You are on page 1of 3

FACULDADE UNIO DE GOYASES Alunos: Curso: Educao Fsica Bioqumica

Relatrio PH E TAMPES

Introduo: O termo pH foi introduzido, em 1909, pelo bioqumico dinamarqus Soren Perer Lauritz Sorenem(1868-1939) com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas (na poca trabalhava no Laboratrio Carlsberg, da cervejaria homnima). O p vem do alemo potenz, que significa poder de concentrao, e o H para o on de Hidrognio ( . Para evitar o uso de exponenciais para expressar as concentraes dos ons hidrognio em solues emprega-se a escala de pH, um modo conveniente para expressar a concentrao real de ons hidrognio de uma soluo. O pH de uma soluo de ons hidrognio: pH = -log[ ]

O valor 7 para o pH de uma soluo precisamente neutra no escolhido arbitrariamente; ele deriva do valor absoluto do produto Inico da gua a 25 que, por coincidncia e um numero inteiro. As solues que tm ph maior que 7 so alcalinas ou bsicas; a concentrao de ph menor que 7 so acidas.*...+(LESTER,2002, P.75). A concentrao do on hidrognio afeta a maioria dos processos nos sistemas biolgicos. A medida de pH um dos procedimentos mais importantes e mais freqentes em bioqumica .O pH afeta a estrutura e a atividade das macromolculas biolgicas; por exemplo, a atividade cataltica das enzimas depende do pH. As medidas de pH do sangue e da urina so comumente empregadas no diagnostico mdico. O pH do plasma sanguneo de pessoas com diabetes grave, por exemplo, freqentemente menor que o valor normal de 7,4; essa condio chamada de acidose.Em outros estados patolgicos, o pH do sangue maior que o normal, e essa condio conhecida como alcalose. (LESTER,2002, P.75). A regulao do pH nos fluidos intracelulares e extracelulares atividade essencial dos organismos vivos. Mesmo pequenas mudanas na concentrao do on hidrognio podem afetar grandemente as estruturas e as funes biolgicas. A concentrao do ( mantida relativamente constante por meio de solues-tampes que resistem a alteraes bruscas de pH quando adicionadas quantidades relativamente pequenas de acido( ou base ( ). So formados por cidos fracos e suas bases conjugadas.(MOTTA, p.17).

A resistncia a mudanas no pH de um tampo depende de dois fatores:(a) a concentrao molar do acido fraco e sua base conjugada e (b) a relao entre suas concentraes . Em outras palavras, quanto maior a quantidade de tampo presente, mais ons e podem ser absorvidas sem grandes mudanas do pH.

Objetivo: Aprender a utilizar o phmentro e todos os procedimentos necessrios para o bom desenvolvimento no laboratrio para todos tenham segurana ao manusear os materiais qumicos e as vidrarias necessrias para o estudo. Obter a resultados de amostras dos produtos analisados, comparar com os respectivos produtos j estudados e comercializados no mercado identificar possveis alteraes de ph. Material Utilizado: Os materiais utilizados para realizao de pesquisa, foi o phmetro, um Bquer, um clice, trs Erlenmeyer, as amostras e os tampes para calibragem pH 7.00, pH 4.00 e a gua destilada. Amostras estas que foram colhidas na sala dos professores. Procedimentos: Em Primeiro lugar devesse controlar a calibrao do phmetro, utilizando a soluo tampo, mas deve-se lavar o eletrodo com gua destilado para tira todo resduo que possa alterar o resultado. Logo aps deve colocar o eletrodo do phmentro dentro da soluo 7.00 e espera o aparelho calibra com este ph, aps devidamente calibrado lavar com gua destilada e fazer o mesmo procedimento com a soluo ph 4.00. Lavar novamente com gua destilada e analisar as amostras dos estudos: gua, Caf, e ch mate. gua: aps lavar o eletrodo com gua destilada, colocar a amostra dentro do bquer para conferir o ph do produto. Caf: aps lavar o eletrodo com gua destilada, colocar a amostra dentro do bquer para conferir o ph do produto. Ch mate: aps lavar o eletrodo com gua destilada, colocar a amostra dentro do bquer para conferir o ph do produto. Ao terminar os procedimentos lavar os materiais e promover o desligamento do phmentro.

Resultados: Os materiais estudados a gua estava acida provavelmente a sua exposio a temperatura variadas e o seu local de armazenamento foi verificado que estava em uma garrafa de refrigerante onde tem alto teor de acides. O caf no houve grandes alteraes mas tambm houve uma pequena mudana em seu ph. J o ch no conseguimos o ph deste produto para fazer a comparao.

MATERIAIS PESQUISADOS gua Caf Ch mate

(pH) do produtos 7 pH (neutro ) 5 pH (acido) No encontrado

Resultado da amostra pesquisdas 5.63 pH (acido) 5.65 pH (acido) 5.66 pH (acido)

Concluso: Ao analisar as amostras pesquisadas observamos a incidncia de todos os produtos estarem com o potencial de hidrognio acido, tendo em vista que o ph da gua adequada para o consumo deve ser neutro, ou seja, seu ph deve estar com o valor 7. Isso nos leva a pensar, nos alimentos consumidos por ns em nosso dia a dia exemplo disso e aquela coxinha requentada, os sucos estocados a vrios dias, refrigerantes e tantos outros, o quanto e prejudicial a nossa sade devido a sua acidose. Acidose no em si uma doena especfica, uma condio geral do sangue e, portanto, a raiz de muitas doenas diferentes, tais como diabetes, presso alta, artrite, cncer, tumores e muitos mais. Muitas pessoas hoje tm essa condio de sangue sem saber. Alcalose no to comum como acidose, mas tambm indica uma condio de desequilbrio do sangue.

Bibliografia: LESTER,Lehninger, Albert.Lehninger princpios de bioqumica /Devid L. Nelson, Michael M. Cox 3.ed So Paulo 2002. MOTTA,Valter T.Bioqumica Basca <http://carlosps.110mb.com/down/b/b1intro.pdf > aceso setembro 2009.

You might also like