You are on page 1of 48

Manual do K2 para Joomla!

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Apresentao
Verso 1.0.0 - Release 09/10/10. Colaborador: Jlio Coutinho email: webmaster@joomlabrasilia.org Twitter: @cout45 Colaborador: seu nome email: seu email Twitter: seu twitter Este manual um documento colaborativo criado a partir da demanda gerada por vrios usurios das Comunidades SGC Joomla e Joomla Brasil do Orkut. Aps assistir a excelente oficina ministrada pelo Ronildo e Daniel no Joomla! Day Brasil 2010, percebi que o K2 era muito mais do que eu havia explanado em um tutorial criado a algum tempo no Joomla! Braslia e resolvi estudar a fundo o componente. A melhor forma que encontrei foi apresentar um case e durante este case, testar as funcionalidades e descrever a utilizao da ferramenta. Confesso que fiquei espantado com a potncia da ferramenta. Todos esto convidados a participar da melhoria deste manual enviando suas ementas para o email webmaster@joomlabrasilia.org cada ementa pertinente ser adicionada ao manual, gerando uma nova verso, com os crditos devidamente colocados. Aguardo colaborao de todos que usam o K2 para melhorarmos o Manual.

Bora colaborar galera?


"Conhecimento sem compartilhamento no serve para nada!"

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Case Colunistas
O Case Iremos desenvolver um projeto voltado a colunistas que desejem postar tutoriais Joomla, divididos dentro de uma categoria pai e vrias sub-categorias. As categorias Teremos 01 (uma) categoria pai e 03 (trs) categorias filhos a saber: 1. Categoria Tutoriais Joomla .....Webdesign e Joomla .....Segurana e Joomla .....Joomla for Dummies 2. Categoria Livros Os Colunistas Cada sub-categoria possuir 01 (um) ou mais colunistas com os seguintes campos: 1. nome 2. curriculum 3. contato twitter Os Livros A categoria livros contar com indicaes de bons livros que iro ajud-lo(a) a tornar-se um profissional de sucesso. Publicao O projeto ser publicado na Internet para servir de fonte de estudo por parte dos usurios interessados.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

O que K2
K2 um poderoso e popular componente para gerenciamente de contedo no Joomla! com caractersticas de CCK-like desenvolvido pelo JoomlaWorks, fabricantes de vrias extenses Joomla! , desde 2006. Ele fornece vrias formas de integrar o contedo do website Joomla (pense em artigos com campos adicionais para as imagens do artigo, vdeos, galerias de imagens e anexos), o nvel de subcategorias, tags, comentrios, um sistema de aumentar o formulrio de item de base com os campos adicionais (semelhante a CCK para aqueles familiarizados com Drupal), uma API e plugin poderoso para estender item, categoria e as formas de usurio, ACL, edio frontend, sub-modelos e muito mais! Usando o K2, voc pode transformar seu website Joomla! para um site de notcias / revistas com autores de blogs, catlogos de produtos, a carteira de trabalho, conhecimentos, download / gesto de documentos, listagem de diretrios, listagem de eventos e muito mais, tudo isso empacotado em um nico componente! K2 extensvel a outros itens de campos, voc pode facilmente criar tipos de contedos especficos da categoria, por exemplo, artigo, post, a pgina do produto e listagem do diretrio. K2 agrega comentrios, integrao com twitter, fotos e vdeos, opo de anexar arquivos, opo de personalizar o perfil do usurio, enfim um framework completo, dentro do Joomla! K2 possui vrios addons para seu projeto e nem todos so gratuitos. Porm, devido ao baixo custo e as possibilidades de implementao no projeto, recomendo que voc adquira cada uma delas e repasse o valor ao cliente. Nunca, jamais, sob hiptese alguma, use addons, extenses ou templates piratas.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Por qu usar K2?


Por qu eu usaria o K2? H um grande nmero de razes, voc fala com algum que usa ou desenvolve para K2 e voc ter mais razes, nesta lista esto alguns dos pontos que eu encontrei. 1. Categorias aninhadas Joomla! 1.5 no permite a criao de subcategorias ou categorias aninhadas. Com o K2 possvel extender o CMS criando categorias aninhadas. 2. Micro Templates para K2 Cada categoria pode ser atribuda a seu prprio template K2, possibilitando renderizar pginas em layouts diferentes para outras categorias, ideal para websites multi-funcionais. 3. Uso de TAGS Com K2 voc pode adicionar tags com itens que podem ser ligados para formar um catlogo de informaes. 4. Flexibilidade no Design Uma vasta gama de elementos pode ser ativado / desativado por item ou categoria e, quando utilizado em conjunto com os micro templates do K2 voc pode produzir desenhos exclusivos para seu website. 5. Extenso de Controle do Usurio Nativamente o K2 possui uma potente ACL, que permite dentre outras coisas a contribuio de artigos via frontend do seu site sem ter ser necessrio o acesso via backend, alm de controlar quem tem acesso ao contedo, atravs da criao de grupos com as suas prprias restries. 6. Apoio O K2 possui um grupo ativo de seguidores para criar uma comunidade de apoio mtuo para oferecer ajuda, conselhos e experincias reais. 7. Extenso gratuita K2 livre e gratuito e voc dificilmente achar outra assim, sendo obrigado(a) a pagar alguns dlares por uma extenso similar ao K2.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

O qu preciso para rodar o K2?


Para o perfeito funcionamento do K2 basta usar o Joomla! 1.5.x. Independente de usar K2 e por questes de segurana recomendo: 1) CMS Joomla! 1.5.x (sempre a ltima verso) 2) SGB MySql (sempre a ltima verso) 3) Web Server Apache (sempre a ltima verso) 4) PHP (sempre a ltima verso)

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Obtendo o K2
Como obter o K2? Para baixar o K2 voc deve visitar o website oficial do Projeto: http://getk2.org/ Instalando o K2 no Joomla A instalao do componente simples bastando acessar o Menu Superior -> Extenses -> Instalar/Desinstalar no backend do seu website Joomla.

Traduzindo o Componente Aps a instalao iremos aplicar o pacote de traduo do componente para o portugus do Brasil e para tal, baixe o pacote de traduo direto de nosso website se desejar pois j est adaptado ao encoding UTF-8. Para traduzir faa: 1) Baixe o pacote pt-BR; 2) Descompacte na sua mquina; 3) Copie (ctrl+c) o arquivo pt-BR.com_K2; e 4) Cole (ctrl+v) no diretrio /administrator/language/pt-BR. (*) o seu website deve ter sido traduzido para o portugus do Brasil antes.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Entendendo o K2
Antes de explorar o Painel de Controle do K2, vamos entender o componente K2 um poderoso componente que incrementa a forma como o Joomla gerencia os contedos. interessante que voc instale o K2 antes de qualquer componente e siga no desenvolvimento do projeto. Via de regra, o K2 ir implementar a maioria das necessidades do seu projeto. Observe a imagem abaixo, que retrata a estrutura do K2. Esta imagem foi retirada do website do desenvolvedor.

O Joomla no permite subcategorias e fica claro que com o K2 podemos ter vrias categorias aninhadas.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

O caminho lgico para criar e exibir o seu contedo no K2 seria: 1. 2. 3. 4. 5. Criar categorias Instalao de campos com grupos Extra Campos de configurao extra Criar itens K2 Criar link Menu

As etapas 2 e 3 podem ser ignoradas se voc s quer testar o K2. Ela vai lhe poupar tempo, a longo prazo, mas voc sempre pode criar os campos extras depois.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Painel de Controle
Painel de Controle do K2

Barra de Ferramentas

Importar contedo do Joomla Ao clicar neste boto, todo o contedo do Joomla ser importado para o K2 e pode parecer estranho, mas isso mesmo. Preferncias A primeira coisa a definir so as preferncias Globais, que iro gerenciar todo o funcionamento do K2. As opes so muitas indo desde a apresentao do nome do autor no frontend do website at a replicao de seus artigos em sua conta do twitter, assim distribudos.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

1) Configuraes de CSS - habilitar ou desabilitar a opo de css do K2 2) Configuraes de imagem - definir como o K2 ir se comportar em relao as imagens 3) Disposio e opes de exibio de pginas para o usurio (autor) - definir como o K2 ir se comportar em relao aos usurios com permisso de enviar artigos 4) Opes de Layout & listagem de exibio de Busca, Tag & Data - definir como o K2 ir implementar as tags de busca 5) Comentrios - definir se ser permitido comentrios nos artigos publicados 6) Definies Social - trae sua estratgia de marketing social 7) Configuraes de Feed RSS - defina a configurao de seus feeds 8) Configuraes para limpeza do contedo - defina como o K2 ir proceder na limpeza de contedo publicado 9) Campos de configuraes extras - defina a altura e largura dos campos de configuraes extra 10) Editando o Frontend - defina as opes de edio via frontend 11) Configuraes avanadas - vrias configuraes avanadas 12) Configuraes de Desempenho - defina configuraes para melhorar o desempenho do K2 13) Configuraes de SEO - defina as suas configuraes de SEO. Voc pode perceber que so muitas as opes de configurao e as mesmas dependero do escopo do seu projeto. Faa testes e busque o seu melhor ajuste visando o seu pblico-alvo e seu projeto.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Categorias
Gerenciamento de Categorias no K2 Se voc estiver criando um novo site com o K2, o primeiro passo criar a categoria e para tal voc pode navegar pelo menu superior do componente -> Categorias ou clicar no cone Categorias do Painel de Controle

e depois no Novo na barra de ferramentas do Gerenciador de Categorias. Interessante observar o cone Savar e Novo, que salva a categoria e abre a edio para a criao de uma nova.

Existem vrios parmetros para as categorias e vamos explorar os mais importantes. * Ttulo: Ajuda a identificar a categoria para o armazenamento de itens. * Ttulo Alias: Isso pode ser deixado em branco, uma vez que ser preenchido automaticamente ao salvar ou definir como necessrio. * Categoria Pai: Se voc estiver criando uma sub-categoria, ento voc pode especificar qual a categoria pai para cri-la dentro e herdar os parmetros * Herdar Parmetros: H um monte de definies para as categorias, use esta opo para herdar de outra categoria. Isso timo para usar em sub categorias, porque voc s precisa configurar um deles, ento, todo o resto ir herdar a partir dela. * Grupos de campo extra associados: Voc pode selecionar, se houver, qual EFG voc gostaria de usar. Se voc estiver criando um catlogo, por exemplo, seria interessante criar Grupos e campos extras e desta forma seriam Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

importados. * Pubslihed: Auto-explicativo. * Nvel de Acesso: Quem pode ver a categoria. Com as constantes, voc pode clicar em Aplicar ou OK e agora ter criado sua primeira categoria. K2 tem uma srie de opes de categorias e estes so tratados com maior profundidade no captulo da categoria. lista de categorias Depois de ter produzido algumas categorias, ento voc olha um pouco como o below.area imagem. Depois de criar as categorias e subcategorias de nosso projeto, temos a imagem abaixo onde:

(*) Tutoriais Joomla - a categoria pai do nosso projeto Webdesign e Joomla - categoria para publicao de artigos referentes a webdesign e joomla Segurana e Joomla - categoria para publicao de artigos relacionados a segurana e joomla Joomla! for Dummies - categoria para publicao de artigos bsicos relacionados a joomla

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Grupos e campos extras de grupos


Gerenciar/Criar Grupos de campos extras Para criar o Grupo Colunistas siga pelo menu superior Grupos de campos extras ou no cone

Preencha o nome do Grupo e clique em Salvar

Agora, vamos acessar as categorias criadas e associar o Grupo Colunistas s mesmas.

Volte aos Grupos e campos extras e perceber que as categorias foram associadas

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Campos extras
Gerenciar/Criar Campos extras Agora iremos criar os campos extras para nossos grupos. Acesse o menu superior Campos extras ou clique no cone Campos extras e depois em novo

Nome - o nome do campo Publicado - dispensa comentrios Grupo - escolha o grupo ou crie um novo Tipo - selecione o tipo do campo de formulrio para o novo campo. Ficou confuso? Um pouquinho de html vai bem. Valor padro - escolha o valor padro do campo

(*) campos criados em nosso Grupo (*) fica registrado aqui uma preocupao relativa a segurana: Quando criamos os campos estamos criando campos em um form, sem a opo de limitar o tamanho mximo e tipo de caracter permitido. Isto preocupante e j entrei em contato com o desenvolvedor para saber o que ele pensa.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

TAGS
Gerenciar/Criar TAGS Uma tag uma palavra-chave (relevante) ou termo associado com uma informao (ex: uma imagem, um artigo, um vdeo) que o descreve e permite uma classificao da informao baseada em palavras-chave. Tags so, usualmente, escolhidas informalmente e como escolha pessoal do autor ou criador do item de contedo - isto , no parte de um esquema formal de classificao. um recurso encontrado em muitos sites de contedo colaborativo recentes e por essa razo, "tagging" associa-se com a onda Web 2.0. Fonte: wikipedia Para criarmos TAGS no K2 seguimos pelo menu superior TAGS ou clicamos no cone Tags do Painel de Controle

Observe as Tags que criamos para nosso projeto e perceba a sua relevncia

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Itens de contedo
Criar/Editar tem de contedo Chegou a hora da parte mais importante, criar contedo no k2 1) Configuraes de cabealho

Ttulo - ttulo do artigo Ttulo curto - deixe em branco que o k2 completa Tags - digite o incio da palavra e um combo ser aberto com as tags cadastradas por voc Publicado - dispensa comentrios Isto um destaque? - marque sim para apresentar na pgina inicial Categoria - selecione a categoria do artigo 2) Editor do artigo aba contedo

Na aba contedo iremos digitar o texto relacionado ao artigo normalmente, com a opo de inserirmos uma imagem, quebrarmos o texto com o leia + e trocarmos o editor com o Toogle editor 3) Aba imagem

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Na aba imagem temos a opo de inserir uma imagem de nossa mquina ou de um servidor remoto para publicarmos em nosso artigo 4) Aba Galeria de imagem

Para utilizar esta funcionalidade voc precisa adquirir o plugin Simple Image Gallery Pro. Olha l, no vai usar um pirato! 5) Aba Vdeo Para embedar o vdeo, voc precisar do plugin Allvideos. Ele gratuito e basta baixar, instalar, publicar e usar.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Opes de gerenciamento do Vdeo.

6) Aba campos extras

(*) Os campos que voc criou aparecem para serem integrados ao artigo. 7) Aba Anexos Voc pode anexar arquivos ao seu artigo.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

(*) procure o arquivo em sua mquina e depois clique em salvar. 8) Opes de gerenciamento do tem So vrios os parmetros para visualizao e controle do tem criado no k2 e vamos explorar os mais relevantes

1) Autor e status de publicao - analogicamente ao Joomla, voc pode gerenciar quando o item ser publicado e despublicado, seu nvel de acesso e apelido do autor. 2) Informaes de Metadata

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Descrio - uma descrio curta para o artigo Keywords - muitos dizem que as palavras-chave so irrelevantes, porm tantos outros descordam. Ento, eu uso e tm dado certo. Robs - deixe em branco ou digite all (para todos os robs); Noindex(para no ser indexado); Nofollow (para no alavancar os criadores de links para seu website) Autor - deixe em branco ou use o seu domnio (*) Uma boa dica para SEO o livro GooleMarketing de Conrad Adolpho (*) Comigo tm dado muito certo usar as dicas dele, do blog do webmaster do google e da central do webmaster do Google (*) Duvida? Se liga no resultado! 4) Se quiser esconder os parmetros basta clicar no

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Itens de menu
Gerenciar/Criar item de menu Para gerenciar/criar itens de menu devemos navegar pelo menu superior -> Menus -> Selecione o menu (Criei um chamado K2) -> e depois escolha K2 nas opes de itens de menu

As opes so: (*) Item de menu para um item do K2 (*) Item de menu para Categorias do K2 (*) Item de menu para TAGS do K2 (*) Item de menu para uma pgina de um usurio em formato de blog (*) Item de menu para itens de um ou mais usurios ou categorias Vamos conhecer cada um deles separadamente.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Item de menu do tipo item K2


Item de menu do tipo item K2 Este tipo de item de menu cria um hiperlink para um determinado item do K2. Vamos criar o item de menu e publicar o mdulo na posio left do template. Observe a imagem abaixo e vamos esclarecer cada parte apresentada.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

1) Ns marcamos a matria como destaque e por isso ela recebe a marca Featured 2) Quando estvamos criando o contedo ns escolhemos uma imagem que representasse o mesmo, ela fica em destaque nesta rea do frontend 3) O contedo em si 4) Informaes adicionais existentes nos campos extras 5) O avatar e nome do autor do contedo 6) O vdeo inserido junto com o artigo 7) A caixa de comentrio para que o usurio possa comentar o artigo. (*) importante frisar que todos os parmetros so configurados em preferncias. (*) Fiz um comentrio para testar o funcionamento do componente

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Item de menu do tipo categorias K2


Item de menu do tipo categorias K2 Exibe uma lista de itens de uma ou mais categorias.

1) A categoria pai Tutoriais Joomla 2) As sub-categorias Webdesign e Joomla, a categoria filho Segurana e Joomla e a categoria filho Joomla for Dummies 3) O contedo em destaque que faz parte da sub-categoria Joomla for Dummies da categoria Tutoriais Joomla

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Item de menu do tipo Tag


Item de menu do tipo Tag Cria hiperlink para a Tag selecionada permitindo a filtragem da tag por categoria/ sub-categoria. Sero exibidos itens que possuam a TAG selecionada.

(*) eu criei tags e relacionei a todas as categorias. Quanto mais tags voc criar, melhor.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Item de menu do tipo pgina de usurio Blog


Item de menu do tipo pgina de usurio Blog Cria um hiperlink para a pgina do usurio selecionado no formato de Blog.

(*) s temos um usurio e ainda no incrementamos a pgina dele. Ao longo do manual, iremos melhorando at termos completado a pgina do nosso usurio.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Item de menu para itens e usurios adicionados


Item de menu para ltimos itens ou usurios Podemos criar itens de menu para os ltimos itens e usurios inseridos no website. Por enquanto temos pouca coisa, mas ao longo do projeto a tendncia aumentar e melhorar a visualizao. importante observar os parmetros que fazem parte deste tipo de item de menu. Teste, explore cada um deles e veja o que melhor se aplica ao seu case.

Resultado final no frontend de nosso website.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Produtos em destaque
Produtos em destaque Atravs do cone produtos em destaque podemos acessar os itens que esto marcados como destaque em nosso projeto.

Barra de Ferramentas

(*) Toggle featured state - muda o status do destaque (*) Publicar - publica o item (*) Despublicar - despublica o item (*) Mover - move o item para outra categoria (*) Copiar - copia o item para outra categoria (*) Editar - edita o item selecionado (*) Novo - cria um novo item (*) Lixeira - envia o item para a lixeira (*) Preferncias - configura a forma como o K2 ir se comportar globalmente

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Itens na Lixeira
Itens na Lixeira Voc pode gerenciar os itens na lixeira atravs do cone Itens na lixeira.

As opes so: Restaurar ou Remover

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Categorias na lixeira
Categorias na lixeira Voc pode gerenciar as categorias que foram movidas para lixeira clicando no cone Categorias na lixeira.

As opes so: Restaurar e Remover

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Comentrios
Comentrios Voc pode acessar os comentrios efetuados clicando no cone Comentrios

Os comentrios sero listados.

(*) chama a ateno a falta do IP e seu possvel banimento, recurso muito utilizado em componentes de comentrios.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Editar imagens
Edio de imagens Voc pode editar imagens clicando no cone Editar imagens do painel de controle

(*) ser aberto um painel para que voc proceda a edio de qualquer imagem.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Mdulo - Login K2
Mdulo de Login K2 Quando instalamos o K2 ele instala vrios mdulos e plugins embarcados e vamos conhecer o Mdulo de Login. Para tal acesse Extenses-> Administrar Mdulos-> K2 Login e habilite o mesmo. Os parmetros do mdulo esto abaixo:

(*) chamo ateno para a url de redirecionamento do Login e Logout. Aps instalar o mdulo e mudar posies temos o nosso projeto com a aparncia abaixo:

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

(*) Eu registrei um usurio novo e dei a ele permisso para enviar, editar e publicar artigos. Vamos visualizar o menu apresentado para o usurio cout45 quando o mesmo loga no frontend do website.

Vamos interagir com ele? 1) Minha pgina - mostra a pgina do usurio 2) Minha conta - mostra os dados do usurio, vamos editar para organizar as coisas.

O resultado da alterao pode ser visualizado abaixo:

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

3) Moderar comentrios dos meus itens

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Mdulo - K2 Comments
Mdulo K2 Comments O prximo mdulo que abordaremos o K2 Comments que tambm instalado nativamente com o K2. Para public-lo siga Extenses -> Administrar Mdulos -> K2 Comments Configure os parmetros e publique o mdulo.

(*) um mdulo que dispensa comentrios, basta voc escolher os parmetros adequados ao seu projeto e os comentrios estaro listados.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Mdulo - K2Contents
Mdulo K2 Contents Este mdulo ir listar o contedo de acordo com as configuraes dos parmetros escolhidas por voc.

(*) criei uma nova posio no template para melhor visualizao do mdulo K2contents. Aos poucos o projeto vai tomando corpo, usando exclusivamente o Componente K2.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Mdulo - K2 Tools
Mdulo K2 Tools O mdulo K2 Tools um dos mais interessantes e versteis possibilitando uma gama de funcionalidades ao website. Vamos explorar uma a uma, disponibilizando em nosso projeto de estudo. Para habilitar o mdulo siga pelo menu Extenses -> Administrar Mdulos -> K2 Tools -> configure os parmetros, publique e salve.

(*) so vrios os parmetros possveis e vamos explorar os que julgamos mais importantes.

No combo de funcionalidades escolhemos qual ser a apresentao do mdulo, que pode variar de Arquivo at Tag Cloud. No projeto, ns usamos cada tipo possvel, para visualizarmos o seu efeito em um projeto. Arquivo Vamos escolher esta opo, configurar e publicar

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

(*) Perceba que ele lista os nossos artigos de acordo com os parmetros que escolhemos nas configuraes especficas deste tipo. Lista de autores Vamos escolher esta opo, configurar e publicar.

(*) Perceba que ele lista os autores de acordo com os parmetros que voc determina e permite segmentar o que deve aparecer em cada local. Blog-style Calendar (no options) Vamos escolher esta opo configurar e publicar para termos um calendrio em nosso website.

(*) ao clicar no dia ele retorna artigos que foram publicados naquele dia, ou seja, uma busca baseada na data de publicao do artigo. Breadcrumbs O caminho de migalhas um recurso previsto nas webstandards, faz parte da usabilidade e facilmente implementado pelo mdulo K2 Tools.

(*) perceba o caminho publicado. Estranhei no ter sido traduzido para o portugus a Voc est aqui. Categories List (Menu) Nesta opo temos uma lista das categorias do K2 em formato de Menu. No exemplo, eu usei a classe _menu do template.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Search Box A velha caixa de busca to presente e necessria em websites. Lembre-se de coloc-la a direita e acima.

Category Select Box A ideia a mesma, simplesmente apresentamos as categorias em uma combo box e ganhamos espao.

Tag Cloud Habilitando esta opo teremos nossa nuvem de TAGS.

Abaixo temos o resultado parcial de nosso projeto com a simples utilzao de todas as opes deste mdulo.

(*) Eu no sei quanto a voc, mas estou impressionado com o K2.

(*) Para conseguir replicar o mdulo, eu apenas usei a opo de copiar mdulos do Joomla!

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Usurios
Gerenciamento de Usurios Com o K2 podemos gerenciar amplamento os usurios de nosso website. As opes so: 1) Importar usurios do Joomla para as tabelas do K2 2) Criar Grupos de Usurios 3) Disitribuir os usurios dentro dos Grupos Criados Grupos de Usurios Barra de Ferramentas

(*) Remover - remove um grupo de usurios (*) Editar - edita um grupo de usurios (*) Novo - criar um novo Grupo (*) Preferncias - preferncias globais do K2 Grupo Colaboradores do Manual Na imagem abaixo criamos um novo Grupo no K2.

Usurios Vamos analisar o gerenciamento de usurios agora. Barra de Ferramentas

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

(*) Importar usurios Joomla! - importa todos os usurios da tabela #_users para o K2 (*) Mover - move os usurios dentro dos grupos disponveis (*) Remover - remove um usurio (*) Habilitar - habilitar um usurio (*) Desabilitar - desabilita um usurio (*) Editar - edita os dados do usurio (*) Resetar detalhes do usurio - reseta os dados do usurio (*) Preferncias - preferncias globais do K2 Na imagem abaixo mudamos o grupo de um usurio, do grupo padro registered para o grupo Colaboradores do Manual.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

Ajuda
Ajuda Voc pode encontrar ajuda a respeito do K2 de vrias formas, atravs de documentos oficiais. Frum/Comunidade e no Portal oficial do desenvolvedor.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create Web Help sites

You might also like