You are on page 1of 9

E-Porteflios no 1 Ciclo do Ensino Bsico Estratgia de promoo e certificao de competncias

CIDLIA MARQUES Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva cidalia.a.marques@gmail.com PEDRO ROCHA DOS REIS Escola Superior de Educao de Santarm pedro.reis@ese.ipsantarem.pt

Resumo: Durante os ltimos anos tem-se verificado um interesse crescente pela utilizao de e-porteflios em contexto educativo, em resultado das potencialidades que lhes so atribudas na promoo e avaliao de competncias. Esta investigao interpretativa, de tipo qualitativo, pretendeu estudar as potencialidades e limitaes da utilizao de porteflios electrnicos em escolas do 1 Ciclo do Ensino Bsico e propor modelos de e-porteflios adequados realidade deste nvel de ensino. Procedeu-se: 1) anlise global dos e-porteflios produzidos no Distrito de Santarm no mbito do Projecto CBTIC@EB1 - Projecto de Competncias Bsicas em TIC - durante o ano lectivo de 2005-2006; e 2) construo de trs estudos de caso, onde se analisa e discute a forma como professores, alunos e monitores se envolveram na dinamizao de e-porteflios. Com base nos resultados obtidos, procedeu-se concepo de dois modelos de e-porteflio que procuram adequar-se realidade especfica das escolas do 1 Ciclo portuguesas, potenciando as vantagens educativas desta metodologia e ultrapassando as dificuldades detectadas no estudo emprico prvio. Palavras-chave: Certificao de competncias, e-porteflios, portabilidade, reflexo.

1 INTRODUO Actualmente, o professor no pode ser um mero transmissor de informaes, devendo proporcionar aos jovens meios de tirar partido da multiplicidade de fontes de informao disponveis, nomeadamente, Internet, televiso e outros meios multimdia. A resposta a este desafio envolve a implementao de modelos pedaggicos baseados no trabalho activo dos alunos, na colaborao e no respeito pelos ritmos individualizados de aprendizagem. Na nossa opinio, os computadores e, mais concretamente, os e-porteflios constituem uma ferramenta preciosa na concretizao deste desafio. A utilizao dos porteflios no recente. Inicialmente utilizados por profissionais como forma de apresentarem os seus trabalhos, foram mais recentemente adoptados pela rea da educao como metodologia promotora da auto-avaliao e da reflexo sobre trabalhos e competncias desenvolvidos pelos alunos. Dada a evoluo tecnolgica a que assistimos, no de estranhar que o conceito tenha sido adaptado a um novo contexto o digital. Esta adaptao implica novos contextos, novos recursos e, necessariamente, novos desafios a que a educao no pode ficar indiferente.
58

Revista EFT: http://eft.educom.pt

Educao,Formao&Tecnologias,vol.2(2),Novembro2009

ISSN1646933X

Nos ltimos anos, em Portugal, as atenes de investigadores, decisores polticos e professores tm-se dirigido para os e-porteflios. O facto dos programas Ligar Portugal (MCTES, 2005) e CBTIC@EB11 (ano lectivo 2005/2006) apontarem para a sua utilizao e das orientaes da DGIDC (Direco Geral de Inovao e Desenvolvimento Curricular) incentivarem a sua utilizao na rea de Projecto do 8. ano fez com que a curiosidade sobre o tema aumentasse na classe docente. Como referem Costa e Laranjeiro (2008), existe um interesse claro dos decisores polticos, dos professores e dos alunos de diversos pases pelos eporteflios, em resultado do que consideram serem as suas potencialidades na promoo de metodologias de aprendizagem e avaliao diferenciadas. Contudo, tambm referem dificuldades na sua implementao, nomeadamente ao nvel das competncias tcnicas e didcticas exigidas aos professores. neste contexto que consideramos importante o estudo das potencialidades pedaggicas dos e-porteflios e dos factores que afectam positiva e negativamente a sua explorao em contexto escolar. Assim, a investigao descrita nesta comunicao teve uma finalidade dupla. Em primeiro lugar, consistiu no estudo dos e-porteflios produzidos no mbito do projecto CBTIC@EB1 e das potencialidades e dificuldades que os professores e monitores envolvidos neste projecto atribuem a esta metodologia. Em segundo lugar, a partir desse estudo prvio e da reviso da literatura sobre esta temtica, pretendeu propor um modelo de e-porteflio adequado ao contexto do 1 Ciclo do Ensino Bsico. Logo, procurou-se conhecer os tipos de e-porteflios utilizados, os modelos pedaggicos subjacentes sua construo e explorao, os benefcios e as desvantagens da sua utilizao e quais os modelos mais adequados realidade do 1 Ciclo do Ensino Bsico.
1

2 - E-PORTEFLIOS DE APRENDIZAGEM Durante as ltimas duas dcadas, os professores tm manifestado interesse no conceito e na utilizao dos porteflios em contexto escolar. Os porteflios no costumam limitar-se a uma mera colecta de trabalhos realizados pelos alunos e includos num dossier. Neste sentido, Silvrio (2006, p. 28) adverte que o portfolio pode ser descrito como uma pasta que contm trabalhos ou evidncias significativas do trabalho do aluno, no sendo, contudo, um dossier onde este vai arquivando documentos. Embora as semelhanas entre o dossier e o porteflio sejam notrias, na organizao, objectivos e fins que as diferenas entre as duas ferramentas mais se acentuam. Segundo S-Chaves (2000), as principais diferenas residem (1) no carcter formativo dos porteflios que permitem a verificao da complexidade do processo de aprendizagem do aluno de forma contextualizada, (2) no enfoque no processo que contnuo e permite a verificao das flutuaes no desenvolvimento do aluno e (3) na lgica reflexiva por permitir a partilha de momentos importantes na construo do saber pelo aluno (causas, consequncias, significados, reflexes sobre si prprio). Na opinio de Silvrio (2006), Santos (2002) e Fernandes et al (2004) o porteflio d a conhecer o seu autor as aprendizagens realizadas e as competncias desenvolvidas proporcionando uma viso pormenorizada do seu desenvolvimento cognitivo, metacognitivo, afectivo e moral. A partilha de responsabilidade na elaborao do mesmo dividida entre professor e aluno, na seleco das evidncias a incluir, dos objectivos a atingir e das formas de avaliao a utilizar. Paulson, Paulson e Meyer (1991, p. 2) consideram que:
O porteflio um laboratrio onde os estudantes constroem significados a partir da experincia acumulada () Um porteflio conta uma histria. a histria do conhecimento. Conhecimento das coisas... Conhecimento de si prprio... Conhecer uma audincia... Porteflios so as histrias dos estudantes, do que eles sabem, porque acham que tm esse conhecimento, e porque outros devero ser da mesma opinio. Um porteflio a opinio baseada em factos... Os estudantes provam o que sabem com exemplos do seu trabalho.

CBTIC- Este projecto surgiu na sequncia do Projecto Internet@EB1 que foi desenvolvido desde o ano lectivo 2002-2003 com o objectivo de acompanhar e prestar apoio pedaggico utilizao da Internet nas escolas pblicas do 1 Ciclo do Ensino Bsico (EB1). O objectivo principal do projecto CBTIC@EB1 (CRIE, 2005) era contribuir para uma maior e melhor aprendizagem, por parte de todos os alunos, atravs da integrao curricular dos computadores e da Internet e consolidar o desenvolvimento das competncias bsicas em TIC nos alunos, professores e comunidade educativa.

Revista EFT: http://eft.educom.pt

59

Educao,Formao&Tecnologias,vol.2(2),Novembro2009

ISSN1646933X

Santos (2002, p.78) defende os porteflios como instrumentos estimuladores da auto-avaliao. Para tal, o porteflio deve conter uma seleco de produtos significativos para o aluno, demonstrar aquilo que num dado momento capaz de fazer, abrangendo tanto aspectos cognitivos como afectivos. O aluno, ao seleccionar as suas produes, reflecte sobre o significado que estas tm para si, aquilo que fez, o que aprendeu, as dificuldades sentidas e as suas necessidades futuras. Para Gomes (2006, p. 4) o porteflio:
() deve ser revelador quer da dimenso produtos, quer da dimenso processos, () ao incluir elementos do percurso de aprendizagem dos alunos, ao revelar as suas reflexes, o seu percurso em termos de capacidade de pesquisa, seleco, anlise, sntese, autonomia, etc. tambm um elemento frequentemente revelador de um percurso de desenvolvimento pessoal () e representar as diferentes experincias de aprendizagem vividas pelos alunos.

Eyssautier-Bavay (2004), as principais vantagens da utilizao das tecnologias digitais so: a) a facilidade com que os e-porteflios podem ser revistos, modificados, transportados e partilhados (no seu todo ou parte dele); b) a possibilidade de inclurem diversos tipos de suportes e hiperligaes a ficheiros externos ao e-porteflio; e c) a facilidade do acesso evoluo dos alunos por parte da instituio educativa. Os e-porteflios podem estar acessveis permanentemente e a um leque vasto de pessoas. As distncias entre estudantes e professores deixam de ser relevantes para a continuao do trabalho. Paralelamente, so muito versteis ao permitirem a introduo de tipos de ficheiros muito diferentes: elementos multimdia, ficheiros de texto, fotografias, trabalhos de projecto, reflexes pessoais dos alunos, entre outros. Permitem ainda que o aluno estabelea hiperligaes entre conhecimentos (atravs de referncias cruzadas dentro de um mesmo e-porteflio) e a atribuio de um novo significado interdisciplinaridade. Eyssautier-Bavay (2004) acrescenta que o porteflio pode constituir uma ferramenta importante na comunicao interactiva entre o aluno, o professor e os pais, assumindo-se como um instrumento complementar de conhecimento do aluno. Professores, pais, comunidade e instituies educativas ficam a conhecer os reais resultados obtidos pelos alunos atravs de evidncias credveis, o que no possvel atravs da avaliao tradicional mediante testes sumativos. 3 - METODOLOGIA A investigao desenvolvida pretendeu, simultaneamente, estudar as potencialidades e as limitaes da utilizao de e-porteflios em escolas do 1 Ciclo do Ensino Bsico e, a partir desse estudo, propor modelos de eporteflios adequados realidade deste nvel de ensino. Optou-se por uma abordagem interpretativa, de tipo qualitativo, que envolveu: 1) a anlise global dos e-porteflios produzidos no Distrito de Santarm no mbito do Projecto CBTIC@EB1 durante o ano lectivo de 2005-2006; e 2) a construo de trs estudos de caso centrados em trs escolas participantes no referido projecto, onde se analisa e discute a forma como os professores, os alunos e os monitores se envolveram na dinamizao de e-porteflios (um dos objectivos desse projecto). Posteriormente, com base nos resultados
60

Assim, devem reflectir momentos significativos da aprendizagem do aluno e no necessariamente os melhores que o aluno fez. Recentemente, tem vindo a sentir-se um crescente interesse pela utilizao de porteflios digitais, a que no alheia a diversidade de suportes que comportam (udio, vdeo, escrita, imagem, documentos digitalizados), a portabilidade que permitem e, em muitos casos, a interoperabilidade dos sistemas que os suportam, deixando de existir o problema do transporte e do armazenamento da informao. Desvantagens como a portabilidade do porteflio e as limitaes do suporte papel so ultrapassadas pelo formato digital (Barrett, 2005; Achard, Martin e Roy, 2007). A palavra e-porteflio uma adaptao do termo porteflio utilizada para designar porteflios em formato digital. Na literatura especializada, surgem ainda os termos porteflio digital, webflio e digiflio como porteflios baseados na Web. Contudo, nesta investigao adoptmos o termo e-porteflio por ser o mais consensual. Achard, Martin e Roy (2007) referem que o carcter algo desencorajante da recolha de trabalhos dos alunos em suporte papel pode ser ultrapassado pelas potencialidades do suporte digital. Na opinio de
Revista EFT: http://eft.educom.pt

Educao,Formao&Tecnologias,vol.2(2),Novembro2009

ISSN1646933X

obtidos, procedeu-se concepo de dois modelos de e-porteflio que procuram adequar-se realidade especfica das escolas do 1 Ciclo portuguesas, potenciando as vantagens educativas desta metodologia e ultrapassando as dificuldades detectadas no estudo emprico prvio. No ano lectivo de 2005/2006, a Coordenao Distrital do CBTIC@EB1 criou uma instncia da plataforma Moodle (A minha turma na Internet) onde os professores, monitores e alunos participantes poderiam construir os eporteflios. Optou-se por esta plataforma pela facilidade de utilizao das suas actividades e recursos e por ser uma plataforma opensource. Assim, para cada turma foi aberta uma disciplina Moodle que serviria de base construo do e-porteflio. Cada equipa (monitor, professor, alunos) daria forma ao seu e-porteflio. Foi dada formao aos monitores sobre a metodologia de e-porteflio e as ferramentas da plataforma Moodle que tinham sua disposio para a implementao desta metodologia: insero de ficheiros, links, pequenos textos introdutrios (etiquetas) e actividades como o chat, fruns, dirios, glossrios, trabalhos. Nesta formao foi demonstrada a utilizao educativa das ferramentas Moodle na dinamizao de um e-porteflio atravs da disponibilizao de uma disciplina tipo. Neste estudo foram analisados todos os e-porteflios desenvolvidos pelas 265 escolas do 1 Ciclo do Ensino Bsico do Distrito de Santarm em que o Projecto CBTIC@EB1 foi implementado (ano lectivo 2005/2006). Para os estudos de caso foram seleccionadas aleatoriamente apenas trs dessas escolas e os respectivos professores e os monitores envolvidos no Projecto. 4 - RESULTADOS Ao analisarmos os dados do Centro Virtual de Apoio ao Projecto e a plataforma Moodle onde os e-porteflios foram alojados, verificmos que todos os agrupamentos do distrito aderiram ao projecto CBTIC@EB1. O projecto abrangeu um total de 44 agrupamentos, 357 turmas e 8276 alunos. Contudo, a construo de e-porteflios era facultativa. Assim, das
Revista EFT: http://eft.educom.pt

escolas que aderiram ao projecto CBTIC@EB1 no distrito de Santarm, 16% decidiram, desde o incio, no participar na construo de e-porteflios. Posteriormente, apenas 26% dos professores que aceitaram participar na construo dos porteflios se inscreveram na plataforma, resultando na construo de 230 e-porteflios. Foi efectuado o levantamento de todas as actividades constantes dos eporteflios construdos. Atravs da anlise realizada verificmos que as actividades efectuadas ao longo das sesses do projecto CBTIC@EB1 (desenvolvidas nas escolas, com professores e alunos) foram dirigidas sobretudo s reas curriculares, mesmo em actividades de preparao para a realizao do Diploma de Competncias Bsicas. Verifica-se uma maior incidncia na Lngua Portuguesa e nas Expresses, logo seguidas do Estudo do Meio e Trabalho Projecto. Esta tendncia tambm se verifica nos produtos includos nos e-porteflios de turma.
QUADRO I - Actividades relacionadas directamente com reas curriculares Lngua Portuguesa Matemtica Estudo do Meio (Activ. Experimentais de Cincias, Histria, Geografia) Expresses artsticas (desenho, pintura, poesia, .) Trabalho em Projecto Estudo Acompanhado Educao Cvica 691 104 254 275 234 67 159

Nos e-porteflios verifica-se uma ateno significativa ao registo de actividades realizadas ao longo do ano nas respectivas salas de aula e que no foram desenvolvidas expressamente para a sua insero nos porteflios. Contudo, este registo assume um carcter pontual/espordico, no permitindo obter uma viso do trabalho realizado ao longo do ano lectivo. Atravs da anlise realizada, conclui-se que a pretenso do CCTIC, no sentido do porteflio do aluno poder ser entendido como dirio, espao de
61

Educao,Formao&Tecnologias,vol.2(2),Novembro2009

ISSN1646933X

reflexo e de publicao do trabalho mais significativo, ilustrando a evoluo das aprendizagens e o desenvolvimento (cognitivo, metacognitivo e afectivo) ao longo de um perodo de tempo, no emana dos porteflios construdos. No existem nos e-porteflios construdos quaisquer espaos onde se promova a reflexo sobre os trabalhos realizados. Para alm da anlise dos e-porteflios foram realizadas entrevistas a professores e monitores. Os entrevistados concordam que os e-porteflios ajudam sistematizao e consolidao das aprendizagens e constituem um factor de motivao para as crianas. Contudo, consideram que a maioria dos professores e dos alunos tem pouca autonomia na utilizao das TIC e desconhece a metodologia de e-porteflio, o que dificultou a sua construo e dinamizao. Outros factores que, na opinio dos entrevistados, tambm tero dificultado o recurso aos e-porteflios prendem-se com (1) o nmero reduzido de computadores por escola, (2) a falta de um acompanhamento das actividades mais prolongado em contexto de sala de aula por parte de um elemento com competncias na rea das TIC e nas dinmicas do 1 Ciclo e (3) a inexistncia de uma ferramenta adequada s competncias de alunos desta faixa etria. Alguns dos condicionalismos resultaram do modelo de formao implementado. O nmero reduzido de sesses associado ao incio tardio da interveno levaram muitos monitores: a) a centrarem a sua aco junto dos professores evidenciando mais os aspectos tcnicos e menos os aspectos de mbito pedaggico; b) a no desenvolverem um trabalho colaborativo com os professores na planificao e implementao de actividades de integrao das TIC em contexto de sala de aula; c) a no fomentarem a reflexo sobre o trabalho realizado; e d) a utilizarem o tempo da sesso em trabalho directo com os alunos, contrariando as orientaes divulgadas pela coordenao nacional do projecto. Em turmas constitudas por alunos de vrios anos de escolaridade, o facto do projecto se destinar aos alunos do 4 ano impediu uma maior participao dos professores nas respectivas actividades, pelo facto de se encontrarem ocupados com os restantes alunos da turma. Outro condicionalismo resultou do facto das actividades do projecto terem sido iniciadas a meio do ano lectivo (no ltimo ano as actividades iniciaram-se em Fevereiro), aparecendo completamente descontextualizadas dos projectos educativos e dos planos de actividades das escolas. Paralelamente, o tempo
Revista EFT: http://eft.educom.pt

decorrido entre sesses foi reduzido, dificultando a sua realizao e limitando a eficcia da interveno. Todos estes factores limitaram o crescimento do professor enquanto utilizador autnomo das TIC. 5 - PROPOSTA DE MODELO DE E-PORTEFLIO O estudo terico e o estudo emprico realizados com o presente trabalho estimularam a reflexo e revelaram diversas indicaes sobre o modelo de eporteflio mais adequado ao 1 Ciclo do Ensino Bsico. Se, por um lado, os monitores e os professores envolvidos no projecto CBTIC@EB1 revelaram pouca informao sobre este tema, a sua experincia com os e-porteflios permitiu reflectir sobre o assunto e ponderar sobre a melhor forma de os aplicar a esse nvel de ensino. A proposta apresentada neste trabalho defende a utilizao dos e-porteflios nas escolas portuguesas como uma forma de acompanhar e conhecer a evoluo de cada aluno em todos os aspectos da sua vida escolar e em alguns aspectos da sua vida extra-escolar decisivos para a sua formao pessoal e social. Assim, pretende-se promover o conhecimento da singularidade de cada aluno inserido numa turma, numa escola e numa sociedade marcadas pela diversidade. necessrio que os professores acreditem nesta metodologia, na sua utilidade e relevncia para a prtica de sala de aula, tendo por objectivo final um real progresso na aprendizagem dos seus alunos. Ao contrrio do que se verificou no projecto estudado, a actividade de construo de e-porteflios com os alunos deve ser da responsabilidade do professor e no de um monitor. Contudo, a existncia de um responsvel pelas TIC na escola, para apoiar o professor sempre que se revele necessrio, poder desbloquear situaes de insegurana ou de dificuldade na resoluo de aspectos tcnicos. O apoio na superao destas dificuldades e receios poderia potenciar a utilizao das TIC em geral e dos e-porteflios em particular. Assim, atendendo ao que foi referido neste trabalho, sugere-se um eporteflio progressivo, adaptvel evoluo natural dos alunos. Numa fase inicial, assumiria um modelo de e-porteflio colectivo (seja ele um mdulo integrado no Moodle ou um outro ambiente digital criado para o efeito),
62

Educao,Formao&Tecnologias,vol.2(2),Novembro2009

ISSN1646933X

atribudo a uma turma ou um grupo de alunos responsvel pela sua elaborao. Esta soluo parece ser a mais adequada aos dois primeiros anos de escolaridade, uma vez que a autonomia das crianas ainda muito limitada e o trabalho conjunto facilita a interveno do professor/mediador. No entanto, o professor/mediador poder optar por antecipar a passagem ao modelo seguinte se considerar que a turma ou um determinado aluno est preparado para essa mudana. Em ambos os modelos, o contedo de cada ecr dever ser simplificado, sem demasiados pormenores, adaptado faixa etria dos alunos. Para serem eficazes, as imagens escolhidas devem respeitar o contexto a que se referem. Dada a idade dos alunos, todas as seces devem permitir a alterao do contedo inserido. Dever, ainda, existir um menu de ajuda disponvel em cada ecr. Modelo 1 Iniciao utilizao de e-porteflios Este modelo de iniciao poder incluir trs perfis: um destinado ao aluno, outro ao professor e outro aos encarregados de educao. O perfil do aluno ser constitudo pelas seguintes seces: - Retrato da Turma - atravs de um pequeno formulrio ser introduzida a identificao da turma/grupo e de todos os intervenientes, nomeadamente atravs da publicao das suas fotografias. - Quem somos apresentao da turma. - O que vamos fazer local onde sero colocadas as reas prioritrias a desenvolver, com uma participao activa na discusso por parte dos alunos (nomeadamente atravs da assembleia de turma. - Dirio de Aprendizagem relatos de sucessos e insucessos e formas de resoluo dos mesmos (colectivamente). - Trabalhos realizados. - Opinies seco onde mediador e encarregados de educao podero inserir comentrios genricos sobre o e-porteflio dos alunos. - Jornal de parede publicao de registos (escritos, orais) das actividades que vo realizando.
Revista EFT: http://eft.educom.pt

No perfil do professor/mediador ser possvel visionar todas as seces do e-porteflio dos alunos, inserir comentrios s actividades seleccionadas e publicadas pelos alunos e valid-las (sempre que as considerar concludas). No perfil dos encarregados de educao, ser possvel consultar o e-porteflio. Tratando-se de um e-porteflio de turma, qualquer encarregado de educao poder comentar. Modelo 2 E-porteflio individual do aluno do 1 Ciclo Em termos gerais, a organizao deste e-porteflio ser semelhante do modelo 1, apenas variando algumas seces. - Identificao pessoal. - Quem sou eu. - O que vou fazer. - Dirio de Aprendizagem. - Trabalhos realizados. - Opinies. - J sou capaz consulta de competncias atingidas, publicao de comentrios sobre objectivos j concretizados e por concretizar, contrato realizado. - Jornal de parede. - Frum comunicao entre alunos da turma. Destina-se discusso de temas em grupo. No seu perfil, o professor/mediador poder visionar todas as seces do e-porteflio dos alunos, inserir comentrios crticos e validar as actividades j concludas. No seu espao de trabalho, e para cada aluno, dispor de uma lista de competncias para cada rea disciplinar, que ir assinalando medida que o aluno as atinge. Logo que tal acontece, o aluno ter essa informao disponvel na seco J sou capaz. O perfil dos pais permitir-lhes- consultar o e-porteflio do seu educando e comentar o e-porteflio em geral e cada um dos trabalhos em particular

63

Educao,Formao&Tecnologias,vol.2(2),Novembro2009

ISSN1646933X

6 - CONSIDERAES FINAIS Este estudo permitiu verificar a importncia do projecto CBTIC@EB1 na divulgao do e-porteflio enquanto ferramenta. Contudo, devido a vrios condicionalismos, este projecto falhou na divulgao e na explorao do eporteflio enquanto metodologia. Atendendo adeso dos vrios participantes no CBTIC@EB1 (professores e alunos) e receptividade para a construo de e-porteflios, e considerando os seus depoimentos, concluise que esta metodologia merece ser alvo de um maior investimento ao nvel da formao de professores. O conhecimento dos professores acerca da metodologia inerente aos e-porteflios muito limitado, verificando-se a necessidade de formao em aspectos como, por exemplo, os princpios bsicos desta metodologia, a sua implementao em contexto de sala de aula, os aspectos tcnicos da utilizao do modelo a implementar (mdulo da plataforma Moodle ou software especfico), a gesto de dinmicas na sala de aula e tcnicas de diferenciao pedaggica. Nestas aces de formao seria importante que os professores pudessem dispor do apoio e da superviso de formadores durante a construo e a utilizao de e-porteflios nas suas aulas. A estes formadores caberia a funo de apoiar os professores no planeamento destas aulas, de facilitar a ultrapassagem de pequenas e grandes dificuldades durante a sua implementao (muitas vezes, atravs da exemplificao de formas de proceder), de promover a reflexo crtica sobre o trabalho realizado e de apresentar sugestes para novas actividades. Seria, ainda, importante que esta interveno se prolongasse no tempo de forma a assegurar um maior impacto ao nvel do conhecimento tcnico e didctico dos professores. Para que esta formao possa ser eficaz torna-se, ainda, necessrio o envolvimento dos agrupamentos, das escolas e das autarquias no processo, valorizando e estimulando a construo dos e-porteflios. Se a utilizao dos e-porteflios no for colectivamente valorizada, a sua continuidade ficar seriamente comprometida. Um contacto prximo com as Cmaras Municipais, principais responsveis pelo apoio tcnico s escolas do 1 Ciclo do Ensino Bsico, poderia melhorar as condies de trabalho nas escolas. Muitos professores e monitores referem que a falta de apoio nesta rea constitui um dos obstculos mais significativos ao desenvolvimento do seu trabalho na rea da integrao das TIC em contexto de sala de aula.
Revista EFT: http://eft.educom.pt

Outro aspecto significativo para uma implementao sustentada do eporteflio no 1 Ciclo seria garantir a existncia e a divulgao de uma aplicao que pudesse servir de base para a sua elaborao, tendo em conta os princpios e o modelo j delineado. Assim, na sequncia do trabalho realizado neste estudo, a sua autora pretende desenvolver o modelo de e-porteflio sugerido e investigar a sua aplicao em contexto da sala de aula. Tambm sua inteno articular este estudo com o trabalho que tem desenvolvido no Centro de Competncia TIC da ESE de Santarm (organismo pertencente Equipa ERTE/PTE da Direco Geral de Inovao e Desenvolvimento Curricular) na rea dos e-porteflios. Encontrando-se integrada na equipa que concebeu o e-porteflio destinado a alunos dos 2. e 3. Ciclos do Ensino Bsico (mdulo a integrar na plataforma Moodle), sua inteno articular a investigao com a aco de forma a conceber a criao de um mdulo adaptado ao 1 Ciclo e acompanhar e avaliar a sua aplicao em contexto de sala de aula. Actualmente, surgem novos caminhos que podero potenciar a utilizao dos e-porteflios no 1 Ciclo do Ensino Bsico. A Iniciativa Eescolinha vem colocar disposio dos alunos computadores portteis adequados sua faixa etria, o que poder facilitar uma mudana de prticas na utilizao das TIC na sala de aula. Elevando-se o nmero de computadores na sala de aula, elimina-se um dos mais importantes obstculos realizao de e-porteflios. A previso da disponibilizao de rede wireless nas escolas poder facilitar a disseminao desta metodologia. 7 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ACHARD, M. MARTIN, L. & ROY, M(2007). Portfolio lectronique. Acedido em 2008, Novembro, 07, em http://ntic.org/guider/textes/obs/pfolio/index.htm BARRETT, H. (2005). White Paper Researching Electronic Portfolios and Learner Engagement. Acedido em 2008, Fevereiro, 20 em www.taskstream.com/reflect/whitepaper.pdf

64

Educao,Formao&Tecnologias,vol.2(2),Novembro2009

ISSN1646933X

COSTA, F. & LARANJEIRO, M. (2008). Electronic Portfolios: a doble challenge. In Costa, F. & Laranjeiro (Eds) E-portfolio in EducationPractices and Reflections (9-12). Sintra: Associao de Professores de Sintra. COSTA, F., RODRIGUES, M., PERALTA, M.H. & RALEIRAS, M. (2008). Electronic Portfolios: a doble challenge. In Costa, F. & Laranjeiro (Eds) E-portfolio in Education- Practices and Reflections (912). Sintra: Associao de Professores de Sintra. EYSSAUTIER-BAVAY, C. (2004). Le Portfolio en Education : Concept et Usages. Informations, Savoirs, Dcisions, Mdiations. Acedido em 2008, Agosto,8 em http://isdm.univ-tln.fr/PDF/isdm18/27eyssautier.pdf. FERNANDES, D., NEVES, A. CAMPOS, C., CONCEIO, J. M., ALAIZ, V., (2004). Portfolios: para uma avaliao mais autntica, mais participada e mais reflexiva, in: Pensar avaliao, melhorar a aprendizagem; Lisboa: IIE 1994. Acedido em 2008, Agosto, 13 em http://www.prof2000.pt/users/j.pinto/matematica/acompanhamento/MA CS/Avaliacao/portfolios.pdf GOMES, M. (2006). Porteflios digitais: revisitando os princpios e renovando as prticas. Actas do VII Colquio sobre Questes Curriculares - III Colquio Luso-Brasileiro sobre Questes Curriculares, Braga. PAULSON, F.L., & PAULSON, P.R. & MEYER, C.A. (1991). What Makes a Portfolio a Portfolio? Educational Leadership. Acedido em 2008, Setembro,14 em www.stanford.edu/dept/SUSE/projects/ireport/articles/eportfolio/what%20makes%20a%20portfolio%20a%20portfolio.pdf S-CHAVES, I. (2000). Portflios Universidade de Aveiro. Reflexivos (Vol. 1). Aveiro:

SANTOS, L. (2002). Auto-avaliao regulada: porqu, o qu e como? In P. Abrantes e F. Arajo (Orgs.), Avaliao das Aprendizagens. Das concepes s prticas. Lisboa: Ministrio da Educao, Departamento do Ensino Bsico, 75 84. Acedido em 2008, Agosto, 13 em http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/msantos/textos/DEBfinal.pdf SILVRIO, C. (2006). Portfolios na disciplina de Cincias Naturais no 3. Ciclo do ensino bsico. Um estudo de investigao-aco. Dissertao para obteno do grau de Mestre em Geocincias, especialidade em Ensino de Cincias Naturais (Cincias da Terra), Universidade de Coimbra.

MCTES (2005). Ligar Portugal. Acedido em 2008, Julho, 2 em http://www.ligarportugal.pt/


Revista EFT: http://eft.educom.pt 65

Educao,Formao&Tecnologias,vol.2(2),Novembro2009 Abstract: In recent years, interest has grown in the use of e-portfolios in educational context as a result of the potential that is attributed to them in promoting and evaluating competencies. This qualitative, interpretative investigation sought to study the potentialities and limitations of the use of e-portfolios in schools of the 1st Cycle of Basic Education, and to propose models of e-portfolios that are appropriate to the reality of this educational level. The following items were performed: 1) a global analysis of e-portfolios produced at District of Santarm within the scope of the CBTIC@EB1 Project - Basic Competency in ICTs Project during the school year 2005, and 2) creation of three case studies, which analyzed and discussed the way in which teachers, students and monitors are involved in the dynamization of the e-portfolios. Based on the results obtained, two e-portfolio models were created, which were adapted to the specific realities of Portuguese schools in the 1st Cycle of Basic Education, strengthening the educational advantages of this methodology and overcoming the difficulties identified in the previous empirical study.

ISSN1646933X

Keywords: competency certification, e-portfolios, portability, reflection. Texto: - Submetido em Setembro de 2009 - Aprovado em Novembro de 2009

Como citar este texto: MARQUES, Cidlia & REIS, Pedro (2009). E-Porteflios no 1 Ciclo do Ensino Bsico Estratgia de promoo e certificao de competncia. In Educao, Formao & Tecnologias; vol.2 (2); pp. 58-66, Novembro de 2009, disponvel no URL: http://eft.educom.pt.

Revista EFT: http://eft.educom.pt

66

You might also like