You are on page 1of 4

A Gerao de Orpheu e o Primeiro Modernismo Portugus 1.

Alguns conceitos a considerar:


- Vanguarda: a vanguarda caracterizada por uma forte oposio aos valores e s
tendncias vigentes e, em consequncia, sofre tambm a oposio maior parte do pblico. A inovao ope-se tradio, constituindo-se assim um elemento de presso. Orpheu a iniciativa de vanguarda mais significativa dessa poca, e vai afirmar, no quadro da literatura portuguesa os nomes de maior importncia, e que tanta influncia exerceram nas geraes seguintes: Mrio S Carneiro, Fernando Pessoa e Almada Negreiros. No importa que a revista no apresente um contedo essencialmente vanguardista, o que importa o impacto que ela vai provocar atravs das colaboraes de S Carneiro e Pessoa. Este ltimo, mais notadamente, por ser ele o criador e inventor de novas e originais formas poticas: o paulismo, o interseccionismo e o sensacionismo.

2. O Primeiro Modernismo Portugus


Em incios do sculo XX, em Portugal, a produo literria e plstica era ainda profundamente marcada pelo classicismo racionalista e naturalista, em manifestaes apticas e decadentes, que evidenciavam forte resistncia inovao. Os interesses materiais dos burgueses sobrepunham-se aos interesses culturais, condicionando a liberdade de expresso. Os primeiros anos do sculo XX, em Portugal, foram marcados pelo entrechoque de correntes literrias que j agitavam o esprito desde algum tempo: Decadentismo, Simbolismo, Impressionismo, etc. O ideal republicano, engrandecido por sucessivas manifestaes de instabilidade, foi se concretizando em 1910, com a proclamao da Repblica, depois dos sangrentos acontecimentos de 1908, quando o rei D. Carlos perdeu a vida nas mos de um homem do povo. E foi nessa atmosfera de confusas foras estticas, a que se sobrepunham a inquietao trazida pela I Grande Guerra, que um grupo de rapazes, em 1915, fundou a revista Orpheu. Eram eles: SCarneiro, Fernando Pessoa, Lis de Montalvor, Santa-Rita Pintor, e mais tarde

Almada Negreiros (entre outros). O seu propsito fundamental consistia em agitar conscincias atravs de atitudes desabusadas que, em coexistncia com as derradeiras manifestaes simbolistas, iniciavam um estilo novo, moderno ou modernista. A sociedade portuguesa vivia uma situao de crise aguda e de desagregao de valores. Os modernistas portugueses respondem a esse momento, deixando atrs o acanhado meio cultural portugus, entregando-se vertigem das sensaes da vida moderna, da velocidade, da tcnica, das mquinas. Era preciso esquecer o passado, comprometer-se com a nova realidade e interpretla cada um a seu modo.

NOTA
(No fcil precisar os limites cronolgios do Primeiro Modernismo em Portugal, mas certos livros dizem-nos que foi a partir de 1915, quando se formou o grupo da revista Orpheu (onde se esboa o primeiro movimento de vanguarda).

o modernismo, enquanto movimento esttico e literrio de ruptura, que

irrompe em Portugal em unnime com a arte e a literatura mais avanadas da Europa, sem prejuzo, todavia, da originalidade nacional.
A proclamao da Repblica de Portugal (1910) associada instabilidade poltico-social e emergncia de foras cosmopolitas progressistas, marcou o Primeiro Tempo Modernista portugus - o Orfismo ou a gerao de

Orpheu.

Temos que afirmar esta revista, por que ela a ponte por onde a nossa alma passa para o nosso futuro
Fernando Pessoa

2. A Gerao de Orpheu
A Gerao de Orpheu foi o grupo responsvel pela introduo do Modernismo nas artes e letras portuguesas. O nome advm da revista literria Orpheu, publicada em Lisboa no ano de 1915.

Nota sobre a revista: revista idealizada no Brasil por Lus de


Montalvor e Ronald de Carvalho, pretendia comunicar a nova mensagem europeia, preocupada apenas com a beleza exprimvel pela poesia, inspirada no simbolismo, no futurismo, no super-realismo.Em 1914 os jovens modernistas, estrearam o seu o projecto que Lus de Montalvor acabava de trazer do Brasil: o lanamento de uma revista luso-brasileira: Orpheu. Dessa revista saram efectivamente dois nmeros (os nicos publicados) em 1915; incluam colaborao de Montalvor, Pessoa, S Carneiro, Almada, Cortes Rodrigues,A revista vinha realizar uma aspirao comum dos jovens poetas que se reuniam volta de Fernando Pessoa.No Orpheu poderiam publicar as suas peas de escndalo: poesias sem metro, celebrando roldanas e polias, ou revelando as profundezas do subconsciente, sem passar pelo crivo da razo. O primeiro nmero, sado em Abril de 1915, esgotou-se em trs semanas, por uma espcie de sucesso negativo: compravam-no para se horrorizarem com o seu contedo e se zangarem com os seus colaboradores. Um destes, Armando Cortes Rodrigues, conta que eram apontados a dedo nas ruas, olhados com ironia e julgados loucos. (os escritores da revista, entre ele s carneiro, pessoa, almada,etc). Um segundo nmero sairia em Julho do mesmo ano, com contedos bem mais futuristas; um terceiro nmero foi organizado e mesmo impresso parcialmente, mas no se publicou. Feitos, em parte, para irritar o burgus, para escandalizar, estes dois nmeros alcanaram o fim proposto, tornando-se alvo da troa dos jornais; mas a empresa no pde prosseguir por falta de dinheiro. Em Abril de 1916, o suicdio de S Carneiro privou o grupo de um dos seus grandes valores. No Orpheu revelaram-se tendncias vrias, que vo desde a permanncia do simbolismo e do decadentismo at s tendncias inovadoras como o futurismo. O grupo entretanto continuou a publicar noutras revistas e, em 1917, surgiu a revista Portugal Futurista, onde foram reproduzidos quadros de Santa Rita Pintor e Sousa Cardoso, juntamente com poemas futuristas de S Carneiro (pstumos) e Pessoa, sobretudo sob o seu heternimo de lvaro de Campos. No

rasto do Orpheu surgiram as revistas literrias Exlio 1916, Centauro 1916, Portugal Futurista 1917, Athena 1924-1925 e Presena 1927-1940, que iniciou o denominado segundo modernismo.

Seguindo as vanguardas europeias do incio do sculo XX, nomeadamente o Futurismo, os colaboradores da revista Orpheu propuseram-se, (de acordo com
uma citao de Maiakovsky que Almada Negreiros ter usado mais tarde para caracterizar o Grupo,) "dar uma bofetada no gosto pblico". Apesar disto,

mantiveram

influncias de movimentos anteriores, tal como o Simbolismo e o Impressionismo. Poetas como Fernando Pessoa, Mrio de S-Carneiro, Almada Negreiros, e pintores como Amadeo de Souza-Cardoso e Santa Rita Pintor reuniram-se em torno duma revista de arte e literatura cuja principal funo era agitar as guas, subverter, escandalizar o burgus e pr todas as convenes sociais em causa: o prprio nome "Orpheu" no fra escolhido por obra do acaso. (Orpheu era o mtico msico grego que, para salvar a sua mulher Eurydice do Hades, teria de a trazer de volta ao mundo dos vivos sem nunca olhar para trs) E era essa metfora que importava aos homens da Orpheu, esse no olhar para trs, esse esquecer, esse olvidar do passado para concentrar as atenes e as foras no caminho para diante, no futuro, na "edificao do Portugal do sc. XX" (Almada Negreiros). A Gerao de Orpheu no contribuiu s para a modernizao da Arte em Portugal mas foi responsvel pela divulgao de alguns dos melhores artistas do mundo. Os traos marcantes da Gerao Orpheu so as tendncias futuristas (exaltao da velocidade, da eletricidade, do "homem multiplicado pelo motor"; antipassadismo, antitradio, irreverncia). Agitao intelectual, "escandalizar o burgus", o moderno como um valor em si mesmo.

Nas pginas da revista Orpheu, esta gerao publicou uma poesia complexa, de difcil acesso, que causou um grande escndalo naquela poca.

You might also like