You are on page 1of 10

Todos os direitos reservados. permitida a impresso deste texto, para usos individuais e particulares apenas.

. proibida toda reproduo eletrnica, sob qualquer forma, bem como toda reproduo impressa que no individual e para uso particular. (www.sapientia.com.br)

O que Misticismo?
William Stoddart

Com exceo daqueles que o rejeitam ou o ignoram totalmente, as pessoas em geral tm por aceite que o misticismo reivindica referir-se Realidade Suprema. A relao em questo na maior parte considerada como sendo do tipo experiencial, e usada com freqncia a frase experincia mstica assumindo-se que o objeto de tal experincia , precisamente, a Realidade Suprema, a qual declarada transcendente e oculta em relao nossa percepo comum. Essa experincia mstica tida como incomunicvel e freqentemente dita puramente subjetiva, no sentido pejorativo, particularmente quando se lana alguma dvida sobre o alegado objeto da experincia. Entretanto, admitir-se- em geral que, assim como h uma experincia mstica, h tambm uma doutrina mstica. Conseqentemente, h ao menos algo a ser comunicado (pois este o significado de doutrina), e ao mesmo tempo algo que objetivo, dado que tudo o que pode ser transmitido precisa ser objetivo, mesmo que o objetivo venha a se mostrar ilusrio. O subjetivo em si no pode ser transmitido1, mas seu objeto pode ao menos em termos conceituais. Dizer: Passei por uma experincia indescritvel j uma descrio e uma comunicao. Enquanto tal, ela pode ser considerada objetivamente por terceiros e, dependendo de sua adequao, da sensibilidade do ouvinte e da realidade do objeto, ela pode mesmo fazer vibrar nele uma corda respondente. Isto significa que em circunstncias favorveis ela pode em maior ou menor grau estimular no ouvinte uma intuio ou experincia similar. O alegado objeto tanto da experincia mstica quanto da doutrina mstica a Realidade Suprema. A doutrina mstica pode cham-la de Um, Si, Puro Ser, ou outro nome, e a experincia mstica considerada como sendo a unio com ela, em qualquer grau e de qualquer modo que seja. Com este fim, fala-se tambm de via mstica ou caminho mstico. Este o processo de unificao com o Um , o Si, o Puro Ser todos esses sendo nomes para a Realidade Suprema. De tudo isso resulta claramente que o misticismo ou a experincia mstica tem dois polos, a saber a doutrina mstica e a via ou caminho mstico. Portanto, no misticismo,
No subjetivismo moderno, o que expressado somente um sujeito que j relativo, a saber o ego passional, sentimental e imaginativo; a fim de expressar-se, ele necessariamente usa elementos objetivos escolhidos arbitrariamente, enquanto separa-se arrogantemente e tolamente da realidade objetiva. O puramente subjetivo, no mundo moderno, pode apenas manifestar sua presena gritando e de modo ofegante, e esta a definio da poesia avant-garde moderna.
1

Todos os direitos reservados. permitida a impresso deste texto, para usos individuais e particulares apenas. proibida toda reproduo eletrnica, sob qualquer forma, bem como toda reproduo impressa que no individual e para uso particular. (www.sapientia.com.br)

assim como em outras esferas, uma questo de doutrina e mtodo, ou teoria e prtica. Estes elementos gmeos do misticismo sero examinados em detalhe neste ensaio. A validade e justificabilidade do misticismo, seja dito de imediato, depende da validade e justificabilidade de seu objeto. Se este for uma realidade, a experincia vlida e, da maneira descrita, capaz de ser comunicada a terceiros e neles evocada. Como em geal ocorre, falei do misticismo de uma forma que poderia dar a impresso de ser ele uma entidade independente capaz de existir em um vcuo. No entanto, esta impresso seria inteiramente falsa, visto que na prtica o misticismo s surge dentro do arcabouo de uma das religies reveladas. De fato, seria justo dizer que o misticismo constitui a dimenso interior ou espiritual de toda religio. Misticismo esoterismo, enquanto que o arcabouo religioso exterior o respectivo exoterismo. O exoterismo para todos, ao passo que o correspondente esoterismo somente para aqueles que a ele se sentem chamados. O esoterismo, diferentemente do exoterismo, no pode ser imposto. Ele estritamente uma questo de vocao. J se disse que todos os caminhos levam ao mesmo topo. Neste smbolo, a variedade das religies representada pela multiplicidade dos pontos de partida ao longo da base circunferencial da montanha. Os caminhos radiais ascendentes so os caminhos msticos. A unicidade do misticismo uma realidade somente no topo nico. Os caminhos so muitos, mas seu destino um. medida em que se aproximam deste destino, os vrios caminhos cada vez mais se assemelham, mas somente no topo que eles realmente coincidem. At l, apesar de semelhanas e analogias, eles permanecem separados, e de fato cada caminho imbudo de um perfume ou uma cor bem definidos o misticismo islmico claramente diferente do misticismo cristo mas no topo estas vrias cores so (ainda falando simbolicamente) reintegradas na Luz incolor. Os misticismos islmico e cristo so um somente em Deus. este ponto de Luz incolor, onde as diferentes religies se encontram, que torna possvel a philosophia perennis ou religio perennis. Esta a verdade divina, supra-formal, que a fonte de cada religio, e que cada religio incorpora. O corao de cada exoterismo seu esoterismo correspondente, e o corao de cada esoterismo (ou o esoterismo em estado puro) a religio perennis. Em todas as religies, a meta do misticismo Deus, que pode tambm receber atributos como o Um, o Absoluto, o Infinito, o Si, o Puro Ser2. Em muitas variedades de misticismo diz-se que a meta a Verdade, concebida como uma Realidade viva capaz de ser vivenciada. O misticismo tem, portanto, trs elementos: a doutrina referente a Deus e

2 Inclui-se aqui a religio no testa do Budismo, j que aqui tambm a Realidade ltima, referida de forma variada em diferentes contextos como Dharma (Lei), tm (Self), Nirv na (Extino) ou B dhi (Despertar) , vista como transcendente e absoluta.

Todos os direitos reservados. permitida a impresso deste texto, para usos individuais e particulares apenas. proibida toda reproduo eletrnica, sob qualquer forma, bem como toda reproduo impressa que no individual e para uso particular. (www.sapientia.com.br)

Realidade Suprema (doutrina mstica), a unidade com Deus ou Realidade ltima (experincia mstica), e o movimento que leva da primeira segunda (caminho mstico). Em outras palavras: a doutrina da Unidade, a experincia da Unio, e o caminho de Unificao. A doutrina mstica e a metafsica ou teologia mstica so uma nica e mesma coisa. A experincia mstica, quando num grau total ou ao menos suficiente, a salvao ou liberao. E o propsito do caminho mstico a realizao espiritual, isto , a progresso do exterior ao interior, da crena viso, ou, em termos escolsticos, da Potncia ao Ato. * * * Muitas pessoas esto familiarizadas com as trs modalidades fundamentais da realizao espiritual proclamadas pelo Hindusmo: karma-mrga (a Via da Ao), bhakti-mrga (a Via do Amor) e jna-mrga (a Via do Conhecimento). Estas correspondem aos trs graus ou dimenses do Sufismo: makhfah (Temor), mahbha (Amor) e marifa (Conhecimento ou Gnose3). Estritamente falando, somente bhakti e jna (isto , mahbha e marifa) constituem o misticismo: o misticismo uma via de Amor, uma via de conhecimento, ou uma combinao de ambas. Que se recorde aqui a ocasio na vida de Cristo quando ele foi recebido na casa das irms Marta e Maria. O que ficou conhecido no Cristianismo como a Via de Marta equivale ao karma-mrga do Hindusmo, a via da observncia religiosa e das boas obras. A via contemplativa ou mstica, por outro lado, a Via de Maria, que compreende duas modalidades, a saber bhakti-mrga (a Via do Amor) e jna-mrga (a Via do Conhecimento). Karma enquanto tal puramente exotrico, mas importante enfatizar que h sempre um elemento krmico tanto em bhakti quanto em jna. Tanto a Via do Amor quanto a Via do Conhecimento contm necessariamente um elemento de Temor ou conformidade. Do mesmo modo, a Via do Conhecimento contm invariavelmente a realidade do Amor. Quanto Via do Amor, que composta de f e devoo, ela contm um elemento indireto de jna na forma da teologia dogmtica e especulativa. Este elemento est na especulao intelectual em si, no em seu objeto, o qual limitado por definio, caso contrrio no se trataria de bhakti. A despeito da presena em cada uma das Vias de elementos das duas outras, as trs Vias karma, bhakti e

3 Esta palavra usada de modo puramente etimolgico, e no se refere corrente dos primrdios da histria do Cristianismo conhecida como gnosticismo. Gnosis, do grego, a nica traduo adequada para o snscrito j na (com o qual de fato cognato) e para o rabe marifa.

Todos os direitos reservados. permitida a impresso deste texto, para usos individuais e particulares apenas. proibida toda reproduo eletrnica, sob qualquer forma, bem como toda reproduo impressa que no individual e para uso particular. (www.sapientia.com.br)

jna (ou makhfah, mahbha e marifa) representam trs modos de aspirao religiosa especficos e facilmente distinguveis. Quanto questo de a qual destes caminhos um determinado devoto se liga, trata-se invencivelmente uma questo de temperamento e vocao. um caso em que a Via escolhe o indivduo, no o indivduo a Via. Historicamente falando, o misticismo cristo caracteriza-se principalmente pela Via do Amor, ao passo que os misticismos hindu e islmico comportam tanto a Via do Amor quanto a Via do Conhecimento. A linguagem da Via do Amor tem ressonncias notavelmente semelhantes em qualquer misticismo em que aflore, mas as formulaes jnicas do hindusmo ou gnsticas do Sufismo tendem a soar estranho aos ouvidos dos que esto familiarizados apenas com a forma crist, ou em todo caso bhktica, de espiritualidade.4 * * * A meta da religio, em toda sua diversidade, a salvao. Qual ento a diferena entre exoterismo e esoterismo? O exoterismo formalista, mas a f e a devoo podem dar-lhe profundidade. O esoterismo profundo supra-formal por definio, e o apangio somente daqueles que possuem vocao. Neste caso as formas so transcendidas no sentido de que so vistas como expresses simblicas da essncia. Tambm no esoterismo a f essencial, mas ela significa sinceridade e compromisso total--um esforo em direo realizao. Metafisicamente, a diferena entre exoterismo e esoterismo (entre formalismo e misticismo sapiencial) reside na maneira como se encara a Meta final: no exoterismo, Deus encarado no nvel do Ser (o Criador e Juiz): no importa quo profundo ou sublime o fervor do exoterista, o Senhor e o fiel permanecem sempre distintos. No esoterismo, por outro lado, Deus encarado no nvel do Supra-Ser (a Essncia Divina). Neste nvel percebe-se que Senhor e fiel (este criado imagem daquele) compartilham uma essncia comum, e isto revela a possibilidade da Unio Divina suprema. * * * Fez-se referncia acima aos termos subjetivo e objetivo, e alguns podem ter dificuldade para conceber a definio exata destes dois conceitos. A melhor chave para
4 Entre aqueles que excepcionalmente manifestaram a Via do Conhecimento no Cristianismo esto includas grandes figuras como a de Dionsio o Aeropagita, Mestre Eckhart e ngelo Silsio. So precisamente as obras de j nins como estes que tendiam a causar rusgas no clima geralmente bhktico do Cristianismo.

Todos os direitos reservados. permitida a impresso deste texto, para usos individuais e particulares apenas. proibida toda reproduo eletrnica, sob qualquer forma, bem como toda reproduo impressa que no individual e para uso particular. (www.sapientia.com.br)

esta questo a fornecida pelo epteto hind para a Divindade, Sat-Chit-nanda. Os trs elementos constitutivos desta designao Divina so geralmente traduzidos por Ser (infinito), Conscincia (infinita) e Beatitude (infinita). Esta traduo precisa e permite ver que o Ser o Objeto Divino e a Conscincia o Sujeito Divino, enquanto a Beatitude a fuso harmnica dos dois a Unio Divina. A traduo mais essencial de SatChit-nanda , portanto, Objeto-Sujeito-Unio. Este o modelo ou origem de todos os objetos e sujeitos possveis, e do anseio destes por aqueles.5 Este aspecto trinitrio da Divindade universal, e encontrado em todas as religies. No Cristianismo ele o dogma central: Deus Pai, Deus Filho e Deus Esprito Santo. A analogia entre a Trindade crist e Ser-Conscincia-Beatitude pode ser vista a partir das exposies doutrinais da patrstica grega e tambm na designao da Trindade crist por Santo Agostinho como Ser-Sabedoria-Vida. No Isl, apesar de ele ser sobretudo a religio do monotesmo estrito, algumas formulaes sufis evocam exatamente o mesmo aspecto trinitrio da Divindade. Mais tarde falar-se- sobre realizao espiritual, mas no sufismo esta essencialmente a invocao (dhikr) do Nome de Deus. Neste sentido, diz-se que Deus no somente Aquilo que invocado (Madhkr), mas tambm, em ltima anlise, Aquilo dentro de ns que invoca (Dhkir) e, mais ainda, que o prprio Dhikr, enquanto Atividade interna de Deus6, tambm Divino. Temos portanto o ternrio Madhkr-Dhkir-Dhikr, Invocado-Invocador-Invocao, a relao entre estes trs elementos sendo precisamente a de Objeto-Sujeito-Unio. Esta a essncia mesma da teoria e da prtica do misticismo, pois esta Unio in divinis a prefigurao e modelo da unio do homem com Deus. As doutrinas hindu, crist e sufi coincidem na elucidao de por que isso assim. * * * Uma das caractersticas mais importantes da doutrina mstica que deriva de vrias das grandes religies explcita, por exemplo, nos tratados de grandes msticos jnicos ou gnsticos como Shankara, Eckhart e Ibn Arab a distino feita, em Deus mesmo, entre Deus e Divindade, ou entre Ser e Essncia7. Na doutrina religiosa comum, a distino fundamental entre Deus e o homem, ou entre o Incriado e o criado.
5 Sat-Chit- nanda podem tambm ser interpretados como Conhecido-Conhecedor-Conhecimento ou AmadoAmante-Amor. 6 Que este Ato Divino passe pelo homem o mistrio da salvao. 7 A mesma distino tambm feita por So Gregrio Palamas em sua doutrina da Essncia Divina e das Energias Divinas.

Todos os direitos reservados. permitida a impresso deste texto, para usos individuais e particulares apenas. proibida toda reproduo eletrnica, sob qualquer forma, bem como toda reproduo impressa que no individual e para uso particular. (www.sapientia.com.br)

A doutrina mstica ou esotrica, por outro lado, faz uma distino em cada uma dessas categorias. Assim, no Incriado j existe h uma prefigurao da criao, que Deus enquanto Ser em contraposio essncia Divina ou Divindade, que Supra-Ser. Deus enquanto Ser o criador imediato do mundo. Com relao criao em si relativa , h nela um reflexo do Incriado (o Absoluto) na forma de Verdade e Virtude, Smbolo e Sacramento. Mais uma vez a doutrina mstica torna explcita a realidade da unio mstica, pois unindo-se com o Sacramento criado (por exemplo, na Eucaristia ou na Invocao de um Nome Divino) que o mstico realiza a sua unio com, ou reintegrao na, Divindade incriada. Esta exposio tirada dos escritos de Frithjof Schuon8, que explicou como o Ser (a prefigurao do relativo no Absoluto) o Logos incriado, ao passo que a reflexo do Absoluto no relativo (o Profeta, o Redentor, o Tathgata, o Avatra) o logos criado. Sem esta ponte (o Logos com seus aspectos criado e incriado), nenhum contato entre o criado e o Incriado, entre o homem e Deus, seria possvel. O abismo entre os dois seria intransponvel. Isto seria dualismo, no No-Dualidade (ou Advaita, usando o termo da metafsica de Shankara), e inteiramente oposto ao misticismo. Em cada religio, o Fundador a personificao do Logos, e seu papel enquanto tal sempre explicitado. Cristo disse: Aquele que me viu, viu a Deus. E nas palavras do Buda: Aquele que v o Dharma me v; aquele que me v, v o Dharma.9 A unio mstica realizada apenas por intermdio do Logos. * * * Como vimos, o misticismo inclui tanto a doutrina mstica quanto a experincia mstica. A experincia mstica a realizao interior e unitiva da doutrina. Este campo o do mtodo espiritual. No hindusmo, o mtodo espiritual representado pelo Yoga no os exerccios fsicos derivados do hatha-yoga hoje amplamente praticados no Ocidente, mas raja-yoga, a arte rgia de unio. Se no hindusmo o veda (conhecimento) a scientia sacra, ento o yoga (unio) a ars sacra ou operatio sacra correspondente. Neste sentido foi dito na idade mdia: ars sine scientia nihil: no se pode praticar racionalmente um mtodo espiritual a no ser com base numa doutrina espiritual previamente compreendida que tanto a motivao quanto o paradigma do trabalho espiritual a ser empreendido. Se doutrina sem mtodo esterilidade, mtodo sem doutrina perdio. Isto deixa claro por que a doutrina precisa ser ortodoxa isto , em

8 Veja especialmente O Esoterismo como Princpio e como Caminho, Ed.Pensamento (So Paulo, 1978). 9 Samyutta Nik ya iii. 120. Aqui o Buddha identifica-Se com a Lei Eterna (Dhrarma).

Todos os direitos reservados. permitida a impresso deste texto, para usos individuais e particulares apenas. proibida toda reproduo eletrnica, sob qualquer forma, bem como toda reproduo impressa que no individual e para uso particular. (www.sapientia.com.br)

conformidade sutil com a verdade divina. Uma pseudo-doutrina, tendo como origem apenas invenes humanas arbitrrias, a mais poderosa de todas as causas de perdio. Estes pontos devem ser enfatizados, porque nos dias de hoje muitos daqueles que sentem-se atrados pelo msticismo anseiam por experincias a todo custo sem se preocuparem em se perguntar: experincia de qu, e sem as salvaguardas seja da conformidade disciplina de uma tradio religiosa, seja da permisso e da direo de uma autoridade espiritual. precisamente esta separao ilegtima do mtodo da doutrina que pode ser prejudicial. Quanto mais real e eficaz um mtodo espiritual, tanto maior o perigo para quem dele se apropria ilegitimamente. H muitos registros de casos de danos psicolgicos e espirituais resultantes de um uso no-autorizado (ou seja, de uma profanao) de ritos e sacramentos religiosos. No passado, era a falta inversa que era mais comum: saber a verdade, mas por fraqueza, paixo ou malcia deixar de coloc-la em prtica; em outras palavras, a hipocrisia, no a heresia a falsa sinceridade dos tempos modernos. Quo caracterstico de nossa era o estar de ponta cabea, neste caso como em outros! A nova falta infinitamente mais profunda que a anterior. Esquece-se que toda busca tem inevitavelmente um objeto e que, quer se queira, quer no, o objeto de um mtodo mstico ou espiritual a Realidade Suprema ou Deus. No se pode brincar com o objeto impunemente. O yoga unio com Deus (ou com o Princpio Divino) por meio da concentrao nele, e uma forma particularmente bem conhecida o japa-yoga, que compreende a invocao continuada de um mantra (um Nome Divino ou uma frmula contendo um Nome Divino). Mutatis mutandis, este mtodo espiritual desempenha um papel central em todos os misticismos. No Budismo Mahyna, por exemplo, ele aparece sob a forma do Mani tibetano e do Nembutsu japons. No Isl, nada mais recomendado ao aspirante espiritual do que dhikr Allh, a recordao de Deus por meio da invocao de Seu Nome. No hesicasmo (o misticismo do Cristianismo oriental), a invocao do Nome Divino toma a forma da Prece de Jesus, uma prtica vividamente descrita nO Peregrino Russo. O mtodo anlogo no cristianismo ocidental o culto do Santo Nome. Este floresceu na Idade Mdia, e foi pregado com pungncia e determinao no sculo XV por S. Bernardino de Siena: Tudo o que Deus criou para a salvao do mundo est oculto no Nome de Jesus. A prtica foi revificada na forma da invocao Jesu-Maria, nas revelaes feitas na primeira metade deste sculo a Irm Consolata, uma freira capuchinha italiana. Este mtodo de concentrao em um Nome Divino indica claramente que misticismo exatamente o oposto do dar liberdade total subjetividade no-regenerada do homem. De fato, ele a exposio dessa subjetividade no-regenerada influncia normativa e transformante do Objeto revelado, o Sacramento ou Smbolo da religio em questo. Foi

Todos os direitos reservados. permitida a impresso deste texto, para usos individuais e particulares apenas. proibida toda reproduo eletrnica, sob qualquer forma, bem como toda reproduo impressa que no individual e para uso particular. (www.sapientia.com.br)

neste sentido que So Paulo pde dizer: No eu, mas o Cristo em mim. Ao mesmo tempo, e mesmo mais esotericamente, o misticismo a exposio de nosso egosmo mesquinho, visto por sua vez como um objeto, influncia aniquiladora e no entanto vivificante do Sujeito divino, do Si imanente10. Esta possibilidade vista no Isl no hadth qudsi: Eu (Deus) sou a audio pela qual ele (o escravo) ouve11. O veculo de ambos os processos a invocao de um Nome Divino (que tanto Sujeito quanto Objeto) num arcabouo estritamente tradicional e ortodoxo, e com a autorizao e superviso de um mestre espiritual autntico. Nesse campo, no h lugar para curiosidade e experimentos. * * * Nos misticismos de vrias religies, a busca de Deus pela alma simbolizada em termos do mtuo desejo ardente entre amante e amada. So Joo da Cruz, por exemplo, usa este simbolismo em sua poesia mstica, da qual so tirados os seguintes versos: Oh noche, que guiaste Oh noche amable mas que el alborada: Oh noche que juntaste Amado con amada Amada en el Amado transformada! * Descubre tu presencia, Y mtame tu vista y hermosura; Mira que la dolencia De amor, que no se cura Sino con la presencia y la figura. Como homem do sculo XVI, So Joo da Cruz buscou transmitir mais suas experincias subjetivas que uma doutrina objetiva, como os msticos de alguns sculos antes haviam feito. E, no entanto, ele nunca se afastou do Objeto Divino de todo esforo mstico. No nvel prtico, instruindo aspirantes, ele disse, por exemplo: Toda qualidade

10 Esta sntese do aspecto dual da realizao ou mtodo foi tirada dos escritos de Frithjof Schuon. Ver especialmente LOeil du Coeur, Dervy-Livres (Paris, 1976), captulo Microcosme et Symbole. 11 Uma idia similar encontrada nas palavras de Santa Tereza dvila: Cristo no tem na terra corpo seno o seu, mos seno as suas, ps seno os seus; seus so os olhos com os quais a compaixo de Cristo olha para o mundo; seus so os ps com os quais ele segue fazendo o bem, e suas so as mos com as quais ele pode nos abenoar agora.

Todos os direitos reservados. permitida a impresso deste texto, para usos individuais e particulares apenas. proibida toda reproduo eletrnica, sob qualquer forma, bem como toda reproduo impressa que no individual e para uso particular. (www.sapientia.com.br)

um emprstimo de Deus. A subjetividade da alma incerta; somente a realidade objetiva, que origina-se alm dela, absolutamente certa. * * * O misticismo foi definido acima como a dimenso interior ou espiritual contida em todas as religies cada religio sendo entendida como uma Revelao Divina separada e especfica. A religio compreende uma periferia e um centro; em outras palavras, um exoterismo e um esoterismo. O exoterismo a expresso ou veculo providencial do esoterismo interno a ele, e o esoterismo a essncia supra-formal do exoterismo correspondente. por isso que o misticismo ou esoterismo erroneamente visto por alguns como no-ortodoxo no pode de forma alguma subverter o formalismo religioso do qual ele a seiva. Por outro lado, a essncia transcende a forma de tal maneira que por vezes inevitavelmente a quebra. Conflitos ocorreram entre o misticismo mais puro e a respectiva autoridade exotrica; os casos de Mestre Eckhart no Cristianismo medieval e de al-Hallaj no Isl resultando um em condenao e o outro em martrio so exemplos notveis. Contudo, Eckhart enunciou este romper da forma de maneira positiva ao dizer: Se quiseres chegar ao mago, deves romper a casca. No necessrio acrescentar que tal transcendncia com relao s formas o antpoda mesmo da heresia intrnsica, que no nada mais que uma violao grosseira da estrutura formal (revelada) das religies. As formas podem ser transcendidas somente a partir do alto (ou de dentro). Negligenciar as formas desde baixo (ou desde fora) o oposto mesmo de transcendlas. Exteriormente o homem precisa observar as formas tradicionais to perfeitamente quanto possvel. O homem pode oferecer a Deus e assim transcender apenas aquilo em que atingiu a perfeio. O misticismo a realidade do amor do homem por Deus e da unio do homem com Deus. um hino Subjetividade, um hino Objetividade e um hino Felicidade ou Unio estas trs Hipstases Divinas sendo uma. Foi enfatizado como o misticismo, ao contrrio de certas aparncias e de opinies comumente ouvidas, sempre um florescimento dentro de um arcabouo ortodoxo. Mas como o misticismo transcende as formas desde cima (ou desde dentro), ele no conhece fronteiras. Sua essncia uma com o Absoluto e o Infinito. Concedamos ento a ltima palavra a Jalal-ad-Din Rumi, um dos maiores msticos do Isl e um dos maiores poetas msticos de todos os tempos: No sou nem cristo, nem judeu, nem parse, nem muulmano. No sou nem do Oriente nem do Ocidente, nem da terra nem do mar... Deixei de lado a dualidade e vi que os dois

Todos os direitos reservados. permitida a impresso deste texto, para usos individuais e particulares apenas. proibida toda reproduo eletrnica, sob qualquer forma, bem como toda reproduo impressa que no individual e para uso particular. (www.sapientia.com.br)

mundos so um. Busco o Um, conheo o Um, vejo o Um, invoco o Um. Ele o Primeiro, Ele o ltimo, Ele o Exterior, Ele o Interior.

You might also like