You are on page 1of 3

Albert Einstein: Um Louco Ou um Q.

I Alm Da Nossa Imaginao

Albert Einstein nasceu na regio alem de Wrttemberg, na cidade de Ulm, numa famlia judaica. Em 1852, o av materno de Einstein, Julius Koch, estabelece-se como comerciante de cereais em Bad Cannstatt, nos arredores de Estugarda. Os pais de Einstein, Hermann Einstein e Pauline Koch, casaram-se em 8 de agosto de 1876. Hermann, que era comerciante, muda-se de Bad Buchau para a cidade de Ulm, onde passou a viver com a esposa. em Ulm que nasce Albert Einstein, em 14 de maro de 1879. Quando seus pais se mudaram para Milo, Itlia, Einstein continuou seus estudos na Sua, ingressando, em 1896, na Escola Politcnica Federal, em Zurique. L estudou Fsica e Matemtica, tendo se formado em 1901. Em 1905 recebeu seu Ph.D pela Universidade de Zurique, na Sua. No mesmo ano, publicou quatro artigos de grande importncia para o desenvolvimento da Fsica. Um deles foi sobre o efeito fotoeltrico. Segundo Einstein, sob certas condies a luz se comporta como uma partcula. Esta teoria postulava que a energia dos raios luminosos se transfere em unidades individuais chamadas quanta, contrariando as teorias anteriores que afirmavam que a luz era manifestao de um processo contnuo. Essa teoria marcou a base da atual teoria sobre a natureza da luz. Albert Einstein trabalhou no Departamento de Patentes da Sua, em 1909 e tornou-se professor em Zurique e, dois anos mais tarde, professor de Fsica Terica em Praga, voltando a lecionar em Zurique em 1912. Aps voltar para a Alemanha em 1914 foi

indicado diretor do Instituto Kaiser Wilhelm de Fsica e professor da Universidade de Berlim. conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Fsica de 1921, pela correta explicao do efeito fotoelctrico; no entanto, o prmio s foi anunciado em 1922. O seu trabalho terico possibilitou o desenvolvimento da energia atmica, apesar de no prever tal possibilidade. Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus ltimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: "Einstein" tornou-se um sinnimo de gnio. Einstein props a famosa equao E = mc2. Esta equao afirma que a massa de qualquer objeto diretamente proporcional sua energia (E = energia, m = massa do objeto, c = velocidade da luz). Na poca em que foram apresentadas, as teorias de Einstein, alm de serem complexas eram altamente polmicas, gerando muita controvrsia. Como Einstein era alemo a Alemanha no era um lugar onde um judeu poderia viver em paz. Aps a Primeira Guerra Mundial e a devastadora derrota Alem, o anti-semitismo tomou conta do pas. Em 1920, enquanto ministrava uma de suas aulas na Universidade Berlim, Einstein assistiu a uma manifestao anti-semita e percebeu que logo teria que deixar a Alemanha. Um ano mais tarde visitou os Estados Unidos pela primeira vez, pas para o qual emigraria, aps renunciar cidadania alem, doze anos mais tarde, em 1933. Em 1940, Einstein tornou-se cidado americano. Na sua chegada aos Estados Unidos, Einstein assumiu o Departamento de Fsica da Universidade de Princeton, lecionando na mesma at 1945, quando se aposentou. Em 1952, o primeiro-ministro de Israel, David Ben-Gurion, convidou Einstein para assumir a presidncia do pas. Einstein recusou o convite alegando no estar altura do cargo. Ele foi casado duas vezes. O primeiro casamento acabou em divrcio e no segundo, permaneceu at sua morte. Einstein morreu no dia 18 de abril de 1955 em Princeton, Nova Jersey. Seu corpo foi cremado e seu crebro doado a Thomas Harvey, patologista do Hospital de Princeton. Apesar de atuar em prol da paz ao longo de sua vida, Einstein defendeu o desenvolvimento da bomba atmica pelos Estados Unidos, com o objetivo de frear Hitler e a Alemanha nazista. Em 1939, aps tomar conhecimento de que os alemes estavam dedicando-se a um sigiloso projeto que envolvia o uso de urnio, Einstein escreveu uma carta ao Presidente Roosevelt, recomendando que os Estados Unidos se dedicassem pesquisa nuclear. Isto resultaria no Projeto Manhattan e na construo da bomba atmica.

Uma semana antes de sua morte, Einstein assinou sua ltima carta que foi endereada a Bertrand Russel. Nela, ele concordava que seu nome fosse includo em um manifesto em prol de todas as naes que abandonassem as armas nucleares. "Einstein" tornou-se um sinnimo de gnio. Foi por exemplo eleito pela revista Time como a "Pessoa do Sculo", e a sua face uma das mais conhecidas em todo o mundo. Em 2005 celebrou-se o Ano Internacional da Fsica, em comemorao aos cem anos do chamado "Annus Mirabilis" (ano miraculoso) de Einstein, em que este publicou quatro dos mais fundamentais artigos cientifcos da fsica do sculo XX. Em sua honra, foi atribudo o seu nome a uma unidade usada na fotoqumica, o einstein, bem como a um elemento qumico, o einstnio.

Conhecido pela suas descobertas: Relatividade geral Relatividade restrita Movimento browniano Efeito fotoelctrico E=mc Equaes de campo de Einstein Estatstica de Bose-Einstein Paradoxo EPR Prmios: Nobel de Fsica (1921), Medalha Matteucci (1921), Medalha Copley (1925), Medalha de Ouro da Royal Astronomical Society (1926), Medalha Max Planck (1929)

You might also like