You are on page 1of 30

SISTEMA SENSORIAL

PEIXES
A viso dos vertebrados terrestres depende de lentes planas e flexveis; Os vertebrados aquticos dependem de lentes esfricas, menos flexveis, com um alto poder de refrao. Uma lente esfrica similar evoluiu nos mamferos aquticos, tais como os cetceos. O olho dos peixes apresenta um cristalino esfrico, denso e espesso, e uma crnea quase plana; A maioria dos fotorreceptores so bastonetes, existindo poucos cones.

RECEPTORES QUMICOS E OLFATRIOS


Apresentam quimiorreceptores na boca, ao redor da cabea e nas nadadeiras peitorais; Alguns receptores qumicos detectam substncias pouco solveis e, os rgos olfatrios no focinho detectam as substncias solveis.

MECANORRECEPTORES
Fornecem a base para a deteco do deslocamento o toque, o som, a presso e o movimento; Possuem uma orelha interna: detecta alteraes de velocidade e de direo do movimento; Detectores de gravidade na base dos canais semicirculares; rgos neuromastos: agrupamentos de clulas ciliadas neuromastos sobre a superfcie da cabea e do corpo forma o sistema de Linha Lateral.

LINHA LATERAL

CHONDRICHTHYES
Possuem rgos sensoriais muito desenvolvidos; Receptores olfatrios localizadas ventralmente na extremidade arredondada da cabea, so capazes de detectar molculas dissolvidas na gua em concentraes mnimas; Ouvidos com trs canais semicirculares dispostos perpendicularmente uns aos outros (funcionando como um rgo de equilbrio, tal como em todos os vertebrados equilbrio superiores); Olhos laterais e sem plpebras, cuja retina geralmente plpebras apenas contm bastonetes (fornecendo uma viso preto-ebranco mas bem adaptada a uma baixa luminosidade); luminosidade Linha lateral: contm clulas nervosas sensveis presso; lateral Ampolas de Lorenzini, localizadas na zona ventral da cabea, Lorenzini so eletrorreceptores capazes de detectar as correntes eltricas dos msculos de outros organismos.

Olho de tubaro

Aberturas das ampolas de Lorenzini na zona ventral do focinho de um tubaro

OSTEICHTHYES
Olhos grandes, laterais e sem plpebras, provavelmente apenas capazes de focar com preciso objetos prximos mas que percebem facilmente movimentos distantes, inclusive acima da superfcie da gua. A retina contm cones e bastonetes, o que permite viso de cores na maioria dos casos; Ouvidos - com trs canais semicirculares dispostos perpendicularmente uns aos outros (funcionando como um rgo de equilbrio, tal como em todos os vertebrados superiores). equilbrio

Muitos peixes comunicam-se entre si produzindo sons, seja esfregando partes do corpo entre si, seja com a bexiga si natatria; natatria As narinas esto localizadas na parte dorsal do focinho. Comunicam-se com uma cavidade coberta de clulas sensveis a molculas dissolvidas na gua; Linha lateral localizada longitudinalmente ao longo do animal, composta por uma fileira de pequenos poros, em comunicao com um canalabaixo das escamas, onde se encontram mecanorreceptores. A eficcia deste sistema para detectar mecanorreceptores movimentos e vibraes por ele causadas na gua permite a formao de cardumes, fundamental como estratgia de defesa cardumes destes animais.

AMPHIBIA
rgos dos sentidos incluem olhos protegidos por plpebras mveis e glndulas lacrimais (proteo do olho no meio seco e cheio de partculas estranhas como o terrestre); Ouvidos com columela e tmpano externo (sapos e rs), permitindo uma ampliao dos sons transmitidos pelo ar.

REPTILIA
Os olhos so grandes e apresentam geralmente plpebras superior e inferior (lagartos, crocodilos e tartarugas). Nas cobras so cobertos por uma cutcula transparente que muda junto com a pele. Muitas vezes apenas tm percepo do movimento, como em algumas cobras ou lagartos escavadores, mas geralmente a viso muito apurada. Os ouvidos so geralmente pouco desenvolvidos e muitas espcies nem apresentam abertura externa do canal auditivo. Neste caso os sons so transmitidos por vibraes dos ossos do maxilar e do crnio. crnio

Cabea de um pequeno lagarto, mostrando os grandes olhos laterais, cavidades auditivas (atrs dos olhos) sem ouvido externo e narinas anteriores.

O paladar no to importante para os rpteis mas o olfato muito apurado. A lngua bifurcada nas cobras e maioria dos lagartos, transportando informaes qumicas para o rgo de Jacobson localizado na zona anterior do palato e em comunicao com a cavidade bucal por dutos. O fato de ser bifurcada permite lngua detectar um gradiente nas substncias detectadas, permitindo detectadas localizar a sua origem. Fosseta loreal: Algumas cobras apresentam dos lados da loreal maxila fossetas termorreceptoras especializadas na deteco de calor, o que lhes permite detectar as presas de sangue quente.

Fossetas termorreceptoras, que lhe permitem detectar calor (infravermelhos) e capturar presas de sangue quente

RGO VOMERONASAL OU RGO DE JACOBSON

Lagartos e Tuataras
Os lagartos e os tuataras tm uma rea semitransparente e sensvel luz no topo do crnio, geralmente designada terceiro olho, cuja funo parece relacionada com o controle metablico diurno e sazonal, de acordo com o fotoperodo. Esta zona est ligada a uma parte do crebro, o corpo pineal, cuja estimulao conduzir produo de pineal hormnios que desencadeiam a reproduo ou a hibernao.

O terceiro olho do lagarto (seta) permite-lhe regular a sua atividade de acordo com as condies do meio, fundamental para um organismo que no controla a temperatura interna.

AVES
O sistema nervoso e rgos dos sentidos so bem desenvolvidos. A viso um sentido primrio nas aves. Os olhos so grandes com uma elevada acuidade visual e uma rpida acomodao; A retina contm maior nmero de receptores por unidade de rea que os restantes vertebrados (em algumas espcies 8 vezes mais). Os olhos esto rodeados por plpebras.

Devido os olhos das aves serem grandes, o encfalo deslocado dorsocaudalmente; O olho de uma ave como de qualquer vertebrado, com relao a sua estrutura bsica, mas a forma varia de uma esfera achatada a algo que se aproxima de um tubo.

Os ouvidos abrem atrs dos olhos, protegidos por penas especiais, e so igualmente eficientes. A sensibilidade do sistema auditivo das aves aproximadamente, a mesma que a dos seres humanos, apesar do pequeno tamanho de suas orelhas; A maioria das aves tem membranas timpnicas grandes em relao ao tamanho da cabea. Uma membrana timpnica grande aumenta a sensibilidade auditiva. Apresentam ccleas grandes, bem como centros auditivos no encfalo bem desenvolvidos.

O sentido do olfato muito desenvolvido em algumas aves e pouco em outras. O tamanho dos bulbos olfatrios uma indicao aproximada da sensibilidade do sistema olfatrio; Bulbos relativamente grandes so encontrados em espcies que: Nidificam no cho e em colnias; Esto associadas com a gua; So carnvoras ou piscvoras. piscvoras Algumas aves usam o olfato para localizar a presa. Ex: Urubus-de-cabea-vermelha.

MAMFEROS
Os olhos so protegidos por plpebras mveis; Os ouvidos apresentam pavilho auditivo externo mvel (aurcula); O sentido do olfato muito desenvolvido.A informao tctil no provm somente da superfcie do corpo mas tambm de vibrissas ou bigodes; bigodes Na lngua localizam-se receptores do gosto em papilas especializadas;

Os longos bigodes - vibrissas desta lontra da Califrnia permitem-lhe avanar com confiana em lugares estreitos

Em seus sistemas sensoriais, os mamferos so mais dependentes da olfao e da audio do que a maioria dos tetrpodes, sendo menos dependentes da viso. O acurado senso de olfato da maioria dos mamferos est, provavelmente, relacionado ao seu comportamento primariamente noturno; O bulbo olfatrio uma poro proeminente do encfalo em muitos mamferos, mas os primatas apresentam um bulbo pequeno e pouco sentido de olfao, provavelmente associados a seus hbitos diurnos; O senso do olfato tambm reduzido, ou ausente, nas baleias, em associao com sua existncia aqutica. aqutica

Os mamferos evoluram como animais noturnos, e a sensitividade visual (formao de imagens sob pouca luz) era mais importante do que a acuidade (formao de imagens precisas); Os mamferos possuem retinas compostas, compostas primariamente, de clulas bastonetes, as quais apresentam uma grande sensibilidade luz, mas so relativamente fracas para uma viso acurada. Os mamferos atingem este tipo de acuidade somente em um local da retina, a fvea, formada somente por cones. fvea Alm de fornecer maior acuidade visual, os cones so a base da viso colorida. colorida

Os mamferos apresentam uma orelha mdia mais complexa do que a dos demais tetrpodes; Eles contm uma srie de trs ossos (estribo, martelo e bigorna), em vez de um nico osso; bigorna) Longa cclea, capaz de uma descriminao maior de tons. tons Presena da orelha externa, ou aurcula, que ajuda a determinar a direo do som; Mamferos aquticos utilizam sistemas inteiramente distintos para ouvir sob a gua, tendo perdido ou reduzido suas aurculas. Os cetceos, por exemplo, aurculas utilizam a maxila inferior para canalizar ondas sonoras orelha interna.

Botes gustativos na cavidade oral formados por clulas sensoriais especializadas que so estimuladas por diferentes tipos de molculas. So expostos e sujeitos ao desgaste Quatro sabores bsicos: salgado, doce, azedo e amargo

A = amargo B = cido C = salgado D = doce

You might also like