You are on page 1of 141

GEOGRAFIA GERAL UNIDADE 1

PLANETA TERRA E CARTOGRAFIA


PROFESSORA FABIANE ROSSI

At onde se sabe o planeta em que vivemos o nico do nosso sistema solar em condies de abrigar vida da forma como a conhecemos. A Terra est uma distncia adequada do Sol, tem uma atmosfera rica em oxignio e possui grandes quantidades de gua. o primeiro planeta, a partir do Sol, que tem um satlite natural, a Lua.

um planeta ativo, ao contrrio dos outros planetas. Est em permanente atividade geolgica, regenerando a sua superfcie. o nico planeta que possui gua no estado lquido. A sua temperatura mdia superfcie amena. A sua atmosfera rica em oxignio e azoto. A sua atmosfera filtra as radiaes solares mais nocivas. A sua atmosfera funciona como uma estufa, ajudando-a a manter a sua temperatura amena superfcie efeito de estufa.

Possui a forma de um geoide ou de um elipsoide de rotao; sofre um pequeno achatamento nos plos e um abaulamento no Equador. Com uma superfcie aproximada de 512.000.000km2, distribui-se em 364.000.000 km2 por superfcie lquida e 148.000.000 km2 de terras emersas.

Campo Magntico
O campo magntico terrestre de origem interna e bem semelhante ao produzido por uma barra imantada, colocada no centro terrestre. O eixo desse campo tem uma inclinao de onze graus com o eixo de rotao terrestre. Nas altas temperaturas do interior da Terra no existem magnetos permanentes, e por isso, s as correntes eltricas, podem constituir uma fonte para o campo magntico global. A intensidade desse campo vem diminuindo em cerca de 0,05% ao ano e, nesse ritmo, o campo estar anulado antes do ano 4.000. Durante a solidificao de certas rochas elas so magnetizadas segundo a intensidade e direo do campo existentes. Com isso fezse o estudo do magnetismo fssil de rochas antigas e a partir da descobriu-se que o campo se anulou diversas vezes por perodos de at alguns milhares de anos e at inverteu sua direo, ficando o polo sul sendo o polo norte e vice-versa. Existem hoje cronologias bem detalhadas, que narram as sucesses das inverses do campo magntico.

Idade da Terra
Os clculos para determinao da Idade da Terra so feitos atravs de rochas radioativas, encontradas na crosta. De uma amostra de rocha contendo traos de elementos radioativos que se solidificou em certa poca, basta conhecer as meias-vidas desses elementos para saber o intervalo de tempo decorrido. A amostra no pode ter sido contaminada com amostras estranhas de elementos radioativos. As mais antigas encontradas at hoje datam de 3,8 bilhes de anos, encontradas na Groenlndia. Isso implica que a Terra se formou antes disso, pois nessa poca a Terra j havia se solidificado. De anlises de meteoritos, foi concludo que datam de 4,5 a 4,6 bilhes de anos. Acredita-se ser a poca em que se formaram os primeiros corpos slidos do sistema sola

Estrutura Geolgica
At hoje no se conseguiu informaes diretas sobre o que h no interior terrestre, pois a perfurao mais profunda, conseguida na dcada de 80 na ento URSS, no chega a 13 km. uma distncia nfima, em relao ao raio terrestre, que nem se quer atravessa a crosta. Os estudos sobre o interior terrestre so feitos de formas indiretas, pesquisando-se principalmente os abalos ssmicos (terremotos), que chegam a 300.000 por ano, dos quais no mais do que 100 so perceptveis no mundo todo e pelas rochas trazidas pelas erupes vulcnicas. Mas foi pelo estudo da propagao das ondas ssmicas que se concluiu quase todo o estudo estrutura geolgica existente hoje. .

Crosta: Pode ser crosta continental e ocenica. A crosta ocenica com espessura mdia de cinco quilmetros, composta principalmente de rochas baslticas e ricas em silcio, alumnio, ferro e magnsio. A continental com uma espessura que varia de 20 a 65 km, rica em granito e pobre em silcio na parte superior, separada pela descontinuidade de Conrad da parte inferior, que contm rochas ricas em silcio.

Mantos: Tanto a crosta continental como a ocenica so separadas do manto pela descontinuidade de Mohorovic. O manto ocupa 80% do volume terrestre e dividido em manto superior (com 1000 km de espessura) e o inferior (com 1900 km de espessura), totalizando 2900 km de espessura total. Ncleo Externo: Com 2100 km de espessura formado por uma liga lquida de ferro e nquel.

Ncleo Interno: com raio de 1370 km, de composio idntica ao ncleo externo, porm em estado slido. A sua existncia no totalmente comprovada, mas uma teoria bem aceita na comunidade cientfica, principalmente por aqueles que estudam as origens do campo magntico da Terra e se baseiam na existncia do ncleo metlico dessa forma, para explicarem suas teorias. Existe uma camada de transio entre os ncleo externos e internos que no chega a 100 km.

Litosfera: a camada slida mais externa da Terra, e a primeira camada. Astenosfera: Encontra-se tambm no Manto Superior, entre a Mesosfera e Litosfera. Mesosfera: Situa-se entre a Astenosfera e Endosfera, consiste no Manto Superior e no Manto Inferior. Endosfera: Situa-se no Ncleo Interno e no Ncleo Externo. a ltima camada.

Atmosfera
A atmosfera uma fina camada de gases que envolve a Terra, e que est presa a ela pela fora da gravidade. A atmosfera responsvel por manter a temperatura do planeta e protege-lo dos efeitos dos raios solares e do impacto direto dos meteoros. medida que se desloca verticalmente pela atmosfera, a temperatura e a concentrao de gases se modificam.

A atmosfera dividida em camadas:


Ionosfera: de 80 a 600km. Constituda de ons que refletem para a Terra as ondas de rdio. Mesosfera: de 50 a 80 km. Apresenta as maiores variaes trmicas. Estratosfera: de 18 a 50 km. Quanto mais elevada a altitude nessa camada, mais alta a temperatura. onde se encontra a maior parte do gs oznio, que filtra os raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Troposfera: de 0 a 18 km de altitude. Est em contato direto com a superfcie do planeta. Ocorrem os principais fenmenos meteorolgicos, como nuvens, ventos e chuvas. Tem cerca de 75% do total da massa gasosa atmosfrica. medida que aumenta a altitude, diminui a temperatura, cerca de 0,6 a cada 100 metros.

SATLITE: LUA
A Lua um satlite que tem do dimetro da Terra, e est apenas a 380 mil Km de distncia da Terra. A superfcie da Lua rica em alumnio e titnio e seu interior rochoso. A falta de gua lquida e de atmosfera que forme ventos, impede qualquer eroso, por isso a Lua tem grande quantidade de crateras visveis. Qualquer buraco formado na Lua no desmancha pois no h eroso.

Fases da Lua
A Lua acompanha a Terra, movendo-se sua volta e rodando sobre si prpria, sempre no sentido direto. Demora o mesmo tempo, 27 dias e 8 horas, para completar uma rotao e uma translao. por esse motivo que a Lua volta para a Terra sempre a mesma face. Embora mostrando sempre a mesma face, a Lua vista da Terra com formas diferentes. Estas diferentes formas chamam-se fases da Lua.

Fases da Lua: diferena na incidncia de raios solares

Ns vemos a Lua quando chega aos nossos olhos a luz que ela reenvia. Se a forma com que a vemos varia noite aps noite, porque a face que a Lua volta para a Terra no est sempre igualmente iluminada. Devido ao movimento de translao, a face da Lua voltada para a Terra ora est totalmente s escuras, ora est totalmente iluminada, ora parcialmente iluminada.

Fases da Lua
No correto dizer que a Lua tem quatro fases. Como a fase se refere aparncia da Lua vista da Terra, a cada dia a Lua apresenta uma fase diferente. Entretanto, podemos afirmar que so quatro as principais fases do ciclo da Lua: Nova, Quarto Crescente, Cheia e Quarto Minguante. Nestas fases a posio relativa entre o Sol, a Lua e a Terra so facilmente visualizadas.

Fases da Lua vistas do Hemisfrio Sul

A Terra - Os Dias e as Noites


A sucesso dos dias e das noites uma consequncia do movimento de rotao da Terra. Ento, se a Terra demora 24 h a dar 1 volta completa em torno do seu eixo, ser que dia durante 12 h e noite durante outras 12 h? NO, porque a Terra roda inclinada em relao ao plano da sua rbita em volta do Sol.

A desigualdade dos dias e das noites deve-se inclinao do eixo da Terra.

Os Dias e as Noites
O aspecto do cu noturno varia durante a noite e todas as noites

O Sol nasce e pe-se todos os dias, dia aps dia

O movimento aparente das estrelas durante a noite e do Sol durante o dia so consequncias do movimento de rotao da Terra.

Os eclipses
Chama-se eclipse ocultao total ou parcial de um astro devido interposio de outro. Os eclipses do Sol e da Lua ocorrem quando os trs astros: Sol, Terra e Lua, ficam perfeitamente alinhados. Assim, quando a Lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar. Quando a Terra atingida pela sombra da Lua, acontece um eclipse solar.

Eclipse do Sol

Eclipse da Lua

Estaes do Ano
As estaes do ano acontecem por causa da inclinao da terra em relao ao sol.
Hemisfrio Sul 23 de setembro a Primavera 21 de dezembro 21 de dezembro Vero a 21 de maro 21 de maro a 21 Outono de junho 21 de junho a 23 Inverno de setembro Hemisfrio Norte Outono

Inverno

Primavera Vero

Movimentos da Terra
Rotao e Translao

Assim como todos os demais planetas do Sistema Solar, a Terra arredondada. Habitualmente, dizemos que esfrica. Por isso, o Sol s consegue iluminar metade da Terra de cada vez.

ROTAO: o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma, como se fosse um pio. Este movimento giratrio ocorre sempre no mesmo sentido (de oeste para leste), em torno de um eixo imaginrio que passa pelo centro da Terra e sai nos Plos. Assim, dia na metade da Terra que est sendo iluminada pelo Sol e noite na outra metade que no est sendo iluminada pelo Sol naquele momento.
Plo Norte

Plo Sul

Eixo Imaginrio da Terra

Para realizar um movimento de Rotao completo, a Terra leva 23 horas, 56 minutos e 4 segundos (dia sideral). D origem aos dias e s noites.

TRANSLAO: o movimento que a Terra realiza em torno do Sol. O tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos (ano sideral). D origem s estaes do ano.

CURIOSIDADE: anualmente, depois de 365 dias, sempre faltam 6 horas para que a Terra complete seu movimento de Translao. Assim, foi necessrio que de 4 em 4 anos ocorra o ANO BISSEXTO, acrescentando-se um dia a mais no ms de fevereiro. Esse dia a mais o dia 29 de fevereiro. 4 ANOS x 6 HORAS = 24 HORAS (1 DIA)

Solstcios e Equincios
Devido ao movimento de translao, os solstcios acontecem aproximadamente em 21 de junho no hemisfrio norte e 21 de dezembro no hemisfrio sul, quando os raios solares incidem direta e verticalmente sobre o trpico desta regio, acontecendo o dia mais longo do ano. Ao mesmo tempo em que o sol incide em um hemisfrio, no outro acontece o solstcio de inverno e o dia mais curto do ano.

Solstcios e Equincios
Durante um ano, apenas em dois dias, os dois hemisfrios terrestres recebem aproximadamente a mesma quantidade de luz e calor: 21 de maro e 21 de setembro, quando acontecem os equincios, sendo a durao dos dias iguais s noites

Planeta Terra:
Teoria da Formao dos Continentes

Teoria das Placas Tectnicas

Pangia

Pantalssa OP

Pr-Cambriano + 820 milhes Pangia Pantalassa

Laursia N
Gondwana S

Paleozico Primrio + 220 milh. Laursia Gondwana

Mesozico Secundrio + 70 milh. Laursia = Am.N e Eursia Gondwana= Am.S (derrame Trapp), frica, India, Austrlia e Antrtida

Cenozica Tercirio + 10 milh. Dobramentos Am.N e Pacfico Eursia e India Am.S e Nazca Eursia e Pacfico

Quaternrio -10 milh. Bacias Sedimentares Agentes Externos Br. Epirogenticos longe bordas hidreltricas

Tectonismo e Vulcanismo

Tectonismo ou Dastrofsmo

Epirogentico transgresso regresso

Orogentico anticlinal sinclinal horst

dobramentos

Graben Subduco Aduo Parclase ----------- falhamentos ------- Diclase com sem

Abalos Ssmicos
maremotos terremotos

hipocentro

epicentro

Vulcanismo

lava cratera cone magma caldeira

Cartografia

O que cartografia?
a arte e cincia de graficamente representar um rea geogrfica em uma superfcie plana como em um mapa ou grfico (normalmente no papel ou monitor). As representaes de rea podem incluir superimposies de diversas informaes sobre a mesma rea atravs de smbolos, cores, entre outros.

A cartografia data da pr-histria, quando era usada para delimitar territrios de caa e pesca, porm o ato de traar mapas comeou com os gregos no sculo VI a.C., devido s suas expedies militares e de navegao. O mais antigo mapa j encontrado foi confeccionado na Sumria, em uma pequena tbua de argila, que representa um Estado. Com a descoberta do novo mundo, a cartografia comeou a trabalhar com projees de superfcies curvas em impresses planas. A mais usada e conhecida a projeo Mercator.

Com a era dos descobrimentos, os dados obtidos durante as viagens tornaram os mapas mais exatos e, mais tarde, com a descoberta do novo mundo, a cartografia comeou a trabalhar com projees de superfcies curvas em impresses planas. Hoje em dia, a cartografia feita atravs da fotometria e de sensoreamento remoto por satlites e, com a ajuda de computadores, mais informaes podem ser vistas e analisadas pelos gegrafos, fazendo mapas que chegam a ter preciso de at 1 metro. Nenhum mapa impresso consegue mostrar todos os detalhes de uma regio; em contraposio, as fotos areas e dados de satlites podem mostrar muito mais do que apenas o que pode ser visto.

A cartografia conta com grandes modificaes tecnolgicas que ajudam a perceber melhor o espao em que vivemos, como o caso do uso de satlites. O GPS Global Positioning System um sistema projetado para fornecer o posicionamento instantneo e a velocidade de um ponto sobre a superfcie da Terra ou prximo a ela. Este sistema foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos EUA, primeiramente criado com fins militares estratgicos. A partir de meados da dcada de 1970, o seu uso foi estendido para outras vrias aplicaes, tendo passado por uma contnua evoluo desde ento, principalmente no que diz respeito aos equipamentos eletrnicos e programas computacionais.

Hoje em dia a cartografia feita atravs de fotometria e de sensoreamento remoto por satlite e, com a ajuda de computadores, mais informaes podem ser visualizadas e analisadas pelos gegrafos, fazendo mapas que chegam a ter preciso de at 1 metro.

A importncia da cartografia
A cartografia nos proporciona a localizao e a orientao de todos os pontos da Terra. A manuteno da rota de um avio ou navio A anlise e definio de estratgias militares de ataque e defesa A localizao de jazidas e possveis vias de acesso Ou a simples orientao rodoviria numa viagem de turismo

Mapas
Os mapas so representaes geogrficas da superfcie curva do planeta Terra sobre uma superfcie plana

Mapas antigos: cincia e imaginao

Mapas antigos: cincia e imaginao

Mapas antigos: cincia e imaginao

A partir do sculo XVI-XVII: mapas mais precisos e com mais detalhes

Imagens de satlite: permitiram, aliadas a outras novas tecnologias, que os mapas a partir da segunda metade do sculo XX conseguissem uma preciso de at 1m.

Elementos de Orientao
A necessidade de determinar as posies em relao s diversas localidades do globo d origem aos meios de orientao, entre os quais se destacam os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, que so representados graficamente pela rosa-dos-ventos.

Elementos de Orientao
Pontos Cardeais:
N Norte, setentrional ou boreal S Sul, meridional ou austral L ou E Leste, Oriente, Nascente ou Levante O ou W Oeste, Ocidente, Poente ou Ocaso.

Elementos de Orientao
Pontos Colaterais:
NE - Nordeste NO ou NW- Noroeste SE - Sudeste SO ou SW - Sudoeste

Elementos de Orientao
Pontos subcolaterais
ENE: leste-nordeste ESE: leste-sudeste SSE: sul-sudeste NNE: norte-nordeste NNO/NNW: norte-noroeste SSO/SSW: sul-sudoeste OSO/WSW: oeste-sudoeste ONO/WNW: oeste-noroeste

Rosa-dos-ventos

Como nos orientar atravs do sol

O sol nasce aproximadamente ao Leste e pe-se a Oeste, encontrando-se ao Sul, no meio-dia solar, que 36min a mais do que o meio-dia do relgio no Inverno e 1h36min a mais que o meio-dia do relgio no Vero (a hora do relgio chamada de hora legal).

Orientao pelas estrelas e bssola


Estrelas: no Hemisfrio Sul utiliza-se o Cruzeiro do Sul como ponto de orientao. Bssola: aponta sempre para o Plo Norte Magntico da Terra. Com um ajuste de clculo baseado na diferena em graus entre o Norte Magntico e o Norte Geogrfico, tem-se estabelecido o ponto de referncia do Norte.

As coordenades geogrficas

Coordenadas geogrficas
A rede de coordenadas geogrficas formada pelos paralelos e meridianos e um conjunto de linhas imaginrias convencionadas pelo homem, sendo um sistema de pontos de referncia, que determinam a localizao de qualquer ponto na superfcie da Terra, por meio das medidas de latitude e longitude. As coordenadas geogrficas so como imensas ruas ou caminhos que se cruzam sob toda a superfcie terrestre, mas diferentes das ruas e avenidas de nossa cidade, as coordenadas no so visveis.

Paralelos e Meridianos

Paralelos e Meridianos

Principais Paralelo e Meridiano


Linha Do Equador Meridiano De Greenwich

dividem a Terra em duas partes iguais

Coordenada

Referncia

Unidade Valor de medida mximo Valor mnimo

Variao

Latitude

Equador

Graus

90 (Plos) 180

N ou S 0 E ou O 0

Longitude

Semimeridiano de Greenwich

Graus

Os paralelos e os meridianos so indicados por graus de circunferncias. Um grau (1) corresponde a uma das 360 parte iguais em que a circunferncia pode ser dividida. Um grau por sua vez dividi-se em 60 minutos (60') e cada minuto pode ser divido em 60 segundos (60"). Assim um grau igual a 59 minutos e 60 segundos.

Hoje em dia, com a ajuda de satlites artificiais e de um pequeno aparelho porttil (GPS, iniciais de Global Positioning System) que capta sinais desse satlites, possvel saber, com grande preciso, em que lugar do planeta se est, isto , a latitude e a longitude. A tabela a seguir mostra a latitude e a longitude de alguns lugares.

Local Amesterd Lisboa Londres Luanda Nova Iorque Pequim Rio de Janeiro Sidney

Latitude 52 N 39 N 52 N 9 S 41 N 40 N 23 S 34 S

Longitude 5 E 9 O 0 13 E 74 O 116 E 43 O 151 E

Paralelos e a Latitude
Paralelas so linhas imaginrias que circulam a Terra no sentido Leste-Oeste, sendo o Equador o paralelo principal. A distncia de qualquer ponto da Terra ao Equador chamada latitude e a unidade dada e graus, pois a superfcie terrestre tende esfericidade. Quanto mais distante do Equador, maior a latitude em direo aos plos. A mxima latitude 90 graus, nos Plos Norte ou Sul.

Paralelo principal: Linha do Equador

Outros paralelos importantes


Alm do Equador, quatro outros paralelos recebem nomes: o Trpico de Cncer e o Crculo Polar rtico, no Hemisfrio Norte; o Trpico de Capricrnio e o Crculo Polar Antrtico, no Hemisfrio Sul. Os trpicos esto distantes 2327 do Equador e indicam os limites mximos ao sul e ao norte em que incidem verticalmente os raios solares durante o solstcio de vero.

Outros paralelos importantes


Os crculos polares esto distantes 6633 da linha do Equador e 2327 dos plos. Eles assinalam o limite mximo de iluminao total das regies polares nos solstcios de vero. Isso quer dizer que, no dia do incio do vero, toda a regio polar recebe os raios solares durante 24 horas, no havendo, portanto, um perodo de noite. No solstcio de inverno acontece o contrrio, ou seja, toda a regio polar fica sem Sol, no escuro.

Zonas terrestres (Zonas Climticas) Z. Frgida do Norte Z. Temperada do Norte Zona Intertropical
Trpico de Cncer

66 33 N

23 27 N Z. Temperada do Sul Z. Frgida do Sul 23 Trpico de Capricrnio


Crculo Polar Antrctico

27 S

66 33 S

Latitude
a medida em graus de um ponto qualquer da superfcie da Terra ao Equador. Como as temperaturas normalmente diminuem do Equador para os plos, pode-se dizer que a latitude um elemento explicador das diferenas trmicas da superfcie da Terra. Assim, quanto menor a latitude, maior a temperatura e vice-versa. A latitude pode ser Norte ou Sul.

LATITUDE

a distncia, medida em graus, entre o Equador e o lugar considerado. Pode ser medida para Norte ou para Sul do Equador. O seu valor mximo de 90 nos plos e o valor mnimo de 0 no Equad Um grau de latitude corresponde , sensivelmente a 111 Km.

Os meridianos e as longitudes
Os meridianos so linhas semicirculares traadas a partir do Meridiano inicial (Meridiano de Greenwich) que unem os dois plos. Os meridianos e os antimeridianos (continuao dos meridianos situados no hemisfrio oposto) formam crculos mximos. A distncia entre qualquer ponto da Terra e o Meridiano Inicial chamada longitude e a unidade dada em graus, assim como os paralelos. Quanto mais distante de Greenwich, maior a longitude. A mxima longitude 180 graus, nas direes leste e oeste.

Principal Meridiano: Greenwich


O meridiano de Greenwich uma linha imaginria que divide a Terra em dois hemisfrios tambm, s que so o hemisfrio leste (oriental) e o hemisfrio oeste (ocidental). o principal meridiano e o nico que recebe um nome especfico.

Meridiano de Greenwich
Linha imaginria que divide a Terra em dois hemisfrios: Oriental e Ocidental

O Meridiano de Greenwich no mais do que uma linha imaginria que liga o Plo Norte, o Plo Sul e atravessa uma localidade inglesa nas margens do rio Tamisa, chamada Greenwich.

Meridianos

A metade de um meridiano que vai de plo a plo chama-se semimeridiano .

Semimeridiano de Greenwich (e o semimeridiano oposto)

Longitude
a medida em graus de um ponto qualquer da superfcie da Terra ao Meridiano de Greenwich. A Longitude pode ser Leste (oriental) ou Oeste (ocidental).

LONGITUDE

a distncia, medida em graus, entre o meridiano de Greenwich ou de referncia e o meridiano do lugar. Pode ser medida para Este e para Oeste do meridiano de Greenwich. O seu valor mnimo de 0 no meridiano de referncia e o seu valor mximo de 180 no meridiano oposto ao de referncia.

Elementos de referncia da Terra: paralelos e meridianos


Os paralelos e meridianos quando traados sobre um globo ou um mapa do origem a uma rede cartogrfica.

Com estas linhas imaginrias podemos medir distncias, falando-se, assim, em Latitude e Longitude

Fusos horrios
Na segunda metade do sculo XIX, todas as partes do mundo praticamente j eram conhecidas. O desafio do homem passava, ento, a ser o de criar e aperfeioar meios de comunicao e de transporte, a fim de agilizar o contato entre as diversas reas do planeta. Em virtude do avano dos meios de transporte e comunicao, um sistema comum para determinar a hora local foi tornando-se cada vez mais necessrio.

Em 1884, 25 pases reunidos em Washington estabeleceram uma diviso do mundo em 24 fusos de uma hora, baseando-se no fato de que a Terra demora praticamente 24 horas para dar uma volta completa em torno de seu prprio eixo. O fuso referencial para a determinao das horas o de Greenwich , delimitado pelos meridianos 730' leste e 730' oeste .

Fusos horrios Dividindo os 360 da circunferncia terrestre por 24, temos 15, que a medida de cada fuso horrio. Cada fuso delimitado por dois meridianos e todas as localidades situadas no seu interior tm a mesma hora, que chamada de hora legal.

Linha Internacional de Datas


No final do sculo passado, definiu-se internacionalmente uma linha de mudana de data que acompanha, mas no coincide rigorosamente com o meridiano de 180, que oposto ao meridiano de Greenwich.

Linha Internacional de Datas


Quando se chega linha internacional de data muda-se a data ou o "calendrio" e no o relgio, portanto quem a atravessa de leste para oeste (Sibria para o Alasca, por exemplo) volta de hoje para ontem, e quem atravessa de oeste para leste (Alasca para Sibria) adianta um dia, mas sem mexer nas horas.

A "LID" - Linha Internacional da Data o marco imaginrio que indica onde um dia acaba e onde comea o seguinte. Definida no final do sculo XIX, ela passa pelo oceano Pacfico e corresponde, aproximadamente ao antimeridiano de Greenwich, situado a 180 graus do meridiano inicial. Por conveno internacional, a LID determina a mudana de data civil na Terra. O horrio na faixa de fuso em que a linha est situada o mesmo, tanto de um lado como do outro da linha. No entanto, a parte leste da LID, situada no hemisfrio Oeste (ocidental), tem um dia a menos em relao parte Oeste, situada no hemisfrio Leste (Oriental).

Toda a embarcao que cruza a LID no sentido lesteoeste perde um dia: por exemplo, da tarde de sbado passa tarde de domingo. J uma embarcao que cruza no sentido Oeste-Leste ganha um dia, pois da manh de Domingo, por exemplo, passa para a manh de Sbado. Outra observao curiosa: se viajarmos para oeste e dermos uma volta completa ao redor da Terra, "perderemos" um dia, pois estaremos caminhando contra o sentido do movimento de rotao; nesse caso, os dias so mais longos. Na situao oposta, se circundarmos a Terra no sentido Leste "ganharemos" um dia, pois estaremos viajando no mesmo sentido do movimento de rotao da Terra: de Oeste para Leste.

As coordenadas geogrficas do ponto marcado abaixo so: . latitude 40 Norte . longitude 30 Oeste

FUSOS HORRIOS BRASILEIROS


A partir de 2008, O Brasil passou a ter 3 fusos horrios. A hora de Braslia a hora oficial do pas, duas horas a menos do que Greenwich, Londres.
OBS: a sigla GTM significa Greenwich Mean Time, que em portugus significa Hora Mdia de Greenwich

Escalas
Escala a relao entre a medida de um objeto ou lugar representado no papel e sua medida real, onde a razo ou relao de semelhana a seguinte:

d = um comprimento homlogo no desenho, denominado distncia prtica ou grfica. D = um comprimento tomado no terreno, que denominar-se- distncia real natural.

Escala numrica ou aritmtica:


A relao expressa em nmeros como 1:200.000. O nmero 1 sempre indica a unidade de medida do mapa, enquanto o restante indica a reduo e a correspondncia com o tamanho real. Esta escala demonstra que a realidade foi reduzida em 200.000 vezes. Isso significa que 1 cm no mapa representa 200.000cm no terreno, ou seja, 1 cm representa 2 km. Assim, com o auxlio da rgua pode-se calcular a distncia real entre dois pontos do mapa.

Escala grfica:
representada por um grfico, geralmente uma linha dividida em vrios segmentos que indicam a relao entre o tamanho do segmento e o tamanho real. As distncias so percebidas diretamente no mapa, sem necessidade de clculo.

Escala numrica e grfica:

ESCALAS Observe o mapa ao lado:

Ele mostra que a cada 1 centmetro no mapa a realidade corresponde a 50 mil centmetros ou 500 metros

ESCALAS Comparando os mapas A e B, observamos que h maior riqueza de detalhes no mapa B e sua escala duas vezes maior do que no mapa A.

Observe, ento, que quanto menor for o denominador da escala, maior ela ser e mais detalhes ela nos dar.

Planta: escala grande (1:50 at 1:20 000)

Carta: escala mdia (1:20 000 at 1:100 000)

Mapa:
escala pequena (acima de 1:100 000)

Projees Cartogrficas
A transformao de uma superfcie esfrica em uma superfcie plana, recebe a denominao de projeo cartogrfica Os sistemas de projees cartogrficas foram desenvolvidos para dar uma soluo ao problema da transferncia de uma imagem da superfcie curva da esfera terrestre para um plano da carta, o que sempre vai acarretar deformaes. uma rede de paralelos e meridianos empregados para representar, num plano, a superfcie da Terra ou parte dela.

A transferncia de uma esfera para a rea plana do mapa seria impossvel sem as projees. Para ilustrar esta tcnica podemos imaginar como seria se abrssemos uma esfera e achatssemos ela para a forma de um plano: partes da esfera original teriam que ser esticadas para podermos fazer isto, em especial as reas mais prximas aos os plos, criando grandes deformaes de rea em um mapa mundial, se comparssemos os pases perto do equador com os mais perto do plo.

Estas tcnicas de projees vem desde os mapas da Grcia com Ptolomeu no sc. II, e foram evoluindo at que logo aps a renascena o holands Mercartor concebeu a mais simples tcnica de projeo, a qual dada seu nome. a projeo de mapas do mundo mais conhecida at hoje. Para a representao de pases, entretanto, normalmente se usa a projeo bicnica. Outras tcnicas foram evoluindo at os dias de hoje, e muitas outras projees tentaram desfazer as desigualdades de rea perto dos plos com as de perto do equador, entre elas a projeo de Gall, que permite se manter a familiaridade do mapa-mndi e ao mesmo tempo diminuir as distores.

PROJEES CARTOGRFICAS
CILNDRICA

- resulta da projeo da superfcie esfrica num cilindro -Representa melhor as baixas latitudes Equador: escala exata. - Os paralelos e meridianos se cruzam em ngulos de 90 - perpendiculares. -Nos 60 de latitude a distoro chega a 100% -A mais conhecida a de Merctor.

Projeo cilndrica

CNICA

- resulta da projeo da superfcie esfrica num cone -Representa melhor regies de mdias latitudes (zona temperada) -Os meridianos convergem para os plos e os paralelos so arcos concntricos situados igual distncia uns dos outros.

Projeo cnica

Polar ou AZIMUTAL

- resulta da projeo da superfcie esfrica num plano -As reas so distorcidas crescentemente a partir do centro, portanto representa melhor as altas latitudes. -Muito utilizada para representaes geopolticas, especialmente durante a Guerra Fria. - Os paralelos so crculos concntricos.

Projeo azimutal

Outras projees
Projeo de Mollweide Projeo de Goode, que modifica a de Moolweide Projeo de Holzel Projeo Cilndrica Equivalente de Peters

Projees de Mercator ou Cilndrica Equatorial

Projeo de Mollweide Os paralelos so linhas retas e os meridianos, linhas curvas. Sua rea proporcional da esfera terrestre, tendo a forma elptica. As zonas centrais apresentam grande exatido, tanto em rea como em configurao, mas as extremidades apresentam grandes distores.

MOLLWEIDE

Muito utilizada na elaborao de planisfrios polticos (Mapa Mundi)

Projeo de Goode, que modifica a de Moolweide uma projeo descontnua, pois tenta eliminar vrias reas ocenicas. Goode coloca os meridianos centrais da projeo correspondendo aos meridianos quase centrais dos continentes para lograr maior exatido.

Projeo de Holzel Projeo equivalente, seu contorno elipsoidal faz referncia forma aproximada da Terra que tem um ligeiro achatamento nos plos.

Projeo interrompida de GOODE

Projeo Cilndrica Equivalente de Peters - Data de 1973. - Sua base cilndrica equivalente e determina uma distribuio dos paralelos com intervalos decrescentes desde o Equador at os plos.

Projees de Mercator ou Cilndrica Equatorial - Os meridianos e os paralelos so linhas retas que se cortam em ngulos retos. - Correspondem a um tipo cilndrico pouco modificado, onde as regies polares aparecem muito exageradas.

MERCATOR
- Viso eurocntrica sc. XVI - Preserva a forma, mas distorce as reas

PETERS
- Mapa do 3 mundo - 1973 - Preserva a proporo entre as reas, mas distorce as formas

Definies importantes das PROJEES:


EQUIVALENTES Priorizam a rea representada no mapa, que guarda as devidas propores com a rea real. Ex.: Projeo de Peters. CONFORMES Mantm os ngulos (formas) das coordenadas a serem representadas em detrimento da rea e das distncias. Ex.: Projeo de Mercator. EQUIDISTANTES Priorizam a distncia, por isso no apresentam distores lineares, isto , qualquer distncia medida a partir de um centro determinado tem o mesmo comprimento. Ex.: Projeo Plana. AFILTICAS OU ARBITRRIAS So as projees cartogrficas que no seguem nenhuma das determinaes anteriores (forma, rea ou distncia). Ex.: Projeo de Mollweide.

You might also like