You are on page 1of 36

Sumrio

Marketing Pessoal Atendimento ao Cliente tica Profissional Introduo a Anatomia Noes de Primeiros Socorros Atendente de Farmcia Noes Bsicas de Administrao de Medicamentos Legislao Aplicada a Farmcia

PRINCIPAIS CLASSES TERAPUTICAS UTILIZADAS EM ODONTOLOGIA - ANTIBITICOS | ANALGSICOS | ANTIINFLAMATRIOS |

Antonio Jesus

Miranda

da Djalma

Cruz

Filho Pcora

ANTIBITICOS A antibioticoterapia trouxe para o campo das doenas infecciosas, a mais revolucionria mudana j ocorrida em toda a histria da medicina. A potencialidade dos microrganismos como agentes teraputicos j era conhecida desde 1877. Fleming, em 1929, descobre a penicilina sendo largamente empregada durante a segunda guerra mundial. Podemos definir os antibiticos como sendo substncias qumicas produzidas por microrganismos vivos ou obtidas em laboratrio por sintese, capazes de inibir ou destruir germes patognicos. Alm da atividade antimicrobiana, outras caractersticas devero ser consideradas para que se considere um antibitico como ideal: O antibitico deve ter ao microbiana seletiva e potente. Ser bactericida e no somente bacteriosttico. No deve desenvolver resistncia por parte dos microrganismos. No ser destruido por enzimas teciduais e/ou bacteriana. No deve pertubar as defesas orgnicas e nas doses utilizadas no danificar o hospedeiro. Deve apresentar bom ndice teraputico com uma maior dose mxima tolerada e uma menor dose mnimo curativa. Deve apresentar pequenos efeitos colaterais. Atingir rapidamente nveis bactericidas ou bacteriostticos no meio interno e mant-los por um bom perodo.
Ser administrado por todas as vias. Apresentar preos razoveis. At hoje no existe um antibitico ideal, mas sim, grupos de medicamentos que preenchem certo nmero de requisitos acima citados. Dos diversos grupos de antibiticos, vamos nos ater aos utilizados no campo odontolgico e mais especificamente Endodontia. NOTA!!! Podemos 1classific-los Ativos atravs de seu espectro sobre de ao em:

bactrias.

a) Pequeno espectro - So antibiticos que atingem pequeno nmero de microrganismos nas doses teraputicas. Ex.: penicilinas de pequeno espectro, eritromicina, lincomicina, etc b) Largo espectro - So antibiticos que atingem grande nmero de microrganismos nas doses teraputicas. Ex.: penicilinas de largo espectro, tetraciclinas, cefalosporinas, etc.

c) De uso essencialmente tpico - So antibiticos que devido sua grande toxicidade, no podem ser utilizados por outras vias que no a tpica, pelo menos na forma pura. Ex.: neomicina, tirotricina, etc. 2Ativos sobre fungos.

Este grupo no possui ao antibacteriana, pois os fungos apresentam determinadas substncias como certos esterides, que lhes conferem maior resistncia, fato que no ocorre com as bactrias. Ex.: griseofulvina, nistatina, etc. ESCOLHA DO ANTIBITICO

Utilizamos um antibitico toda vez que necessitamos prevenir (profilaxia antibitica) ou combater uma infeco causada por um determinado microrganismo. Para que se faa uma escolha correta de um antibitico, necessrio que inicialmente se identifique o microrganismo (bactria, fungos e vrus) que est causando a infeco, as quais podero ser classificadas em especficas e no especificas. Por especficas entende-se as infeces que apresentam uma evoluo e sintomatologia bem definida e so provocadas por uma espcie determinada de microrganismo. Como exemplo temos a tuberculose, sfilis, herpes simples, blastomicose e outras. J as inespecficas so infeces que podem ser originadas por diferentes tipos de microrganismos. Nesse caso temos as infeces periapicais, a doena periodontal, os abscessos, as osteomielites, etc. Dependendo do tipo de microrganismos causador da infeco, as provas de laboratrio ou antibiograma podem ser dispensveis. Porm, em certos casos h necessidade de primeiro identificarmos o microrganismo chegando a um diagnstico para fazermos uso posteriormente de um antibitico. Este antibitico sempre que possvel deve ser de pequeno espectro diminuindo os perigos de uma superinfeco. Os efeitos adversos ao paciente devem ser avaliados, bem como dar preferncia sempre a um antibitico bactericida do que a um bacteriosttico. Importante tambm salientar que no se deve associar grupos de antibiticos desnecessariamente e dar preferncia a utilizao de medicamentos que estejam com resultados clnicos comprovados. COMO INDICAR OS ANTIBITICOS

Uma vez escolhido o antibitico, importante se torna que este seja prescrito pela via oral. No campo odontolgico esta a via preferida. A via intramuscular e endovenosa podero ser utilizadas em casos de infeces mais graves. Independente da via de administrao, de boa norma administrar-se de nicio, uma dose de ataque um pouco maior ou igual ao dobro da dose de manuteno. A dose de ataque visa estabelecer nveis sanguneos ideais, o mais rapidamente possvel. O perodo de administrao no deve ser restrito somente enquanto persistam os sinais e os sintomas que justificaram a sua utilizao. Recomenda-se para qualquer tipo de infeco, a utilizao de no mnimo 5 a 7 dias. A idade do paciente deve ser levado em considerao uma vez que os diversos grupos de antibiticos, normalmente so prescritos em esquemas posolgicos, determinados pela relao

mg/dia e peso corporal do paciente. Em idosos devido a menor capacidade de excreo renal, no administrar grupos de antibiticos que possam elevar demasiadamente os seus nveis sanguneos. No caso de gestantes, cabe informar que quase todos os grupos de antibiticos atravessam a barreira placentria. Como regra geral, aconselha-se cautela principalmente nos trs primeiros meses de gravidez, onde nesta fase maiores consequncias de mal-formaes poderam ser encontradas, como por exemplo, pigmentao irreversvel nas estruturas dentrias causada pelas tetraciclinas. Antes de iniciarmos o tratamento endodntico h necessidade de se fazer a profilaxia antibitica, prevenindo uma bacteriemia, toda vez que o paciente apresentar um dos itens a seguir: vlvulas cardacas protticas, malformaes cardacas congnitas, histria prvia de endocardite bacteriana, prolapso de vlvula mitral, febre reumtica, distrbios sanguneos ou diabete. Em regra geral, na profilaxia antibitica utilizamos as seguintes dosagens: PENICILINA ORAL:

Para adultos e crianas acima de 27 kg - 2g uma hora antes da interveno e 1g seis horas mais tarde. Crianas com menos de 27 kg - 1g uma hora antes da interveno e 500 mg seis horas mais tarde. OBS: Algumas penicilas possuem suas dosagens em Unidades, portanto segue a relao onde 1mg = 1.595 Unidades. ERITROMICINA ORAL:

Adulto - 1g uma hora antes da interveno e 500 mg seis horas mais tarde. Criana - 2mg/kg uma hora antes da interveno e 1mg/kg seis horas mais tarde. CEFALOSPORINA ORAL:

Adulto - 1g uma hora antes do procedimento mais 500 mg seis horas mais tarde. Nos casos de abscessos periapicais agudos, geralmente administramos um antibitico toda vez que uma drenagem cirrgica for realizada, independente da fase em que se encontra o abscesso, ou ainda, quando o paciente apresentar-se em estado febril. O uso desnecessrio do antibitico na fase de abscesso pode provocar o encapsulamento do mesmo dificultando a sua drenagem. PRINCIPAIS 1 GRUPOS DE ANTIBITICOS UTILIZADOS NA ODONTOLOGIA PENICILINAS

Na atualidade, encontra-se disponveis para uso clnico, alm das penicilinas naturais, inmeros compostos semi-sintticos e alguns biossintticos, de atividade bactericida. As penicilinas possuem atividade bactericida de mais alta toxidade seletiva, sendo atoxica as clulas humanas.

a)

Penicilinas

naturais

As penicilinas naturais so representadas por letras que so G, X, F e K, porm destas somente a G se revelou de utilidade terapeutica. Essas penicilinas so destruidas pelo pH do estmago, razo pela qual sua administrao feita pelas vias intramuscular e endovenosa. Nomes comerciais: Anginopen 20 (suposit.), Pentid (compr.), Benzetacil (inj.), etc. b) Penicilinas biossintticas.

Tambm conhecida por penicilina V. usada somente por via oral, no resistente penicilinase e seu espectro de ao idntico ao da penicilina G, porm de potncia muito inferior a esta. Nomes comerciais: Cliacil (compr./susp.), Meracilina (compr.), Penicilina V (compr.), Pen-veoral (compr./susp.), etc. Desse grupo um dos antibiticos mais utilizados nos casos de abscesso dento-alveolar agudo o Pen-ve-oral. Pen-ve-oral Administrao e posologia: crianas com menos de 12 anos, recomenda-se a utilizao de 25.000 a 90.000 unidades/kg/dia, divididas em 3 a 6 administraes. Para adulto e crianas acima de 12 anos, um comprimido de 6/6 horas durante 10 dias. Contra-indicao: pacientes que tenham apresentado reao prvia de hipersensibilidade a qualquer forma de penicilina. Apresentao: comprimidos caixa com 12.

Sol. oral - caixa contendo frasco com p para preparao. Aps reconstituio, a soluo conter 60 ml. c) Penicilinas semi-sintticas.

O advento dos derivados semi-sintticos das penicilinas, veio reduzir as lacunas deixadas pelas penicilinas naturais (destrudas pelo pH do estmago e pelas penicilinases) e biossintticas (destrudas pelas penicilinases). Os produtos semi-sintticos podem ser de pequeno e de largo espectro. Os de pequeno espectro so resistentes penicilinase, j os de largo espectro somente as metampicilinas so resistentes s penicilinases (nome comercial: Pravacilin). Dentre os derivados semi-sintticos podemos encontrar os grupos das oxacilinas, dicloxacilinas, ampicilinas, hetacilinas, metampicilinas, amoxicilinas e epicilina. Nomes comerciais: Ampicil (cp./compr./inj./susp.), Ampicilina (cp.), Amplacilina (cp./inj./susp./compr.), Binopen (inj.), Binotal (cp./xarope/inj.), Cilipen (cp./inj.), Amoxicilina majer (cp./ susp.), Amoxil (cp./xarope), Larocin (cp./susp.), etc. Desses antibiticos a Amplacilina (ampicilina) e o Amoxil (amoxilina) so os mais utilizados em abscessos dento-alveolares agudos. A amoxicilina melhor absorvida que a ampicilina, dando

nveis sangneos e concentraes tissularesmais altos, permitindo a administrao com intervalos maiores. AMPLACILINA Posologia: Criana adulto 25-50 250-500 mg/kg/dia mg em a doses cada 6 horas a cada (durante 6 a 10 8 dias). horas.

iguais

Apresentao: Inj., susp., compr. e cp.(caixas contendo 12 cpsulas de 250 ou 500 mg de ampicilina). AMOXIL Posologia: Crianas adulto 125 500 a a 250 1000 mg, mg, 3 3 vezes ao 15 ao dia dia cps. (de (de de 8/8 8/8 500 horas). horas) mg).

vezes com

Apresentao: 2-

suspenso,

cpsulas

(caixa

MACROLDEOS

So drogas bacteriostticas, bastante utilizada, embora sejam de pequeno espectro, apresentando facilidade de administrao, boa tolerncia e baixa toxidade. Ao grupo dos macroldeos pertecem a eritromicina, espiramicina, oleandomicina e kitasamicina. A eritromicina pode ser utilizada por via oral e parenteral e embora menos eficaz que as penicilinas contitui-se em uma boa alternativa quando no se pode utilizar as penicilinas devido a problemas de sensibilidade. Nomes ILOSONE Posologia: adulto 1 cpsula de 250 mg de 6/6 horas durante 10 dias. comerciais:

Crianas - idade, peso e gravidade da infeco so fortes fatores importantes na determinao da dose adequada. Trinta a cinqenta mg/kg dirios divididos em 3 ou 4 doses a intervalos iguais o esquema usual. Apresentao: suspenso, gotas, cpsulas 250 mg (caixas de 20 cps), drgeas 500 mg (caixa com 10 e 48 drgeas). PANTOMICINA Posologia: Crianas adulto 40 a 1 50 ou 2 g/dia dividida dividida em em 3 3 ou ou 4 4 administraes. administraes.

mg/kg/dia

Apresentao - drgeas 500 e 250 mg (caixa com 10 e 20), suspenso 250 mg = 1 medida = 5 ml (frasco com 50 ml).

3-

CEFALOSPORINA

Todas as Cefalosporinas so bactericidas e de largo espectro. Possuem baixa toxicidade e seu principal efeito adverso poder provocar danos renais. uma boa opo como substituto das penicilinas de largo espectro, para pacientes sensveis a mesma, ou em infeces com germes produtores de penicilinase. KEFLEX Adulto Crianas 25 a 1 50 a mg/kg/dia 2g/dia divididas dividida em 4 em administraes 2 (de 6/6 tomadas. horas).

Apresentao - drgeas 500 mg (caixa com 8), lquido 5ml = 1 medida = 250 mg (frasco com 60 ml), gotas 20 gotas = 100 mg. Existem tambm as cefalosporinas de terceira gerao, cuja principal caracterstica e atuar em germes anaerbicos. Porm possuem preos bastante elevados e so muito poptentes sendo indicados para infeces graves. Nomes comerciais: Claforan, Fortaz, etc. 4TETRACICLINA

As tetraciclinas so antibiticos de largo espectro e bacteriosttico. Em odontologia no so os antibiticos de primeira escolha, mas so normalmente efetivos. A sua distribuio no organismo se faz com facilidade para o interior das clulas e demonstra especial afinidade pelo fgado, bao, ossos e dentes. Merece especial ateno a impregnao dos dentes por estes antibiticos (o que mais acentuado para alguns grupos), causando com grande frequncia manchas amareladas ou castanhas, quando administrados durante a gravidez e crianas at os 12 anos de idade. Se as doses forem elevadas ou o antibitico administrado por muito tempo, pode-se observar hipoplasia do esmalte com predisposio crie dental. Dos diversos grupos de tetraciclinas, os nomes comerciais mais utilizados na Odontologia so: Parenzyme tetraciclina (cps.), Tantum-ciclina (cps.), Tetrex (cps./susp.), Terramicina (cps.), Vibramicina (drg./xarope), etc. 5LINCOMICINA/CLINDAMICINA

bacteriosttico e o seu espectro de ao praticamente idntico ao da eritromicina, sendo empregado tanto por via oral como parenteral. Distribui-se bem pelos tecidos, chamando a ateno sua elevada concentrao no tecido sseo. Para casos de germes sensveis, este antibitico to eficaz quanto a penicilina G, sendo uma tima alternativa quando est no puder ser usada. No recomendado para recm-nascido e portadores de disfuno renais e hepticas. Nomes comerciais: Frademicina (inj./xarope), Dalacin C (cps.), etc.

ANTIBITICOS

ANTIFNGICOS

Os antibiticos incluidos neste grupo no apresentam ao antibacteriana. Podem ser fungicidas e fungistticos e dentre os mais importantes temos a nistatina, griseofulvina e a anfotericina B.

--------------------------------------------------------------------------------

ANALGSICOS

ANTIPIRTICOS

Para os analgsicos e antipirticos, comentaremos os medicamentos do grupo no narcticos ou no entorpecentes, visto que os medicamentos analgsicos narcticos ou entorpecentes no apresentam aplicabilidade sistemtica no dia a dia do Cirurgio Dentista. As odontalgias, sendo classificadas como uma dor superficial, so perfeitamente combatidas com o uso dos analgsicos no narcticos ou no entorpecentes, bem como as produzidas pelos nossos ps-operatrios. Os analgsicos so administrados toda vez que o paciente apresentar dor como nos casos de abscesso dento-alveolar agudo, principalmente nas fases inicial e em evoluo, pericementite seja ela traumtica, bacteriana ou medicamentosa. Nas pupites os analgsicos surtem pouco efeito, sendo que a dor s ser aliviada aps a pulpectomia realizada. Os analgsicos-antipirticos possuem caractersticas prprias. Como analgsico, tem valor nas dores de mdia intensidade e como antipirtico, abaixam a temperatura anormalmente elevadas, dificilmente baixando a temperatura normal. As principais drogas deste grupo so: 1231Salicilatos Paraminofenol Pirazolnicos SALICILATOS

O grupo de saliclilicos constitudo de derivados do cido saliclico ou cido ortohidroxibenzico. So em geral, irritantes da mucosas, possuindo tambm uma leve ao antissptica. Constituem o grupo mais em uso no mundo como antitrmicos-analgsicos e em relao a toxidade, no provocam reaes dignas de nota, desde que observemos suas naturais contraindicaes: lcera gstrica ou duodenal, fenmenos hemorrgicos e reaes alrgicas droga. Nomes comerciais: AAS (compr.), Aspirina (compr.), Cibalena (compr.), Ecasil (compr.), Ronal (compr.), etc. 2PARAMINOFENOL

O grupo da acetanilida e acetofenetidina constitudo por derivados da anilina e do paminofenol. So drogas facilmente absorvidas pelo trato digestivo e de baixa toxicidade. Suas propriedades analgsicas e antipirticas so qualitativamente as mesmas das dos saliclicos. Nomes comerciais: Acegripe (compr.), Drico (compr.), Parenzyme analgsico (drgeas), Sinutab (compr./xarope), Tylenol (compr./gotas), Tylex (compr.), etc.

O 3-

grupo

do

paraminofenol

mais

indicado

para

crianas

gestantes.

PIRAZOLNICOS

Seus principais derivados so a dipirona, aminopirina e fenilbutazona. So os mais ativos antipirticos-analgsicos conhecidos. A absoro geralmente rpida atravs do tubo digestivo. Uma das muitas reaes indesejveis dos derivados da pirazolona a alergia, ficando o profissional sem elementos para detectar a sensibilidade droga, tomando conhecimento dela aps o fato consumado, pois no existem testes cutneos para preveni-la. Nomes Dipirona Anador (compr./gotas), Baralgin (compr./inj.), Beserol (compr.), Buscopan (drg./suposit./inj./gotas), Magnopyrol (compr./inj./suposit./gotas), Novalgina (compr./inj./gotas/xarope/suposit.), Conmel (compr./gotas/inj.), Dipirona (compr./gotas/inj.), Dorflex (compr./gotas), etc. Aminopirina Cibalena (compr.). comerciais:

--------------------------------------------------------------------------------

ANTIINFLAMATRIOS Os antiinflamatrios podem ser divididos em hormonais, enzimticos e no hormonais no enzimticos. Esto indicados principalmente nas pericementites e aps as cirurgias periapicais. No comum receitarmos um analgsico ou antiinflamatrio aps as pulpectomias, porm ha casos em que o paciente apresenta uma moderada sensibilidade dolorosa sendo ento necessrio o emprego de um antiinflamatrio. ANTIINFLAMATRIOS HORMONAIS (CORTICOSTERIDES)

Os corticosterides so substncias hormonais, naturais ou sintticas, dotadas de aes biolgicas em praticamente todos os setores da economia orgnica. Quando utilizado sistemicamente, a via oral a preferida, estabelecendo uma dose de ataque em torno de 8 a 12 comprimidos dirios sendo que de acordo com a gravidade do caso esta dose poder aumentar ou diminuir. Esta dosagem dever ser mantida at que se obtenha uma atenuao dos sintomas clnicos agudos, quando se comea a administrar uma posologia de manuteno, a qual dever ser reduzida gradativamente a cada trs dias. Os corticosterides possuem uma ao antiinflamatria, porm no possuem ao analgsica. Os efeitos colaterais surgem principalmente nos tratamentos sistmicos de longa durao e nada mais so do que exageros de suas funes fisiolgicas. Na maioria dos casos quando

suspensa

administrao

do

medicamento

esses

efeitos

desaparecem.

Estes hormnios esto contra-indicados para indivduos portadores de lcera ppticas, indivduos portadores de infeces e nos diabticos. Nomes comerciais: Dermon (pomada), Otosporin (gotas), Fonergin (pastilhas), Rifocort (pomada), Decadron (compr./inj./creme), etc. O Otosporin uma associao entre corticosteride, antibitico e antifngico, utilizado no curativo de demora em casos de biopulpectomia, quando por algum motivo no foi possvel realizar o tratamento do canal radicular em uma nica sesso. ANTIINFLAMATRIOS ENZIMTICOS

As enzimas so tambm conhecidas como catalisadores biolgicos ou substncias capazes de acelerar determinadas reaes qumicas, sem interferir no produto final das mesmas. A classificao dessas substncias pode ser feita de acordo com seu substrato ou de acordo com sua origem. Clinicamente so utilizadas quimiotripsina, tripsina, bromelina, papana, estreptoquinase (so denominadas de endopeptidases, pois hidrolisam unies peptdicas internas e polipeptdeos), estreptodornase (exopeptdases, pois hidrolisam dipeptdeos em aminocidos terminais), alfa-amilase (hidrolisam os polissacrides em dissacrides) e hialuronidase. Quando a administrao dos antiinflamatrios enzimaticos feita pela via oral, raramente temse observado efeitos colaterais. Este grupo de medicamentos possuem apenas ao antiinflamatria sendo praticamente despresvel sua ao analgsica. Estas drogas esto contra-indicadas em pacientes com relato de sensibilidade alrgica medicao ou discrasias sanguneas. Nomes comerciais: Parenzyme (drg./inj.), Parenzyme ampicilina (cp.), Parenzyme tetraciclina (cp.), Realgin (drg.), Varidase (compr.), etc. ANTIINFLAMATRIOS NO HORMONAIS E NO ENZIMTICOS

Dentro deste grupo encontramos os antiinflamatrios mais utilizados, tanto no campo odontolgico como no mdico. Fazem parte deste grupo: os salicilatos, os derivados pirazolnicos, os derivados do cido antranlico, a benzidamina, os derivados arilcanicos e os derivados do cido propinico. SALICILATOS Dentre os vrios grupos de salicilatos, o cido acetil saliclico o que mostra ser mais efetivo como droga analgsica e antiinflamatria. Como efeitos colaterais, a utilizao deste grupo, poder trazer irritao do trato gastro-intestinal, podendo produzir nuseas, vmitos e ativao de lceras ppticas. Estas drogas tambm interferem no mecanismo de agregaes plaquetrias, trazendo como consequncia alteraes no mecanismo de coagulao. Nomes comerciais: AAS (compr.), Buferin (compr.), Cibalena A (compr.), Doloxene A (cp.), Ronal (compr.), etc. DERIVADOS PIRAZOLNICOS

Pertencendo a este grupo de medicamentos encontramos a dipirona e aminopirina, a fenilbutazona e a oxifenilbutazona. Os dois primeiros representantes apresentam uma maior tendncia em apresentar uma resposta mais satisfatria como analgsico e antitrmico, enquanto os dois ltimos, uma tendncia em produzir respostas antiinflamatrias. Nomes comerciais: Butazona DO (pomada), Mioflex (compr.), Tandrex (drg.), etc.

DERIVADOS

CIDO

ANTRANLICO

Dentre os efeitos colaterais indesejveis mais comuns destes medicamentos encontram-se, mal-estar gstrico, anorexia, nuseas, vmitos e diarrias. Nome BENZIDAMINA Considerada como um dos melhores e mais valiosos medicamentos nos estados inflamatrios. A benzidamina apresenta poucos efeitos colaterais. Nomes comerciais: Benflogin (drg.), Flogoral (colutrio), Benzitrat (comprimidos e gotas), etc. DERIVADOS DO CIDO PROPINICO comercial: Ponstan 500 (compr.).

Neste grupo encontramos dois medicamentos bastante utilizados nos casos de pericementite. 1 Flanax 275 mg (compr./susp.)

O Flanax um antiinflamatrio e antiexudativo, de ao analgsica e antipirtica. Posologia: adulto - 2 comprimidos como dose inicial, seguidas de 1 comprimido a cada 8 horas. Em casos que requerem ao mais intensa do medicamento, reduzir os intervalos para 6 horas. Criana - para uso a curto prazo (no mais de 14 dias) a dose no deve ultrapassar de 16,5 mg/kg/dia. 2 um 1 antiinflamatrio cpsula de com 8/8 horas Profenid ao ou 2 analgsica cpsulas e de (inj./supos./cp.) antipirtica. 12/12 horas.

Posologia: DERIVADOS

ARILCANICOS

So agentes antiinflamatrios no esterides cujo perfil farmacolgico so semelhantes aos dos salicilatos, por isso, podem produzir distrbios gastrointestinais (dor epigstrica, nuseas, vmitos, hemorragias e diarrias). O principal composto deste grupo no campo odontolgico o Diclofenaco. Nomes Tanto o comerciais: Voltaren Voltaren como o (compr./inj./supos.), Cataflam possuem Cataflam ao (drg./supos./inj.), e etc.

antiinflamatria

analgsica.

PIROXICAM So antiinflamatrios bem efetivos no esterides qie possuem tambm propriedades analgsicas. A vantagem de sua utilizao que podem ser administradas uma vez por dia. Contra indicao - no deve ser administrado em pacientes que tenham demonstrado hipersensibilidade droga ou ao cido acetil-salicilico. Nomes comerciais: Feldene (cpsulas, supos., compr. E ampolas), Piroxene (cpsulas, supos., gotas e ampolas). FELDENE Adulto cpsulas de 20 mg ao dia.

Crianas - 0,4 mg/kg/dia em uma nica administrao. No existe forma farmacutica para uso infntil. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

01- DE DEUS, Q.D. - Endodontia. MEDSI Editora Mdica e Cientfica Ltda. Rio de Janeiro, R.J., Quarta edio, 1986. 02- TORTAMANO, N. - Guia Teraputico Odontolgico. Livraria e Editora Santos, 1995. 03- DICIONRIO DE ESPECIALIDADES FARMACUTICAS. Editora de Publicaes Mdicas Ltda. 1995/1996.
Postado por Antonio Celso da Costa Brando s 4:41 PM Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no orkut

0 comentrios:
Postar um comentrio

Links para esta postagem


Criar um link

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Classes Terapeuticas

Analgsicos Conceito - medicamentos empregados para aliviar dor, sem causar a perda da conscincia. Os analgsicos so divididos em 2 grupos: FORTES: utilizados para o tratamento de dores intensas. Ex: Tramal, Timasen, Sylador FRACOS: utilizados para o tratamento de dores suaves e moderadas. Ex: Anador e Doril Comentrios: cido acetilsaliclico acima de 1g. Possui efeito antiinflamatrio; dipirona possui efeito anti-espasmdico, cafena potencializa o efeito analgsico e diminui a sonolncia. Antitrmicos Conceito so medicamentos utilizados para aliviar os estados febris, que podem ser causados por inflamaes, desidrataes e molstias infecciosas. Ex. Paracetamol, Dipirona e AAS. Falar sobre paracetamol, dipirona e aas Antigripais Conceito so medicamentos utilizados para aliviar os sintomas das gripes e resfriados. Geralmente associados, renem em sua frmula analgsicos, antitrmicos, vitamina C e descongestionantes nasais. EX. Coristina D, Apracur e Cheracap. Anticidos Conceito so medicamentos utilizados para combater o excesso de cido clordrico no estmago. No processo digestivo, o estmago produz o cido clordrico, alm de outras substncias. Devido a alguns distrbios, h indivduos que passam a produzir esse cido em excesso, provocando dor, queimao (Azia) etc. Comentrios: Os anticidos aqui citados possuem ao local e praticamente no so absorvidos no intestino, sendo eliminados nas fezes. Os anticidos de ao local neutralizam

rapidamente o excesso de cido clordrico do suco gstrico, diminuindo a acidez. EX. AL (OH) + 3HCL - ALCL3 3H2O Reeducadores Intestinais Conceito so medicamentos utilizados para regular a funo normal do intestino. So compostos ricos em fibras, normalmente derivados de frutas como mamo, ameixa e tamarindo. Ex. Trifibra Mix, Fiber Bran, Naturetti. Laxativos e Purgativos Conceito so medicamentos que facilitam a eliminao das fezes atravs de mecanismos variados. So os medicamentos somente variando a dosagem, ou seja, os purgativos so laxantes em maior quantidade. Mecanismo de ao: aumentam o peristaltismo intestinal Dulcolax, Gutalax e Laxol. Lubrificam e estimulam a contrao do reto Sup. De Glicelina Aumentam o volume do bolo fecal Fleet enema Antiflatulentos Conceito so medicamentos utilizados para eliminao de gases formados pelo trato gastrointestinal. Os gases so formados normalmente no processo de digesto dos alimentos. Em alguns casos, h formao exagerada de gases devido a problemas associados alimentao errada, mal funcionamento do estmago e intestinos e, ainda, mastigao incorreta dos alimentos. Ex. Dimeticona Antiespasmdicos Conceito so medicamentos utilizados para diminuir a freqncia e a fora de contrao da musculatura lisa, aliviando assim a dor. Ex. Buscopan e Atroveran Comentrios: Espasmos so contraes involuntrias da musculatura lisa (estmago, intestino, tero e bexiga) Rehidratantes Orais Conceito so substncias utilizadas para repor rapidamente gua e sais minerais essenciais ao organismo, que passam por processo de desidratao. Ex. Pedialyte, Rehidrat e soro caseiro. Hepatoprotetores Conceito - so medicamentos utilizados para a proteo das clulas do fgado e contribuem para o equilbrio funcional do mesmo. Modo de ao: de maneira simplificada, os hepatoprotetores so substncias ricas em aminocidos que so usados pelo fgado na produo de enzimas que iro degradar o lcool e as gorduras ingeridas. So exemplos de hepatoprotetores: Epocler: Associao de vit. B6 (piridoxina) e aminocidos Metiocolin, Xantinon: Vit. B2 e aminocidos Eparema:, Cscara sagrada, Boldo: So colagogos (promovem a excreo da bile armazenada na vescula biliar) e colerticos (estimulam a produo da bile pelo fgado) Antimicticos e Fungicidas Conceito so medicamentos usados no combate a infeces causadas por fungos. Esses medicamentos so amplamente utilizados na clnica humana e veterinria.

Anti-Sptico Conceito so substncias utilizadas para destruir ou inibir o crescimento de microorganismos. So aplicadas principalmente na pele ou nas mucosas. Podem ser para: Higiene Bucal: Cepacol, Flogoral, Listerine e etc. Higiene Ocular: gua boricada, Colrios como Leri, Lavoolho Higiene da Pele: Dermacyd, Proderm, gua Oxigenada. Anti-Seborricos Conceito so medicamentos destinados a diminuir o acmulo de gorduras (oleosidade) da pele e do couro cabeludo. So exemplos: Acne-aid wash, Salisoap sabonete e Dermotivin sabonete (para remover a oleosidade da pele), Denorex, Selsun azul, Polytar etc (para o couro cabeludo). Comentrios: AAS: Limpa e descama Selnio: Antifngico Enxofre: Diminui a Oleosidade Pediculicidas Conceito so substncias utilizadas no tratamento da infestao parasitria da pele causada pelo o piolho, que pode ocorrer na cabea, no corpo e na regio genital. So exemplos de pediculicidas: Especfico para a cabea: Kwell, Toppyc Especfico para o corpo e regio genital: Arcasan sabonete e Miticoan sabonete. Descongestionantes Conceito o descongestionante alivia a congesto nasal, diminui a coriza e ressaca a mucosa nasal. Comentrios: O uso prolongado pode provocar inchao, que o efeito contrrio do desejado, alm do ressecamento da mucosa nasal. No usar por mais de 5 dias consecutivos. Testes e Diagnsticos Conceito so substncias usadas para examinar o organismo quanto ao desempenho de suas funes. Normalmente, so usados para detectar alteraes no organismo. Ex. Predictor e Glicofita. Vitaminas Conceito- so substncias essenciais para o bom funcionamento do organismo. Em geral, so obtidas atravs de uma dieta alimentar adequada e so necessrias em pequenas quantidades. Alguns produtos apresentam apenas uma ou vrias vitaminas associadas. A falta de vitaminas no organismo pode resultar de dietas inadequadas devido pobreza, ignorncia, tabus alimentares, dentio insatisfatria, m absoro alimentar, necessidade aumentada como em mulheres grvidas, lactao, crescimento e certas doenas como o raquitismo. Comentrios: O uso abusivo, alm de ser caro, pode levar a manifestaes txicas e a reaes adversas que so especficas para cada vitamina. VIT. A Pele, Cabelo, Viso VIT. B Musculatura e Nervos, alm de participar na formao das hemcias VIT. C Radicais Livres e Imunidade

VIT. D Absoro de Clcio VIT. E Radicais Livres e Fertilidade VIT. KI Coagulao Anti-Anmicos Conceitos So medicamentos usados no combate anemia. No caso especfico da anemia ferropriva, estes medicamentos suprem a carncia de ferro no organismo (sulfato ferroso). Algumas causas da deficincia de ferro: Absoro deficiente, aumento da necessidade (gravidez, lactao e crescimento) e perdas (hemorragias e verminoses ). Comentrios: No sangue existem clulas chamadas hemcias, entre outras. No interior das hemcias existe uma substncia chamada hemoglobina, no qual o ferro indispensvel sua formao. A principal funo da hemoglobina o transporte de oxignio para as clulas do nosso corpo. O ferro obtido atravs da dieta alimentar balanceada, pois no produzido pelo nosso organismo. Portanto, a sua deficincia causa a anemia do tipo ferropriva. Existem ainda outros tipos de anemia, causadas pela deficincia de vit. B12 ou cido flico (anemia megaloblstica) e por fatores hereditrios (anemia falciforme). Antibiticos Conceito so compostos qumicos produzidos por seres vivos e modificados quimicamente em laboratrios, sendo capazes de inibir ou destruir as bactrias. Comentrios: Infeco a agresso causada por um microorganismo, geralmente bactrias e fungos, ao nosso organismo. O uso de antibiticos prejudica a flora intestinal, podendo causar diarria. Infeces causadas por BACTRIAS GRM POSITIVAS so mais comuns no sistema respiratrio e as causadas por GRAM NEGATIVAS, no sistema urinrio. Antiinflamatrios Conceito so medicamentos utilizados para amenizar sintomas como febre, dores e edemas decorrentes de uma agresso ao organismo. Existem, basicamente, duas classes de antiinflamatrios: ESTEROIDAIS Cortisonas (dexametasona, Hidrocortisona etc) NO-ESTEROIDAIS Cataflan, Piroxican etc. Corticosterides Conceito o cortisol ou hidrocortisona o principal corticide (hormnio) produzido pelo organismo. Ele serve para a sntese de outros corticides mais potentes. A ao antiinflamatria do corticide se deve ao fato deste impedir a produo de substncias mediadoras da inflamao. Os corticides prejudicam o processo de cicatrizao do organismo, visto que este est intimamente ligado ao processo inflamatrio. Antialrgicos Conceito so medicamentos usados principalmente para o controle de certas afeces de fundo alrgico. Comentrios: Os antialrgicos podem pertencer a uma das seguintes classes de medicamentos: anti-histamnicos, glicocorticides e outros frmacos como a epinefrina e a pseudoepinefrina. O cloridato de fexofenadina o nico anti-histamnico no sedativo, pois o mesmo no atravessa a barreira hemato-enceflica.

Antidiarricos Conceito a diarria a eliminao das fezes numa consistncia mais lquida. Os antidiarrticos so medicamentos usados no tratamento da diarria resultante de infeces, ingesto de alimentos estragados, alergias etc. Comentrios: Kaomagma recupera a consistncia do bolo fecal Floratil recupera a flora intestinal Imosec diminui a motilidade intestinal, usado em diarrias de origem emocional ou no infecciosa. Emolientes Conceito usados para suavizar/lubrificar a pele e a mucosa exercendo ao protetora. Exemplo: leo de amndoas, manteiga de cacau. Comentrios: H tambm os emolientes utilizados para remover o excesso de cera do ouvido, como o Cerumim e Oticerin. Otolgicos Conceito So medicamentos utilizados em dores de ouvido que podem estar geralmente associados a infeces. Ex. Lidosporin, Otosynalar etc. Antiemticos Conceito so drogas que impedem ou aliviam sintomas de nsia de vmito. O vmito um mecanismo normal de defesa do organismo. Comentrios: em caso de vmito e diarria concomitantemente d-se preferncia metoclopramida, por ter efeito estimulante sobre o trato gastrointestinal, isto , dificulta o vmito mas facilita o funcionamento intestinal, no prejudicando assim o esvaziamento gstrico. Disfuno Prosttica Conceito so medicamentos utilizados quando h um aumento benigno da prstata, ou seja, (HIPERTROFIA BENIGNA DA PRSTATA). Ex. Proscar, Finasterida. Comentrios: A Finasterida age inibindo o hormnio diidrosterona responsvel pelo crescimento da prstata. Miorrelaxantes Conceito so medicamentos utilizados para o relaxamento da musculatura esqueltica. A contrao da musculatura deve-se tenso, ansiedade ou leses ortopdicas. Existem dois tipos de miorrelaxantes: MIORRELAXANTES CENTRAIS agem no SNC controlando o tnus muscular. Ex. Dorflex. MIORRELAXANTES PERIFRICOS normalmente associados com anestsicos. Vermfugos Conceito para combate aos vermes, pela expulso ou destruio. Ex. Ascaridil. Tricomonicidas Conceito medicamento utilizado para combater a infeco causada pelo TRICOMONAS.

Comentrios: A tricomiase uma doena causada por infeco parasitria do trato intestinal ou genito-urinrio. A transmisso pode ser direta, atravs do ato sexual, ou indireta, atravs de artigos de toalete. Antiulceroso Conceito so medicamentos utilizados no tratamento de lceras ppticas, gstricas e duodenais, bem como no tratamento de esofagite de refluxo e hemorragia gastrointestinal. Atuam reduzindo a secreo do suco gstrico basal e tambm aps a refeio. Colrios e Pomadas Oftlmicas No se trata de uma classe teraputica, mas simplesmente de um conjunto importante de medicamentos utilizados para o tratamento de inmeras patologias que acometem a regio ocular. Conceito so medicamentos que tm a funo de combater alergias, inflamaes, infeces ou qualquer outra patologia que ocorra na regio dos olhos. So formas estreis que, aps abertas, devem ser usadas por um curto espao de tempo e descartada a seguir, evitando assim contaminaes. O conservante utilizado no Lacrima (cloreto de bensalcnio) no permite o seu uso por pessoas que usam lentes de contato do tipo gelatinosa. No entanto, tais pessoas podem fazer uso do Lacrima Plus. Broncodilatadores Conceito medicamentos que promovem uma maior expanso pulmonar, ou seja, broncodilatao, aliviando assim crises de asma e bronquite. Alguns Broncodilatores: - Agonistas B-adrenrgicos Reveni, Berotec e Aerolin O efeito colateral mais comum a taquicardia, principalmente em crianas, sendo prefervel seu uso atravs de inalao. - Metilxantinas aminofilina e teofilina Possuem ao mais lenta quando tomadas por via oral. Em asma moderada so usados em associao com outros broncodilatadores. Antitussgeno / Expectorantes Conceito os antitussgenos so medicamentos que ajudam a reduzir a freqncia da tosse e os expectorantes servem para eliminar o catarro. A tosse um reflexo natural de proteo e sua funo expelir substncias irritantes ou excesso de secreo do trato respiratrio. A sua origem pode ser alrgica, irritativa, infecciosa e de origem psicolgica (geralmente em crianas). Digestivos Conceitos: agem estimulando a motilidade propulsora gastrointestinal, estimulando a produo e liberao da bile e enzimas pancreticas ou mesmo fornecendo estas enzimas diretamente. Comentrios: a m digesto pode ocorrer devido a deficincia de varias substncias participantes do processo digestivo como cido clordrico e enzimas necessrias para a degradao dos alimentos, ou por problemas na motilidade do aparelho digestivo.

Anestsicos Conceito: so substncias capazes de provocar insensibilidade geral ou local, para que o paciente no sinta dor. A grande maioria de uso especfico durante procedimentos mdicos ou odontolgicos. Antidiabticos Conceito: so medicamentos utilizados para controlar os nveis de glicose no sangue. Ex. Glibenclamida estimula a liberao endgena de insulina Glucobay retarda a absoro da glicose pelo o organismo. Comentrio: Tais medicamentos podem provocar vrias reaes adversas como coceira, diarria, alergias, distrbios visuais e etc. Alguns tipos de diabetes: - Diabete Tipo 1 insulino-dependente normalmente congnita ou logo nos primeiros anos de vida. - Diabete Tipo 2 no insulino-dependente ocorre na idade adulta. Pode ter como origem a hereditariedade, fatores emocionais, problemas de obesidade e crescimento. Anticolesteral Conceito: so medicamentos utilizados para reduzir os nveis de gordura no sangue, ou seja, colesterol e triglicrides. A origem da doena pode ser hereditria e por alimentao rica em gorduras. Anti-Hipertensivos Conceito: medicamentos utilizados para controlar a presso arterial. Ex. Divelol e Carduran inibidores adrenrgicos Vascase e Capoten inibidores da ECA Comentrios: deve-se tentar o controle da presso arterial primeiramente por modificao do estilo de vida, reduo de peso, restrio ao consumo de sal, absteno do fumo, aumento de atividades fsicas. Se tudo isso no adiantar, recorre-se ao uso de diurticos isoladamente ou em associao com outros anti-hipertensivos. Diurticos Conceito so substncias que estimulam a excreo de alguns ons e diminuem a reabsoro de gua nos tbulos renais, aumentando assim a eliminao de gua do organismo. Comentrios: So medicamentos utilizados no alvio de edemas e como coadjuvante no controle da hipertenso bem como insuficincia cardaca congestiva crnica, insuficincia renal crnica e hipercalcemia. Alguns diurticos: - Depletores de potssio clortalidona e hidroclorotiazida podem causar hipopotassemia e, por isso, muitas vezes so tomados juntamente com sais de potssio. - Poupadores de potssio espirolactona diminuem a excreo de potssio e a reabsoro de sdio. - Diurticos de ala furosemida - tambm chamados de diurticos de alta potncia. Cardiotnicos Conceito so medicamentos que aumentam a fora de concentrao do corao e controlam a velocidade dos batimentos cardacos. Exemplo: Digoxina e Ancoron.

Comentrios: Insuficincia Cardaca o corao bate devagar Arritmia o corao bate descompassado Vasculares Anti-hemorrgicos: evitam as hemorragias o perigo de hemorragias aparece quando o organismo no produz os anti-hemorrgicos naturais (principalmente a Vit. K1) de maneira suficiente. Ex. Kanakion e Ergotrate. Circulatrios: servem para controlar a circulao do sangue, tentando evitar a formao de hemorridas e varizes. Ex. Venocur triplex e Venalot. Vasodilatadores: aumentam o dimetro dos vasos. So usados principalmente para anginas e dor forte no peito, e tratam a insuficincia cardaca congestiva. Ex. Adalat e Sustrate. Antineoplsicos Conceito so quimioterpicos usados no tratamento do cncer. O objetivo do seu emprego a destruio seletiva das clulas tumorais. Ex. Alkeran e Zoladex Comentrios: Neoplasia uma massa de clulas anormais que se desenvolvem de maneira desordenada. Hoje em dia muito comum a utilizao de associaes de quimioterpicos, evitando assim o desenvolvimento de clulas resistentes num curto espao de tempo e procurando tambm resultados mais eficientes. Anticoagulantes Conceito so agentes que prolongam o tempo de coagulao do sangue. So usados em diversos distrbios cardiovasculares, tais como infarto do miocrdio, embolia pulmonar, doena vascular cerebral perifrica e trombose. Ex. Marevan, Heparina Sdica e Clexane. Comentrios: O cogulo uma rede de finssimas fibras que so formadas pelo prprio organismo. A formao do coagulo envolve uma srie de reaes e de substncias. Anti-Herpticos Conceito - medicamentos de ao paliativa usados para diminuir os sinais e sintomas do herpes. O herpes uma doena sem cura causada pelo o vrus herpex, muito comum no ser humano, mas que s se manifesta com baixa resistncia imunolgica. Caracteriza-se por leses da pele e mucosas. Comentrios: Nunca utilizar pomadas base de cortisona em herpes, pois pode ocorre piora do quadro clnico. Orexgenos Conceito so medicamentos utilizados para estimular o apetite. EX. Carnabol, Profol etc. Hormnios Conceito so substncias secretadas por glndulas e liberadas na corrente sangnea para que possam atingir os tecidos onde iro exercer seus efeitos. Alguns hormnios: - Hormnio do Crescimento chamado somatropina, produzido pela hipfise e sua deficincia durante a fase de crescimento pode gerar nanismo. - Hormnios Tiroidianos T3 e T4, o exame do pezinho feito em lactentes tem como um dos

objetivos a deteco precoce do hipotiroidismo, que deve ser tratado, evitando assim o cretinismo. J o hipertiroidismo tratado com frmacos antitiroidianos, que impedem a sntese do hormnio tiroidiano. Ex. Propiltiouracil. Comentrios: Quando o organismo no produz ou produz insuficientemente os hormnios necessria a reposio hormonal, que feita por substncias sintticas, ou seja, produzidas em laboratrios. Anticoncepcionais Conceito so hormnios utilizados para evitar a fecundao (gravidez), no tratamento de algumas patologias ovarianas (cistos) bem como regular o ciclo menstrual. Ex. Gracial e Minulet. Ovulatrios Conceito um hormnio que atua no SNC no sentido de induzir a ovulao. Este medicamento pode induzir a liberao de 1 ou mais vulos, aumentando as chances da mulher engravidar. Ex: Clomid e Serofene. Antidepressivos Conceito so medicamentos que melhoram o humor. Ex: Anafranil, cloridrato de clomipramida e Pondera. Comentrios: A depresso pode ser causada por distrbios hormonais ou emocionais. Ansiolticos Conceito so medicamentos usados para diminuir a ansiedade. EX: Alprazolan e Bromazepan. Comentrios: A ansiedade no tem origem definida, variando de pessoa para pessoa. Pode apresentar-se como um distrbio do pnico (medo), de ansiedade ou ps-traumtico. Antiparkinsoniano Conceito so medicamentos utilizados para tratar os sintomas do mal de Parkinson. Comentrios: A doena de Parkinson deve-se deficincia de uma substncia existente no crebro chamada DOPAMINA, que responsvel pela coordenao dos movimentos juntamente com a ACETILCOLINA ( preciso que ocorra o equilbrio entre elas). A LEVODOPA, no sistema central, convertida em DOPAMINA. O CLOR. DE BIPERIDENO promove a diminuio de ACETILCOLINA, restabelecendo assim o equilbrio entre a mesma e a DOPAMINA. Hipnticos e Sedativos Conceito so usados para o tratamento de diversos tipos de insnia, tenso emocional, pois reduz a inquietao e induz o sono e a sedao. Agem deprimindo o SNC de maneira no seletiva ou geral. Em doses elevadas, so usados como hipnticos e em doses menores como sedativos. Ex. Dormonid e Sonebon. Neurolpticos Conceito so usados para o tratamento de pacientes com desorganizao mental de pensamento e comportamento, como por exemplo: obsesso, mania de perseguio e no alvio de tenso emocional grave. No curam, mas diminuem os sintomas da doena. Portanto, no so curativos, sua ao primariamente e paliativa. Ex. Carbonato de ltio,

baloperidona e risperidona. Comentrios: Neurose distrbio da pessoa com ela mesma. Ex. mania de limpeza Psicose distrbio da pessoa com a realidade. Ex. ouvir vozes

Analgsicos Narcticos Conceito so medicamentos utilizados para deprimir o SNC, ou seja, diminuem o ritmo cerebral que est acelerado. Ex: Fenobarbital e Fenitona. Comentrios: A epilepsia caracteriza-se por crises de convulso que so decorrentes de uma disritmia cerebral, levando a um equilbrio das cargas eltricas, podendo ocorrer em intensidade e freqncias variadas. Anorexgenos Conceito so medicamentos usados para reduzir o apetite e tambm agir corrigindo o fator emocional que leva ingesto excessiva de alimentos. Ex. Femproporex e Anfepramona. Comentrios: A obesidade o excesso de gordura que fica armazenada no organismo proveniente de uma alimentao excessiva ou de distrbios hormonais. Postado por Priscila G. C. s 21:31 Marcadores: Administrao de Medicamentos 4 de outubro de 2010 04:43

O Vendedor Bem Sucedido Como atender clientes difceis


segunda-feira, 14 de julho de 2008

A maioria dos vendedores tem grande resistncia em atender os clamados clientes difceis. De fato, para atender alguns tipos de clientes preciso existir alguma preparao especial por parte do vendedor para transformar estas dificuldades em oportunidades de negcios. Justamente por serem clientes cujos atendimentos so mais

complexos, eles so, em geral, discriminados pelos vendedores despreparados para estas situaes. No entanto, quando encontram um profissional que sabe lidar com eles, estas pessoas acabam se transformando nos melhores clientes que um profissional poderia ter. Na verdade existem inmeros tipos de clientes difceis, que tornam o processo de vendas mais demorado e s vezes desgastante para o profissional que os atende. Vamos destacar trs padres principais de comportamentos de clientes que geram dificuldade de atendimentos por parte dos vendedores, so eles: Clientes Inseguros Este tipo de pessoa mais comum do que se imagina. Em geral, so clientes que ficam horas tentando escolher a cor de uma camisa, ou o modelo de um sapato. Testam infinitamente a pacincia do vendedor, e quando encontram um profissional to inseguro quanto eles, ento a situao fica ainda mais dramtica. Os clientes inseguros no conseguem se decidir sozinho, e por isto precisam de uma opinio segura, firme, inequvoca da parte do vendedor. Quando um vendedor perceber que est diante de uma pessoa assim, precisar redobrar os cuidados ao apresentar opes de produtos. Quanto mais opes oferecer ao cliente, mais confuso este cliente ficar, dessa forma medida que apresenta novas opes, mais distante a venda vai ficando de sua concluso. O cliente indeciso tem dificuldade de tomar decises, inclusive em sua vida particular, por isto normalmente quando vai realizar uma compra, comum pedira a opinio de algum conhecido para ajud-lo se decidir por um determinado produto. Muitas vezes este cliente levanta objees apenas como uma cortina de fumaa, para no admitir que esteja com dificuldade de tomar uma deciso e, para fugir daquela situao difcil. Ele levanta objees como forma disfarada de pedir ao vendedor que o oriente melhor e lhe oferea segurana para se decidir. Em geral so pessoas que ficam ansiosas diante da necessidade de terem que tomar deciso e, por isto, o vendedor precisa manter-se tranqilo, passar confiana e principalmente, fazer a ansiedade do cliente trabalhar a seu favor, ou seja, fazer com que suas dvidas se transformem em motivos para querer compra e no como motivo de afast-lo da venda. Para atender bem os clientes indecisos preciso: Apresentar o mnimo de opes possveis, mas que possam atender s necessidades daquele cliente. Por exemplo, se estiver vendendo carros a um inseguro, aps ouvi-lo atentamente e perceber suas reais necessidades, tente apresentar um numero menor de opes e sugestes a este cliente, pois muitas alternativas s iro confundi-lo ainda mais e dificultar uma tomada de deciso. Utilizar a ansiedade deste cliente a favor da realizao da venda. Por exemplo, caso o vendedor sinta que o cliente est bastante preocupado com a responsabilidade de tomar aquela deciso, preciso mudar o foco e mostra-lhe como poder ser ruim o fato de adiar a deciso, as oportunidades que poder perder ou prejuzo que ter ao no tomar aquela deciso.

Clientes Dispersivos O segundo grupo de clientes so os clientes dispersivos desorganizados, aquelas pessoas que no se concentram em um assunto por vez. s vezes esto em uma loja realizando uma compra e ao mesmo tempo ligando em dois celulares ao mesmo tempo. So como gafanhotos, ou seja, ficam pulando de um foco de ateno para outro constantemente. comum o vendedor ligar para este cliente para saber se ele j se decidiu pela compra e o cliente no lembrar do vendedor, ou no lembrar da proposta recebida. Este tipo de cliente precisa que o vendedor aja com ele como uma bab e que esteja sempre pronto a lembr-lo de todos os detalhes anteriores do processo de vendas. Em geral estes clientes perdem os oramentos anteriores, esquecem o preo e outros detalhes. Por isto, fundamental que o vendedor esteja sempre atento e pronto a manter este cliente informado. Este cliente no tem medo de decidir algo, ele tem preguia de decidir as coisas. A preguia mental e a desorganizao so suas principais deficincias e por isto o vendedor precisa estar atento para suprir adequadamente esta sua limitao. Muitas vezes as objees levantadas so apenas cortinas de fumaa para encobrir esta desorganizao e preguia mental. fundamental que o vendedor possa utilizar esta sua limitao para realizar a venda ao invs de tentar combat-la. Clientes dominadores So os mais difceis, pois eles tm forte opinio formada a respeito das coisas, no gostam de ser influenciados e adoram influenciar e dominar os outros. Para descobrir sua maneira de pensar, seus preconceitos e suas reas de interesse, preciso incentivlos a falar. As principais dicas para lidar com estes clientes so: Preste ateno a suas opinies, valores, preconceitos e maneira de pensar. Associe o seu produto s qualidades que eles admiram. Associe o concorrente s qualidades que eles desprezam. Saiba que a vaidade no deixa que admitam que no tm autoridade para se decidir. Eles so vaidosos, egocntricos e gostam de ser elogiados. No combata sua vaidade, mas procure utiliz-la para realizar a venda. Baseado nos conceitos apresentados possvel concluir que os clientes difceis, antes de serem um estorvo para o vendedor, podem ser timas oportunidades de negcios, pois em geral os concorrentes despreparados tero dificuldades de lidar com eles, e quando eles encontram algum que consegue contornar suas dificuldades acabaro por se tornar clientes fieis e satisfeitos. Nos prximos dias continuaremos publicando uma srie de artigos para aprofundar estes conceitos. Convidamos os leitores a acompanharem esta matria. Ari Lima 31 3471 1861

31 9918 1900 arilima@arilima.com www.arilima.com

5 dicas para atender bem o cliente

Quem no tem cliente? De alguma forma todos temos clientes. Sejam eles internos ou externos. Cada vez mais fundamental atender bem seus clientes para alcanar e manter o sucesso pessoal e profissional. Ento, abaixo temos cinco dicas para atender bem o cliente e gerar maior confiana nesta relao.

5 DICAS PARA ATENDER BEM O CLIENTE

1. CONHEA - O primeiro passo saber quem seu cliente. O que ele quer? Quais suas necessidades? Seus desejos? Isso pode ser feito de diversas maneiras. O mais importante ter uma viso clara sobre o perfil do seu cliente.

2. OUA - Ouvir os clientes bsico para quem quer manter uma relao positiva com eles. Porm, ouvir apenas no basta. preciso mais. necessrio escutar seu cliente. Ou seja, interpretar o que ele diz e o que ele no diz. ampliar a percepo.

3. INTERAJA - H clientes que gostam de falar, outros gostam de ver, e ainda h os que gostam de experimentar. Fique atento a estas caractersticas e procure agir conforme cada um. Mantenha uma postura de adaptao ao perfil de cada cliente.

4. POSTURA - Procure manter uma postura positiva diante do cliente. Em muitos casos o cliente se encanta no pelo produto ou servio, mas pela forma como atendido. Pessoas que demonstram simpatia, cordialidade e disposio estimulam os clientes a comprar mais ou simplesmente retornar o contato. De modo geral, as pessoas gostam de ambientes agradveis, onde se sintam bem. A postura de quem atende pode favorecer esta sensao.

5. APRIMORE - Para atender bem seus clientes necessrio estar em constante atualizao. Leituras, cursos, auto-avaliao e avaliao dos clientes so formas de aprimorar seu atendimento com foco na melhoria contnua. Descobrir o que os concorrentes ou colegas esto fazendo tambm uma boa estratgia de desenvolvimento desta relao. Por isso, seja um eterno aprendiz.

Sucesso, Rogerio Martins.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews

TESTE SUA HABILIDADE PARA ATENDER O CLIENTE DENIZE DUTRA CONSULTORA DO MVC

SEMPRE = 4 ALGUMAS VEZES = 3 Sou uma pessoa que RARAMENTE =2 JAMAIS =1 ... sinto prazer ao lidar com pessoas e perceber que posso ajud-las de alguma forma. ... conheo o perfil da clientela com a qual trabalho e busco sempre identificar suas necessidades e expectativas.

... fao todo o esforo para corresponder s expectativas dos meus clientes, assumindo a responsabilidade por tudo que posso resolver e/ou encaminhando adequadamente, quando o assunto sai de minha alada. ... sei ouvir o cliente, mesmo quando este est fazendo uma reclamao, demonstrando ateno pelo que ele est dizendo. ... sou emptico, demonstrando compreender seus sentimentos e o meu interesse em resolver seu problema. ... expresso-me claramente e de forma objetiva, usando uma linguagem adequada e profissional. ...sou assertiva, assumindo firmemente minhas posies, sem desconsiderar os direitos e o ponto de vista do cliente. ...tenho bom autocontrole, conseguindo conter minha ansiedade, estresse, e sentimentos negativos, tomando decises e agindo de forma equilibrada e profissional. ...estou constantemente buscando conhecer-me melhor, perceber meus pontos de melhoria e avaliando a qualidade do meu trabalho. ... busco todas as informaes necessrias ao bom desempenho de minha atividade, mesmo que elas no cheguem at a mim, visando orientar, adequadamente,

os clientes.

...tenho uma atitude receptiva, atravs do olhar, do sorriso e dos gestos, demonstrando ao cliente meu interesse em atend-lo bem. ... respeito todos, sem fazer qualquer tipo de discriminao, procurando atender, igualmente, todos, com a maior cortesia. ... tenho os conhecimentos necessrios sobre a empresa/setor/servio/produto e as habilidades tcnicas exigidas para fazer um atendimento rpido e eficaz. ... consigo perceber as reclamaes dos clientes como uma oportunidade de melhoria e de compreender melhor suas necessidades, entendendo como uma crtica construtiva. TOTAL DE PONTOS = SOME TODAS AS RESPOSTAS Veja Seu Resultado:

42 a 52 pontos = Sua HABILIDADE PARA ATENDER CLIENTES BEM DESENVOLVIDA Voc deve ter facilidade para desempenhar suas funes e para se relacionar com os outros, de forma bem adequada e produtiva. Provavelmente, deve ser reconhecido como algum extremamente profissional e que gosta do que faz! De qualquer forma, seja humilde para admitir eventuais falhas e dificuldades, buscando a sua prpria superao e sendo melhor a cada dia!

31 a 41 pontos = Sua HABILIDADE PARA ATENDER CLIENTES RAZOVEL Voc precisa, porm, desenvolver mais algumas competncias Em alguns aspectos, suas atitudes em relao aos clientes ainda no so totalmente satisfatrias. O primeiro passo identificar os pontos de melhoria, atravs da

auto-anlise, do feedback das pessoas que trabalham com voc e tambm dos prprios clientes, buscando desenvolver as suas habilidades, atravs das aes adequadas s suas necessidades, tais como: treinamentos, coaching, mentoring, auto-ajuda, psicoterapia, aconselhamento e leituras relacionadas ao tema.

Abaixo de 30 pontos = Sua HABILIDADE PARA ATENDER CLIENTES fraca. Parabns pela sua sinceridade nas respostas! Este resultado demonstra que, provavelmente, voc gosta do seu trabalho, mas no foi devidamente preparado para assumi-lo, ou sua atividade profissional, no corresponde ao seu perfil e interesse pessoais. Procure, a partir deste teste, da observao das situaes do dia-a-dia, e, principalmente, do feedback das pessoas, reconhecer suas vulnerabilidades e elaborar um plano de aes visando melhoria de sua atuao. Procure aprender com todas as experincias, mesmo que sejam negativas, evitando repetir situaes que promovam frustraes e comprometam a sua imagem. Se voc deseja continuar trabalhando com atendimento, ou ainda no pode mudar de atividade, esforce-se para desenvolver, pelo menos, aquelas competncias que sejam mais crticas para a satisfao do cliente e que impactaro o seu sucesso nessa atividade profissional. Busque ajuda e no desista, pois s voc capaz de vencer este desafio! Na classificao acima damos algumas sugestes para o desenvolvimento pessoal, que podero ser extremamente teis para voc tambm! O mais importante que voc tenha a certeza de que sempre possvel desenvolver as competncias, que envolvem a excelncia no atendimento ao cliente, sejam elas tanto tcnicas como emocionais. Instituto MVC
Esta pgina parte integrante do portal www.guiarh.com.br .

O que no atender bem o cliente?

Muito se fala em como atender bem aos clientes, mas nunca se parou para saber o que no atender bem o cliente o que ele no considera ou ele no enxerga valor agregado. O mundo j no mais o mesmo e os clientes tambm no a concorrncia que se instalou no mercado no permite mais que as empresas tenham mais o mesmo comportamento que h 15 ou 20 anos, o cliente quer comprar o produto ou servios que tenham valores agregados, comprar de quem tenha um relacionamento baseado em honestidade porque os clientes devido a concorrncia fazem a seleo natural para conquistar um cliente temos que captar a sua voz. Uma pesquisa feita pelo Professor Marins identificou atravs de pesquisas algumas atitudes que os clientes no consideram mais como sendo um bom atendimento e sim uma obrigao que em muitos casos j foram uma diferenciao passando hoje ser uma quase obrigao. Entre os pontos que foram abordados temos: 1. 2. 3. Atender bem no sorrir; Atender bem no prometer tudo aquilo que o cliente deseja (ser que posso cumprir?); Atender bem no servir gua fresca e cafezinho porque isso em qualquer lugar tem;

4. 5. 6. 7. 8.

Atender bem no usar palavras agradveis e bonitas; Atender bem no dividir em 2 ou trs vezes no carto de crdito; Atender bem no ligar depois e perguntar se foi bem atendido ( esse tipo de pergunta to automtica que duas ou mais pessoas ligam para o mesmo cliente); Atender bem no entrega a domicilio (hoje praticamente todo mundo entrega a domicilio); Atender bem no colocar cartazes ou faixas dizendo que o cliente esta em primeiro lugar ( lgico que ele o primeiro sem ele mo h lucro) ou que a empresa tem sede prpria ou a melhor para se trabalhar (ser que ele paga mais por isso?); Atender bem no colocar uma moa bonita na recepo ou no atendimento;

9.

10. Atender bem no pedir desculpas pelo engano ocorrido; 11. Atender bem no pedir um minutinho para o cliente ou ouvi-lo quando no se podem resolver os problemas (atendimento ps-venda mecanizado); O que realmente atender bem? Muito se fala com atender o cliente mas com encantar o cliente oferecer a ele um momento mgico , uma outra pesquisa feita com um grupo de clientes perguntou o que eles valorizavam e no gostavam em um atendimento 80% dos clientes responderam que apreciavam em um atendimento eram pessoas que atendiam bem sem muita bajulao, cumpriam com que falavam e para elas o produto tinha que ter qualidade e os mesmos 80% disseram que o que mais detestavam em um atendimento era ser mau atendida , quando o vendedor falta com a verdade ou uma pessoa arrogante. O que ficou claro nestas pesquisas que os clientes esperam um atendimento de empresas e pessoas que falam a verdade , cumprem o que prometem , sejam geis e que tenham um servio de ps-venda srio, ou seja, o cliente se interessa pelo que realmente vai ser bom para ele, pela qualidade do produto, pela relao custo beneficio, pelo que ele consegue perceber como valor agregado.

Prescrio mdica
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa

Uma prescrio (tambm conhecida informalmente como receita mdica) a indicao de medicamentos que um paciente ou animal deve tomar. indicado pelos mdicos, odontologistas ou mdicos veterinrios e compete aos farmacuticos obrigatoriamente a manipulao e dispensao, onde efetuaro neste ato a fiscalizao da prescrio e orientao ao paciente.

ndice
[esconder]

1 Prescrio Medicamentosa no Brasil o 1.1 Tarjas nos medicamentos o 1.2 Produtos controlados 1.2.1 Notificao de receita 1.2.2 Itens a serem observados a cada prescrio 1.2.3 Receita de controle especial ou comum 1.2.4 Guarda 2 Legibilidade 3 Veja tambm 4 Referncias 5 Ligaes externas

[editar] Prescrio Medicamentosa no Brasil


No Brasil s permitido prescrever medicamentos aos:

Mdicos Cirurgies dentistas (somente para uso odontolgico Lei 5081/66) Mdicos veterinrios (somente para uso veterinrio Lei 5517/68) Enfermeiros (medicamentos estabelecidos em programas de sade pblica e em rotina aprovada pela instituio de sade - Lei 7498/86). [1] Observao: nutricionistas no podem prescrever medicamentos. A Lei 8234/91 s permite a 1,esses profissionais a prescrio de suplementos nutricionais.

[editar] Tarjas nos medicamentos


Os medicamentos de tarja preta no Brasil so controlados atravs de sistema eletrnico, a partir de janeiro de 2008. O mecanismo impede o reaproveitamento de receitas e possveis rasuras. Antigamente estes medicamentos eram anotados manualmente em livros que eram posteriormente recolhidos pela ANVISA. [2]
Tarja preta

A colorao preta indica nos medicamentos, a indicao de risco mdico e deve ser vendido somente com receita e reteno desta.
Tarja vermelha

A tarja vermelha indica ausncia de perigo sade do paciente em relao a risco de morte, porm estes contm efeitos colaterais, a receita deve ser apresentada no ato da compra e em alguns casos deve ficar retida no estabelecimento.
Sem tarja

No necessrio apresentao de receitas.

[editar] Produtos controlados


[editar] Notificao de receita

A notificao de receita, no Brasil, uma prescrio medicamentosa escrita padronizada, que acompanha a receita e a autoriza. So utilizadas cores para indicar o grupo medicamentoso de risco. Assim, utiliza-se entorpecentes (cor amarela), psicotrpicos (cor azul) e retinides de uso sistmico e imunossupressores (cor branca).[3]
Grupos de produtos controlados Grupo A1 A2 A3 B1 B2 C1 C2 Exemplos Entorpecentes : analgsicos, opiides e no opiides, analgsicos gerais Entorpecentes : analgsicos, opiides e no opiides Psicotrpicos : estimulantes do sistema nervoso central Psicotrpicos : antiepilticos, indutores do sono, ansiolticos, antidepressivos, tranquilizantes Psicotrpicos : anorexgenos Controle Especial : antidepressivos, antiparksonianos, anticonvulsivantes, antiepilticos, neurolpticos e anestsicos Retinides : tratamento de acne cstica severa Talidomida : reao leprtica (aquele medicamento que as gravidas usavam contra enjoo e causava m formao do feto, fato que foi muito discutido h algumas dcadas) Antiretrovirais : infeces originadas do HIV Anabolizantes Precursores de Entorpecentes / Psicotrpicos Precursores de Sntese de Entorpecentes Plantas Produtos de uso proscrito no pas

C3

C4 C5 D1 D2 E F

[editar] Itens a serem observados a cada prescrio Tipo de notificao Notificao Notificao de Receita de Receita A B Notificao de Receita Retinoides Receita de controle especial C1/C5 Antibiticos

Medicament Entorpecent Psicotrpic Retinoide os es os sistmico

Anticonvulsivante s, Antibiticos antidepressivos, antipsicticos Receiturio privativo do prescritor ou do estabeleciment o de sade, C1/C5 - Receita contendo, de Controle obrigatoriament especial em 2 vias e, as

Listas

Listas A1, A2 B1 e B2 e A3

C2

informaes exigidas pela norma. Lista da Anvisa (ver).


Na unidade federativa onde for Na unidade concedida a federativa Dispensao em numerao. onde for todo o territrio Consentiment concedida a nacional o psnumerao informao assinado pelo usurio Azul Branca 5 ampolas no caso de medicamento injetvel. 30 dias para as demais formas No h uma delimitao da quantidade de caixas, unidades posolgicas e tempo de uso. A quantidade a ser

Em todo Abrangncia territrio nacional

Cor da notificao

Amarela

Qte. max. por 5 ampolas receita

5 ampolas

farmacuticas .

dispensada pela farmcia ou drogaria deve estar de acordo com a prescrio feita pelo profissional habilitado.[4] 5 ampolas e tratamento de 60 dias para demais formas farmacuticas. Tratamento por 6 meses para anticonvulsivante ou antiparkinsonian o

Qte. por perodo de tratamento

30 dias; acima acompanha justificativa

60 dias

30 dias

Quem imprime o talo de notificao

Autoridade sanitria

O profissional retira a numerao junto da autoridade sanitria, escolhe a grfica para imprimir o talo s suas expensas.

O profissional retira a numerao junto da autoridade sanitria, escolhe a grfica para imprimir o talo s suas expensas.

[editar] Receita de controle especial ou comum Medicamentos Listas Abrangncia Controle Especial C1 Todo o territrio nacional Anabolizantes C5 Anti-retrovirais C4 Adendo das listas A1, A2 e B1 Todo o territrio

Todo o territrio Todo o territrio nacional nacional

nacional Cor Qte. max por receita Qte. perodo de tratamentos [editar] Guarda A critrio 5 ampolas; 3 medicamentos 60 dias A critrio 5 ampolas A critrio 5 substncias 5 medicamentos 60 dias A critrio 3 medimentos

60 dias

60 dias

De acordo com a Portaria 344/98 do Brasil todas as substncias incluidas na portaria devem ficar guardadas sob chave e responsabilidade do farmacutico.

[editar] Legibilidade
A prescrio mdica ilegvel um problema que pode acarretar prejuzos aos pacientes. O Conselho Federal de Medicina do Brasil (CRM) publicou a Resoluo n 1.601/2000 que, em seu artigo 39, determina que as receitas mdicas sejam escritas por extenso e de forma legvel.[5] Alm disso, tem-se ainda o Cdigo de tica Mdica, que em seu terceiro captulo trata da responsabilidade profissional, proibindo o mdico de receitar ou atestar de forma secreta ou ilegvel. No so raros os mdicos multados por receitarem de forma ilegvel.[6][7]

[editar] Veja tambm


Novas regras para antibiticos no Brasil Prescrio de enfermagem PARECER TCNICO COREN-MS n. 004/2008 Psychologists and Prescription Privileges: A Conversation (Part One) Drug Wars: The Siren Call of Prescription Privilege Psychiatry benefits when psychologists prescribe drugs THE GREAT PSYCHOLOGY PRESCRIPTION DEBATE Psychologist's Prescribing: A Threat or a Promise?: Why Do Psychologists Want to Prescribe?

Referncias
1. Conselho Federal de Enfermagem: Lei 7498/86 do Exerccio Profissional da Enfermagem 2. http://oimparcial.site.br.com/index.php?option=com_content&task=view&id=19131& Itemid=43 3. Anvisa. Notificao de Receita. Pgina visitada em 18/05/2009. 4. Nota tcnica 5. Seus Direitos: Letra de Mdico 6. Jornal Cruzeiro do Sul: Letra de Mdico

7. Folha: Letra ilegvel rende multa a mdicos de Londrina (PR)


Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 14h06min de 14 de julho de 2011. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 No Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

You might also like