You are on page 1of 3

Relao dos Principais nveis da coluna vertebral e suas respectivas funes com as atividades dirias possveis e necessrias para

o paciente com leso medular: Tetraplegia


C1, C2, C3 Possui controle dos msculos esternocleidomastideo, trapzio (poro superior), e levantador da escpula. A pessoa com esse nvel preservado possui o controle do pescoo. Ele capaz de realizar exerccios respiratrios e de pescoo, porm vai depender do ventilador (necessita de um ventilador porttil e um para a mesa de cabeceira), e de cadeira de rodas eltrica, mas verbalmente independente, pode ser capaz de escrever com uma vareta na boca (precisando de um auxlio mnino). C4 Possui todos os msculos de C1-C3, alm do diafragma, a pessoa com leso nesse nvel capaz de encolher os ombros apenas, possui tolerncia para sentar a 80 graus em mdia 10 horas por dia, possui mobilidade em cadeira de rodas eltrica, em superfcies lisas, rampas e terreno acidentado, porm seu potencial para essas tarefas independente modificado, ou seja, a cadeira de rodas eltrica precisa ter um sistema de reclinar e inclinar e bandeja de colo. Ele consegue fazer a transferncia de peso na cadeira de rodas, capaz de realizar exerccios respiratrios e do pescoo. C5 Possui o bceps braquial, deltide e manguito rotador, portanto capaz de realizar a flexo e supinao do cotovelo, flexo e abduo do ombro. A pessoa com leso nesse nvel verbalmente independente, possui tolerncia para sentar a 80 graus em mdia por 10 horas por dia, usa o telefone com independncia (necessita de adaptaes), capaz de operar o computador com superviso, escreve/digita com o auxlio de rtese, alimenta-se mas precisa de um auxlio mnimo para iniciar, arruma-se, lava o rosto, penteia o cabelo, faz a higiene oral, tudo com um auxlio mnimo e algumas adaptaes, pode ser capaz de auxiliar em partes das transferncias, mobilidade em cadeira de rodas eltrica em superfcies lisas, rampas e terreno acidentado independente com algumas modificaes, faz a transferncia de peso na cadeira de rodas, capaz de realizar exerccios de extremidade superior e pescoo com uma assistncia mnima. C6 Possui os msculos extensores do punho e supinador. capaz de realizar a extenso e pronao do punho e aperto de tenodese.

capaz de utilizar o telefone, virar pgina, escrever, digitar, usar teclado, alimentar-se, arrumar-se, escovar dentes, cabelos, tudo com independncia mas com algumas modificaes ( por exemplo com enfaixamento independente). capaz de banhar a sua parte superior com um auxlio mnimo, a parte inferior j necessita de um auxlio maior, pode vestir-se (parte superior) independentemente (com ajuda de equipamentos que auxiliem), parte inferior necessita de um auxlio maior e de estar na cama. Realiza a mobilidade no leito como: virar lado/lado, sentado para supino, deslocar-se sentado, gerenciar a perna, transferncias, tudo com auxlio de mnimo para moderado. Mobilidade em cadeira de rodas eltrica independente com modificaes, tem certa mobilidade em cadeira de rodas manual com algumas modificaes e certo auxlio mnimo a moderado. Realiza a transferncia de peso em cadeira de rodas vertical com metas para empurrar espelho. Em relao s AVDs, gerenciamento leve da casa com auxlio mnimo, capaz de dirigir veculos (com adaptaes). ADM para escpula, extremidade superior, inferior e tronco. capaz de executar um programa de exerccios com pesos para punho. C7, C8 (C7) Possui os msculos trceps do brao, grande dorsal, flexor dos dedos e flexor radial do carpo, portanto realiza a extenso do cotovelo e flexo/extenso dos dedos. (C8) Possui todos os msculos dos membros superiores, exceto os lumbricais e intersseos, portanto os movimentos finos dos dedos so limitados. No geral, o paciente consegue utilizar a cadeira de rodas manual, alimenta-se, capaz de realizar os cuidados pessoais, vestir a parte superior e inferior, cozinhar coisas simples independentemente. Pode transferir-se, a mesma altura, do leito para a cadeira, do leito para o vaso sanitrio, pode dirigir automveis com controles manuais independentemente. Capaz de banhar-se tanto parte superior, quanto inferior com independncia e algumas modificaes, capaz de gerenciar o intestino, possui mobilidade no leito (capaz de virar lado/lado, virar supino/prono, supino/sentado, desloca-se sentado, gerenciar a perna de forma independente modificada), faz as transferncias independente ou com um auxlio mnimo. Possui ADM para a escpula, extremidade superior, inferior e tronco, executa um programa de exerccios de forma independente e modificada com pesos para os punhos ou unidade de estimulao eltrica.

Paraplegia
T1, T2, T3, T4, T5 Possui msculos intercostais e dorsais, realiza o apoio do tronco, sem movimentos nos membros inferiores. Capaz de utilizar a cadeira de rodas manual, AVDs, transferncias simples

como, cama, cadeira para vaso sanitrio, cadeira para o carro e cadeira para o banheiro independentemente. T6, T7, T8, T9, T10, T11, T12 Possui os msculos abdominais, portanto capaz de controlar o tronco. Possui independncia total na cadeira de rodas, capaz de realizar ambulao com rteses. L1, L2 Possui os msculos psoas maior e liopsoas, realiza a flexo de quadril. Realiza ambulao com rteses/dispositivo de reciprocidade. L3, L4 Possui os msculos quadrceps da coxa e tibial anterior, realiza a extenso de joelho e flexo dorsal do p. Capaz de ambulao com rteses e muletas/bengalas. L5 Possui os msculos fibulares, realiza a everso. Capaz de fazer ambulao com rteses pertinentes. S1, S2, S3, S4, S5 O paciente possui msculos glteos, bexiga urinria, intestinos, funo sexual e realiza a extenso de quadril. Capaz de realizar marcha normal. A pessoa com paraplegia, em geral, possui, alm de independncia nas atividades dirias, capacidade de arrumar-se, banha-se, vestir-se, gerenciar o intestino, bexiga, mobilidade na cama, realiza transferncias, mobilidade total em cadeira de rodas manual, transferncias de peso, posicionamento da almofada, verificaes de pele, gerenciamento leve da casa, dirigir veculo adaptado, tudo com independncia e claro com as modificaes necessrias. capaz tambm de realizar a deambulao dependendo do nvel da leso; independente em superfcies lisas, em rampas para leses abaixo de T12, e terrenos acidentados variar com leses torcicas mais altas. Possui ADM para extremidades inferiores e tronco, podendo executar programa de exerccios de forma tambm independente com pesos para punhos.

You might also like