You are on page 1of 2

OBJECTIVOS Promover a leitura em diferentes suportes; Apoiar e estimular o Currculo; Criar hbitos de pesquisa, recolha, seleco e tratamento da informao;

Ocupar de forma ldica os tempos livres.

EQUIPA RESPONSVEL Professores: Slvia Faustino (Prof. Bibliotecria) Olga Matos (Prof. Bibliotecria) Isabel Oliveira Natlia Carvalho Joaquim Antnio Marques Assistentes Operacionais Ana Maria Silva

PLANTA DA BE/CRE

Horrio 8.30 17.30

Localizao 1 piso Bloco A A biblioteca tua.


Usa-a da melhor maneira. H sempre algum disponvel para te ajudar a utilizar todos os recursos. APARECE! Se pretenderes deixa as tuas sugestes na caixa que existe para o efeito.

Zona de atendimento e de gesto bibliogrfica Zona de leitura formal Zona de leitura informal/trabalho Espao multimdia Espao audiovisual

ORGANIZAO DO ESPAO
A Biblioteca/Centro de Recursos constituda por vrias zonas funcionais que se destinam realizao de diversas tarefas:

FUNDO DOCUMENTAL
A Biblioteca funciona em regime de acesso directo e livre s estantes com o fundo documental distribudo por temas, de acordo com a CLASSIFICAO DECIMAL UNIVERSAL (CDU). A CDU uma tcnica de classificao uniformizada e utilizada nas bibliotecas. A sua finalidade dividir e organizar a totalidade do conhecimento em 9 reas:

SERVIO DE EMPRSTIMO

O emprstimo domicilirio de livros facultado individualmente a cada utilizador. No servio de emprstimo domicilirio tm prioridade os docentes, os discentes e os funcionrios do agrupamento, seguindo-se os Pais/Encarregados de Educao.

Zona de atendimento e de gesto bibliogrfica 0 GENERALIDADES


Servio de emprstimo e de tratamento documental.

1 FILOSOFIA, PSICOLOGIA 2 RELIGIO, TEOLOGIA 3 CINCIAS SOCIAIS 5 MATEMTICA E CINCIAS NATURAIS 6 CINCIAS APLICADAS. MEDICINA. TECNOLOGIA 7 ARTE. RECREAO. ENTERTENIMENTO. DESPORTO 8 LNGUA. LINGUSTICA. LITERATURA 9 GEOGRAFIA. BIOGRAFIA. HISTRIA

No esto incluidas no regime normal de emprstimo as obras da classe 0 (dicionrios, enciclopdias...), em video, CD-Rom e diapositivos.

Zona de leitura /trabalho individual


Leitura, estudo individual e trabalho de grupo.

O utente responsavel pela devoluo da obra em bom estado de conservao e dentro do prazo mximo (15 dias).

Zona de leitura informal


Leitura de revistas, jornais ...

INTERNET E MATERIAIS MULTIMDIA

Espao multimdia
Recurso ao equipamento informtico para desenvolvimento de actividades de pesquisa e produo de documentos.

Os utentes tm direito a utilizar os computadores e a internet gratutitamente, depois de preenchida uma requisio. A pesquisa dever incidir somente em temas relacionados com o currculo. O recurso a jogos educativos permitido apenas durante a hora do almoo.

Espao audiovisual
Visionamento de filmes ou documentos em diferentes suportes (Tv, video, DVD) e audio de CDs, cassetes audio ...recorrendo, quando necessrio a auscultadores.

A COTA permite identificar o local/estante onde se localiza o livro/documento e composta por: classificao (C.D.U.); trs primeiras letras do livro e do apelido do autor.

Cada computador s pode ser usado, no mximo, por dois utentes. A impresso de trabalhos (preto ou cores) fica sujeita ao prerio afixado.

SERVIOS OFERECIDOS PELA BIBLIOTECA


LIVRE ACESSO

Zona de impresso
Impresso de documentos (trabalhos dirigidos pelo professor ou livres) e fotocpia de material da biblioteca.

Visualizao/audio de cassetes udio ou video, Cds, DVDs ou outro material no livro. Nota: Faz a tua escolha e solicita, preenche a requisio no balo de atendimento e no final da utilizao devolve o material em boas condies e rebobinado.

O leitor tem direito a consultar, em livre acesso, todos


os documentos que se encontram na Biblioteca. Aps a consulta de um livro o leitor no deve coloc-lo na estante, mas no local designado para o efeito.

You might also like