You are on page 1of 12

Faculdade de Talentos Humanos - FACTHUS

Captulo 3 DIODO ZENER 3.1 Zener


O diodo zener um dispositivo semicondutor que tem quase as mesmas caractersticas que o diodo normal. A diferena est na forma como ele se comporta quando est polarizado reversamente. No diodo normal, quando ele est polarizado reversamente, se a tenso reversa muito grande, os portadores minoritrios so acelerados pelo campo eltrico at atingirem uma velocidade to alta que, colidindo com outros tomos, sua energia suficiente para gerar novos pares eltron-lacuna que, por sua vez, so tambm acelerados gerando outros pares eltron-lacuna e assim sucessivamente. Este fenmeno, denominado efeito avalanche ou efeito zener, consiste, portanto, num aumento repentino da corrente reversa, dissipando uma potncia suficiente para causar ruptura da juno PN, danificando o diodo. A tenso na qual o efeito zener ocorre chamada tenso de ruptura ou breakdown voltage (VBr), como mostra a figura 3.1.

Figura 3. 1 Efeito Zener no Diodo Normal

O diodo zener construdo com uma rea de dissipao de potncia suficiente para suportar o efeito avalanche. Assim, a tenso na qual esse efeito ocorre denominada tenso zener (Vz) e pode variar em funo do tamanho e do nvel de dopagem da juno PN. Comercialmente, so encontrados diodos zener com Vz de 2 at 200V. A figura 3.2 mostra o smbolo do diodo zener e a sua curva caracterstica.

Prof. Eng. Leandro Aureliano da Silva

Faculdade de Talentos Humanos - FACTHUS

Figura 3. 2 Smbolo e Curva Caracterstica do Diodo Zener

Pela curva caracterstica do diodo zener, observa-se que a tenso reversa Vz mantm-se praticamente constante quando a corrente reversa est entre Izmn e Izmx. Sendo assim, dentro desta regio o mesmo pode atuar como um regulador de tenso. A potncia dissipada pelo diodo zener dentro desta regio dada por:

PZ = VZ I Z

3.1

Especificaes do Diodo Zener As principais especificaes do diodo zener so: 1 VT Tenso de Conduo na polarizao direta (VT = 0,7 V); 2 Vz - Tenso Zener (dado pelo fabricante); Como Vz sofre uma pequena variao em funo de IZ, o fabricante fornece um valor obtido por uma corrente de teste IZT. 3 Izmx Corrente zener mxima (dada pelo fabricante); 4 - Izmn Corrente zener mnima; Caso no seja dado o valor de Izmn, considera-se a seguinte relao: Izmn = 0,1.Izmx 5 - Pzmx Potncia Zener mxima (dada pelo fabricante);

Prof. Eng. Leandro Aureliano da Silva

Faculdade de Talentos Humanos - FACTHUS 6 Rz Resistncia zener (dada pelo fabricante);

Esta resistncia reflete a pequena variao de Vz em funo de Iz e pode ser calculada por:
RZ = V z I z

7 TC Coeficiente de temperatura reflete a porcentagem de variao em Vz com variao da temperatura. Este coeficiente dado por:

O valor de TC pode assumir tanto valores positivos quanto negativos e eventualmente zeros.

3.2 Diodo Zener como Regulador de Tenso

Aplicando a lei das tenses no circuito ao lado temos:

E = Rs I Z + Vz

Figura 3. 3 Diodo Zener Polarizado Reversamente e Equao do circuito

Prof. Eng. Leandro Aureliano da Silva

Faculdade de Talentos Humanos - FACTHUS Modelos para o Diodo Zener Modelo Ideal Modelo Linear

Reta de Carga e Ponto Quiescente (Q) possvel determinar Vz e Iz graficamente, naturalmente os resultados obtidos levam em considerao estas variaes, e isto pode ser feito pela reta de carga, traada a partir dos seguintes pontos:

E = Rs I Z + Vz
Ponto de Corte: Substitui-se Iz = 0 em 3.2.
E = Vz

3.2

Ponto de Saturao: Substitui-se Vz = 0 em 3.2.


Iz = E Rs

Na figura 3.4, tem-se, assim, a reta de carga traada sobre a curva caracterstica do diodo zener na regio reversa. Desta forma, o ponto quiescente Q do diodo zener pode ser determinado pela interseco da curva caracterstica com a reta de carga correspondendo aos valores de Vz sobre o diodo zener e a corrente Iz que passa por ele.

Figura 3. 4 Curva caracterstica e Reta de Carga do Diodo Zener

Prof. Eng. Leandro Aureliano da Silva

Faculdade de Talentos Humanos - FACTHUS

Supondo-se que a tenso de entrada aumente para um valor E1 ou a resistncia diminua para um valor de Rs1, isto acarretar num deslocamento do ponto quiescente, denominado agora Q1. Esta operao faz com que Vz se mantm praticamente constante de acordo com as figuras 3.5 e 3.6.

Figura 3. 5 Deslocamento do Ponto quiescente com alterao da tenso de entrada

E
Iz

I z1
E Rs

E R s1

Figura 3. 6 Deslocamento do ponto quiescente com alterao de Rs

Por isso o diodo zener chamado de regulador de tenso. Mas, pelas especificaes do diodo zener analisadas anteriormente, existem limites mximos e mnimos para a tenso de entrada E e para a resistncia limitadora Rs, dentro dos quais o diodo zener mantm a tenso de sada constante e no corre risco de se danificar.

Prof. Eng. Leandro Aureliano da Silva

Faculdade de Talentos Humanos - FACTHUS Limites de E e Rs Para se determinar estes limites, duas consideraes devem ser feitas:

1) O diodo zener no regula caso a corrente que passa por ele seja menor que a corrente zener mnima. Esta condio limita o valor mnimo da tenso de entrada (Em) e o valor mximo da resistncia limitadora (RsM), ou seja:
Em = RsM I Zmn + Vz

3.3

2) O diodo zener se danifica caso a corrente que passa por ele seja maior que a corrente zener mxima. Esta condio limita o valor mximo da tenso de entrada (EM) e o valor mnimo da resistncia limitadora de corrente (Rsm), ou seja:
EM = Rsm I Zmx + Vz

3.4

Observao: Como apenas os valores relativos do diodo zener so dados pelos fabricantes, os valores mximo e mnimo de tenso de entrada so obtidos fixando-se Rs e os valores mximos e mnimos da resistncia limitadora so obtidos fixando-se E. Teste para identificar se o diodo zener est conduzindo reversamente:

1 - Retirar o diodo zener do circuito. 2 - Verificar a tenso nos terminais do circuito onde estava o diodo zener. 3 - Se a tenso sem o diodo zener for maior que a tenso zener, ento o diodo zener conduz ao ser colocado no circuito e a tenso em seus terminais ser a tenso zener.

Prof. Eng. Leandro Aureliano da Silva

Faculdade de Talentos Humanos - FACTHUS

4 - Se a tenso sem o diodo zener for menor que a tenso zener, ento o diodo zener no conduzir no funcionando como regulador de tenso.

Exemplo: Na figura acima, a tenso Vo sem o diodo zener no circuito :

Como 12V > Vz, ento no circuito com o diodo zener: Vo = Vz Calculando as correntes no circuito:

Circuito Regulador de Tenso com Carga As aplicaes do circuito regulador de tenso so, principalmente: Estabilizar uma tenso de sada para uma carga fixa a partir de uma tenso de entrada constante; Estabilizar uma tenso de sada para uma carga varivel a partir de uma tenso de entrada constante; Estabilizar uma tenso de sada para uma carga fixa a partir de uma tenso de entrada com ripple; Estabilizar uma tenso de sada para uma carga varivel a partir de uma tenso de entrada com ripple. Projeto de Reguladores de Tenso

Prof. Eng. Leandro Aureliano da Silva

Faculdade de Talentos Humanos - FACTHUS

Basicamente, o projeto de um regulador de tenso com carga consiste no clculo da resistncia limitadora da corrente Rs, conhecendo-se as demais variveis do circuito, a saber: caractersticas da tenso de entrada (constante ou com ripple), caractersticas de carga (fixa ou varivel), tenso de sada (valor desejado) e especificaes do diodo zener.

1 Carga Fixa e Tenso de Entrada Constante A figura 3.7 mostra um circuito regulador de tenso com carga fixa e tenso de entrada constante.

Rs E

I Rs

Iz

RL

I RL + VRL = Vz

Figura 3. 7 Circuito Regulador com Carga Fixa e Tenso de Entrada Constante

O valor do resistor Rs deve satisfazer as condies dadas pelas especificaes do diodo zener.

Corrente Zener mnima (Izmn)

Como RL e Vz so constantes, tem-se um valor mnimo para IRs:

I Rsm = I zmn + I RL

Esta condio limita Rs a um valor mximo RSM:

E = RsM ( I zmn + I RL ) + Vz RsM =

E Vz I zmn + I RL

Corrente zener mxima (Izmx)

Neste caso, tem-se um valor mximo para IRs:

I RsM = I zmx + I RL

Prof. Eng. Leandro Aureliano da Silva

Faculdade de Talentos Humanos - FACTHUS

E = Rsm ( I zmx + I RL ) + Vz Rsm =

E Vz I zmx + I RL

Assim, tem-se que Rs deve ser:

Rsm Rs RsM

2 Carga varivel e Tenso de Entrada Constante

A figura 3.8 mostra um circuito regulador de tenso com carga varivel e tenso de entrada constante.

Rs E

I Rs

Iz

RL

I RL + VRL = Vz

Figura 3. 8 Circuito Regulador com Carga Varivel e Tenso de Entrada Constante

O valor do resistor Rs deve satisfazer as condies dadas pela variao desejada para a carga e pelas especificaes do diodo zener.

Corrente Zener mnima (Izmn)

Como RL varivel e Vz constante, esta condio mais crtica no caso em que RL assume seu valor mnimo RLm, ou seja, quando a corrente na carga mxima IRLM e corrente IRs mnima:

I Rsm = I zmn + I RLM

Esta condio limita Rs a um valor mximo RSM:

E = RsM ( I zmn + I RLM ) + Vz RsM =

E Vz I zmn + I RLM

Prof. Eng. Leandro Aureliano da Silva

Faculdade de Talentos Humanos - FACTHUS

10

Corrente zener mxima (Izmx)

Neste caso, esta condio mais crtica no caso em que RL assume seu valor mximo RLM, ou seja, quando a corrente na carga mnima IRLm e a corrente IRS mxima IRsM:

I RsM = I zmx + I RLm


E Vz I zmx + I RLm

E = Rsm ( I zmx + I RLm ) + Vz Rsm =

Assim, tem-se que Rs deve ser: Rsm Rs RsM

3 Carga Fixa e Tenso de Entrada com Ripple


A figura 3.9 mostra um circuito regulador de tenso com carga fixa e tenso de entrada com ripple.

Rs E Vr

I Rs

Iz

RL

I RL + VRL = Vz

Figura 3. 9 - Circuito Regulador com Carga fixa e Tenso de Entrada com ripple

O valor do resistor Rs deve satisfazer as condies dadas pela variao exixtente na tenso de entrada (ripple) e pelas especificaes do diodo zener.
Corrente Zener mnima (Izmn)

Como RL e Vz so constantes, esta condio mais crtica no caso em que E assume seu valor mnimo Em, ou seja, quando a corrente IRs mnima: I Rsm = I zmn + I RL

Prof. Eng. Leandro Aureliano da Silva

Faculdade de Talentos Humanos - FACTHUS Esta condio limita Rs a um valor mximo RSM: Em = RsM ( I zmn + I RL ) + Vz RsM = Em Vz I zmn + I RL

11

Corrente zener mxima (Izmx)

Neste caso, esta condio mais crtica no caso em que E assume seu valor mximo EM, ou seja, quando a corrente IRS mxima IRsM: I RsM = I zmx + I RL EM Vz I zmx + I RL

EM = Rsm ( I zmx + I RL ) + Vz Rsm =

Assim, tem-se que Rs deve ser: Rsm Rs RsM

4 Carga Varivel e Tenso de Entrada com Ripple

A figura 3.10 mostra um circuito regulador de tenso com carga varivel e tenso de entrada com ripple. Rs E Vr

I Rs

Iz

RL

I RL + VRL = Vz

Figura 3. 10 - Circuito Regulador com Carga varivel e Tenso de Entrada com ripple

O valor do resistor Rs deve satisfazer as condies dadas pela variao existente na tenso de entrada (ripple), pela variao desejada para a carga e pelas especificaes do diodo zener.

Prof. Eng. Leandro Aureliano da Silva

Faculdade de Talentos Humanos - FACTHUS

Corrente Zener mnima (Izmn)

12

Como RL e E so variveis e Vz constante, esta condio mais crtica no caso em que E assume seu valor mnimo Em e IRL seu valor mximo IRLM, ou seja, quando a corrente IRs mnima:
I Rsm = I zmn + I RLM

Esta condio limita Rs a um valor mximo RSM:


Em = RsM ( I zmn + I RLM ) + Vz RsM = Em Vz I zmn + I RLM

Corrente zener mxima (Izmx)

Neste caso, esta condio mais crtica no caso em que E assume seu valor mximo EM e IRL seu valor mnimo IRLm, ou seja, quando a corrente IRS mxima IRsM:
I RsM = I zmx + I RLm EM Vz I zmx + I RLm

EM = Rsm ( I zmx + I RLm ) + Vz Rsm =

Assim, tem-se que Rs deve ser:


Rsm Rs RsM
Bibliografia:

Marques, A. E. B.,Cruz, E. C. A., Choueri jr. S. Dispositivos Semicondutores: Diodos e Transistores. Editora rica Ltda, 1996 Boylestad, R. L., Nashelky. L. Dispositivos Eletrnicos e Teoria de Circuitos. 6Edio Prentice-Hall do Brasil.

Prof. Eng. Leandro Aureliano da Silva

You might also like