You are on page 1of 5

Dialtica do desenho da pesquisa Procura da verdade, criao de necessidade, convenincia

Celso Maia, Universidade Metodista de So Paulo - UMESP Mestrando do curso de Administrao Foco em Organizaes MQPAA - Mtodos Qualitativos de Pesquisa Aplicados Administrao Professor Rubens da Costa Santos

Tristemente, a pesquisa qualitativa, em muitas, seno em todas as suas formas (observao, participao, entrevista, etnografia) serve como metfora do conhecimento colonial, para o poder e para a verdade. A metfora funciona desta forma.
Norman K. Denzin, Yvonna Lincoln

Resumo
O presente artigo, sem o rigor do aprofundamento sobre os mtodos de pesquisa e seus componentes, aponta de forma generalista a importncia da estruturao excelente do trabalho investigativo. Procura destacar alguns dos elementos que agem como barreira para a aplicao mais ampla e rotineira dos trabalhos de pesquisa dentro das organizaes no campo da administrao fora do foco mercadolgico, seja no sentido amplo da populao de empresas, privadas ou no, com fins lucrativos ou no, seja sob aspectos particularizados sempre que proposio e soluo no sejam prejudicadas pelo imediatismo.

Introduo
O estudo do universo da administrao ganhou nas trs dcadas passadas e at a atualidade uma dimenso quase infinita no que abrange os aspectos fundamentais da teorizao. Aquelas to freqentemente mencionadas e conhecidas, desde as relacionadas a Roma e Grcia antigas, passando por Sun-Tzu e Kuang-Fu-Tzu, estagiando em Maquiavel, Fayol e Taylor at chegar, hoje, no microcosmo organicista das avaliaes. Com isso, temos a subdiviso das reas focais da gesto em fraes que podemos atribuir a Drucker, Kaplan, Kotler, Porter, Senge, e tantos outros, em um nmero impensvel de reas de influncia para o sucesso de um projeto, empreendimento, organizao ou governos. Fato que este ganho de dimenso fruto do trabalho de pesquisa, da sua anlise e destas a criao de teorias e modelos que ao longo do tempo sofreram modificaes e adaptaes influenciadas pela evoluo nas diversas reas do conhecimento humano. A pesquisa associada prtica a catapulta destes avanos.

Pesquisa e necessidade da pesquisa no campo da administrao

Como em O Bolero (1928), de Maurice Ravel (1875-1937), a pesquisa com foco no campo da administrao sob vrios aspectos em algumas de suas reas, tende a ser uma variao sobre o mesmo tema. Ignorando a verdadeira importncia que tem a prtica do novo nas reas de recursos humanos, integrao, processos, e outras que determinam o nvel de desempenho de funes vitais das organizaes, (e at patrocinam a continuidade dos negcios como o controle da gesto e a inovao), a grande maioria das empresas, academia e governos parecem esforar-se para se desviar da realidade atual e no incentivar a produo de conhecimento. No obstante, as pesquisas e as investigaes tm um potencial poderoso para trazer solues e direcionar decises em todos os campos das reas de negcios, quer sejam com objetivos lucrativos, quer no. Diante disso temos que entrar no universo da pesquisa e constatar algumas premissas: Para atingir sua proposta de investigao, constatao ou proposio, a pesquisa quantitativa e qualitativa precisa de formas de sistematizao para que tenha curso e consequncia (Lacan, 1901-1981)). A proposta de pesquisa um plano de engajamento no questionamento sistemtico, (Marshal, Tosmann, 1999). Pode ser primrio, mas nunca se deve confundir tomadas de deciso de curto prazo com estudos abalizados para modificao com amplitude do status quo. Um trabalho de pesquisa qualitativa uma interveno no movimento da coisa pesquisada (o fenmeno) sempre que seus elementos sofram transformaes. Tomando esta observao como catalisadora da dialtica do desenho da pesquisa, resulta que, ele (o desenho que materializar em forma de documento as observaes do pesquisador), sendo um ciclo de questionamento (Marshal, Tosmann, 1999), deve proporcionar modificaes (Cox, Geisen, Green, 2008), o que sempre dar origem a teorias ou; reordenar, coordenar, instituir, revisar, far a releitura, a aplicao de pontos congruentes de teorias independentes, provocar o encontro histrico de pensamentos, e qualquer outra possibilidade de nova associao ou de correlao entre temas, sejam eles dependentes ou independentes.

Contextualizando o desenho da pesquisa


A excelncia da pesquisa varia de acordo com a disposio de seus elementos. O desenho da pesquisa seja ele positivista (estruturado), interpretativo (aberto) ou crtico (crtica e questionamento)- (Koetting, 1984, 296), composto de partes fixas, ou a regra das metodologias, e partes variveis, sejam estes os dados e a sua transcrio obtida pela aplicao dessas metodologias e suas ferramentas. O desenho deve ser elaborado de tal forma que seus elementos no fiquem desagregados, mas sim que promovam a mencionada transformao, seja para a avaliao correta da realidade observada, seja para a criao de outra realidade onde novos princpios sejam reconhecidos. Ou ainda, a apresentao de argumentos e condies que sirvam de base para possibilitar a quebra de paradigmas. O paradigma, compreenso ampla, uma estrutura terica, ou modo de percepo e de compreenso do mundo que um grupo de cientistas adota como linguagem

compartilhada. Nos estudos no campo da administrao, adequado que, para discutir as bases cientficas e no cientficas, o conceito de paradigmas como fonte de produo de conhecimento em gesto seja bem compreendido" (Ros, 2004). O cuidado em estabelecer a correta relao entre a lgica, a anterioridade, a economia, a profundidade de conhecimentos, o entorno e o universo da pesquisa e de seus atores (poltico, social, hbitos, usos, costumes,...) deve exigir do pesquisador o cuidado cirrgico em no criar contradies no prprio trabalho e circunstancialmente, certificar que h interao entre todos os elementos de influncia. Considerando, sobretudo que sempre haver preponderncia de um fator sobre outros fatores. Como exemplo, se constata com Gillo Dorfles (1965) quando diz, - Se podero verificar diversidades de concepo que mudam radicalmente de poca para poca e que, tal como no que se refere ao tempo, pode, pelo menos parcialmente, depender ou estar vinculados a elementos lingusticos, e sua estruturao coincidir com o idioma particular da populao e da poca que se trata (Dorfles, 1965). O estudo criterioso do desenho ganha importncia medida que seja direcionado para preencher lacunas e assim levar a indues construtivas num contexto amplo e no particularizado, muito embora a mesma conduo caprichosa do desenho de uma pesquisa possa provocar, intencionalmente, que seus resultados sejam utilizados para inferncias razoveis sobre os fenmenos observados. Em nenhum aspecto pretende-se diminuir a relevncia da criatividade, que a levedura de toda nova teoria, mas furtar-se a estes cuidados tambm ignorar o organicismo e pode induzir o pesquisador criao de plulas de informao que no tem o poder de transformar e esto confinadas nos limites do estmulo ao novo ou ainda no registro repetitivo de problemas sem soluo. A proposta final do desenho deve demonstrar que: a)- vale pena investir na proposta, b)-o pesquisador tem competncia para conduzir o estudo, c)- o planejamento cuidadoso e pode ser executado com sucesso, (Marshal, Tosmann, 1999).

A pesquisa versus tempo/qualidade/responsabilidade


Na cincia da complexidade, h sempre possibilidade de mudana nos sistemas, mesmo se no podemos antecipar quando e como ela ocorrer. A aplicao da cincia da complexidade para a pesquisa qualitativa nos permite pensar sobre como podemos transcender os limites da academia e desenvolver redes mais extensas e parcerias com sinergia (Cox, Geisen, Green, 2008). Trabalhos de magnitude, que resultem em indues ou inferncias de grande importncia e relevncia, dependem de uma concepo especializada, seno dedicada, mas apesar de seus benefcios, no campo da administrao, a aceitao do fato ainda o extremo caudal da curva de Bell. A boa pesquisa tem valor e no tem preo, seu preo deve ser determinado pelo retorno que possibilitar, e aqui o retorno pode ser traduzido de variadas formas sem ser delimitado pela constante financeira.

Um aspecto fundamental raramente mencionado nos trabalhos de pesquisa o da formao das equipes de trabalho, em sua massiva maioria, so apresentados como o trabalho de um s. Notadamente nos trabalhos acadmicos nos quais a pesquisa e seus custos se fazem prescindir da qualidade na prospeco de dados, sua apurao e sua anlise. Isso ocorre muitas vezes porque a correlao entre os dois fatores influenciada, sobretudo pela ausncia de financiamento, mas, no entanto, em larga escala pela necessidade simplesmente de garantir uma avaliao final com vistas a uma titulao. pouco provvel que no campo da administrao, muitos dos trabalhos caractersticos de dedicao do pesquisador de forma isolada, que examinem o comportamento de uma populao ou de um grupo especfico de atores, tenham resultados comparveis ao mesmo estudo se aumentada sua base de prospeco do fenmeno observado. Ao traar um paralelo entre a pesquisa acadmica e pesquisa para a realizao cinematogrfica (Extras, Estmago Marcos Jorge, 2010) podemos identificar a importncia de colocar habilidades adequadas nos postos adequados. A pesquisa acadmica muito carece desta regra e este um fato a considerar sempre que a metodologia exija a avaliao de uma base diversificada de dados a partir de vrias fontes. Ainda que num contexto paralelo ao deste artigo, vale mencionar o que nos diz Susan Lucia DAnnunzio (2004) em seu livro Contagious success: Um grupo de trabalho pode ser formado por alguns poucos ou centenas de indivduos, a unidade responsvel por entregar resultados. Grupos de trabalho excepcionais criaram ambientes de alto desempenho que entregaram resultados igualmente excepcionais. Infelizmente, h bem poucos grupos desse tipo. Pesquisas recentes no campo de trabalhos interdisciplinares com especialistas apontam que somente dez por cento dos especialistas, bem formados e melhor remunerados, comprovaram seu alto desempenho, e deram evidencias disso, melhorando receitas, introduzindo novos produtos, servios e processos. (DAnnunzio, 2004). Do que depreendemos a advertncia de que o bom trabalho tem que ser executado por bons profissionais.

Concluso
Soluo de problema, reviso de processos, criao de necessidade, procura da verdade, no importa o direcionador, o processo investigativo e de pesquisa continuaro por muito tempo como pilar da evoluo do conhecimento humano e dentro dele a evoluo geral no campo as administrao. Muito embora os estudos mais importantes sejam dedicados s cincias mercadolgicas, no h dvida quanto influncia que a pesquisa pode causar em outros campos no focados na mercadologia, da mesma forma que j to contributiva nas demais cincias, humanas, sociais, biomdicas e exatas. Resta aos pesquisadores comprovar que a pesquisa qualitativa de qualidade como nas demais reas, propositiva, solucionadora e fundamentalmente integrativa. A questo a ser resolvida talvez seja o claro entendimento do seu papel no macrocosmo das organizaes,

ainda que possa ser amplamente responsvel pela conduo de casos particulares como o desejo dos administradores.

Referncias bibliogrficas
Annunzio, Susan Lucia Contagious success Spreading high performance throughout your organization, 2004. Penguin Books Ltd - London Becker, Gary S. Human Capital A theoretical and empirical analysis with special reference to education 3a edio 1993 The University of Chicago Press. Denzin, Norman K.; Lincoln, Yvonna S. Hanbook of Qualitative Research - The discipline and practice of qualitative research, (1994), 2011. Dorfles, Gillo Novos ritos, Novos mitos (1965) Edio 1982 Nova FronteiraKoetting, J.R; Yeaman, A.; Nichols, R.G. (1994). "Critical theory, cultural analysis and the ethics of Educational Technology as social responsability". Educational Technology, 34 (2) Marshal, Catharine; Tosmann, Gretchen Designing qualitative research in Building the conceptual framework, 1999). Pat Cox, Thomas Geisen, Roger Green. Qualitative research and social change: European contexts - First published 2008 by Palgrave Macmillian Ros, Francisco Ballina - Investigador de la Universidad Nacional Autnoma de Mxico Paradigmas y perspectivas terico-metodologgicas en el estdio de la administracon, 2004 Extras do filme Estmago - Informaes Tcnicas Ttulo no Brasil: Estmago Ttulo Original: Estmago/Estmago: A Gastronomic Story Pas de Origem: Brasil / Itlia Gnero: Comdia / Drama Ano de Lanamento: 2007 Estria no Brasil: 11/04/2008 Estdio/Distrib.: Downtown Filmes Direo: Marcos Jorge Artigos http://www.slideshare.net/cerbeleon/fases-del-proceso-de-investigacion, em 30 de Agosto de 2011 http://www.youtube.com/watch?v=_CVNOFPxfBY, em 01 de Outubro de 2011. Qu'est-ce que la recherche en ducation ? Ren Barbier (Universit Paris 8, CRISE) http://www.barbier-rd.nom.fr/Larecherche.html, em 29 de Agosto de 2011.

You might also like