You are on page 1of 3

Mdulo Inicial Iniciao Actividade Filosfica 1.Abordagem introdutria Filosofia e ao filosofar 1.2.Quais so as questes da Filosofia?

_________________________________________________________________________________________________________________________

1.2.2.Os Principais Grupos de Problemas Filosficos


a) Podemos distribuir os problemas filosficos por trs grandes plos de reflexo: o ser, o conhecer e o agir. O homem um ser-em-situao. Situado da realidade (ser), o homem tem a capacidade de a conhecer e de nela intervir (agir).

Emergem assim trs grandes ncleos geradores de problemas e, consequentemente, trs grandes disciplinas filosficas, em cujo mbito surgem ainda diversas especializaes: b) A Filosofia do Conhecimento ou Epistemologia (pistm conhecimento, cincia; logos discurso) investiga as condies de possibilidade e os limites do conhecimento humano1. A Filosofia do Conhecimento interroga-se acerca da natureza, origem, limites e justificao das nossas crenas (daquilo que julgamos saber, daquilo que tomamos como sendo verdadeiro). So problemas centrais aqui: -O que o conhecimento? - possvel conhecer? -Qual a origem dos nossos conhecimentos? -At onde pode o homem conhecer? -O que a verdade? H verdades objectivas ou tudo relativo? -Qual o critrio para distinguir o verdadeiro do falso? c) Em correlao com os problemas epistemolgicos (relativos natureza do conhecimento) surgem os problemas metafsicos (relativos natureza ltima da realidade). A Metafsica interroga-se acerca dos aspectos mais gerais, da natureza ltima da realidade. O que a realidade? Ser a realidade algo exterior a ns, existente independentemente de ns, quer a conheamos ou no? Ou ser a realidade uma construo nossa? O que chamamos realidade o que conhecemos e o que conhecemos, pelo menos numa primeira aproximao, interior nossa mente. Existir alguma coisa fora das nossas mentes? E, se existir, ser ela exactamente como a conhecemos? Ou ser uma coisa inteiramente diferente? Que tipos de coisas existem? Existem cadeiras, mesas, computadores? Existem nmeros e ideias? Uns e outros existem da mesma forma?
1

As questes relativas ao conhecimento sero abordadas no 11 ano.

Esaf/Joo Rodrigues Outubro/2011 15

Mdulo Inicial Iniciao Actividade Filosfica 1.Abordagem introdutria Filosofia e ao filosofar 1.2.Quais so as questes da Filosofia?
_________________________________________________________________________________________________________________________

Uma pedra, o valor de uma mercadoria, um sonho so existentes. Mas so-no do mesmo modo? Como distinguir a aparncia da realidade. d) Outro grande campo da reflexo filosfica a Axiologia ou Filosofia dos valores que, como o termo indica, investiga a natureza dos valores que regem a existncia humana e do sentido aco. Questes centrais so aqui, entre outras, as que se seguem: -O que so valores? -Qual a natureza e a realidade dos valores? -So os valores objectivos ou subjectivos? E so os valores absolutos ou relativos? -Qual a relao dos valores com os motivos e as intenes subjacentes s aces humanas? Em correlao directa com a Filosofia dos Valores encontra-se a Filosofia da Aco que procura determinar a especificidade da aco humana e o modo as crenas, os motivos, as intenes influenciam a nossa aco. So neste mbito colocadas questes como as seguintes: -O que uma aco? -Como distinguir aces de acontecimentos? -O que uma inteno? -Temos ns livre-arbtrio? este compatvel com o determinismo? Podemos ser responsabilizados pelo que fazemos? No mbito da axiologia emergem reas especficas de reflexo, em funo do tipo particular de valores considerados: d.1) A tica (ou filosofia moral) tem como questo fundamental a seguinte: Como devemos viver? Da derivam outras questes, tais como: -O que faz uma aco boa ou m? -Reside a bondade da aco na inteno que lhe preside? -Ou a bondade da aco reside nas suas consequncias? -O que o bem ultimo? -Quais so os fundamentos da aco moral? -Por que razo havemos de ser morais? d.2) A filosofia poltica, uma disciplina que, como veremos, vizinha da tica, reflecte sobre a natureza e funes do Estado e sobre a legitimidade da sua autoridade na relao com os cidados. So exemplos de questes de filosofia poltica as que se seguem: o Estado um bem necessrio ou um mal dispensvel? At que ponto legitima a interveno do Estado na vida dos cidados? Qual o valor poltico fundamental? A liberdade? A igualdade? A justia? At que ponto devemos obedecer s leis do Estado? Quando a desobedincia legtima? Quais os limites da autoridade do Estado? Esaf/Joo Rodrigues Outubro/2011 16

Mdulo Inicial Iniciao Actividade Filosfica 1.Abordagem introdutria Filosofia e ao filosofar 1.2.Quais so as questes da Filosofia?
_________________________________________________________________________________________________________________________

Deve o Estado promover a igualdade entre os cidados? Se sim, como faz-lo? O que uma sociedade justa? d.3) A filosofia da religio desenvolve a sua reflexo em torno da relao do homem com o sagrado. A emergem questes como: O que significa ser religioso? O que o sagrado e quais as suas modalidades? Que relaes entre o homem e o sagrado? Deus existe? H provas credveis da existncia de Deus? Que relao entre a f religiosa e a razo? d.4) A esttica reflecte sobre a natureza do belo e da arte e a sua relao com o gosto. Neste campo se colocam questes como as seguintes: Oqu o belo? O que a beleza? O que arte? O que uma obra de arte? Qual a natureza do juzo esttico?

Esaf/Joo Rodrigues Outubro/2011 17

You might also like