You are on page 1of 2

EXERCCIO DE FIXAO Identifique a alternativa que completa corretamente as lacunas: Era para ______ conversar ____ontem,mas no ___encontrei na escola.

a) eu- consigo- o. b) mim contigo o c) eu- contigo te d) eu- contigo lhe e) mim- contigo lhe 2) a) b) c) d) e) 3) a) b) c) d) e) 4) a) b) c) d) e) 5) a) b) c) d) Identifique a alternativa em que o emprego do pronome fere a norma culta: O livro? .... Deram- mo para que o devolvesse biblioteca. Para mim, resolver este exerccio fcil No se preocupe, querida, eu vou consigo. Remetemos o abaixo-assinado a Sua Excelncia, o governador. Ela observou-me enquanto eu lia a sua mo. Identifique a alternativa em que h erro gramatical: Ele contra eu estar aqui. Ele contra mim, estar aqui um crime. Por eu estar doente, no houve palestra. No haveria entre mim e ti entendimento possvel. No v sem eu. Identifique a alternativa em que o pronome relativo est empregado corretamente: Chegou cidade o circo cujos os donos so ciganos. Apresentaram os fatos cujo os quais foram repudiados pela polcia. Fez uma bela surpresa, cuja surpresa foi a compra da manso. Precisava de dinheiro, sem o cujo no poderia voltar para casa. Venceram aqueles jovens, em cuja honestidade acreditamos. A palavra violncia acentuada pelo mesmo motivo que: sade prprio pas tambm 1)

a) b) c) d) e) 7) a) b) c) d) e) f) g) h) i) 8) a) b) c) d) 9)

pelo qual, de que, cujo, que, que que, de que , a quem, que, em que do qual, por que, a que, ao qual, de que pelo qual, de que, ao qual, a que, a que que, em que, ao qual, que, a que Empregue corretamente por qu. No compraste aquele livro,____? Ela foi reprovada sem saber____. _____no compraste aquele livro? Ele foi muito bem no exame_____ havia estudado muito. No sabia o___ de suas lgrimas. Claudia no sabia ____ ela no passou na prova. ____ no respondeu ao meu chamado? As crianas no forma hoje escola ___? Desconhecemos muitas vezes o ____ de tanta maldade. ... percorria toda a cidade... a expresso em destaque ser substituda, sem prejuzo de significado, por: toda cidade todas as cidades a cidade toda as cidades todas

Houve erro na classificao do morfema A, em: a) A casa caiu Artigo b) Levei-a ao mdico. Pronome Pessoal Oblquo c) Encontrei o homem a sorrir. Substantivo Esperei a menina chegar. Artigo 10) Indique a alternativa que preenche corretamente as lacunas do seguinte perodo: ____ muitos anos no___vejo, por isso,____ vezes, _____ sua ausncia me faz chorar. a) a- h as b) h- s- a c) h a- s- a d) h s a e) h as a 11) Assinale a alternativa onde todos os vocbulos devem ser acentuados: a) cu 1ubr ausncia sade b) plen domin- tnis 1ubrica1 c) razes fregus sada- captulo d) tambm atravs fcil 1ubrica1 e) talvz 1ubrica herona inqurito 12) Em qual das alternativas o termo assinalado um pronome pessoal do caso oblquo:

6) Empregue o pronome relativo acompanhado ou no de preposio: 1. Fez o anncio ___ todos ansiavam. 2. Avise-me___ consistir o concurso. 3. Existe um decreto___ devemos obedecer. 4. Era nobre o objetivo ___ visava. 6) Na ordem, foram empregados:

a) b) c) d) e)

Se chegarem cedo, iremos praia. No sei se iremos festa. Seria muito importante se todos viessem. Vai-se embora daqui. Vou encontrar vocs, se no chover.

c) a a d) - e) a- 20) Em: As manhs da primavera so as mais agradveis aos poetas. Classifica-se o vocbulo a, na ordem em que aparece na frase acima, como : a) artigo, artigo, preposio e preposio. b) Artigo, preposio, artigo e preposio c) Pronome, artigo, preposio e artigo d) Artigo, artigo, pronome e preposio e) Pronome, artigo,pronome, e preposio 21) Assinale a alternativa correta em : Quanto __ suas exigncias, recuso-me __ lev-las __ srio. a) s- b) a a- a c) as d) a e) as a- a

13) Marque a nica alternativa em que todas as palavras so acentuadas: a) rfo Graja guaran 2anel b) avio- pnei revlver- 2anela c) tnis- publico 2anela srie d) slido conscincia- revlver- Graja 14) Assinale a opo incorreta quanto colocao pronominal: a) Seria-nos conveniente assinar o acordo hoje. b) Nada se fez por ele. c) Vocs podem dizer-me a verdade. d) Amanh, contar-lhe-ei a verdade. e) Quando a viu vencer desmaiou 15) Assinale a opo em que o emprego dos pronomes pessoais esto de acordo com a norma culta da lngua. a) Entre o chefe e eu h confiana mtua. b) Para mim vencer na empresa fundamental. c) Vim falar consigo sobre o debate de amanh. d) J lhe avisei do ocorrido na empresa. e) Esta conversa fica entre mim e ti. 17) Assinale a alternativa em que a colocao do pronome oblquo fere a norma culta da Lngua Portuguesa. a) Essas vitrias pouco importam ;alcanaramnas os que tinham mais dinheiro. b) Entregaram-me a encomenda ontem, resta agora a vocs oferecerem-na ao chefe. c) Ele me evitava constantemente. Ter-lhe-iam falado ao meu respeito? d) Estamos nos sentindo desolados: temos prevenido-o vrias vezes e ele no nos escuta. e) O presidente cumprimentou o vice dizendo:Foste incumbido de difcil misso, mas cumpriste-la com denodo e eficincia. 1- Em qual das alternativas abaixo o pronome sublinhado indefinido: a) Aquele morro era muito alto. b) No devemos nada ao banco. c) Onde voc mora? d) No se preocupe comigo. e) Seus dias esto contados. 19) Em: Disse __ ela que no insistisse em amar__ quem no__ queira. O emprego do a est correto em: a) a- a- a b) a- a-

You might also like