You are on page 1of 9

SISTEMA INTEGRADO GEORREFERENCIADO DE CONTROLE E MONITORAMENTO DE ACIDENTES DE TRNSITO (SIGETRANS): O PROJETO

Carlos Henrique de Frana1, Paolo Mautone Romera2, Leonardo Pereira Merlin3, Andr Luiz Brun4 Claudia Brandelero Rizzi5, Rogrio Luis Rizzi6 Universidade Estadual do Oeste do Paran UNIOESTE

Resumo A cidade de Cascavel no Paran enfrenta um srio problema de registro de acidentes de trnsito. Atualmente existem registros da ocorrncia destes em vrias entidades responsveis na cidade. A descentralizao da informao fornece valores estatsticos imprecisos, dificultando a adoo de medidas preventivas para a reduo dos ndices de acidentes. Este trabalho apresenta uma sntese do projeto que visa a construo de uma ferramenta computacional via Web com o objetivo de reunir estas informaes possibilitando aes mais efetivas de preveno e controle de acidentes, bem como um melhor acompanhamento da situao das vtimas ao longo do seu tratamento. Esta se constitui sua principal caracterstica em termos de inovao.

Palavras-chave: Sistema Georreferenciado, Acidentes de Trnsito, SIGETRANS.

1. Introduo O municpio de Cascavel, localizado no oeste do Paran, possui uma rea de aproximadamente 2.073,08 km, situando-se a 514 km da capital Curitiba. Trata1 2 3 4 5 6 Estudante de Cincia da Computao, UNIOESTE, c.henrique.info@gmail.com Estudante de Cincia da Computao, UNIOESTE, paolo_romera@hotmail.com Estudante de Cincia da Computao, UNIOESTE, leonardo.merlin@gmail.com Mestre em Engenharia Agrcola, UNIOESTE, andrebrun@hotmail.com Doutora em Informtica na Educao, UNIOESTE, claudia_rizzi@hotmail.com Doutor em Cincia da Computao, UNIOESTE, rogeriorizzi@hotmail.com

se de uma cidade cujo crescimento demogrfico ocorreu principalmente entre as dcadas de 60 a 80. De acordo com uma pesquisa realizada em 2009 (DataSus, 2010), na cidade residem 296.241 pessoas, com um automvel para cada 2,09 habitantes. Cascavel apresenta-se como um plo de referncia nos aspectos scioeconmico, educacional e de sade para a populao dos municpios vizinhos, cujos habitantes dirigem-se diariamente a este municpio para estudos, atendimento mdico ou outros procedimentos relacionados sade e comrcio. Caracteriza-se como uma cidade em pleno desenvolvimento, em crescente urbanizao e, consequente, enfrentando problemas provenientes deste processo. Dentre estes problemas, destaca-se a mortalidade por causas externas, que est entre as trs primeiras causas de bito no municpio. Ao analisar as causas de mortes violentas, observa-se que o acidente de trnsito encontra-se em primeiro lugar, fator que preocupa os moradores, administrao pblica e tambm a sociedade acadmica, motivando o desenvolvimento do Sistema Integrado Georreferenciado de Controle e Monitoramento de Acidentes de Trnsito, o SIGETRANS. Assim, o objetivo deste projeto desenvolver o SIGETRANS. Trata-se de um software para a unificao das informaes relacionadas aos acidentes de trnsito utilizando uma interface web e mapas georreferenciados. O desenvolvimento deste sistema se justifica pela atual descentralizao das informaes em diversas entidades, ou muitas vezes a falta de notificao de incidentes e, dessa forma, no permitindo a gerao de informaes e estatsticas unificadas e realistas. Com a disponibilizao destas informaes a administrao pblica poder intervir com medidas preventivas direcionadas e efetivas. O sistema est sendo implementado e testado na cidade de Cascavel/PR e envolver a participao ativa de entidades que, de alguma forma, prestam atendimento aos envolvidos como Polcia Rodoviria, Departamento de Trnsito, Hospitais, Unidades Bsicas de Sade, Instituto Mdico Legal e Servio de Atendimento Mvel de Urgncia. A utilizao de sistemas georreferenciados como alternativa para a diminuio do nmero de acidentes j foi realizada por vrios pesquisadores, sempre se mostrando como uma abordagem vlida e eficiente. Pode-se citar neste contexto,

o trabalho desenvolvido por Queiroz, Loureiro e Cunto (2004), onde se aplicou o georreferenciamento e tcnicas estatsticas para deteco de pontos crticos no trnsito da cidade de Fortaleza. Gomes (2008) e Santos e Raia Junior (2006) desenvolveram solues para anlise espacial dos acidentes de trnsito ocorridos nas cidades de Vitria-ES e So Carlos-SP. Em ambas as pesquisas, utilizou-se sistemas georreferenciados para a determinao e estudo dos pontos de ocorrncias dos acidentes. Badin et al. (2002) apresentam uma soluo atravs de sistemas de informao geogrfica para o planejamento e gerenciamento de placas de sinalizao viria na cidade de Joinvile. O que estes projetos tm em comum com o presente a opo por desenvolver uma ferramenta computacional utilizando georreferenciamento. A principal diferena, talvez, seja o fato de que nesta proposta se pretende disponibilizar um sistema de informaes que integra dados sobre acidentes de trnsito com e sem vtimas, fornecidos pela Polcia Rodoviria, Departamento de Trnsito, Hospitais, Unidades Bsicas de Sade, Instituto Mdico Legal, Servio de Atendimento Mvel de Urgncia, alm da Secretaria de Sade do Municpio. Uma das preocupaes importantes desta ltima entidade compreender, acompanhar e planejar medidas, em especial, com relao s vitimas, suas seqelas e conseqncias scio-econmicas.

2. Mtodos e Tecnologias O desenvolvimento deste projeto envolve a realizao de um conjunto de atividades que j esto sendo planejadas ou executadas. So elas: 1. Identificar a necessidade e a disponibilidade de dados e informaes referentes a acidentes de trnsito da cidade de Cascavel/PR junto s entidades partcipes deste projeto. Identificar e definir o fluxo das informaes (sistema workflow) do SIGETRANS. Especificamente com relao ao desenvolvimento SIGETRANS, pretende-se aplicar a metodologia tradicional de engenharia de requisitos em consonncia com as tecnologias geis. Os requisitos necessrios ao desenvolvimento do

software

sero

elicitados,

analisados

validados

(Pressmann,

1995),

(Sommerville, 2003), (Sommerville & Kotonya, 1997). De acordo com os requisitos elicitados, o SIGETRANS ser implementado utilizando tecnologias web de modo a facilitar o uso em diversas instituies; Isso inclui a modelagem do banco de dados; a construo dos formulrios; a construo da interface de georreferenciamento; a construo de relatrios e dados estatsticos e a documentao. Alm disso, sero realizadas as etapas de testes, treinamento dos representantes das entidades envolvidas, implantao e avaliao do software.

3. Resultados e Discusses A utilizao de ferramentas computacionais, especialmente as georreferenciadas, para apoio a anlise espacial de acidentes de trnsito vem se tornando uma necessidade da comunidade tcnica de segurana de trfego. Georreferenciar consiste em acrescentar pontos a um mapa digital usando endereos de ocorrncias ou outra forma de localizao (Levine, Kim e Nitz, 1995) como referncias que viabilizam o reconhecimento imediato, a exemplo de escolas, hospitais, supermercados, clubes entre outros. Dentre as principais aplicaes dessas ferramentas para a segurana de trfego est a representao de locais crticos de acidentes em mapas e possibilidade de integrao de bases de dados de acidentes com outras bases como os de malha viria ou volume de trfego (Miller, 1999). Uma importante melhoria para a produo de estatsticas, de causas e locais de acidentes, o maior compartilhamento de informaes entre as diversas unidades responsveis pela administrao do trnsito urbano, uma vez que cada uma mantm seus prprios dados e diferentes padres na coleta de informaes. Neste contexto, propem-se o desenvolvimento do SIGETRANS para que sejam centralizadas as informaes coletadas, automatizando o processo sem alterar os formulrios e mecanismos padres utilizados atualmente. O SIGETRANS poder, futuramente, processar as informaes de forma a simular e demonstrar possveis mudanas na malha viria municipal, podendo ser expandido para qualquer municpio, desde que a entrada de dados necessria seja inserida.

Para

que

sistema

atenda

os

requisitos

solicitados

dever

garantir

disponibilidade, segurana, confiabilidade e integrao entre as entidades colaboradoras que devem alimentar o sistema com informaes das ocorrncias de acidentes. Esses requisitos tm sido objeto de discusso e especificao. A documentao do sistema est atendendo especificaes de engenharia software (Falbo, 2010), utilizando tecnologias geis de desenvolvimento e a documentao est sendo elaborada com apoio desta ferramenta. O uso de tecnologias web como Java Server Faces (JSF) e Asynchronous Javascript And XML (AJAX) tambm sero utilizadas, por oferecerem mecanismos para que os requisitos especificados sejam contemplados. A figura 1 ilustra um exemplo de uma das telas para captura de dados no sistema proposto, sendo esta com informaes provenientes do corpo de bombeiros e relativo a informaes de acidentes de trnsito no municpio onde o software opera. Atravs do armazenamento digital pode-se evitar redundncia e conflitos de informao. A utilizao de padres de nomes, vnculo lgico entre campos e anlise semntica garantem ao sistema a integridade dos dados. O uso de tais mecanismos proporciona a unicidade de escrita de localizaes e procedimentos, inexistncia de anomalias por valores contraditrios e anlise de valores questionveis para campos com intervalos aceitveis de operao (idade, ano, etc).

Figura 1: Fragmento do Relatrio de Atendimento do Socorrista. O georreferenciamento do SIGETRANS ter como base o sistema de mapeamento do Google Maps (Google Maps, 2010) centrado na cidade acrescido de pontos que identifiquem particularidades do municpio. As informaes coletadas ficaro no banco de dados PostGreSQL (PosGresSql, 2010) A figura 2 apresenta uma viso do municpio de Cascavel utilizando o Google Maps demarcando o permetro urbano, em mapa fornecido pela secretaria de Planejamento de Cascavel (Google Earth, 2010).

Figura 2: Viso Satlite da Cidade de Cascavel

O Uso de Google Maps permite que o sistema seja implantado em outros municpios desde que atendam os requisitos bsicos de possuir o mapa base e a correta insero de dados no sistema pelos colaboradores. Pretende-se, tambm, construir uma representao geogrfica de todos os tipos de acidentes no trnsito da cidade, principalmente atravs da abordagem de camadas oferecida pela ferramenta Google Earth (Google Earth, 2010). Esta abordagem foi escolhida pela compatibilidade com as tecnologias utilizadas pela prefeitura da cidade.

4. Consideraes Finais A centralizao de informao sobre ocorrncias de acidentes de trnsito em Cascavel/PR diminuir a inconsistncia dos dados, evitando duplicidade de registros ou ausncia de ocorrncias, o que proporcionar estatsticas mais prximas da real situao. A anlise destas informaes permitir a adoo de medidas preventivas que reduzam o nmero de acidentes, proporcionando uma qualidade de vida melhor a populao e facilidades para a administrao de trnsito em Cascavel.

Alm de mapear com maior preciso o comportamento do trnsito no municpio, o sistema permitir o acompanhamento das vtimas de acidentes depois que estes derem entrada em hospitais ou postos de atendimento. Dessa forma, poder se avaliar, com maior exatido, o real impacto financeiro e social causado por ocorrncias do trnsito cascavelense. O uso de tecnologias livres como Java Server Faces, AJAX e PostGreSQL permitiro que o sistema seja futuramente aperfeioado para atender novas necessidades e tambm viabilizam uma abordagem de baixo custo no desenvolvimento de softwares no que se refere s ferramentas bsicas utilizadas.

5. Referncias Bibliogrficas DataSus, Ministrio da Sade. Diponvel em <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/ tabcgi.exe?ibge/cnv/popbr.def>. Acesso em: 31 de Julho. 2010. QUEIROZ, M. P.; Loureiro, C.F.G. e Cunto, F.J.C., Georeferenciamento do sistema de informaes de acidentes de trnsito de Fortaleza (SIAT-FOR): aperfeioamento e vantagens. Anais do XVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes - ANPET. Associao Nacional de Pesquisa e Ensino e Transportes, Florianpolis, 2004, p. 53-60. GOMES, R. J.; Anlise espacial dos acidentes de trnsito do municpio de Vitria utilizando sistemas de informaes geogrficas. Dissertao de mestrado apresentada ao programa de ps-graduao de engenharia civil da Universidade Federal do Esprito Santo Vitria, 2008, 168 p. Disponvel em: <http://www.prppg.ufes.br/ppgec/dissertacao/2008/RosianeGomes.pdf>, Acessado em: Outubro de 2010. SANTOS, Luciano. e Raia Junior, A. A., Distribuio espacial dos acidentes de trnsito em So Carlos (SP): Identificao de tendncias de deslocamento atravs da tcnica de elipse de desvio padro, Caminhos de Geografia, Vol. 7, No. 18, 2006, p. 134-145. BADIN, T. N.; Manique Junior, T.; Bastos, L. C.; Frana, M. R. e Olah, W., Utilizao de um sistema de informao geogrfica para planejamento e gerenciamento de placas de sinalizao viria: Estudo de caso em Joinvile: Anais do XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produo ENGEP, Associao Brasileira de Engenharia de Produo Curitiba, ABEPRO, 2002, p. 1-8. LEVINE, N.; KIM, E. K e NITZ, L. H. Spatial analysis of Honolulu motor vehicle crashes: I spatial patterns. Accident Analysis and Prevention, v. 27, 1995, p. 663674. MILLER, J. S.; What values may Geographic Information System add to the art of identifying crash countermeasures? Virginia Transportation Research Council., monografia, Charlottesville, Virginia, EUA, Abril, 1999. FALBO, Ricado de Almeida. Processo de Software. Notas de Aula, Mestrado em Informtica, UFES, 2009. Disponvel em <www.inf.ufes.br/~falbo/files/

ProcessoSoftware.pdf> Acesso em: 28 de Julho. 2010. FILHO, Paula; PDUA, Wilson; Engenharia de Software: Fundamentos, Mtodos e Padres - LTC, 2a edio. Maro, 2003. LARMAN , Craig; Utilizando UML e Padres - Um Guia para a Anlise e Projeto Orientados a Objetos, Ed. Bookman, 3 edio. Julho, 2007 Google Maps. Disponvel em <http://maps.google.com.br/> Acesso em: 10 de Outubro de 2010. PosGresSql. Disponvel em: <http://www.postgresql.org/> Acesso em: 10 de Outubro de 2010. Google Earth. Disponvel em <http://earth.google.com/intl/pt-PT/> Acesso em: 10 de Outubro de 2010.

You might also like