You are on page 1of 17

Vises da hiposuficincia: o Nordeste e as polticas de desenvolvimento regional no pensamento social brasileiro 1

Andr Luiz de Miranda Martins2 Introduo No momento poltico-institucional em que se considera a reabertura da

Superintendncia para o Desenvolvimento do Nordeste Sudene3, o objetivo deste trabalho ser localizar, na trilha do pensamento social brasileiro-nordestino (aqui representado por Gilberto Freyre, Josu de Castro e Celso Furtado) as concepes da Regio Nordeste como pobre, Regio-problema, regio explosiva. Sabe-se da importncia decisiva que tais concepes tiveram para a interveno estatal indutora do crescimento econmico, vigente na regio entre 1960 e 2000, da qual a Sudene a eptome. O que no parece claro se a retomada da Sudene cujas implicaes normativas tm sido enfaticamente desautorizadas pelo atual mpeto globalizante significa a retomada de prticas inspiradas naquelas concepes. Seria possvel, pois, falar da permanncia de um discurso pr-Nordeste (e, eventualmente, mais favorvel a um padro diferenciado de interveno estatal no Nordeste) inspirado numa idia de hiposuficincia formulada no mbito do pensamento social brasileiro? As concepes daqueles pensadores que nos interessam aqui, expressas em obras selecionadas de sua autoria e de comentadores4, sero apresentadas na ordem de sua meno, feita acima, com cada uma delas correspondendo a uma seo especfica. Sobre a ordem de sua apresentao, cabe dizer que reveladora de como germinou, na intelectualidade nordestina brasileira, a idia segunda a qual a pobreza to caracteristicamente nordestina s seria combatida se tal empreitada fosse levada adiante sob a forma de interveno estatal corretiva.
1

Artigo comunicado no IX Congresso da Brazilian Studies Association BRASA (Tulane University, Nova Orleans, maro de 2008). Agradecemos a Raquel Lindso, pelo apoio incondiconal, e a Aristides Monteiro e Glaudionor Barbosa pelas sugestes de bibliografia. 2 Economista. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto do Centro Acadmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco UFPE. 3 Quando de nossa reviso final deste artigo, surpreendeu-nos a notcia, de fevereiro de 2008, dando conta da reabertura da Sudene, passados quase sete anos de seu fechamento. 4 Alm dessas fontes, tambm se coligiu alguma bibliografia sobre o federalismo brasileiro, subjacente nossa discusso.

Ademais a cronologia indicativa da transio que se processa, no pensamento social nordestino, de uma intelectualidade tradicional para uma intelectualidade engajada, esta ltima defensora da interveno. Transio essa que se deu, tambm, por fora da dinmica federativa brasileira: ante a regionalizao do Estado Federal Brasileiro, geraram-se padres de maior ou menor cooperao entre os estados federados e a Unio para a satisfao de interesses econmicos e polticos. Acontecimento-chave, aqui, seria a revoluo de 1930, cujos impactos estendem-se at 1945. Neste interregno o primeiro ciclo do federalismo brasileiro5 sofre uma espcie de interrupo, sem que, contudo, cessasse o recurso Unio para o atendimento de demandas de natureza econmica. Ao contrrio, este passou a ser, no caso nordestino, um expediente levado adiante sob a gide de uma regio6, delimitada, alis, s vsperas da dcada de 1920, e como rea de uma interveno especfica do Governo Federal, quando da criao da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas Ifocs, embrio do mais conhecido Dnocs. Desta delimitao pinaram-se caractersticas regionais que reforariam a ao polticoparlamentar em bloco para angariar junto Unio as providenciais verbas7. Caractersticas das quais sobressairia e ocuparia cadeira cativa no imaginrio brasileiro a notvel desigualdade scio-econmica. O que nos leva hiposuficincia que adorna o ttulo de nosso artigo. Termo de forte carga normativa, informada pelo contexto histrico em que passou a ser utilizado. Refere-se tutela daquela que foi concebida como a parte mais dbil na demandas judiciais movidas no mbito do direito do trabalho brasileiro, organizado sob a gide do trabalhismo varguista. O uso que dele fizemos remete ao mesmo requisito. Na economia poltica do federalismo e na histria regional brasileiras, parte da federao, um ajuntamento de Estados, como j mencionamos, adquiriu unidade regional por ser essa parte dbil demandante de tutela estatal. E aqui as sstoles e distoles que acometeram o sistema federativo ao longo do sculo XX pairam sobre as concepes de Nordeste dos pensadores nordestinos selecionados (mas em
5

Correspondente implantao mesma do sistema, feita quando da proclamao da Repblica e nas circunstncias histricas em que se esta se deu no Brasil manu militari, de cima para baixo , pelo que foi o pontap inicial da hegemonia das provncias sulistas, So Paulo frente, numa federao crescentemente assimtrica ao longo do sculo XX. Sobre o assunto ver Carvalho (1993) e Carvalho (2005). 6 Dulce Pandolfi nota que para os estados do Norte (que ento englobava as regies norte e nordeste do Brasil) a redefinio do jogo poltico provocada pelo movimento revolucionrio de 30, atingindo as bases de sustentao e de domnio poltico dos estados do Sul [hoje Sul e Sudeste e, em certa medida, Centro-Oeste], poderia possibilitar a retomada de uma participao mais expressiva a nvel nacional... A concretizao de tal objetivo exigia um instrumental forte que, na poca, era visualizado na unidade poltica da regio. Coeso, o Norte teria melhores condies para posicionar-se e reconquistar o lugar que legitimamente sempre fora seu [sic] na esfera federal. Neste sentido que a busca de uma atuao conjunta marcaria, no ps-1930, toda a histria poltica da regio... no ps-1930 a unificao poltica agiria como novo recurso de poder para a afirmao regional e o enfrentamento poltico do Centro-Sul (Pandolfi, 1980, p. 343). 7 Sobre este tema ver Castro (1992).

Celso Furtado que a associao entre federalismo e desenvolvimento regional mais enfatizada). Por sua vez, tanto a identificao da regio Nordeste por suas debilidades quanto a conseqente argumentao favorvel interveno corretiva do Estado est explcita em dois deles: Celso Furtado e Josu de Castro. Caberiam, no entanto, a Gilberto Freyre, os primeiros movimentos no sentido de uma definio de Nordeste. Gilberto Freyre: o Nordeste adocicado pela tradio e salgado pela modernidade O Nordeste de Gilberto Freyre o livro (de 1937) e o territrio surge de duas fontes. A primeira seria o I Congresso Brasileiro de Regionalismo, reunido no Recife em fevereiro de 1926. Vivia o Brasil, ento, sob a gide da poltica dos governadores em seus estertores. Nosso autor, como que se antecipando destituio formal dos estados da Federao pela Revoluo de 1930, propunha, com seu Movimento Regionalista, Tradicionalista e, a seu modo, Modernista do Recife deslocar o eixo do debate: das querelas polticas estaduais, cada vez mais assemelhadas s disputas internas vividas nos Blcs, para as regies, a serem doravante pensadas como matrizes culturais, inibindo separatismos.
A maior injustia que se pode fazer a um regionalismo como o nosso seria confundi-lo com separatismo ou bairrismo... Ele to contrrio a qualquer espcie de separatismo que, mais unionista que o atual e precrio unionismo brasileiro, visa a superao do estadualismo, lamentavelmente desenvolvido aqui pela Repblica este sim, separatista para substitu-lo por novo e flexvel sistema em que as regies, mais importantes que os estados, se completem e se integrem ativa e criadoramente em uma verdadeira organizao nacional...O conjunto de regies que forma verdadeiramente o Brasil. Somos um conjunto de regies antes de sermos uma coleo arbitrria de estados, uns grandes, outros pequenos, a se guerrearem economicamente... em um jogo perigosssimo para a unidade nacional (Freyre, 1996, p. 47-75).

O propsito do Movimento, base das observaes acima, seria o de zelar pelas expresses da cultura nordestina, suas tradies, defendendo-as
do perigo de serem abandonadas, tal o furor nefito de dirigentes que passam por adiantados e progressistas pelo fato de imitarem cega e desbragadamente a novidade estrangeira... Talvez no haja regio no Brasil que exceda o Nordeste em riqueza de tradies ilustres e em nitidez de carter (Idem ant., p. 51).

Est, assim, feita a proposta de adotar a regio como ferramenta metodolgica. A segunda fonte de (e do) Nordeste freyreano seria sua obra seminal, Casa-Grande & Senzala, de 1933. Ali, como se sabe, ocupou-se de investigar a formao da sociedade brasileira sob um regime de economia patriarcal (nos seus termos) em uma colnia de

produo (nos termos de Leroy-Bealieu) de acar instalada inicialmente na faixa mida do nordeste brasileiro. base da contextualizao acima, talvez seja possvel antecipar o contedo deste estudo de ecologia social ou humana, segundo o prprio Freyre. Para alm da discusso ecolgica, importante e pioneira, h aquela microssociologia to sua, e h, ainda, um parti pris regionalista fundamental. Pois desagradava, ento, ao mestre de Apipucos a circunscrio algo desfiguradora do Nordeste s reas atingidas pelas secas: ao Nordeste das obras contra as secas. E quase no sugere seno as secas. Os sertes de areia seca rangendo debaixo dos ps nesse Nordeste de figuras de homens e bichos se alongando quase em figuras de El Greco... apenas um lado do Nordeste (Freyre, 1985, p. 5). A sua regio outra, ou so outras:
[o] Nordeste que vai do Recncavo ao Maranho, tendo o seu centro em Pernambuco. Alis, h mais de dois Nordestes e no um, muito menos o Norte macio e nico de que se fala no Sul como exagero de simplificao... O Nordeste do massap, da argila, do hmus gorduroso o que pode haver de mais diferente do outro, de terra dura, de areia seca. A terra aqui pegajenta e melada. Agarra-se aos homens com modos de garanhona... H quatro sculos que o massap do Nordeste puxa para dentro de si as pontas de cana, os ps dos homens, as patas dos bois, as rodas vagarosas dos carros, as razes das mangueiras e das jaqueiras, os alicerces das casas e das igrejas, deixando-se penetrar como nenhuma outra terra dos trpicos pela civilizao agrria dos portugueses (idem ant., p. 6).

Ressalta, contudo, que, no nos interessa aqui, seno indiretamente, a anlise do massap e das terras argilosas e gordas de hmus do Nordeste do Brasil. Nos interessa [sic] s o que essa terra excepcional representou para a civilizao do Brasil (idem ant., p. 9). Da que seu Nordeste seja Nordeste: aspectos da influncia da cana sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil. Terras desse solo massap que Gilberto Freyre puxou para dentro de si, e que via agonizar, em plena crise da economia aucareira pernambucana, j suplantada pela pujana industrial de So Paulo. O que mais morreria com ele? Desde logo, os tipos aristocrata e do povo, arredondados por sedentrios, produtos daquele barro avermelhado, que degeneraram em usineiros e em trabalhadores pobres adoentados. E que fizeram, junto com o a empresa latifundiria e o industrialismo, terra, gua e matas adoecerem8.
O monocultor rico do Nordeste fez da gua dos rios um mictrio (...) de caldas fedorentas de suas usinas. E as caldas fedorentas matam os peixes (...) Os peixes mais finos fedendo de
8

Na medida em que [a] natureza regional tende, no h dvida, a fazer o homem, o grupo, a cultura humana sua imagem; mas, por sua vez, o homem, o grupo, a cultura humana agem sobre a natureza regional, alterando-a de modo s vezes profundo. H uma contemporizao entre as duas tendncias (Freyre, 1985, p. XXII). Equilbrio este que Freyre via agora ameaado.

podres, ao lado dos mais plebeus. O cheiro de peixe podre misturando-se ao de fruta podre, das margens sujas dos rios. Quase no h um rio do Nordeste do canavial que alguma usina de ricao no tenha degradado em mictrio. As casas j no do a frente para a gua dos rios: do-lhe as costas com nojo (Freyre, 1985, p. 35).

Esse dar as costas natureza, voltando-se os novos senhores da terra para o artificialismo das prioridades econmicas, era seno um dar as costas Tradio esse, o maior receio de Freyre. Receio de que a usina moesse a sociedade tradicional que brotara da terra garanhona. Que se destrusse, por fora do projeto da modernidade, a antiga civilizao do Nordeste, que mesmo portadora de suas patologias sociais quando comparada com outras civilizaes brasileiras (tais como a do couro, a das minas e a do caf), delas se distancia por ser a mais frtil em valores polticos, estticos culturais (idem ant., p. 177). Ostra que d prola, que a empresa modernizadora e capitalista ameaava extinguir. Pioneiro, Freyre inventa um Nordeste puxado do passado e daquele massap acomodatcio das relaes sociais. E aqui se afirma, em mais uma de suas tantas obras, o seu projeto conservador.
Freyre tece uma unidade imagtico-discursiva que toma como base o Nordeste aucareiro, j que a regio de terras duras e secas seria mais propcia para servir de base a um discurso cuja estratgia fosse a denncia das condies sociais da regio. O Nordeste do acar serve mais prontamente para seu projeto de resgate de um passado de poder e riqueza que viesse a compensar exatamente os problemas sociais e a decadncia crescente dessa rea do pas (Albuquerque Jr., 1999 p. 100).

Contudo, sua interpretao no se d conta de que no somente aquele seu Nordeste, mas todo o Nordeste, mido ou seco, do acar ou do couro, para alm de uma entidade regional diferenciada, era tambm, como observa Mendes Jnior (2006, p. 67), um signo de deteriorao, de calamidade ininterrupta, de homogeneizao de misria. , nessa forma, mais Nordeste Josu de Castro. Josu de Castro e o Nordeste como barril de plvora Sobrevindo o golpe militar de 1964, que deps Joo Goulart, imediatamente aps a entrega dos originais de Sete palmos de terra e um caixo edio inglesa, ocorreu a Josu de Castro, seu autor, que registra na Introduo da sua terceira edio, solicit-los de volta, imbudo que estava de incluir em seu trabalho original um captulo que tratasse desse episdio, to ligado em suas origens e em sua expresso poltica luta que se [vinha] travando com intensidade

crescente no Brasil, entre as fras de emancipao nacional e as fras [sic] de conteno do desenvolvimento econmico-social do pas (Castro, 1969, p. 11). Suspeitava o nosso autor que o acirramento dos conflitos social, culminando no Golpe, era tambm tributrio de acontecimentos que, havia pelo menos uma dcada, tinham como palco o Nordeste rural. Lcida suspeio. Assim, logo adiante, no primeiro captulo, Castro registra, no sem estranheza, que em meados da dcada de 1950, a fundao da primeira das Ligas Camponesas ocorrera com o objetivo inicial de assegurar aos camponeses da regio aucareira, mortos na extrema misria da bagaceira (Castro, 1969, p. 25), o direito a uma morte digna isto , o direito de dispor de sete palmos de terra onde descansar os seus ossos e o de fazer descer o seu corpo sepultura dentro de um caixo de madeira de propriedade do morto, para com le [sic] apodrecer lentamente pela eternidade afora (idem ant., ibid.). Que, para o campesinato nordestino a morte certa, garantida contasse mais do que a vida s faz sentido ante o registro de que
[a] larga experincia de mais de quatro sculos de um regime agrrio de tipo feudal ali implantado pelos colonos portuguses [sic] sob a forma do latifndio escravocrata, produtor de acar (...) e a resistncia invencvel dste [sic] regime em ceder a qualquer exigncia ou reivindicao dos camponeses para melhorar um pouco suas trgicas condies de vida acabaram por dar a esta gente o sentimento da inutilidade de qualquer esfro [sic] para sair do atoleiro de sua misria (Castro, 1969, p. 26).

Est-se aqui a lguas de distncia sem que se saia do lugar... do Nordeste aucareiro de Freyre, aquela terra garanhona de homens aucarados, ou, antes, intoxicados pelo acar e por seu fabrico, que anestesiava os seus sentidos para a doce explorao a que eram submetidos. O homem nordestino de Josu de Castro ali na mesma zona da mata de Gilberto Freyre desperta para revoltar-se contra a sua condio de espoliado, de miservel em meio doce riqueza que produzia. A criao das Ligas Camponesas, pelas reaes dos senhores de engenho que produziu, conta a histria desse despertar. Concebidas inicialmente como sociedades de auxlio mtuo para o financiamento de servios funerrios, enquanto foram assim vistas puderam granjear a simpatia do patronato. Contudo, no tardaria para que fossem identificadas como clulas da agitao social e do comunismo que rondava a regio desde os anos de 1930. Iniciam-se as exigncias de fechamento imediato das Ligas, pelo que comea a resistncia. Os camponeses nordestinos, resignados ao direito garantido da morte, despertam para a vida. Teria de ser assim.
Criada para defender os direitos dos mortos, ela [a Liga] iria agora se constituir como instrumento de reivindicao dos direitos dos vivos. Mas, no mesmo morrendo que melhor se aprende a viver? Pelo menos no Nordeste brasileiro. Foi tratando dos problemas da morte que os

camponeses do Engenho Galilia [local de fundao da primeira Liga] abriram os olhos para a vida. E viram melhor, e melhor compreenderam as injustias da vida e quais eram os autores dessas injustias (Castro, 1969, p. 33).

O Nordeste de Josu de Castro fundamentalmente, um rinco cujo trao mais marcante... o sofrimento. E no apenas o sofrimento do homem, mas tambm o sofrimento da terra (op. cit.: 40). Sofrimentos a que subjazem duas descobertas, historicamente delimitadas. A primeira ocorrera no sculo XVII: a descoberta, pela empresa colonial portuguesa, do massap nordestino, permitindo a implantao da monocultura aucareira, que progressivamente degradou a riqueza deste solo, deixando-o faminto de elementos minerais e hmus (no esqueamos: a verve ensastica de Castro a de um homem das cincias naturais comprometido com as questes sociais nordestinas). Terra faminta, homem faminto. A fome aparecendo como uma espcie de subproduto da economia da cana, e os famintos como uma forma de bagao de sua estrutura social: o bagao humano do latifndio aucareiro (1969, p. 59), que, privado de uma dieta equilibrada em calorias, cansa-se ao menor esforo, mostra-se indolente. Seria este o homem aucarado de Gilberto Freyre? 9. Contraposta fome do homem da zona-da-mata, a fome do sertanejo, habitante do Semi-rido nordestino onde foi possvel a introduo do gado vacum, de caprinos e sunos e de alguma policultura, mesmo que em regime de roado, tudo isto possibilitando uma dieta mais equilibrada, ainda que eventualmente espartana varia conforme o regime de chuvas. Quando estas escasseiam, e por muito tempo, levando s estiagens e s secas prolongadas, em pequenas e delimitadas reas ou mais extensamente grande parte do territrio semi-rido, desorganizam-se as solues econmicas garantidoras da vida naquela terra inclemente10.
9

O mestre de Apipucos estava ciente dos processos destrutivos da ecologia humana no Nordeste, impostos, desde a colnia, pelos interesses econmicos portugueses. Ver, por exemplo, sua discusso sobre a pobreza da dieta de senhores de engenho, agregados e escravos no captulo I de Casa-Grande & Senzala. Se pretendeu afirmar a doura da regio, seu mveis foram outros, como discutido acima. 10 Claro est que ante as estiagens, todos os envolvidos na produo no Semi-rido perdem; mas fato que uns perdem mais que outros. A perversa lgica econmica da seca, num quadro de concentrao de propriedade fundiria notvel e crescente ao longo do sculo XX perpetuando at hoje relaes de renda e de classe arcaicas converte um fenmeno climtico desastroso numa calamidade pblica, que segue atingindo dezenas de milhes de pessoas (grandes secas, estiagens prolongadas como as de 1979-83 e de 1987, atingiram cerca de 25 milhes de pessoas). As famlias sertanejas de baixa renda em sua maioria se dedicam agricultura de subsistncia, por vezes complementada pela pequena criao de gado e pelo algodo, cultivado em pequenas unidades. Nesse esquema produtivo, uma quebra de safra fatal: devido ao baixo rendimento mdio da agricultura, os pequenos proprietrios e os trabalhadores que cultivam terras alheias no conseguem formar excedentes de que possam fazer uso em perodos de seca. Desse modo, ao se defrontarem com a falta de alimentos e de gua para consumo familiar e dos rebanhos, eles tampouco dispem de renda monetria para a aquisio de vveres no mercado. Assim, a seca provoca, simultaneamente, a desarticulao da oferta de alimentos (e de matrias-primas vegetais) e a reduo da renda agregada. A queda simultnea da oferta e da demanda agregadas provoca, naturalmente, aumento dos preos dos gneros de primeira necessidade, inclusive de gua em muitas localidades. (O preo da carne pode cair em decorrncia tanto da diminuio do poder aquisitivo da populao quanto da necessidade que tenham os donos dos rebanhos de vend-los) (Duarte, 1999, 203. Grifo nosso).

Reaparece assim o trao mais distintivo do Nordeste: a seca, e com ela o homem flagelado pela penria orgnica que este fenmeno impe: o esquizotmico, com sua curva de temperamento instvel (1969: 89), eis o diagnstico do Dr. Castro. Mas, seria o caso de ater-se a estas consideraes mdicas, ao determinismo dos males de raa e dos males de clima? base deles o homem nordestino,
o cabea-chata (...) passou a ser retratado como um judeu-errante brasileiro, o eterno emigrante, que esto sempre estendendo a mo no ar para ver se est chovendo, e sempre que a chuva no est caindo, dispara le [sic] aterrorizado pelo campo afora, fugindo da terra amaldioada e virando a mo estendida, com sua palma para cima, no gesto tradicional de quem pede esmola, de quem implora a caridade pblica (1969, p. 170).

O que nos leva segunda descoberta narrada pelo autor: a do Nordeste pelos norteamericanos que, na dcada de 1960, constatam um suposto potencial revolucionrio regional canalizado pela atuao das Ligas. O registro histrico dessa segunda descoberta a conhecida reportagem de Tad Szulc sobre o Nordeste, publicada no The New York Times em 31 de outubro e 1 de novembro de 1960, que causou grande polmica na opinio pblica estadunidense. Tudo indicava, segundo Szulc, que a partir da capital de Pernambuco, ento o mais forte centro comunista do Brasil, encontrava-se germinando um movimento revolucionrio chinesa ou cubana, que no tardaria em explodir o barril de plvora da pobreza nordestina. Para o nosso ilustre mdico e nutricionista pernambucano o ledo engano de Szulc residia em sua incapacidade de decifrar o enigma do Nordeste. Faltavam-lhe conhecimentos especficos da histria regional nordestina, dos seus antecedentes remotos e da transformao mais recente processada na conscincia do povo brasileiro a partir do como dste [sic] sculo (Castro, 1969, p.154-55). A segunda descoberta s serviria de critrio de entendimento, de decifrao, base da primeira descoberta, e, na verdade,
a tensa explosividade do Nordeste [era] um produto da evoluo natural de sua estrutura scioeconmica superada e inadequada para dar atendimento aos desejos e aspiraes de um povo que, tendo finalmente, tomado conscincia de sua existncia como entidade poltica, procura dar expresso a seus anseios de reforma e de melhoria de suas desumanas condies de vida (idem ant., p. 155).

Aqui Josu de Castro afirma a sua filiao quela corrente de pensadores que Albuquerque Jr. (op. cit.) enquadra como comprometidos em promover certa inverso do Nordeste. Uma inverso da concepo de Nordeste, que at a dcada de 1950 teve em

Gilberto Freyre seu autor de referncia. Tratou-se de inverter, base da crescente influncia do marxismo um das fontes em que beberia a intelectualidade de esquerda brasileira , substituir o impressionismo do homem sob o Nordeste pela denncia social do povo do Nordeste: da terra garanhona terra seca; da esttica tradicionalista esttica prrevolucionria; do Nordeste que se tinha (ou que se teve, evocando Freyre) ao Nordeste que se queria.
Se a sociologia freyreana havia sido responsvel, em grande parte, pela visibilidade e dizibilidade [sic] tradicionalista do Nordeste, a influncia do pensamento marxista vai ser decisiva para emergncia desta nova forma de ver e dizer o Nordeste (...). Assim como a negao do presente pode ser feita por uma volta ao passado, como ocorreu com os tradicionalistas, ela pode se dar tambm por uma busca de antecipar o futuro, de constru-lo, a partir do presente, de faz-lo viver no presente. A reterritorializao revolucionria uma forma de reconstruir um novo territrio no futuro, que viesse a substituir o desconforto com a sociedade do presente (Albuquerque Jr., op. cit., p. 184).

Este esforo de dotar o Nordeste de nova dizibilidade, nos termos do autor citado, j estava em construo, vale dizer, desde meados anos de 1930. Confirmam-no O outro Nordeste, de Djacir de Menezes e a Geografia da fome, o grande clssico do Dr. Castro, publicado nos anos de 1940. Permaneceriam obras em certa medida isoladas, contudo, pela ausncia de terreno frtil mais metfora do que trocadilho! em que se afirmassem. Ser somente a partir de 1945, momento em que se afiana um novo pacto federativo 11, e sob a gide do discurso nacional-desenvolvimentista/ cepalino, que a regio nordestina emerge como problema nacional. E as dcadas de 1950 e 1960 vivero o seu o momento furtadiano por excelncia. Celso Furtado e o Nordeste como periferia e problema O que nos leva a uma breve apreciao da estrutura econmica do Nordeste prvia industrializao incentivada, iniciada nos anos de 196012. A transferncia do eixo de acumulao de capital do setor primrio-exportador para o industrial pela via da substituio de importaes fartamente documentada na literatura sobre economia brasileira veio bater
11

A segunda experincia federalista [brasileira] comeou em 1945 e terminou com o golpe militar de 1964. Neste intervalo, vai prevalecer no Brasil, sob a influncia dos ambientes europeu e norte-americano, o chamado federalismo cooperativo, no qual o governo federal amplia a sua participao no planejamento e na execuo de polticas pblicas voltadas para o desenvolvimento das unidades da federao (...). A Constituio de 1946 deu incio prtica de transferncias constitucionais da Unio para a soluo de problemas nordestinos, destinando um total de 3% dos impostos federais para o desenvolvimento das reas atingidas pela seca no Nordeste. Alm disso, foram criadas, no perodo, polticas federais dirigidas para a integrao das regies brasileiras e a reduo das desigualdades regionais (Carvalho, 2005, p. 98). 12 Os seis pargrafos seguintes reproduzem, em parte, argumentos originalmente apresentados em Martins (2004).

10

s portas do Nordeste um quarto de sculo depois de iniciada no Sudeste, propondo novos arranjos na diviso inter-regional do trabalho brasileira. O verdadeiro surto que caracterizaria a industrializao pesada, sob a gide do Plano de Metas, reacenderia a chama dos debates sobre a desigualdade mais ao Norte. Tais debates integravam outros tantos a nvel nacional, suscitados pelo impasse a que havia chegado o processo de acumulao de capital industrial naquela regio. A esses debates calorosos somar-se-ia, em 1958, a fagulha de uma grande seca. Ante a dimenso dos impactos sociais de mais uma estiagem notoriamente a ampliao considervel do contingente de migrantes forados, observada j a partir da seca de 1951-53 que demonstrou a clara insuficincia das solues hidrulicas, isto , a audagem paliativa, os debates sobre a questo regional nordestina evidenciavam o grau de conscientizao poltica a que havia chegado uma parte das elites, dentro e fora da Regio. Esse inteirar-se do fenmeno das secas como um condicionamento geogrfico que evidenciava as carncias econmicas regionais, claramente expressas que estavam em desnveis considerveis de renda, tornava, pois, premente a adoo de soluo alternativa quela hidrulica, correntemente adotada. Alm da estiagem e da imigrao (novamente) deflagrada, um fator mais, digamos, tcnico aumentaria a presso social por novas solues para o Nordeste: em 1951 e em 1952, com a divulgao das contas nacionais e regionais do Brasil, as desigualdades de renda inter-regionais teriam sua magnitude precisamente mensurada13. Muito embora fossem esses trs fatores os que verdadeiramente incendiariam os debates sobre a Regio-problema em meados dos anos 1950, fato que j havia mais de um decnio que a percepo institucional dos problemas estruturais do Nordeste no se mantinha petrificada como as relaes de renda que ali, em boa parte de seu territrio, grassavam. Prova disso seria o estabelecimento da Companhia Hidreltrica do Vale do So Francisco - Chesf, em 1945, e a criao da Comisso do Vale do So Francisco, em 1948. Ambas pareciam materializar a percepo de que a irrigao era uma necessidade premente. Assim, passava-se da nfase na audagem, que, de todo modo, havia deixado como legado de quase meio sculo algum capital fsico disponvel, para a nfase nas
13

Pelos censos industriais de 1919 e 1949, podia-se constatar que as taxas mdias anuais de crescimento industrial foram de 7,9% em So Paulo e de 5,4% para o resto do pas e que So Paulo concentrava entre 50% e 70% do valor adicionado pelas indstrias produtoras de bens de produo. Em suma, ficava cada vez mais claro que os desequilbrios regionais tendiam a se acentuar e que poderiam aumentar, em face dos macios investimentos de infra-estrutura e de indstria pesada decorrentes do programa de metas, que se concentravam principalmente em So Paulo, e isso desencadeava presses polticas das demais regies, reclamando tratamento prioritrio de desenvolvimento (CANO, 2002: 127).

11

potencialidades da irrigao, no que respeitava ao incremento da produtividade dos capitais porventura invertidos na Regio. Subjazia a tais mudanas institucionais o reconhecimento de que pouco se havia logrado quanto ao fortalecimento da economia da regio pelo recurso s obras contra as secas empreendidas pelo governo federal14. A nfase na irrigao, ao que tudo indicava, impunha novas concepes, retirando o problema do mbito da engenharia para situ-lo numa esfera de considerao scio-econmica e tcnico-jurdica (Albuquerque e Cavalcanti, 1978, p. 61). Outra via pela qual se materializariam essas novas concepes que se impunham seria a criao do Banco do Nordeste do Brasil BNB. Criado por indicao do banqueiro paulista Horcio Lafer, poca Ministro da Fazenda, o BNB surgiria como banco de investimento e desenvolvimento, instrumento financeiro voltado especialmente expanso do cultivo do algodo arbreo, moc, esse velho conhecido de oligarcas e sertanejos. Assim, a partir da segunda metade dos anos 1950, com o apoio financeiro do BNB, bem como com a Petrobrs e a Chesf em operao promovendo, entre 1955 e 1959, um aumento da oferta de energia eltrica de 145% nos mercados por ela servidos algo novo, pelo menos em termos da infraestrutura disponvel, parecia estar em curso no Nordeste. Tambm a produo tcnica e cientfica sobre o Nordeste e seus problemas havia avanado substancialmente. J se sabia que tais problemas no eram to-somente devidos a um fenmeno natural, pelo que tambm a sua resoluo exigia medidas para alm das hdricas, (ainda que polticas de proteo hdrica continuassem necessrias, conquanto no se esgotassem no atendimento emergencial e dessem azo ao assistencialismo de sempre). Na dcada de 1950 essa produo tcnico-cientfica avanaria consideravelmente com a criao, pelo BNB de um escritrio de estudos tcnicos sobre a economia nordestina, o Etene. Aprofundar-se-ia, assim, a compreenso sistmica dessa economia regional, bem como se formaria toda uma gerao de economistas dotados de conhecimento mais especfico sobre a Regio. Entra em cena Celso Furtado, que poca j portava vasto currculo de servios prestados Cepal. Sob sua batuta aprofunda-se ainda mais o conhecimento tcnico do sistema nordestino. Instituem-se a Operao Nordeste, o Conselho de Desenvolvimento do Nordeste-CODENO e o Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste-GTDN (do qual brotaria o famoso relatrio do GTDN, Uma poltica de desenvolvimento para o
14

Ou seja: j havia interveno governamental no Nordeste; contudo, esta no era corretiva ou, como transformacional, nos termos de Velho (1976). Numa crtica ao gasto pblico feito na agropecuria nordestina, Furtado dispara: [a] poltica do governo de subsidiar o acar e de financiar a fundo perdido a construo de audes em benefcio da pecuria extensiva bloqueia o setor agrcola produtor de alimentos, agravando o quadro de pobreza (1989: 44).

12

Nordeste). A ao governamental na regio adquiria uma profundidade e extenso que a levou a perder consideravelmente o seu tradicional carter espasmdico e o seu papel de reforo no-transformacional da classe dominante. Levou criao da Sudene (Velho, 1976, p. 181). Se merecer credibilidade certa constatao, segundo a qual at meados do sculo XX o Estado era tudo ou quase tudo para um nordestino, fosse ele coronel, usineiro ou povo, de se crer que o Estado, assim, como a sua Paraba do Norte de origem, no tenha sado da cabea de Celso Furtado. E que a inteligibilidade daquela necessidade esteja presente recolocando-se para a segunda metade do sculo, ainda que sob formas outras no conjunto de sua produo sobre o Nordeste, da qual destacamos Formao econmica do Brasil, de 1956, e A operao Nordeste, de 195915. O primeiro certamente o mais importante estudo sobre a histria econmica brasileira, em que Furtado d o pedigree terico-econmico de suas concepes estadocntricas16 ; no segundo o Nordeste localizado como problema tcnico e poltico, cuja resoluo requer a interveno estatal. No que segue nos concentraremos nesta concepo e em suas implicaes para os destinos da Regioproblema. No diagnstico furtadiano, essencialmente dual-estruturalista cepalino, o atraso nordestino ante a economia sudestina, sua fratura estrutural (Furtado, 1989, p. 52) constatava-se na esterilizao dos ganhos com a exportao de bens primrios pelas compras de bens industrializados no Centro-Sul, nos marcos de uma poltica cambial desfavorvel aos estados do Nordeste. Atraso reforado i) pela concentrao da propriedade fundiria, fiel da monocultura aucareira nas zonas midas e do complexo algodo-pecuria nas sub-regies secas; e ii) pela industrializao ausente, ou pela ausncia de um centro autnomo de expanso manufatureira. A segunda causa advinha da primeira: a monocultura aucareira impedia a diversificao agrcola, encarecendo a reproduo da fora de trabalho (pela dificuldade de incrementar a oferta de alimentos), ao passo que o complexo algodo-pecuria sobrevivia base da manuteno de relaes de renda e propriedade arcaicas e de seu forte trao

15

O relatrio do GTDN, ainda que no assinado por Furtado (por ser um documento oficial), clara expresso de suas idias. 16 A importncia ideolgica de Celso Furtado e do seu keynesianismo que explicava a transio [da economia cafeeira para a industrial, durante o I Vargas, atravs da poltica de queima dos excedentes de caf para manter os nveis de renda interna], nos anos 1950, e, por que no o dizer, at hoje, o pano de fundo do amor ao Estado da burocracia econmica nacional. Essa autonomia do gasto estatal, capaz de construir pirmides que mantm a renda interna, formou geraes de cientistas sociais e, principalmente, de economistas cuja participao foi relevante na gesto da economia pelo Estado durante todo o perodo populista (Oliveira, 2003, p. 20).

13

econmico autrquico17. Ali as crises de produo, que as estiagens peridicas evidenciavam, e cujo peso era sentido em larga medida pelo sertanejo pobre e sem-terra anteriormente seca ou em conseqncia dela... , resolviam-se pela interveno governamental (obras contra as secas, organizao de frente de trabalho, estas talvez o programa regional de emprego mais abrangente at hoje implantado18) e/ou pela migrao forada, geralmente para fora da regio. Uma industrializao que se espera promotora do desenvolvimento, mas impedida de ser autnoma ter de ser, assim, uma industrializao planejada, incentivada.
Estamos em plena euforia da industrializao kubitschekiana: tambm o Nordeste somente conseguir sair da situao de periferia, vencer o subdesenvolvimento, se se industrializar. Os interesses das classes sociais nacionais so resolvidos em torno da industrializao: de fora, apenas os latifundirios do Nordeste, e no precisamente os bares-ladres [sic] do acar, mas os do complexo algodo-pecuria, os coronis (Oliveira, 2003, p. 22).

E que ter de ser feita! Pois a manuteno das desigualdades regionais criar as condies para a cristalizao de um antagonismo, de um ressentimento que o tempo simplesmente no resolver (Oliveira, idem ant., p. 23). No cuidar do equacionamento da questo regional nordestina equivalia, assim, a descuidar da segurana nacional, a acenar para o esfacelamento da federao. Para alm de um encaminhamento tcnico da questo neste caso os meios j estavam dados, pois havia uma anlise da realidade que convidava sua transformao, bem ao estilo manheimiano que tanto agradava a Furtado , h um
17

Eis uma das grandes contribuies de Furtado ao entendimento da economia brasileira: a interpretao, a partir de um uso seletivo do instrumental terico da economia neoclssica, do papel da estrutura agrria no subdesenvolvimento brasileiro. Aqui o dualismo encontra sua mais clara expresso: A economia principalmente de subsistncia, no Brasil, assume assim duas formas: o domnio pecurio que se v privado de mercados e tende a fechar-se sobre si mesmo, e o pequeno produtor agrcola ou sitiante que ocupa terras que ainda no foram alcanadas pela empresa agro-mercantil. Essas atividades, se bem que secundrias do ponto de vista econmico, tiveram marcada significao na formao da sociedade brasileira. O grande domnio pecurio que reduz os seus contatos com o exterior, limitando-os muitas vezes venda de couros e compra de umas poucas coisas essenciais, tende a diversificar-se internamente, incorporando lavouras de subsistncia e atividades artesanais. Esse tipo de formao social, em que as atividades comerciais se reduzem a um mnimo, contrasta com a empresa agrcola agro-mercantil de que se originou. Esse contraste, entretanto, mais aparente que real, porquanto numa e noutra se manifesta o mesmo perfil de estratificao social e extrema concentrao da riqueza, da renda e do poder. Assim, se nas zonas pecurias o estilo de vida do trabalhador ou morador se assemelha ao das economias de subsistncia, no se pode dizer o mesmo da forma de viver do proprietrio das terras, o qual se apropria da reduzida renda monetizada e mantm-se em contato com o exterior. Do ponto de vista da classe dirigente, o grande domnio do hinterland pecurio continua a ser uma atividade mercantil, ainda que empobrecida pelo declnio dos mercados que absorviam sua produo comercial. Toda vez que se reavivem esses mercados, o coeficiente de comercializao e monetizao das atividades do hinterland pecurio se elevar (Furtado, 1972, p. 96-7). 18 Dados que coligimos em Martins (op. cit.) contabilizam um contingente de 8,11 milhes de alistados nas frentes de trabalho organizadas pelo governo (Federal, geralmente) nas secas de 1958, 1970, 1976, 1979-83, 1987, 1990-93 e 1998-2000 quando passaram a ser chamadas de frente produtivas. Na grande seca de 197983 as razes alistados/ populao atingida e alistados/ fora de trabalho ocupada no setor primrio chegaram a 12,5 e 13,3 (em 1980), respectivamente.

14

encaminhamento poltico a ser providenciado. A insistncia nessa providncia revela a fora do federalismo no pensamento de Furtado. As coisas na sua devida ordem: o planejamento econmico voltado ao desenvolvimento regional que tinha na Sudene o seu operador seria a diretriz tcnica de uma cooperao poltica horizontal, com os governadores dos estados da regio frente das deliberaes19. Concluso: trs autores sobre a mesa e um esboo de comentrio geral
difcil exagerar com respeito ao Nordeste do Brasil. A tudo escapa a constataes fceis.
CELSO FURTADO

Nordestizao uma medida econmica, um metro para medir uma situao social.
GILBERTO FREYRE

O trao mais marcante da carta ou fisionomia do Nordeste o sofrimento.


JOSU DE CASTRO

Das concepes de Nordeste apresentadas, a que efetivamente daria o tom da interveno estatal corretiva de desigualdades regionais foi, claro est, a de Furtado. Mas a histria econmica do Brasil posterior ao golpe militar de 1964 est a para desautorizar tentativas de creditar ao mestre os desmandos ocorridos na Sudene ao longo de sua existncia. Voluntarismos parte, as aspiraes subjetivas desse demiurgo do Nordeste (o termo de Francisco de Oliveira), cerne mesmo de sua proposta desenvolvimentista regional a reviso transformadora das relaes de propriedade fundiria e a criao, flagrantemente contrria aos mecanismos de mercado, de um empresariado nordestino genuno esbarrariam na marcha da acumulao de capital verificada nos anos de 1960. Os destinos do Nordeste desde ento foram bem documentados: a regio industrializouse complementarmente ao Centro-Sul, reforando a integrao econmica preexistente;
19

patente, em Furtado, o seu entendimento da poltica como pairando acima das querelas partidrias. E dos tcnicos como verdadeiras entidades delas apartadas. Donde o seu alerta, segundo o qual o desenvolvimento econmico deve ser desenvolvimento poltico-econmico... Economistas e outros tcnicos tm fracassado na poltica porque tentaram transformar-se em polticos de partido. Deve-se ser poltico, mas no de partido. A batalha poltica deve tomar impulso em termos da fortaleza do tcnico (depoimento citado em Mallorqun, 2000, p. 88).

15

demandaram-se mais tratores e mquinas do que empregos industriais; o setor tercirio inchou com o inchao das metrpoles regionais, cujas classes mdias e altas se equipararam s de l; o Semi-rido nordestino tornou-se cada vez mais populoso e mais urbano: mais sede para as mesmas estiagens recorrentes. Pelo lado da poltica e do Estado, esvaziou-se o quanto antes o princpio federativo subjacente proposta furtadiana original20 e prossegue a prtica da barganha pelas verbas federais, com que tanto se deleitam os cientistas polticos estudiosos do malapportionment. Ora, nos marcos do federalismo afianado na Constituinte de 1986-88, a sobre-representao explicada pela hiposuficincia, pois a regio pobre... Mas de que regio se est falando? Porque entre tantas novidades (e em conseqncia delas), eis que emergem diversos Nordestes dentro do Nordeste21: plos de fruticultura irrigada para exportao, plos de produo de insumos, plos tursticos, plos de produo e difuso de conhecimento que so referncia internacional, surgidos sob a gide da transformao do investimento em desenvolvimento crdito para o desenvolvimento22, nos marcos da financeirizao do capital. Nordestes que deram certo em meio aos resqucios feudais, cuja formulao era grata a Josu de Castro. Seria esta uma constatao de imprevisveis vitrias econmicas na batalha contra as adversidades e o fatalismo, ambos to nordestinos?

20

Na dcada de 1970, de auge da centralizao estatal imposta pelos governos militares, as instituies encarregadas do desenvolvimento regional j haviam sido esvaziadas daqueles princpios federativos que nortearam a sua criao. O caso tpico aqui o da Sudene. Como observa FURTADO, (1982: 136-7), a Sudene fora originalmente concebida como um instrumento que deveria canalizar e expressar uma vontade poltica regional. Face s crescentes desigualdades entre Estados, o princpio federativo somente seria salvo se emergissem instncias decisrias intermdias. A frmula que se encontrou consistiu na adeso voluntria dos governadores da regio a um rgo deliberativo destinado a gerar uma vontade poltica regional e a exercer essa vontade dentro do governo federal, no legislativo como no executivo. No se tentava apenas de lidar com as questes especficas da regio, mas tambm estar presente nas instncias que definem a poltica global do pas, a fim de que nenhuma deciso maior fosse tomada sem ter em conta seus efeitos na regio economicamente mais dbil. Na medida em que o Poder Executivo foi ocupando mais espao no campo das decises substantivas, o princpio federativo se foi diluindo. A votao do oramento federal, que era expresso maior da vontade poltica a nao, perdeu grande parte de seu relevo, a partir do momento em que o executivo adotou a tcnica da liberao de verbas(...). No se pode desconhecer que o poder executivo, em particular no que respeita s instncias que atuam campo econmico-financeiro, est sob forte influncia das regies em que se concentra o poder econmico. A Sudene, na forma (...) concebida, deveria constituir-se em contrapeso no mbito do poder executivo, a essa influncia. Carecendo de poder econmico, procurava o Nordeste valorizar o peso poltico que lhe advm de fatores histricos e da expresso demogrfica. Contudo, esse fator poltico se anula, ou perverte, no quadro de um regime autoritrio, que por definio centralizador. No de admirar que a Sudene se haja descaracterizado a partir do momento em que se esvaziou a autonomia dos Estados e os governadores j no exerciam um mandato popular. Acrescentaramos que se substituiu o planejamento, e os planejadores, pela tecnocracia. Redemocratizado o Pas, o modelo de gesto da Sudene no seria revisto. 21 At onde sabemos a constatao, nesses termos, da Profa. Tnia Bacelar, furtadiana da melhor cepa. 22 Explicado, base das clivagens regionais, pela transformao do modelo pernambucano, cooperativo, em modelo cearense, competitivo...

16

Concordamos, com Francisco de Oliveira, que no deixa de ser novidade que a questo nordestina a de nveis de misria produzidos pela prpria expanso econmica. Bela e feia novidade (Oliveira, 1997, p. 119). Concordamos, ainda, que preciso desregionalizar o debate regional, a regio, o Nordeste. Aposentar a sua funo de metro. Porque o Nordeste que restou, apartado daquele que virou Brasil e que investe e produz em So Paulo, o Nordeste cuja minguada importncia econmica circunscreve-o a beneficirio das transferncias governamentais. Bibliografia ALBUQUERQUE Jr., Durval Muniz de. A inveno do Nordeste e outras artes. Recife: FJN, Massangana; So Paulo: Cortez, 1999. ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti de e CAVALCANTI, Clvis de Vasconcelos. Desenvolvimento regional no Brasil. Braslia: IPEA, 1978. CANO, Wilson. Ensaios sobre a formao econmica regional do Brasil. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2002. CARVALHO, Jos Murilo de. Federalismo y centralizacin em el imprio brasileo: historia y argumento. In: CARMAGNANI, Marcello (coord.). Federalismos latinoamericanos: Mxico/ Brasil/ Argentina. Mxico, D.F.: Fondo de Cultura Econmica, 1993. CARVALHO, Ricardo Ismael de. Nordeste: a fora da diferena os impasses e desafios da cooperao regional. Recife: Massangana, 2005. CASTRO, Josu de. Sete palmos de terra e um caixo: ensaio sobre o Nordeste, uma rea explosiva. 3. ed. So Paulo: Brasiliense, 1969. CASTRO, In Elias. O mito da necessidade: discurso e prtica do regionalismo nordestino. So Paulo: Bertrand Brasil, 1992. DUARTE, Renato. A seca no Nordeste: de desastre natural a calamidade pblica. In LIMA, Joo Policarpo (org.). Economia e regio, Nordeste e economia regional: ensaios. Recife: Ed. Universitria/ UFPE, 1999, p. 195-217. FREYRE, Gilberto. Manifesto regionalista. In: QUINTAS, Ftima (org.). Manifesto regionalista. 7. ed. Recife: Massangana, 1996. _______. Nordeste: aspectos da influncia da cana sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil. 5. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio; Recife: Fundarpe, 1985. FURTADO, Celso. Formao econmica do Brasil. 31. ed. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 2002. _______. A fantasia desfeita. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

17

________. A nova dependncia: dvida externa e monetarismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. _______. Anlise do modelo brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1972. MALLORQUN, Carlos. Convite a uma leitura de Celso Furtado. In: FORMIGA, Marcos e SACHS, Ignacy (coords.). Celso Furtado, a Sudene e o futuro do Nordeste. Recife: Sudene, 2000, p. 73-105. MARTINS, Andr Luiz de Miranda. Estado e fora de trabalho no Nordeste: ocupao no setor pblico e aposentadorias rurais na dcada de 1990. Tese de doutorado. Campinas, SP: IE/ Unicamp, 2004. MENDES JNIOR, Alcides. Pa(lavras) em terra: forja e coifa de uma regio espao e discurso na literatura regionalista nordestina. Recife: Editora Universitria da UFPE, 2006. OLIVEIRA, Francisco de. A navegao venturosa: ensaios sobre Celso Furtado. So Paulo: Boitempo Editorial, 2003. _______. A metamorfose da arriba: fundo pblico e regulao autoritria na expanso econmica do Nordeste. In Os direitos do antivalor: a economia poltica da hegemonia imperfeita. Petrpolis, RJ: Vozes, 1997, p. 79-120. PANDOLFI, Dulce Chaves. A trajetria do Norte: uma tentativa de ascenso poltico. In: GOMES, ngela Maria de Castro (coord.). Regionalismo e centralizao poltica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980, p. 339-245. VELHO, Otvio Guilherme. Capitalismo autoritrio e campesinato. So Paulo: Difel, 1976.

You might also like