You are on page 1of 9

Escola Secundria Dr. Augusto C. S.

Ferreira
CEF Gesto Ambiental Ano Lectivo 2010/2011 Prova de Avaliao Final

COMO REALIZAR UM TRABALHO ESCRITO

Quando no se sabe para onde se vai, nunca se vai muito longe Goethe

Realizar um trabalho escrito pegar num tema, clarific-lo e tomar uma posio sobre o mesmo. Para isso, deve-se utilizar bibliografia adequada. Quando pedido a um aluno que realize um trabalho, supe-se que demonstre competncias nos domnios de: Recolha de informao (capacidade de pesquisa, de leitura e de sntese); Tratamento rigoroso da informao (saber citar um texto de outrem, etc); Organizao da informao; Apresentao do trabalho de acordo com as regras estabelecidas.

Primeira Etapa - Escolha do tema


Devers escolher um tema que v de encontro aos teus interesses. Assegura-te que compreendeste integralmente os objectivos e as regras estabelecidas para a concretizao do teu trabalho, nomeadamente:

O tipo de suporte; O limite de pginas pretendidas; O data de entrega;

Segunda Etapa - Recolha da informao


As fontes de informao so diversas e no te limites Internet. Poders utilizar diferentes fontes:

Enciclopdias;
Livros especializados;

Documentos em vdeo; Meios de comunicao social (jornais, revistas, etc.)


Perante tantas fontes, por onde comear? Se possvel, comea pela consulta de uma obra de informao geral sobre o tema, como por exemplo uma enciclopdia ou um manual. A recolha da informao poder ser feita atravs de:

Registo de notas; Pequenos resumos; Esquemas/mapas; Palavras-chave

NOTA: sempre que retirares apontamentos de um livro, revista ou outra qualquer referncia bibliogrfica, no te esqueas de anotar so o nome do autor, o ttulo da obra, o nmero da edio, o local da publicao, o ano da publicao e a editora.

Terceira Etapa - Plano de trabalho


Depois de reunida toda a informao, conveniente elaborar um plano de trabalho para evitar que este seja vago e confuso. Deste plano resultar:

A diviso do trabalho em captulos e subcaptulos; Os aspectos ou as ideias que se vo apresentar;


PAF 2010/2011 Professora: Edite Santos

Aps a seleco da informao deves fazer a sua ordenao numa sequncia lgica. Este plano poder ser alterado durante a elaborao do trabalho.

Quarta Etapa - Redaco do trabalho


Se foi feito um bom plano, a redaco do trabalho ser muito mais fcil. Eis alguns conselhos para quando redigires o teu trabalho:

Nunca utilizes termos ou conceitos sem conhecer o seu significado;

Procura utilizar frases afirmativas em vez de frases negativas;

Constri frases curtas;

Procura que cada pargrafo corresponda apenas a uma ideia.

Deves utilizar o negrito em frases ou palavras que queiras evidenciar.

Qualquer tema pode ser ilustrado recorrendo a gravuras, fotografias, mapas, grficos, etc. Todas as imagens devem estar sempre relacionadas com o texto e devero ser colocadas prximo do assunto que ilustram. Devero ter sempre uma legenda explicativa.

Se verificares que o trabalho est incompleto, volta s fontes de pesquisa e


procura mais material para o completar. Se estiveres satisfeito, no consideres o trabalho encerrado antes de uma ltima leitura. S assim poders identificar as frases mal estruturadas que precisam de ser reescritas e substituir, por exemplo, palavras que se repetem muitas vezes ou que estejam incorrectas.

Quando j estiveres satisfeito com o resultado final, preocupa-te, agora, com a apresentao. D um ttulo bem expressivo ao trabalho e organiza a bibliografia. A bibliografia deve incluir os dados de todo o material que utilizaste para desenvolver a pesquisa, incluindo endereos dos stios consultados na Internet.

Ateno!
No te esqueas, que um trabalho escrito no deve ser confundido, com uma cpia ou um decalque de textos lidos em livros ou retirados de stios da Internet.

Apresentao do trabalho
A apresentao do trabalho tambm ser um item a avaliar, por isso, fundamental que este tenha bom aspecto. Para que um trabalho tenha um aspecto agradvel, tem em conta as seguintes indicaes:
PAF 2010/2011 Professora: Edite Santos

Usa folhas lisas, brancas e de formato A4; Escreve apenas de um dos lados da folha; No entregues folhas riscadas, rasuradas ou com emendas; Numera as pginas, excepto a capa e o ndice, mas no imprimas na folha de rosto o seu nmero de pgina;

Protege o trabalho com capas (folhas de acetato e cartolina branca).


Aps teres escolhido o tema adequado e teres feito o necessrio trabalho de pesquisa, tens pela frente uma das tarefas mais importantes: redigir o trabalho e preparar a sua apresentao.

1. Cabealho e rodap Utilizamos estes elementos para identificar as pginas do trabalho. No cabealho, coloca-se o nome da escola assim como o do trabalho e, no rodap, registamos o nome do autor do referido trabalho, a data e o n da pgina.

2. Paginao A paginao tem incio na folha de rosto, mas esta s aparece a partir da introduo. O nmero da pgina pode ser inserido em qualquer canto do lado direito da folha, mas o mais utilizado o canto inferior direito.

3. Notas de Rodap Estes registos so teis, quando queremos chamar a ateno do leitor para determinado facto. Geralmente, utiliza-se para associar Anexos ao texto ou para fazer uma referncia bibliogrfica a uma citao utilizada no texto.

4. Tipos de letra Os tipos de letra mais utilizados devem ser simples, como o Arial ou Times New Roman. O tamanho da letra do corpo de texto dever ser 12 e nos ttulos podes utilizar 14. Podes utilizar o itlico, o sublinhado ou o negrito para realares determinadas palavras que queiras chamar a ateno, mas sem exagerar. O Espaamento entre linhas deve ser de 1,5.

5. Margens O lado esquerdo da folha deve ter sempre espao suficiente para a encadernao, logo as medidas recomendadas so:
PAF 2010/2011 Professora: Edite Santos

Margem superior: 2,5 cm Margem inferior: 2 cm Margem da direita: 2,5 cm Margem da Esquerda: 2 cm

REDACO DO TRABALHO De um modo geral, um trabalho escrito dever conter por esta ordem: capa, folha de rosto, ndice, introduo, desenvolvimento, concluso, referncias bibliogrficas e anexos (facultativo).

CAPA A capa a primeira imagem que surge associada ao teu trabalho. A capa deve conter: o nome da escola, o ttulo do trabalho, nome completo do aluno e o ano lectivo.

FOLHA DE ROSTO a folha que vem logo depois da capa e apresenta uma identificao mais detalhada sobre o trabalho, nomeadamente:

O nome da escola, a disciplina a que se destina o trabalho e o nome do


professor

O ttulo do trabalho O nome do autor, ano, turma e nmero Data e ano lectivo.

NDICE O ndice identificado com cabealho no numerado. So apresentadas de forma ordenada as principais divises do trabalho, nomeadamente a sua diviso por captulos, com indica o do nmero da pgina. O formato do ndice livre, mas deve ser coerente com a formatao do resto do trabalho.

Aqui so numerados todos os ttulos e subttulos que utilizaste ao longo do


trabalho.

Deves indicar a pgina correspondente a cada um, de acordo com a


paginao geral do trabalho, iniciada na pgina de rosto que corresponde pgina 1.

INTRODUO
PAF 2010/2011 Professora: Edite Santos

A Introduo deve ser considerada como um elemento genrico do trabalho, e no como o ttulo de um captulo. Na introduo, deve apresentar-se:

O tema que se vai tratar A razo por que se escolheu esse tema O que se deseja desenvolver Percurso e os mtodos utilizados.

Estes tpicos podem, ou no, dar origem a captulos individualizados. Esta diviso depende da necessidade, que o autor sentir na estruturao dos tpicos.

DESENVOLVIMENTO O Desenvolvimento compreende os captulos em que so explicados os mtodos e feita a anlise de resultados (eventualmente de alternativas).

O desenvolvimento, ou corpo do trabalho, a sua parte central.

O desenvolvimento deve ser redigido com cuidado e nele poders formular questes, a que procurars responder, e dar a tua opinio fundamentada.

Baseia-se nas informaes recolhidas e deve ser redigido em texto, de


forma lgica e coerente.

Podes dividi-lo em vrias partes (captulos ou subcaptulos) e ilustr-lo com


fotografias, esquemas, desenhos, grficos

Organiza a informao de forma lgica e coerente.

Podem ser feitas citaes dos autores consultados. As citaes devem ser
curtas e estar bem destacadas entre aspas.

CONCLUSO Na concluso, deves apresentar uma sntese do assunto desenvolvido anteriormente. Podes dar uma viso pessoal, referir as dificuldades sentidas. No deves, contudo, repetir o que j foi dito anteriormente. Resumo dos objectivos.

Apresentao das principais ideias-chave que se constituem resposta aos


objectivos.

Relevncia das concluses para o desenvolvimento do conhecimento.

Futuras linhas de investigao sugeridas pelos resultados obtidos.


Se o trabalho for de grandes dimenses conveniente sistematizar as concluses
PAF 2010/2011 Professora: Edite Santos

para cada parte, e por fim analisar o conjunto e a relao entre as partes.

BIBLIOGRAFIA A bibliografia informa sobre o conjunto das informaes que permitem identificar um livro, um jornal, uma revista, um artigo, um texto, uma pgina da Internet, enfim, qualquer obra ou parte de obra publicada que foi utilizada na elaborao do trabalho. Na lista bibliogrfica, os autores devero ser indicados por ordem alfabtica. S se indicam na bibliografia os autores que efectivamente tenham sido consultados e que foram mobilizados para a realizao do trabalho. No se indica o nmero da edio quando esta a primeira.

1. Deve indicar-se, primeiro, o ltimo nome (ou apelido) do autor em maisculas, seguido de vrgula e do nome prprio, nome da obra, volume, editora, local da edio e data. Ex.: RIOUX, Jean Pierre, A Revoluo Industrial, publicaes D. Quixote, Lisboa, 1978. Caso se trate de mais de um autor, procede-se do seguinte modo: indicam-se os diversos autores, comeando pelos apelidos, em maisculas, seguido dos nomes. Ex.: MAGALHES, Ana Maria e ALADA, Isabel, Uma visita "Viagens no Tempo", Edies Caminho, Lisboa, 1988. Corte de D.Dinis, col.

Tratando-se de trs ou mais autores, pode indicar-se apenas o primeiro, seguido da expresso latina et al., a qual significa "e outros".

2. Artigos de revistas, jornais, etc. (publicaes em srie). Caso se trate de um artigo publicado numa obra, num jornal ou revista, deve indicar-se o nome do autor, ttulo do artigo, ttulo da publicao, nmero da publicao, data e pginas (primeira e ltima). APELIDO, primeiros nomes - Ttulo do artigo. Ttulo da publicao em srie (a negrito). Local de publicao. ISSN. Volume, Nmero (Ano de publicao), Pginas do artigo.

Ex.: FIGUEIREDO, M. O. - Factores de estabilidade estrutural associados ao arranjo

PAF

2010/2011

Professora: Edite Santos

dos caties nas estruturas dos compostos inicos. Revista Portuguesa de Qumica. Lisboa. Vol. 23, n. 4 (1981), p. 250-256. Se a publicao no tiver autor definido, o ttulo dever ser escrito em itlico e colocarse tambm por ordem alfabtica. Ex.: Revista de Histria, n 8 (ms e ano)

8
3. Caso se trata de uma consulta na Internet. Documento on-line APELIDO, primeiros nomes - Ttulo (a negrito). [Tipo de suporte]. (data). [Consultado em: dia, ms, ano], disponvel em: URL (Uniform Resource Locator). Ex.: RESENDES, M.B - Media e terrorismo. [Em linha]. (2005). [consultado em 15 de Maro de 2005], em: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp? section_id=2&id_news=162953. Documentos on-line (livros) APELIDO, primeiros nomes - Ttulo (a negrito). [Tipo de suporte]. Edio. Local de publicao : Editor, Ano de publicao, (data). [Data de consulta]. Disponibilidade e acesso. Ex.: RODRIGUES, Eloy Implementao de um sistema integrado de gesto de bibliotecas: a experincia na Universidade do Minho. Braga: Universidade do Minho, 2004. [consultado a 10 de Setembro de 2004]. Disponvel em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/.

4. Filmes, documentrios em Vdeo ou DVD APELIDO, primeiros nomes - Ttulo (a negrito). Edio. Local de publicao: Editor, Ano de publicao. Designao especfica do suporte (Extenso). Ex.: PINTO, Armando Vieira - Fado. Lisboa: Lusomundo, cop. 1947. 1 cassete vdeo (VHS) (110 min.). CD AUDIO APELIDO, primeiros nomes - Ttulo (a negrito). Edio. Local de publicao: Editor, Ano de publicao. Designao especfica do suporte (Extenso). Ex.: PONTES, Dulce Lgrimas. Lisboa: Movieplay, f.1993. 1 disco (CD) (54 min.). CD-ROM

PAF

2010/2011

Professora: Edite Santos

APELIDO, primeiros nomes - Ttulo (a negrito) [Tipo de suporte]. Edio. Local de publicao: Editor, Ano de publicao. Ex.: RODRIGUES, L.X. Dana na escola [CD-ROM.]. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, [2001?].

Nota: A presente Prova de Avaliao Final ter um pginas e mximo de 60 pginas . nmero mnimo de 40

O nmero de pginas indicado, referente s pginas utilizadas para a Introduo , Desenvolvimento e Concluso.

PAF

2010/2011

Professora: Edite Santos

You might also like