You are on page 1of 1

Sociedade Brasileira de Qumica (SBQ)

Confeco do Jogo Twister Qumica Como Recurso Didtico no Ensino de Funes Orgnicas Oxigenadas.
Andressa Godoi Batista (IC), Luciana de Camargo Nascente (PQ), Srgio Macedo Soares (PQ) mail: godoi.quimica@gmail.com
1

1*

E-

Universidade Catlica de Braslia, UCB, QS 07 lote 1, EPCT, guas Claras, Taguatinga DF

Palavras Chave: Jogos Didticos, Qumica Orgnica, Ensino Mdio

Introduo
A forma como o professor de Qumica conduz as aulas influncia de maneira decisiva o estudante, provocando neste a aceitao ou a averso pela Qumica. Os jogos so uma excelente opo para auxiliar na ampliao do raciocnio, capacidades e na interao professor-aluno facilitando o aprendizado atravs da ludicidade e prazer da diverso aliada ao conhecimento, incitando no somente a memorizao do contedo, mas principalmente a reflexo e senso crtico do aluno. Os jogos podem ser usados como recurso didtico a fim reparar falhas no processo de ensino aprendizagem, despertando a curiosidade e ateno dos alunos para os temas abordados pela qumica no Ensino Mdio utilizando do esprito de competio, da noo de estratgia e desafio despertada pelo jogo como ferramenta. Neste sentido, este trabalho visa confeco de um novo jogo didtico, o Twister Qumica, que abordar o contedo de Funes Orgnicas Oxigenadas no qual contribuir como instrumento de dinamizao e facilitao do processo de aprendizagem no Ensino Mdio.

O Twister Qumica poder ser jogado por no mximo 4 alunos devido s dimenses do tapete.

Figura 1. Modelo da roleta do jogo Twister Qumica

Figura 2. Modelo do tapete-tabuleiro do jogo Twister Qumica

Concluses
O Twister Qumica oferecer aos alunos de Ensino Mdio a oportunidade de entender funes oxigenadas de forma dinmica e divertida. Com a utilizao do Twister Qumica espera-se uma contribuio expressiva na compreenso de funes oxigenadas de forma a motivar a ampliao do conhecimento, a valorizao do pensamento e vivificar a memria aliado as sensaes de prazer e criatividade que o jogo oportuniza. A aplicao e avaliao do novo jogo para turmas de Ensino Mdio compreendem a perspectiva desse trabalho

Resultados e Discusso
O novo jogo foi baseado no jogo original Twister e adaptado ao contedo de qumica orgnica a fim de unir o ldico com o aprendizado de nomenclatura e reconhecimento de funes oxigenadas. O jogo contm uma roleta (Figura 1) e um tapete-tabuleiro (Figura 2) com dimenso de 2x2 m. A roleta possui o nome das funes oxigenadas e os membros, ps e mos, com as devidas orientaes, esquerda ou direita, que devem ser usadas para auxiliar no tapete-tabuleiro. O tapete-tabuleiro possui 6 linhas e 4 colunas de crculos pretos diferente do jogo original que contm crculos coloridos. Este recurso monocromtico foi utilizado para evitar que no houvesse associao apenas com a cor do crculo no qual existem funes oxigenadas e.g. lcool, cetona, aldedo e cido carboxlico. Os crculos so dispostos de maneira que os alunos devem mover ps e mos corretamente conforme a indicao da roleta sem perder o equilbrio ou cair.

Agradecimentos
Os autores agradecem a UCB pelo apoio financeiro. ____________________
Robaina, J. V. L., Qumica Atravs do Ludco Ed. Ulbra 1 Ed.,2008 Soares, M. H. F. B. O ldico em Qumica: Jogos em Ensino de Qumica. Tese de Doutorado, UFSCar, Brasil, 2004.
2 1

34a Reunio Anual da Sociedade Brasileira de Qumica

You might also like