You are on page 1of 29

Doenas vacinveis

Introduo:
Substncia que tem a propriedade de imunizar o organismo contra doena infecciosa. preparada a partir de microorganismos mortos ou inativos, ou a partir de microorganismos vivos, mas atenuados pelo formol, por uma outra substncia ou pelo calor. A substncia mantm suas propriedades antignicas e suscita no sangue do indivduo inoculado a formao de anticorpos que o protegem contra o microorganismo correspondente.

Difteria :
Agente etiolgico : o agente etiolgico da difteria um bacilo gram-positivo, denominado Corynebacterium diphtheriae, produtor da toxina diftrica. Contagio : Gotculas de saliva liberadas no ar, contato cutneo com a infeco ou com objetos contaminados pelas secrees de portador permitem a contaminao de outros indivduos. Sintomas : Febre baixa, taquicardia e, em alguns casos, chiados e tosses ao respirar so os sintomas desta doena. Esses, geralmente, acentuam-se no perodo noturno. Complicaes : Paralisias dos nervos e rins, leses e/ou insuficincia cardacas e neuropatia perifrica devido ao das toxinas, alm de sufocamento devido obstruo dos canais respiratrios, causada pela membrana, so manifestaes que podem ocorrer em situaes mais graves, com condies de levar o indivduo a bito .Feridas cutneas podem surgir. Diagnostico : feito a partir de hemogramas e anlise das secrees nasais recolhidas pelo mdico. Tratamento : Repouso, antibiticos e aplicao de soro antidiftrico so requeridos para tratamento. Pode ser necessria a aspirao das vias areas, de forma cuidadosa. Preveno : A nica maneira efetiva de prevenir a difteria a vacinao, pois a doena, em geral, no confere imunidade permanente, o que faz com que o doente deva continuar seu esquema de vacinao aps a alta hospitalar.

Ttano:

Agente etiolgico : O agente causador do ttano a bactria anaerbica Clostridium tetani, que produz uma toxina chamada neurotoxina tetanospasmina. Contagio : A bactria pode ser encontrada no ambiente em forma de esporos, no solo, causando o ttano em pessoas de qualquer idade. O perodo de incubao pode atingir at aproximadamente trs semanas, sendo que quanto menor o perodo de incubao, maior ser a gravidade da doena. Sintomas : Um dos primeiros sintomas desta molstia a dificuldade em abrir a boca e engolir. Complicaes : parada respiratria e/ou cardaca durante o espasmo muscular; disfuno
respiratria por paroxismos musculares torxicos; infeces secundrias: cutneas, em vias respiratria e urinria; disautonomia: crise hipertensiva e taquicardia; fratura de vrtebras e/ou da coluna vertebral; hemorragia intracraniana; edema cerebral; flebite e embolia pulmonar; desnutrio; seqelas - fraturas da coluna vertebral.

Diagnostico : Recolhimento de amostras de lquido da ferida rico em toxina e inoculao em animal de laboratrio (rato). Observao de sinais de ttano no animal. Tratamento: Para tratamento da doena necessria a internao do paciente, durando aproximadamente trs a quinze semanas. A administrao de imunoglobulina - ou soro antitetnico na ausncia desta deve ser feita. Aquela prefervel a esta pelo fato de que o soro pode causar reaes alrgicas. Preveno: O ttano no contagioso, porm, mesmo aqueles que j contraram a doena, no adquirem anticorpos para evit-lo novamente. A vacinao a nica forma de proteo. Para uma imunizao adequada, em caso de ferimento, preciso ter tomado trs doses de toxide tetnico (presente em todas as seguintes vacinas: DTP, DT e dT), tendo sido a ltima dose h menos de dez anos.

Ttano neonatal :
Agente etiolgico : O agente causador do ttano a bactria anaerbica Clostridium tetani, que produz uma toxina chamada neurotoxina tetanospasmina. Contagio: A contaminao pode acontecer via cordo umbilical, quando a gestante no foi imunizada (nunca tomou vacina antittano). No possuem e no passam para o beb os anticorpos que poderia ter produzido se tivesse sido vacinada. Sintomas: Os sintomas do ttano so espasmos musculares, contrao dos msculos da mandibula (dificuldade para abrir a boca, mastigar), espasmo dos msculos em volta da boca (risus sardonicus), rigidez no pescoo, nas costas e no abdmem Complicaes : A rigidez torna-se progressiva, podendo atingir o sistema respiratrio. Por isso comum a necessidade de internamento em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).O paciente com ttano apresenta ainda febre, suor excessivo e taquicardia. Diagnostico : O diagnstico feito atravs do exame da amostra do liqudo retirada da ferida do paciente. Tratamento: O tratamento requer a internao, que dura normalmente de trs a quinze semanas. So administrados antibiticos, relaxantes musculares e se necessrio,

sedativos. Os pacientes so mantidos na penumbra, em lugares silenciosos. O ferimento limpo constantemente. Todo o esquema de vacinas antittano ministrado. Preveno: A recomendao principal para a preveno do ttano a vacinao, que deve ser reforada, no caso dos adultos, de 10 em 10 anos. Outra ao preventiva o tratamento e limpeza adequados dos ferimentos, evitando a proliferao da bactria pelo organismo.

Coqueluche:
Agente etiolgico: Causada pelas Bordetella pertussis e B. parapertussis, Contagio: por meio de gotculas e aerossis de saliva e, no organismo, lesa os tecidos da mucosa. Seu perodo de incubao varia entre cinco e vinte e um dias. Sintomas: so semelhantes aos da gripe e consistem em tosse, coriza, febre e olhos irritados: pertencentes ao estgio catso semelhantes aos da gripe e consistem em tosse, coriza, febre e olhos irritados: pertencentes ao estgio catarral. O prximo estgio, paroxstico, se desenvolve cerca de duas semanas aps o anterior e tem como caracterstica acessos de tosses sucessivas, com intervalos variveis. Estas podem estar acompanhadas de muco, e a ocorrncia de vmito possvel. Complicaes: Tais eventos duram alguns minutos, a cada crise, e impedem que o indivduo respire at que se encerrem. No trmino, o flego retomado, geralmente por um guincho respiratrio. As crises tendem a ser mais frequentes no perodo noturno. Cerca de seis semanas aps o incio da manifestao da doena, os sintomas comeam a desaparecer, progressivamente, at seu trmino: estgio de convalescena Diagnostico: a observao do paciente e de seus sintomas necessria. Exames de sangue e, em alguns casos, cultura das secrees a fim de identificar a presena da bactria no organismo, complementam o exame. Tratamento: deve ser feito sob orientao mdica e consiste basicamente no uso de antibiticos. Preveno: o uso precoce da vacina imprescindvel. Em crianas, ela distribuda gratuitamente em postos de sade e feita em trs doses (aos 2, 4 e 6 meses de idade) e dois reforos (aos 15 meses e aos 4 anos), mantendo a imunizao por aproximadamente dez anos

Sarampo:
Agente etiolgico: morbili vrus Contagio: Os homens e os macacos so os nicos animais que abrigam naturalmente esse vrus. Gotculas da respirao e mesmo o ar com o vrus ainda vivo so responsveis pela disseminao da doena. O perodo de contaminao se inicia 3 a 4 dias antes e vai at 4 a 5 dias aps o surgimento das leses da pele Sintomas: Febre muito alta, tosse intensa, coriza, conjuntivite e exantema mculopapular (pele com placas speras avermelhadas). Complicaoa: graves e morte ocorrem em at 3/1000 casos. Diagmostico: A histria do paciente e o exame clnico permitem o diagnstico na quase totalidade dos casos. Em situaes mais difceis, a presena de anticorpos (reao do organismo para se defender desse vrus) no sangue confirmatria da molstia. Tratamento: Na imensa maioria das vezes o tratamento voltado para diminuir os sintomas como febre e tosse, ou para combater alguma complicao quando antibiticos sao usados. Casos muito especiais podem necessitar medicao do tipo gama globulina antisarampo, visando o prprio vrus ou o reforo da capacidade de defesa geral. Preveno: A vacina anti-sarampo, altamente eficaz, aplicada: 12 meses - dose nica 4-6 anos - 1 reforo 12 anos - 2 reforo Pessoas no-vacinadas expostas podem se beneficiar da vacinao. Mulheres grvidas ou que possam engravidar dentro de 90 dias no devem ser vacinadas. Pacientes com leucemia, linfomas, HIV/SIDA e outros problemas srios de imunidade devem ser avaliados individualmente.

Caxumba:
Agente etiolgico: pertence famlia Paramyxoviridae, gnero Rubulavrus.

Contagio: se d atravs do contato direto com saliva, gotculas areas e objetos contendo o vrus. Este tambm pode ser transmitido de me para filho, durante a gravidez, podendo causar abortos espontneos. Sintomas: principal o inchamento de uma ou mais glndulas salivares, causando um aumento exagerado do volume da regio do pescoo. Alm deste fator, febre e em alguns casos, inchamento das glndulas salivares, nuseas, sudorese, zumbido nos ouvidos e dores no corpo e na cabea podem se manifestar. Complicaoa: a orqui-epididimite (inchamento dos testculos), ooforite (inchamento dos ovrios), pancreatite, meningite e encefalite. Diagnostico: anlise do quadro clnico e, quando necessrio, a cultura do vrus e testes sorolgicos podem ser requeridos. Tratamento: No existe tratamento para a eliminao do vrus, sendo este visado apenas para aliviar os sintomas da doena. Assim, repouso e, em alguns casos, antitrmicos, analgsicos e compressas so indicados. Prevenoa: a vacina trplice viral (MMR) aos 15 meses de idade, e no ter contato com algum acometido pela doena, so capazes de fornecer resultados satisfatrios.

rubola:
Agente etiolgico: togavirus do gnero Rubivirus Contagio: Atravs da inalao de gotculas de secreo nasal de pessoas contaminadas que contm o vrus ou via sangnea, no caso do feto, a partir da me grvida. Os perodos mais contaminantes ocorrem desde 10 dias antes do rash at 15 dias aps o seu surgimento. Crianas nascidas com rubola, por contgio da me grvida (rubola congnita) podem permanecer fonte de contgio por muitos meses. Sintomas: A apresentao inicial em geral indistinguvel de uma gripe comum e dura de 7 a 10 dias com febre , dores nos msculos e articulaes, prostrao, dores de cabea e corrimento nasal transparente at o surgimento das nguas (linfonodomegalias) e posteriormente o rash (manchas na pele), que duram 3 dias e desaparecem sem deixar seqelas, estes dois ltimos achados com incio na face e no pescoo e disseminao pelo tronco at a periferia. Complicao: potencialmente grave quando acomete mulheres grvidas, pois pode causar mal-formaes no feto, sobretudo quando contamina gestantes no primeiro trimestre. Raramente pode ser causa de inflamao em articulaes (artrite) em adultos. Tratamento: No h tratamento especfico antiviral. Poucos pacientes demandam tratamentos sintomticos, em geral analgsicos comuns controlam as dores articulares e musculares ou febre Preveno: a vacinao muito importante, a qual recomendada de rotina aos 15 meses de idade (vacina MMR) e para todos os adultos que ainda no tiveram contato com a doena (vacinao de bloqueio). Gestantes no podem ser vacinadas e as mulheres vacinadas devem evitar a gestao at o ms seguinte vacinao.

Isolamento: todas as crianas e adultos devem ficar afastados de outras pessoas durante o perodo da doena.

Poliomelite:
Agente etiolgico: poliovrus.
Contagio: O vrus pode se propagar atravs de contato com objetos, privadas ou mos. Em pessoas no vacinadas tambm possvel que o vrus da poliomielite se espalhe atravs de secrees respiratrias. Sintomas: pessoas infectadas com o poliovrus no se sentem doentes. Algumas vezes o vrus pode causar sintomas parecidos com os da gripe pode alguns dias ou uma combinao de febre, mal-estar, sonolncia, dor de cabea, dor muscular, corpo dolorido, nusea, vmito, diarria ou constipao, e dor de gargant Complicao: : A complicao mais sria da poliomielite a paralisia, que geralmente afeta as pernas. A paralisia dos msculos usados na respirao e deglutio pode ocasionar morte Diaginostico: : Em aproximadamente 4% dos casos, a poliomielite causa meningite, uma infeco nos revestimentos do crebro. Em menos de 1% dos casos de poliomielite h paralisia que torna difcil mover um ou ambos os braos e pernas, e mais raramente, os msculos respiratrios, Porm, pacientes podem espalhar a poliomielite pelo tempo que o vrus estiver no intestino e saliva. O vrus pode ser encontrado na saliva de pacientes por aproximadamenteO 1 semana depois do aparecimento dos sintomas e no intestino por 3 a 6 semanas Tratamento: Existem dois tipos de vacina contra poliomielite: a oral com vrus vivo e a injetvel com vrus inativo. A vacina oral para poliomielite dada em gotas na boca. A vacina injetvel dada na perna ou brao. A programao de vacinao recomendada para crianas de de um total de 4 doses dadas com 2 e 4 meses de idade, entre 6 e 18 meses de idade, e com 4 anos. Preveno: A nica forma eficiente de controlar a poliomielite manter a maior taxa possvel de vacinao na comunidade.

Turbeculose:
Agente etiolgico: Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemo Robert Koch, Contagio: ocorre de pessoa para pessoa via gotculas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmisso durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilao. Sintomas: estes podem ser ignorados por serem parecidos com os de uma gripe. Tosse seca e contnua se apresentando posteriormente com secreo e com durao de mais de quatro semanas, sudorese noturna, cansao excessivo, palidez, falta de apetite e rouquido so os sintomas da doena. Dificuldade na respirao, eliminao de sangue e acmulo de pus na pleura pulmonar so caractersticos em casos mais graves. Complicaoa: podem afeta, principalmente, os pulmes. Rins, rgos genitais, intestino delgado, ossos, etc., tambm podem ser comprometidos.

Diagnostico: via anlise dos sintomas e radiografia do trax. Exames laboratoriais das secrees pulmonares e escarro do indivduo so procedimentos confirmatrios Tratamento: feito base de antibiticos, com durao de aproximadamente seis meses. imprescindvel que este no seja interrompido Preveno: BCG utilizada na preveno da tuberculose e deve ser administrada em todos os recm-nascidos. Melhoras nas condies de vida da populao, alm de tratamento e orientao aos enfermos so formas de evitar sua contaminao em maior escala.

Miningite:
Agente etiolgico: vrus, bactrias, fungos ou protozorios. Quando ocorrer comprometimento concomitante do tecido cerebral, pode ser denominado de meningoencefalite. Contadio: A aquisio da infeco est relacionada ao tipo de germe associado. Geralmente, pode estar associado a um quadro infeccioso respiratrio, podendo ser viral ou bacteriano, otites (infeco do ouvido) , amigdalites (infeco na garganta), trauma cranioenceflico (germes colonizadores da cavidade nasal podem adentrar a cavidade craniana e contaminar as meninges). Estados de imunossupresso, como aqueles desencadeados pela infeco pelo HIV, podem tornar o indivduo mais suscetvel a apresentar este tipo de doena, principalmente quando a meningite for desencadeada por fungos ou protozorios. Sitomas: cefalia intensa, nuseas, vmitos e certo grau de confuso mental. Tambm h sinais gerais de um quadro infeccioso, incluindo febre alta, mal-estar e at agitao . Complicao: rigidez de nuca, um sinal de irritao menngea. Em crianas, o diagnstico pode ser mais difcil, principalmente nas menores, pois no h queixa de cefalia e os sinais de irritao menngea podem estar ausentes. Nelas, os achados mais freqentes so: febre, irritabilidade, prostrao, vmitos, convulses e at abaulamento de fontanelas. Giagnostico: anamnese e exame fsico completo do paciente. A confirmao diagnstica das meningites feita pelo exame do lquor, o qual coletado atravs de uma puno lombar (retirada de lquido da espinha). Exames de imagem, sobretudo a tomografia de crnio, no so exames de escolha para o diagnstico das meningites, mas so indicados quando h alterao focal no exame neurolgico, ou se h sinais de hipertenso intracraniana (dor de cabea, vmitos e confuso mental), ou crises convulsivas, no incio do quadro, sem sinais infecciosos gerais. Tratamento: meningites agudas considerado uma emergncia, principalmente se a suspeita etiolgica for bacteriana. Ele deve ser iniciado o mais rpido possvel e com antibiticos administrados via endovenosa, pois o paciente corre o risco de vida e de apresentar seqelas graves nestes casos. Na suspeita de meningite crnica, como aquela provocada pela tuberculose, o tratamento pode ser administrado via oral, sendo que o mesmo se prolonga por semanas.

Preveno: casos diagnosticados e com certeza da doena. O uso de mscaras e a profilaxia com antibitico podem prevenir a meningite das pessoas que estiverem em contato prximo a um paciente que esteja com a infeco.

Hepatite:
Agente etiolgic: inflamao do fgado causada pelo vrus da Hepatite B (HBV). Contagio: Transfuses de sangue foram a principal via de transmisso da doena, circunstncia que se tornou rara com a obrigatria testagem laboratorial dos doadores e rigoroso controle dos bancos de sangue. Atualmente, o uso compartilhado de seringas, agulhas e outros instrumentos entre usurios de drogas, assim como relaes sexuais sem preservativo (camisinha) so as formas mais frequentes de contaminao na populao. O contato acidental de sangue ou secrees corporais contaminadas pelo vrus, com mucosa ou pele com leses tambm transmitem a doena. Gestantes (grvidas) portadoras do vrus podem transmitir a doena para os bebs, sendo o momento do nascimento, seja por parto normal ou por cesariana o principal momento de risco para a transmisso.

Sintomas: mal-estar generalizado dores de cabea e no corpo cansao fcil falta de apetite e nusea febre. Aps, surgem tipicamente colorao amarelada das mucosas e da pele (ictercia) coceira no corpo urina escura (cor de ch escuro ou coca-cola) fezes claras (cor de massa de vidraceiro). Ao final de 10 a 15 dias os sintomas gerais diminuem muito, mesmo na vigncia da ictercia, que tende a desaparecer em 6 a 8 semanas em mdia. A resoluo da doena ocorre em mais de 95% adultos que adquirem hepatite.

Complicao: hepatite fulminante, na qual h elevado risco de morte, ocorre em menos de 1% dos pacientes que adquirem o vrus. Diagnostico: exames de sangue, onde so detectados anticorpos ou partculas do vrus da hepatite B. O exame central no diagnstico da hepatite B crnica o chamado

antgeno de superfcie do vrus B (HBsAg), que quando reagente (positivo) indica a presena do vrus e possibilidade de transmiso. Tratamento: Remdios para nuseas, vmitos e coceira, bem como administrao endovenosa de lquidos (soro) podem ser usados ocasionalmente. Preveno: A vacina para hepatite B deve ser feita em todos os recm-nascidos, iniciando o esquema vacinal j no primeiro ms de vida. Adultos no vacinados e que no tiveram a doena tambm podem fazer a vacina, que est especialmente recomendada a pessoas que cuidam de pacientes, a profissionais da rea da sade, aos portadores do vrus da hepatite C, alcoolistas e a indivduos com quaisquer outras doenas hepticas. Deve-se usar luvas, mscara e culos de proteo quando houver possibilidade de contato com sangue ou secrees corporais.

Raiva humana:
Agente etiolgico: causada por um vrus Contagio: transmitido por mordidas e arranhaduras de mamferos contaminados. Sintomas: Confuso - Desorientao - Agressividade - Alucinaes - Dificuldade de deglutir - Paralisia motora - Espasmos - Salivao excessiva Complicaao: ma vez iniciados os sintomas neurolgicos, o paciente evolui para o bito em 99,99% dos casos. Diagnostico: 1.) Incubao - O vrus se propaga pelos nervos perifricos lentamente. Desde a mordida at o aparecimento dos sintomas neurolgicos costuma haver um intervalo de 1 a 3 meses. 2.) Prdromos - So os sintomas no especficos que ocorrem antes da encefalite. Em geral constitudo por dor de cabea, mal-estar, febre baixa, dor de garganta e vmitos. Pode haver tambm dormncia, dor e comicho no local da mordida ou arranhadura. 3.) Encefalite - o quadro de inflamao do sistema nervoso central j descrito anteriormente. 4.) Coma e bito - Ocorrem em mdia 2 semanas aps o incio dos sintomas. Tratamento: esquema de tratamento descrito pela primeira vez em 2005 que inclui um antiviral, um anestsico e um ansioltico. Porm , apesar da cura, as sequelas so grandes. Se por um lado praticamente 100% dos pacientes morrem aps o incio dos sintomas, por outro, h vacina e tratamento profiltico com imunoglobulinas (anticorpos) em caso de exposio ao vrus.

Em caso de mordida por mamfero, deve-se lavar bem a ferida com gua e sabo e se encaminhar para uma unidade de sade. (leia: TRATAMENTO DE FERIDAS E MACHUCADOS).
Aps receberem as vacinas, as pessoas podem sentir algumas reaes que so esperadas como febre, cansao, dor e vermelhido local. Isto ocorre pois a vacina est estimulando a produo dos anticorpos e a defesa do nosso organismo. Estas reaes so geralmente transitrias e no fazem mal, apesar de serem incmodas. A crena popular leva muita gente a acreditar que a vacina no pode ser tomada em algumas situaes, o que falso. As vacinas podem e devem ser tomadas mesmo quando a pessoa (criana, adolescente, adulto ou idoso) estiver: com febre baixa; desnutrida; com doenas comuns, como resfriados ou outras infeces respiratrias com tosse e coriza; com diarria leve ou moderada; com doenas de pele; tomando antibiticos; com baixo peso ao nascer ou se for prematura; internada num hospital.

Introduo:
Fica claro que h espao para mais pesquisas sobre os diversos benefcios da vacinao. O estudo de Miller e McCann citado antes mostra que as taxas de retorno variam entre pases e entre grupos de renda. Elas provavelmente tambm variam por tipo de vacina distribuda, e mais pesquisas so necessrias para calcular o valor da vacinao para diferentes pases em diferentes estgios de desenvolvimento. No entanto, a vacinao parece ser uma ferramenta importante para melhorar a sobrevivncia e o fortalecimento das economias. Ao aumentar a capacidade cognitiva da populao, ela melhora as chances das crianas de ter sucesso profissional quando atingirem a idade adulta. As vacinas tambm fazem isso tudo de uma maneira extremamente econmica: a imunizao d um retorno enorme sobre um investimento pequeno. O custo-benefcio da vacinao maior do que quase todas as outras intervenes de sade, e no mnimo

236

to alto quanto intervenes de desenvolvimento no relacionadas sade, como a educao. Assim, existem fortes argumentos a favor da renovao do compromisso internacional com a vacinao. O progresso impressionante em direo cobertura vacinal universal nas dcadas de 1970 e 1980 foi paralisado durante a ltima dcada, e diversas doenas infantis graves se

recuperaram. Um novo compromisso com a vacinao exige ao em diversos frontes. Primeiro, as figuras dominantes na sade pblica deveriam ser mais claras e convincentes quanto ao valor da vacinao. Esta comunicao tambm deveria ser direcionada aos governos nos mundos desenvolvido e em desenvolvimento, assim como aos doadores que financiam a vacinao no ltimo. Em segundo lugar, estas mensagens deveriam ir alm de explicar o efeito da imunizao sobre a sade e os custos mdicos e discutir o impacto geral sobre a economia. A vacinao no simplesmente uma questo do setor de sade ela tem efeitos sobre o planejamento econmico geral e sobre o progresso econmico a longo prazo. fundamental convencer os ministrios da fazenda sobre sua importncia para que sua posio nas polticas de desenvolvimento possa ser consolidada. A terceira rea em que as aes precisam ser renovadas a liderana. A nvel internacional, a AGVI comeou a aumentar a conscientizao sobre o valor da vacinao e a pressionar seus diversos parceiros para expandir o escopo e a amplitude dos programas. A nvel nacional, o compromisso dos polticos importante para garantir o progresso das campanhas de imunizao. Tradicionalmente, os indivduos seguem o encorajamento estatal para se vacinarem, porque eles confiam que o governo age a seu favor. Os problemas recentes com vacinas, alm dos esforos (vlidos ou no) daqueles que continuam a defender que as vacinas so inseguras, esto afetando esta confiana. Os polticos no so eleitos por causa de suas plataformas de vacinao; logo, no existe nenhuma presso para que eles defendam as vacinas quando sobem ao poder. No entanto, a confuso causada pelo primeiro ministro britnico, Tony Blair, quando se recusou a revelar se seu prprio filho havia recebido a vacina trplice viral durante o auge do pnico com a vacina trplice viral apenas destaca o perigo das falhas de liderana em questes sensveis. A falta de clareza de Blair, que foi assunto de destaque na mdia, pode ter aumentado a desconfiana em relao vacina (Lewis & Speers, 2003). A apatia do pblico, como mostram os surtos de sarampo que seguiram as redues em cobertura vacinal no mundo desenvolvido, pode pr a sade pblica em perigo 237Fica claro que h espao para mais pesquisas sobre os diversos benefcios da vacinao. O estudo de Miller e McCann citado antes mostra que as taxas de retorno variam entre pases e entre grupos de renda. Elas provavelmente tambm variam por tipo de vacina distribuda, e mais pesquisas so necessrias para calcular o valor da vacinao para diferentes pases em diferentes estgios de desenvolvimento. No entanto, a vacinao parece ser uma ferramenta importante para melhorar a sobrevivncia e o fortalecimento das economias. Ao aumentar a capacidade cognitiva da populao, ela melhora as chances das crianas de ter sucesso profissional quando atingirem a idade adulta. As vacinas tambm fazem isso tudo de uma maneira extremamente econmica: a imunizao d um retorno enorme sobre um investimento pequeno. O custo-benefcio da vacinao maior do que quase todas as outras intervenes de sade, e no mnimo

236

to alto quanto intervenes de desenvolvimento no relacionadas sade, como a educao. Assim, existem fortes argumentos a favor da renovao do compromisso internacional com a vacinao. O progresso impressionante em direo cobertura vacinal universal nas dcadas de 1970 e 1980 foi paralisado durante a ltima dcada, e diversas doenas infantis graves se recuperaram. Um novo compromisso com a vacinao exige ao em diversos frontes. Primeiro, as figuras dominantes na sade pblica deveriam ser mais claras e convincentes quanto ao valor da vacinao. Esta comunicao tambm deveria ser direcionada aos governos nos mundos desenvolvido e em desenvolvimento, assim como aos doadores que financiam a vacinao no ltimo. Em segundo lugar, estas mensagens deveriam ir alm de explicar o efeito da imunizao sobre a sade e os custos mdicos e discutir o impacto geral sobre a economia. A vacinao no simplesmente uma questo do setor de sade ela tem efeitos sobre o planejamento econmico geral e sobre o progresso econmico a longo prazo. fundamental convencer os ministrios da fazenda sobre sua importncia para que sua posio nas polticas de desenvolvimento possa ser consolidada. A terceira rea em que as aes precisam ser renovadas a liderana. A nvel internacional, a AGVI comeou a aumentar a conscientizao sobre o valor da vacinao e a pressionar seus diversos parceiros para expandir o escopo e a amplitude dos programas. A nvel nacional, o compromisso dos polticos importante para garantir o progresso das campanhas de imunizao. Tradicionalmente, os indivduos seguem o encorajamento estatal para se vacinarem, porque eles confiam que o governo age a seu favor. Os problemas recentes com vacinas, alm dos esforos (vlidos ou no) daqueles que continuam a defender que as vacinas so inseguras, esto afetando esta confiana. Os polticos no so eleitos por causa de suas plataformas de vacinao; logo, no existe nenhuma presso para que eles defendam as vacinas quando sobem ao poder. No entanto, a confuso causada pelo primeiro ministro britnico, Tony Blair, quando se recusou a revelar se seu prprio filho havia recebido a vacina trplice viral durante o auge do pnico com a vacina trplice viral apenas destaca o perigo das falhas de liderana em questes sensveis. A falta de clareza de Blair, que foi assunto de destaque na mdia, pode ter aumentado a desconfiana em relao vacina (Lewis & Speers, 2003). A apatia do pblico, como mostram os surtos de sarampo que seguiram as redues em cobertura vacinal no mundo desenvolvido, pode pr a sade pblica em perigo 237Fica claro que h espao para mais pesquisas sobre os diversos benefcios da vacinao. O estudo de Miller e McCann citado antes mostra que as taxas de retorno variam entre pases e entre grupos de renda. Elas provavelmente tambm variam por tipo de vacina distribuda, e mais pesquisas so necessrias para calcular o valor da vacinao para diferentes pases em diferentes estgios de desenvolvimento. No entanto, a vacinao parece ser uma ferramenta importante para melhorar a sobrevivncia e o fortalecimento das economias. Ao aumentar a capacidade cognitiva da

populao, ela melhora as chances das crianas de ter sucesso profissional quando atingirem a idade adulta. As vacinas tambm fazem isso tudo de uma maneira extremamente econmica: a imunizao d um retorno enorme sobre um investimento pequeno. O custo-benefcio da vacinao maior do que quase todas as outras intervenes de sade, e no mnimo

236

to alto quanto intervenes de desenvolvimento no relacionadas sade, como a educao. Assim, existem fortes argumentos a favor da renovao do compromisso internacional com a vacinao. O progresso impressionante em direo cobertura vacinal universal nas dcadas de 1970 e 1980 foi paralisado durante a ltima dcada, e diversas doenas infantis graves se recuperaram. Um novo compromisso com a vacinao exige ao em diversos frontes. Primeiro, as figuras dominantes na sade pblica deveriam ser mais claras e convincentes quanto ao valor da vacinao. Esta comunicao tambm deveria ser direcionada aos governos nos mundos desenvolvido e em desenvolvimento, assim como aos doadores que financiam a vacinao no ltimo. Em segundo lugar, estas mensagens deveriam ir alm de explicar o efeito da imunizao sobre a sade e os custos mdicos e discutir o impacto geral sobre a economia. A vacinao no simplesmente uma questo do setor de sade ela tem efeitos sobre o planejamento econmico geral e sobre o progresso econmico a longo prazo. fundamental convencer os ministrios da fazenda sobre sua importncia para que sua posio nas polticas de desenvolvimento possa ser consolidada. A terceira rea em que as aes precisam ser renovadas a liderana. A nvel internacional, a AGVI comeou a aumentar a conscientizao sobre o valor da vacinao e a pressionar seus diversos parceiros para expandir o escopo e a amplitude dos programas. A nvel nacional, o compromisso dos polticos importante para garantir o progresso das campanhas de imunizao. Tradicionalmente, os indivduos seguem o encorajamento estatal para se vacinarem, porque eles confiam que o governo age a seu favor. Os problemas recentes com vacinas, alm dos esforos (vlidos ou no) daqueles que continuam a defender que as vacinas so inseguras, esto afetando esta confiana. Os polticos no so eleitos por causa de suas plataformas de vacinao; logo, no existe nenhuma presso para que eles defendam as vacinas quando sobem ao poder. No entanto, a confuso causada pelo primeiro ministro britnico, Tony Blair, quando se recusou a revelar se seu prprio filho havia recebido a vacina trplice viral durante o auge do pnico com a vacina trplice viral apenas destaca o perigo das falhas de liderana em questes sensveis. A falta de clareza de Blair, que foi assunto de destaque na mdia, pode ter aumentado a desconfiana em relao vacina (Lewis & Speers, 2003). A apatia do pblico, como mostram os surtos de sarampo que seguiram as redues em cobertura vacinal no mundo desenvolvido, pode pr a sade pblica em perigo 237Fica claro que h espao para mais pesquisas sobre os diversos benefcios da vacinao. O estudo de Miller e McCann citado antes mostra que as taxas de retorno variam entre pases e entre grupos de renda. Elas

provavelmente tambm variam por tipo de vacina distribuda, e mais pesquisas so necessrias para calcular o valor da vacinao para diferentes pases em diferentes estgios de desenvolvimento. No entanto, a vacinao parece ser uma ferramenta importante para melhorar a sobrevivncia e o fortalecimento das economias. Ao aumentar a capacidade cognitiva da populao, ela melhora as chances das crianas de ter sucesso profissional quando atingirem a idade adulta. As vacinas tambm fazem isso tudo de uma maneira extremamente econmica: a imunizao d um retorno enorme sobre um investimento pequeno. O custo-benefcio da vacinao maior do que quase todas as outras intervenes de sade, e no mnimo

236

to alto quanto intervenes de desenvolvimento no relacionadas sade, como a educao. Assim, existem fortes argumentos a favor da renovao do compromisso internacional com a vacinao. O progresso impressionante em direo cobertura vacinal universal nas dcadas de 1970 e 1980 foi paralisado durante a ltima dcada, e diversas doenas infantis graves se recuperaram. Um novo compromisso com a vacinao exige ao em diversos frontes. Primeiro, as figuras dominantes na sade pblica deveriam ser mais claras e convincentes quanto ao valor da vacinao. Esta comunicao tambm deveria ser direcionada aos governos nos mundos desenvolvido e em desenvolvimento, assim como aos doadores que financiam a vacinao no ltimo. Em segundo lugar, estas mensagens deveriam ir alm de explicar o efeito da imunizao sobre a sade e os custos mdicos e discutir o impacto geral sobre a economia. A vacinao no simplesmente uma questo do setor de sade ela tem efeitos sobre o planejamento econmico geral e sobre o progresso econmico a longo prazo. fundamental convencer os ministrios da fazenda sobre sua importncia para que sua posio nas polticas de desenvolvimento possa ser consolidada. A terceira rea em que as aes precisam ser renovadas a liderana. A nvel internacional, a AGVI comeou a aumentar a conscientizao sobre o valor da vacinao e a pressionar seus diversos parceiros para expandir o escopo e a amplitude dos programas. A nvel nacional, o compromisso dos polticos importante para garantir o progresso das campanhas de imunizao. Tradicionalmente, os indivduos seguem o encorajamento estatal para se vacinarem, porque eles confiam que o governo age a seu favor. Os problemas recentes com vacinas, alm dos esforos (vlidos ou no) daqueles que continuam a defender que as vacinas so inseguras, esto afetando esta confiana. Os polticos no so eleitos por causa de suas plataformas de vacinao; logo, no existe nenhuma presso para que eles defendam as vacinas quando sobem ao poder. No entanto, a confuso causada pelo primeiro ministro britnico, Tony Blair, quando se recusou a revelar se seu prprio filho havia recebido a vacina trplice viral durante o auge do pnico com a vacina trplice viral apenas destaca o perigo das falhas de liderana em questes sensveis. A falta de clareza de Blair, que foi assunto de destaque na mdia, pode ter aumentado a desconfiana em relao vacina (Lewis & Speers, 2003). A apatia do pblico,

como mostram os surtos de sarampo que seguiram as redues em cobertura vacinal no mundo desenvolvido, pode pr a sade pblica em perigo

237

rapidamente, e os governos e doadores que reconhecem os benefcios da imunizao precisam defender estes argumentos consistentemente. Tradicionalmente, os governos e doadores consideravam apenas os impactos de doenas que poderiam ser prevenidas pela vacinao sobre a sade, o que subestimava seu impacto sobre o bem-estar geral. No entanto, novas evidncias sobre a importncia da sade no desenvolvimento econmico e na reduo da pobreza sugerem que est na hora de recalcular sua importncia. A vacinao, como as evidncias apresentadas neste trabalho demonstram, um meio especialmente barato e extremamente eficaz de melhorar a sade e o bem-estar geral, e o seu impacto ainda maior do que se imaginava. Tornar a cobertura vacinal universal uma misso difcil, e talvez seja ainda mais complicado encontrar modos de garantir o desenvolvimento contnuo de vacinas eficazes no futuro. As vacinas no devem ser consideradas custos que incham os oramentos de sade pblica, mas sim investimentos com impactos grandes e duradouros. Os benefcios de tentar atingir a cobertura vacinal universal provavelmente sero muito maiores do que os custos, e os polticos que negligenciam a imunizao perdem

uma excelente oportunidade de promover o desenvolv

David E. Bloom, David Canning e Mark Weston1

Postado por Dr. Pedro Pinheiro Marcadores: doena raiva, infeco, neurologia, raiva, sintomas raiva, sintomas raiva humana, vacina raiva, virus raiva

Por Mariana Araguaia Graduada em Biologia Equipe Brasil Escola Por Mariana Araguaia Graduada em Biologia Equipe Brasil Escola Postado por Dr. Pedro Pinheiro Marcadores: doena raiva, infeco, neurologia, raiva, sintomas raiva, sintomas raiva humana, vacina raiva, virus raiva Se por um lado praticamente 100% dos pacientes morrem aps o incio dos sintomas, por outro, h vacina e tratamento profiltico com imunoglobulinas (anticorpos) em caso de exposio ao vrus. Em caso de mordida por mamfero, deve-se lavar bem a ferida com gua e sabo e se encaminhar para uma unidade de sade. (leia: TRATAMENTO DE FERIDAS E MACHUCADOS). esquema de tratamento descrito pela primeira vez em 2005 que inclui um antiviral, um anestsico e um ansioltico. Porm , apesar da cura, as sequelas so grandes. e tratamento descrito pela primeira vez em 2005 que inclui um antiviral, um anestsico e um ansioltico. Porm , apesar da cura, as sequelas so grandes. ma vez iniciados os sintomas neurolgicos, o paciente evolui para o bito em 99,99% dos ca

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Pitta urea da Sade & comunicao: visibilidades e silncios. So Paulo, Hucitec/Abrasco. Rocha (org.) 1995 Nascimento, Dilene .A face visvel da Aids.. Histria, Cincias, Sade . Manguinhos, vol. 4 (1). Raimundo do mar.-jun. 1997 Xavier, Caco .A Aids coisa sria.. Histria, Cincias, Sade . Manguinhos, vol. 8 (1). mar.-jun. 2001

A ao dos vacinadores nos lugares mais pobres e remotos do pas passou a ser constantemente divulgada pelas campanhas de vacinao. Vacinao nas palafitas das cidades nordestinas (alto direita), nas estradas do interior do pas (alto esq.) e em lugares onde o acesso s possvel de barco ou helicptero.

Vacinao de crianas contra plio e sarampo comea no prximo sbado

Incio > Foto de Stock Royalty Free: Vacinao

Incio > Foto de Stock Royalty Free: Vacinao

O VIRUS DA RUBOLA PODE CAUSAR ISSO AQUI:

You might also like