You are on page 1of 4

O que Reciclagem

Reciclagem um conjunto de tcnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produo de que saram. E o resultado de uma srie de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou esto no lixo, so desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matria-prima na manufatura de novos produtos. Reciclagem um termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a reutilizao) de um polmero no mesmo processo em que, por alguma razo foi rejeitado. Reciclar outro termo usado, na verdade fazer a reciclagem. O retorno da matria-prima ao ciclo de produo denominado reciclagem, embora o termo j venha sendo utilizado popularmente para designar o conjunto de operaes envolvidas. O vocbulo surgiu na dcada de 1970, quando as preocupaes ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente aps o primeiro choque do petrleo, quando reciclar ganhou importncia estratgica. As indstrias recicladoras so tambm chamadas secundrias, por processarem matria-prima de recuperao. Na maior parte dos processos, o produto reciclado completamente diferente do produto inicial.

VALE A PENA FAZER Separar o lixo seco de todos os restos orgnicos: um copo sujo de cafezinho pode inutilizar quilos de papel limpo- e reciclvel.

Lavar as embalagens para retirar os resduos dos alimentos e dos produtos de higiene e limpeza. NO VALE A PENA FAZER Separar o lixo seco por tipo de material. As empresas e cooperativas faro uma nova triagem- estando o lixo organizado ou no. Amassar latas e garrafas PET ou desmontar as embalagens longa-vida. So medidas que no encurtam em nada o processo de reciclagem. O LIXO ESPECIAL Lmpadas O que fazer: separar as fluorescentes num lixo parte. Misturados aos outros restos, os cacos costumam ferir os catadores. J as lmpadas incandescentes no so recicladas, uma vez que, segundo mostram as pesquisas, no causam impacto negativo no meio ambiente - elas devem ser depositadas, portanto, no lixo comum. Baterias O que fazer: reciclam-se s as de telefones sem fio, filmadoras e celulares - as outras, assim como as pilhas, tm baixa concentrao de metais pesados e por essa razo no so tidas como prejudiciais ao meio ambiente. Para reciclar, faa um lixo separado: como as baterias so frgeis, podem romper-se e contaminar o restante dos detritos. Cacos de vidros planos e de espelhos O que fazer: embalar em jornal e colocar num lixo separado. Seguiro para vidraarias - e no para as tradicionais fbricas que reciclam vidro.

OS ESTRAGOS DO LEO DE COZINHA Oleo de cozinha um dos alimentos mais nocivos ao meio ambiente. Jogado no ralo da pia, ele termina contaminando rios e mares. Eis o nmero:

1 LITRO de leo de cozinha polui 1 MILHO DE LITROS de gua. Como reciclar: colocar o leo em garrafas PET bem vedadas e entreg-las a uma das vrias organizaes especializadas nesse tipo de reciclagem (ver no site www.cempre.org.br). Destinos do leo usado: fbricas de sabo e produo de biodiesel. AS CIDADES QUE MAIS RECICLAM Os cinco municpios brasileiros onde a prefeitura faz chegar o servio de coleta seletiva a 100% das residncias, segundo um novo levantamento por amostragem no pas: 1. Curitiba (Paran) A cidade uma das campes em reciclagem: a frmula que deu certo l inclui o uso de caminhes que recolhem apenas o lixo seco- sem nenhum resto orgnico. O resultado que o lixo fica mais limpo e acaba vendido por um preo mais alto s indstrias de reciclagem. Isso ajuda a tornar o sistema de coleta seletiva em Curitiba mais barato (e vivel) que o da maioria das cidades brasileiras 2. Itabira (Minas Gerais) 3. Londrina (Paran) 4. Santo Andr (So Paulo) 5. Santos (So Paulo)

Comece a reciclar
Novos nmeros sobre reciclagem no Brasil mostram que o pas reaproveita apenas 11% de tudo o que joga na lata de lixo - cinco vezes menos do que nos pases desenvolvidos
De acordo com os dados reunidos pelo Cempre, uma entidade especializada no assunto, o Brasil est melhor nesse indicador, mas mesmo assim so apenas 327 os municpios no pas que dispem de algum sistema pblico de coleta seletiva, 6% do total. O trabalho revela tambm que os ndices brasileiros de reciclagem variam muito de acordo com o material em questo. Enquanto o pas o campeo mundial no reaproveitamento de garrafas PET e latas de alumnio, plsticos e latas de ao tm como destino preferencial os "lixes" a cu aberto. A razo: esse um setor ainda dado a improvisos, como cooperativas que marcam hora para buscar o lixo mas no aparecem ou firmas especializadas que s enviam s empresas recicladoras uma parte dos detritos - o resto vai parar num lixo comum. Especialistas ouvidos por VEJA jogam luz nesses e noutros obstculos vista para quem quer reciclar, mas so contundentes em relao necessidade de comear j. Os benefcios ao meio ambiente so mensurveis, como mostram os dados a seguir. O QUE AINDA NO PEGOU A reciclagem dos trs itens abaixo patina em ndices ainda baixos no Brasil, de no mais do que 30% do que vai para o lixo. Os especialistas explicam por qu.

PLSTICO Por que se recicla pouco: a maioria das pessoas no reconhece como plstico as resinas mais maleveis, como as das sacolas de supermercado. Por isso elas acabam no lixo comum. Benefcios ambientais: a verso reciclada consome apenas 10% do petrleo exigido na produo do plstico virgem. LATAS DE AO Por que se recicla pouco: pesquisas mostram que h resistncia das pessoas em guardar essas latas no lixo de casa. Diz-se delas que so "volumosas" e "difceis de amassar". Benefcios ambientais: cada tonelada de ao reciclado preserva 110 mil toneladas de minrio de ferro. CAIXAS LONGA-VIDA Por que se recicla pouco: novas tecnologias j permitem separar as seis camadas que compem a embalagem, mas, como coisa recente, quase ningum no Brasil o faz. Benefcios ambientais: em 2006, com a reciclagem de 30 mil toneladas de papel provenientes dessas caixas, foram poupadas 600 mil rvores de reas reflorestadas. Clique aqui e veja os campees em reciclagem no Brasil O LIXO E SEUS OBSTCULOS Alm de postos de coleta em praas e supermercados, h trs opes para ter o lixo recolhido em casa, todas gratuitas. Veja o que os especialistas apontam como as causas mais comuns para que o lixo coletado por meio dessas opes no chegue s indstrias especializadas em reciclagem. Coleta seletiva Municipal Como funciona: a prefeitura que recolhe o lixo para ser reciclado - a regularidade da coleta varia de uma cuidade para outra Obstculos: s 6% dos municpios dispem do servio, e na maioria das vezes ele cobre apenas uma parte das residncias. Coleta por cooperativas de catadores Como funciona: preciso contatar uma de varias cooperativas - listadas no site www.cempre.org.br (algumas delas no recolhe o lixo em casa) Obstculos: esse um meio em que persiste a informalidade -s vezes, as cooperativas agendam visitas para recolher o lixo e no aparecem Coleta por empresas particulares Como funciona: preciso acionar uma dessas empresas especializadas por telefone - uma delas tambm aparece no site www.cempre.org.br - e esperar que ela recolha o lixo na data combinada Obstculos: as empresas costumam exigir uma quantidade mnima de lixo para prestar servio e muita vezes despacham para sanitrios os materiais que valem pouco no mercado de reciclagem, como isopor e caixas longa -vida Em todos os casos, cada material enviado respectiva indstria recicladora.

O ISOPOR DELA FOI PARAR NO "LIXO" Depois de liderar uma campanha para que seus 116 vizinhos passassem a reciclar o lixo, num prdio de So Paulo, a economista Liz Pontes Moreira, 45 anos, sofreu duas decepes. Primeiro, ela e os outros viram os restos se acumular duas semanas a fio na lixeira, sem que a cooperativa de catadores cumprisse o combinado: remov-los. Depois, foi a vez de a empresa particular que havia sido acionada pelo sndico falhar. Ao ligar para a firma, Liz foi informada pelo gerente: "Enviamos uma parte do lixo da senhora para o lixo". A razo? "Isopor e caixas longa-vida no valem nada neste mercado." Desiludida, a economista resolveu deixar o lixo num posto de coleta.

You might also like