You are on page 1of 27

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

QUESTES CORRIGIDAS LEIS DE OHM, CORRENTE E POTNCIA NDICE


CORRENTE ELTRICA1 1A LEI DE OHM9 2A LEI DE OHM13 POTNCIA ELTRICA19

CORRENTE ELTRICA
1.
O grfico seguinte mostra a variao da carga Q que atravessa um condutor em funo do tempo t. Q (mC)

2 Com base CORRENTE ELTRICA que circula neste condutor vale: a) 16mA. b) 8mA. c) 4mA. d) 8A.

t (s) neste grfico, a

CORREO
Aplicao direta de frmula, simples, por sinal: www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

i=

Q onde i a corrente(A), Q a carga eltrica(C) e t o tempo(s). t

Q 8m i= = = 4mA t 2
OPO: C.
2. Observe a ilustrao do movimento de eltrons livres no interior de um fio condutor.

Para se obter um movimento como o representado na figura acima necessrio: e) colocar o fio na vertical para que os eltrons caiam sob a ao do campo gravitacional da Terra. f) aplicar no fio um campo magntico vertical e para cima. g) fazer a ligao das extremidades do fio em uma bateria que proporcione uma diferena de potencial, sendo que na extremidade esquerda deve ficar o plo positivo. h) aplicar no fio um campo eltrico horizontal e para a esquerda.

CORREO
O movimento dos eltrons aleatrio e para conseguir um movimento organizado, isto , uma corrente eltrica como a ilustrada necessria uma diferena de potencial (voltagem). Veja: Devemos ligar o plo positivo do lado direito e o negativo do lado esquerdo. criado um Campo Eltrico que sai do + e vai para o .

E
-+

OPO: D.
3. (UFMG/97) Uma lmpada fluorescente contm em seu interior um gs que se ioniza aps a
aplicao de alta tenso entre seus terminais. Aps a ionizao, uma corrente eltrica www.fisicanovestibular.com.br

3 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna estabelecida e os ons negativos deslocam-se com uma taxa de 1,0 x 10 18 ons/segundo para o plo A. Os ons positivos se deslocam, com a mesma taxa, para o plo B.

Sabendo-se que a carga de cada on positivo de 1,6 x 10 eltrica na lmpada ser A) 0,16 A. B) 0,32 A. C) 1,0 x 10 18 A. D) nula.

-19

C, pode-se dizer que a corrente

CORREO A corrente eltrica o movimento de cargas transportando energia, eltrica, no caso. Numa lmpada fluorescente, quando o gs ionizado, temos cargas positivas e negativas se movendo, em sentidos opostos, transportando energia. Ento, a corrente total a soma das correntes formada pelos ctions e nions. Temos: i =

Q . Logo: t

Q 2 x1x10 x1,6 x10 C i= = = 0,32 A t 1s


OPO: B.

18

19

linhas. Procure ser claro, objetivo e correto. E, no encha lingia! __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________

4. EXPLIQUE a diferena entre corrente CONTNUA e ALTERNADA, em, no mximo, 4

CORREO
Corrente contnua, como a fornecida pelas pilhas, uma corrente constante no tempo, enquanto a alternada varia de intensidade e de sentido de circulao, como a das tomadas.

5. (UERJ/2005) Um procedimento comum em engenharia gentica consiste em cortar uma

molcula de DNA com enzimas de restrio. Os fragmentos assim formados podem ser separados por eletroforese em suporte de gel com poros apropriados, embebido em soluo salina de pH igual a 8,6. Nessa tcnica, uma corrente eltrica passa atravs do gel, fazendo com que os fragmentos de DNA migrem, atravs desses poros, para o plo positivo. Considere trs fragmentos de DNA, F, F2 e F3, cujas velocidades de migrao so identificadas como VF, VF2 e VF3 e cujos pesos moleculares so respectivamente iguais a 2 109, 1 106 e 1

107. Observe os grficos, que indicam as variaes da velocidade de migrao dos fragmentos em funo da intensidade da corrente e do tamanho das molculas. www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

Durante a eletroforese, a velocidade de migrao dos fragmentos F, F2 e F3 obedecer seguinte ordem: a) VF < VF3 < VF2 b) VF2 < VF < VF3 c) VF3 < VF < VF2 d) VF3 < VF2 < VF

CORREO Questo muito interessante, dentro a interdisciplinaridade, tendncia atual, e interpretativa, outra tendncia. Porm, simples, quando o aluno a compreende bem! O primeiro grfico mostra o bvio: quando a corrente aumenta, a velocidade de transporte dos fragmentos aumenta. E no ajuda a responder a questo. O segundo grfico mata a charada: mostra que quando o peso aumenta, a velocidade diminui! Logo, o mais pesado anda mais devagar e vice-versa! Sendo que os pesos foram dados! OPO: A. 6. (UFMG/95) O grfico a seguir mostra como varia a tenso eltrica em um resistor mantido a
uma temperatura constante em funo da corrente eltrica que passa por esse resistor. Com base nas informaes contidas no grfico, correto afirmar que

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna a) a corrente eltrica no resistor diretamente proporcional tenso eltrica. b) a resistncia eltrica do resistor aumenta quando a corrente eltrica aumenta. c) a resistncia do resistor tem o mesmo valor qualquer que seja a tenso eltrica. d) dobrando-se a corrente eltrica atravs do resistor, a potncia eltrica consumida quadruplica.

CORREO Pela Lei de Ohm, V = R.i, vemos que se trata de uma funo do tipo y = ax. Assim, a resistncia eltrica faz o papel de coeficiente angular da reta e pode ser vista pela inclinao da tangente. Veja:

Como a inclinao aumenta, a resistncia aumenta com a corrente eltrica. E como a resistncia no constante, este material no hmico.

OPO: B.

7. Na figura abaixo est representado um circuito eltrico simples, composto por uma bateria, fios de conexo e uma lmpada.
www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

Sobre o circuito mostrado, marque a nica alternativa correta. a) A corrente eltrica no consumida e circula, inclusive, dentro da bateria. b) A quantidade de eltrons na corrente antes da lmpada menor que depois da mesma. c) A corrente eltrica formada por ons que circulam em sentidos contrrios. d) Eltrons so criados no plo negativo e circulam, fora da bateria, em direo ao plo positivo, onde so consumidos. CORREO A questo aborda vrios erros comuns que alguns alunos tm de suas intuies sobre a corrente eltrica. A corrente precisa circular dentro da bateria, que fornece a energia eltrica, justamente para distribu-la ao consumidor, a lmpada. OPO: A.

8. (CF C2 H5) Explique como a corrente eltrica na fiao de uma residncia.


CORREO Uma casa utiliza fios de cobre, metal, condutor. A corrente formada por eltrons livres, que se movem de forma organizada devido diferena de potencial voltagem aplicada.

9. (DL C5 H17) O grfico abaixo mostra como varia a corrente eltrica i em funo do
tempo t atravs da seco transversal de um condutor. Calcule a carga eltrica total que circulou por esta seco. Dado: carga do eltron = 1,6.10 19 C.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna i (mA)

10

120
CORREO

t (s)

Da definio de corrente, Q = it. E, uma propriedade grfica de todas as equaes do tipo y=ax, como d=Vt, a rea do grfico d a carga, neste caso. Como temos um tringulo, A = b.h/2 . Tomando, como sempre, cuidado com a unidade, mA = 10 3 A.

Q = rea =
10.

b.h 10 .10 . 12 0 = 0, 6 C = 2 2

(CF C2 H5) Explique como a corrente eltrica numa lmpada fluorescente

comum. CORREO Neste tipo de lmpada, o gs ionizado e a corrente formada por ons positivos e negativos, movendo-se em direes opostas.

11.

(DL C5 H17) O grfico abaixo mostra como varia a corrente eltrica i em funo do tempo t atravs da seco transversal de um condutor. Calcule a carga eltrica total que circulou por esta seco. Dado: carga do eltron = 1,6.10 19 C.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna


i (mA)

12

5
CORREO

t (s)

Da definio de corrente, Q = it. E, uma propriedade grfica de todas as equaes do tipo y=ax, como d=Vt, a rea do grfico d a carga, neste caso. Como temos um trapzio, A = (B+b).h/2 . Tomando, como sempre, cuidado com a unidade, mA = 10 3 A.

( B + b).h (12 + 8) .10 .5 = 0, 05 C Q = rea = = 2 2

10

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

1a Lei de Ohm
12.
No circuito abaixo, o sentido da corrente o indicado pela seta e o gerador tem resistncia interna desprezvel.

R= 2 A

= 10V

R= 3 B

i = 4A
A DDP (voltagem) entre A e B V AB igual a: a) 16 Volts. b) 60 Volts. c) 40 Volts. d) 30 Volts. CORREO Lei de Ohm: V=Ri. V 1=2.4=8V V 2=10V V 3=3.4=12V Total = 30V GABARITO: D

13.

Observe o grfico abaixo, que mostra a variao da DDP em funo da corrente eltrica para um condutor.

V (v)

i (A)
www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna De acordo com o grfico, correto afirmar que: a) o resistor hmico e sua resistncia aumenta com o aumento da DDP. b) o resistor no-hmico e sua resistncia aumenta com o aumento da DDP. c) o resistor hmico e sua resistncia diminui com o aumento da DDP. d) o resistor no-hmico e sua resistncia diminui com o aumento da DDP. CORREO

10

A primeira Lei de Ohm diz justamente que para alguns condutores, chamados hmicos, a V resistncia constante: R = , e V=Ri. Neste caso, com R constante, o grfico deveria dar uma i reta, e no o caso. Logo se trata de um condutor no-hmico. A inclinao da reta tangente mostra a Resistncia. Note que ela aumenta com a voltagem(DDP).

i (A)
GABARITO: B

14.

(UFV-modificada) Medidas feitas temperatura constante deram origem ao grfico diferena de potencial (V) versus corrente ( i ) para um determinado resistor.

V (volts)

30 20 10 0 0,1 0,2 0,3 i (ampre)

Com base nos dados : a) Diga se o resistor hmico. JUSTIFIQUE. b) Determine a resistncia eltrica para i = 0,3 A. CORREO a) No, pois o grfico no uma reta. A resistncia no constante, varia. b) R = V / i = 30 / 0,3 = 100. www.fisicanovestibular.com.br

11 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna 15. O grfico seguinte mostra como varia a corrente I em funo da DDP aplicada a um condutor. i (mA)

30

120
a) O condutor MICO? JUSTIFIQUE. b) DETERMINE a resistncia eltrica deste condutor. CORREO

DDP (v)

a) Sim, hmico, pois a corrente diretamente proporcional voltagem, visto que o grfico mostra uma reta. V 120 b) 1 Lei de Ohm: R = R = = 4.000 = 4 K . Observe que a corrente i dada em mA 3 i 30.10 (10 3 A).

16. Os grficos A e B abaixo representam a variao da DDP em funo da corrente eltrica para
dois condutores diferentes. VAB(V)

VAB (v)

120 120

i (A)

i (A)

www.fisicanovestibular.com.br

12 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna a) Diga qual dos dois condutores HMICO. b) JUSTIFIQUE. c) CALCULE o valor da RESISTNCIA ELTRICA R para uma tenso igual a 120V, para os dois condutores.

CORREO
a) e b) Em um CONDUTOR HMICO, a RESISTNCIA permanece constante (R = k). Assim, da Lei de Ohm, temos V = R.i, R = k a voltagem proporcional corrente, e o grfico d uma reta, condutor A. c) Aplicao da frmula:

V R= i
17.

120 120 R A = 3 = 40e R B = 4 = 30

(UNESP/97) Os grficos na figura a seguir mostram o comportamento da corrente em dois resistores, R1 e R2, em funo da tenso aplicada.

Considerando os dados do grfico, correto afirmar que: a) Os dois resistores so hmicos. b) Apenas o resistor R1 hmico. c) Quando a voltagem aplicada for de 4 V, a corrente em R1 valer 0,40 A. d) Quando a voltagem aplicada for de 8 V, a corrente em R2 valer 0,40 A. CORREO Como o grfico d uma reta, ambos so hmicos, ou obedecem Lei de Ohm: V=Ri, com a Resistncia R constante. OPO: A.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

13

2a Lei de Ohm
18.
(FMTM-2000 - modificada) A figura representa esquematicamente um dos circuitos de uma residncia para um chuveiro eltrico, representado simbolicamente pela sua resistncia eltrica. F a fonte de tenso, D um disjuntor ou fusvel, A o terminal fixo da resistncia e B e C so terminais que possibilitam ao chuveiro duas potncias diferentes (inverno e vero), selecionadas pela chave K de duas posies. ~A D

B K

~
F
a) A resistncia do chuveiro maior com a chave ligada em B ou em C? JUSTIFIQUE. b) A chave em B inverno ou vero? JUSTIFIQUE. CORREO

R= a) A resistncia maior onde o comprimento maior (


b) P = V 2 / R, logo B inverno.

l
A
): em C.

19. UFMG 1999, modificada


A figura mostra um cabo telefnico. Formado por dois fios, esse cabo tem comprimento de 5,00 km.

Constatou-se que, em algum ponto ao longo do comprimento desse cabo, os fios fizeram contato eltrico entre si, ocasionando um curto-circuito. Para descobrir o ponto que causa o curtocircuito, um tcnico mede as resistncias entre as extremidades P e Q, encontrando 20,0 , e entre as extremidades R e S, encontrando 80,0 . a) Com base nesses dados, elabore uma possvel EXPLICAO para a ocorrncia deste curtocircuito; b) CALCULE a que distncia das extremidades PQ ocorreu o curto-circuito. CORREO a) O Efeito Joule provoca contnuo aquecimento dos fios quando em uso, provocando deteriorao no plstico isolante at que eles derretem, com o tempo, e os fios se encostam, provocando o curto. www.fisicanovestibular.com.br

14 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna .l b) 2 Lei de Ohm: R = , onde se v que a Resistncia R diretamente proporcional ao A comprimento l. Logo se RPQ = 20 e RRS = 80 conclui-se que a distncia ou comprimento de PQ ao curto 4 vezes menor que a de RS. Ento, divide-se o fio de 5Km em dois pedaos, tal que um seja 4 vezes maior que o outro. Ora, de cabea, d 1 Km e 4 Km. A distncia PQ de 1 Km! Pode-se fazer contas pela frmula tambm, mas desnecessrio. Veja o esquema.

(UFSJ 2 2006) A resistncia eltrica de fios metlicos, condutores, depende de vrios fatores dentre os quais a temperatura, o material de que feito o fio, o seu comprimento, a sua espessura. De dois fios feitos de mesmo material, mesma temperatura, apresenta maior resistncia eltrica o de A) maior comprimento e maior rea de seo transversal. B) menor comprimento e menor rea de seo transversal. C) menor comprimento e maior rea de seo transversal. D) maior comprimento e menor rea de seo transversal.

20.

CORREO
Frmula conhecida como 2 Lei de Ohm:

R=

.l
A
, onde R=resistncia(),

=resistividade(.m),

= comprimento(m) e A=rea(grossura!)(m2). Apelidei de frmula da

rolinha... A resistncia, que corresponde dificuldade que a corrente encontra para passar, diretamente proporcional ao comprimento e inversamente proporcional rea. Logo, o fio de maior resistncia o de maior comprimento e menor rea (mais fino!). Simples, para quem sabia...

OPO: D.
(UEL/99) Deseja-se construir uma resistncia eltrica de 1,0 com um fio de constantan de 1,0 mm de dimetro. A resistividade do material 4,8.10 2 .m e pode ser adotado 3,1. O comprimento do fio utilizado deve ser, em metros: a) 0,40 b) 0,80 c) 1,6 d) 2,4

21.

CORREO
www.fisicanovestibular.com.br

15 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna Basta aplicar diretamente a 2 Lei de Ohm, embora os nmeros no sejam os melhores. E, lembre-se do bsico: 1 mm = 1.10 3 m.

R=

l
A

l =

RA

E ainda, trata-se de um fio circular, cuja rea da seco transversal de uma circunferncia: Ao = R2 = D2/4 . Calculando tudo:

l =

RA

1 .

(1.103 ) 2
7

4,8.10 . m

m2

3,1.106 4.4,8.10 7
1

m = 1, 6 m

OPO: C. 22.
(UNESP/94) Por uma bateria de f.e.m. (E) e resistncia interna desprezvel, quando ligada a um pedao de fio de comprimento e resistncia R, passa a corrente i1 (figura 1). Quando o pedao de fio cortado ao meio e suas metades ligadas bateria, a corrente que passa por ela i2 (figura 2).

Nestas condies, e desprezando a resistncia dos fios de ligao, determine a razo i2 / i1. a) 2 b) 4 www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna c) 1/2 d) 1/4

16

CORREO Quando o fio cortado ao meio, como a resistncia diretamente proporcional ao comprimento,

ela cai pela metade:

R=

l
A
. Por outro lado, dois iguais em paralelo, como na figura 2, d a

metade. Ora, os dois j valiam R/2, pela metade do comprimento . Metade da metade d R/4. Como

a resistncia total fica 4 vezes menor e

i=

V R

, a corrente 2 4 vezes maior.

OPO: B.

23. Sabe-se que a resistncia de um fio condutor depende da resistividade do material do qual o fio feito, do seu comprimento l e da rea A de sua seco transversal. Numa instalao eltrica, utilizando dois fios I e II que tm o mesmo comprimento l, o fio II tem o dobro do dimetro do fio I. Veja a figura.

l
I II

2d

A rea de uma circunferncia dada por A = R2. Para que os dois fios tenham a mesma resistncia eltrica, a resistividade do fio I dever ser: a) duas vezes menor que do fio II. b) duas vezes maior que do fio II. c) quatro vezes menor que do fio II. d) quatro vezes maior que do fio II. CORREO
www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

17

A questo orienta o aluno, fornecendo os dados que compem a 2 Lei de Ohm:

R=

l
A

. E tambm lembra a variao da rea com o Raio. Como ela proporcional

ao quadrado do raio, se o raio dobra a rea quadruplica. Veja a lei de Ohm:

R=

4l 4A

. Como o fio II tem o qudruplo da rea, para que tenha a mesma

resistncia R sua resistividade dever ser tambm 4 vezes maior. Ou, a resistividade do fio I deve ser quatro vezes menor... OPO: C.

24.

(FUVES/94) So dados dois fios de cobre de mesma espessura e uma bateria de resistncia interna desprezvel em relao s resistncias dos fios. O fio A tem comprimento c e o fio B tem comprimento 2c. Inicialmente, apenas o fio mais curto, A, ligado s extremidades da bateria, sendo percorrido por uma corrente I. Em seguida, liga-se tambm o fio B, produzindo-se a configurao mostrada na figura a seguir.

Nessa nova situao, pode-se afirmar que: a) a corrente no fio A maior do que I. b) a corrente no fio A continua igual a I. c) as correntes nos dois fios so iguais. d) a corrente no fio B maior do que I.

CORREO

A resistncia de um fio dada por

R=

l
A

e os fios tm o mesmo - cobre - e a

mesma espessura A. S o comprimento l diferente, alis, o dobro. Da 1 Lei de Ohm,


www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

18

i=

V R , o fio com o dobro do comprimento, em paralelo, ter metade da corrente. E,


OPO: B.

tambm porque est em paralelo, cada corrente no depende da outra. E, claro, a corrente total ser i + i/2 = 3i/2 .

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

19

Potncia Eltrica
25.
a) b) c) d) 1 KWh (kilowatt.hora) equivalente a quantos Joules de energia? 1.000 J 1 KJ 3.600 J 3,6 MJ CORREO E , vem E = P.t . As unidades corretas so:J = W.s. Portanto: t 3 6 E = P.t E = 1KWh = 10 Wx1h = 1000Wx3.600s = 3.600.000 J = 3,6.10 = 3,6 MJ . Da relao P = Este problema costuma ser resolvido em sala de aula. GABARITO: D

26.

(FGV-SP) Um eletricista modifica a instalao eltrica de uma casa e substitui um chuveiro eltrico ligado em 110 V por outro, de mesma potncia, mas ligado em 220 V. Observa-se que este chuveiro passar, ento, a: consumir mais energia eltrica. consumir menos energia eltrica. ser percorrido por uma corrente eltrica maior. ser percorrido por uma corrente eltrica menor. CORREO

a) b) c) d)

A relao que permite calcular a potncia : P = V.i. Porm, o problema diz que apesar na mudana na instalao ela continua a mesma. De fato, para cidades com diferentes DDPs, so vendidos aparelhos de funcionamento equivalente em termos de gasto de energia. Mas, pela frmula fica claro: para manter a potncia aumentando a voltagem, a corrente diminui! GABARITO: D

27.
A) B) C) D)

(UFJF-2000) Uma lmpada fabricada para dissipar a potncia de 100W quando alimentada com a ddp de 120 V. Se a lmpada for ligada numa ddp de 127 V, ento: A potncia dissipada aumentar cerca de 12%; A corrente que a percorre no mudar A sua resistncia diminuir cerca de 18%; A corrente que a percorre diminuir, mantendo a potncia inalterada.

CORREO
www.fisicanovestibular.com.br

20 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna A lmpada tem uma resistncia que seu filamento, a espcie de molinha no interior. Veja a figura. Ela no se altera quando a voltagem se altera.
J a potncia dada por: , proporcional ao QUADRADO DA VOLTAGEM! R Quando a voltagem (DDP) aumenta de 120 para 127 V temos:

P =V

A corrente aumenta, pois a voltagem aumenta! GABARITO: A.

127 120

= 1,12 = 12% de aumento na potncia!

28.
e) f) g) h)

(PUC/RS-2001) Uma lmpada incandescente de 100 W, ligada durante 24 horas, dissipa energia eltrica de: 0,24 kWh 2,4 kWh 12 kWh 24 kWh

CORREO
Da definio de potncia: P = K=kilo=10 3.

E E = P.t E = 100 x 24 = 2400W .h = 2,4 KWh , lembrando que t


GABARITO: B.

29.

Na figura abaixo, temos representada a resistncia eltrica de um chuveiro, que se assemelha a uma mola enrolada. fcil encontr-las venda at em supermercados.

a) EXPLIQUE o princpio fsico de funcionamento deste aparelho, isto , por qu a gua se aquece? b) CALCULE o valor da resistncia eltrica de um chuveiro cuja potncia vale P = 4.800 W ligado a uma DDP igual a 120 V. CORREO a) A gua se aquece porque circula corrente na resistncia e o fluxo de eltrons agita os tomos do metal, provocando aquecimento, num fenmeno chamado EFEITO JOULE. www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna b) De

21

P =V

R =V

R = 120

4800

= 3

30.

(UFSJ 2006)

CORREO
Melhor que a questo anterior, pelo menos cobra algo diferente! Um cidado atento conta de luz conhece as unidades citadas e entende o que se est cobrando na questo. Usa-se energia, pagase CEMIG. Quanto? Eis a questo... Alis, t caro este KWh a! O daqui de casa, hoje, custa R$0,598 e na minha roa apenas R$0,106! PARA CASA: verifique, na sua conta de luz, quanto custa a na sua casa. Aplica-se uma frmula, faz-se a conta do custo e resolvido. Vamos l: Temos P = R . i 2, onde P Potncia (W), R Resistncia() e i Corrente(A);

P=

E E 2 E = P.t , onde E Energia(J) e t Tempo(s). Logo: P = E = R.i .t . t t


2 3

E = R. i .t = 6. 20 .1 = 2.400W .h! MasK = 10 E = 2,4 KWh


Mais do que obrigao conhecer unidades, andar com vrgula, etc! Pagando: 2,4 X R$2 = R$4,80. As prprias unidades levam s contas corretas: para encontrar quantos KWh, claro que temos que pegar Potncia em W e multiplicar por tempo, em hora! Quanto ao Kilo, bem, trivial, n! Kilmetro = 1.000 m, Kilograma = 1.000 g, KiloWatt... OPO: A.

Calculando... 2

31.
a) b) c) d)

Determine o consumo mensal, em kWh, de um chuveiro eltrico de 220V / 4400W que funciona 1,0h por dia.

20. 600. 968. 132.

CORREO
www.fisicanovestibular.com.br

22 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna Como sempre, o segredo da soluo de qualquer questo est no enunciado: kWh = kiloWatt.hora, ou seja, 1.000 (kilo) W.h. Resumindo, basta multiplicar os Watt (Pontncia) pelas horas (Tempo) e teremos a energia. Mas, para quem s pensa em frmulas, l vai:

P=

E t

, P Potncia(W), E a energia(J) e t o tempo(s). E = P.t

Mensal: 1 ms so aproximadamente 30 dias, com 1 h por dia, so 30h. E = P.t = 4400W.30h = 44.3.1000 W.h = 132kWh .

OPO: D.
32.
CALCULE o consumo de energia de uma lmpada comum, de Potncia igual a 60W, funcionando um dia inteiro, EM kWh.

CORREO
Aplicao direta de frmula. A unidade j inspira o que fazer: multiplicar os Watts pelas horas (kW vezes h). E, claro, um dia so 24h.

P=

E t

, P Potncia(W), E a energia(J) e t o tempo(s). E = P.t

Calculando: E = P.t = 60Wx24h = 1440Wh! Kilo = 1.000 = 10 3. Mas, se voc preferir, pense em coisas comuns na vida... 1.440g so 1,44Kg. 1.440m so 1,44Km. Ento, 1.440Wh so 1,44kWh! (UFMG/98) A conta de luz de uma residncia indica o consumo em unidades de kWh (quilowatt-hora). kWh uma unidade de A) energia. B) corrente eltrica. C) potncia. D) fora. CORREO A questo trata sobre Unidades, porm esta bem conhecida! Os Watts podem confundir, mas o conhecimento geral diz que kWh unidade de energia, por sinal a que a CEMIG usa para cobrar a que ela nos vende. Veja na conta da sua casa! energia Sendo mais rigoroso, Pot = Energia = potncia (Watt) x tempo (hora). Kilo tempo potncia de 10, mil. OPO: A.

33.

34.

(UFMG/02) Devido ao racionamento de energia eltrica, Laila resolveu verificar o consumo dos aparelhos eltricos de sua casa. Observou, ento, que a televiso consome energia eltrica mesmo quando no est sendo utilizada. Segundo o manual de utilizao do aparelho, para mantlo em estado de prontido (stand-by), ou seja, para poder lig-lo usando o controle remoto, necessria uma potncia de 18 W. Assim sendo, o consumo mensal de energia eltrica dessa televiso, em estado de prontido, equivale, aproximadamente, ao de uma lmpada incandescente de 60 W acesa durante www.fisicanovestibular.com.br

A) 0,3 dia. B) 1 dia. C) 3 dias. D) 9 dias.

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

23

CORREO Questo sobre Potncia, particularmente sobre o consumo de Energia em funo da Potncia. Dois aparelhos de potncias diferentes podem consumir a mesma energia eltrica, desde que funcionem por tempos diferentes. Da frmula da Potncia:

P=

energia E = Pxt . tempo


E
2
lm

A questo exige que as energias gastas sejam iguais, aproximadamente 30 dias.

= ETv,e, claro, um ms so

Asimm: Plm . t lm = PTv . t Tv. Contas: 60. t lm = 18.30 60 . OPO: D.

lm

= 18 . 30 t lm = 9 dias.

35.

(FGV-SP-modificada) Um eletricista modifica a instalao eltrica de uma casa e substitui um chuveiro eltrico ligado em 110 V por outro, de mesma potncia, mas ligado em 220 V. Observa-se que este chuveiro passar, ento, a: a) consumir mais energia eltrica. b) consumir menos energia eltrica. c) ser percorrido por uma corrente eltrica maior. d) ser percorrido por uma corrente eltrica menor. CORREO Questo sobre Potncia Eltrica, sendo que a potncia dada por P = V.i, a famosa pode

vim!. Ora, como a prpria questo j diz, a potncia a mesma! Assim, ser o mesmo consumo de energia! Porm, temos o dobro da voltagem, vai de 110 para 220V, sem alterar a potncia. Ento, para o produto V.i dar a mesma POTNCIA, a corrente deve diminuir, alis pela metade! Veja:

P = V .i = 2V .

i . 2
OPO: D.

36.

(FGV-SP) Um eletricista modifica a instalao eltrica de uma casa e substitui um chuveiro eltrico ligado em 110 V por outro, de mesma potncia, mas ligado em 220 V. Observa-se que este chuveiro passar, ento, a: consumir mais energia eltrica. consumir menos energia eltrica. ser percorrido por uma corrente eltrica maior. ser percorrido por uma corrente eltrica menor. CORREO www.fisicanovestibular.com.br

e) f) g) h)

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

24

A relao que permite calcular a potncia : P = V.i. Porm, o problema diz que apesar na mudana na instalao ela continua a mesma. De fato, para cidades com diferentes DDPs, so vendidos aparelhos de funcionamento equivalente em termos de gasto de energia. Mas, pela frmula fica claro: para manter a potncia aumentando a voltagem, a corrente diminui! GABARITO: D

37.

(UFPEL/2005) Grande parte dos aparelhos eltricos que usamos tm a funo de produzir movimento, a partir da eletricidade. Entre eles, esto: batedeira, liquidificador, ventilador, aspirador de p... alm de inmeros brinquedos movidos a pilha, como robs, carrinhos... Outros so igualmente utilizados para o conforto humano, como os aquecedores de ambiente e de gua. O alto consumo de energia eltrica, porm aliado pouca quantidade de chuvas, levou algumas regies do pas, em 2001, ao famoso "racionamento de energia", que trouxe, como lio, a indispensabilidade do consumo racional e consciente da energia eltrica.
GREF. "Eletricidade". vol. 3 [adapt.] pag.3

Um aquecedor eltrico construdo para funcionar em 220 V e fornecer uma potncia de 4400 W. Se o comprimento da resistncia eltrica for reduzido metade, com relao potncia fornecida pelo aquecedor, considerando a corrente eltrica que nele circular, correto afirmar que a) a potncia diminui, e a corrente aumenta. b) tanto a potncia quanto a corrente aumentam. c) tanto a potncia quanto a corrente diminuem. d) a corrente aumenta, e a potncia permanece a mesma.

CORREO Questo que usa as duas principais frmulas dos circuitos eltricos: a de potncia e a Lei de Ohm. Quanto potncia, e notando que reduzir a resistncia pela metade no altera a

V2 V2 2P = P= R . Vemos que a potncia dobra, ou seja, aumenta. voltagem: R 2


i= V V 2i = R . A corrente tambm dobra aumenta! R 2
OPO: B. 38.
(ENEM/2008) O grfico a seguir ilustra a evoluo do consumo de eletricidade no Brasil, em GWh, em quatro setores de consumo, no perodo de 1975 a 2005. www.fisicanovestibular.com.br

Quanto corrente:

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

25

Observa-se que, de 1975 a 2005, houve aumento quase linear do consumo de energia eltrica. Se essa mesma tendncia se mantiver at 2035, o setor energtico brasileiro dever preparar-se para suprir uma demanda total aproximada de A 405 GWh. B 445 GWh. C 680 GWh. D 750 GWh. E 775 GWh.

CORREO
Novamente, a resposta est no grfico. Em 30 anos, 75 a 2005, o aumento foi de 305. Mais 30 anos, at 2035, mais 305 com 375 que j tem do 680 ! Afinal, como o texto diz, um aumento linear...
E = 375-70 = 305

OPO: C. 39. (DL C5 H17) Em qual unidade a CEMIG registra a energia eltrica que ela nos

vende? Por qu? CORREO O padro de energia na Fsica o Joule. Em alimentos, o mais comum encontrar Calorias, ou kilo-Calorias. A CEMIG prefere o kWh, kiloWatt-hora, por questo de praticidade. Os nmeros envolvidos so menores, j que o kWh uma unidade maior. E, alm disto, a potncia dos aparelhos www.fisicanovestibular.com.br

26 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna dada em Watt, enquanto comum marcarmos o tempo em horas. Isto facilita a compreenso por parte dos consumidores.

40.

(SP C2 H5) Um secador de cabelos tem potncia igual a 800 W. Um kWh de energia custa R$ 0,50. Caso este secador seja utilizado por meia hora, quanto ter sido gasto de energia, em Reais?
CORREO

Fazendo por etapas, primeiro a energia gasta em kWh. Veja que a unidade lhe ajuda: basta multiplicar os Watts, potncia, pelas horas, tempo. O resultado Energia. Cuidado com a potncia de 10: kilo = 10 3.

E = Pt = 800 .

400

0, 4 x 0,5 = R$0, 20 .
41.

1 = 400 Wh = 0, 4 kWh 2

. Agora, o valor em dinheiro...

(CA C2 H7) Sob o ponto de vista da Fsica, qual aparelho gasta mais energia: um

chuveiro eltrico ou uma lmpada fluorescente? Justifique. CORREO Da definio de Potncia, temos: E = P.t . Todos sabemos que um chuveiro mais potente que uma lmpada. Porm, quanto pergunta, a resposta depende. Depende de quanto tempo cada um dos dois aparelhos ir funcionar.

42.

(CA C3 H9) Por que a CEMIG aumenta o preo da energia residencial medida

que o consumo aumenta? CORREO Energia um insumo caro, de difcil obteno e que impacta o meio ambiente de alguma forma. Aumentando o preo com o consumo, ela desestimula o exagero no gasto. Alm de impor uma sobretaxa para a camada mais abastada da populao, o que ajuda a subsidiar a energia para as camadas menos favorecidas.

43.

(SP C2 H5) Um secador de cabelos tem potncia igual a 600 W. Um kWh de energia custa R$ 0,50. Caso este secador seja utilizado por meia hora, quanto ter sido gasto de energia, em Reais?

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna CORREO

27

Fazendo por etapas, primeiro a energia gasta em kWh. Veja que a unidade lhe ajuda: basta multiplicar os Watts, potncia, pelas horas, tempo. O resultado Energia. Cuidado com a potncia de 10: kilo = 10 3.

E = Pt = 600 .

300

0,3 x 0,5 = R$0,15 .


44.

1 = 300 Wh = 0,3 kWh 2

. Agora, o valor em dinheiro...

(CA C2 H7) Sob o ponto de vista da Fsica, qual aparelho gasta mais energia: um chuveiro eltrico de 5.000 W ligado por 5 minutos ou uma lmpada fluorescente de 20 W ligada durante um dia? Justifique.
CORREO

Da definio de Potncia, temos: E = P.t . Todos sabemos que um chuveiro mais potente que uma lmpada. Devemos ento calcular a energia gasta por cada um. Vejamos: Chuveiro: 5000W.5min=25.000 W.min Lmpada: 20W.24.60min (1 dia!)=28.800 W.min Logo, neste caso, a lmpada gasta mais energia.

45.

(SP C2 H6) 9.000.000 de Joules de energia so equivalentes a quantos kWh?


CORREO

Uma boa soluo seria saber qual a relao entre as duas unidades. Como a esmagadora maioria dos alunos no saberia, teria de encontr-la. E = P.t . Nas unidades padro, Joules = Watt.segundo. Observe o kWh... 1 kWh = 1000 W. 3600 s = 3.600.000 J. Ou, 3,6.10 6 J = 3,6 MJ de energia.
10

Agora, uma regra de 3, ou direto:

90 00000 = 2,5 kWh 36 00000


4

46. (CA C3 H9) Explique a seguinte afirmativa: A energia segue a lgica inversa do capitalismo: quanto mais se compra, mais barato fica. Em nossa casa, ocorre o inverso: quanto mais se gasta energia, mais caro ela fica!.
CORREO Energia um insumo caro, de difcil obteno e que impacta o meio ambiente de alguma forma. Aumentando o preo com o consumo, a CEMIG desestimula o exagero no gasto. Alm de impor uma sobretaxa para a camada mais abastada da populao, o que ajuda a subsidiar a energia para as camadas menos favorecidas. www.fisicanovestibular.com.br

You might also like