You are on page 1of 3

Agrupamento de Escolas de Fronteira Escola Bsica Integrada C/ J.I.

Frei Manuel Cardoso

Ano Letivo 2011/2012

Ficha de Trabalho de Cincias Naturais 9. Ano


Nome:____________________________________________________ N ____Turma ____ Data: ___/ ___/ _____ Classificao: __________________________________________ A Professora: __________ O Enc. de Educao: ______________________

L com ateno todas as questes antes de responderes. Bom trabalho! 1. Considera a figura 1 onde feita a comparao entre alguns aspetos do processo de reproduo do peixe esgana-gata (figura 1-A) e do Homem (figura 1-B).

Figura 1

I O macho esgana-gata executa uma dana que integra o ritual de acasalamento, procurando atrair a fmea.

2 1

II A fmea dirige-se para o ninho construdo pelo macho onde liberta os seus ovcitos.

7 8

III O macho nada sobre os ovcitos, liberta o seu esperma e d-se a fecundao. IV A clula-ovo formada rica em reservas alimentares, necessrias ao desenvolvimento embrionrio.

placenta

10 3 4 5 6

1.1. Efetua a legenda das estruturas enumeradas na figura 1 - B. 1 ______________________ 2 ______________________ 3 ______________________ 4 ______________________ 5 ______________________ 6 ______________________ 7 ______________________ 8 ______________________ 9 ______________________ 10 _____________________

1.2. Identifica, usando os nmeros assinalados na figura 1 ou o nome, os rgos do sistema reprodutor feminino: 1.2.1. Que constituem vias genitais. 1.2.2. Onde ocorre a fecundao. 1.2.3. Onde se inicia o desenvolvimento embrionrio. 1.2.4. Onde ocorre a nidao.

1.3. No rgo assinalado na figura com o nmero 6 esto representados fenmenos que a ocorreram ao longo de um ciclo de 28 dias. 1.3.1. Identifica o ciclo em questo. 1.3.2. Enumera as trs fases do ciclo que identificou na questo anterior. 1.3.2.1 Descreve sucintamente o que ocorre durante a primeira fase enumerada na questo anterior.

1.4. A produo de uma nova vida, quer na espcie humana, quer nos esgana-gatas, implica a interveno de dois progenitores, um do sexo feminino e outro do sexo masculino. 1.4.1. Identifica, no sistema reprodutor masculino, quais so os rgos que constituem as gnadas e a respectiva funo. 1.4.2. Ordena, usando os nmeros, o circuito efectuado pelos gmetas masculinos no sistema reprodutor masculino.

I - Uretra II - Prstata III - Canais deferentes

IV - Testculos V - Escroto VI - Epiddimo

VII - Vescula seminal

1.4.3. A vitalidade das clulas assinalas na figura com o nmero 3 de 48 a 72 horas. Identifica os dois rgos do sistema reprodutor masculino cuja funo prolongar a sobrevivncia das referidas clulas. 1.4.4. A fecundao nos peixes esgana-gata externa e, no Homem, pelo contrrio interna. Identifica o rgo do sistema reprodutor masculino que permite que a fecundao ocorra no interior do sistema reprodutor feminino. 1.4.5. A clula-ovo dos peixes esgana-gata rica em reservas alimentares, contrariamente clula-ovo humana. Como explicas que os embries humanos consigam sobreviver longo das 40 semanas de gestao.

PROPOSTA DE CORRECO

1. 1.1 1 - Ovo ou zigoto 2 - Trompa de Falpio 3 - Espermatozide 4 - ocito II 5 - corpo amarelo 1.2. 1.2.1. 2 e 10 1.2.2. 2 1.2.3. 2 1.2.4. paredes internas do tero (endomtrio) 1.3. 1.3.1. Ciclo ovrico 1.3.2. Fase folicular, fase da ovulao e fase do corpo amarelo ou lteo. 1.3.2.1 Fase folicular um folculo primordial estimulado e desenvolve-se durante cerca de 14 dias, ao fim dos quais liberta o ocito II (ovulao). 1.4. 1.4.1. Gnada: testculos 1.4.2. IV VI III I 1.4.3. Prstata (produz o lquido prosttico, garantindo um pH bsico, essencial sobrevivncia dos espermatozides) e vescula seminal (produz um muco rico em nutrientes). 1.4.4. o pnis. 1.4.5. Os embries humanos conseguem sobreviver ao longo de 40 semanas inicialmente devido no Funo: produo de espermatozides e testosterona. 6 - ovrio 7 - feto 8 - saco amnitico 9 - cordo umbilical 10 - vagina

degenerao do corpo amarelo que, ao produzir estrognios e principalmente progesterona, garante a vascularizao do endomtrio e, deste modo, a sobrevivncia do embrio. Numa fase posterior, a sobrevivncia do embrio/feto garantida pelos anexos embrionrios, tais como o cordo umbilical ou a placenta.

You might also like