You are on page 1of 5

RECURSO DE DEFESA O Vereador Vanderlei Dias, apresenta recurso contra o parecer da Comisso de Justia e Redao, que decidiu pela

inconstitucionalidade da emenda modificativa (...) aditivas (...) feitas ao PL (...) sob a alegao de que estas estariam ferindo o princpio da separao de poderes. Sendo o parecer da comisso impreciso e omisso ao demonstrar quais dispositivos e hipteses estariam derivando na violao de tal princpio, os fundamentos para a defesa se daro nos seguintes termos: 1. O direito de emenda inerente atividade parlamentar. Qualquer restrio deve ser expressamente prevista na Constituio. Ora, as restries so, neste caso, quanto iniciativa para criar rgo e aumentar despesa sem indicao de meio de custeio. A iniciativa foi exercida pelo Executivo. Na doutrina, Hely Lopes Meirelles afirma que o poder de emenda por parte dos parlamentares possvel desde que no acarrete despesa (MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Municipal Brasileiro. 15.ed. So Paulo: Malheiros, 2006, p.734):
A exclusividade da iniciativa de certas leis destina-se a circunscrever (no a anular) a discusso e votao do projeto s matrias propostas pelo Executivo. Nessa conformidade, pode o Legislativo apresentar emendas supressivas e restritivas, no lhe sendo permitido, porm, oferecer emendas ampliativas, porque estas transbordam da iniciativa do Executivo. Nota-se, em acrscimo, que o art. 63, I, da CF veda o aumento da despesa prevista nos projetos de iniciativa exclusiva do Executivo, ressalvadas as emendas aos projetos que dispem sobre matria oramentria. Todavia, mister se faz que tais emendas indiquem os recursos necessrios ampliao da despesa, admitindo-se, apenas os recursos provenientes de anulao de despesa, excludas as relativas s dotaes para pessoal e seus encargos e aos servios das dvidas. Negar sumariamente o direito de emenda Cmara reduzir esse rgo a mero homologador da lei proposta pelo Prefeito, o que nos parece incompatvel com a funo legislativa que lhe prpria. Por outro lado, conceder Cmara o poder ilimitado de emendar a proposta de iniciativa exclusiva do Prefeito seria invalidar o privilgio constitucional estabelecido em favor do executivo.

2. As emendas esto vinculadas, pertinentes iniciativa exercida e, paralelamente, no implicam despesas. Portanto, absolutamente dentro da atividade parlamentar lcita e conforme o direito. 3. Acredito que a Comisso se equivocou, pois no compreendeu adequadamente a questo. O sistema de separao de poderes implica que, em regra, o Legislativo legisle. As reservas de iniciativa somente se justificam
1

como mecanismo de equilbrio do sistema e, neste sentido, devem ser interpretadas restritivamente, na exata dimenso que lhe conferida pela Constituio. No admite, portanto, interpretao extensiva. 4. No caso, deve haver conjugao dos dispositivos que admitem a reserva de iniciativa, mas obrigam a apreciao irrestrita das matrias pelo Poder legislativo, que tem como nico limite o financeiro, j que de suas emendas no pode acarretar aumento de despesa sem a indicao da respectivas fontes de recursos. 5. As Emendas apresentadas pelo Vereador alteram a proposta original guardando integral pertinncia consigo -, sem acarretar impacto financeiro. Nenhum problema jurdico-constitucional relativamente a esse ponto. Para observao, seguem decises do STF, TJRS e do TJMG.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL


No havendo aumento de despesa, o Poder Legislativo pode emendar projeto de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo, mas esse poder no ilimitado, no se estendendo ele a emendas que no guardem estreita pertinncia com o objeto do projeto encaminhado ao Legislativo pelo Executivo e que digam respeito a matria que tambm da iniciativa privativa daquela autoridade. (ADI 546, Rel. Min. Moreira Alves, julgamento em 11-3-1999, Plenrio, DJ de 14-4-2000.) No mesmo sentido: ADI 2.305, Rel. Min. Cezar Peluso, julgamento em 30-6-2011, Plenrio, DJE de 5-8-2011. Entendimento consolidado desta Corte no sentido de ser permitido a parlamentares apresentar emendas a projeto de iniciativa privativa do Executivo, desde que no causem aumento de despesas (art. <61>, 1, a e c c/c o art. 63, I, todos da CF/1988). Inaplicabilidade ao caso concreto." (RE 274.383, Rel. Min. Ellen Gracie, julgamento em 29-3-2005, Segunda Turma, DJ de 22-4-2005.)

TRIBUNAL DE JUSTIA DO RIO GRANDE DO SUL


AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. DIREITO PBLICO QUALQUER NO ESPECIFICADO. NO INEXISTNCIA DE

VCIO

PROCESSO

LEGISLATIVO

REFERENTE LEI MUNICIPAL N 4.766/07. OBSERVNCIA DA COMPETNCIA DE INICIATIVA LEGISLATIVA.

EMENDAS PARLAMENTARES QUE NO IMPORTARAM EM

AUMENTO DE DESPESA. LEGALIDADE. ENTENDIMENTO CONSOLIDADO NA SUPREMA CORTE. AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE JULGADA IMPROCEDENTE.

DES. ARMINIO JOS ABREU LIMA DA ROSA - PRESIDENTE AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DE PORTO ALEGRE: N "

70023156011,

COMARCA

UNANIMIDADE, JULGARAM IMPROCEDENTE A AO." REL. DES. LUIZ FELIPE SILVEIRA DIFINI, JULGAMENTO EM 18.08.2008 (GRIFO NOSSO)

O e. Tribunal de Justia gacho, em ao proposta pelo Prefeito Municipal de Santana do Livramento contra lei de sua iniciativa que foi emendada pelo Legislativo local para o fim de alterar a composio do Conselho Municipal de Sade, julgou da seguinte forma (ADIn n. 70017277542, rel. Des. Arno Werlang, j. 02.10.2006):

AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI MUNICIPAL. CONSELHO MUNICIPAL DE SADE. EMENDA LEGISLATIVA MODIFICATIVA. Em se tratando de emenda legislativa sem que acarretado aumento de despesa Administrao e descaracterizada hiptese de impertinncia temtica, vedado ao Judicirio, no controle da constitucionalidade das leis, substituir-se ao Poder Legislativo, no h falar em decreto de inconstitucionalidade. AO JULGADA IMPROCEDENTE.

No mesmo sentido, a ADIn n. 70023156011, que teve como relator o Des. Luiz Felipe Silveira Difini, julgada em 18.08.2008:
AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. DIREITO PBLICO NO ESPECIFICADO. INEXISTNCIA DE QUALQUER VCIO NO PROCESSO LEGISLATIVO REFERENTE LEI MUNICIPAL N 4.766/07. OBSERVNCIA DA COMPETNCIA DE INICIATIVA LEGISLATIVA. EMENDAS PARLAMENTARES QUE NO IMPORTARAM EM AUMENTO DE DESPESA. LEGALIDADE. ENTENDIMENTO CONSOLIDADO NA SUPREMA CORTE. AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE JULGADA IMPROCEDENTE.

Tambm na mesma esteira, julgou o TJMG:

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS


AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - LEI DE INICIATIVA DA CMARA DE VEREADORES - INGERNCIA NA ADMINISTRAO MUNICIPAL COM AUMENTO DE DESPESA NO PREVISTA - INCONSTITUCIONALIDADE EMENDA QUE NO DESVIRTUA O PROJETO ORIGINAL NEM ACARRETA AUMENTO DE DESPESA CONSTITUCIONALIDADE REPRESENTAO, PARCIALMENTE, PROCEDENTE. - inconstitucional dispositivo legal de lei de iniciativa privativa do Poder Executivo que, alterado por emenda da Cmara de Vereadores, acarreta aumento de despesa da Administrao Pblica.- No inconstitucional dispositivo legal que tem sua redao original alterada por emenda da Edilidade se disso no resultou desvirtuamento do projeto original nem tampouco aumento de despesa para o Poder Pblico. (Relator: des. BAA BORGES. Julgamento: 28/10/2009)

ABONO SALARIAL - SUA CONCESSO A INTEGRANTES DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL - PROJETO-DE-LEI DE INICIATIVA DO EXECUTIVO ALTERADO POR EMENDA PARLAMENTAR VIABILIDADE EM TESE IMPOSSIBILIDADE DE CONCESSO DE ABONO A OUTROS SERVIDORES - AUMENTO DE DESPESA - AUSNCIA DE INDICAO DA RESPECTIVA FONTE DE CUSTEIO CONSEQENTE INCONSTITUCIONALIDADE. Ainda que o projeto-de-lei seja de iniciativa privativa do Chefe do Executivo, os membros ou rgos do Legislativo tm a faculdade de apresentar emendas, proposies acessrias, com sugestes de modificaes nos interesses atinentes matria contida em projetos-de-lei. Todavia, essa faculdade no ampla e irrestrita, ou seja, h limitao, como, por exemplo, no se admite a apresentao de emendas que impliquem aumento de despesa, ou, ainda, a apresentao de emenda que no tenha relao com a matria versada no projeto-de-lei. (Relator: des. HYPARCO IMMESI. Julgamento: 26/03/2008) AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - LEI DE INICIATIVA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO - EMENDA PARLAMENTAR - Melhor adequao do projeto inicial realidade local, com sensvel reduo do impacto financeiro imposto pelo projeto inicial - Veto do Prefeito Rejeio do veto e promulgao pela Cmara - Ausncia de

inconstitucionalidade - 'A exclusividade da iniciativa de certas leis destina-se a circunscrever (no a anular) a discusso e votao do projeto s matrias propostas pelo Executivo. Nessa conformidade, pode o Legislativo apresentar emendas supressivas e restritivas, no lhe sendo permitido, porm, oferecer emendas ampliativas, que importem em aumento da despesa prevista, ressalvadas as emendas aos projetos que dispem sobre matria oramentria' Representao julgada improcedente, cassada a liminar. (Relator: des. GUDESTEU BIBER. Julgamento: 25/04/2007)

Concluso Pelo exposto o Vereador solicita ao soberano plenrio desta casa legislativa que vote favoravelmente pela continuao da tramitao da emenda modificativa N 3 e aditiva N1. (segue anexos cpias de algumas jurisprudncias na integra)

You might also like