You are on page 1of 3

Goza a Vida: Sabedoria Prtica de Eclesiastes

O livro de Eclesiastes demonstra a futilidade da vida e que o supremo propsito e significado da vida podem ser encontrados somente no servir a Deus. Quem quer que busque valor real atravs de esforo terrestre est condenado ao desapontamento. (Veja "Busca de Satisfao na Vida: A Mensagem de Eclesiastes" D62). Isto no significa, contudo, que a vida deva ser ignorada. Alguns modos de vida so melhores do que outros, e Eclesiastes oferece estratgias valiosas para viver melhor aqui. O que deveria um cristo fazer para obter o mximo da vida sob o sol?

Goza a vida
A pessoa mundana acha a vida frustrante porque est procurando-a para que lhe d verdadeira felicidade e satisfao. Somente o cristo pode gozar realmente a vida porque no est tentando fazer com que ela lhe d algo que seja inerentemente incapaz de dar. Porque o sentimento de realizao de um cristo vem atravs de seu servio a Deus, ele pode achar alegria nas buscas dirias da vida. Observe estes textos chaves do livro de Eclesiastes: "Nada h melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi tambm que isto vem da mo de Deus, pois, separado deste, quem pode comer ou quem pode alegrar-se? Porque Deus d sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada; mas ao pecador d trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dar quele que agrada a Deus. Tambm isto vaidade e correr atrs do vento" (2:24-26). "Sei que nada h melhor para o homem do que regozijar-se e levar vida regalada; e tambm dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho" (3:12-13). "Eis o que eu vi: boa e bela coisa comer e beber e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, com que se afadigou debaixo do sol, durante os poucos dias da vida que Deus lhe deu; porque esta a sua poro. Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder para deles comer, receber a sua poro, e gozar do seu trabalho, isto dom de Deus. Porque no se lembrar muito dos dias da sua vida, porquanto Deus lhe enche o corao de alegria" (5:18-20). "(9:7-9). Deus quer que gozemos a vida. Ele no quer que ponhamos nosso corao nela ou que vendamos nossa alma a ela, mas ele criou muitas coisas para nosso prazer. De fato, at onde respeita a esta vida em si mesma, a melhor coisa que podemos tirar dela o prazer de viver. Quando vejo a vida como o mximo, sempre sofro abatimento porque ela nunca me d o que busco. Mas quando eu simplesmente gozo as atividades da vida em si mesmas e no espero nenhuma satisfao maior delas, ento posso experimentar a alegria que elas do. Eclesiastes um excelente livro para perspectiva porque ele nos ensina contra uma vida frvola e indisciplinada, mas tambm adverte contra uma vida asctica e miservel. Deus quer que nos regozijemos, porm no que nos devotemos ao prazer.

S diligente
A vida dever ser vivida entusiasticamente. O Senhor quer que sejamos zelosos e laboriosos. Assim devemos ficar ocupados e fazer tudo aquilo que precisa ser feito e no deixar tudo para depois. Leia estes textos:

"Tudo quanto te vier mo para fazer, faze-o conforme as tuas foras, porque no alm, para onde tu vais, no h obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma" (9:10). "Ai de ti, terra cujo rei criana e cujos prncipes se banqueteiam j de manh. Ditosa, tu, terra cujo rei filho de nobres e cujos prncipes se sentam mesa a seu tempo para refazerem as foras e no para bebedice. Pela muita preguia desaba o teto, e pela frouxido das mos goteja a casa" (10:16-18). "Lana o teu po sobre as guas, porque depois de muitos dias o achars. Reparte com sete e ainda com oito, porque no sabes que mal sobrevir terra. Estando as nuvens cheias, derramam aguaceiro sobre a terra; caindo a rvore para o sul ou para o norte, no lugar em que cair, a ficar. Quem somente observa o vento nunca semear, e o que olha paras as nuvens nunca segar. Assim como tu no sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grvida, assim tambm no sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Semeia pela manh a tua semente e tarde no repouses a mo, porque no sabes qual prosperar; se esta, se aquela ou se ambas igualmente sero boas" (11:1-6). Esta ltima passagem nos ensina a no nos preocuparmos com as mincias do que pode acontecer. Nunca podemos dominar todas as contingncias. Aqueles que esperam por condies ideais nunca realizaro nada. Ento, enquanto houver semente para semear, no devemos nos preocupar obsessivamente com a possibilidade de uma tempestade. Precisamos apenas plantla. Precauo excessiva paralisa.

Valoriza a camaradagem
As relaes so muito mais importantes do que as coisas. At onde diz respeito vida em si, amizades so algumas das maiores bnos. A pessoa que busca carreira e posio s custas de outros est condenada a uma vida solitria, isolada. Devemos conservar as amizades e dedicar tempo a conversar e cuidar das pessoas que esto nossa volta. Observe estes comentrios incisivos: "Ento, considerei outra vaidade debaixo do sol, isto , um homem sem ningum, no tem filho nem irm; contudo, no cessa de trabalhar, e seus olhos no se fartam de riquezas; e no diz: Para quem trabalho eu, se nego minha alma os bens da vida? Tambm isto vaidade e enfadonho trabalho. Melhor serem dois do que um, porqu tm melhor paga do seu trabalho. Porque se carem, um levanta o companheiro; ai, porm do que estiver s; pois, caindo, no haver quem o levante. Tambm, se dois dormirem juntos, eles se aquentaro; mas um s como se aquentar? Se algum quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistiro; o cordo de trs dobras no se rebenta com facilidade" (4:7-12). Conquanto um esprito de independncia seja bom com moderao, todos so, de fato, dependentes de outros. Pela cooperao realizamos muito mais do que avanando ss. Portanto, devemos cultivar amizades investindo tempo e esforo em nossas relaes com outros, especialmente outros cristos.

Mantm a seriedade
Goza a vida, mas leva-a a srio, tambm. Aqueles que s querem rir no seu caminho atravs da vida perdem aquelas coisas que so mais valiosas. Ganhamos mais indo a um enterro do que a uma festa, e aprendemos mais com uma repreenso do que com uma brincadeira. Eclesiastes nos ajuda tanto com o equilbrio porque nos ensina a ter alegria, mas a temper-la com sobriedade. A pessoa equilibrada lucra com o lado srio da vida.

"Melhor ir casa onde h luto do que ir casa onde h banquete, pois naquela se v o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em considerao. Melhor a mgoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o corao. O corao dos sbios est na casa do luto, mas o dos insensatos, na casa da alegria. Melhor ouvir a repreenso do sbio do que ouvir a cano do insensato. Pois, qual o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela, tal a risada do insensato; tambm isto vaidade" (7:26).

Usa a sabedoria
Ainda que a sabedoria no seja o segredo do verdadeiro significado da vida (1:12-18), a melhor vida aqui emprega sabedoria. melhor pensar bem nas coisas e no agir impulsivamente. melhor planejarmos cuidadosamente e levar tempo para nos equiparmos adequadamente em vez de apressar-nos a uma dada tarefa. Por outro lado, precisamos fazer certas coisas no momento certo, ou ser muito tarde. "Boa a sabedoria, havendo herana, e de proveito, para os que vem o sol. A sabedoria protege como protege o dinheiro; mas o proveito da sabedoria que ela d vida ao seu possuidor" (7:11-12). "A sabedoria fortalece ao sbio, mais do que dez poderosos que haja na cidade" (7:19). "Quem abre uma cova nela cair, e quem rompe um muro, mord-lo- uma cobra. Quem arranca pedras ser maltratado por elas, e o que racha lenha expe-se ao perigo. Se o ferro est embotado, e no se lhe afia o corte, preciso redobrar a fora; mas a sabedoria resolve com bom xito. Se a cobra morder antes de estar encantada, no h vantagem no encantador" (10:8-11).

Concluso
Nenhum destes textos sugere que a verdadeira realizao pode ser encontrada na vida, mas mostram que o cristo pode viver a melhor vida aqui aplicando princpios divinos. No deveramos nos surpreender ao descobrir que aquele que nos criou sabe como funcionamos melhor. Vamos seguir os princpios de Eclesiastes. por Gary Fisher

You might also like