You are on page 1of 25

1

ALINE ANGLICA VERUSSA DIEGO HORIE GIGLIELI GISLON MARISA FUGIKO NAGANO MITIO KABUKI

ESTUDO DE CASO: VERIFICAO DAS CONDIES DE TRABALHO NUMA EMPRESA DE INSPEO DE EXTINTORES LOCALIZADA NA CIDADE DE MARING - PARAN

MARING PR 2011

ALINE ANGLICA VERUSSA DIEGO HORIE GIGLIELI GISLON MARISA FUGIKO NAGANO MITIO KABUKI

ESTUDO DE CASO: VERIFICAO DAS CONDIES DE TRABALHO NUMA EMPRESA DE INSPEO DE EXTINTORES LOCALIZADA NA CIDADE DE MARING - PARAN

Trabalho

apresentado

Universidade

Estadual de Maring UEM, como parte do requisito de avaliao da disciplina de Proteo Contra em Incndios Engenharia da de

Especializao

Segurana do Trabalho.

Professor: Aron Lopes Petrucci

MARING PR 2011

AGRADECIMENTOS

Primeiramente Deus pela realizao de nossos sonhos e por ser fiel em nossas vidas. s nossos familiares que sempre nos apoiaram, nos orientaram como superar os desafios, e acreditaram em ns at chegarmos vitria. Ao nosso Prof. Dr. Aron Lopes Petrucci, por sua colaborao, orientao e empenho. Ao Departamento de Engenharia Civil DEC, que nos proporcionou a formao e o aprimoramento de nossos conhecimentos na rea de Segurana do Trabalho.

RESUMO

Em relao qualidade do extintor, precisamos ter confiana na empresa que presta o servio. Ver apenas se o extintor foi bem pintado, com belas etiquetas e rtulos bem ajustados no sinnimo de qualidade do produto, e sim seu funcionamento. Para mensurar, necessrio avaliar todo o processo de manuteno realizado. necessrio a presena de um responsvel tcnico, sendo um Engenheiro vinculado empresa de manuteno de extintor de incndio, habilitado para o desempenho de suas funes, com registro no Conselho Regional competente, tendo como atribuio a responsabilidade tcnica sobre os servios de inspeo, manuteno, recarga e teste hidrosttico, executados pela empresa qual est vinculado. A empresa de manuteno deve identificar os processos de produo, instalao e servios associados que influem diretamente na qualidade e deve assegurar que estes processos sejam executados sob condies controladas.

Palavras chaves: Inspeo, Avaliao, Manuteno.

1. OBJETIVO GERAL

O presente trabalho teve como objetivo avaliar como so realizadas as inspees em extintores na Cidade de Maring-Paran. Para realizao do mesmo escolheu-se uma empresa que atua na rea de vendas e inspees de extintores.

2. OBJETIVOS ESPECFICOS

Descrever o Processo de Produo e Manuteno da Empresa em estudo;

Registrar em imagens, as condies de lay-out e etapas de manuteno dos extintores.

1. INTRODUO

A empresa de manuteno deve identificar e planejar os processos de produo, instalao e servios associados que influem diretamente na qualidade e deve assegurar que estes processos sejam executados sob condies controladas, a saber: a) Procedimentos documentados, definindo o mtodo de produo, instalao e servios associados, onde a ausncia de tais procedimentos possa afetar adversamente a qualidade final do produto; b) Uso de equipamentos adequados de produo, servios associados e um ambiente adequado de trabalho; c) Conformidade com normas/cdigos de referncia, planos de qualidade e/ou procedimentos documentados; d) Monitoramento e controle de parmetros adequados do processo e

caractersticas do produto; e) Aprovao de processos e equipamentos, como apropriado; f) Critrios de execuo, os quais devem ser estipulados da maneira prtica, porm clara; g) Manuteno adequada de equipamentos para assegurar que o processo continua capaz. A manuteno o servio efetuado no extintor de incndio, com a finalidade de manter suas condies originais de operao, aps sua utilizao ou quando requerido por uma inspeo. (NIE DINQP 070 Regra Especfica para Empresas de Manuteno de Extintor de Incndio)

Neste caso conceitua-se, a inspeo como exame peridico, efetuado por pessoal habilitado, que se realiza no extintor de incndio, com a finalidade de verificar se este permanece em condies originais de operao. De modo melhor ilustrar o carter de vistoria podemos conceituar: a) Manuteno de primeiro nvel: manuteno geralmente efetuada no ato na inspeo por pessoal habilitado, que pode ser executada no local onde o extintor est instalado, no havendo necessidade de remov-lo para oficina

especializada. b) Manuteno de segundo nvel: manuteno que requer execuo de servios com equipamento e local apropriados e por pessoal habilitado. c) Manuteno de terceiro nvel, ou vistoria: processo de reviso total do extintor, incluindo a execuo de ensaios hidrostticos. d) Recarga: reposio ou substituio da carga nominal de agente extintor e/ou expelente.

2. METODOLOGIA

Neste estudo de caso, para a coleta de dados optou-se pela realizao de visita in loco na empresa de extintores, atravs de registros fotogrficos e informaes obtidas com funcionrios que executavam as diversas etapas de inspeo. Observou-se que a empresa em estudo realiza as diversas etapas de inspees, tais como: a) Limpeza dos componentes aparentes; b) Aplicao do quadro de instrues; c) Reaperto dos componentes roscados que no estejam submetidos presso; d) Substituio ou recolocao de componentes que no estejam submetidos presso, por componentes originais; e) Conferncia por pesagem da carga de cilindros carregados de CO 2; f) Desmontagem completa do extintor, verificao da carga, limpeza de todos os componentes, controle de roscas, verificao das partes internas e externas quanto existncia de danos ou corroso, substituio de componentes quando necessrio, por outros originais, regulagem das vlvulas de alvio e reguladoras de presso, quando houver, ensaio do indicador de presso conforme NBR 9654, fixao dos componentes roscados com o torque recomendado pelo fabricante, quando aplicvel, pintura conforme o padro da NBR 7195 e colocao do quadro de instrues se necessrio, verificao da existncia de vazamentos, colocao de lacre e identificao do executor.

3. PROCEDIMENTO DE INSPEO 3.1. Etapas do Processo a) Inspeo/Triagem dos extintores Ao dar entrada na oficina aberta uma O.S. (Ordem de Servio). Os extintores so inspecionados, identificando o nmero de fabricao, ano de fabricao, fabricante, tipo, modelo, data do ltimo ensaio hidrosttico, se for o caso. Aps passam por uma triagem onde so separados por modelos e etiquetados, a seguir so encaminhados para as etapas de inspees. Figura 01, 02 e 03.

Figura 01 Lotes recebidos

Figura 02 Separao por Classes

De posse desses dados so encaminhados manuteno definida nesta inspeo, que poder ser uma Manuteno de Nvel 2 ou Nvel 3. A manuteno de 1 nvel de carter corretivo, efetuado por pessoal habilitado, que pode ser executado no local onde o extintor est instalado. A manuteno de 2 nvel requer execuo de servios com equipamentos e local apropriados e por pessoal habilitado, podendo haver substituio de carga. A manuteno de 3 nvel o processo de reviso total do extintor, incluindo-se a execuo de ensaios hidrostticos.

10

b) Desmontagem Depois de identificado a qual manuteno o extintor ser submetido, manuteno de 2 ou 3 nvel, procede-se a desmontagem do mesmo, identificando, vlvula e mangueira, afim de que estes componentes retornem ao mesmo extintor. Retiram-se todos os acessrios que no estejam submetidos presso, acondicionando em local prprio e identificado. Extintor de p, gua e espuma mecnica e CO 2: despressuriza-se o extintor por acionamento e desrosqueamento a vlvula lentamente certificando-se que esteja despressurizado.

Figura 03 Desmonte mangueiras

11

c) Decapagem mecnica O cilindro ou recipiente lixado ou aplicado uma lmina ou escova de ao para remoo do rtulo e pintura. O suporte de fixao para remoo de pinturas e rtulos, onde so utilizadas lixas ou escovas de ao. Figura 04.

Figura 04 Suporte para fixao do extintor

12

d) Teste hidrosttico executado em alguns componentes do extintor de incndio sujeitos presso permanente ou momentnea, utilizando-se normalmente a gua como fluido, que tem como principal objetivo avaliar a resistncia do componente. Todos os extintores de incndio devem ser vistoriados em um intervalo mximo de 5 anos contados a partir de sua data de fabricao ou da ltima vistoria, o ensaio hidrosttico deve ser realizado na primeira manuteno de nvel 2 (recarga) que seja realizada no ano em que complete 5 anos, independente do ms, ou quando apresentarem qualquer situao prevista a seguir: a) Corroso no recipiente; b) Defeito no sistema de rodagem, ala de transporte ou acionamento; c) Existncia de reparo na solda ou deformaes mecnicas. O recipiente do extintor a ser ensaiado deve ser identificado puno de 5 mm antes do ensaio da seguinte forma: a) Ano de execuo do ensaio hidrosttico; b) Logotipo ou marca da empresa vistoriadora; c) O termo VIST. Quando o extintor for reprovado, puncionar prximo da gravao de vistoria o termo Condenado

13

Na empresa foi somente possvel observar aonde realizado o teste hidrosttico, com mostram a Figura 05 e 06.

Figura 05 Colocao do Extintor

Figura 06 Aperto para teste

d) Pinturas dos extintores A pintura realizada em cmara mantida com umidade constante obtida atravs de uma cortina de gua circulante, sendo esta gua trocada a cada 3 meses e enviada para tratamento adequado. Dessa maneira no se verifica vapores contaminantes dispersos no ambiente.

Figura 07 Extintor Pintado 01

Figura 08 Extintor Pintado 02

14

e)Teste das vlvulas de baixa presso A vlvula pressurizada com 28 kgf/cm2, a mesma no deve apresentar vazamento em nenhum momento do ensaio, caso apresente verificar se possvel ser reparada do contrrio a mesma deve ser substituda. Figura 08 e 09.

Figura 09 Execuo do teste

Figura 10 Execuo do teste

Figura 11 Anis a serem montados

15

f) Ensaio de eletro-condutividade nas mangueiras de CO2 Atravs da passagem da corrente eltrica se verifica que as condies internas dos componentes se esto aceitveis. Figura 07.

Figura 12 Execuo do teste

16

g) Recarga com dixido de carbono (CO2) Faz-se a manuteno de vlvula, verificando os componentes. Coloca-se o extintor sobre a balana, j com anel de identificao e vlvula, verifica-se a limpeza interna com dispositivo de iluminao. Acopla-se o niple a vlvula e acopla-se a mangueira do compressor ao niple. Abre-se a vlvula do compressor, iniciando-se a injeo de CO2.

Figura 13 Local para Envasamento

Figura 14 Pesagem do Cilindro

Figura 15 Pesagem do Cilindro

17

h) Recarga com p qumico Certifica-se que o recipiente esteja limpo e seco com auxlio do dispositivo de iluminao interna. Adiciona-se o p qumico at atingir o peso da capacidade de carga, respeitando-se o limite de tolerncia. Coloca-se a vlvula, acopla-se o niple na vlvula e a este a mangueira do regulador de presso. Fechar para pressurizao e libera-se a injeo de nitrognio, eleva-se a presso at 10,5 kgf/cm2.

Figura 16 Verificao da Tara

Figura 17 Recipiente com P

Figura 18 Recipiente com P

18

i)Recarga com espuma mecnica A preparao da carga deve ser efetuada utilizando-se gua potvel, a adio da soluo especificada pelo fabricante do produto, sendo utilizado o produto (SINTEX AFFF/ARC 3% X 6%).

Figura 19 Rtulo do Produto

Figura 20 Preparo

Figura 21 Detalhe do Produto

19

j) Estanqueidade Aps a manuteno e envase, os extintores sero montados com seus componentes iniciais, que foram previamente identificados, seguidos de pressurizao e verificao da estanqueidade. Se ocorrer vazamento na vlvula dever voltar para nova manuteno, se no indicador dever o mesmo ser substitudo, se for no cilindro dever o mesmo ser condenado para o uso.

Figura 21 Ensaio da Estanqueidade

Figura 22 Verificao vazamentos

20

k) Recarga com gua pressurizada Certifica-se que o recipiente esteja limpo e seco, com auxlio do dispositivo de iluminao. Coloca-se no dispositivo de enchimento de gua, coloca-se a vlvula e acopla-se o niple na vlvula e a este a mangueira do regulador de presso e libera-se a injeo de nitrognio, elevando a presso at 10,5 kgf/cm2.

Figura 23 Iluminao Auxiliar

Figura 24 Recarga com gua

21

l) Acabamentos Aps os ensaios, os extintores recebem a rotulagem, selagem, e lacrao. E quando reprovado so marcados atravs de puncionamento, prximo a gravao de vistoria o termo CONDENADO.

Figura 25 Etapa Acabamento

Figura 26 Rotulagem

Figura 27 Cilindro Condenado

Figura 28 Detalhe da Corroso

22

m) Ensaio de mangueiras de alta presso Acopla-se a mangueira bomba de alta presso, inicia-se o bombeamento de gua, de tal forma que saia todo o ar da mangueira, elevando-se a presso at 210 kgf/cm2, no havendo deformao, rompimento ou vazamento , a mangueira estar aprovada no ensaio.

Figura 29 Mangueira de Alta Presso

Figura 30 Acoplamento

Figura 31 Pressurizao

23

4. DISCUSSO

Ao trmino deste trabalho foram constatados os seguintes pontos crticos: 1 A empresa em questo apresentou um manual com procedimentos operacionais para a manuteno e recarga, porm foi observado em campo que as atividades acontecem ser uma seqncia lgica estabelecida pelo manual de procedimentos; 2 O lay-out da empresa desfavorece a atividade em seqncia organizada, dificultando o trabalho; 3 Em matria de Segurana do Trabalho, no foi observado utilizao de EPIs pelos colaboradores da empresa, tal como o Mapa de Riscos para alertar quanto aos riscos existentes; 4 Observou-se que durante os ensaios executados, que as etapas realizadas no seguem uma seqncia conforme o fluxograma apresentado pela empresa.

24

5. CONCLUSO Para o trabalho de Inspeo, Manuteno e Ensaio, necessrio que cumpra-se rigorosamente um Procedimento Operacional Padro (POP), para que a evoluo do processo seja colocada em prtica com sucesso. Portanto, tem-se a necessidade de uma maior fiscalizao por intermdio do INMETRO, ou rgo competente da rea, para garantir uma melhor qualidade de servios prestados s empresas.

25

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

NIE DINQP 070/2002 - Regra Especfica para Empresas de Manuteno de Extintor de Incndio.

NBR 12962/1998 - Inspeo, manuteno e recarga em extintores de incndio.

You might also like