You are on page 1of 3

Anglica lvares, Caso 3 Md III

Trajeto do parto (duro e mole): O trajeto, ou canal da parturio, estende-se do tero a fenda vulvar. H neles trs estreitamentos: o orifcio cervical, o diafragma plvico (urogenital) e o stio vaginal (fenda vulvovaginal). Constitudos por formaes de natureza vria (partes moles do canal do parto) sustentado, entre a sua poro superior, o corpo do tero, e a inferior, perineovulvar, por cintura ssea que se designa pelo nome de pequena pelve, pequena bacia ou escavao. *Anatomia: a bacia ou pelve o canal sseo, constitudo pelos dois ilacos, o sacro e o coccige, com as respectivas articulaes (snfise pbica, sacroiliacas, sacrococcgea). Entre o sacro e a 5 vrtebra lombar, podemos acrescentar a articulao lombossacra, cujo vrtice constitui o promontrio. A pelve divide-se em grande e pequena bacia ou escavao. limitada a grande bacia (ou pelve falsa), lateralmente, pelas fossas ilacas internas, e, posteriormente, pela coluna vertebral. Os limites anteriores so representados pelo espao que os msculos abdominais demarcam. Continuada na parte inferior pela escavao, a grande bacia dela separada pelo anel do estreito superior. A pequena bacia, escavao plvica ou simplesmente escavao, acha-se limitada, acima, pelo estreito superior, e, abaixo, pelo inferior. O estreito superior constitudo pela salincia do promontrio, corda anterior da asa do sacro, articulao sacroilaca, linha inominada, eminncia ileopectnea e borda superior do corpo do pube e da snfise pbica. O estreito inferior composto pela borda inferior dos dois pubes, ramos isquiopbicos, tuberosidades isquiticas, borda medial ou interna dos grandes ligamentos sacrociticos e extremidade do coccige. Entre os dois estreitos esta a escavao, onde se descrevem quatro paredes: anterior, posterior e laterais. A parede anterior constituda pela face posterior ou plvica do corpo do pube e do seu ramo horizontal. A poro posterior tem por altura, em linha reta, de 11 a 12 cm, do promontrio ao pice do coccige, e, seguindo o encurvamento do sacro, de 15 a 16 cm. constituda pela face anterior ou plvica do sacro e do coccige. *Dimenses: Na grande bacia podem-se considerar dimetros transversos e anteroposterior. De uma espinha ilaca anterossuperior a do lado oposto obtm-se o dimetro biespinha (BE), que mede cerca de 24 cm. Da parte mais saliente, de uma crista ilaca, a do lado oposto, tem-se o dimetro bicrista (BC), que mede cerca de 28 cm. Traa-se o dimetro anteroposterior da fosseta situada abaixo da apfise espinhosa da ultima vrtebra lombar (base do sacro), a borda superior da snfise pbica. chamado tambm dimetro sacropbico externo, de baudelocque ou conjugata externa. Habitualmente mede 20 cm.

Na pequena bacia vamos referir, sucessivamente, os dimetros do estreito superior, do estreito mdio e do estreito inferior. No estreito superior h um dimetro anteroposterior, traado do promontrio a borda superior da snfise pbica, chamado conjugata vera anatmica, medindo 11 cm. Do mesmo promontrio face posterior do pube, traa-se a conjugata vera obsttrica,e, ainda, a conjugata diagonalis, que no do estreito superior nem do inferior, mas, simplesmente, recurso clinico para avaliar os mencionados dimetros anteroposteriores do estreito superior. Tem, em geral, a extenso de 12 cm. No estreito mdio consideramos um dimetro anteroposterior medindo 12 cm, e outro transverso, biespinha citica, com 10 cm. No estreito inferior h um dimetro anteroposterior (conjugata exitus), coccige subpbico, medindo 9 cm. O dimetro transverso o bi-isquitico, medindo 11 cm.

Anglica lvares, Caso 3 Md III

*Morfologia: H quatro tipos fundamentais de bacia: ginecide, antropide, platipeloide e andride. O elemento dominante na determinao do tipo de bacia fornecido pela poro posterior do estreito superior, limitada pelo dimetro transverso maximo. As principais caractersticas desses tipos de bacia:

*Planos da bacia: So imaginrios, traados na entrada, na sada e em varias alturas da escavao plvica. Merecem referncia os planos paralelos de hodge: o primeiro plano paralelo passa pela borda superior do pube e pelo promontrio; o segundo corresponde a borda inferior do pube; o terceiro traado nas espinhas citicas; e o quarto parte da ponta do coccige e confunde-se com o assoalho plvico.

1.

- Exame da bacia: A semiologia da pelve fundamental. Faz-se o estudo da capacidade da bacia por meio da pelvimetria, que procura estima-lhe os dimetros, ora medindo externamente (pelvimetria externa), ora internamente (pelvimetria interna). O julgamento da forma faz-se pela pelvigrafia, que analisa os elementos constituintes da bacia, em sua regularidade individual e no conjunto deles. - Pelvimetria externa: Executa-se por meio de instrumentos, sob a forma geral de compassos, chamados pelvimetros (de baudelocque, de budin, de thoms), que so aplicados sobre os diversos extremos dos

Anglica lvares, Caso 3 Md III


dimetros da bacia. A pelvimetria externa da grande bacia esta hoje praticamente abandonada em face do seu valor semitico reduzido, na assistncia moderna ao parto. - Pelvimetria interna: Impossvel o acesso ao estreito superior, procura-se medir a chamada conjugara obliqua ou diagonalis, de cujo valor se deduz 1,5 cm, para se obter a conjugata vera obsttrica. Introduzindo o dedo, procura-se aplicar seu extremo sobre a salincia do promontrio, e duas hipteses podem ocorrer: ou ele inatingvel ou est acessvel. Aplicado sobre o promontrio o dedo explorador, faz-se com que a borda radial do ndice se coloque sob o ligamento arcuatum e marca-se, com o ndice da outra mo, o ponto de encontro da face anterior do pube com a mo que toca. Mede-se, a seguir, a distancia entre este ponto e a polpa digital do dedo que se aplicou no promontrio, tendo-se o valor da conjugata diagonalis. - Pelvigrafia externa: Aqui, procura-se conhecer o comprimento e a espessura da snfise e precisar o ngulo de abertura da arcada pbica (estreito:menor que 90, mdio: igual a 90, e largo: maior que 90). - Pelvigrafia interna: Comea-se com o exame do arco subpubico e se continua seguindo o estreito superior ate o promontrio. As bacias de paredes convergentes, arco subpubico estreito e dimetros transversais reduzidos, restringem os movimentos laterais dos dedos exploradores (A). Localiza-se a espinha citica de um dos lados (B), passando-se apreciao da oposta, com movimentos de pronao e supinao da mo. O exame clinico da poro mdia e inferior da pelve objetiva a localizao da ponta do sacro e da extremidade do coccige (C). Mede-se com os dedos exploradores, a conjugata exitus (D). A fase subseqente deve ser a medida da conjugata diagonalis (E).

You might also like