You are on page 1of 12

Revista TREINAMENTO DESPORTIVO

55

REVISO

Preparao desportiva no futsal organizao do treinamento na infncia e adolescncia


Jair de Almeida Machado
Professor e Tcnico de Futsal do Iate Clube de Londrina PR

Antonio Carlos Gomes


Universidade Estadual de Londrina PR

RESUMO
Este estudo teve como objetivo apresentar um modelo de treinamento do Futsal para o trabalho de formao no processo de treinamento de muitos anos, procurando-se concentrar nas categorias Pr-Mirim (09 e 10 anos) e Mirim (11 e 12 anos), que dentro do processo encontram-se na etapa de preparao preliminar e etapa de especializao desportiva inicial. Demonstrou-se que o treinamento nesta faixa etria deve levar em considerao as etapas de preparao em que a criana se encontra e as capacidades motoras que devem ser desenvolvidas. De acordo com a literatura pesquisada, sugeriu-se uma proposta de trabalho para cada categoria em um perodo de 02 anos, quando ocorre a aprendizagem dos fundamentos do Futsal e o desenvolvimento das capacidades motoras. Palavras Chaves: futsal, treinamento, planejamento.

INTRODUO

Futsal, como esporte nascido e estruturado sob a influncia do futebol (FIGUEIREDO, 1996; HISTRIA DO FUTSAL, 1999) que no Brasil tornou-se muito popular - nos ltimos anos vem apresentado um crescimento como o do futebol. O interesse da mdia, dos clubes e associaes e de empresas patrocinadoras, levou o Futsal a um grande crescimento nas duas ltimas dcadas, atingindo e mantendo-se em alto nvel (no s considerando aspectos do jogo, como tambm organizacionais, competitivos e profissionais). O crescimento do Futsal no notado apenas pela propaganda no meios de comunicao. Seu fato mais notrio de popularidade visto nas escolas, clubes e associaes, que encontraram, neste esporte, uma forma para substituir aquele futebol praticado pelas crianas nos campos de esquina ou em praas e que, ano a ano, tornam-se mais escassos. Alm de substituir estes espaos perdidos pelo futebol, o Futsal constituiu-se como principal fonte de busca para o futebol dos chamados talentos desportivos. A prtica do Futsal que, de forma genrica, na maioria dos estados brasileiros, inicia-se por volta dos 05-06 anos de idade, em funo da maior participao (no que se refere a contato com a bola) tcnica/ motora da criana, se comparada ao futebol, proporciona um desenvolvimento mais rpido das bases essenciais para o desenvolvimento e treinamento de carter especfico que ocorrero nos prximos anos.

ABSTRACT
This study had as objective to present a model of training of Futsal for the formation work in the process of training of many years, it was trying to concentrate in the categories Pr-Mirim (09 and 10 years) and Mirim (11 and 12 years), that inside of the process are in the stage of preliminary preparation and stage of initial sport specialization. It was demonstrated that the training in this age group should take in consideration the preparation stages in that the child is and the motive capacities that should be developed. In agreement with the researched literature, it was suggested a work proposal for each category in a 02 years period, when it happens the learning of the foundations of Futsal and the development of the motive capacities. Key Words: futsal, training, planning.
Volume 4 Nmero 1 1999 Artigo Reviso: pgs. 55 a 66

TREINAMENTO

DESPORTIVO

56

Revista TREINAMENTO DESPORTIVO

Existe uma forma da criana desenvolver-se ou desenvolver capacidades inerentes a um determinado esporte, seno participando direta e constantemente das atividades durante a realizao de um treinamento/aula? Ser que um garoto de 05 a 12 anos, na etapa de formao mais importante da sua vida, ir crescer mais dentro do esporte, participando efetivamente do treinamento dirigido de Futsal, com participao constante, ou aprender mais nos treinamentos de futebol de campo onde as propores de espao so aumentadas e, consequentemente, reduzidas as participaes tcnicas/motoras? Podemos notar que muitos profissionais, no trabalho com crianas, nas aulas ou sesses de treinamento de Futsal e Futebol, ainda se utilizam de meios de treinamento (como as filas, por exemplo) nos quais no h o envolvimento efetivo do aluno ou jovem atleta durante um tempo suficiente para que se aproveite do treinamento/aula, ou mesmo controle de desenvolvimento das capacidades fsicas/motoras. Em conseqncia, cerceando a criana de aprender e desenvolver. Ento, como espera o tcnico/professor utilizar-se futuramente das experincias motoras desta criana, ou da sua condio fsica, para o prosseguimento no treinamento nas etapas seguintes de preparao desportiva? No o bastante que algum tenha jogado Futsal para ser um tcnico deste esporte (existem, todavia, profissionais altamente capacitados que foram atletas e tornaram-se excelentes treinadores, notoriamente em equipes adultas), no que se refere ao treinamento ou trabalho com crianas. necessrio, tambm, que este profissional conhea sobre o que ZAKHAROV (1992) chama de perodos sensitveis do treinamento, que so os perodos etrios em que as influncias especficas de treino no organismo humano provocam elevada reao de resposta, que assegura os ritmos considerveis de crescimento da funo em treinamento; que ele tenha conhecimentos suficientes sobre a anatomia da criana; que possua boa preparao psicolgica e amplo conhecimento especfico; preciso ter noes das etapas de desenvolvimento desportivo at atingir a fase adulta competitiva; e que ele saiba com aproveitar as fases de desenvolvimento da criana.

Este trabalho, levando em considerao a estrutura organizacional do Treinamento Desportivo, com todos os aspectos inerentes ao desenvolvimento infantil dentro da prtica desportiva, ocupa-se de criar subsdios aos profissionais que atuam na rea do ensino/treinamento de Futsal para crianas, procurando, em especfico, sugerir um trabalho metdico e direcionado, na idade compreendida entre 09 e 12 anos de idade, fase em que WEINECK (1991), trata como a melhor idade para aprender; fase em que a criana consegue exercer domnio sobre seu corpo, possuindo um interesse muito grande em aprender e fazer, em buscar o novo. O bom aproveitamento desta fase implicar na formao de uma base fsica/ motora de tima constituio, sobre a qual dar-se-, nas fases futuras do treinamento, um aperfeioamento de carter altamente eficaz. No h inteno, entretanto, de interagir de maneira nica no treinamento da faixa etria citada. Mas sim, acreditar que os profissionais que dele tomarem conhecimento, sejam levados a refletir sobre o sistema de treinamento de que se utiliza, buscando outros caminhos, auxiliando o desenvolvimento no s do Futsal - levando at a realizao de estudos futuros, uma vez que h pouca literatura inerente - preparando bons atletas, como tambm colaborando com a formao de conceitos vlidos para o treinamento deste desporto. ORGANIZAO DO FUTSAL NAS CATEGORIAS DE BASE O CND (Conselho Nacional de Desportos), hoje extinto, preocupado na poca com a prtica do futsal, dividiu o mesmo em categorias conforme a faixa etria, tendo como base a idade a ser completada no ano corrente, conforme demonstra o quadro 1: Com o intuito incentivar a continuao daqueles atletas que passavam da categoria Infantil e tinham que competir com atletas de at 19 anos, criou-se categoria Infanto-Juvenil, abrangendo atletas de 15 e 16 anos, embora no reconhecida oficialmente pela CBFS (CONFEDERAO BRASILEIRA DE FUTEBOL DE SALO).

Revista TREINAMENTO DESPORTIVO

57

Quadro 1 Diviso de categorias conforme o CND.

CATEGORIA Fraldinha Pr-Mirim Mirim Infantil Juvenil Principal

IDADE 07 e 08 anos 09 e 10 anos 11 e 12 anos 13 e 14 anos 15 a 19 anos at 35 anos

profissional de escolas pblicas ou particulares que se utilizam do futebol de salo como meio em aulas de educao fsica), alheios ou omitindo-se quando se trata de adequar ou modificar esta prtica? No se pode esquecer que a criana ou jovem atleta levado prtica do Futsal influenciado pelo meio e, em muitos casos, aspirando tornar-se um atleta profissional de Futsal ou de Futebol. Mas, para que isto acontea, deve-se considerar que este pequeno atleta no pode ser submetido ao mesmo processo de formao tcnica e competitiva dos adultos. O trabalho feito com crianas deve ter a adaptao adequada para ela, considerando seu desenvolvimento, alm de respeitar tambm os seus interesses. Para KNAPP (197-?), ...o sucesso no deve ser avaliado simplesmente em termos de vitria... . Isto implica em dizer que necessrio alcanar a realizao ou satisfao da criana praticante de futsal. Para isto deve-se analisar os pontos negativos do processo ao qual est envolvido e adequ-los a prtica. A determinao do tempo de jogo nas categorias de base, por exemplo, sempre ponto de discusso entre tcnicos e administradores do Futsal. Uma vez que no existem publicaes de estudos relativos adequao do tempo de jogo para cada idade, no se pode assegurar que 20 minutos, por exemplo, divididos em 2 tempos de 10 minutos, mais adequado para uma criana da categoria Mirim (11 e 12 anos) ou para uma da categoria Fraldinha (07 e 08 anos - ref. tabela 1). Obviamente que a composio orgnica de uma criana de 07 anos de idade no a mesma de uma de 12 anos que est prestes a entrar na puberdade. Outro fator determinante na formao de jovens atletas no Futsal o estresse psicolgico causado pelas competies, que seguem padres - geralmente cpia de competies adultas - de alto rendimento e submetem a criana a um desgaste emocional que acaba acarretando em desvios de comportamento (como o medo, a ansiedade negativa, a omisso, etc.) dentro do esporte. MACHADO (1997), diz que um atleta pode sentir-se incomodado com a presena dos pais quando est em atividade. Isto pode ocorrer devido a um mau relacionamento de pais e filhos dentro de casa. A imagem que os pais passaram ao filho durante toda a sua infncia pode causar algum trau-

Alm disso, criou-se tambm a categoria Mamadeira, com o objetivo de atender, em alguns estados, crianas com idades inferiores a 07 anos, conforme apresenta o quadro 2.
Quadro 2 Categorias do Futsal com seus respectivos tempo de jogo, utilizada por vrias federaes estaduais.
CATEGORIA Mamadeira (Iniciao) Fraldinha Pr-Mirim Mirim Infantil Infanto-Juvenil Juvenil Adulto Feminino IDADE 05 e 06 anos 07 e 08 anos 09 e 10 anos 11 e 12 anos 13 e 14 anos 15 e 16 anos 17 a 19 anos At 35 anos At 35 anos DURAO DA PARTIDA 15 minutos 20 minutos 20 minutos 20 minutos 30 minutos 30 minutos 40 minutos 40 minutos 30 minutos

FUTSAL NA INFNCIA E ADOLESCNCIA O Futsal, que no seu princpio era usado como meio de Educao Fsica, passou por muitas modificaes, profissionalizou-se e, a exemplo de outros esportes no Brasil, esqueceu-se do trabalho de formao, de adaptar o esporte para a prtica adequada em vrias idades. Embora a CBFS s reconhea oficialmente as categorias Infantil (13 e 14 anos) e Juvenil (15 a 19 anos), as demais categorias inferiores a estas idades so praticadas em quase todos os clubes e escolas e regulamentadas por quase todas as federaes estaduais. Se isto acontece, porque esto dirigentes, tcnicos (entendamos como aquele profissional que atua no clube ou associao, com equipes de escolinha ou competio) e professores (tratados neste trabalho como o

58

Revista TREINAMENTO DESPORTIVO

ma e a criana cresce com um certo receio de exporse diante dos pais. Contudo, existem tambm casos em que esta presena altamente positiva. Casos em que, com a presena dos pais ou amigos e parentes, pode haver melhora da performance, para mostrar a todos aquilo que foi conseguido. Portanto, o relacionamento que o atleta tem e teve com os pais, o modo que este atleta foi criado, os acontecimentos, os fatos que marcaram sua vida, tudo isto vai influenciar o atleta e seu modo de agir, do incio da atividade fsica at o treinamento e competio (apud MACHADO, 1997, p. 68-69). As situaes (inerentes ao processo competitivo) podem exceder os recursos que os competidores possuem para lidar com estas e esse desequilbrio entre demandas e recursos que pode tornar-se o grande fator negativo da competio infantil, pois se a criana ou jovem for submetido a desafios no condizentes ao seu estgio maturacional, podero aparecer problemas no processo de crescimento, desenvolvimento e maturao, alm de implicaes psicolgicas, levando a srias conseqncias fsicas e comportamentais.(DE ROSE JR, 1997). Se estes problemas existem, a sada ento seria impedir a participao de crianas em competies? NAHAS (1985), trata isto da seguinte forma: ... um desejo natural de aproximao com outras crianas e a participao em atividades que levam competio, afirmao de superioridade em determinada habilidade ou jogo... Se h a manifestao deste desejo na criana, entendemos ento que a forma dela entrar na competio e os sistemas competitivos que precisam ser repensados e direcionados a uma anlise formativa do jovem atleta. MANTOVANI (1996), diz que o treinamento de base tem como finalidade a formao bsica polivalente atravs de meios e mtodos de treinamento mltiplo e de formao geral, bem como aquisio de habilidades e tcnicas bsicas, visando estabelecer uma base ampla. Esta base, tem muito das experincias que a criana adquire quando participa de um jogo ou de uma competio. Torna-se importante, ento, adequar as

competies ao processo de formao e entender que o principal objetivo da competio constituir valores formativos e positivos na criana, para que esta utilize-os em categorias superiores e no seja desestimulada a continuar sua preparao por fatores externos de influncia psicolgica, como ser perdedor sempre, sentir-se incapaz, sobrecarregado ou com excesso de responsabilidades. SAMULSKI (1992), orienta para que o treino desportivo desenvolva em seus participantes aspectos de autonomia, auto-confiana, auto-responsabilidade, estmulos positivos para situaes problemas, alm de atitudes sociais como: integrao e cooperao, responsabilidade, apoio social e identificao com o meio. DESENVOLVIMENTO MOTOR NAS DIVERSAS FAIXAS ETRIAS No perodo dos 09 aos 12 anos, de acordo com WEINECK (1991), a criana encontra-se na primeira infncia escolar (09 anos) e infncia escolar tardia (10/ 11 e 12 anos). Este perodo de tempo compreende a poca de melhor aproveitamento para a aprendizagem dos gestos esportivos sem, entretanto, propor a formao especificada de gestos. Isto explica-se pelo fato de que a criana neta idade j passou por um perodo de aprendizagem multilateral e plurificado, formando uma ampla gama de movimentos generalizados, que formam uma base consistente para o aprendizado de movimentos com maior teor tcnico. Mesmo falando em gesto tcnico, temos que nos atentar para o fato de que esta no a melhor idade par a especializao, e sim para a aprendizagem, a formao e a constituio de valores oportunos para aproveitamento em etapas futuras de treinamento. Aos 09 anos, o bom desenvolvimento de sua capacidade coordenativa e corporal, assegurado nos anos anteriores, proporciona maior interesse pelas atividades, uma vez que consegue desenvolv-las com maior qualidade e segurana. A criana nesta idade e na seguinte possui uma inquietude constante, buscando sempre a realizao de coisas novas e de atividades interessantes ou atraentes. Nota-se, tambm, um comportamento de busca e interao com grupos ou parceiros. Com o desenvolvimento cerebral alcanando qua-

Revista TREINAMENTO DESPORTIVO

59

se que seu tamanho total a partir dos 08 anos (WEINECK, 1991), a capacidade de aprendizagem aumenta consideravelmente, no havendo ainda a formao de reaes reflexas. A maior facilidade de aprendizagem no precedida pela capacidade de fixar estes movimentos. Aos 10 anos, continua a busca incessante pelo novo e notria a capacidade de aprender de uma s vez. No se percebem grandes mudanas no espao decorrido, sendo estas estritamente graduais. Comea a ser definida a condio de lateralidade da criana, com os rgos sensoriais alcanando seu desenvolvimento e quase alcanando suas condies adultas. Observa-se um domnio quase completo sobre seu corpo, bem como interesse para as atividades competitivas e que envolvam a participao em grupos. Aos 11 anos, o ltimo estgio (no em vias de regra) antes de entrar na puberdade. A liberdade na execuo de movimentos e uma auto busca de aprendizagem caracterizam esta idade. a fase onde aparecem os primeiros questionamentos e solues prprias para a realizao de tarefas. A participao nas atividades tem, em geral, aspecto prazeroso, devido satisfao com a fcil realizao de tarefas de maior complexidade. Comea a melhor fase para o domnio das tcnicas bsicas. GOLOMAZOV (1996), diz que a partir dos 11 anos (at a puberdade) a melhor idade para o domnio da tcnica e os elementos nela aprendidos no se esquecem nunca. Aos 12 anos, a fase de incio do exibicionismo, do aparecimento de algumas caractersticas sexuais e o ento adolescente comea a ter uma maior independncia em todos os aspectos, notoriamente, na auto avaliao na realizao de gestos esportivos. Uma rpida evoluo do esquema corporal nesta idade tende a levar o jovem atleta a um perodo de baixa da sua capacidade coordenativa, culminando com a execuo de movimentos exagerados. Devese considerar, todavia, para uma anlise deste tipo, o nvel da sua maturao fisiolgica. A disparidade maturacional de um grupo deve amplamente ser considerada no momento da planificao do trabalho, racionando a aplicao de cargas e

considerando as grandes mudanas psicofsicas decorrentes a partir desta idade. A ORGANIZAO DO PROCESSO DE TREINAMENTO A obteno de altos resultados desportivos tem como ponto relevante no s o crescente aparecimento e emprego de novas fontes tecnolgicas, mas tambm de uma ampla e abrangente filosofia organizacional do Treinamento Desportivo. A especificidade desportiva cada vez mais aplicada leva a organizao do treinamento a uma atualizao, buscando sempre solues para problemas em sua estrutura, utilizando-se de todas as fontes possveis (tecnologia, meios biolgicos, etc) para solucionar problemas e manter-se atualizada. Para isto, torna-se necessrio o conhecimento, a planificao e o aproveitamento vasto da estrutura organizacional do treinamento. A organizao do Treinamento Desportivo de alta competitividade, segundo TUBINO (1984), est sempre referenciada na lgica, na racionalidade, na metodologia cientfica de treinamento, nos recursos disponveis, nos prazos existentes, nas demais variveis de interveno, e, principalmente, nas capacidades e talentos em termos organizacionais dos responsveis pelo seu desenvolvimento. Os elementos que compem o planejamento de treinamento so: Sesso de Treino: definida por ZAKHAROV (1992), como forma do processo pedagogicamente organizado, ela representa um sistema de exerccios relativamente isolado no tempo, que visa a soluo das tarefas de dado microciclo da preparao do desportista, e pode acontecer uma ou vrias vezes em um dia. De acordo com seu objetivo e orientao, pode ser divido em sesso de treino propriamente dita (visa a melhora da condio treinvel do atleta) ou sesso de controle (onde se avalia a eficcia do processo de treino). Considerando a preparao funcional do atleta dentro da sesso de treinamento, ela pode ser dividida em trs etapas: Parte Preparatria ou Inicial, Parte Principal (Bsica ou Fundamental) e Parte Final.

60

Revista TREINAMENTO DESPORTIVO

Microciclo de Treinamento: um grupo de unidade de treinamento organizado de tal forma que o timo valor do treinamento pode ser obtido em cada unidade (BARBANTI, 1979). Para GOMES (1996), uma forma de organizar as influncias do treino exercidas no organismo do desportista durante uma srie de dias de treinamento consecutivos que variam de 03 a 14 dias. fundamentado na relao entre esforo (carga) e recuperao. Embora haja variao em sua durao, os microciclos mais utilizados so os de 7 dias de durao, devido facilidade de controlar a vida do atleta no que se refere aos fatores complementares do treinamento, como estudos, disputas extras, o sono, etc. ZAKHAROV (1992), apresenta quatro tipos de microciclos, de acordo com o seu objetivo: Microciclo de Treinamento Microciclo Preparatrio de Controle Microciclo Pr-Competitivo Microciclo Competitivo GOMES (1996), apresenta cinco tipos de microciclos: Microciclo Ordinrio Microciclo de Choque Microciclo de Controle Microciclo Pr-Competitivo Microciclo Competitivo A organizao planificada de alguns microciclos (03-06), compe um Mesociclo. A estrutura mensal de treinamento (Mesociclo): como dito anteriormente a planificao de vrios microciclos. O mesociclo representa o elemento da estrutura de preparao do atleta e inclui uma srie de microciclos orientados par a soluo das tarefas do dado macrociclo (perodo) de preparao. (ZAKHAROV, 1992). Este autor apresenta ainda a seguinte classificao de mesociclo: Mesociclo Basico de Treinamento Mesociclo Basico de Desenvolvimento Mesociclo Bsico Estabilizador Mesociclo Recuperativo

Mesociclo Preparatrio de Controle Mesociclo Pr-Competitivo Mesociclo Competitivo O ciclo anual de treinamento (Macrociclo): compreende o treinamento de uma temporada por completo e encerra-se com o peak (pice da forma fsica, tcnica, ttica e psicolgica de um atleta, com durao aproximada de 10 a 15 dias, tendo como fator determinante o lastro fisiolgico adquirido), onde o atleta ou equipe deve obter os melhores resultados. Representa a soma de vrios mesociclos, devidamente ordenados, para a produo ou aquisio de uma forma fsica ideal em determinado momento do treinamento. A durao dos ciclos de treinamento determinada, muitas vezes, pelo ano civil. Segundo mostram as experincias e as investigaes especiais, na maioria dos casos, esses prazos so suficientes para assegurar a melhoria dos resultados desportivos. Alm disso, manifesto que em alguns desportos pode-se renovar a forma desportiva no s em perodos anuais como tambm semestrais ou em perodos de tempo menor. (MATVEEV, 1997). Para que o pleno rendimento ao final do ciclo de treinamento seja alcanado convencionado dividilo em perodos de treinamento para a formao, manuteno e perda temporria (no por completa) da forma desportiva. Para a programao de objetivos ocorre a periodizao do treinamento, que tem o objetivo de planejar o pico de rendimento desportivo e pode ser simples ou no, objetivando-se maior rendimento em apenas uma competio ou em mais de uma. Segundo DANTAS (1986) e TUBINO (1984), o treinamento deve ser organizado sob quatro perodos, j para outros autores (MATVEEV, 1997; ZAKHAROV, 1992; FERNANDES, 1981; BARBANTI, 1979), ocorrem apenas trs perodos, conforme mostra o quadro 3: O TREINAMENTO DESPORTIVO DURANTE MUITOS ANOS Quando falamos em rendimento esportivo, automaticamente associamos a idia de treinamento de muitos anos, assim como associamos a esta o que ZAKHAROV (1992) chama de fases sensveis do treinamento, definidas por ele como etapas de

Revista TREINAMENTO DESPORTIVO

61

Quadro 3 Estrutura dos perodos de treinamento, de acordo com alguns autores.

PERODOS Pr-preparatrio Preparatrio Competitivo Transio

AUTORES Dantas (1986) Tubino (1984) Matveev (1997)

Preparatrio Competitivo Transio

Zakharov (1992) Fernandes (1981) Matveev (1986) Barbanti (1979)

de treinamento de muitos anos apresenta cinco etapas, dependendo do objetivo a ser atingido, onde cada etapa est relacionada com a soluo de determinadas tarefas de preparao do atleta. O autor cita ainda que a preparao de muitos anos racionalmente estruturada pressupe uma seqncia rigorosa na soluo destas tarefas, condicionada pelas particularidades biolgicas de desenvolvimento do organismo humano, pelas leis naturais de formao da maestria desportiva numa modalidade desportiva, pela eficincia dos meios de treinamento e dos mtodos de preparao, etc. Estas etapas de preparao no processo de muitos anos, no evidenciam tempo especfico para cada uma delas, sendo que a passagem do atleta de uma fase para outra caracterizada pelo seu timo desempenho em determinada etapa, dependendo para isto da capacitao e da formao restritiva e inerente. Etapa de preparao preliminar: esta a fase onde ir desenvolver o ser como um todo, propiciando a formao e preparao multilaterais e harmoniosas. Esta preparao formar uma base slida atravs da diversificao das atividades, constituindo-se, mais tarde, como alicerce para as etapas seguintes. A formao fsica nesta etapa compreende o seu desenvolvimento rigorosamente correspondendo com disposio fisiolgica do indivduo. Implica em aprimorar, mas respeitar seus limites fisiolgicos, o que ir caracterizar transtornos futuros. Para FILIN (1996), a formao dos hbitos motores a base necessria para o aperfeioamento subsequente dos movimentos racionais e aperfeioamento do sistema motor. importante que as crianas, desde o incio da prtica, assimilem as tcnicas principais dos exerccios completos e no dos detalhes individualizados. ZAKHAROV (1992), cita que, esta etapa, no vale apressar-se com a especializao desportiva estreita. Seria mais correto proporciona ao desportista iniciante a possibilidade de experimentar suas foras em diferentes exerccios desportivos e s depois disso definir o tipo da futura especializao. Na aprendizagem do Futsal, significa dizer que

maturao biolgica em que o desenvolvimento de uma ou mais capacidades fsicas timo. Entendemos ento, que no se torna possvel o aprendizado dos elementos que compem a tcnica do Futsal por uma criana ou adolescente, ou a obteno de alto rendimento futuro dentro do seu desporto, se a sua condio fsico-motora no estiver preparada para realizar, com a qualidade necessria, um determinado movimento dentro deste desporto, quer ele exija alto grau de especificidade ou no. FILIN (1996), preconiza que para que se tenha sucesso no treinamento a longo prazo, necessrio levar em conta os seguintes fatores: idade tima para atingir os altos resultados no desporto praticado; objetivo de treinamento na etapa em questo; nvel da preparao tcnica, ttica e fsica que devem atingir os atletas; conjunto dos meios efetivos, mtodos e formar organizacionais de preparao; cargas de treinamento e competio; normas e controle. O tempo de preparao de muitos anos, segundo este autor, pode variar de 04 a 09 anos, onde se conseguem os melhores resultados. Estes tempo de resultado apresenta variao de acordo com planejamento ao longo dos anos, a aplicao adequada do trabalho a cada idade e o aproveitamento da idade tima de desenvolvimento das capacidades fsicas. De acordo com ZAKHAROV (1992), o processo

62

Revista TREINAMENTO DESPORTIVO

esta a etapa onde ir se criar hbitos motores que venham facilitar a aprendizagem da tcnica especfica. Os elementos constitutivos da tcnica devem aparecer como meio para este desenvolvimento e no como finalidade. Etapa de especializao inicial: Corresponde poca do treinamento em que as pr-disposies de especificidade desportiva comeam a ser ressaltadas e compreende os dois ou trs primeiros anos da criana ou adolescente na escola desportiva; de forma genrica, coincide com a as fases pr-pubertria e pubertria. Para FILIN (1996), o objetivo do treinamento nesta etapa a preparao fsica total e o incio da formao fundamental da preparao especial, o que vai garantir o sucesso no desporto escolhido nos anos a seguir. Os trabalhos de desenvolvimento geral ainda ocupam maior parte do treinamento, representando em torno de 80% do volume total e por volta de 20% de trabalho com regime especfico, sendo que no final desta etapa, pode chegar a at 50% em cada situao, considerando-se, entretanto, o ritmo individual de desenvolvimento e o carter de especificidade de cada desporto. Na especificidade do desenvolvimento das capacidades fsicas, ZAKHAROV (1992) e MATVEEV (1986), aconselham uma ateno maior s aptides de fora geral, velocidade e resistncia geral, esta ltima com mais nfase, uma vez que uma capacidade inerente maioria dos desportos e o seu desenvolvimento adequado no causa danos posteriores ao desenvolvimento das demais capacidades. Etapa de especializao aprofundada: tem incio por volta dos 16/17 anos e a fase do treinamento em que todas as capacidades fsicas, tcnicas, tticas e volitivas so amplamente ressaltadas. O aumento na durao e freqncia dos treinos leva a um conseqente aumento do tempo dedicado especificidade ou preparao especial. Nesta etapa, o treinamento objetiva o aproveitamento total das potencialidades do atleta, evidenciando uma grande elevao no volume do treinamento tcnico e ttico (principalmente para os esportes coletivos ou de combate), visando o mximo aproveitamento destes aspectos, que dependem da boa preparao fsica adquirida e podem ainda ser assegurados por meio de competies.

O objetivo principal nesta etapa garantir o domnio perfeito da tcnica desportiva em condies complexas, garantir a sua individualizao e desenvolver qualidades fsicas e volitivas que contribuam para o aperfeioamento do alto nvel tcnico e ttico do jovem atleta. FILIN (1996). Etapa de resultados superiores: para ZAKHAROV (1992), o objetivo desta etapa a obteno de resultados superiores (mximos individuais) em sua modalidade. Sua durao coincide com os limites da idade tima do perodo de resultados superiores. O autor cita ainda que outra caracterstica bsica desta fase a existncia do mesociclo competitivo de 04 a 08 semanas de durao, no perodo que precede imediatamente as principais competies do ano. Acontece ainda uma reduo significativa do perodo de preparao, aumentando-se o perodo de competio em at 06-10 meses por ano, utilizandose as competies em srie. Etapa de manuteno dos resultados: como o subttulo se faz, esta etapa visa a manuteno do potencial adquirido, do alto nvel dos resultados adquiridos, procurando dar longevidade a estes resultados com a atividade competitiva, tornado-se o fator de maior influncia sobre o atleta e o aumento desta prtica constitui-se no principal meio de manuteno de sua forma. O tempo de atuao do atleta, na etapa de manuteno de resultados, depende muito da modalidade. Quanto mais complexa a estrutura da atividade competitiva, quanto maior o nmero de fatores relativamente iguais que determinam sua eficincia, quanto menor a influncia da idade sobre este fatores, tanto mais prolongada poder ser a etapa de manuteno de resultados. ZAKHAROV (1992). O quadro 4 mostra, segundo GOMES (1997, p.22-23), a proporo do volume de treinamento que deve ser dedicado preparao geral e preparao especial/especfica. CONSIDERAES FINAIS De acordo com a literatura referendada e utilizando-se da diviso de categorias menores do Futsal, adotada pela maioria das federaes estaduais, ela-

Revista TREINAMENTO DESPORTIVO

63

Quadro 4 Distribuio do volume de treino de carter geral e especfico nas etapas de preparao de muitos anos.

Etapas Preparao Preliminar Especializao Desportiva Inicial Especializao Aprofundada Resultados Desportivos Superiores Manuteno de Resultados

% Volume Geral 90-75% 75-50% 50-25% 25-15% 15-10%

% Volume Especial/Especfico 10-25% 25-50% 50-75% 75-85% 85-90%

boramos um plano direcionrio de treinamento para as categorias Pr-Mirim (09 e 10 anos) e Mirim (11 e 12 anos), com um planejamento a ser desenvolvido em um perodo de 04 anos, para os componentes fsicos e tcnicos (LUCENA, 1994; SANTANA, 1996; TOLUSSI, 1988), sendo que o componente ttico no deve exercer grande nfase neste momento da preparao desportiva. Alguns aspectos foram considerados para a elaborao deste planejamento: a etapa de preparao em que a criana se encontra; o nmero de sesses semanais utilizadas na maioria dos clubes e escolas para as categorias - PrMirim: 02 anos e Mirim: 03 anos; a durao de cada sesso (60 minutos), de acordo com a padronizao utilizada nos clubes e escolas e de referncia bibliogrfica; o perodo de treinamento utilizado pelos clubes/ escolas (fevereiro a novembro) que define o ciclo anual de treinamento; a fase sensvel para o desenvolvimento das capacidade fsicas em que se encontram. PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO NO FUTSAL MASCULINO, NO CICLO DE 04 ANOS, PARA A FAIXA ETRIA DE 09 A 12 ANOS Categoria Pr-Mirim: dentro de um sistema de preparao de muitos anos, encontra-se na etapa de preparao preliminar (ZAKHAROV, 1992) e tem durao de 02 anos, visando, o trabalho desenvolvido, assegurar a preparao harmoniosa e multilate-

ral do organismo do jovem atleta, proporcionando a aprendizagem e vivncia do maior nmero de experincias possveis (corridas variadas, saltos diversificados, exerccios que envolvam equilbrio, rolamentos, escalamento, etc). Esta a fase ou etapa em que o treinamento dirigido constituir a base ou alicerce do treinamento especfico das etapas futuras. Com relao s cargas de treinamento, 90-75% do total do treino deve ser de carga geral e 10-25% de trabalho especial ou especfico (GOMES, 1992), podendo-se aumentar a parte especfica, reduzindo-se a geral, em determinado perodo do segundo ano de treinamento (levando em considerao o nvel de desenvolvimento dos atletas/alunos), buscando uma adaptao para a etapa seguinte, com o aprendizado das capacidades fsicas, sendo trabalhados essencialmente de forma geral, dando ateno especial ao desenvolvimento das capacidades de rapidez (velocidade) e coordenao, que conforme ZAKHAROV (1992), servem de base ao domnio das aes complexas. Os elementos tcnicos, no primeiro ano, so apresentados separadamente, compondo um mesociclo, e devem ser trabalhados atravs de jogos que no representem a forma especfica do movimento, preocupando-se apenas com a fixao do processo completo do gesto. No segundo ano, aparecem de forma combinada (chute e passe; conduo e chute; drible e passe; etc), atendo-se, entretanto, em situaes diversificadas, que podem ocorrer durante o jogo (entenda-se: o Futsal propriamente dito), no incorporando, seguidamente, trabalhos nos quais a criana ir realizar gestos da tcnica de grande complexidade ou que acarretam sobrecarga sobre o aparelho locomotor, como o chute de voleio ou o chute com o

64

Revista TREINAMENTO DESPORTIVO

Quadro 5 Contedo do treinamento do primeiro ano - categoria Pr-Mirim.


1 Semestre MESES CONTEDO TCNICO FSICO PERODO DE TREINAMENTO 2 Semestre MESES CONTEDO TCNICO JULHO proteo de bola. fora geral. AGOSTO chute. SETEMBRO drible. OUTUBRO antecipao, NOVEMBRO avaliao; diversificao de fundamentos. avaliao; resistncia aerbica geral. Preparatrio DEZEMBRO Frias JANEIRO Frias Frias Transio Pr-Preparatrio FEVEREIRO avaliao; controle de bola. avaliao; coordenao geral; flexibilidade geral. Preparatrio MARO passe. coordenao geral e especfica. Preparatrio ABRIL conduo. MAIO domnio. resistncia aerbica geral; flexibilidade geral. Preparatrio JUNHO marcar e desmarcar. velocidade.

velocidade. Preparatrio

Preparatrio

FSICO PERODO DE TREINAMENTO

coordenao coordenao geral ; fora geral; geral; velocidade. velocidade de flexibilidade geral. reao. Preparatrio Preparatrio Preparatrio

Frias

Preparatrio

Transio

dorso do p, que exerce grande aplicao de fora sobre as articulaes do joelho e tornozelo. As competies, nesta etapa, faro parte dos fatores complementares do treinamento, no exercendo grande importncia sobre a poca do perodo de treinamento em que acontecerem, conforme quadros 5 e 6. Categoria Mirim: considerando a passagem do atleta pela etapa preliminar (justificada pelo fato dele poder estar comeando sua vida esportiva s partir de agora, no tendo passado pela etapa anterior), esta categoria enquadra-se na etapa de especializao esportiva inicial. Representa os dois primeiros anos do
1 Semestre

atleta nesta etapa e objetiva principalmente, ainda, a preparao geral e multilateral, dando incio formao fundamental da preparao especial, que para FILIN (1996), vai garantir o sucesso no desporto escolhido nos anos a seguir. As cargas de trabalho apresentam, no incio do primeiro ano, uma proporo de aproximadamente 75-50% de carga generalizada e em torno de 25-50% de carga especial (GOMES, 1992), com estes limites podendo variar um pouco, sobre a dependncia do nvel de desenvolvimento apresentado na etapa anterior. O desenvolvimento do trabalho de formao tc-

Quadro 6 Contedo do treinamento no segundo ano - categoria Pr-Mirim.


MESES CONTEDO TCNICO FSICO JANEIRO Frias Frias FEVEREIRO avaliao geral; domnio e controle. avaliao geral; coordenao; flexibilidade. MARO antecipao e conduo. resistncia aerbica geral; velocidade de reao. Preparatrio ABRIL drible e chute. velocidade de deslocamento; fora explosiva. MAIO conduo e passe. JUNHO marcar e desmarcar.

resistncia aerbica geral; velocidade de deslocamento. flexibilidade geral.

PERODO DE TREINAMENTO 2 Semestre

Transio Pr-Preparatrio

Preparatrio

Preparatrio

Preparatrio

Preparatrio

MESES CONTEDO TCNICO JULHO proteo e antecipao. fora geral. AGOSTO domnio e chute. coordenao geral; flexibilidade geral. SETEMBRO drible e passe. OUTUBRO conduo, passe e chute. NOVEMBRO avaliao geral; diversificao dos fundamento. avaliao geral; resistncia aerbica flexibilidade geral. geral. Preparatrio Preparatrio DEZEMBRO Frias

FSICO PERODO DE TREINAMENTO

resistncia aerbica geral. Preparatrio

Frias

Preparatrio

Preparatrio

Transio

Revista TREINAMENTO DESPORTIVO

65

Quadro 7 Contedo do treinamento no primeiro ano - categoria Mirim.


1 Semestre MESES CONTEDO TCNICO FSICO PERODO DE TREINAMENTO 2 Semestre MESES CONTEDO TCNICO JULHO drible. resistncia aerbica geral. Preparatrio AGOSTO chute. SETEMBRO proteo de bola OUTUBRO antecipao, NOVEMBRO avaliao; diversificao de fundamentos. avaliao; resistncia aerbica geral. Competitivo DEZEMBRO Frias JANEIRO Frias Frias Transio Pr-Preparatrio FEVEREIRO avaliao; controle de bola. avaliao; coordenao geral; flexibilidade geral. Preparatrio MARO passe . resistncia aerbica geral; fora geral. Preparatrio ABRIL conduo. velocidade. MAIO domnio. coordenao geral e especfica; flexibilidade geral. Preparatrio JUNHO marcar e desmarcar. velocidade.

Preparatrio

Preparatrio

FSICO PERODO DE TREINAMENTO

coordenao coordenao geral ; fora geral; geral; velocidade. velocidade de reao. flexibilidade geral. Preparatrio Preparatrio Competitivo

Frias

Transio

nica objetiva a formao de movimentos de base dos gestos tcnicos. Para ZAKHAROV (1992), preciso procurar fazer com que os desportistas iniciantes passem a aprender as bases da tcnica racional de aes motoras e que seja mais ampla a variedade de diferentes hbitos e experincias motoras. Isto assegurar, no perodo posterior, o aperfeioamento mais bem sucedido da tcnica desportiva. A exemplo da categoria anterior, os fundamentos tcnicos no primeiro ano de treinamento apare-

cem de forma isolada dentro de um mesociclo, e no segundo ano, so apresentados de forma combinada, perfazendo situaes decorrentes no jogo ou competio. A abordagem ttica segue o princpio genrico, no determinando funes de especificidade nica, e sim oportunizando cada criana a participar em todas as funes, proporcionando um ganho de conhecimentos. A passagem da criana por todas as posies ocasionar uma pr-definio para uma especializao ttica futura.

Quadro 8 Contedo do treinamento no segundo ano - categoria Mirim.


1 Semestre MESES CONTEDO TCNICO FSICO JANEIRO Frias Frias FEVEREIRO avaliao geral; domnio e controle. avaliao geral; coordenao; resistncia aerbica geral. Preparatrio MARO antecipao e conduo. velocidade de reao; flexibilidade geral. Preparatrio ABRIL drible e chute. velocidade de deslocamento; fora explosiva. MAIO conduo e passe. JUNHO marcar e desmarcar.

resistncia aerbica geral; velocidade de deslocamento. flexibilidade geral.

PERODO DE TREINAMENTO 2 Semestre

Transio Pr-Preparatrio

Preparatrio

Preparatrio

Preparatrio

MESES CONTEDO TCNICO JULHO proteo e antecipao. fora geral. Preparatrio AGOSTO domnio e chute. coordenao geral; flexibilidade geral. Preparatrio SETEMBRO drible e passe. resistncia aerbica geral. Preparatrio OUTUBRO conduo, passe e chute. NOVEMBRO avaliao geral; diversificao dos fundamento. resistncia aerbica avaliao geral; geral. flexibilidade geral. Competitivo Competitivo DEZEMBRO Frias

FSICO PERODO DE TREINAMENTO

Frias Transio

66

Revista TREINAMENTO DESPORTIVO

Os quadros 7 e 8 apresentam o contedo de treino do primeiro e segundo ano da categoria mirim. Considerando-se a literatura referendada, pudemos concluir que o treinamento desportivo, como processo de muitos anos, encontra sua fase de maior importncia para a constituio de bases necessrias para a especializao, nas etapas de preparao preliminar e preparao desportiva inicial, onde se enquadram as categorias Pr-Mirim (09 e 10 anos) e Mirim (11 e12 anos) do Futsal. possvel e aconselhvel o treinamento do Futsal nestas categorias, desde que sejam levadas em considerao as fases sensveis de desenvolvimento fsico da criana e a formao correta dos elementos

constitutivos da tcnica do Futsal, constituindo bases suficientes que oportunizem a continuidade dentro da prtica e a especializao futura. Isto implica, principalmente, no planejamento, definio de objetivos e organizao do treinamento na faixa etria correspondente s categorias mencionadas. Desta forma, o tcnico ou professor estar assegurando um desenvolvimento integral (fsico/tcnico) da criana sem, para isto, interferir negativamente no seu processo de formao biolgica. Sugerimos, entretanto, estudos relativos e de efeito comparativo a este para as categorias que precedem ou sucedem o perodo etrio abordado.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BARBANTI, V. J. Teoria e prtica do treinamento desportivo. So Paulo: Edgard Brucher, 1979. DANTAS, E. H. M. A prtica da preparao fsica. Rio de Janeiro: Sprint, 1985. DE ROSE JR., D. Sintomas do Stress no esporte Infanto-Juvenil. Revista Treinamento Desportivo, v.II,, n.03, p. 12-20, 1997. FERNANDES, J. L. O treinamento desportivo: procedimentos, organizao e mtodos. So Paulo: EPU, 1981. FIGUEIREDO, V. A histria do futebol de salo: origem, evoluo e estatsticas. Fortaleza: IOCE, 1996. FILIN, V. P; VOLKOV, V.M. Seleo de talento nos desportos. organizao e adaptao cientfica: Antonio Carlos Gomes, Edson Marcos de Godoy Palomares, Pedro Lanaro Filho: traduo Antonio Carlos Gomes e Edson Marcos de Godoy Palomares. Londrina : Midiograf, 1998. GOMES, A. C; ARAJO FILHO, N. P. Cross training: uma abordagem metodolgica. Londrina: APEF, 1992. GOMES, A. C. Sistema e estruturao do ciclo anual de treinamento. Revista da Associao dos Professores de Educao Fsica de Londrina, v. X, n. 18, pg. 77-84, 1995. GOMES, A. C. e TEIXEIRA, M. Esportes, projeto de treinamento. Londrina: CID, 1997. GOLOMAZOV, S; SHIRVA, B. Futebol: treino da qualidade do movimento para atletas jovens. Adaptao tcnica e cientfica por Antonio Carlos Gomes, Marcelo Mantovani. So Paulo: FMU, 1996. Histria do futsal (online). Disponvel na Internet: http:// www.ligafutsal.com.br/histria.htm. Arquivo capturado em 11/ 05/96. KNAPP, B. Desporto e motricidade. Lisboa: Editora Grfica Portuguesa, [197-?].

LUCENA, R. Futsal e a iniciao. Rio de Janeiro: Sprint, 3 edio, 1994. MACHADO, A. A. Psicologia do esporte: temas emergentes 1. Jundia: pice, 1997. MANTOVANI, M. A formao do atleta de futebol. Revista Treinamento Desportivo, v.1, n 1, p. 95-99, 1996. MATVEEV, L. P. Treino desportivo: metodologia e planejamento. Adaptao tcnica e cientfica por Antonio Carlos Gomes. Guarulhos: Phorte, 1997. MATVEEV, L. P. Fundamentos do treino desportivo. Traduo por Manuel Ruas. Lisboa: Livros Horizonte, 1986. NAHAS, M. V. A competio e a criana. Revista Comunidade Esportiva, v.1, n 15, p. 02-05, 1985. SAMULSKI, D. Psicologia do esporte. Belo Horizonte: Imprensa Universitria, 1992. SANTANA, W. Futsal: metodologia da participao. Londrina: LIDO, 1996. TOLUSSI, F.C. Futebol de salo: ttica, regras e histria. So Paulo: Hemus,1988. TUBINO, M. J. G. Metodologia cientfica do treinamento desportivo. So Paulo: Ibrasa, 1984. WEINECK, J. Biologia do esporte. Traduzido por Anita Viviane. So Paulo: Manole, 1991. ZAKHAROV, A. Cincia do treinamento desportivo. Adaptao cientfica Antonio Carlos Gomes. Rio de Janeiro: Grupo Palestra Sport, 1992.

ENDEREO PARA CORRESPONDNCIA: Rua Mau, 838 / 1102 CEP 80030-200 Curitiba Paran

You might also like