You are on page 1of 7

ESPECTRO DE RADIOFREQUNCIA

A figura acima apresenta o espectro de ondas eletromagnticas. Uma parte do espectro eletromagntico, denominado espectro de radiofrequncias controlada pela Unio Internacional de Telecomunicaes (UIT). A frequncia superior desta faixa cresceu com o tempo conforme a tabela. Pr-1947 1947 1959 1971 200 MHz 10,5 GHz 40 GHz 275 GHz

A Anatel define espectro de radiofreqncias como um bem pblico, de fruio limitada, cujo uso administrado pela Agncia, que corresponde a uma parte do espectro eletromagntico abaixo de 3.000 GHz, que se propaga no espao sem guia artificial e que , do ponto de vista do conhecimento tecnolgico atual, passvel de uso por sistemas de radiocomunicao. O uso simultneo do espectro em uma mesma rea, pela transmisso de vrios sinais em uma mesma faixa de frequncias, resulta em interferncia, o que pode distorcer ou impossibilitar a recepo da informao transmitida. Este fato exigiu que fossem estabelecidos organismos encarregados de administrar este espectro, autorizando usurios a transmitir em uma determinada frequncia em uma dada regio, em detrimento dos demais. Estas funes so desempenhadas pela UIT a nvel internacional e por rgos reguladores nacionais como a Anatel no Brasil. Existem ainda rgos regionais que participam deste processo como a Comisso interamericana de telecomunicaes (CITEL) nas Amricas. De um modo geral, quando as transmisses comeam e terminam dentro das fronteiras do pas elas so de responsabilidade do rgo nacional. Quando esta transmisses cruzam fronteiras de pases ou envolvem o espao exterior, como no caso de satlites, comunicao aeronutica ou martima, a responsabilidade passa a ser da UIT.

Uma outra questo que, do ponto de vista das aplicaes, existem faixas de frequncias preferidas, ou mais adequadas, o que as torna um recurso escasso. Um exemplo so os leiles de frequncia para operao de sistemas celulares. funo da UIT e rgo reguladores nacionais a atribuio de faixas de frequncias para os vrios tipos de servio. A tabela a seguir apresenta a denominao dada para as faixas de frequncias pela UIT.

EHF 30 a 300 GHz Extremely High Frequency SHF 3 a 30 GHz Super High Frequency UHF 300 a 3000 MHz Ultra High Frequency VHF 30 a 300 MHz Very High Frequency HF 3 a 30 MHz High Frequency MF 300 a 3000 kHz Medium Frequency LF 30 a 300 kHz Low Frequency VLF 3 a 30 kHz Very Low Frequency

Atribuio de frequncias o processo pelo qual a UIT identifica uma faixa de frequncias como apropriada para um servio em particular. As atribuies so decididas na World Radiocomunication Conferences (WRCs) e registradas na tabela de atribuio de frequncias dos Regulamentos de Radiocomunicaes da UIT (RR: Radio Regulations). Uma vez adotadas estas atribuies so seguidas pelo pases membros da UIT. As WRCs acontecem a cada 2 ou 3 anos tendo a ltima sido realizada em 2003.

A tabela contm atribuio de frequncias para mais de 40 servios de radiocomunicaes. Os principais so:

Mvel Mvel Martimo Mvel Aeronutico Mvel Terrestre

Radiodifuso Radioamador Radioastronomia Operao espacial Pesquisa Espacial

Fixo Fixo aeronutico

Frequncia Espacial Pesquisa Espacial Frequncia padro/sinais horrios

Radionavegao Radionavegao Martima Radionavegao aeronutica

Entre satlites Explorao da terra por satlite Radiodeterminao por satlite Auxlio Meteorologia

Radiolocalizao

Meteorologia por satlite

A UIT divide o mundo em 3 regies que apresentam atribuio de frequncias distintas. Estas regies so:

Regio 1 Regio 2 Regio 3

Africa, Europa incluindo a rea da antiga URSS e Monglia Amricas sia e Oceania

A UIT permite ainda desvios levantados por pases e registrados em notas. As atribuies podem ainda ser feitas para uso de Radiofrequncias em:

carter primrio, caracterizado pelo direito proteo contra interferncias prejudiciais; carter secundrio, caracterizado pela inexistncia de direito proteo contra interferncias prejudiciais.

No Brasil, a Anatel, no exerccio da funo de administrao do uso de radiofreqncias, pode modificar a atribuio, destinao e distribuio de radiofreqncias ou faixas de radiofreqncias; bem como suas consignaes e autorizaes conforme o Regulamento de uso do espectro de radiofrequncias, anexo resoluo n 259 de 19 de abril de 2001. Para administrar o uso de radiofrequncias a Anatel mantm uma tabela de atribuio, destinao e distribuio de radiofrequncias no Brasil, termos cujas definies so apresentadas a seguir:

atribuio (de uma faixa de radiofreqncias): inscrio de uma dada faixa de radiofreqncias na tabela de atribuio de faixas de radiofreqncias, com o propsito de us-la, sob condies especficas, por um ou mais servios de radiocomunicao terrestre ou espacial convencionados pela UIT, ou por servios de radioastronomia; destinao: inscrio de um ou mais sistemas ou servios de telecomunicaes segundo classificao da Agncia no plano de destinao de faixas de radiofreqncias editado pela Agncia, que vincula a explorao desses servios utilizao de determinadas faixas de radiofreqncias, sem contrariar a atribuio estabelecida; distribuio: inscrio de uma radiofreqncia, faixa ou canal de radiofreqncias para uma determinada rea geogrfica em um plano de distribuio editado pela Agncia, sem contrariar a atribuio e a destinao estabelecidas;

Ou seja, nesta tabela voc encontra para uma dada faixa de frequncias a sua atribuio em relao aos servios definidos pela UIT, sua destinao em relao a classificao de servios pela Anatel, e quando aplicvel, o plano de distribuio destas frequncias em reas geogrficas. Esta tabela encontra-se disponvel no site da Anatel atravs do sistema PDDF e classifica as faixas de frequncias da seguinte forma: Faixas de frequncias kHz MHz GHz at 29700 kHz 29,7 a 10000 MHz 10 GHz a 1000 GHz

O uso de radiofreqncias, faixa ou canal de radiofreqncias, tendo ou no carter de exclusividade, depender de prvia outorga da Agncia, mediante autorizao, salvo para uso:

de equipamentos de radiocomunicao de radiao restrita pelas Foras Armadas, de faixas destinadas a fins exclusivamente militares. de estaes exclusivamente receptoras

A outorga de autorizao de uso de radiofreqncias pela Agncia deve ser precedida da realizao de processo administrativo que pode compreender as seguintes etapas, detalhadas no Regulamento de uso do espectro de Radiofrequncias. 1. Requerimento de uso de radiofreqncia, faixa ou canal de radiofreqncias O requerimento dever vir acompanhado, quando aplicvel, de:

Projeto tcnico Data da verso da Base de Dados Tcnicos e Administrativos consultada para a apresentao do requerimento; Declarao de profissional habilitado que certifique a inexistncia de interferncia prejudicial aos demais interessados que j faam uso de radiofreqncias, faixa ou canal de radiofreqncias na rea de influncia pretendida; e Comprovante de notificao de todos os interessados, que se encontrem em operao na rea de coordenao, cientificando-lhes de todo o contido na declarao referida.

O banco de dados tcnicos e administrativos (BDTA), um banco de dados mantido pela Anatel, que contm as informaes tcnicas e administrativas relevantes sobre a explorao dos servios de telecomunicaes e a utilizao de radiofreqncias no territrio brasileiro. 2. Realizao de licitao ou procedimento de justificao de inexigibilidade Esto sujeitas a chamamento pblico para manifestao de interessados as seguintes autorizaes de uso de radiofrequncia:

uso exclusivo, que confere ao interessado o direito de utilizar-se privativamente e em carter primrio da radiofreqncia , numa determinada rea geogrfica. uso no exclusivo, quando no existam condies para atender a todos os interessados na sua utilizao compartilhada em uma mesma rea geogrfica.

Haver licitao quando existir limitao tcnica para atender todos os interessados que se manifestaram no chamamento pblico. 3. Autorizao e consignao da radiofreqncia, faixa ou canal de radiofreqncias

A autorizao de uso de radiofreqncias formalizada atravs de ato administrativo que confere ao interessado, por prazo determinado, o direito de uso de radiofreqncias. O prazo mximo para autorizao de uso de radiofrequncias de 20 anos podendo ser prorrogado uma nica vez. A consignao um procedimento administrativo da Anatel que vincula o uso de uma radiofreqncia, faixa ou canal de radiofreqncias, sob condies especficas, a uma estao de radiocomunicaes. A outorga de uso de radiofrequncia e sua prorrogao tero carter oneroso. O Regulamento de cobrana de preo pblico pelo direito de uso de radiofrequncia, anexo resoluo n 68 de 20 de novembro de 1998, detalha os critrio de pagamento pelo direito de uso. 4. Emisso de licena para funcionamento de estao. A autorizao de uso de radiofrequncias d ao interessado o direito de efetuar radiaes experimentais para ajustes, medies e testes dos equipamentos instalados e do sistema irradiante. Para o seu funcionamento, no entanto, ser necessrio a obteno da licena para funcionamento de estao em um prazo de at 6 (seis) meses, salvo quando estabelecido diferentemente no edital de licitao ou na regulamentao especfica do servio de telecomunicaes, ou de direito de explorao de satlite. A autorizada dever ainda pagar para a estao a Taxa de Fiscalizao de Instalao (TFI) e a Taxa de Fiscalizao de Funcionamento (TFF) conforme o Regulamento para arrecadao de receitas do Fundo de Fiscalizao das Telecomunicaes (FISTEL). Uso temporrio A Anatel outorga tambm autorizao de uso temporrio de radiofrequncias conforme o Regulamento sobre autorizao de uso temporrio de radiofrequncias, anexo resoluo n 350 de 25 setembro de 2003. No sistema PDDF da Anatel, associada a cada faixa de frequncia, est listada tambm a regulamentao e notas internacionais e brasileiras aplicveis. O uso de radiofreqncias deve ser condicionado sua compatibilidade com a atividade ou o servio a ser explorado, particularmente no tocante potncia, largura de faixa ocupada e tcnica empregada. Para explicitar, especificar ou complementar o estabelecido no regulamento, a Anatel pode editar Regulamentos de canalizao e condies especficas de uso de radiofreqncias. Consulte a pgina de referncia rpida do teleco (Frequncias no Brasil) para ver as faixas utilizadas no Brasil para comunicaes mveis e enlaces rdio. Este tutorial apresentou os conceitos bsicos da regulamentao para uso de frequncias no Brasil. Este tutorial no abordou o uso de frequncias por equipamentos de radiao restrita que sero objeto de um outro tutorial.

O uso de radiofrequncias no Brasil pode implicar nas seguintes condies:


Autorizao ou concesso da Anatel para prestao do servio de telecomunicaes Autorizao para uso da radiofrequncia Licenciamento da estao Utilizar equipamentos com certificao homologada pela Anatel.

O uso de radiofrequncias em equipamentos de radiao restrita para aplicaes com fins industriais, cientficos e mdicos, no estar sujeito s 3 primeiras condies. Este equipamentos no entanto devero ter certificado homologado pela Anatel de acordo com o Regulamento para Certificao e Homologao de Produtos de Comunicao. Finalmente, compete a Anatel a fiscalizao do uso de radiofrequncias no Brasil, estando sujeito a penalidades o uso no autorizado.

You might also like