You are on page 1of 4

Proposta de Especificao de Software

United Hackers Informtica

Proposta de Especificao do Software Sistema de Gesto de Mercearia Merci 1.0

Autores: Equipe United Hackers

Belo Horizonte - MG

Janeiro de 2001

United Hackers Informtica

Projeto Merci 1.0

Proposta de Especificao do Software


Sumrio
Proposta de Especificao do Software ....................................................................................................2 Sumrio.....................................................................................................................................................2 1 Misso do produto ........................................................................................................................2 2 Lista de funes ............................................................................................................................3 3 Requisitos de qualidade ................................................................................................................3 4 Metas gerenciais ...........................................................................................................................4 5 Outros aspectos.............................................................................................................................4 6 Estimativa de custos e prazos para a Elaborao..........................................................................4

Misso do produto

O produto Merci 1.0 visa a oferecer apoio informatizado ao controle de vendas, de estoque, de compra e de fornecedores da mercearia Pereira & Pereira.

United Hackers Informtica

Proposta de Especificao de Software

Lista de funes
Nome da funo Gesto de mercadorias Necessidades Fornecimento de dados a outras funes. Identificao das mercadorias. Registro de produtos e dos valores vendidos. 2 Controle da operao de venda Viabilizao do controle de estoque. Emisso de tickets de caixa para o cliente da mercearia. Gesto de estoque Controle da reposio das mercadorias. Controle efetivo de mercadorias em estoque. Documentao legal da venda. Benefcios Agilidade na compra e venda de mercadorias. Melhoria do conhecimento dos produtos comercializados. Economia de mo-de-obra. Diminuio do tempo de venda. Diminuio de erros nas vendas. Diminuio dos prejuzos.

Nmero de ordem

Identificao de produtos mais e menos vendidos. Indicao de promoes. Diminuio de perdas. Otimizao do estoque de cada produto. Qualidade na emisso da nota em relao emisso manual. Diminuio dos erros nas notas fiscais. Economia de mo-de-obra.

Emisso de notas fiscais

Registro dos pedidos de compra.

Apoio na avaliao das melhores condies de preo e menores prazos de entrega.

Gesto de compras

Controle de cancelamento de Eliminao da duplicidade de pedidos. pedidos. Identificao de mercadorias no entregues. Acompanhamento do prazo Diminuio dos atrasos nas entregas. de fornecimento de mercadorias. Registro da recepo das mercadorias. Atualizao dos dados de cadastro de fornecedores. Controle dos dados de fornecedores (ativos e potenciais).

Gesto de fornecedores

Atualizao da lista de Conhecimento do mercado de fornecedores. produtos comercializados por Avaliao da qualidade de fornecimento. cada fornecedor.

Requisitos de qualidade

O Merci dever atender aos seguintes requisitos de qualidade: a utilizao ser feita atravs de interfaces grficas que atendam a requisitos de usabilidade a serem especificados; a operao de venda dever gastar no mximo prazo a ser definido na especificao de requisitos; dever ser possvel a expanso dos pontos de venda.

United Hackers Informtica

Projeto Merci 1.0

Metas gerenciais

O Merci dever atender s seguintes metas gerenciais do cliente: prazo mximo de desenvolvimento: 12 meses; custo mximo de desenvolvimento: R$60.000,00.

Outros aspectos

Ser utilizado o mesmo sistema financeiro adotado em outras atividades do cliente.

Estimativa de custos e prazos para a Elaborao

A fase de Elaborao do Merci 1.0 obedecer ao seguinte planejamento: 1. Reunies para levantamento inicial dos requisitos: 2 dias teis. 2. Anlise e documentao inicial pela equipe da United Hackers: 2 dias teis. 3. Reunies para detalhamento dos requisitos: 5 dias teis. 4. Fechamento da anlise e documentao da Especificao de Requisitos pela equipe da United Hackers: 3 dias teis. 5. Redao dos Planos de Desenvolvimento e da Qualidade pela equipe da United Hackers: 1 dia til. 6. Reunio para apresentao da Especificao de Requisitos e dos Planos de Desenvolvimento e da Qualidade: 1 dia til. A Pereira e Pereira Comercial Ltda. dever indicar, para participao nas atividades 1, 3 e 6, um representante com poder de deciso e representantes de cada grupo de futuros usurios do produto. A atividade 4 poder requerer a realizao de entrevistas com alguns destes representantes. A fase de Elaborao custar R$ 10.000,00. O preo e o prazo das fases de Construo e Transio do produto sero apresentados na atividade 6.

United Hackers Informtica

You might also like