", torna-se mais fcil para as mulheres se submeterem aos maridos carinhosos, e aos filhos mais fcil obedecer aos pais bondosos e meigos, contudo a nossa submisso em nenhum destes casos provada. Obedecer a bons chefes, maridos, patres, pais, governantes, demonstra mais bom senso do que propriamente submisso. A nossa submisso posta realmente prova quando nossos superiores, nessa vida, no so exatamente aquilo que sonhamos ou no nos tratam exatamente como achamos que merecemos. Muitos Yaohushuahim (os que crem em YAOHUSHUA) ainda hoje se colocam em litgio com seus superiores buscando descobrir quem de fato tem a razo ou quem de fato est certo. O Reino de YAOHU UL no se trata de quem est certo ou de quem tem a razo, mas sim de quem tem a autoridade e de quem est submisso. Para exemplificar, segundo o ponto de vista espiritual, num litgio entre um sargento e um general, pouco importa quem est com a razo. O sargento insubmisso certamente ir para a cadeia como resultado deste litgio. Tenho convico que em litgios entre marido e mulher, pais e filhos, patres e empregados, amos e servos, o Altssimo no se interessa pelo mrito da questo. Em princpio quem no se submete se rebela e ns fomos convidados submisso e no rebeldia. Se atentarmos para a pessoa que se encontra investida de autoridade certamente veremos erros inerentes a todo ser humano e nos ser difcil submetermos. Contudo, no atentando para a pessoa e sim para a investidura como ao prprio Altssimo, ento tudo fica diferente. O rebelde sempre procura justificar sua rebeldia apontando os defeitos (que certamente existem) dos seus superiores. O desconhecimento da palavra de YAOHU UL faz o rebelde pensar que os defeitos de seus superiores so razo aceitvel para sua rebeldia. Se enganam. Os defeitos de nossos superiores no so sequer para serem observados ou cogitados, seno por aqueles que esto acima deles, ou seja, os superiores dos nossos superiores. Exemplo disso encontramos luz das escrituras, (Bereshit (Gnesis) 9:20-27) onde Noah (No), aps se embriagar, estava deitado nu. Seu filho Cam no s entrou e observou a nudez do pai como, desrespeitosamente, saiu a contar para os outros irmos. Os outros dois irmos, contudo, tiveram uma atitude perfeita de submisso, honra e respeito pelo pai. Entrando de costas para no verem a nudez do pai, o cobriram. Cam recebeu a maldio do pai, quando acordou, devido a sua atitude. importante perceber aqui que nudez representa as nossas vergonhas, as nossas falhas, defeitos, erros. Muitos irmos, infelizmente, ainda no se deram conta de quo nocivo para a harmonia, a paz, o amor e principalmente a submisso, o observar-se a "nudez" dos superiores. YAOHU UL, que perfeito, no nos trata segundo a nossa "nudez", quanto mais ns, que imperfeitos somos, no podemos de modo algum tratar com nossos superiores segundo suas imperfeies. Infelizmente muitos irmos no s observam como tambm at comentam com outros irmos sobre as falhas de algum, do mesmo modo que agiu Cam. Temos que receber, de forma slida, no ntimo, que todos tm alguma autoridade acima de si e que esta autoridade ir tratar com os defeitos e fazer correes necessrias a cada um. A HIERARQUIA DO REINO DE YAOHU UL
www.estudosescriturais.net.br 40

H um ponto chave em questo de autoridade no reino de YAOHU UL. O reino de YAOHU UL uma hierarquia e s tem autoridade quem est sob autoridade. Esta lio nos foi dada, por estranho que parea, pela boca de um centurio romano, o qual foi elogiado por YAOHUSHUA em sua f. Este centurio disse em ManYAOHU (Mat-us) 8:9: Pois tambm eu sou homem sujeito autoridade, tenho soldados s minhas ordens, e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isso, e ele o faz. Este centurio tinha autoridade sobre seus soldados e sobre seu servo, pois lhe foi dada por seus superiores de Roma aos quais ele prprio devia obedincia. Ele compreendia muito bem a questo de autoridade e submisso, por isso YAOHUSHUA admirou-se e disse aos que o seguiam em ManYAOHU (Mat-us) 8:10: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Yaoshorul (Israel) achei f como esta. DESCER OU SUBIR NA VIDA ? Em nossa vida encontramos dois princpios que nos levaro por dois caminhos opostos: a soberba, o caminho de trevas no qual o mundo vive o caminho de subida na vida; a busca de ascenso, de posies mais elevadas, de maior honra, prestgio, fama; a busca de cada vez mais ser servido e cada vez menos servir; a busca de ter cada vez mais pessoas lhe obedecendo e cada vez menos pessoas lhe mandando. Opostamente, a humildade o caminho de descida na vida. a busca de fazer-se cada vez menor, sendo servo de todos. H um maravilhoso paradoxo no reino de YAOHU UL. O menor o maior. o menor que detm maior autoridade. H uma forma de se tornar grande segundo o mundo e h uma forma de se tornar grande segundo YAOHU UL. Lucas 9:48 nos diz: ... porque aquele que entre vs for o menor de todos, este que grande. No reino de YAOHU UL o caminho de crescimento para baixo. diminuindo que nos tornamos grandes. simples entendermos que, em termos de autoridade espiritual, o mais humilde detm a maior autoridade. No meu objetivo questionar coisa alguma no andamento das congregaes ou do reino de YAOHU UL, porque YAOHU UL sabe o que est fazendo e como est conduzindo o Seu povo; contudo, encontramos ainda muitos entre o povo de YAOHU UL que esto buscando o lugar de cima em vez do lugar de baixo, e tarefa minha alertar sobre estas coisas. No descarto o estudo aprofundado das escrituras, que muito importante para os que vo liderar como apacentadores de congregaes; contudo, creio que o mais importante de todos os preparativos para o apacentamento a humildade, sem a qual nenhum homem est apto a apacentar. Como algum pode conduzir um povo a se humilhar se ele prprio estiver embriagado de soberba? E o que YAOHU UL quer do seu povo? No a humildade, que conduz submisso e dependncia? Conheo muitas pessoas com profundos conhecimentos das escrituras, conhecimento este que lhes trouxe muita vaidade pela soberba. A Bblia nos diz em 1 YAOHUtm (Timteo) 3:1 que: Se algum aspira ao episcopado excelente obra almeja. A Bblia no fala de cargo, nem de posio, nem de fama, nem de prestgio. A Bblia diz que excelente obra almeja. Obra servio, trabalho. Servir algo feito pelo menor. o menor que serve ao maior. Quem almeja o episcopado deve se preparar para ser o menor e aquele que serve a todos. Isto deve ser a principal formao de apacentadores e lideres espirituais, para, de igual modo, prepararem as ovelhas do Altssimo a eles confiadas. PRINCIPADOS E POTESTADES TEM AUTORIDADE ? Se principados e potestades no tivessem autoridade no seriam chamados de principados e potestades. H anjos fieis e anjos cados aos quais a Bblia se refere igualmente como principados e potestades de acordo com a cadeia hierrquica a que pertencem. Os principados (prncipes) e as potestades (autoridades) fiis a YAOHU UL esto debaixo da hierarquia de YAOHU UL. Os principados e potestades cados esto debaixo da hierarquia e autoridade de satans, o qual tem sua ao limitada pela mo poderosa de YAOHU UL para assegurar o bom andamento da aula. Sim, dentro da sua rea que a rea da soberba, rebeldia e independncia ele tem autoridade. Precisamos aqui entender algo extremamente importante para nossa vida e para as batalhas espirituais que haveremos de enfrentar muitas vezes. Todas as vezes que entramos na sua rea de autoridade, ha-satan (satans) tem autoridade para interferir na nossa vida. O meu patro no trabalho tem autoridade sobre mim, porque eu trabalho na rea de autoridade dele. Os demais patres que h por ai afora no tem autoridade sobre mim, porque eu no trabalho na rea deles. Caso eu venha a mudar de emprego, ento um novo patro ter autoridade sobre mim por estar eu, agora, na rea de autoridade dele. Os meus filhos quando esto comigo esto debaixo da minha autoridade, mas se eles saem para passear com os pais de amigos, ento a autoridade sobre meus filhos passada para aqueles pais por estarem os meus filhos na rea de autoridade deles. Se algum mora num condomnio e h um sndico neste condomnio, ento estar sujeito autoridade deste sndico por estar na sua rea. Se por acaso se mudar para outro condomnio passar a estar debaixo da autoridade de outro sndico, pois estar na rea de autoridade dele. Por semelhante modo, se viajarmos para outro pas estaremos debaixo da autoridade daquele pas, devendo obedincia s leis daquele pas e aos governantes do mesmo.
www.estudosescriturais.net.br 41

Com relao a reas de atuao espirituais, no podemos raciocinar de forma fsica como uma mudana de emprego ou de residncia. O que determina em que rea de autoridade nos encontramos espiritualmente so os princpios pelos quais vivemos. Quando agimos em conformidade com os princpios de luz estamos na rea de autoridade do Altssimo, debaixo de sua bno, proteo, etc. Quando algum comea a agir segundo os princpios de trevas, est se pondo debaixo da autoridade dos principados e potestades satnicas. A isso costumamos denominar dar lugar ao diabo. YAOHUSHUA perto do dia de sua morte disse: Vem a o prncipe deste mundo, mas ele no tem nada em Mim. YAOHUSHUA estava dizendo que no havia qualquer atuao sua na rea de autoridade de satans e por isso satans no tinha autoridade alguma sobre ele. Estava imune. Quando nos colocamos debaixo da autoridade de YAOHU UL por meio dos princpios de luz de Seu Reino, somos bem aventurados, porque estamos debaixo de um Rei que, por ser totalmente humilde, misericordioso, protetor, abenoador, dadivoso, longnime, e mais uma infinidade de princpios derivados da humildade. Quando porm algum d lugar ao diabo, pela atuao na sua rea espiritual dos princpios de trevas, esta pessoa est se sujeitando ao seu dio, desejo de destruio, enfermidades, pecados, opresso, loucura, intransigncia, falta total de perdo e misericrdia ou mesmo morte; enfim, todos os princpios procedentes da soberba. E s existe uma nica cura para isso: humilhar-se e pedir perdo a YAOHU UL, o Altssimo, pelo poder purificador do sangue de YAOHUSHUA. Temos um exemplo muito ilustrativo desta realidade espiritual relatada nas escrituras com relao a Kfos (Pedro), um homem muito usado por YAOHU UL, mas que algumas vezes se ps debaixo da rea de autoridade de ha-satan (satans), e recebeu srias conseqncias por isso. Se lermos o acontecimento relatado em ManYAOHU (Mat-us) 26:30-35, e tambm em Lucas 22:31-34 veremos que os dois textos se encaixam maravilhosamente. YAOHUSHUA afirmou que quando ele fosse preso e ferido todos os discpulos iriam se escandalizar, fugir, se apartar com medo. YAOHUSHUA no disse que isso poderia acontecer. YAOHUSHUA afirmou que aconteceria. Diante de tal afirmao, a primeira coisa que Kfos (Pedro) fez foi desmentir YAOHUSHUA face a face, fazendo-o mentiroso, como se ele, Kfos (Pedro), soubesse mais das coisas que estavam para vir do que o prprio Verbo em carne, YAOHUSHUA. Grande manifestao de soberba! Kfos (Pedro) desmentindo YAOHUSHUA, no qual habitava toda a plenitude do Esprito O Santo! A seguir veio a segunda manifestao de soberba, agora com relao aos demais discpulos. Kfos (Pedro) disse: Ainda que todos se escandalizem de ti, eu no me escandalizarei. Kfos (Pedro) estava afirmando que sua situao espiritual era muito melhor do que a dos demais discpulos. Kfos (Pedro) estava afirmando sua superioridade em relao aos demais. Quando algum entra na rea de autoridade de satans se coloca sujeito a autoridade que governa aquela rea. Em conseqncia disso vemos no texto de Lucas satans reivindicando sua autoridade na rea das trevas para cirandar a Kfos (Pedro), e, mais importante, YAOHUSHUA concedendo que satans exercesse a autoridade que tem na rea das trevas para atuar sobre Kfos (Pedro). Esta permisso concedida por YAOHUSHUA, ao contrrio do que alguns inadvertidos possam pensar, iria redundar em bno para Kfos (Pedro) e no em sua destruio; contudo, aos que insistem em viver na rea espiritual de autoridade do diabo e seus demnios, esto sujeitos a uma ida sem volta por entrarem em algemas e grilhes. YAOHUSHUA orou por Kfos (Pedro) para que ele se recuperasse da queda que satans lhe imporia e que pudesse, com a lio, se humilhar, o que de fato aconteceu, porque o falar de Kfos (Pedro) mudou radicalmente de quando desmentia o Mestre para agora dizer em Joo 21:17: tu sabes todas as coisas. Deixo aqui o meu alerta a todos os irmos que so lavados pelo sangue de YAOHUSHUA mas que ainda abrigam soberba em seus coraes: YAOHU UL entrega voc ao pecado para que voc se humilhe e consiga perceber que no o que a soberba faz voc crer ser. No h nada que conduza mais o crente a se humilhar do que o pecado que mostra a ele o quo inquo ele pode ser fora da proteo e sustento de YAOHU UL. Apesar de voc sinceramente ter se convertido e ter se tornado nova criatura em YAOHUSHUA h pecado em sua vida? Ento voc precisa se humilhar, caso contrrio pelos mesmos pecados voc poder enxergar o que a soberba est escondendo de voc: que ns somos as coisas loucas do mundo, fracas, vis, desprezveis e que no so. (1 Corntios 1). S a proteo e livramento de YAOHU UL nos preserva do pecado. "No nos deixe cair em tentao" parte muito importante de nossas oraes. PODE ALGUM SUBSTITUIR UMA AUTORIDADE DA QUAL NO GOSTA ? H autoridades que so substitudas na nossa vida, outras no. Nossos pais no podem ser substitudos, a menos que sejamos rfos e algum nos adote como filhos. YAOHU UL a suprema autoridade de todos os cus e isso no pode jamais ser mudado; contudo, patres mudam, apacentadores mudam, presidentes mudam. s vezes por nossa prpria vontade e s vezes pela vontade do Altssimo.
www.estudosescriturais.net.br 42

H algo aqui muito importante para aprendermos quanto a esta questo. Quando algum se sente incomodado por uma determinada autoridade, por exemplo um apacentador ou um patro, e em conseqncia disso procura uma outra congregao ou um outro emprego, sem que YAOHU UL assim o tenha orientado, na verdade esta pessoa no reconhece que h nesta pessoa a autoridade do Altssimo para tratar com sua vida. Ela pensa que a pessoa que est falando com ela e no o Altssimo que esteja falando por meio da autoridade que Ele mesmo delegou. Por acaso iria YAOHU UL delegar autoridade e no se responsabilizar por isso? Se entendermos que o Altssimo que est exercendo a autoridade atravs das pessoas s quais delegou, ento intil nos ser tentar fugir do que YAOHU UL tem para nosso tratamento por meio daquela autoridade. Conheo muitos que consideravam seus apacentadores muito duros com elas e mudaram para outra congregao onde encontraram um apacentador ainda mais severo no trato com aquela rea das vidas delas que o Altssimo estava tratando atravs do antigo apacentador. Se entendemos que as autoridades so institudas e delegadas por YAOHU UL, e que o prprio YAOHU UL que se responsabiliza por isso, ento tolice acharmos que podemos nos esconder de YAOHU UL em algum lugar onde a nossa vontade possa prevalecer e no a de YAOHU UL. Como s existem o reino de YAOHU UL e o reino das trevas, ao esconder-se de um cai-se imediatamente no outro. Isso acontece muito com pessoas que esto sendo tratadas por YAOHU UL de alguma deformao espiritual e saem procura de profecias que possam de alguma maneira lhes dizer algo que lhes agrade. Minha experincia tem mostrado que nestes casos a esperada profecia sempre vem, s que no da parte de YAOHU UL, mas de espritos enganadores que receberam autoridade, pela rebeldia que foi apresentada, contra o tratamento que vinha sofrendo para ser curada espiritualmente. mais ou menos como algum que tem um cncer e recebe esta informao do mdico sobre isso. Ento sai percorrendo diversos consultrios mdicos at que encontre um que lhe diga o contrrio; que est bem, sadia e sem doena alguma. Quando encontra, est destinada a morrer daquele cncer ao invs de receber o tratamento que a podia curar e salvar sua vida. Em 1 Reis 22:5-28 vemos o que aconteceu com o rei Acabe, o qual estava obstinado a ir a peleja. Para isso consultou quatrocentos profetas e todos o recomendaram que fosse. Somente MicaYAOHU (Micaias) profetizou que no fosse. Quando Acabe consultou o profeta nmero 399 ainda no estava satisfeito para ento chamar o de nmero 400? E depois de quatrocentos profetas ainda mandou chamar a MicaYAOHU (Micaias), de antemo afirmando que MicaYAOHU (Micaias) s profetizava o que era mau para ele. Ele, por sua rebeldia de corao, entendia que a verdade que MicaYAOHU (Micaias) falava era mau para ele. MicaYAOHU (Micaias) ainda foi punido com crcere e privao alimentar por no profetizar o que era agradvel ao rei. Pela rebeldia de Acabe, YAOHU UL liberou um esprito enganador (Acabe estava na rea de autoridade dos espritos enganadores) que falou pela boca de todos os 400 profetas. Quando algum se aparta de uma autoridade pelas suas obstinaes e rebeldia para poder ouvir coisas mais agradveis em outro lugar, est sujeito ao mesmo fim de Acabe, que morreu na peleja qual estava to obstinado a ir. Se achar graa e misericrdia diante de YAOHU UL, vai pelo menos ouvir de novo as mesmas palavras que vinha ouvindo da autoridade anterior a quem estava sujeito, porque o Altssimo que est por cima de uma autoridade o mesmo e nico por cima de todas as outras. No vejo mal algum em que as profecias sejam confirmadas por outras autoridades e as escrituras determinam que todas as profecias sejam julgadas, mas no devido a um corao obstinado e sim por um corao submisso que realmente deseja fazer o que for a vontade de YAOHU UL. Portanto, cuidado com as brechas por onde satans entra sorrateiramente. Estamos sempre sujeitos autoridade da rea onde nos envolvemos. Aprendi muito com uma frase que ouvi de um presbtero uma vez: Se est difcil com o Altssimo, pior ficar sem o Altssimo. Se estamos achando que o tratamento do Altssimo est doloroso (e as vezes doloroso mesmo), muito pior ser para ns ficarmos fora de Seu tratamento. J passei desde a infncia muitos tratamentos dolorosos do Altssimo, dos quais hoje elevo louvores por colher os frutos de Seu imenso amor. Ainda hoje, quando a coisa aperta, meu desejo fugir do tratamento; mas fugir para onde? Fugir do amor, s vezes doloroso do Altssimo, para gozar de um passageiro sossego proporcionado por satans para minha destruio e agravamento do meu mal? Minha recomendao que, como as autoridades so institudas por YAOHU UL e so para o nosso bem, deixemos YAOHU UL substitu-las quando e se Lhe aprouver, e no por nossa vontade ou interesse. Tenho aprendido ao longo dos ltimos anos que todas as vezes que encontro problemas com uma autoridade, quer seja o meu apacentador, quer seja o meu chefe no trabalho, para YAOHU UL que me dirijo para orar e saber o que eu estou precisando mudar, aprender ou acertar com o tratamento duro que estou recebendo. A Bblia diz que devemos orar por aqueles que nos presidem no Altssimo. Isto no se refere somente aos apacentadores, mas a toda e qualquer autoridade sobre nossas vidas. Muitas foram as vezes que orei a YAOHU UL pedindo que abrandasse o meu chefe e que abenoasse sua vida e que me desse entendimento para aprender no tratamento duro que estava passando. E assim aconteceu. Muita soberba escondida dentro de mim foi descoberta no duro tratamento de um dos meus chefes no trabalho, e uma vez substituda pela humildade, houve uma radical mudana de tratamento dele para
www.estudosescriturais.net.br 43

comigo. O meu chefe mudou? No. Continuava o mesmo. YAOHU UL que deu por encerrado aquele tratamento na minha vida. YAOHU UL est por cima de toda e qualquer autoridade em nossas vidas.

www.estudosescriturais.net.br

44

www.estudosescriturais.net.br

45

AS REAS DE ATUAO DE CADA AUTORIDADE DELEGADA


As autoridades sobre nossa vida nas diversas reas atuam simultaneamente, porm cada uma em sua rea. Alguns aparentes conflitos de autoridade podem por vezes surgir, contudo creio que podemos discorrer sobre isso um pouco para trazer luz sobre o assunto. H autoridades espirituais e autoridades naturais. Devemos nos submeter tanto a uma quanto a outra, estritamente dentro da rea de atuao de cada uma. AUTORIDADES DELEGADAS NATURAIS Os presidentes, governadores, prefeitos, juizes, delegados, policiais, sndicos, comandantes de aeronaves, patres, pais no crentes, maridos no crentes, etc., so autoridades apenas naturais, atuando em suas reas especficas. No h nenhuma autoridade nelas que diga respeito a assuntos espirituais. O presidente do pas no tem autoridade espiritual para determinar qual seja a crena a ser seguida pelos cidados do pas, pois isto est fora de sua rea de autoridade. O prefeito tem autoridade para promover festas mundanas para os mundanos, como o carnaval; contudo, no tem autoridade espiritual para nos obrigar nem autorizar a frequent-las. Tm eles, porm, autoridade sobre os aspectos naturais de nossa vida no que diz respeito a rea de cada um, e devemos submisso a eles nestas reas. Por exemplo, devemos pagar nossos impostos como manda a lei do pais. Devemos obedecer as leis de trnsito e as autoridades que o controlam. Devemos acatar as determinaes do sndico do prdio em suas atribuies administrativas. Devemos seguir as instrues de nossos chefes no trabalho em tudo que diz respeito empresa e as tarefas que nos so atribudas. H pases em que a f em YAOHUSHUA proibida por lei e os Yaohushuahim so aprisionados ou mesmo mortos como fora-da-lei. Os Yaohushuahim que nestes pases freqentam congregaes subterrneas e divulgam secretamente o evangelho, no esto sendo rebeldes contra a autoridade daquele pas, uma vez que as autoridades temporais no tem autoridade na rea espiritual para proibir uma crena ou mesmo aprisionar seus seguidores. Quando algum quer exercer autoridade fora da rea de sua delegao, ele deixa de ser uma autoridade e passa a ser um dominador. A lei do nosso pas permite que qualquer um se embriague at cair no cho; contudo isso no representa uma autorizao para bebedeira, pois j invade reas de comprometimento espiritual. O governo determina que eu tenha os meus documentos em dia e os traga sempre comigo, e eu devo obedecer. No h comprometimento espiritual nisso. O marido no crente no possui conhecimento espiritual nem vida em esprito para ser uma cobertura espiritual para sua esposa; contudo, ele possui autoridade quanto ao proceder de sua esposa e qualquer espcie de autorizao. Espero que por meio destes simples exemplos o Esprito possa lhe auxiliar no entendimento de autoridade delegada e rea de atuao. AUTORIDADES DELEGADAS ESPIRITUAIS Em geral, as autoridades delegadas espirituais tem autoridade tambm sobre as reas naturais, e muitas vezes precisam atuar nelas, pois h muitos aspectos naturais da vida que no so puramente naturais, mas tem implicaes espirituais. Entre as autoridades espirituais esto: o marido crente sobre a mulher, os pais crentes sobre os filhos, os apacentadores sobre a congregao e os prprios irmos entre si. Quando fao distino entre pais no crentes e pais crentes, e tambm sobre marido crente e marido no crente, no estou fazendo nenhuma acepo de autoridade. Maridos no crentes e pais no crentes so autoridade, sim, e aos tais devida honra e submisso. Infelizmente sua condio de afastamento do Altssimo no lhes permite orientar adequadamente na rea de autoridade espiritual, contudo, devem ser obedecidos pela sua simples condio de pais ou de marido, concernente aos muitos aspectos que compem a vida em famlia no dia-a-dia. Conheo muitos que, infelizmente, tem fracassado no tocante submisso a pais no crentes e marido no crente. Muitos os desrespeitam, muitos os desobedecem, algumas esposas at ridicularizam seus maridos quando em conversa com irmos. Contudo Kfos (Pedro) esclarece que no somente aos bons, mas tambm aos maus. A maior dificuldade que tenho encontrado ao longo dos anos, ministrando este estudo em muitas congregaes, sempre tem sido a questo de obedincia ao marido, aos pais e aos lderes (apacentadores, presbteros, bispos, irmos, etc), talvez por serem estes as autoridades mais presentes nas vidas dirias. Invariavelmente surgem questes que so levadas ao extremo para avaliar at que ponto algum deve ser submisso. As perguntas mais comuns so: E se meu marido me mandar fazer isso? E se meu pai me mandar fazer aquilo? Em geral estes isso e aquilo so coisas bem horrveis, extremadas, para que eu diga se ela deve se submeter assim mesmo ou se nestes casos deve desobedecer.

www.estudosescriturais.net.br

46

A Bblia a minha regra de f, o que estou autorizado a crer sem adicionar nem retirar nada do que ali YAOHU UL nos concedeu de conhecimento. As pessoas que levantam estas questes, no ntimo trazem um medo das conseqncias da obedincia por desconhecimento da Palavra. A Bblia nos garante que a submisso um lugar de segurana e isso j estudamos anteriormente. Nossa preocupao com nossa segurana, muitas vezes, maior do que a nossa submisso. Se YAOHUSHUA tivesse sua preocupao com segurana acima de sua submisso, jamais teria ido para o madeiro. Outros, por sua vez, diriam que sua preocupao no est com a sua segurana, e sim, com estar desagradando a YAOHU UL por obedecer uma ordem esquisita dos pais, marido ou apacentadores. Como nossa fonte de conhecimento do Altssimo e fonte de revelao e verdade so as escrituras, vamos estudar dois casos muito interessantes de submisso a ordens esquisitas relatadas nas escrituras. A SUBMISSO DE SARA Sara, segundo a primeira epstola de Kfos (Pedro) captulo 3, considerada como exemplo de submisso ao marido. Kfos (Pedro) ainda afirma que as mulheres se tornaram filhas de Sara no sentido de filhas da submisso que Sara manifestava. Abruham (Abrao) esteve um dia com sua esposa Sara no Egito, por causa da fome que havia na terra. Ao entrar no Egito, Abruham (Abrao) disse a Sara que dissesse ser sua irm e no sua esposa, pois sendo Sara muito formosa, os egpcios o matariam para ficar com sua mulher. Abruham (Abrao) mandou que Sara mentisse! E Sara mentiu! Sara obedeceu a Abruham (Abrao) exatamente como seu marido recomendou que o fizesse. Fara a tomou para sua casa e Abruham (Abrao) prosperou por causa dos favores de Fara que tinha Sara em sua casa; para ele ela era irm de Abruham (Abrao). YAOHU UL ento pesou sua mo contra Fara por ter tomado a Sara para sua casa e Abruham (Abrao) passou por enorme vergonha de ser repreendido severamente por Fara, apanhado que foi na mentira. muito interessante notar que YAOHU UL no pesou a mo contra Sara, no repreendeu Sara, no puniu Sara. Fara no repreendeu Sara. Ela estava apenas fazendo o que lhe foi ordenado por seu marido, em total submisso. Abruham (Abrao) sim, foi repreendido por sua mentira e despedido da terra. YAOHU UL se responsabiliza pelas autoridades que coloca em nossa vida. A SUBMISSO DE JOABE Quando lemos o episdio relatado em 2 SamuUL (Samuel) captulos 11 e 12 acerca do relacionamento de Daaud (Davi) com Bate-Seba, vemos Daaud (Davi) numa tentativa aflita de fazer com que Urias se deitasse com sua mulher, Bate-Seba, a qual estava grvida de Daaud (Davi) e este queria que Urias pensasse que o filho era seu. Todas as tentativas de Daaud (Davi) foram em vo, porque Urias, chamado de volta da frente de batalha, no se deitou com Bate-Seba, sua mulher. Daaud (Davi) ento envia carta a Joabe, pelas prprias mos de Urias, para que ponha Urias em situao de morte na batalha e Joabe obedece. Com isso, no s Urias, mas tambm outros soldados perdem a vida. Joabe manda mensageiro a Daaud (Davi) para faz-lo saber que sua ordem havia sido cumprida a custo de algumas vidas, alm da prpria vtima, Urias. Passadas estas coisas, YAOHU UL repreende a Daaud (Davi) por ter este matado Urias pelas espadas dos inimigos. No se l nenhuma nica palavra de repreenso contra Joabe. YAOHU UL no disse que Joabe havia matado Urias, mas sim, que Daaud (Davi) havia matado Urias, por meio das espadas inimigas. A responsabilidade caiu sobre Daaud (Davi) que era o rei e no sobre Joabe, que estava to somente sendo submisso.

www.estudosescriturais.net.br

47

www.estudosescriturais.net.br

48

EXEMPLOS DE REBELDIA CONTRA AUTORIDADE DELEGADA


Ler Nmeros 12 e 16 A REBELDIA DE MAOROEM (MIRI) Mehusha (Moiss) era um homem como todos ns. Na sua essncia nada tinha que nos superasse ou que o fizesse pior que ns, se tratamos do aspecto puramente humano natural. Mehusha (Moiss) mereceu repreenso como qualquer um de ns e tambm, como todos ns, era pecador. Contudo havia algo sobre ele totalmente invisvel e poderoso que os olhos naturais no conseguiam ver. S os espirituais conseguiam olhar para Mehusha (Moiss) e ver a autoridade de YAOHU UL da qual ele estava investido. Os naturais olhavam e viam Mehusha (Moiss), o homem, os espirituais olhavam e viam a autoridade delegada por YAOHU UL. Dois fatos dignos de nota esto relatados nos textos citados onde pessoas olharam para Mehusha (Moiss) apenas como homem e no como a autoridade de YAOHU UL. A primeira foi sua prpria irm Maoroem (Miri). A intimidade de famlia no plano natural torna a viso muito embaada para a realidade espiritual que h por trs de um simples rosto familiar e corriqueiro. As escrituras mostram que YAOHUSHUA no foi bem recebido entre os seus, nem os seus prprios irmos criam nele. A forte ligao de parentesco e convvio no plano natural muitas vezes desvia a viso da realidade espiritual que invisvel, mas fato. Se queremos ser espirituais, temos que comear a nos olhar no mais segundo o natural, mas sim segundo a investidura de salvao, graa, poder e autoridade em cada um. Maoroem (Miri) um dia olhou para Mehusha (Moiss) como o seu irmo num plano exclusivamente natural e no enxergou a autoridade da qual ele estava investido, e Maoroem (Miri) repreendeu a Mehusha (Moiss). Aron (Aro), tambm irmo de Mehusha (Moiss) como Maoroem (Miri), se achava dentro da mesma viso natural. O mais grave, contudo, no foi o erro de olhar de forma puramente natural seno que houve neles uma grande soberba de corao, pois comearam a se colocar em plano de igualdade com Mehusha (Moiss) (Num. 12:2) e a question-lo. Se atentarmos para o fato em si, Mehusha (Moiss) era de fato digno de repreenso por ter tomado uma mulher etope, contudo, retornando aos princpios inicialmente expostos, o Reino de YAOHU UL no feito de certos e errados, nem de bem e mal, nem tampouco de quem tem razo ou quem est sem razo. O Reino de YAOHU UL feito de poder, autoridade. Isso significa que as autoridades podem errar a vontade sem serem repreendidas? Certamente que no. Contudo est muito claro que tudo deve ser feito debaixo de grande temor e respeito, em humildade e submisso. A escritura diz:"No aceites denncia contra presbtero a no ser por meio de duas ou trs testemunhas". Isso mostra que apesar de presbteros estarem sujeitos a repreenses h muito maior seriedade e temor por estarem eles investidos de autoridade. Mehusha (Moiss) era um homem que falava com YAOHU UL face a face e, se ele merecia repreenses, certamente o Altssimo o faria pessoalmente, pois era Ele o nico com autoridade superior a Mehusha (Moiss), era o nico que poderia ver e tratar da "nudez" de Mehusha (Moiss). A REVOLTA DE COR, DAT E ABIRO Outro fato bem mais srio do que a rebeldia de Maoroem (Miri) e Aron (Aro) foi a revolta de Cor, Dat e Abiro que, novamente, atentando somente para o homem Mehusha (Moiss) e no para a autoridade de YAOHU UL, da qual ele estava investido, afrontaram diretamente esta autoridade, tendo o fim trgico que tiveram, de forma inaudita, quando a terra se abriu e os tragou vivos para o abismo. Novamente muito importante frisar que o mrito da questo acerca de quem tinha razo ou quem estava certo jamais foi cogitado. YAOHU UL jamais confrontou as "razes" de Cor com as razes de Mehusha (Moiss), YAOHU UL jamais julgou a causa deles como um juzo de direito, mas sim, uma nica viso era de fato importante para o Altssimo: sua autoridade estava sendo afrontada. Tambm muito importante notar que Mehusha (Moiss) no tomou ofensa contra si prprio, pois no era a sua pessoa que estava sendo afrontada, e sabendo o que certamente YAOHU UL faria face a to grande afronta, caiu com o rosto por terra (v. 4). A simples leitura do texto de Nmeros 16 nos d a clara viso de como o Altssimo trata com autoridades delegadas.

www.estudosescriturais.net.br

49

www.estudosescriturais.net.br

50

EXEMPLOS DE SUBMISSO E ENTENDIMENTO DE AUTORIDADE


ManYAOHU (Mat-us) 15:21-28 "Partindo YAOHUSHUA dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher canania, que viera daquelas regies, clamava: Odmorul, Filho de Daaud (Davi), tem compaixo de mim! Minha filha est horrivelmente endemoninhada. Ele, porm, no lhe respondeu palavra. E os Seus discpulos, aproximando-se, rogaram-Lhe: Despede-a, pois vem clamando atrs de ns. Mas YAOHUSHUA respondeu: No fui enviado seno s ovelhas perdidas da casa de Yaoshorul (Israel). Ela, porm, veio e o adorou, dizendo: Roebo (Rabi), socorre-me! Ento, Ele, respondendo, disse: No bom tomar o po dos filhos e lan-lo aos cachorrinhos. Ela, contudo, replicou: Sim, Roebo (Rabi), porm os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Ento lhe disse YAOHUSHUA: mulher, grande a tua f! Faa-se contigo como queres. E desde aquele momento sua filha ficou s". ManYAOHU (Mat-us) 8:5-10 "Tendo YAOHUSHUA entrado em Cafarnaum, apresentou-se-Lhe um centurio, implorando: Odmorul, o meu criado jaz em casa, de cama, paraltico, sofrendo horrivelmente. YAOHUSHUA lhe disse: Eu irei cur-lo. Mas o centurio respondeu: Odmorul, eu no sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz ser curado. Pois tambm eu sou homem sujeito autoridade, tenho soldados s minhas ordens, e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz. Ouvindo isto, admirou-se YAOHUSHUA, e disse aos que O seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Yaoshorul (Israel) achei f como esta.". 1 Crnicas 11,15-19 "Trs dos trinta cabeas desceram penha, indo ter com Daaud (Davi) caverna de Adulo; e o exrcito dos filisteus se acampara no vale de Refaim. Daaud (Davi) estava na fortaleza, e a guarnio dos filisteus em Beth-Lehem (Belm). Suspirou Daaud (Davi) e disse: Quem me dera beber gua do poo que est junto porta de Beth-Lehem (Belm)! Ento aqueles trs romperam pelo acampamento dos filisteus, e tiraram gua do poo junto porta de Beth-Lehem (Belm), tomaram-na e a levaram a Daaud (Davi); ele no a quis beber, mas a derramou como libao ao Altssimo. E disse: Longe de mim, meu ULHIM, fazer tal cousa; beberia eu o sangue dos homens que l foram com perigo de suas vidas? Pois com perigo de suas vidas a trouxeram. De maneira que no a quis beber. So estas as cousas que fizeram os trs valentes" A mulher canania e o centurio romano, curiosamente dois gentios, foram dois momentos nas escrituras onde YAOHUSHUA elogiou a virtude de algum e, como era de se esperar, em situaes que envolveram um profundo entendimento de hierarquia, submisso e humildade. A mulher canania foi posta prova por YAOHUSHUA de tal modo que foi colocada como cachorrinho se comparada ao povo de Yaoshorul (Israel). Qualquer pessoa no espiritual e sem entendimento certamente no aceitaria tal classificao nem aceitaria ser considerada inferior a outras pessoas. Contudo a humildade que YAOHUSHUA encontrou no corao daquela mulher foi to agradvel a Ele que no Se poupou elogiar sua f. " mulher, grande a tua f!" . Aquela mulher no teve problemas em aceitar o povo de Yaoshorul (Israel) como os "filhos" a quem YAOHUSHUA se referiu, nem tampouco teve problemas em aceitar a condio de "donos" sendo ela considerada como "cachorrinho". Como? Humildade, submisso e dependncia. Que recebeu ela em troca? A recompensa menos importante foi a cura da sua filha endemoninhada e a mais importante, e indescritvel, foi o elogio de YAOHUSHUA a Quem ela conseguiu agradar. Com relao ao centurio, que pedia pelo seu servo, a est novamente um profundo conhecimento de autoridade e hierarquia refletido nas suas prprias palavras quando ele reconhece toda a soberania do Rei YAOHUSHUA; e, se colocarmos em palavras bem simples o que ele disse a YAOHUSHUA foi: "Se eu que tenho um nvel hierrquico to baixo digo ao meu comandado vai e ele vai, vem e ele vem, quanto mais Tu que s o maior nvel hierrquico de todos os cus, s abaixo do Pai, se disser para o meu servo ser curado, no h dvida alguma de que ser curado". Novamente YAOHUSHUA se sentiu muito satisfeito com aquelas palavras e no poupou os elogios quele "gentio-crente" dizendo que nem mesmo em Yaoshorul (Israel) achou f como aquela. Porque? Porque ele sabia reconhecer os seus superiores como autoridades sobre ele e est tambm muito claro no texto o cuidado que ele tinha sobre os seus subordinados, afinal ele estava buscando uma beno para o seu servo, no para si prprio.
www.estudosescriturais.net.br 51

Autoridade deve ser um lugar de proteo, sustento e amparo do qual tambm possamos depender. YAOHU UL quer que o obedeamos, que Lhe sejamos submissos, mas tambm quer que dependamos dEle para tudo na nossa vida. Quer ser nosso sustento, proteo, consolo, amparo. YAOHU UL quer que busquemos nEle tudo aquilo do que temos necessidade, seja no plano material seja no plano espiritual, pois dependncia uma forma de reconhecimento da superioridade de outrem, alm, claro, do reconhecimento do amor e da bondade. YAOHUSHUA se lamentou sobre Yaohushuaoleym (Jerusalm) por eles no se colocarem debaixo da proteo de sua autoridade "como os pintainhos debaixo das asas da galinha". Ficar fora da hierarquia significa estar descoberto, desprotegido, e o resultado desolao como YAOHUSHUA profetizou sobre Yaohushuaoleym (Jerusalm). Um outro exemplo nas escrituras que merece ser examinado para extrairmos grande ensinamento est em 1 Crnicas 11:15-19. Este texto nos mostra um perfume diferente, porm importante, da submisso. a prontido, a presteza e a diligncia dos submissos em fazer a vontade do seu superior, to logo esta vontade seja expressada. Daaud (Davi), j ungido rei de Yaoshorul (Israel), estava rodeado pelos seus valentes, que eram homens de total lealdade e submisso, quando ele expressou seu desejo de beber da gua da fonte do prtico de Beth-Lehem (Belm). Daaud (Davi) no ordenou nada, s deu a conhecer o seu desejo, s expressou a sua vontade. Ora, os filisteus estavam acampados exatamente ali. Entretanto, aqueles homens, ao ouvir o desejo de Daaud (Davi), saram de pronto e retornaram com a gua, apesar do risco de vida que correram. Daaud (Davi), contudo, no bebeu e ofereceu ao Altssimo aquela gua, derramando-a. Podemos constatar vrios aspectos de grande beleza neste episdio. Primeiramente a viso clara que os valentes tinham da autoridade (uno) que estava sobre Daaud (Davi), colocada por YAOHU UL. Para aqueles homens a vontade de Daaud (Davi) era a vontade do prprio Altssimo. Partiram a buscar gua com risco de suas vidas, no para satisfazer os caprichos de um homem, seno para agradar o rei, autoridade delegada por YAOHU UL sobre eles. Pela viso de Daaud (Davi), a gua trazida foi para o Altssimo, do qual ele era apenas um representante. Daaud (Davi) compreendia que na sua condio de homem no poderia beber da gua onde houve risco de derramamento do sangue daqueles homens. A gua no foi trazida para ele na condio de homem, e sim, na condio de rei, portanto Daaud (Davi) entendia que aquela gua era para o Altssimo, e a ofereceu.

www.estudosescriturais.net.br

52

www.estudosescriturais.net.br

53

A RESPONSABILIDADE DOS QUE EXERCEM AUTORIDADE


Ler Nmeros 20:2-13 Mehusha (Moiss) foi, sem dvida, um homem muito usado por YAOHU UL para muitas lies espirituais, tanto para o povo de Yaoshorul (Israel), daquela poca, como para os que vieram aps ele, por meio das escrituras. Mehusha (Moiss) foi um vaso usado por YAOHU UL para manifestar Seu poder, para exercer Sua misericrdia, para ensinar Seus princpios, para exercer juzo, para comandar com autoridade, mas tambm foi usado para que aprendssemos o significado verdadeiro de estar investido de autoridade. Na minha experincia pessoal de vida tenho constatado a grande responsabilidade que exercer autoridade corretamente se comparado a se submeter autoridade. Muitas pessoas, principalmente as mais naturais, pensam que muito mais prazeroso o exerccio da autoridade do que o exerccio da submisso. O homem natural busca sempre o poder e os lugares elevados na vida. Para o homem natural muito melhor mandar do que obedecer. Para o homem natural muito melhor ser servido do que servir, e este o pensamento geral do mundo. Um nmero muito grande de pessoas hoje, dentro de suas congregaes, busca um lugar cada vez mais elevado em poder, comando e prestgio. Gostam de ser obedecidos, admirados, e de estar em evidncia, contudo desconhecem, por completo, a enorme responsabilidade que estar investido de autoridade. O homem que est investido de autoridade o representante de YAOHU UL no que ele dirige, diz, ordena, probe ou permite, e YAOHU UL no aceita ser mal representado. Se Ele faz absoluta questo que olhemos para o homem com autoridade e vejamos a Ele prprio, no o homem, tambm Ele faz questo que as atitudes desse homem sejam verdadeiramente representativas de Sua vontade. Nenhuma pessoa possui autoridade de si prpria, e como tal, tambm no pode exercer autoridade segundo a sua prpria vontade. Se recebemos autoridade vinda de YAOHU UL, por investidura, tambm na Sua vontade temos de exerc-la. O texto de Nmeros 20:2-13 nos d um exemplo onde Mehusha (Moiss) exerceu mal a autoridade, no levando ao povo exatamente aquilo que era a correta expresso da vontade de YAOHU UL. YAOHU UL no estava irado, Mehusha (Moiss) estava. Mehusha (Moiss) exerceu a sua ira e no a vontade de YAOHU UL. Para muitos pode parecer uma coisa to pequena, contudo YAOHU UL deu ao fato a maior seriedade como lio aos que almejam a autoridade levianamente.

www.estudosescriturais.net.br

54

www.estudosescriturais.net.br

55

O REINO DE YAOHU UL E O REINO DO MUNDO


ManYAOHU (Mat-us) 20:25-28 "Ento YAOHUSHUA, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. No assim entre vs; pelo contrrio, quem quiser tornar-se grande entre vs, ser esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vs, ser vosso servo; tal como o Filho do homem, que no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." ManYAOHU (Mat-us) 23:11-12 "Mas o maior dentre vs ser vosso servo. Quem a si mesmo se exaltar, ser humilhado; e quem a si mesmo se humilhar ser exaltado." So totalmente opostos e inconciliveis os princpios que regem o mundo e os princpios do Reino de YAOHU UL. Vimos anteriormente que jamais houve (e jamais haver) uma guerra entre YAOHU UL e ha-satan (satans). Satans foi criado pela Palavra de YAOHU UL e por uma s palavra seria destrudo em um segundo. Pelo contrrio, YAOHU UL, em Sua sabedoria, determinou dar liberdade controlada de ao a satans e seus princpios. YAOHU UL nunca ficou temeroso de satans e nem tampouco de seus derrotados princpios. Com isso, YAOHU UL permitiu que ele ganhasse o seu principado, o mundo, devido ao pecado do homem, com liberdade controlada de ao. As escrituras nos revelam que satans o prncipe deste mundo. o seu lugar de ao, de reinado. o seu sistema. Por isso as escrituras to seriamente nos advertem para que no amemos o mundo (1 YAOHUrrnam (Joo) 2:15), para que no amemos o sistema de satans. Por isso as escrituras nos dizem que ns no somos do mundo. A Oholyao de YAOHUSHUA na terra, ou, em grego, "ek-lesia", significa os chamados para fora. Mas chamados para fora do que? Para fora do sistema do mundo! Nascemos da carne e do sangue dentro do sistema inimigo, mas somos chamados para fora. Somos convidados por nosso ULHIM a viver fisicamente no mundo, contudo, espiritualmente no Seu Reino. YAOHU UL, por nosso intermdio, invade os domnios inimigos, levando luz para onde s havia trevas. Soberba, rebeldia e independncia so os princpios fundamentais nos quais o mundo se apoia e est imerso; afinal so estes os derrotados princpios do seu prncipe. O contraste com o Reino de YAOHU UL total, como o contraste entre luz e trevas. No reino do mundo, o qual YAOHUrrnam (Joo) nos recomenda que no amemos (1 YAOHUrrnam (Joo) 2:15), os lugares mais elevados so sempre disputados. O pensamento geral do mundo "estar por cima". Subir na vida a tnica do sistema do mundo. A busca pelos primeiros lugares incessante. Segundo os conceitos do mundo, o homem "realizado na vida" aquele que alcanou independncia financeira, que pode fazer o que desejar, que servido por muitos empregados e no precisa servir a ningum. No mundo se luta pelo poder. No mundo se fazem guerras para dominar os povos e estar por cima deles. No mundo se busca o dinheiro muito alm do necessrio para o sustento, pois o dinheiro contribui diretamente para o poder e a independncia. O reino do mundo, ou sistema do mundo, um foco onde YAOHU UL permitiu que, sob autorizao e controle Seus, se operassem os princpios de trevas j mencionados, em contraste com os princpios de luz exercidos pelos Seus servos, os chamados para fora das trevas, os chamados para fora da soberba, os chamados para fora da rebeldia, os chamados para fora da independncia. O sistema do mundo, sob a atuao de satans, busca incessantemente conseguir independncia de YAOHU UL. A cincia dos homens busca dar ao homem, atravs da medicina, no s a cura de enfermidades, como o alvo final a imortalidade. YAOHU UL j nos assegurou vida eterna, aos que cremos, mas o mundo no quer algo que venha de YAOHU UL porque o mundo no quer depender de YAOHU UL. O mundo deseja alcanar por seus prprios meios, independentes. Crescer no reino de YAOHU UL significa diminuir no conceito do mundo. Considerar-se menor que os outros e servi-los para o mundo um enorme retrocesso na vida, contudo, para o Reino de YAOHU UL, um crescimento vital. O mundo estabelece inclusive suas regras ticas e morais das quais abre mo constantemente sempre que necessrio. O mundo no consegue perceber que quanto mais sua medicina evolui mais precisa evoluir. Em tempos passados uma simples gripe ou infeco de garganta era fatal. A lepra era um adeus, no s por ser fatal como tambm por exigir isolamento. Hoje a medicina j superou estas doenas e at mesmo certos tipos de cncer, contudo, em pleno sculo XX, surge a AIDS a rir dos esforos humanos e seus desejos de independncia de YAOHU UL. No tenho dvida que o sistema do mundo continuar na sua luta de independncia de YAOHU UL, no s na pesquisa da AIDS como de muitas outras enfermidades, mas outras surgiro certamente.
www.estudosescriturais.net.br 56

YAOHU UL sempre desejou ser o nosso mdico completo; esprito, alma e corpo. A cura de YAOHU UL assunto por demais desprezado pela cincia humana e at mesmo por muitos dos que j abraaram a f. Quanto ao sustento de comida e vestimenta tambm o mundo tem se desenvolvido muito nas cincias agrcolas e txteis para no depender de YAOHU UL. Quando o povo judeu (YAOHUDIM) peregrinou pelo deserto durante uma gerao, YAOHU UL os supriu de alimento e gua e suas roupas no se gastaram por quarenta anos. YAOHU UL desejava tanto abenoar aquele povo com entendimento de dependncia diria dEle, que o man que descia do cu s durava um dia e ficava podre no dia seguinte. YAOHUSHUA mais tarde iria repetir o mesmo ensinamento dizendo: "No vos preocupeis com o dia de amanh. Basta a cada dia o seu cuidado". YAOHUSHUA nos ensinava a depender do Pai nos mostrando o quanto Ele cuida das aves do cu, alimentando-as, e o quanto Ele cuida dos lrios dos campos, vestindo-os. Constatamos, contudo, enormes falhas no processo de sustento do mundo. A indstria txtil capaz de fabricar os mais finos tecidos e confeccionar as mais caras roupas, porm no capaz de fazer com que todos tenham acesso a elas. O sistema do mundo com sua absoluta falta de amor, onde todos esto sempre disputando entre si numa acirrada competio, faz com que se produza um suti dourado de trezentos mil dlares (noticiado em todos os meios de comunicao em NOV/92), enquanto milhares de pessoas morrem de frio e fome. Os jornais j veicularam dados estatsticos, nos ltimos anos, onde se constata que s os restos de comida jogados no lixo, nos pases ricos, seriam suficientes para acabar com a fome no mundo! E por no terem o que comer ou vestir, e por no terem tido recursos para freqentarem colgios, muitos partem para o crime, para a competio fora, sem sequer voltar seu corao para o Criador que est pronto e deseja suprir a todos os que o busquem. Davi dizia: "Fui moo e agora sou velho, mas nunca vi o justo a mendigar o po". Mas porque iriam buscar ajuda nAquele do qual querem ser independentes? O reino do mundo e o Reino de YAOHU UL so inconciliveis. So regidos por princpios totalmente opostos e tero destinos igualmente opostos. Tambm a rebeldia um princpio extremamente ativo no reino do mundo. Todos os dias os jornais noticiam alguma rebelio em algum lugar para derrubar algum governo. Filhos querem, o mais rpido possvel, se desvencilhar dos pais e desprezar suas orientaes; o movimento feminista faz com que cada dia mais as esposas olhem seus maridos de igual para igual e disputem com eles o comando domstico, o que tem resultado em incontveis divrcios; empregados falam mal de seus patres diariamente com duras e perversas crticas e murmuram sobre os seus salrios; os governantes so alvo das mais diversas maledicncias, difamaes e zombarias. Na sua essncia, os fatos do mundo so originados, invariavelmente, da soberba, rebeldia e independncia. No amemos, pois, o mundo, e nem as coisas que h no mundo, porque onde estiver o nosso tesouro a estar tambm o nosso corao. YAOHUSHUA nos afirmou que somos a luz do mundo e o estaremos iluminando com humildade, submisso, e dependncia. A orao que YAOHUSHUA nos ensinou, conforme ManYAOHU (Mat-us) 6:9-13, expressa o verdadeiro desejo que devemos ter em nossos coraes quando oramos. Tudo aquilo que prioritrio, fundamental e de mxima relevncia foi colocado por YAOHUSHUA para que assim orssemos. Esta orao jamais recebeu de YAOHUSHUA um cunho de "reza" ou "palavras para serem repetidas". Esta orao deve representar, sim, o desejo ntimo de nossos coraes em toda e qualquer ocasio que nos cheguemos ao Altssimo para orar. O verso 10 diz: "... venha o Teu reino, faa-se a Tua vontade, assim na terra como no cu". Procuremos entender com clareza estas palavras. Ora, se devemos pedir "venha o Teu reino", porque ele ainda no est. Alguma coisa que j esteja aqui, no precisamos pedir que venha. Na realidade, desde a vitria de YAOHUSHUA, o reino de YAOHU UL foi implantado neste mundo em carter definitivo; contudo, o reino deve se expandir at que todos os eleitos de YAOHU UL sejam alcanados pelo evangelho. Este o sentido de orarmos "venha o Teu reino". J estudamos anteriormente que h dois reinos: o reino de YAOHU UL e o reino do mundo, sendo este ltimo um foco de trevas onde YAOHU UL permitiu que os princpios de trevas atuassem, para venc-los e envergonh-los. Desde o incio da criao o propsito de YAOHU UL levar luz a toda parte at que no mais exista nenhum foco de trevas, pois a luz sempre predomina sobre as trevas. Seu propsito no mudou nem um s milmetro de l para c, e no mudar at o final dos tempos. Orar a YAOHU UL "venha o Teu reino" significa desejar que Ele esteja sobre ns, que Ele d as ordens, que Ele nos governe a todos. Como j estudamos antes, a submisso um ato voluntrio, por isso devemos desejar que tal acontea, e por isso devemos pedir a YAOHU UL que Ele reine sobre ns. No reino dos cus a vontade de YAOHU UL feita integralmente, contudo o reino do mundo tem, por ora, um outro governante, j vencido, que contudo insiste no seu desvario de tentar sustentar seus princpios at o ltimo instante; por isso YAOHUSHUA nos ensinou que devemos pedir que a

www.estudosescriturais.net.br

57

vontade de YAOHU UL, o Pai, seja feita na terra, como ela feita no cu, ou seja, devemos orar para que a luz invada todos os recnditos desse mundo, a comear pela nossa prpria vida. O princpio da dependncia claramente manifesto no verso 11, quando YAOHUSHUA ensina que devemos pedir: "o po nosso de cada dia d-nos hoje". Quem s consegue pensar nas refeies dirias ao ler este verso, certamente ainda necessita de muito crescimento espiritual. A realidade espiritual manifesta pelas palavras de YAOHUSHUA vo muitssimo mais fundo do que meros pratos de comida. YAOHUSHUA ensina dependncia em sua totalidade. YAOHUSHUA ensina, atravs do alimento, que a manuteno da nossa vida depende dele. Se nos faltar o suprimento dirio de alimento, gua e ar, em pouco tempo definhamos e morremos. Saindo do plano visvel, material, lembremos do que YAOHUSHUA nos disse: YAOHUrrnam (Joo) 6:31-35 diz: "... nossos pais comeram o man no deserto, como est escrito: Deu-lhes a comer po do cu. Replicou-lhes YAOHUSHUA: Em verdade, em verdade vos digo: No foi Mehusha (Moiss) quem vos deu o po do cu; o verdadeiro po do cu meu Pai quem vos d. Porque o po de YAOHU UL o que desce do cu e d vida ao mundo. Ento lhe disseram: Roebo (Rabi), d-nos sempre desse po. Declarou-lhes, pois, YAOHUSHUA: Eu sou o po da vida; o que vem a Mim jamais ter fome; e o que cr em Mim jamais ter sede". Tambm YAOHUrrnam (Joo) 7:37 diz: "... levantou-se YAOHUSHUA e exclamou: Se algum tem sede venha a Mim e beba". Ora, YAOHUSHUA no somente a manuteno da nossa vida corprea, atravs do alimento. Ele fundamentalmente a manuteno da nossa vida espiritual. Nossa dependncia dEle eterna j a partir de agora e para todo o sempre; e seu suprimento, tambm eterno, que Ele prprio, vencedor, ressurrecto. Para algumas pessoas, coisas mundanas so coisas do tipo: prostituio, boates, pornografia, assassinatos. E esto parcialmente certas, porque estas so, sem dvida, coisas do mundo. Contudo, reino do mundo , de forma bem genrica, todo o plano visvel, palpvel, material. As coisas que h no mundo, como diz YAOHUrrnam (Joo), vo muito alm destas que mencionei. O reino do mundo composto de muitas coisas que as pessoas se surpreendem ao tomar conhecimento, e algumas, infelizmente, nem conseguem aceitar. YAOHUSHUA, quando se referia sua volta repentina, e fazia referncia a Noah (No), ele dizia: "Nos dias de Noah (No) comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, at que Noah (No) fechou a porta da arca, veio o dilvio, e matou a todos". YAOHUSHUA no disse que nos dias de Noah (No) matavam, roubavam, prostituam, ou coisas assim. Ele disse que comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento. Coisas aparentemente "inocentes" que contudo fazem parte deste mundo e nelas as pessoas colocavam todo o corao, e ainda colocam at hoje. Estas palavras nos mostram o grande compromisso que as pessoas tinham com coisas deste mundo como comida e bebida e casamento, e o pouco caso com as coisas de YAOHU UL e sua salvao, como a arca que Noah (No) construa, figura de YAOHUSHUA, pelo qual somos salvos. O reino do mundo se compe de coisas diversas do plano visvel, material, das quais posso citar muitas: propriedades, bens, trabalho, cincia, religio, famlia, amigos, artes, poltica, moda, pessoas, animais, literatura, esportes, tradies, costumes, vestimentas, ecologia, medicina, comida, bebida, comrcio, e outras tantas s quais o nosso corao jamais deveria estar preso. Dentre estas citadas, algumas merecem uma explicao mais detalhada e, causam at certa surpresa a algumas pessoas por estarem muito acostumadas com elas desde a mais tenra infncia. Falemos ento sobre algumas: FAMLIA - O entendimento de famlia que o mundo traz consigo muito diferente daquilo que YAOHU UL nos revela em sua palavra por meio de YAOHUSHUA. A viso do mundo acerca de famlia determinada especialmente por laos de sangue, parentescos. So os pais, filhos, primos, tios, etc. YAOHUSHUA, contudo, tratou de tirar este conceito errado de nosso corao, quando estava ensinando seus discpulos e algum se aproximou para avis-lo que sua me Maoroem (Maria) e seus irmos (a famlia sangnea, natural) estavam ali fora querendo falar-lhe (ManYAOHU (Mat-us) 12:46-50). YAOHUSHUA revelou-nos a Sua viso acerca de famlia e que poucos realmente apreenderam. YAOHUSHUA disse: "Quem Minha me e quem so Meus irmos?" E estendendo a mo para os discpulos disse: "Eis Minha me e Meus irmos. Porque qualquer que fizer a vontade de Meu YAOHU ABU (Pai) celeste (estiver em submisso), esse Meu irmo, irm e me." Famlia, segundo a viso de YAOHU UL, a espiritual, no a sangnea, natural. Os familiares de YAOHUSHUA so os da submisso, no os de sangue. Quero deixar bem claro que o dever de amar a todos uma mxima, uma vez que participamos de YAOHUSHUA e somos parte daquele que amor. YAOHUSHUA no nos ensinou a desprezar a famlia
www.estudosescriturais.net.br 58

natural, nem a faltarmos com amor para com nossos parentes, contudo nos deixou claro que famlia verdadeira a espiritual. A grande maioria das famlias naturais, sangneas, que tm pessoas buscando o Reino de YAOHU UL e sua justia, tm tambm pessoas que rejeitam a YAOHU UL e sua Verdade. Numa mesma casa, como YAOHUSHUA disse, h pessoas que foram chamadas para fora do sistema do mundo e saram, e comearam uma nova vida buscando as coisas que so do alto, do Reino de YAOHU UL; e h pessoas que no se rendem ao Altssimo, lanando at ataques e crticas severas contra aquelas, cumprindo as palavras de YAOHUSHUA em Lucas 12:52-53: "Porque daqui em diante estaro cinco divididos numa casa: trs contra dois e dois contra trs. Estaro divididos: pai contra filho, filho contra pai, me contra filha, filha contra me, sogra contra nora, e nora contra sogra". E em ManYAOHU (Mat-us) 10:36 diz: "Assim os inimigos do homem sero os da sua prpria casa". E no verso 37, logo a seguir, YAOHUSHUA comea a nos mostrar como no devemos colocar o nosso corao no mundo, por meio da famlia natural dizendo: "Quem ama seu pai ou sua me mais do que a Mim, no digno de Mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a Mim, no digno de Mim".

Note que YAOHUSHUA no recomenda que no amemos nossos pais ou nossos filhos, mas exorta-nos seriamente a no fazer dos nossos elos familiares naturais algo mais forte que os nossos elos espirituais com Ele. Devemos lembrar que todos os nossos parentes, por mais que os amemos, tero um dia de se apresentar diante de YAOHU UL e prestar contas acerca de em qual reino escolheram viver, e a qual autoridade decidiram servir, e sob que princpios decidiram agir. No podemos, por apego a nossos parentes, vir a falhar na submisso a YAOHU UL.
YAOHUSHUA tambm disse que: "Dois estaro numa cama (supe-se aqui que se trate de marido e mulher). Um ser tomado e o outro ser deixado". O juzo, portanto, no familiar, mas individual. As escrituras tambm dizem: "Como podes saber, homem, que salvars a tua mulher; e como podes saber, mulher, que salvars o teu marido"? Ama, portanto, a todos os teus familiares, encaminhando-os verdade em todo o tempo, mas ama a YAOHU UL e a Sua Palavra acima de todos eles. RELIGIO - Esta outra coisa do mundo, sob o controle de satans, e que a maioria das pessoas costuma achar que uma coisa muito boa e pura e santa. Contudo h no mundo uma enorme confuso de religies, credos, doutrinas, prticas que, como no poderia deixar de ser, vem do pai da mentira, o prncipe deste mundo, satans. YAOHUSHUA nunca veio ensinar religio. YAOHUSHUA veio nos ensinar verdade. Poucas pessoas conseguem perceber o real significado de religio, por isso, vamos colocar s claras o que isso significa e o quo malfico para o corao do homem. Em primeiro lugar, vamos entender definitivamente o significado de Oholyao (hebraico) ou Igreja (grego). A palavra Oholyao uma palavra hebraica que traz em si o significado de um corpo espiritual composto de todos os que crem em YAOHUSHUA, independente de onde vivam, de raa, nacionalidade, cor, posio social, etc. Enfim, a palavra Oholyao representa pessoas. Igreja aparece no Novo Testamento traduzido do grego, e significa os chamados para fora. J estudamos, para fora de que ns somos chamados; contudo, aqui, o que precisamos perceber e entender outra coisa. Precisamos entender que igreja, do mesmo modo que Oholyao, so pessoas e no lugares, entidades ou prdios. Igreja no um prdio com sinos, torrinhas e cruzes no alto. Igreja no um lugar aonde se v. Igreja so pessoas. Ou algum igreja ou algum no igreja. Se voc igreja, onde quer que esteja, voc continua sendo igreja, 24 horas por dia. Se algum no igreja, a freqncia a um local de reunio no faz com que seja o que no . Religio justamente este engano de satans que faz as pessoas acreditarem que se estiverem freqentando algum lugar, ou praticando alguns rituais especficos, deste ou daquele credo, esto muito bem com YAOHU UL. Ningum deve considerar que est no Reino de YAOHU UL por freqentar lugares de reunio ou cumprir rituais. Algum est, de fato, no Reino de YAOHU UL, quando est em YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY (o Messias), vivendo em humildade, submisso e dependncia; quando ouviu o chamado para fora e atendeu, comeando a viver agora segundo as coisas do alto, segundo a vontade de YAOHU UL e no mais segundo o curso deste mundo. Religio aquilo que permite aos homens enganar as suas conscincias. Cada credo tem seu prprio lugar de reunio e para eles as pessoas se dirigem com a idia enganosa de que aquele prdio uma igreja. Igreja como j vimos no um lugar, nem um prdio e sim, pessoas. Contudo, como a grande maioria acreditou na mentira de que igreja um lugar ou um prdio, elas vivem seu dia-a-dia
www.estudosescriturais.net.br 59

completamente alheios aos princpios que regem o Reino de YAOHU UL, e quando chega o momento de praticar suas religies, se aproximam daquele local e seu semblante vai se modificando. L, acreditam elas, o lugar de ser bonzinho, l o lugar de obedecer e ter uma aparncia externa de santidade. L, so gentis com os demais, praticam seus rituais com perfeio; contudo, quando termina a reunio e se afastam daquele lugar, seus semblantes tambm vo mudando e voltam ao que so no seu ntimo, na verdade do corao. Aqueles que de fato so Oholyao (ou igreja, na origem grega da palavra), tambm se renem, tambm tm um local onde oram, louvam e cultuam ao Altssimo; contudo, a realidade de vida est presente no corao 24 horas por dia e no somente naquele lugar. O culto a YAOHU UL algo ininterrupto na vida dos verdadeiros YAOHUSHUAHIM (os que crem em YAOHUSHUA). Uma reunio tem comeo, meio e fim, contudo o culto a YAOHU UL ininterrupto, sem fim, sem intervalo, pois o nosso culto a YAOHU UL a nossa prpria vida e corao. YAOHUSHUA estabeleceu muito adequadamente que tipo de adorao YAOHU UL, o Pai, quer receber. Quando foi questionado sobre onde seria o lugar certo para adorao, Ele respondeu que no era uma questo de "onde" mas sim uma questo de "como". Ele disse que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade. Isto uma simples questo de "como" e nunca de "onde". Shaul (Paulo), na sua epstola aos Romanos 12:1-2 diz : "Rogo-vos, pois, irmos, pelas misericrdias de YAOHU UL, que apresenteis os vossos corpos por sacrifcio vivo, santo e agradvel a YAOHU UL, que o vosso culto racional. E no vos conformeis com este sculo, mas transformai-vos pela renovao da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel e perfeita vontade de YAOHU UL". Apresentar os nossos corpos em sacrifcio vivo vivermos o Reino de YAOHU UL 24 horas por dia, 365 dias por ano, toda a vida. Religio , pois, tudo que difere destas palavras, e engana o corao dos homens, aliviando suas conscincias, agindo cada um conforme seu prprio entendimento e vontade e no de acordo com a vontade de YAOHU UL. J estudamos que a soberba o princpio de trevas, origem de todos os outros princpios de trevas. tambm pela soberba que as religies so fundadas e passam a existir. Existe um forte desejo soberbo no corao do homem que o impele a criar uma religio e buscar adeptos que o sigam. Homens trazem no corao o desejo oculto, pela soberba, de serem lderes de muitas pessoas, de estarem frente de grandes congregaes. Na maioria das vezes, tudo isso vem disfarado numa aparncia de "ajuda ao prximo" e "divulgao da verdade", com uma capa de santidade, porm seus verdadeiros motivos do corao so rapidamente expostos quando algum tenta "invadir o seu reino prprio", porque h igualmente outros homens soberbos que preferem derrubar um lider para arrebanhar seus seguidores, para no ter nem o trabalho de fazer seus prprios proslitos. Esta mesma soberba os leva, em pouco tempo, a edificarem templos, to grandes e suntuosos quanto os rendimentos das doaes permitirem. O prprio nome desta ou daquela religio uma marca de soberba que cada um faz questo de personalizar. E esta marca se espalha tambm entre os seguidores, que passam a defend-la com todo o nimo, e no mais defender a verdade escritural. Hoje em dia incontvel o nmero de nomes de religies disponveis em busca de proslitos; todas verdadeiramente rivais em suas obras, mantendo na superfcie uma falsa aparncia de fraternidade; muito mais parecido com um relacionamento poltico do que com uma verdadeira fraternidade. Podemos compreender com facilidade que religies de f antagnica se mantenham afastadas, por no comungarem em seus credos e princpios; contudo, so inmeras as religies de f semelhante que ainda assim se mantm afastadas, pois o centro da questo no est nos fundamentos que professam, mas sim nos feudos e reinos prprios de cada um. YAOHUSHUA disse claramente aos religiosos da poca: "Vocs andam por terra e mar em busca de algum que possam tornar um proslito; e depois o fazem duas vezes mais ru do inferno do que vs mesmos". Muitas pessoas que entram em contato comigo, tm como primeira pergunta: "Qual o nome do ministrio de vocs? Ou a que denominao vocs pertencem?". Minha resposta tem sido sempre a mesma: "S existe um nico Corpo de YAOHUSHUA sobre toda a face da terra, sem divises e subdivises. Este povo, diz a escritura, um povo que se chama pelo Meu Nome". Todo aquele que cr em YAOHUSHUA faz parte do mesmo Corpo que eu fao parte, e eu fao parte igualmente deste Corpo com ele, onde quer que se encontre sobre todo o mundo. Portanto, amado leitor, volte seu corao para a verdade e para a verdadeira adorao em esprito, no se deixando enredar por instituies e artifcios humanos. O corao soberbo rejeita a verdade, mas o corao humilde a ama. O corao soberbo religioso, o corao humilde recebe vida.

www.estudosescriturais.net.br

60

TRADIO - Grande priso esta que satans usa para prender as pessoas e mant-las longe da vontade de YAOHU UL. O que tradio, afinal? Tradio algo que nos conduz a agir, falar ou pensar de uma determinada forma, simplesmente pelo fato de sempre ter sido assim, desde nossos pais, e dos nossos avs. Faz-se porque sempre se fez. Diz-se porque sempre se disse. Ou no se faz por que nunca se fez. Quem se permite viver, agir, falar e pensar de acordo com tradies, est se afastando diariamente da vontade de YAOHU UL, porque o que devemos fazer aquilo que YAOHU UL nos ordena, diretamente em Sua Palavra, ou por meio de suas autoridades delegadas. A tradio nos diz para fazer, no o que YAOHU UL quer, e sim, aquilo que sempre fizemos, ou o que todos nossa volta sempre fizeram. Nossa vida em YAOHU UL dinmica, se renova a cada dia, a cada dia o Esprito O Santo nos leva por novas experincias, novas tarefas, novos servios, novas orientaes. Se ontem YAOHU UL quis que eu fosse visitar um enfermo, hoje talvez queira que eu fale sobre a gloriosa mensagem e sobre a salvao, talvez amanh me leve a algum lugar onde eu tenha algo importante a ouvir, e assim por diante. Fazemos o que YAOHU UL nos guia a fazer. A tradio invalida o mandamento de YAOHU UL, porque o motivo do nosso corao fica fora da vontade de YAOHU UL e fica centrado nos costumes prprios, da famlia, do povo, ou da religio. Outro malefcio muito grande da tradio que, para os que se apegam a ela, representa segurana de atitudes. As pessoas muito ligadas s tradies se sentem muito seguras em tomar esta ou aquela atitude por causa da tradio. A tradio diz para estas pessoas se isso "certo" ou se aquilo "errado". Tomam atitudes baseadas no certo ou errado, e se afastam da submisso a YAOHU UL, que a verdadeira luz. No faamos, pois, algo, simplesmente porque sempre foi assim desde nossos avs, mas busquemos estar atentos ao guiar de YAOHU UL para a cada instante fazermos o que Ele ordena. CINCIA - De tudo que faz parte do mundo, o mais evidente sinal de independncia , sem dvida, a cincia. Toda a cincia do mundo, que com seus inventos e descobertas encantam as pessoas e faz enormes progressos a cada dia, representa o esforo humano de resolver suas necessidades e suas dificuldades por seus prprios meios, sem depender de YAOHU UL. A Bblia nos mostra que durante quarenta anos o povo YAOHUdi (judeu) peregrinou no deserto sem que suas roupas se gastassem, sem que seus sapatos ficassem velhos, sem que passassem fome ou sede. No havia cincia no deserto, nem tampouco havia como aplic-la; contudo, YAOHU UL supriu e alimentou aquele povo durante quarenta anos. Toda a cincia humana no conseguiu at hoje suprir as mais bsicas necessidades do homem. A agricultura no mundo est extremamente tcnica, mas a fome continua matando aos milhares; a indstria txtil est avanadssima, produzindo tecidos sintticos, anti-alrgicos, anti-fogo, etc; contudo, as pessoas continuam morrendo de frio s centenas a cada inverno; a medicina avana a cada dia descobrindo novos mistrios da gentica, mas quanto mais avana, maiores so as doenas que aparecem. O surgimento da AIDS em pleno sculo XX, quando a cincia est muito prxima de encontrar a cura definitiva do cncer, s demonstra a fragilidade enorme da cincia humana frente aos enormes problemas que surgem. O homem, afastado de YAOHU UL, insiste em no depender de YAOHU UL para ser curado de suas enfermidades. O mundo ri quando se fala em cura vinda de YAOHU UL, contudo, quando todos os mtodos cientficos j fracassaram, e a morte certa, e j no resta esperana na cincia humana, ento o desespero faz com que se lembrem de YAOHU UL, e tentem alcanar sua misericrdia, o que certo, contudo devia ser o primeiro recurso, no o ltimo. Que me perdoem os mdicos, mas considero a classe mdica a mais indesculpvel diante de YAOHU UL, para aqueles que no crem nEle. Todo organismo humano e tudo que a cincia mdica descobriu at hoje aponta de forma inequvoca a mo do Criador. Mdicos ateus atribuem ao "acaso" ou a "evoluo expontnea" o corpo humano, verdadeira obra de arte do Criador, como se o acaso fosse algum muito inteligente. Pensam estes mdicos ateus, que o Sr. Acaso inteligente o suficiente para saber que so necessrios dois olhos para se obter estereoscopia, ou que so necessrios dois ouvidos para se obter estereofonia. Pensam eles que "ao acaso" o corao bombeia sangue com oxignio e nutrientes para os rgos que "ao acaso" precisam de oxignio e nutrientes. Pensam eles que "ao acaso" nossas pupilas se fecham quando h muita luz e se abrem no escuro. Segundo estes mdicos ateus, o Sr. Acaso muito mais inteligente e sbio do que eles, pois conseguiu fazer um ser humano completo, o qual eles no conseguem curar... Quo mais simples e fcil abrirmos o corao para YAOHU UL que criou o homem inteiro, esprito, alma e corpo e dependermos do Seu amor.

www.estudosescriturais.net.br

61

www.estudosescriturais.net.br

62

SUBMISSO, SOFRIMENTO, GRATIDO E LOUVOR


Ler o livro de J. No h registro de ningum que tenha passado por sofrimento to intenso como o sofrimento pelo qual passou J. A vida em YAOHUSHUA est intimamente ligada a perseguies e sofrimento, e no sofrimento que nossa submisso e humildade so mais intensamente postas a prova.

No quero colocar regra de que obrigatoriamente o Yaohushuahi (o que cr em YAOHUSHUA) ir sofrer, para que aqueles que no estejam passando por sofrimentos no venham a se sentir menos dignos do Reino de YAOHU UL; contudo estejamos preparados no esprito para tal.
Em princpio, voc s ir sofrer se quem estiver sobre voc tiver poder para isso. YAOHU UL tem poder para nos permitir sofrer (como permitiu a J) ou para acabar com nosso sofrimento (como acabou com o de J). Temos conscincia de que nenhum mal nos pode atingir seno com autorizao expressa de YAOHU UL. Se voc no est lembrado, leia no livro de J que o diabo teve de pedir autorizao a YAOHU UL para tocar na situao de J. As escrituras nos ensinam que tudo que acontece conosco precisa receber aprovao de YAOHU UL, sem o que tal no suceder. YAOHUSHUA nos disse que todos os fios de cabelo de nossa cabea esto contados e que nenhum pardal cai ao solo sem que YAOHU UL o autorize. Portanto, certo conhecer que tambm todo bem e todo mal em nossas vidas recebe aprovao de YAOHU UL antes de chegar a ns. Antes de prosseguir neste estudo desejo frisar que nenhum mal ou sofrimento sobre ns jamais passou pelo corao do Altssimo. Suas intenes para conosco so de paz, alegria, felicidade intensa, gozo em abundncia, isso sem contar as coisas inimaginveis que Ele tem reservadas para aqueles que O amam. Contudo estamos, como J esteve, e o nosso Molkhiul(Rei) YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY tambm esteve, envolvidos com YAOHU UL numa guerra de princpios. muito fcil ser respeitoso, honrar e louvar a uma autoridade que jamais permitisse que nenhum mal nos atingisse. Isso, como j disse antes, no submisso, bom senso. A verdadeira submisso se manifesta quando temos conscincia que um grande sofrimento nos atingiu, temos conscincia que YAOHU UL aprovou tal sofrimento, temos conscincia que Ele poderia nos livrar daquele sofrimento e no o fez, e, dentro deste sofrimento, no nos voltamos contra o nosso ULHIM, pelo contrrio, lhe rendemos louvores, aceitando completamente seus desgnios sobre nossa vida, sem exigir dEle explicaes com uma infindvel srie de "porqus?". Tenho convico de que os louvores so parte constante e ininterrupta da vida de f, contudo os louvores debaixo de sofrimento so ainda mais agradveis ao nosso ULHIM, por melhor exibirem nossa submisso. O livro de J nos mostra com clareza a origem do nosso sofrimento (e aqui estou me referindo ao sofrimento do crente, do justo) na provocao do diabo acerca da submisso dos servos de YAOHU UL. Na provocao lanada por satans no livro de J percebemos o claro intuito de acusar J de um "adorador dos bons tempos". Satans claramente queria acusar J de s servir a YAOHU UL e ser-Lhe fiel por estar cercado de toda proteo, com fartura, filhos, prestgio. A acusao tentava denegrir a submisso, como um princpio fraco que no seria capaz de resistir aos sofrimentos que lhe fossem impostos e que, debaixo de sofrimento, certamente J blasfemaria. O sofrimento que J passou, em escala muito superior aos que temos passado, serviram a inmeros propsitos : ficou patente a fora do princpio da submisso na vida de J, envergonhando toda a provocao rebelde; o conhecimento da imensido de YAOHU UL foi enormemente ampliado em sua vida; ficou claro que nada nos acontece de bom ou mal sem que o Altssimo o aprove; em tudo no atribuiu J a YAOHU UL culpa alguma, o que significa dizer que J entendeu que seu sofrimento teve um propsito reto, justo, santo, benigno e que a soberania de YAOHU UL est posta sobre tudo e todos no devendo ser questionada. Quem somos ns para questionar o Altssimo? Poderamos responder a uma s das questes que o Altssimo colocou para J? Assim, o sofrimento est profundamente envolvido com a submisso, dependendo de como o nosso corao reage diante dele. No h dvida que o melhor, em todos os casos, o louvor sincero ao Altssimo, que agrada a Ele por causa da submisso, e que, pela Sua misericrdia, nos abreviar o quanto possvel o sofrimento.
www.estudosescriturais.net.br 63

"Muitas so as aflies do justo, mas de todas o Altssimo o livra". "Em tudo dai graas, pois esta a vontade de YAOHU UL para vs...". "O Altssimo abre a ferida, o Altssimo a ata". "Eu sou YAOHU UL que fao o bem e crio o mal".

www.estudosescriturais.net.br

64

OS PRINCPIOS E A UNIDADE Humildade e soberba tem duas caractersticas muito importantes e completamente divergentes: a humildade agregadora e a soberba separadora. A palavra demnio significa "aquele que produz diviso, separao". A ttica maligna da diviso das pessoas encontra grande apoio na soberba do corao. A terra est coberta de igrejas e religies das mais diferentes denominaes, religies sem conta, alm dos inmeros grupos e comunidades no denominacionais. No momento em que escrevo estas palavras, o nmero de igrejas e religies aumenta ainda mais.
Dos primeiros convertidos, que eram a expresso mais pura da doutrina dos apstolos, sem dvida a soberba fez com que muitos (no todos) se apartassem, iniciando novas crenas e religies, onde ensinos pagos e mentirosos foram ento inseridos. Estes que se desviaram, sem dvida foram os que no queriam se submeter aos mandamentos e doutrinas dos apstolos, criando ento suas prprias religies, onde eles pudessem exercer o poder. Isto era fato naquela poca, do mesmo modo como fato hoje. interessante notar que, em qualquer grupo que se aparte por soberba, logo haver entre eles nova diviso ou tomada do poder, pois o princpio que continua operando neles o mesmo. Em qualquer reino onde impera a soberba, quem tem o poder no pode dormir, seno ser derrubado por algum prximo que almeja aquele poder. Por causa do princpio da soberba, reis j foram destronados e mortos pelos seus prprios filhos, lderes religiosos j foram mortos por seus sucessores, presidentes j foram depostos e assassinados; tudo em nome do poder. Como a independncia um princpio oriundo da soberba, entre os soberbos no h dependncia, e, em princpio, todos so descartveis e passveis de assassinatos ou expulso. Para um soberbo no h incmodo maior do que outro soberbo! Entre eles haver sempre disputa, competio e luta pelo lugar mais elevado. Ento, como pode haver unidade entre pessoas que se consideram mutuamente descartveis, ou, no mnimo, inferiores a si mesmos? Como pode haver unidade entre pessoas que se consideram independentes, e portanto, acham que as demais no lhe so importantes? Voc se lembra que Absalom, filho de Daud (Davi), armou uma rebelio para destronar o prprio pai? Lembra-se tambm que tal rebelio lhe custou a vida e o inferno? Tudo isto, devido a que? Soberba. Absalom no buscava o lugar de baixo, que para onde a humildade nos aponta, mas sim o lugar mais elevado, que para onde a soberba em seu corao apontava, no importando o preo. Estes fatos so facilmente observveis em qualquer sociedade, seja civil ou religiosa, onde impere a soberba. Papas catlicos j foram mortos ou exilados por aqueles que almejavam seu duplo poder religioso-temporal, pastores protestantes j foram expulsos de suas congregaes por outros que almejavam seus lugares, presidentes j foram depostos e assassinados, sendo que eles mesmos j haviam deposto e assassinado seus antecessores. O importante notar que, quanto maior for a soberba no meio observado, maior a quantidade de trocas de poder neste meio. S um nico fator consegue manter o poder num meio onde impera a soberba: a fora. Este o fator nico que mantm o reino das trevas sob o domnio de ha-satan. Fora. As escrituras nos do evidncias claras desta manuteno do poder pela fora no reino das trevas. A forma como os demnios suplicaram a YAOHUSHUA que no os mandasse para fora daquela regio em que se encontravam, indcio claro dos castigos que sofreriam caso seus superiores hierrquicos os encontrassem fora daquela regio. A estratgia de atuao geogrfica do reino das trevas, com seus principados, potestades, dominadores e foras espirituais do mal, no assunto deste estudo, mas este exemplo serve para ilustrar este poder maligno e hierarquia maligna mantida pela fora. Atentemos, porm, para o lado luminoso da questo, que um reino mantido pela submisso voluntria dos seus integrantes. O livro de Hebreus nos ensina e nos afirma que "certamente o menor ser abenoado pelo maior". (Hebreus 7:7).

www.estudosescriturais.net.br

65

Se, de fato, consideramos, no ntimo, nossos irmos superiores a ns prprios, ento, a primeira e imediata consequencia disso, termos em cada um deles uma fonte de bno para ns. Quando isso ocorre no nosso corao com verdade, entendemos que cada irmo sendo superior a ns prprios, se torna um abenoador nosso de acordo com Hebreus 7:7. Havemos de desejar sempre estar unidos queles que nos abenoam. No teremos jamais o desejo de nos separarmos deles. A humildade agregadora. Como a humildade produz dependncia, de imediato todos nossa volta se tornam indispensveis. Precisamos deles, so nossos abenoadores! O maior abenoa o menor. Se deixamos a humildade ocupar todo o nosso corao, a ponto de nos fazermos o menor de todos, ento teremos muitos abenoadores. Quando os irmos se tornam nossos abenoadores e reconhecemos a grande necessidade deles, ento jamais iremos desejar nos afastar deles. Se somos submissos de corao, ento estaremos satisfeitos com nossa posio na hierarquia do Reino, seja esta posio qual for. Isso jamais far com que queiramos o lugar de cima, ou que nos apartemos para um reino-prprio. Qualquer esforo por unidade que no tenha sua base firmemente alicerada na humildade, est fadada derrota e fracasso. J presenciei em minha vida muitas destas tentativas de "unidade planejada", onde o tom da conversa era muito parecido com as divises territoriais de mafiosos ou traficantes. "Eu fico com esta rea, voc com aquela e ele com aquela outra". triste ver que h pessoas ainda fortemente movidas por soberba, buscando lugares elevados, buscando "cargos", buscando posies, buscando superioridade, buscando seguidores, e defendendo com todas as foras seus "reinos prprios". Nem conseguem pensar em perder o reinado ou ter que divid-lo com outro. E o pior que isto causa que suas lutas pelo poder se tornam muito maiores que suas lutas pela verdade. Todos os reinos pertencem integralmente a YAOHU UL. tudo dEle e para Ele. YAOHU UL quem levanta reis e Quem os derruba. Aquele que quiser ser o maior no reino dos cus, seja o menor, o que serve a todos. S existe um nico tipo de diviso escritural ao qual devemos obedecer com presteza e seriedade: a diviso entre luz e trevas. As escrituras afirmam que no h nenhuma comunho entre luz e trevas. A separao neste caso total. Esta separao no provocada por soberba, nem por considerar os outros inferiores a ns. No causada tambm por acharmos os outros "descartveis", mas ao contrrio, causada pela obedincia s Sagradas Escrituras. No compactuar com mentiras, no compactuar com pecado, no compactuar com soberba, no compactuar com rebelies, enfim, no compactuar com nada que pertena ao reino das trevas.

Tarefas De Um, De Dois, De Dez... e De Todos Vrias vezes j passei por situao de ter que empurrar meu carro para faz-lo pegar. Em todas elas reconheci claramente que no tarefa para uma nica pessoa. Eu no conseguia empurrar o carro ao mesmo tempo em que engrenava a marcha para girar o motor. Esta uma tarefa para mais de uma pessoa. Se o carro for grande e pesado, possvel que seja tarefa para cinco pessoas. Se for um caminho, talvz dez pessoas.

www.estudosescriturais.net.br

66

No Reino de YAOHU UL h tarefas espirituais que, semelhantemente, vo requerendo mais esforo dependendo da sua dificuldade. H tarefas de um Yaohushuarr (o que cr em Yaohushua); contudo, h outras tarefas que necessitam no mnimo de dois ou trs; h tarefas que so de uma congregao e h tarefas que s sero realizadas por duas ou mais congregaes juntas; e, progressivamente, h tarefas espirituais que vo requerer toda a Oholyao (Corpo espiritual de YAOHUSHUA) na terra para realiz-la. Se houver independncia, seja individualmente ou como congregao local, ficaremos sempre limitados quanto s obras que seremos capazes de realizar. Um irmo sem os outros pouco pode realizar. Uma congregao sem as demais, pouco pode realizar. O que YAOHU UL espera que faamos, nos humilharmos perante Ele e perante nossos irmos, reconhecendo que sem eles nada somos e nada podemos. O irmo que est lendo estas palavras pensa que a converso do mundo rabe tarefa de um homem, ou de uma congregao? O irmo pensa que varrer satanas e seus demnios da face da terra para dentro do lago de fogo ser tarefa de um irmo ou de uma congregao? Jamais. Satans usa a seguinte estratgia: Se temos de enfrentar numa luta cinco adversrios ao mesmo tempo, a probabilidade de perdermos grande. Se pudermos lutar com cada um separadamente, nossa chance de prevalecer muito maior. Satans sabe que no pode lutar contra a Oholyao unida. A Oholyao unida s o soprar para dentro do abismo, por ser muito mais poderosa do que ele. Assim, ele procura dividir, semear discrdias, produzir faces, semear soberba nos coraes, enganar irmos com desejos de cargos importantes para ser muito honrado. Ele far sempre tudo para que nos afastemos uns dos outros, porque nossa unidade completa representa o fim da sua influncia, do seu engano, da sua presena neste mundo. A nossa unidade o fim de um principado inquo neste mundo, e a plenitude do Reino de YAOHU UL, nosso adorado UL SHUAODAY (Supremo Criador Provedor de Salvao) e seu Filho YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY. A unidade, meu amado irmo, comea em mim e em voc. No espere que os outros se humilhem diante de voc; humilhe-se voc diante deles. No espere que os outros o considerem grande, superior. Considere-os grandes e superiores a si mesmo. Certamente o menor ser abenoado pelo maior.

www.estudosescriturais.net.br

67

www.estudosescriturais.net.br

68

OS PRINCPIOS E O PERDO
ManYAOHU (Mat-us) 18:23-35 de extrema clareza a vontade de YAOHU UL quanto ao perdo em seus diversos aspectos. H alguns aspectos a serem considerados nesta questo que bem ampla; entretanto, nosso objetivo principal o de estudar o relacionamento do perdo com os princpios, ou melhor dizendo, a origem do perdo nos princpios fundamentais de luz. Os aspectos a serem considerados so: 1 - Perdo das ofensas dos homens. 2 - Perdo de ofensas inexistentes, tanto dos homens quanto de YAOHU UL. 3 - Pedido de perdo das nossas ofensas aos homens e a YAOHU UL. 4 - Restituio da parte ofendida. (Arrependimento de Zaqueu). Quando algum nos ofendeu ou se tornou nosso devedor, nos colocou numa posio de superioridade em relao a si. Deu-nos o direito de cobrar, exigir e at mesmo punir. Ele tem algo nosso com ele que nos d o direito de usar todos os meios para reave-lo, para sermos ressarcidos da perda. Podemos forar nosso devedor a vender seus bens para nos pagar, podemos lan-lo na priso, podemos arquitetar planos de vingana, enfim, h um sem nmero de atitudes que a posio de superioridade que nos foi conferida pela dvida ou ofensa nos faculta. Quem est nessa posio, a de credor, tem a faculdade de exercer juzo sobre seu devedor ou ofensor, e quem exerce juzo juiz. Temos porm entendido, que os princpios de luz (humildade, submisso e dependncia) nos apontam sempre para o lugar de baixo e no para o lugar de cima. No h prazer no humilde em estar em posio de superioridade. Quando exercemos autoridade, o fazemos apenas por ministrio, por servio a YAOHU UL no seu corao abenoador, jamais por prazer. Estar por cima incmodo para o humilde tanto quanto o estar por baixo para o soberbo. Se a dvida ou ofensa de algum nos colocou em posio de superioridade, de se esperar que o humilde deseje se livrar deste incmodo rapidamente, e que o soberbo busque eternizar esse prazer. H duas formas de desfazer esta situao de superioridade: a primeira pela quitao da dvida; a segunda, pelo perdo da dvida. Nem sempre possvel quitar uma dvida ou retratar uma ofensa, no seu todo, ou em parte. Quando no h como pagar, s restam as opes da punio, ou do perdo. Numa situao de dvida ou ofensa h sempre duas partes e duas questes a serem consideradas: a do credor, ou ofendido, e a do devedor ou ofensor. Consideremos primeiramente a parte do credor, ou ofendido. A humildade sempre nos conduz ao lugar de baixo, nunca aos lugares superiores. Todo prazer de uma posio de superioridade proveniente da soberba. de se esperar que o humilde procure desfazer logo esta situao de superioridade na qual se viu envolvido em funo da ofensa que recebeu, que abandone logo a posio de juiz e a entregue para aquele que o verdadeiro Juiz, YAOHU UL, nosso ULHIM, a quem pertence toda a vingana e juzo. Se nos colocamos na posio de juizes e vingadores estamos usurpando atribuies de ULHIM, e usurpao s provm de soberba. YAOHU UL sempre espera que voluntariamente nos humilhemos e vivamos em humildade; portanto YAOHU UL espera que realmente procuremos nos desfazer desta posio de superioridade. Como? Perdoando toda dvida de imediato e unilateralmente. Quando perdoamos, ns liberamos o devedor de sua dvida e, com isso, de estar sujeito (em condio de inferioridade) a ns, credores, e entregamos o caso totalmente a YAOHU UL, o Juiz perfeito. O perdo rasga a promissria, desfaz todos os registros legais da dvida ou ofensa. Quando retemos o perdo, a soberba que est atuando no corao e os males que ela produz so incalculveis. Aquele que no perdoa no sabe que maiores males est trazendo para si prprio do que para o ofensor de quem quer se vingar. A soberba no corao produz toda sorte de doenas espirituais, psquicas e fsicas. Toda espcie de ao espiritual de cura est sempre relacionada com perdoar ou ser perdoado. A falta de perdo um produto da soberba, princpio de trevas. O perdo procede da humildade, princpio de luz. Me parece obvio que Aquele que 100% humildade, tenha sido tambm 100% perdo, enviando o Seu prprio Filho, YAOHUSHUA, para pagar todas as nossas dvidas. Consideremos agora a parte do ofensor ou devedor. Quando ofendemos ou somos devedores sem ter como pagar, estamos em situao de inferioridade, sujeitos s deliberaes de nossos credores. Dependemos de sua misericrdia em nos

www.estudosescriturais.net.br

69

perdoar e nos liberar de dvidas impagveis, e no receber as punies devidas pela ofensa ou dvida no quitada. Nessa questo a humildade atua de modo a reconhecer a condio de devedor ou ofensor, certificar-se da impossibilidade de quitao total ou parcial da dvida ou retratao da ofensa, e sujeio ao credor em dependncia da misericrdia. Quando, pela humildade, reconhecemos nossa ofensa e pedimos perdo, estamos nos colocando em baixo, nos sujeitando ao credor e, como acontece com todo o que vive e pratica a humildade, estamos contratando os servios de defesa do maior Advogado do universo, YAOHUSHUA. Quando nos humilhamos, nos arrependemos e pedimos perdo, imediatamente o nosso credor passa a se entender com o nosso Advogado, no mais conosco. O pedido de perdo traz embutida, implcita, uma afirmao que s em humildade podemos fazer: "Eu errei". O soberbo no admite errar. Reconhecer o erro, para o soberbo, extremamente difcil e doloroso. Fere a sua falsa auto-imagem de perfeio e superioridade. A expresso destacada acima "sem ter como pagar" deve receber algumas consideraes pertinentes, e nesse caso, nos referiremos s escrituras em Lucas 19:1-10. O verso 2 nos afirma que Zaqueu era rico. Zaqueu passou por uma verdadeira converso num encontro com YAOHUSHUA, e, em conseqncia, um grande arrependimento de sua vida passada lhe aflorou do corao em palavras. Suas palavras mostraram um arrependimento, entre outros no registrados, do pecado de defraudar pessoas e tirar lucro disso. A ao do arrependimento de Zaqueu provocou em seu corao o desejo de restituio, e at quadruplicada. Zaqueu podia, era rico. Sua ao de arrependimento foi aprovada por YAOHUSHUA. Quando temos como restituir, ainda que em parte o nosso credor (ou credores), devemos fazlo. Imaginemos que eu atropelo uma pessoa e com isso sua perna fraturada. Ento eu salto do carro, vou at a pessoa e digo: me perdoe, eu errei. Ento dou meia volta, entro no carro e deixo l a pessoa cada no cho, sem ter como andar. Que voc acha disso? Muito estranho, no? Muito pouca conscincia da responsabilidade sobre o dano. O perdo atua, e deve atuar, naquilo que no temos como pagar. Nosso pedido de perdo no nos libera da responsabilidade de restituirmos aquilo que estiver em nossas mos para faz-lo, como Zaqueu tinha em mos o necessrio para restituir os que foram defraudados. de se esperar, pela retido, que o atropelador, no caso, socorra sua vtima, o encaminhe a um hospital e se incumba das despesas a seu alcance para o tratamento. Nossas ofensas contra YAOHU UL so impagveis, porquanto o salrio do pecado a morte; contudo, h muitas ofensas e dvidas pagveis aos homens no seu todo ou em parte, e dever do arrependido se responsabilizar por elas. Ainda um ltimo aspecto a abordarmos a questo do perdo de ofensas no cometidas. muito comum a soberba tornar o corao de um homem ofendido gratuitamente, simplesmente por algum, ou at mesmo YAOHU UL, ter agido de forma diferente do que sua soberba determinava. YAOHU UL nunca erra, perfeito, bom, misericordioso, justo, compassivo; entretanto h muitos que esto indignados contra o Altssimo por "discordar dEle" devido soberba de seus coraes, por YAOHU UL ter dado um tratamento a algum aspecto de sua vida, diferente do que era esperado. Tambm os homens fazem e dizem coisas diferentes do que esperamos ou entendemos que deveria ser dito. Nenhum desses casos, na realidade se constitui em ofensa. A soberba que cria uma ofensa imaginria, devido aos seus planos ou conceitos no terem sido acatados. O soberbo tem uma facilidade extrema de se ofender com tudo e com todos. Todos os pontos no concordantes so motivos para se sentir ofendido. A posio de ofendido uma posio de superioridade (quando a ofensa real), e o soberbo ao se ofender com facilidade busca trazer os outros para baixo de si, em busca de perdo. Apesar da anlise da origem da misericrdia na humildade no ser ainda parte deste estudo, gostaria de encerrar este captulo com uma importante afirmativa: no h misericrdia na soberba. Exercer misericrdia s possvel com humildade no corao.

www.estudosescriturais.net.br

70

www.estudosescriturais.net.br

71

BANHANDO-NOS NA PALAVRA

TERRILIM (SALMOS) 19:13


"...tambm da soberba guarda o Teu servo, que ela no me domine; ento serei irrepreensvel, e ficarei livre de grande transgresso." MAUSHLEM (PROVRBIOS) 8:13 "O temor de ULHIM consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogncia, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreo." MAUSHLEM (PROVRBIOS) 11:2 "Em vindo a soberba sobrevem a desonra, mas com os humildes est a sabedoria." MAUSHLEM (PROVRBIOS) 14:3 "Est na boca do insensato a vara para a sua prpria soberba, mas os lbios do prudente o preservaro." MAUSHLEM (PROVRBIOS) 16:18-19 "A soberba precede a runa, e a altivez do esprito, a queda. Melhor ser humilde de esprito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos." MAUSHLEM (PROVRBIOS) 29:23 "A soberba do homem o abater, mas o humilde de esprito obter honra." DAYAN-UL (DANIEL) 4:37 "... glorifico ao Rei do cu; porque todas as suas obras so verdadeiras, e os seus caminhos justos, e pode humilhar aos que andam na soberba." DAYAN-UL (DANIEL) 5:20 "... quando porm o seu corao se elevou e o seu esprito se tornou soberbo e arrogante, foi derribado do seu trono real, e passou dele a sua glria." AWODYAOHU (OBADIAS) 3 "A soberba do teu corao te enganou, tu que habitas nas fendas das rochas, na tua alta morada, e dizes no teu corao: Quem me deitar por terra? Se te remontares como guia, e puseres o teu ninho entre as estrelas, de l te derrubarei, diz o Altssimo." TERRILIM (SALMOS) 101:5 "... o que tem olhar altivo e corao soberbo, no o suportarei." TERRILIM (SALMOS) 138:6 "O Altssimo excelso, contudo atenta para os humildes; os soberbos ele os conhece de longe." MAUSHLEM (PROVRBIOS) 15:25 "O Altssimo deita por terra a casa dos soberbos ... " HABAKUK 2:4 "Eis o soberbo! Sua alma no reta nele; mas o justo viver pela sua f." MALAOKHI (MALAQUIAS) 4:1 "Pois eis que vem o dia, e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade, sero como o restolho; o dia que vem os abrasar, diz YAOHU UL TZAVULYAO (o Comandante dos Exrcitos Celestiais) ... ". LUCAS 1:51 " ... agiu com o seu brao valorosamente; dispersou os que no corao alimentavam pensamentos soberbos. Derrubou dos seus tronos os poderosos e exaltou os humildes." YAOHUtm (TIAGO) 4:6
www.estudosescriturais.net.br 72

"YAOHU UL resiste aos soberbos, mas d graa aos humildes." YAOHUtm (TIAGO) 4:10 "Humilhai-vos na presena de YAOHU UL e Ele vos exaltar." 1 KFOS (PEDRO) 5:5 "Cingi-vos todos de humildade, porque YAOHU UL resiste aos soberbos, contudo aos humildes concede a sua graa. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mo de YAOHU UL, para que Ele em tempo oportuno, vos exalte ..." MAUSHLEM (PROVRBIOS) 22:4 "O galardo da humildade e o temor do Altssimo so riquezas e honra e vida." ATOS 20:19 " ... servindo ao Altssimo com toda a humildade ... " TERRILIM (SALMOS) 147:6 "O Altssimo ampara os humildes ... " MANYAOHU (MAT-US) 11:29 "Tomai sobre vs o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de corao ... " MANYAOHU (MAT-US) 18:4 "Portanto aquele que se humilhar como esta criana, esse o maior no reino dos cus. " YaoshuaYAOHU (ISAAS) 2:11-17 "Os olhos altivos dos homens sero abatidos e a sua altivez ser humilhada; s o Altssimo ser exaltado naquele dia. Porque o dia de YAOHU TZAVULYAO (Comandante dos Exrcitos) ser contra todo soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta para que seja abatido." 2 CRNICAS 34:27 "Porquanto o teu corao se enterneceu, e te humilhaste perante YAOHU UL, quando ouviste as suas ameaas contra este lugar e contra os seus moradores, e te humilhaste perante mim, rasgaste as tuas vestes e choraste perante mim, tambm eu te ouvi, diz o Altssimo". YaoshuaYAOHU (ISAAS) 26:4 "Confiai no Altssimo perpetuamente, porque YAOHU, vosso ULHIM uma rocha eterna; porque ele abate os que habitam no alto, na cidade elevada; abate-a, humilha-a at a terra, e at ao p." KOZOQUI-UL (EZEQUIEL) 21:26 " ... assim diz YAOHU ULHIM: Tira o diadema e remove a coroa: o que j no ser o mesmo: ser exaltado o humilde e abatido o soberbo. " MANYAOHU (MAT-US) 23:12 / LUCAS 14:11 / LUCAS 18:14 "Quem a si mesmo se exaltar ser humilhado; e quem a si mesmo se humilhar ser exaltado. "

www.estudosescriturais.net.br

73

GLOSSRIO: Aba Aramico significa Pai Adam (corrompido como Ado) Significa Terroso, ser humano. Terra em hebraico Adam. Abruhm (corrompido para Abrao) significa Pai de multides Bereshit (substitudo por Gnesis) - Em princpio - Encabear Baal Na mitologia, filho de EL, senhor, prncipe dos demnios. O supremo de-s dos cananeus, correspondendo a Bel, Senhor, dos babilnios. O ttulo por extenso, do Baal cananeu, era Baal-Semaim, isto senhor do cu. Baalins (Jz 2.11) a forma plural; cada lugar tinha seu prprio Baal. Assim havia BaalHazor, Baal-Hermom, Baal-Peor, etc.Baal era o deus do sol, responsvel pela germinao e crescimento da lavoura, o aumento dos rebanhos e a fecundidade das famlias. Em tempos de seca e de peste, sacrificavam lhe vtimas humanas para apaziguar a sua ira, 2 Rs 16.3; 21.6; Jr 19.5. Nesses holocaustos, a famlia geralmente oferecia o primognito, a vtima sendo queimada viva. Baal era a divindade masculina e Astarote a feminina entre os fencios e os cananeus. A adorao a Baal, no tempo de Moiss, passara para os amonitas e os moabitas, Nm 22.41. No tempo de Acabe e Jezabel, o culto a Baal permeou a maior parte da nao, l Rs 18.22; YermYaohu (Jeremias) 23: 27 Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esquea do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu prximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal. Benyamim corrompido para Benjamim, significa filho da felicidade Cocavm estrelas Daoud corrompido como Davi Emunh f - vem da raiz amanh que significa estabilidade, firmeza, solidez, confiana e fidelidade. Emunh de forma simples foi traduzida para o nosso idioma como f, o que no estaria errado. Porm, muito mal explicado o conceito de f. tanto que herdamos muito mais o significado latino (fide, da vem a palavra fidedignidade) do que hebraico em si. De modo bem simples os significados de emun esto relacionados escritura. E at mesmo a palavra confiana est relacionada mais a se firmar nas escrituras do que simplesmente acreditar. Por isso que o conceito de f no pode est ligado somente crena, o que j errado em si mesmo. Por que a crena fundamenta-se no pensamento do que na escritura em si. Portanto, f no crena, f estabilidade, firmeza, solidez e confiana nas escrituras. Goym - Significa Gentios ou Naes Hodh (corrompido como glria) Significa esplendor, brilho intenso Hodayao Significa esplendor, brilho intenso de Yaohuh Ha-satan significa: adversrio, opositor, inimigo. Hebre-s hebraico Ivrim hol artigo definido O Hodshua Cabea da salvao Kfos (corrompido como Pedro) henraico moderno Kefa Kip cobrir, expiar Khanah (corrompido como Ana) Mehushkhay Messias Manyaohu (corrompido como Mate-s) Molkhiul rei Mehushua - salvo das guas - Moshe Moiss Ohav amor Oholyao (Corpo Mstico de Yaohushua) Oholyao (hebraico) ou Igreja (grego). A palavra Oholyao uma palavra hebraica que traz em si o significado de um corpo espiritual composto de todos os que crem em YAOHUSHUA, independente de onde vivam, de raa, nacionalidade, cor, posio social, etc. Enfim, a palavra Oholyao representa pessoas. Igreja aparece no Novo Testamento traduzido do grego, e significa os chamados para fora ; contudo, aqui, o que precisamos perceber e entender que igreja, do mesmo modo que Oholyao, so pessoas e no lugares, entidades ou prdios. Odmorul (corrompido como senhor) Significa Governante, Soberano Qoatv Escritos
www.estudosescriturais.net.br 74

Rkha (corrompido como Ruach ) Significa literalmente, Sopro, vento Rkha hol Hodshua (Corrompido como Ruach HaKodesh ou Esprito Santo) Rahav (corrompido como Rab) Shal (corrompido como 'Paulo') Shua-olmayao - (corrompido como cu) Socorro ou salvao da eternidade de Shan Tov Shofar Yaohukhnan (corrompido como Joo) Yaohudim (judaicos) significa podo de Yaohuh YAOHUSHUA (IAORRSHUA) Significa socorro de Yaohu Yaohudi (corrompido para Jude-s) Povo de Yaohu Yaohukaf (corrompido para Jac ou Tiago) Significa na palama da mo de Yaohu Yaohudah (corrompido para Jud) Yom Kipur (comemora o dia da expiao do pecado) Yaoshorul (corrompido como Isra-l) YaoshuaYaohu (corrompido como Isaias) Yaohushuahim (os que creem em Yaohushua) YAOH-nah (corrompido como Jonas) Yaohutam (corrompido como Timt-o) YOHUtz-kaq (corrompido como Izaque) YOHU-caf (corrompido como Jac) YOHUH (Nome do Altssimo Criador). A forma YAOHU (ou em portugus IAORR simplesmente escrita da fontica, como se fala o Tetragama YHWH. Yarmiyaohu (corrompido como Jeremias) ULHIM Supremos UL (corrompido como EL ou Deus) pronuncia-se: UL e significa SUPREMO uma palavra que ocorre como substantivo comum (UM SER SUPREMO E ESPIRITUAL) e tambm um ttulo de YAOHU. claramente demonstrado esse fato no caso dos cananitas no primeiro e no segundo milnio AM, e dos patriarcas, para os quais UL, claramente, no era s um ser mais alto num panteo, mas sim, o nico Ser Supremo e Altssimo a quem honravam na base da sua revelao. UL significa literalmente: aquele que vai adiante ou comea as coisas A palavra vem de forma acdica illu do verbo (ul), um dos ttulos mais antigos do Altssimo YAOHU. ULHIM (corrompido como Elohim ou Deuses) E o plural de UL Ulyaohu (corrompido como Elias)

www.estudosescriturais.net.br

75

You might also like