You are on page 1of 4

Contabilidade Bsica

Prof Milko Mariselli 1.5 LANAMENTOS CONTBEIS MECANISMO DO DBITO E DO CRDITO


Lanamento o registro dos fatos contbeis (aqueles que provocam mudanas na composio do patrimnio da entidade), efetuados de acordo com o mtodo das partidas dobradas. feito em ordem cronolgica e obedecendo a determinada tcnica. O lanamento feito nas contas Patrimoniais, pertencentes ao grupo do ATIVO, PASSIVO EXIGVEL e PATRIMNIO LQUIDO, e nas contas de Resultado, representadas pelas RECEITAS, e DESPESAS. As contas de ATIVO, por terem saldo devedor, so aumentadas de valor por DBITO e diminudas por CRDITO. As contas de PASSIVO EXIGVEL e de PATRIMNIO LQUIDO, por apresentarem saldo credor, so aumentadas de valor por CRDITO e diminudas por DBITO. As contas relativas s RECEITAS e DESPESAS, por afetarem diretamente o PL, so, respectivamente, CREDITADAS (porque aumentam o PL) e DEBITADAS (porque diminuem o PL).
Natureza Das Contas Ativo = Bens e Direitos Passivo = Obrigaes Patrimnio Lquido Receitas Despesas e Custos Do Saldo Devedor Credor Credor Credor Devedor Para o Saldo Aumentar D C C C D Diminuir V D D D C

1.5.1 Passos para se Efetuar um Lanamento.


Dado um fato contbil, devemos seguir alguns passos para efetuar seu devido lanamento. Exemplo: Compra de um veculo vista em dinheiro no valor total de $ 1.000,00 1 passo identificar as contas envolvidas no fato; Caixa (valor em dinheiro) Veculo (bem) 2 passo identificar a natureza das contas, ou seja, a que grupos pertencem: Ativo (A); Passivo (PE); Patrimnio Lquido (PL); Receitas (R); ou Despesas (D).

Caixa conta do Ativo (A) Veculo conta do Ativo (A) 3 passo identificar o que o fato provoca sobre o saldo das contas, ou seja, se o saldo aumentar ou diminuir; no caso: Caixa (A) o saldo diminuir (-); Veculos (A) o saldo aumentar (+); 4 passo efetuar o lanamento contbil segundo o mtodo das partidas dobradas, com a utilizao do quadroresumo do mecanismo do dbito e crdito, da seguinte forma: DBITO = APLICAO DE RECURSO; CRDITO = ORIGEM DO RECURSO

1.5.2 Funes do Lanamento


Ao conjunto de lanamentos denomina-se ESCRITURAO. O lanamento pois uma parcela da Escriturao, e, a semelhana desta apresenta duas funes:

1.5.2.1 Funo Histrica


Consiste em narrar o fato contbil em ordem cronolgica.

1.5.2.2 Funo Monetria


Compreende o registro da expresso monetria dos fatos e seu agrupamento segundo a natureza de cada um.

1.5.2.3 Elementos
So 5 (cinco) os elementos de um lanamento: 1. Local e data local da empresa e dia, ms e ano da ocorrncia do registro. 2. Conta devedora a conta debitada. Vem sempre em primeiro lugar. 3. Conta credora a conta creditada, que vem acompanhada da preposio acidental a. 4. Histrico a narrao do fato ocorrido, a qual deve ser resumida, mas exprimindo bem a operao. No existe uniformidade de histrico, todavia, a praxe contbil de que se lhe inicie com uma das seguintes expresses: a. Pago quando a conta credora for Caixa b. Recebido quando a conta devedora for Caixa c. Valor ou Importe quando o lanamento no envolver a conta Caixa. o denominado LANAMENTO EXTRA-CAIXA. 5. Importncia ou quantia o valor das operaes expresso em unidades monetrias.

Contabilidade Bsica
Prof Milko Mariselli
1.1 PARTIDAS DOBRADAS A essncia deste mtodo, que o registro de qualquer operao implica que um dbito em uma ou mais contas deve corresponder um crdito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual a soma dos valores creditados, ou simplificando: NO H DBITO SEM CRDITO CORRESPONDENTE; DBITO = CRDITO, OU ORIGENS = APLICAES 1.2 CONTAS Representam os registros de dbito e crdito da mesma natureza ou espcie identificadas por um ttulo que qualifica os elementos do patrimnio (bem, direito, obrigao ou situao lquida) ou uma variao patrimonial (receitas e despesas). 1.2.1 Elementos da Conta So seis os elementos de uma conta: Ttulo o nome da conta. Data marcao do tempo do fato (dia, ms e ano). Histrico a narrao do fato ocorrido. Dbito estado de dvida da conta Crdito estado haver da conta Saldo a diferena entre o dbito e o crdito. Pode ser: Devedor quando dbito maior que crdito. Credor quando dbito menor que crdito. Nulo quando dbito igual a crdito. 1.2.2 Funo das Contas Representar graficamente o Patrimnio e suas variaes. A representao feita atravs dos chamados

Razonetes ou Contas em forma de T, conforme abaixo demonstrado.


NOME DA CONTA
VALORES ESCRITURADOS A DBITO SALDO DEVEDOR VALORES ESCRITURADOS A CRDITO SALDO CREDOR

1.2.3 Termos Tcnicos das Contas So diversos os termos tcnicos utilizados no uso das contas, entre os quais podemos citar: 1. Ttulo da conta - a denominao da conta. o nome da conta. 2. Abrir uma conta - significa iniciar a sua escriturao. 3. Debitar uma conta - significa registrar determinado valor em seu dbito. 4. Creditar uma conta - significa registrar determinado valor em seu crdito. 5. Conferir ou verificar uma conta - significa examinar a sua exatido. 6. Tirar o saldo de uma conta ou balancear - a diferena entre a soma do dbito e a do crdito; se o dbito for maior, o saldo ser devedor. Se o crdito for maior, o saldo ser credor. 7. Reabrir uma conta - significa reiniciar a sua escriturao quando ela se acha encerrada, por no apresentar saldo. 8. Transferir uma conta - significa levar o seu saldo a dbito ou a crdito de outra conta.

You might also like