You are on page 1of 9

Fonte: Apostila de Pedologia Luiz Fernando Espinelli Pinto (UFPel-2001)

FATORES DE FORMAO DO SOLO


A formao dos solos no final do sculo dezenove era explicada to somente pela alterao da rocha subjacente (teoria geolgica) (seo 1.1). Nessa poca, o gelogo russo Dokuchaev observou nas plancies russas solos completamente diferentes desenvolvidos a partir de um mesmo tipo de material de origem, o loess. Constatou esse cientista que, na realidade, esses solos correlacionavam-se estreitamente a diferentes climas (mido ou seco, frio ou temperado) e vegetao (floresta ou campo). Com base nesse estudo, Dokuchaev formulou a teoria dos fatores responsveis pela formao dos diferentes tipos de solos: material de origem (m), clima (c), relevo (r), organismos (o) e tempo (t). Nos EUA, Jenny (1941) estabeleceu a seguinte equao: s = (m, c, r, o, t, ...), onde um determinado tipo de solo (s) seria uma funo dos fatores de formao, que incluiriam aqueles citados por Dokuchaev, alm de outros. Com isso, para se investigar a influncia de um determinado fator pedogentico se deveria estudar um solo onde esse fator fosse varivel com todos os demais constantes. Desse modo, poderiam ser estabelecidos estudos ao longo de seqncias: (a) litoseqncias: s = (material de origem) c, r, o, t, ... ; (b) cronoseqncias: s = (tempo) m, c, r, o, ... (Muhs, 1982); (c) toposeqncias: s = (relevo) m, c, o, t, ... (Darmody & Foss, 1982; Veneman et al., 1976); (d) bioseqncias: s = (organismos) m, c, r, t, ... (White. & Riecken, 1955); (e) climoseqncias: s = (clima) m, r, o, t, ... (Rabenhorst & Wilding, 1986); Na prtica, entretanto, esse tipo de estudo muito complexo devido dependncia parcial e interao entre os fatores. Esse modelo, porm, muito til no entendimento qualitativo da formao dos solos. Os fatores clima e organismos, que fornecem energia e que promovem mudanas atravs dos processos, so considerados como fatores ativos. O material de origem, que fornece a massa, o fator passivo, ou fator de estado inicial (Figura 6.1). O relevo e o tempo, que fornecem condies, podem tambm ser considerados como passivos.

CLIMA

MATERIAL DE ORIGEM RELEVO

TEMPO

SOLO TEMPO SOLO TEMPO JOVEM MADURO

SOLO VELHO

ORGANISMOS

Figura 1. Esquema de evoluo dos solos em funo da atuao dos fatores de formao. Dessa forma, as transformaes do material de origem do solo resultam da atuao do intemperismo e dos processos pedogenticos, que por sua vez, so condicionados pelos fatores ambientais: clima, relevo, organismos e tempo de atuao.

Fonte: Apostila de Pedologia Luiz Fernando Espinelli Pinto (UFPel-2001)

1. MATERIAL DE ORIGEM O material de origem do solo pode ser o material subjacente, formado por rocha consolidada ou por sedimentos inconsolidados de vrios tipos, material coluvial ou aluvial, ou ainda materiais originados de uma pedognese anterior. Solos desenvolvidos diretamente do material subjacente, na sua forma original, so denominados solos autctones (Figura 2a). Em oposio, solos desenvolvidos sobre sedimentos no diretamente relacionados ao material subjacente so denominados solos alctones (Figura 2b). Solos desenvolvidos sobre materiais de pedognese anterior so solos policclicos. A desuniformidade vertical do material de origem uma possibilidade que deve ser levada em conta, como no caso de camadas sedimentares e de bandas metamrficas, bem como desuniformidades produzidas por falhamentos (Figura 3). Descontinuidades desse e de outros tipos, como de adies elicas e coluviais sobre materiais residuais, s vezes podem ser muito sutis e impossveis de detectar no campo atravs da morfologia do solo. Nesse caso, pode-se verificar a descontinuidade atravs da distribuio granulomtrica (relao areia grossa / areia fina) ou da proporo de minerais resistentes / no resistentes ao longo do perfil.

(a) Autctones
a b c

Tempo

(b) Alctones
a b c

Tempo

Figura 2. Desenvolvimento do solo diretamente sobre o material subjacente (solos autctones) (a) e sobre sedimentos no relacionados diretamente ao material subjacente (solos alctones) (b).

Fonte: Apostila de Pedologia Luiz Fernando Espinelli Pinto (UFPel-2001)

Figura 3. Desuniformidade vertical (e lateral) do material de origem devido a (a) camadas sedimentares, conjugado com falhamento e (b) bandas e camadas metamrficas,.

Rochas As rochas so divididas em trs grupos principais, levando-se em conta a sua origem: (a) rochas gneas ou magmticas; (b) rochas sedimentares e (c) rochas metamrficas. 1.1 Rochas gneas As rochas gneas ou magmticas formaram pelo resfriamento e solidificao de uma massa quente e fluda conhecida como magma. Com o resfriamento, cada mineral cristaliza a medida que alcana seu ponto de supersaturao, que ocorre em mdia entre 1300 e 600 C. Em geral, os minerais escuros e os que contm menores quantidades de slica cristalizam mais precocemente, com os minerais mais ricos em slica cristalizando por ltimo. Assim, entre os minerais mais comuns, a ordem de cristalizao em primeiro lugar alguns minerais acessrios como o zirco, ilmenita e hematita, depois os ferromagnesianos (piroxnios e anfiblios), acompanhados pelos plagioclsios, e por fim o ortoclsio e o quartzo. Essa sequncia conhecida como srie de reao de Bowen:
Temperatura

olivina piroxnio hornblenda biotita (feldspato-K, quartzo) plagioclsio-Ca plagioclsio-Na

Alm de mostrarem uma ampla variao na composio qumica e mineralgica, derivada principalmente da composio qumica do magma original, as rochas gneas tambm apresentam variao no tamanho dos minerais constituintes, o que determinado pela velocidade de resfriamento do magma. Esse fator fundamental na distino de dois tipos de rochas magmticas: as rochas gneas intrusivas ou plutnicas e as rochas gneas extrusivas ou vulcnicas. Nas rochas intrusivas ou plutnicas o magma situado a uma profundidade considervel na crosta terrestre resfria muito vagarosamente, oportunizando uma lenta cristalizao das partculas minerais, que assim podem crescer atingindo maiores tamanhos, resultando em uma rocha com textura fanertica (com minerais visveis a olho nu). No caso das rochas vulcnicas o magma extravasa sobre a superfcie terrestre (lava), com seu resfriamento e solidificao progredindo muito rapidamente, no dando tempo para as partculas minerais crescerem, formando

Fonte: Apostila de Pedologia Luiz Fernando Espinelli Pinto (UFPel-2001)

uma rocha de granulao fina, com textura afantica (com minerais pequenos no reconhecveis a olho nu); as vezes, o resfriamento to rpido que no permite que o slido obtenha uma ordenao atmica tridimensional sistemtica, formando vidro vulcnico, material amorfo. Em alguns casos, o resfriamento se d em duas fases, uma mais lenta, que permite a formao de alguns cristais grandes (fenocristais), seguida de uma fase de resfriamento mais rpida, formando cristais pequenos; disso resulta uma textura chamada prfira, se a massa de minerais mais finos for afantica, ou porfirtica, se a massa mais fina for fanertica e uniforme. Um outro grupo de rochas magmticas pode tambm ser distinguido, chamado de rochas hipoabissais, de textura mais fina que as plutnicas e mais grossa do que as vulcnicas, que se forma prximo a superfcie da Terra, e que se apresenta sob a forma de diques ou sills. As rochas gneas so classificadas quanto ao teor de SiO2 em cidas (>63% SiO2), intermedirias (52-63% SiO2), bsicas (45-52% SiO2) e ultrabsicas (<45% SiO2). Quanto cor as rochas so classificadas em flsicas (ricas em minerais claros como quartzo e feldspatos), mficas (ricas em minerais escuros como piroxnios e anfiblios) e ultramficas (>90% de minerais mficos). A nomenclatura oficial das rochas gneas baseada na proporo em volume dos seus minerais constituintes, o que origina uma srie muito grande de nome de rochas. Na Tabela 1 apresentada uma classificao simplificada das rochas gneas, indicando a origem, a textura, o teor de slica, a cor e a composio mineralgica. Tabela 1. Classificao das rochas gneas conforme a origem, composio mineralgica e o teor de slica.
Composio mineralgica
Feldspato K
ar Qu tzo

Plagioclsio

Olivina Piroxnio

Origem
Extrusivas

Textura Piroclstica (explosiva) Vtrea (resfriam. m. rpido) Afantica (resfriam. rpido)


Traquito Sienito

Biotita

Anfiblio

Tufo (gr. mdia e/ou fina) / brecha (gr. grossa) vulcnica Obsidiana (macia) / Pmice (porosa) Riolito Granito Dacito Andesito Basalto Gabro Komatiito Peridotito

IntruFanertica (resfriam. lento) sivas Propriedades % SiO2

Claras e leves Intermed. cidas 52

GranoDiorito diorito Intermedirias Intermedirias 63 Mg-Fe Na+K Ca

Escuras e pesadas Bsicas Ultrabsicas 52 45

Ca

Fonte: Apostila de Pedologia Luiz Fernando Espinelli Pinto (UFPel-2001)

1.2 Rochas Sedimentares As rochas sedimentares tm por origem a alterao (intemperizao) de rochas pr-existentes e a eroso, o transporte e a deposio dos sedimentos produzidos. A deposio ocorre em reas de acumulao, normalmente pela ao da gua, e menos freqentemente pela ao de geleiras e pelo vento. Conforme a origem dos materiais, as rochas sedimentares podem ser classificadas em clsticas, quando resultam de deposio mecnica, qumicas, quando provm de precipitao de solues por intermdio de algum processo qumico (por exemplo, o aumento da concentrao at atingir o produto de solubilidade pela evaporao da gua), ou orgnicas, pelo acmulo de restos orgnicos. Como caracterstica principal as rochas sedimentares tendem a adquirir uma estrutura estratificada ou em camadas devido ao processo de deposio e/ou devido ao processo posterior de soterramento do sedimento, a partir do qual os sedimentos inconsolidados vo gradualmente se convertendo em uma rocha dura (processo de diagnese: compactao, cimentao e recristalizao). As rochas sedimentares clsticas so primariamente classificadas levando em conta o tamanho das partculas componentes (argila, silte, areia e > 2mm), e secundariamente em funo da composio mineralgica e de outras caractersticas (por exemplo, estrutura). Por outro lado, as rochas sedimentares qumicas e orgnicas so classificadas principalmente em funo da composio mineralgica, sendo subdivididas com base na granulao e outras caractersticas (Tabela 2).

Fonte: Apostila de Pedologia Luiz Fernando Espinelli Pinto (UFPel-2001)

Tabela 2

Classificao simplificada das rochas sedimentares, levando em conta a origem, a composio mineralgica e outras caractersticas.
Granulao Grossa (> 2mm) Componentes Fragmentos arredondados Fragmentos angulares Qz, <25% Fd Nome Conglomerado Rudceas Brecha Arenito Arcsio Arenceas Qz, <25% FR >25% Finos, Qz, FR, Fd Fina (1/256 1/16 mm) Muito fina (< 1/256 mm) Fina a grossa Qz e argilominerais Qz e argilominerais Qz e argilominerais com fissilidade Calcita, aragonita Dolomita, calcita Qz, opala, calcednia Apatita, colofana Halita, silvita, gesso, magnesita Hematita, siderita, pirita Opala (carapaas silicosas) 55-65% carbono Detritos vegetais 65-75% carbono humificados 75-90% carbono >90% carbono Folhelho + hidrocarbonetos Slido Hidrocarbonetos Lquido Gasoso
Qz: quartzo; Fd: feldspato; FR: fragmentos de rochas

Tipo

CLSTICAS

Mdia (1/16 2 mm)

Qz, >25% Fd

Arenito ltico Grauvaca Siltito Argilito Folhelho Calcrio Dolomito Slex Fosforito Evaporitos Rochas ferruginosas Diatomitos Turfa Linhito Carvo Antracito Folhelho betuminoso Asfalto Petrleo Gs natural Rochas Olegenas Rochas Carbonosas Podem ser em parte clsticos e orgnicos Podem ser em parte orgnicos Argilceas ou Pelticas

QUMICAS

Fina a criptocristalina Fina a grossa Fina

1.3 Rochas Metamrficas

deslocamentos das placas tectnicas), podem ser levadas a partes mais profundas da crosta, onde encontram presses extremas, acompanhadas geralmente por temperaturas elevadas. Nesse ambiente, os minerais, sem

ORGNICAS

As rochas gneas ou sedimentares, por movimentos da crosta terrestre (ligados principalmente aos

Fonte: Apostila de Pedologia Luiz Fernando Espinelli Pinto (UFPel-2001)

sofrerem fuso, recristalizam-se e deformam-se (quebram-se ou achatam-se), arranjando-se paralelamente direo dos esforos, dando a rocha um aspecto laminar (xistosidade) ou bandado, que caracterstico das rochas metamrficas. Na classificao das rochas metamrficas considera-se a presena e o tipo das feies planares (bandas e xistosidade), a composio mineralgica, a origem e a granulao (Tabela 3).

Tabela 3.

Classificao simplificada das rochas metamrficas de acordo com a estrutura, composio mineralgica, origem e granulao.
Estrutura
Com xistosidade

Granulao Muito fina


C lor ita

Composio

Nome Ardsia (1)

Rocha derivada

Parmetros do metamorfismo

(cl stico )

A n fi b lio ( cl s tico )

B io tita

Mdia a grossa

P iro x n io ( cl s tico )

Xisto (1, 2) Gnaisse (para-) (1) (orto-) (2,3) Metaconglomerado Quartzito Mrmore Anfibolito Hornfel Granulito

Bandas Mdia a claras e grossa escuras Grossa


NO FOLIADAS Homognea

F e ld s p ato

Granitos (3) Conglomerado Arenito Calcrio gneas bsicas Variada Variada

Variada (conforme a origem) Quartzo Calcita e/ou dolomita

Mdia a grossa

Metamorfismo regional ou de contato temp. e presso variveis Met. Contato, baixa presso Alta temp. e presso

Fina a grossa

Plagioclsio e anfiblio

Rocha peltica c/porfiroblastos de cordierita e andalusita Bandas Mdia a Quartzo, feldspato, granada grossa e/ou piroxnio

As caractersticas do material de origem que mais influenciam o desenvolvimento dos solos so: grau de consolidao, granulao, composio qumica e mineralgica e estrutura. a) Grau de consolidao: rochas pouco consolidadas favorecem o desenvolvimento de solos mais profundos que rochas consolidadas (Figura 6.4a), sob as mesmas condies ambientais. Por exemplo, em regies ridas os solos profundos ocorrem apenas em depsitos superficiais, enquanto que sobre as rochas consolidadas formam-se litossolos (Figura 6.4b). Ainda, nos materiais consolidados o intemperismo geoqumico deve preceder a formao do solo, contrastando com os materiais no-consolidados, onde o solo pode desenvolverse diretamente sobre o material original. (a) (b)

Presso orientada

Fina
Q u a r tz o

FOLIADAS

Filito (1)

M u s co vi ta

Temperatura

Sedimentares pelticas (1) e gneas Bsicas (2)

Metamorfismo Regional

Fonte: Apostila de Pedologia Luiz Fernando Espinelli Pinto (UFPel-2001)

Profundidade do perfil

Grau de consolidao

200

do lida onso inc


o ad lid o ns co

50

100

Profundidade do perfil

500

1000

1500

Precipitao mm3/ano

Figura 6.4. Influncia do grau de consolidao do solo sobre a profundidade do perfil (a) e relao dessa com o clima (b).

b) Granulao : a granulao da rocha associada composio mineralgica pode determinar a textura do solo. Esse o caso de materiais com elevado teor em quartzo, como granitos e arenitos, que do origem a solos com textura mais arenosa, em comparao a rochas bsicas, como o basalto, que do origem a solos argilosos (Figura 6.5a). c) Composio qumica e mineralgica (OBS: maiores detalhes sero visto no item minerais do solo): influencia na composio do solo, por exemplo: solos desenvolvidos de granito, portadores de mica, tendem a originar solos com teor de K mais elevado (Figura 6.5b); solos desenvolvidos de rochas baslticas possuem maior concentrao de xidos de Fe e teores mais elevados de Ca e Mg; solos derivados de arenitos ricos em quartzo (ortoquartzticos) apresentam textura arenosa e baixa reserva em nutrientes. Alm disso, rochas mficas fornecem no intemperismo, principalmente nas fases iniciais, um ambiente mais rico em bases em relao a rochas flsicas, tendendo a gerar uma maior formao de argilominerais 2:1 e uma saturao de bases mais elevada no complexo trocvel dos solos. De modo geral, na medida em que o solo vai se tornando mais desenvolvido a relao mais estreita entre a composio do solo e a do material de origem diminui, com a composio final dos solos tendendo a se aproximar qumica e mineralogicamente. Entretanto, mesmo em solos em estgio muito avanado de intemperizao muitas relaes ainda so encontradas.

(a) teor de quartzo x textura do solo

(b) teor de micas x K trocvel

Fonte: Apostila de Pedologia Luiz Fernando Espinelli Pinto (UFPel-2001)

70
% de argila

Basalto (<5% Qz)

50 40 30 20 10
Teor de K Trocvel
Arenito (90% Qz) Granito (30% Qz)

Tempo
(grau de intemperizao)

Figura 6.5. Desenvolvimento do solo diretamente sobre o material subjacente (solos autctones) (a) e sobre sedimentos no relacionados diretamente ao material subjacente (solos alctones) (b).

d) Estrutura: um exemplo de condicionamento gerado pela estrutura da rochas a observao de que o diaclasamento e a xistosidade verticais podem favorecer uma alterao mais profunda em relao s horizontais (Figura 6.6).

(a) Diaclasamento vertical


a b c

(b) Xistosidade vertical


a b c

Figura 6.6. Representao da influncia do diaclasamento (a) e da xistosidade (b) sobre o desenvolvimento do perfil dos solos.

Teor de mica

You might also like