You are on page 1of 9

MANUAL PARA CONFECO DE PAINIS CIENTFICOS*

Segundo Carlos Estrela (2001), o painel cientfico constitui uma discusso informal de um grupo de pessoas conhecedoras de um assunto em anlise, apresentando pontos de vistas antagnicos. Como a discusso informal e ativa, desperta maior interesse nos educandos. O objetivo primordial auxiliar os educandos na anlise de diferentes aspectos de um problema (ou tema), no necessariamente tendo que chegar a concluses e solues.

NOES GERAIS DE PAINEL Explanao do assunto de uma maneira informal O painel deve ser autoexplicativo Evitar muito contedo escrito ou letras pequenas D preferncia para colocar o contedo em forma de tpicos Deve-se conseguir ler o painel a 2 metro de distncia Colocar ilustraes de tima qualidade Deve ser visualmente atrativo, com pouco texto e mais ilustraes O ttulo de cada tpico a ser desenvolvido dever aparecer em letras maisculas

ESTRUTURA DO PAINEL Tpicos a serem desenvolvidos: Cabealho Introduo (Objetivo) Mtodo Resultados Concluso Referncias (opcionais, s aparecem quando houver citao no texto)

CARACTERSTICAS FSICAS: Dimenses: 90 cm de largura por 1,20 m de altura

Fontes: Dever ser em tamanhos legveis 2 metros de distncia (e.g. Arial 28 ou Times New Roman 30) Material de impresso: normalmente laminado 0,8 ml (pergunte grfica o melhor material para os fins) Fundo: que favorea o texto e figuras, evite gravuras marca dgua, pois pode prejudicar a leitura

FIGURAS E TABELAS As figuras e tabelas devero ser colocadas para ilustrar o painel e deix-lo autoexplicativo; Devero ser citadas no texto, se esta citao estiver entre parnteses deve-se abreviar da seguinte forma Fig. ou Tab., se estiver no texto devem ser escritas por extenso; As figuras e tabelas sero numeradas sequencialmente com algarismos arbicos; Recebero uma legenda explicando o seu contedo. As legendas devem ser posicionadas em cima das tabelas e abaixo das figuras.

CABEALHO Logo da Instituio; Logo do Laboratrio; Ttulo do trabalho Nome do Autor e do Orientador; Informaes: nome do Laboratrio; Instituio; Endereo eletrnico do principal autor.

EXEMPLOS:

Figura 1: Modelo de cabealho de painel cientfico com dados do laboratrio, da instituio e endereo eletrnico do pesquisador apresentado abaixo dos nomes dos mesmos.

Figura 2: Modelo de cabealho de painel cientfico.

INTRODUO Exposio RESUMIDA dos principais aspectos relacionados ao assunto da pesquisa; Preferencialmente em no mximo trs pargrafos; Pode ser apresentado em tpicos, diferentemente da estrutura em pargrafos, facilitando a leitura; Pode incluir alguns desses itens: breve reviso da literatura, justificativa (razes), definies, situar o problema no contexto geral da rea ou indicar pressupostos necessrios compreenso do assunto OBJETIVO Determina o que se pretende estudar no desenvolvimento do painel Define objetivo do trabalho Deve ser escrito de maneira clara e direta Verbo no infinitivo (avaliar, estudar, comparar, etc)

EXEMPLOS:

Figura 3:Modelo de introduo e objetivos de um artigo cientfico em forma de painel.

Figura 4: Modelo de introduo e objetivos de painel cientfico.

MTODO (somente para os trabalhos experimentais) Descrio da metodologia empregada na realizao do estudo, de forma sucinta e ordenada. Nesse tpico, devem ser especificados: as caractersticas dos participantes (tipo, tamanho, grupos experimentais, etc.), os materiais utilizados, o local da pesquisa e os testes estatsticos utilizados, quando indicados, os procedimentos utilizados. Nesse tpico podem ser utilizadas figuras para a ilustrao da metodologia utilizada. EXEMPLOS:

Figura 5: Modelo de mtodo de artigo cientfico em forma de painel cientfico apresentado em forma de texto.

Figura 6: Modelo de mtodo de artigo cientfico em forma de painel cientfico apresentado em forma de tabela.

Figura 7: Modelo de mtodo em painel cientfico.

RESULTADOS Apresentao dos dados obtidos sob a forma de tabela e figuras. Os resultados podem ter texto desde que sejam breves. EXEMPLOS:

Figura 8: Modelo de resultados de artigo cientfico em forma de painel cientfico apresentado em forma de texto, figuras e tabelas.

Figura 9: Modelo de resultados de artigo cientfico em forma de painel cientfico apresentado em forma de texto, figuras e tabelas.

CONCLUSO Deve-se concluir somente o que foi comprovado, com interpretao lgica, no cabendo opinies prprias ou anlises no investigadas. As concluses de qualquer trabalho cientfico devem responder aos objetivos propostos do mesmo. EXEMPLOS:

Figura 10: Modelo de concluses e referncias de painel cientfico.

Figura 11: Modelo de concluses e referncias de painel cientfico.

Anexos: Painel completo

You might also like