You are on page 1of 40

Suely Lenore Caputo Aymone

Ampliao da presena online de futuros professores: uma proposta de aprendizagem colaborativa

Antonia Lana de Alencastre Ceva

Uruguaiana Novembro de 2010

Suely Lenore Caputo Aymone

Ampliao da presena online de futuros professores: uma proposta de aprendizagem colaborativa

Trabalho de concluso de curso apresentado Coordenao do Curso de Especializao Tecnologias em Educao como requisito parcial para obteno de ttulo de Especialista em Tecnologias em Educao.

Orientador

Prof. Antonia Lana de Alencastre Ceva

Coordenao Central de Educao a Distncia Curso de Especializao Tecnologias em Educao

Uruguaiana Novembro de 2010

Todos os direitos reservados. proibida a reproduo total ou parcial do trabalho sem autorizao do autor, do orientador e da universidade.

Perfil do aluno
Graduou-se em Letras habilitao em lngua portuguesa e literaturas da lngua portuguesa, pela FAFIUR/PUCRS, em 1984. Especializou-se em Ensino da lngua portuguesa, em 1986, pela PUCRS. Professora da rede pblica do Rio Grande do Sul desde 2000. Atualmente professora de lngua portuguesa e didtica da linguagem, no Curso Normal em nvel mdio e na modalidade aproveitamento de estudos, no Instituto de Educao Elisa Ferrari Valls, em Uruguaiana RS.

Dedico
ao Toms, pela espera; ao Marco, pelo empurro; Cledenir, pela oportunidade; ao grupo Blogs Educativos, pela acolhida.

Agradeo
Fernanda Serpa Cardoso, nossa mediadora; Antonia Lana de Alencastre Ceva, nossa orientadora; aos colegas da Turma RS07. Presenas fundamentais no processo de aprendizagem online.

Resumo:
Entre os recursos para desenvolver habilidades e contedos, cada vez mais, esto presentes nas escolas as novas tecnologias que possibilitam a aprendizagem mediada pela web. Para o uso dessas tecnologias, importante que o (futuro) professor conhea no s o funcionamento das mesmas, mas, tambm, as possibilidades pedaggicas, a fim de integrlas aos processos de aprendizagem. Considerando esse contexto, este trabalho parte de seguinte questo: como ampliar a presena online de futuros professores (alunos do Curso Normal em nvel mdio), usando interfaces que possibilitem a construo do conhecimento de forma colaborativa, a reflexo sobre a prtica, a qualificao da pesquisa, a busca pela autoria, com autonomia, criatividade e criticidade? Como resposta a essa pergunta, apresento um Projeto de Ao pedaggica que visa construo de comunidades virtuais de professores em formao inicial, a fim de qualificar a fluncia tecnolgica, desencadeando um processo de apropriao das Tecnologias da Informao e da Comunicao, a partir do engajamento e da participao nessas redes, diminuindo, assim, o risco de abandon-las, depois de concludo o curso. Para embasar o Projeto de Ao, revisito algumas concepes de aprendizagem instrucionismo e educao bancria, construtivismo, educao libertadora e (re) construcionismo, aprendizagem colaborativa; tambm, defino comunidades virtuais de aprendizagem e interfaces comparativamente a ferramentas. Proponho a formao da rede online em torno de blogs, lista de discusso e wikis, interfaces da web 2.0 que propiciam a colaborao.

Palavras-chaves:

(1) Curso Normal em nvel mdio (2) presena online (3) comunidades virtuais de aprendizagem; (4) aprendizagem colaborativa (5) interfaces colaborativas

SUMRIO
1. Introduo --------------------------------------------------------------------------------------- 8 2. Desenvolvimento -------------------------------------------------------------------------------- 11 2. 1 Professores em formao inicial e ampliao da presena online ------------------ 11 2. 2 Algumas concepes que sustentam o Projeto de Ao ----------------------------- 13 2. 3 Comunidades ou redes virtuais de aprendizagem ------------------------------------- 17 2. 4 Aprendizagem colaborativa e web 2.0 ------------------------------------------------- 20 2. 5 Presena online e interfaces da web ---------------------------------------------------- 22 3. Projeto de Ao: possibilidades de ampliao da presena online ------------------- 26 3.1 Pblico alvo, objetivos, justificativas --------------------------------------------------- 26 3.2 Locais, durao, recursos e procedimentos --------------------------------------------- 29 4. Consideraes finais --------------------------------------------------------------------------- 35 5. Referncias bibliogrficas -------------------------------------------------------------------- 37

Lista de figuras
Figura 1. Quadro comparativo entre as concepes instrucionista e construtivista e as implicaes na aprendizagem mediada pela web ----------------------------------------------- 15 Figura 2. Quadro comparativo entre os conceitos de ferramenta e interface ---------------- 23 Figura 3. Representao da rede presencial e da presena online voltada para o entretenimento --------------------------------------------------------------------------------------- 27 Figura 4. Simulao do convite-provocao ---------------------------------------------------- 30 Figura 5. Simulao do email-resposta ---------------------------------------------------------- 30 Figura 6. Representao da rede de aprendizagem online ------------------------------------ 34

1. Introduo
Quando verdadeira, quando nasce da necessidade de dizer, a voz humana no encontra quem a detenha. Se lhe negam a boca, ela fala pelas mos, ou pelos olhos, ou pelos poros, ou por onde for. Porque todos, todos, temos algo a dizer aos outros, alguma coisa, alguma palavra que merece ser celebrada ou perdoada (Galeano, 2002, p.23).

Como ampliar a presena online de futuros professores (alunos do Curso Normal em nvel mdio), usando interfaces que fomentem a construo do conhecimento de forma colaborativa, a reflexo sobre a prtica, a qualificao da pesquisa, a busca pela autoria, com autonomia, criatividade e criticidade? Partindo dessa questo, pretendo desenvolver um Projeto de Ao pedaggica que possibilite a construo de comunidades virtuais de professores em formao inicial, a fim de qualificar a fluncia tecnolgica (Demo, 2008a), desencadeando um processo de apropriao das Tecnologias da Informao e da Comunicao (TIC), a partir do engajamento e da participao nessas redes (Gutierrez, 2010), diminuindo, assim, o risco do abandono das mesmas (Gutierrez, 2005), depois de concludo o curso. De acordo com Suzana Gutierrez (2010),
A construo de uma presena online e a reflexo sobre a prpria prtica em dilogo aberto com seus pares tende a ampliar a compreenso sobre as TIC e os desafios da vida e da educao mediada por elas1.

Considero importante que os alunos do Curso Normal em nvel mdio construam essa presena, pois, a partir da vivncia, podem surgir prticas inovadoras, nos anos iniciais do ensino fundamental, que visem ao uso da web para construo de conhecimento de forma colaborativa. Acredito que aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos, sentimos (Moran, 2007, p. 23); ou seja, se o futuro professor desenvolve a autoria em um blog, por exemplo, ou participa de uma lista de discusso em que troca idias com outros professores, refletindo sobre as prticas, poder transformar essas experincias em aes com seus (futuros) alunos.

GUTIERREZ, Suzana. Redes sociais, apropriao (internalizao!) tecnolgica. Porto Alegre, maio. 2010. No paginado. Disponvel em: < http://migre.me/1xLMv> Acesso em: 11 set. 2010.

9 Comeo trazendo algumas inquietaes que me conduziram ao tema experincia de uso educacional de ferramenta web 2.0, pergunta de partida e que, de algum modo, justificam este trabalho. Atuo na rea de lngua e literatura, procurando desenvolver prticas que refletem a concepo, em Mikhail Bakhtin (apud Ribeiro, 2006), que entende a linguagem como um processo interativo, social, histrico e dialgico. De certa forma, o trecho do texto Celebrao da voz humana/2, de Eduardo Galeano (2002), na epgrafe, ilustra essa concepo: todos temos o que dizer e precisamos dizer. E a escola, lugar de relaes intensas, deve ser um espao de muitas vozes. A fim de tornar essas vozes menos artificiais, menos escolarizadas, contemplando os elementos de textualizao - intencionalidade, interlocutor, portador e caractersticas do gnero - proponho a produo de textos para interlocutores reais (e no, apenas, para a professora), para ser publicados em diferentes suportes - jornal da turma, mural e, at, livro, buscando a autoria e a partilha (Bazzoni, 2009). Essa preocupao, principalmente, em encontrar portadores acessveis para os textos dos alunos, me fez chegar, em 2008, aos blogs. Movida pela curiosidade, fui construindo, aos poucos, uma rede no blog (Ufa! Bloguei!), na lista de discusso (Blogs Educativos) que me acolheu, com que aprendo muito. Isso contribuiu/contribui para o esboo de um processo de:
apropriao (internalizao?) autnoma, fundamentada na conscincia e compreenso das TIC e da realidade social na qual elas se inserem (...). O processo de apropriao das TIC alterado quando o professor comea a participar de redes sociais online. Em especial quando estas redes so pblicas e redes de professores. A construo de uma presena online e a reflexo sobre a prpria prtica em dilogo aberto com seus pares tende a ampliar a compreenso sobre as TIC e os desafios da vida e da educao mediada por elas (Gutierrez, 2010)2.

Como, desde 2009, atuo no Curso Normal em nvel mdio, a minha inteno compartir esse processo de compreenso sobre as TIC com os alunos (professores em formao inicial), instig-los a aprender e a ensinar de maneira colaborativa, em rede (presencialmente e online). Ou, pelo menos, problematizar o modelo de aula centrado no professor e que, em geral, reproduzido quando se propem atividades usando a internet.
2

GUTIERREZ, Suzana. Redes sociais, apropriao (internalizao!) tecnolgica. Porto Alegre, maio. 2010. No paginado. Disponvel em: < http://migre.me/1xLMv> Acesso em: 11 set. 2010.

10 O que me impulsiona neste trabalho so, especialmente, as vivncias nas comunidades de professores de que fao parte, o sentimento de pertena (Palacios, 1995) que desenvolvi em relao a esses grupos e que, penso, me motivou a permanecer nessas conexes. Este texto est organizado da seguinte forma: inicio tecendo algumas consideraes sobre a necessidade de estender a presena online dos alunos do Curso Normal em nvel mdio, pois j dominam, especialmente, algumas redes sociais, mas no desenvolvem, ainda, aes de autoria, voltadas para a aprendizagem colaborativa. Na segunda parte, inclu uma breve reviso da literatura, a fim de dar suporte ao Projeto de Ao, em que explicitei as concepes de aprendizagem instrucionista e construtivista, relatadas em texto de Rosane Nevado (2005), interligadas com as prticas na web: ambientes para ensinar e ambientes para aprender. Ainda, trouxe da pedagogia freireana as idias de educao bancria e educao problematizadora (Freire, 1987) e de Xavier (2007) os princpios do (re) construcionismo. Essas teorias aprendizagem colaborativa, uma alternativa ao ensino embasam a

centrado no professor e na

passividade do aluno, adequada aos ambientes que a web 2.0 oferece. Como acredito que as palavras, alm dos significados prprios, revelam as intenes dos locutores, abordo os conceitos de comunidades virtuais de aprendizagem (Kenski, 2001) (Recuero, 2001) (Carvalho, 2008) e de redes de aprendizagem online (Carvalho, 2008). Ao comparar os sentidos de ferramentas e interfaces (Silva, 2005), saliento a vocao colaborativa da web 2.0 e manifesto a preferncia por interfaces intuitivas, gratuitas blog, lista de discusso e wiki - e que possibilitam a construo de redes. Na terceira parte, apresento o Projeto de Ao, explicitando as condies para a sua realizao e propondo algumas estratgias para a ampliao da presena online dos futuros professores. Por ltimo, as consideraes finais em que reafirmo a necessidade, a partir de minhas constataes, de inserir os alunos do Curso Normal em comunidades virtuais de aprendizagem, para que eles se apropriem de interfaces da web, desencadeando um processo de produo e de partilha de conhecimento: exigncias da Era da Informao e que devem estar nas escolas, lugares de aprendizagem por excelncia.

2. Desenvolvimento
2. 1 Professores em formao inicial e ampliao da presena online
A internet est repleta de marketing, advertising, consumismo (...). No entanto, uma coisa reconhecer isso crtica e autocriticamente. Outra coisa imaginar viver sem internet. Esta opo no existe mais, assim como seria impossvel viver sem a escrita, por mais que seja usada para objetivos torpes (Demo, 2008b)3.

A proposta de envolvimento dos futuros professores em comunidades online vem da

necessidade de usar a web como mediao pedaggica, pois, ainda, as TIC continuam sendo algo externo e estranho ao ambiente escolar de aprendizagem e formao (Demo, 2008b)4. Vale dizer que a chegada dos computadores e da internet s escolas revelou um
descompasso no domnio das tecnologias: de um lado, alunos prontos para a multimdia;

de outro, professores que tentam segurar o mximo que podem (o uso das TIC), fazendo
pequenas concesses, sem mudar o essencial (Moran, s/d)5.

Se, como afirma Pedro Demo, na epgrafe desta subseo, difcil imaginar viver sem internet, ento, por que no construir um movimento de apropriao crtica, autnoma, criativa dessa tecnologia, a partir dos cursos de formao inicial de professores em nvel mdio? Alm de significar novas possibilidades de construo do conhecimento, o acesso rede de computadores deve ser garantido na escola pblica, pois, , especialmente, o lugar em que acontece a incluso digital. Em vista disso, uma das funes dos professores dos anos iniciais inserir os alunos, crtica e criativamente, na cultura digital. A maioria dos alunos do Curso Normal em nvel mdio, da escola em que atuo, quando desejam se comunicar com os amigos, por exemplo, atravs de redes sociais exclusivamente, Orkut e MSN - frequentam lan houses. Quer dizer, mesmo com o acesso meio limitado, pois a presena do computador (e da internet) nas famlias escassa, j fazem parte de algumas redes online, com objetivo ldico, de lazer e entretenimento.
3

DEMO, Pedro. Tics e educao. 2008b. No paginado. Disponvel em <http://migre.me/1xLJV> Acesso em 28 set. 2010. 4 Idem. 5 MORAN, Jos Manuel. A integrao das tecnologias na educao. s/d. No paginado. Disponvel em <http://migre.me/1xLQB> Acesso em 09 out. 2010.

12 preciso, ento, que comecem a usar interfaces para trocar experincias com os pares (futuros professores), fazer a reflexo sobre as prticas, elaborar trabalhos colaborativos, realizar pesquisas, buscar a autoria, com criatividade, autonomia e criticidade; ou seja, que desenvolvam uma cultura de colaborao, partilha e produo de saberes (Patrcio et al, 2008), que aprendam em rede e na rede. fundamental, tambm, que os alunos adquiram fluncia tecnolgica, que, segundo Demo (2008a),
Vai muito alm de saber usar na posio de consumidor de programas e informaes. Atinge os patamares da criao de informao, busca semntica de informao, formao de autoria. Assim, podemos entender fluncia tecnolgica como habilidade minimalista de digitar texto, navegar a internet, conhecer comandos repetitivos, mas igualmente como exigncia rebuscada de dar conta de empreitadas no-lineares interpretativas, nas quais a postura de sujeito participativo/reconstrutivo (p.6).

Essa fluncia tecnolgica inclui, ampliando o exposto na citao anterior, uma preocupao reflexiva, crtica e autocrtica e uma postura de autor (Demo, 2008a, p.7). Jos Manuel Moran (2007), no entanto, faz uma ressalva:
(...) se ensinar dependesse s de tecnologias, j teramos achado as melhores solues h muito tempo. Elas so importantes, mas no resolvem as questes de fundo. Ensinar e aprender so os desafios maiores que enfrentamos em todas as pocas e particularmente agora em que estamos pressionados pela transio do modelo de gesto industrial para o da informao e do conhecimento (p.12).

Ou seja, a escola deve considerar as transformaes que ocorrem na sociedade e repensar as concepes de aprendizagem, a fim de que se estabeleam novas formas de trabalhar a informao e o conhecimento, e o professor assuma o papel de mediador em um processo de aprendizagem compartilhado, superando a funo de mero transmissor de contedos. Por isso, proponho um Projeto de Ao pedaggica que busca a construo de redes de aprendizagem, o desenvolvimento da fluncia tecnolgica, a ampliao da presena online, a fim de evitar a quebra de continuidade no uso dos conhecimentos, equipamentos, ambientes etc., que acontece aps o encerramento do curso ou processo de formao (Gutierrez, 2005, p.7). Ainda, segundo Gutierrez (2005), muitas vezes, os projetos online so deixados de lado, pois no h a

13
(...) apropriao por parte do professor do que foi vivenciado e experimentado durante o curso. No h construo de um conhecimento que possa ir alm do uso vivenciado no curso de formao, que faa sentido e que possa ser transformado e replicado em outro espao e contexto. Isso aponta para um carter de treinamento e no de formao no processo. Treinamento para o uso e no para a criao (p. 7).

Para superar o simples treinamento, importante que a rede seja construda pelos pares, a fim de que cada um se sinta parte dessa rede e, assim, o acesso informao, a troca de informaes e experincias, a compreenso crtica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional (Almeida, 2005, p. 71) sejam garantidos. na busca dessas garantias que reside a validade deste Projeto de Ao; ou seja, os alunos do Curso Normal em nvel mdio, em geral, jovens entre 14 e 18 anos, esto inseridos em redes sociais em vista, especialmente, de entretenimento; necessrio, ento, construir vivncias de aprendizagem mediada pela web. Deve-se considerar, tambm, que, segundo Santos (apud Jordo, 2009), o desempenho do professor grandemente dependente de modelos de ensino internalizados ao longo de sua vida como estudante em contato estreito com professores (p. 9). Por isso, a participao em redes de aprendizagem online, em que cada ser ajuda o outro a desenvolver-se ao mesmo tempo que tambm se desenvolve. Todos aprendem juntos em colaborao (Almeida, 2005, p.71), talvez, favorea a problematizao da postura tradicional do professor repassador de contedos - construda ao longo da

escolaridade e que tende a ser reproduzida.

2.2 Algumas concepes que sustentam o Projeto de Ao


O valor da internet e web no est em bits e bytes, ou em banda larga. O impacto realmente transformador est nos relacionamentos entre pessoas e organizaes. Trata-se de uma revoluo de relacionamento (Demo, 2008b)6.

Como refere a epgrafe desta subseo, a diferena do uso da web no est, apenas, no suporte tecnolgico, mas nas possibilidades de relacionamento entre as pessoas que

DEMO, Pedro. Tics e educao. 2008b. No paginado. Disponvel em <http://migre.me/1xLJV> Acesso em 28 set. 2010.

14 implicam, quando se pensa em escola, novas formas de conceber e praticar educao (Nevado, 2005, p.16). Ao planejar a ampliao da presena online de alunos do Curso Normal, portanto, relevante pensar qual a concepo de aprendizagem que sustenta esse processo. Mas, antes, vale questionar: uma presena online, por qu? Porque preciso refletir sobre o uso da internet no s como entretenimento, mas como possibilidade de aprendizagem colaborativa, j que a sociedade vive num processo de transformaes constantes, no que diz respeito cincia e tecnologia. Essas transformaes exigem que a escola se prepare para enfrentar novos desafios, oferecendo, aos futuros professores, uma formao que instigue a apropriao das TIC, a fim de que as utilizem criticamente, como produtores de conhecimento e no, apenas, como consumidores. E, a partir dessas vivncias, incorporem as TIC nas prticas pedaggicas de forma inovadora e entendam que
As Tecnologias da Comunicao e da Informao (TIC) geram mltiplas potencialidades, criam inmeros novos cenrios e promovem ambientes (reais ou virtuais) extremamente ricos e promotores de uma multiplicidade de experincias pedaggicas, impulsionando as pessoas a conviverem com a idia de que a aprendizagem um processo que se desenvolve ao longo da vida, sem fronteira de tempo e espao. Isto implica novas concepes sobre o que aprender e ensinar exigindo o repensar das funes da escola (...) (Coutinho, 2009, p.75).

Esse repensar as funes da escola deve estar presente no cotidiano das instituies de ensino, o que nem sempre acontece. Na verdade, o que se observa, na maioria das vezes, que a internet, embora os vrios cenrios que cria e as diversas potencialidades, vem sendo usada como reproduo da aula instrucionista, aquela copiada feita para ser copiada (Demo, 2009)7. Para superar esse modelo, online ou presencialmente, indispensvel que o professor seja exemplo bem resolvido de boa aprendizagem. Quem sabe aprender bem no precisa de instruo. Autoria, autonomia no provm de instruo (Demo, 2009)8. Por isso, neste Projeto de Ao, uma das propostas que os futuros professores aprendam a aprender, e que o faam, tambm, usando a web como mediao. A noo de aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educao ao longo de toda a vida (Delors, 1998, p.101), preconizada como um dos
7

DEMO, Pedro. Dissecando a aula. 2009. No paginado. Disponvel em: <http://migre.me/1xLEu> Acesso em 11 set. 2010.
8

Idem.

15 quatro pilares da educao, est explcita nos ambientes para aprender caracterizados por Rosane Nevado, no texto Ambientes virtuais que potencializam as relaes de ensinoaprendizagem (2005, p.15-18), em contraponto aos ambientes para ensinar.

Concepo instrucionista

Concepo construtivista

Conhecimento um produto fixo e acabado; externo ao aprendiz; transmitido por um professor;

Conhecimento no um produto fixo nem acabado; construdo num contexto de trocas

Professor elabora os conhecimentos e a Professor promove a aprendizagem, as certezas; apresenta-os facilitando a estimula o dilogo, provoca o surgimento de transmisso; dvidas, apia as reconstrues

Aluno cabe uma postura passiva; dever adquirir ou receber conhecimentos;

Aluno cabe uma postura ativa; dever compartilhar, criar, intergir para compreender

Ambientes para ensinar Ensino na rede Simulam a organizao da escola tradicional.

Ambientes para aprender Aprendizagem em rede Prevm a mediao da aprendizagem, dando suporte s interaes e s produes individuais e coletivas.

Figura 1. Quadro comparativo entre as concepes instrucionista e construtivista e as implicaes na aprendizagem mediada pela web

De acordo com a comparao explicitada no quadro anterior, elaborado a partir de Nevado (2005), o uso das interfaces da web, como recursos educacionais, depende das concepes de aprendizagem que permeiam as prticas pedaggicas. A perspectiva de ensino na rede prope ambientes que reproduzem as atividades de uma sala de aula tradicional, em que o professor o nico responsvel pela seleo e pela elaborao do material que ser disponibilizado aos alunos. Estes devero captar o que lhes foi passado, realizando as tarefas como foram solicitadas. O aluno visto como algum que sabe pouco ou quase nada, sendo, apenas, um recebedor das informaes

16 trazidas pelo professor. Neste caso, a educao se torna um ato de depositar em que os educandos so os depositrios e o educador o depositante (Freire, 1987, p. 33). Por outro lado, quando se fala em aprendizagem em rede, encaminha-se a idia de construo do conhecimento de modo colaborativo, estabelecendo-se uma parceria entre professores e alunos. Dessa forma, o professor deixa de ser um centralizador de saberes e passa a ser um parceiro experiente (Nevado, 2005, p.17), um mediador que estimula o dilogo. A dialogicidade que permeia as redes de aprendizagem exige, como nos ensina Paulo Freire,
(...) humildade. A pronncia do mundo, com que os homens o recriam permanentemente, no pode ser um ato arrogante. O dilogo, como encontro dos homens para a tarefa comum de saber agir, se rompe, se seus plos (ou um deles) perdem a humildade. Como posso dialogar, se alieno a ignorncia, isto , se a vejo sempre no outro, nunca em mim? (...) Como posso dialogar, se me fecho contribuio dos outros, que jamais reconheo, e at me sinto ofendido com ela? (1987, p. 46)

Pode-se dizer que os ambientes para aprender envolvem a concepo problematizadora, em Paulo Freire (1987), em que professores e alunos fazem parte de um mesmo processo aprendem juntos em dilogo, na troca de saberes, no enfrentamento das tenses, produzindo conhecimento, para superar os limites, emancipando-se. Por estar imerso nas muitas informaes disponveis na rede, o futuro professor poder desenvolver, a partir dos ambientes para aprender, as seguintes habilidades (Xavier, 2007, p.5): autonomia de aprendizagem; criticidade sobre conceitos e definies a ser aprendidos e criatividade para utilizar os conceitos e definies em situaes no previstas. Essas habilidades desvelam o princpio (re) construcionista que postula:
(...) quem precisa aprender e dominar um certo contedo no espera pacientemente que um outro sujeito que j sabe lhe transmita o que deve saber em determinado lugar (instituio de ensino). Antes dimensiona o que tem que aprender e vai ao encontro deste saber que lhe parece necessrio ao momento e situao, descobrindo por si a poro e a profundidade do conhecimento a ser (re) construdo, conforme seus interesses e necessidades (Xavier, 2007, p. 4).

Ento, os ambientes de aprendizagem online propiciam essa (re) construo do conhecimento, pois espaos de acesso s informaes, de filtragem dessas informaes, de articulao com outras informaes, de criao. Nesses espaos, a aprendizagem realizada pelo aluno com a mediao, quando necessria, de um parceiro mais experiente, de forma a

17 evitar o simples consumo de informaes ditadas por um professor (como no modelo instrucionista). Trabalhei at aqui algumas concepes que entendo fundamentais para tornar mais abrangente a presena online dos alunos do Curso Normal em nvel mdio objetivo primeiro deste Projeto de Ao, destacando a teoria da aprendizagem (re) construcionista (Xavier, s/d) que est centrada na (re) construo do saber pelo prprio aprendiz, a fim de lev-lo a evitar o consumo acrtico da informao fornecida pelo professor, pela internet ou qualquer outra fonte de saber. Esse aprendiz ao usar as TIC pode, simultaneamente, controlar o funcionamento de dispositivos tcnicos digitais, transformar a informao bruta em conhecimento til e aguar a conscincia para a necessidade de aprender a aprender ininterruptamente (Xavier, s/d, p. 8). Uma das formas de cultivar o aprender a aprender atravs da participao em comunidades virtuais. sobre elas que trato a seguir, trazendo alguns conceitos, a fim de demarcar a forma como sero analisadas neste Projeto.

2.3 Comunidades ou redes virtuais de aprendizagem


Os professores em formao necessitam desenvolver competncias de formular questes, equacionar problemas, lidar com a incerteza, testar hipteses, planejar, desenvolver e documentar seus projetos de pesquisa. A prtica e a reflexo sobre a prpria prtica so fundamentais para que os educadores possam dispor de amplas e variadas perspectivas pedaggicas em relao aos diferentes usos da informtica na escola (Fagundes, 2005)9.

Num sentido amplo, de acordo com Raquel Recuero (2001), Comunidade Virtual seria o termo utilizado para os agrupamentos humanos que surgem no ciberespao, atravs da comunicao mediada pelas redes de computadores (p. 5). A fim de especificar essa definio, acho pertinente referir a transposio das caractersticas das comunidades clssicas para as comunidades virtuais, feita por Palacios (1995). Entre essas particularidades destaco o sentimento de pertencimento, a permanncia, a institucionalizao e a ligao entre sentimento de comunidade, carter cooperativo e emergncia de um projeto comum (p. 12 e 13).

FAGUNDES, La. Entrevista com La Fagundes sobre incluso digital. Nova Escola online, ago. 2005. Entrevista concedida a Marcelo Alencar. Disponvel em <http://migre.me/1Nt9d> Acesso em 25 out. 2010.

18 Assim, uma comunidade virtual pode ser criada por um indivduo ou por um grupo de pessoas em torno de um projeto comum. O que pode garantir a permanncia dessa comunidade o apoio recebido, ou melhor, o nmero de inscritos e a cooperao entre os membros no sentido de auxiliar uns aos outros. O autor menciona, tambm, uma possvel ligao entre permanncia e institucionalizao que interessa a este Projeto: comunidades institucionalizadas, que j existem presencialmente, no caso as turmas do Curso Normal em nvel mdio, projetam-se na web, tornando-se extenses dessas redes no ciberespao o que, de certa forma, garante a permanncia. O senso de comunidade, a cooperao e o fato de haver um projeto coletivo fazem nascer o sentimento de pertencimento: a noo de que o indivduo parte do todo, coopera para uma finalidade comum com os demais membros (Recuero, 2001, p. 3). E, ainda, a pertena implica ter a conscincia de ser parte da comunidade, sentir-se responsvel pela manuteno da mesma. Direcionando para o campo educativo, tem-se em Kenski (2001):
As comunidades virtuais de aprendizagem flexveis, abertas, dinmicas e atuantes so focos subversivos de agregao social em que podem ocorrer processos de aprendizagem individual e grupal de qualidade. Em suas prticas possvel que se definam novas regras de atuao democrtica e igualitria. Novas formas de participao, de relacionamento e interao entre as pessoas que ensinam e aprendem10.

Dessa proposta, saliento que, a partir da interao entre os pares, nas redes online, outras formas de relacionamento sejam possveis, mais democrticas, menos excludentes. E o mais interessante: essas prticas podem ser estendidas para as relaes presenciais, nas escolas em que os futuros professores atuaro. Quem sabe, repito, ao vivenciar a aprendizagem colaborativa, aos poucos, o modelo tradicional de aula, to arraigado, se modifique e o professor em formao desenvolva as competncias citadas por
pedaggicas em relao aos diferentes usos da informtica na escola.

La

Fagundes, na epgrafe desta subseo, necessrias para delinear diferentes perspectivas H em Carvalho (2008) um outro aspecto que julgo importante aludir: a delimitao da ideia de comunidade virtual de aprendizagem comparativamente de rede.

10

KENSKI, Vani. Comunidades de aprendizagem, em direo a uma nova sociabilidade na educao. Revista de Educao e Informtica. SEED/SP, n 15, dez. 2001. No paginado. Disponvel em http://migre.me/1N0T1. Acesso em 26 out. 2010.

19
(...) seriam grupos de pessoas que possuem estreitos laos de relacionamento, baseados na colaborao e/ou cooperao contribuindo umas com as outras durante o processo de aprendizagem. Elas se distinguem das demais por sua intencionalidade educativa, na qual encontramos a presena de um orientador, um planejamento inicial e o objetivo explcito da aprendizagem para o qual as interaes esto voltadas (p. 8).

As redes de aprendizagem online, ainda de acordo com Carvalho (2008), possuem caractersticas semelhantes s das comunidades virtuais de aprendizagem, pois tambm se organizam a partir de interesses comuns, com um propsito educativo, em que h a presena do mediador. O que as diferencia a qualidade dos laos entre os participantes nas redes, mais transitrios - e a freqncia da colaborao e/ou da cooperao menor entre os pares nas redes. Como estas diferenas, no meu entender, no provocam mudanas nos procedimentos que tenciono desenvolver no Projeto de Ao, as duas expresses, aqui, so usadas como sinnimas. Ainda tendo como referncia o conceito de comunidade virtual de aprendizagem em Carvalho (2008), duas aes, ali mencionadas, merecem ateno colaborao e cooperao. H autores que as consideram com sentidos similares. Outros, porm, fazem distino com base na regularidade da troca, na organizao do trabalho e na coordenao (Carvalho, 2008, p. 6). O relevante que, conforme Paulo Freire (1993), ningum educa ningum, como tampouco ningum educa a si mesmo: os homens se educam em comunho, mediatizados pelo mundo (1987, p.39), por isso no se pode desprezar o desenvolvimento dessas habilidades (cooperao e colaborao) nos alunos inseridos em ambientes para aprender, especialmente, porque fazem parte de um modelo educacional que, ainda, privilegia a individualidade, a fragmentao, as classificaes. Essas consideraes apontam em direo Aprendizagem Colaborativa que discutirei a seguir, relacionando-a com a noo de web 2.0.

2.4 Aprendizagem colaborativa e web 2.0


Participando, colaborando, reconhecendo e sendo reconhecida pelos seus pares, a pessoa que atua intensamente na comunidade virtual sente seu poder, desenvolve suas potencialidades comunicacionais, libera seus talentos. (...) Aprende a conviver com o grupo, a colaborar e respeitar as pessoas, a falar e a ouvir (ainda que ambos ocorram em intercmbios escritos), a superar conflitos, expor opinies, trabalhar com pessoas que no

20
conhece presencialmente, mas com as quais se identifica no plano dos interesses e ideias (Kenski, 2001)11.

Como referido na Figura 1 (p. 15 deste trabalho), em ambientes para aprender, espera-se dos membros alunos e professores - uma postura ativa no processo de aprendizagem, interagindo para compreender, para compartilhar, para criar conhecimento. O conhecimento, por sua vez, no fixo, j que construdo a partir das trocas entre os pares. Esses ambientes para aprender, tanto presenciais a sala de aula, por exemplo quanto virtuais - as comunidades virtuais de aprendizagem (ou redes de aprendizagem online) -, pressupem a responsabilidade de cada um pela prpria aprendizagem e pela aprendizagem dos pares. Ou, de acordo com Almeida (2005),
Aprender em um processo colaborativo planejar; desenvolver aes; receber, selecionar e enviar informaes; estabelecer conexes; refletir sobre o processo em desenvolvimento em conjunto com os pares; desenvolver e interaprendizagem, a competncia de resolver problemas em grupo e a autonomia em relao busca e ao fazer por si mesmo (p. 71).

Portanto, pode-se dizer, a aprendizagem colaborativa surge como uma alternativa ao ensino baseado na transmisso de informaes pelo professor e na memorizao passiva do aluno. Todavia, preciso notar que a colaborao, efetivamente, ocorre quando os indivduos entendem que podem aprender, mais e melhor, coletivamente. Ou seja, alunos e professores devem, aos poucos, refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem e assumir uma postura de colaborao, que exige parceria na execuo de diferentes aes planejamento, seleo e envio de informaes, reflexes, resoluo de problemas - visando ao desenvolvimento do indivduo e do grupo. Cobo e Pardo (2007), no livro online Planeta web 2.0 inteligencia colectiva o medios fast food, afirmam que a educao uma das reas que mais se beneficia com as novas tecnologias, pois os educandos encontram na internet novos recursos e possibilidades de enriquecer seu processo de aprendizagem (p.101).

11

KENSKI, Vani. Comunidades de aprendizagem, em direo a uma nova sociabilidade na educao. Revista de Educao e Informtica. SEED/SP, n 15, dez. 2001. No paginado. Disponvel em http://migre.me/1N0T1. Acesso em 26 out. 2010.

21 Esses autores citam Johnson (1992) quando mencionam as seguintes abordagens de aprendizagem: aprender fazendo, aprender interangindo, aprender buscando. E

complementam, trazendo uma quarta, em Ludvall (2002), indispensvel, quando se tem em mente as redes de apredizagem online: aprender compartilhando. O aprender fazendo implica ao-reflexo-ao, por exemplo, quando um

indivduo aprende sobre determinado assunto, produz um texto que ser partilhado com os pares e reelaborado, de forma que o conhecimento vai se construindo coletivamente. O aprender interagindo, por sua vez, traz a possibilidade de troca de ideias entre pares. J o aprender buscando, fundamental devido quantidade de informaes disponveis, relaciona-se s habilidades de pesquisa, seleo e adequao que servem para enriquecer o conhecimento. Por fim, o aprender compartilhando diz respeito troca de conhecimento que permite aos indivduos vivenciar a aprendizagem colaborativa (p.102 e 103). Essas aprendizagens se intensificam quando se valem das interfaces da web 2.0, que oferecem aplicativos teis, gratuitos, colaborativos e fceis de usar. Sobre a expresso web 2.0, interessante destacar o conceito de inovao contido na classificao 2.0 em relao a 1.0. Quer dizer, esse termo, usado pela primeira vez em 2004, por Tim OReilly, em conferncias nos Estados Unidos, tem implcita a ideia do novo, o que gera polmica. Segundo Tim Berners-Lee (apud Patrcio et al, 2008), criador da World Wide Web (www), essas inovaes nada mais so do que o resultado do desenvolvimento tecnolgico que facilitou as condies de acesso e a capacidade de produo de contedos por parte dos utilizadores da web (p.110). De qualquer forma, inegvel que as interfaces esto mais amigveis, pois no exigem do usurio uma alfabetizao tecnolgica avanada (Cobo e Pardo, 2007, p. 101). De acordo com Alex Primo (2007), essa segunda gerao de servios online
caracteriza-se por potencializar as formas de publicao, compartilhamento e organizao de informaes, alm de ampliar os espaos para a interao entre os participantes do processo. (...) A web 2.0 tem repercusses sociais importantes, que potencializam processos de trabalho coletivo, de troca afetiva, de produo e circulao de informaes, de construo social de conhecimento apoiada pela informtica (p.1).

Da definio de Primo depreendem-se algumas caractersticas dos servios da web 2.0 interao, compartilhamento, publicao, fazer coletivo, trocas afetivas - adequadas s aplicaes que a escola deve dar s interfaces. Na prxima subseo, sero analisadas essas

22 potencialidades em algumas interfaces que podem ser teis na criao de ambientes para aprender. 2.5 Presena online e interfaces da web
Professores precisam se conectar. Professores precisam conversar. Professores precisam descobrir que alm de suas escrivaninhas, alm da sua sala de professores, alm de sua sala de aula, existem outros professores com angstias e solues (Lima, 2007)12.

Embora a constatao de Cobo e Pardo (2007), mencionada anteriormente, de que a educao se beneficia com as novas tecnologias, ainda muito incipiente o uso destas nas prticas pedaggicas. Por isso, importante a insero das TIC desde a formao inicial de professores, para que estes assumam o papel de mediadores das aprendizagens (em ambientes presenciais e virtuais). Essa insero implica uma presena online que, segundo Gutierrez (2010),
(...) pode ser construda de diversas formas, sendo que pginas dinmicas como blogues e wikis garantem o espao para uma presena pblica, diacrnica e histrica, uma interface comunicativa para o dilogo e a possibilidade do professor progressivamente ir agregando recursos, procedimentos, rotinas, criando um ambiente pessoal\personalizado de aprendizagem (...)13.

Como este Projeto destina-se a uma escola da rede estadual e tem como objetivo dar o impulso inicial para a construo de uma rede de aprendizagem online, a escolha das interfaces colaborativas, que sero apresentadas aos alunos, passa pelos critrios facilidade de acesso e simplicidade de uso. Entende-se que, muito mais do que saber manejar cada interface ser treinado para us-la (como referi na subseo 2.1, p. 13), o aluno dever entend-las como possibilidades de autoria, desenvolvendo a fluncia tecnolgica (Demo, 2008a). Antes de elencar as interfaces, pertinente explicitar a preferncia, neste trabalho, por interface em detrimento a ferramenta, a partir da comparao entre esses dois conceitos feita por Marco Silva, no texto Internet na escola e incluso (2005, p. 65), e representada na Figura 2 a seguir:

12

LIMA, Srgio. Professores conectados (ou porque preciso entrar na era da informao). ago. 2007. No paginado. Disponvel em <http://migre.me/1PWxi>. Acesso em 26 out. 2010. 13 GUTIERREZ, Suzana. Redes sociais, apropriao (internalizao!) tecnolgica. Porto Alegre, maio. 2010. No paginado. Disponvel em: < http://migre.me/1xLMv> Acesso em: 11 set. 2010.

23 Ferramenta Utenslio do trabalhador e do artista Interface Dispositivo para encontro de duas ou mais faces Extenso do msculo e da habilidade humanos Objeto material Instrumento de fabricao na sociedade industrial Atitude comunicacional, dialgica, polifnica Objeto virtual Espao online de encontro e de comunicao entre duas ou mais faces na cibercultura
Figura 2. Quadro comparativo entre os conceitos de ferramenta e interface

Se a web 2.0 permite aos internautas trocas, intervenes, agregaes, associaes e significaes como autoria e co-autoria (Silva, 2005, p. 65), o conceito de interface revela melhor essas potencialidades, visto que expressa a idia de encontro entre faces e, implicitamente, a dialogicidade, a polifonia. A internet disponibiliza para os usurios vrias interfaces que agregam essas caractersticas e que podem impulsionar a ampliao da presena online dos futuros professores, favorecendo integrao, sentimento de pertena, trocas, crtica e autocrtica, discusses temticas, elaborao, colaborao, explorao, experimentao, simulao e descoberta (Silva, 2005, p. 65). Dentre as possibilidades, escolhi trs que podero fomentar interaes e aprendizagens colaborativas: blog, lista de discusso e wiki. A primeira, o blog, provavelmente a mais conhecida nos meios escolares, uma interface assncrona, ou seja, a interao no simultnea e que no exige conhecimentos tcnicos para sua criao, edio e publicao. Segundo Gutierrez (2005), os blogs
caracterizam-se por serem pginas publicadas por uma s pessoa; por serem relatos pessoais partindo de um ponto de vista prprio; por possurem estrutura hipertextual; por se constiturem de textos serem curtos e postados em blocos padronizados; por estes blocos de texto ou posts estarem organizados em ordem cronolgica reversa; por cada bloco de texto possuir um link permanente de acesso; por permitirem o acesso pblico e gratuito ao contedo da pgina; por serem contextualizados e enriquecidos por comentrios; por serem freqentemente atualizados; por terem as postagens mais antigas arquivadas, permanecendo disposio; por serem intertextuais e interdependentes, possuindo ligao com outros textos (p. 3).

24 Essas particularidades fazem do blog um suporte bastante adequado para ser a referncia da presena online da comunidade virtual de aprendizagem e de cada aluno participante do Projeto, permitindo que se realizem, facilmente, modificaes - insero de texto, imagens, vdeos, links - de acordo com as necessidades do grupo e de cada um; para tal, basta um computador conectado internet. Alm disso, a funcionalidade dos comentrios essencial para a criao da rede aqui proposta: um aluno visita o blog do outro, lendo as postagens e deixando opinies, dialogando com as idias que l esto. H, tambm, a possibilidade de estender os fios da rede atravs de links: ao publicar um texto, possvel fazer referncia ao texto de outro blog, usando o hiperlink. A lista de discusso, outra interface que integrar o Projeto, torna mais abrangente a interao, reunindo os membros da comunidade a partir do email. Em uma lista ou grupo de discusso, conforme Silva (2005), Cada integrante da comunidade envia email para todos de modo que todos podem interagir com todos. O participante pode disparar mensagens acionando o livre trnsito pelo coletivo. Pode abordar o tema que quiser, seja pertinente ao curso, seja em paralelo. Cava parcerias, faz crticas, provoca bidirecionalidade e co-criao. (p.66). Essa interface, portanto, vem fortalecer, atravs da conexo entre os pares, as situaes de aprendizagens colaborativas preconizadas neste Projeto. Outrossim, considerase que esse espao propicia, tambm, conversas mais informais, fazendo com que os membros se sintam acolhidos, reconhecidos na comunidade, estabelecendo-se entre eles vnculos baseados na confiana, no respeito, na partilha generosa de ideias e de afetos, essenciais para a constituio do sentimento de pertena. Por fim, proponho a criao de wikis, pois espaos de escrita colaborativa por excelncia. Um exemplo de uso dessa interface, em Cobo e Pardo (2007):
(...) um professor pode por exemplo solicitar como tarefa aos alunos que escrevam o que entendem pela palavraglobalizao. Esta ferramenta permite que, cada aluno, do lugar em que se encontra, possa investigar, redigir e publicar sua definio e, ao mesmo tempo, ler os aportes que fizeram seus companheiros. Finalmente, uma posterior edio dos contedos permitiria criar uma definio coletiva e, provavelmente, muito mais rica (de acordo com o princpio da inteligncia coletiva) do que a redigida individualmente por um estudante (p. 104).

Como o blog, a wiki pode ser personalizada facilmente; alm de texto, podem ser inseridos imagens, vdeos, udio. Alm da organizao em pginas, o que a diferencia do

25 blog a funcionalidade de qualquer um poder editar os contedos criados por outros autores, um verdadeiro desafio para a colaborao. Acolhendo a ideia de que os professores precisam se conectar, conforme Srgio Lima na epgrafe desta subseo, acredito que as interfaces aqui apresentadas encaminham para a estruturao de uma comunidade online, de modo a ampliar a rede presencial j existente na escola composta por professores e alunos do Curso Normal em nvel mdio interligando-a com outras redes virtuais, para fortalecer a colaborao, a pesquisa sobre novas tecnologias, sobre temas educacionais, o intercmbio de prticas pedaggicas, a expresso de angstias, de alegrias, o lanamento de desafios, enfim, possibilitando que o futuro professor converse, redescobrindo o dilogo.

3. Projeto de Ao: possibilidades de ampliao da presena online


3.1 Pblico alvo, objetivos, justificativas
Professores precisam compreender que vivemos na era da comunicao e da informao, que nenhuma atividade pode prescindir da comunicao, educao essencialmente uma atividade colaborativa. (...) Professores precisam inverter a dinmica que nos torna repetidores e substituveis num sistema escolar que castra ao invs de despertar capacidades. Professores precisam redescobrir o dilogo para que possam, novamente, formar gente!!! E gente, acredite, se comunica!!! (Lima, 2007)14

Segundo Prado (2005), a ideia de projeto envolve a antecipao de algo que ainda no foi realizado, traz a ideia de pensar uma realidade que ainda no aconteceu (p. 14). Isso implica a abertura para o que no foi determinado e a flexibilidade para rever e reorganizar os objetivos medida em que surgem problemas (Prado, 2005, p. 14). Por isso, o processo de reviso dos acertos e dos erros permanente, transformando-se em momentos de reflexo e melhoria (Quental e Rodrigues, 2010, p. 2). Comeo caracterizando o Curso Normal, de acordo com a Resoluo CNE/CEB N 02/1999, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a formao de docentes da Educao Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, em nvel mdio, na modalidade Normal:
Art. 1 - O Curso Normal em nvel Mdio, previsto no artigo 62 da Lei N 9.394/1996, aberto aos concluintes do Ensino Fundamental, deve prover, em atendimento ao disposto na Carta Magna e na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, LDBEN, a formao de professores para atuar como docentes na Educao Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, acrescendo-se s especificidades de cada um desses grupos as exigncias que so prprias das comunidades indgenas e dos portadores de necessidades educativas especiais.

Nessa mesma Resoluo, no Art. 2, item V, fica especificado que as propostas pedaggicas das escolas de formao de professores devem se preocupar em prepar-los para utilizar linguagens tecnolgicas em educao, disponibilizando, na sociedade de comunicao e informao, o acesso democrtico a diversos valores e conhecimentos (CNE, 1999).
14

LIMA, Srgio. Professores conectados (ou porque preciso entrar na era da informao). ago. 2007. No paginado. Disponvel em <http://migre.me/1PWxi>. Acesso em 26 out. 2010.

27 A partir desses trechos da legislao vigente, depreendem-se dois aspectos que considero importantes para este Projeto: primeiro, o Curso Normal em nvel mdio acolhe jovens egressos do ensino fundamental, portanto, com idades entre 13 e 14 anos, para, ao longo de quatro sries, receber a formao adequada terica e prtica - para trabalhar com crianas na educao infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Segundo, entre outras habilidades constantes no Art. 2, nessa formao deve ser potencializado o uso das tecnologias em educao de forma a garantir conhecimentos. Os atores deste Projeto sero, em um primeiro momento, a professora mediadora e os alunos do segundo ano e do terceiro ano em mdia 20 alunos por turma a cada ano letivo - do Instituto Estadual de Educao Elisa Ferrari Valls, nica escola que oferece Curso Normal em nvel mdio, em Uruguaiana - RS. Nessas etapas do Curso, percebe-se um crescente engajamento nas questes pedaggicas, pois iniciam-se as disciplinas de didtica e as prticas pedaggicas nas escolas (pr-estgio); o que no se nota, ainda, no primeiro ano, pois a grade curricular a mesma do ensino mdio; no quarto ano, por sua vez, os alunos esto, totalmente, voltados para o estgio supervisionado nas escolas parceiras. Esses futuros professores constituem algumas redes representadas na Figura 3 a seguir: o acesso democrtico a valores e

Aluno

Professora

Aluno Aluno MSN Professora


Figura 3. Representao da rede presencial e da presena online voltada ao entretenimento

Orkut

28 A Figura 3 expressa algumas redes presenciais, compostas pelas as relaes entre professores e alunos, entre alunos e entre professores nos espaos escolares. Revela, tambm, a presena online, como registrado na subseo 2.1 (p.11), voltada interao com amigos, ao entretenimento. , portanto, necessrio tornar mais abrangente essa presena, a fim de explorar as potencialidades pedaggicas das interfaces da web. Visando a superao desse problema, delineia-se o seguinte objetivo geral: construir comunidades virtuais de aprendizagem, a fim de ampliar a presena online (Gutierrez, 2010)15 dos futuros professores. Tambm, a partir deste Projeto, pretende-se: qualificar a fluncia tecnolgica; desencadear um processo de apropriao das TIC; valorizar a aprendizagem mediada pela web, desenvolvendo uma postura autnoma, criativa, de colaborao, de partilha e de produo do conhecimento; utilizar interfaces da web, criativa e criticamente, em contextos pedaggicos, vislumbrando possibilidades desafiadoras que possam ser desenvolvidas com as crianas; garantir o respeito diversidade; repensar as concepes de aprendizagem e as implicaes dessas concepes nas prticas pedaggicas. Considerando que os objetivos iniciais so referncias que podem se transformar ao longo das diversas etapas de construo do projeto (Quental e Rodrigues, 2010, p. 4), estes podem ser reajustados de acordo com as necessidades.

15

GUTIERREZ, Suzana. Redes sociais, apropriao (internalizao!) tecnolgica. Porto Alegre, maio. 2010. No paginado. Disponvel em: < http://migre.me/1xLMv> Acesso em: 11 set. 2010.

29 3.2 Locais, durao, recursos e procedimentos


fundamental que a capacitao oferea ao professor experincias de aprendizagem com as mesmas caractersticas das que ele ter de proporcionar aos alunos, futuros cidados da sociedade conectada. Isso pede que os responsveis pela formao se apropriem de recursos tecnolgicos e reformulem espaos, tempos e organizaes curriculares (Fagundes,

2005)16. Antes de descrever o plano de ao, trago algumas informaes sobre o Laboratrio de Informtica da escola, um dos cenrios deste Projeto (o outro a prpria web): h 18 computadores recm instalados, com o sistema operacional Linux, conectados internet. Nele, sero realizados encontros semanais das 19h s 21h em forma de oficinas, durante o primeiro semestre letivo.
Lembre-se que a oficina o momento em que a prtica deve sobressair. Sero oferecidos alguns conceitos tericos, contudo, o mais importante ser a adoo de uma postura prativa na realizao dos exerccios prticos na Web (Arajo, 2010).

Ou seja, no que diz respeito metodologia adotada, retomo a ideia de La Fagundes, na epgrafe desta subseo: vivenciar experincias de aprendizagem, durante a formao, semelhantes s que sero desenvolvidas com (futuros) alunos e que reporta ao que foi explicitado na seo 2.4 (p. 21), quando citei Cobo e Pardo (2007): aprender fazendo, aprender interagindo, aprender buscando e aprender compartilhando. o faa voc mesmo virtual em que, segundo Xavier (s/d), o internauta instigado a sair da condio de audincia contemplativa para a de agente produtor profundamente engajado (p. 8). Pensando nisso, sero encaminhadas as seguintes atividades preparatrias: - Distribuio de convite/provocao para participar do Projeto:

16

FAGUNDES, La. Entrevista com La Fagundes sobre incluso digital. Nova Escola online, ago. 2005. Entrevista concedida a Marcelo Alencar. No paginado. Disponvel em <http://migre.me/1Nt9d> Acesso em 25 out. 2010.

30

Aluno (a) do Curso Normal do Elisa! Participas de alguma comunidade? J pensaste em aprender em/na rede? Que tal ser um(a) professor(a) inovador(a)? Se desejas aprender a aprender em/na rede, se desejas ser um(a) professor(a) do sculo XXI, envia um email para -----------------, expressando tua vontade e recebers um convite! Espero tua resposta! Professora Mediadora
Figura 4. Simulao do convite/provocao

Figura 5. Simulao do email/resposta

Como se constata nas relaes cotidianas com os jovens, o uso do email pouco freqente; a maioria possui um endereo eletrnico, mas o utiliza, apenas, como acesso s

31 redes sociais Orkut e MSN, por exemplo. Por isso, na Figura 4, apresento uma possvel redao do convite para participar da comunidade, organizada de forma a aguar a curiosidade e provocar a resposta por email. O convite, prometido no primeiro texto, enviado pela mediadora, tambm por email, como simulao na Figura 5, iniciando, assim, as primeiras interaes online, em preparao para o uso da lista de discusso que ser criada posteriormente. - Oficina 1: realizao da seguinte atividade, baseada no texto Aprendendo a aprender com as TIC (Antonio, 2009), publicado no blog Professor Digital17, no Laboratrio de Informtica da escola: acessa o site http://www.voki.com/, faz o cadastro, cria um avatar, customizando-o conforme tua criatividade e inserindo a locuo de um texto em que te apresentas ao grupo. A professora mediadora dar apenas esse comando e observar o desenrolar da tarefa sem interferir, deixando que os alunos descubram como cumpri-la. Assim, estaro experimentando o aprender fazendo preconizado neste Projeto. No final desse primeiro encontro, uma provocao: o que aprendemos com essa atividade? A resposta a essa questo, espero, pode ser neste sentido:
A angstia inicial do grupo diante de um problema absolutamente novo, de uma mquina e de um ambiente estranhos, sem poder contar com a ajuda sequer da linguagem (j que o site est todo em ingls), foi lentamente sendo substituda pela descoberta do trabalho em grupo, das solues compartilhadas, dos erros que apontavam novos rumos e da liberdade de poder comet-los sem um professor corrigindo suas aes a cada instante, das sucessivas conquistas (ora descobrindo como se faz isso, depois como se faz aquilo, e assim por diante) e com a liberdade de comear por onde quiser, explorar todas as possibilidades e compartilhar diferentes solues para um mesmo problema (Antonio, 2009).

Ou seja, inicia-se, a partir da prtica, o uso de interfaces da web para produzir contedo e partilh-lo, alm da reflexo sobre as concepes de aprendizagem, problematizando o modelo instrucionista. Depois das atividades preparatrias, a sequncia do plano de ao: - Oficina 2: a professora mediadora apresenta o blog, referncia online para a interlocuo, em que estaro as atividades do grupo em formao. Nesse momento, a partir da configurao coletiva desse espao virtual, comea o trabalho colaborativo. Alm disso, ser proposta a explorao de blogs de outros grupos, de escolas, de turmas, de professores, em que, alm da leitura das postagens, sero feitos comentrios sobre as leituras.
17

ANTONIO, Jos Carlos. Aprendendo a aprender com as TIC. fev. 2009. No paginado. Disponvel em http://migre.me/1Qkly Acesso em 26 out. 2010.

32 Os dois encontros seguintes sero dedicados investigao das funcionalidades oferecidas pelo gerenciador do blog e insero de contedos textos, vdeos, imagens, links no blog coletivo, administrado pela mediadora. - Oficina 5 criao de uma lista de discusso, a fim de marcar mais um espao de interao, alm das salas de aula, ampliando as situaes de aprendizagem e de colaborao. importante dizer que os alunos, a partir dos encontros presenciais, no Laboratrio de Informtica na escola, devem iniciar a construo da autonomia usar as interfaces criadas trazendo, espontaneamente, contedos, dvidas, certezas, idias, sentimentos e do sentimento de pertena auxiliar na organizao do grupo, sentir-se responsvel por sua manuteno, colaborando com ele. O papel da mediadora, nestes primeiros momentos, ser o de dar suporte e de fomentar a participao atravs de questes, de anlise de casos, mas, aos poucos, esse papel ser diludo e partilhado com os pares. - Oficina 6 produo de um blog individual, como forma de indicao da presena online mais um elemento na comunidade em expanso. Tambm, neste encontro, devero ser definidas estratgias para inserir os demais professores do Curso Normal neste Projeto, para que faam parte da rede de aprendizagem online. Enquanto os professores aderem rede em formao, torna-se essencial debater com os alunos sobre as maneiras de encontrar as informaes desejadas em meio ao excesso de material disponvel na web. De acordo com o instituto de pesquisas NetCraft, em outubro de 2009, foi anunciado que a Internet mundial atingiu o incrvel nmero de 230 milhes de sites (Arajo, 2010, p. 1). Portanto, as duas oficinas que seguem sero dedicadas prtica de pesquisa na web: como as informaes se organizam na internet, tipos de ferramentas de busca, acesso a algumas bibliotecas virtuais (Arajo, 2010). Neste momento, considerando o avano no processo de apropriao das interfaces blog e lista de discusso , a aproximao dos professores do Curso e a explorao dos recursos de pesquisa que a web oferece, adequado apresentar mais uma interface para a construo coletiva do conhecimento, a fim de servir de repositrio para um projeto de aprendizagem (Fagundes, Sato e Maada, s/d). Essa proposta se inspira, livremente, no

33 trabalho desenvolvido pela professora Teresinha Bernadete Motter, relatado no texto Escola espao de construo e autonomia (2008). - Oficina 9 apresentao da interface wiki, suporte para o desenvolvimento colaborativo de um projeto de aprendizagem que se prolongar at o final do semestre. Para esse projeto, os alunos, em grupos de quatro, escolhero um tema que desejam aprofundar e realizaro as pesquisas, usando as ferramentas de busca disponveis na web, tendo como partida as certezas provisrias e as dvidas temporrias (Fagundes, Sato e Maada, s/d). - Oficina 10 criao da wiki do grupo, repositrio dos contedos da pesquisa e do produto final: um recurso pedaggico envolvendo as TIC para ser usado com as crianas dos anos iniciais do ensino fundamental, no segundo semestre. Paralelamente ao desenvolvimento dos projetos de aprendizagens, nos ltimos cinco encontros presenciais, os membros da comunidade de aprendizagem buscaro o contato, atravs de email, com os alunos das outras escolas de Curso Normal em nvel mdio na abrangncia da 10 Coordenadoria Regional de Educao (CRE) nos municpios de Alegrete e Itaqui, convidando-os a integrar a lista de discusso. Esse movimento de ampliao da rede dever contar com o apoio da formadora do Ncleo de Tecnologias em Educao da 10 CRE, que possibilitar a interao disponibilizando, inicialmente, o email de alguns professores dessas escolas, para que conheam o Projeto, a fim de participar. - Oficina 15 - ltimo encontro presencial em que sero apresentados os projetos construdos nas wikis e se far a elaborao do cronograma para a aplicao dos mesmos, no segundo semestre. Nesta etapa do Projeto de Ao, representada na Figura 6 a seguir, espera-se que os alunos esbocem autonomia nas participaes na comunidade virtual de aprendizagem que se criou, fazendo intervenes no sentido de fortalecer essa rede e, como est citado na epgrafe da subseo 2.4, na p. 19-20, mostrando-se capazes de conviver com o grupo, a
colaborar e respeitar as pessoas, a falar e a ouvir (ainda que ambos ocorram em intercmbios escritos), a superar conflitos, expor opinies, trabalhar com pessoas que no conhece presencialmente, mas com as quais se identifica no plano dos interesses e ideias (Kenski, 2001).

34

Aluno Alegrete

Aluno Itaqui

Professora mediadora

Lista Blog

Wiki

Professora Aluno Aluno Uruguaiana


Figura 6. Representao da rede de aprendizagem online

Comparativamente Figura 3, baseada na rede institucionalizada pelas relaes na escola e no MSN e Orkut, com uma tendncia a ser mais restrita, pode-se dizer que a comunidade virtual de aprendizagem, delineada na Figura 6, tem como uma das caractersticas fundamentais a abertura permanente a novos membros, fora das relaes presenciais, permitindo interaes mais amplas.

Sobre a durao deste Projeto de Ao, deve-se salientar a delimitao do incio em maro, comeo do ano letivo -, mas o encerramento no se d no 15 encontro - este o trmino dos encontros presenciais. Como o objetivo principal a construo de uma comunidade de aprendizagem online, a permanncia dessa comunidade deve acontecer at que os pares entendam a sua validade.

4. Consideraes finais
Quem comea? Qualquer um pode ser elemento desencadeador do processo, de um dos processos que vai estar ocorrendo ao mesmo tempo, com diversos outros, iniciados em outros pontos! Todos fazemos parte da rede... se um avana todos avanam um pouco, mas se vrios avanam, a mudana no s maior e mais rpida como permite nova organizao. Tanto a autonomia de cada um como a cooperao entre todos so fundamentais! (Fagundes, Sato e Maada, s/d)

Espera-se que o futuro professor, ao assumir uma turma, decida sobre os recursos mais adequados para desenvolver as habilidades e os contedos. Entre esses recursos, cada vez mais, esto presentes nas escolas as novas tecnologias que possibilitam a aprendizagem mediada pela web. Para o uso dessas tecnologias, importante que o professor conhea no s o funcionamento das mesmas, mas, tambm, as possibilidades pedaggicas, a fim de integr-las aos processos de aprendizagem. Os jovens, quando ingressam no Curso Normal em nvel mdio, j esto inseridos em redes sociais online, usando algumas interfaces com vistas ao entretenimento. Tendo como base essa constatao, apresentei um Projeto de Ao para a ampliao da presena online desses alunos a partir de uma comunidade virtual de aprendizagem, em que se privilegiam as conexes entre os pares, com a inteno de, usando interfaces da web, construir conhecimento de forma colaborativa. Essa insero tecnolgica dos alunos, na formao inicial, poder fazer uma diferena significativa na atuao com as crianas da educao infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental; no, apenas, pelo processo de internalizao do uso das TIC, mas, principalmente, pelas concepes de aprendizagem que sustentam este Projeto. Ou seja, ao participar de uma rede de aprendizagem online, baseada em princpios do construtivismo, da pedagogia freireana, do (re) construtivismo, que fundamentam a aprendizagem colaborativa, o futuro professor, embora tenha uma histria escolar dentro do modelo instrucionista, centrado no professor, na repetio, no individualismo, comea a vislumbrar novas formas de aprender mais participativas, compartilhadas, dialgicas, criativas, com mais autonomia, com vistas a transformar a realidade. Portanto, alm da preocupao com o domnio de interfaces, este Projeto pretende contribuir para que os futuros professores entendam a internet no s como fonte de informao, mas como possibilidade, prazerosa, de aprender junto com colegas de outras

36 escolas, de outras cidades e, por que no, de outros pases, desvendando novos saberes, divulgando e partilhando projetos, que deram certo ou no, para serem discutidos, repensados, qualificados colaborativamente. Como um Projeto para ser desenvolvido em uma escola da rede pblica estadual Instituto Estadual de Educao Elisa Ferrari Valls foi considerado o contexto da escola e a necessidade, urgente, de inseri-la nas novas tecnologias, especialmente o Curso Normal, responsvel pela formao de futuros professores, por isso a opo por interfaces

gratuitas, de fcil acesso e bastante intuitivas. Embora entenda que o processo de introduo das TIC dependa de aes coletivas, que partam do Projeto Poltico Pedaggico, esta proposta funciona como um primeiro passo na direo da aprendizagem colaborativa mediada pela web, como mencionado na epgrafe desta seo, se um avana todos avanam um pouco (Fagundes, Sato e Maada,
s/d).

5. Referncias bibliogrficas
ALMEIDA, Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias na escola: criao de redes de conhecimentos. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de e MORAN, Jos Manuel (Org.). Integrao das tecnologias na educao. Braslia: Ministrio da Educao, Seed, 2005. p. 70-73.

ANTONIO, Jos Carlos. Aprendendo a aprender com as TIC. fev. 2009. No paginado. Disponvel em http://migre.me/1Qkly Acesso em 26 out. 2010.
ARAJO, Renato. Recursos de pesquisa na web. Disciplina do Curso de Especializao Tecnologias em Educao. PUC Rio/MEC. fev.- mar. 2010. p.1 14. BAZZONI, Cludio. Quais as condies didticas da escrita?(vdeo). Disponvel em: <http://migre.me/1xLC7 > Acesso em: 11 set. 2010. CARVALHO, Jaciara de S. Comunidades virtuais de aprendizagem: em busca de uma caracterizao. 6 Encontro de Educao e Tecnologias da Informao e Comunicao E-TIC, nov. 2008. p. 1 10. COBO, Cristbal e PARDO, Hugo. Planeta Web 2.0 inteligncia colectiva o mdios fast food. Grup de Recerca d'Interaccions Digitals, Universitat de Vic. Flacso Mxico. Barcelona / Mxico DF. 2007. Disponvel em <http://migre.me/1BihM> Acesso em 15 out. 2010. COUTINHO, Clara Pereira. Tecnologias Web 2.0 na sala de aula: trs propostas de futuros professores de Portugus. Educao, Formao e Tecnologias. Lisboa, v.2, n1, 2009. p.75-86. Disponvel em http://eft.educom.pt. Acesso em 11 out. 2010. CNE. Resoluo CEB 2/99. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 23 de abril de 1999. Seo 1, p. 97. DELORS, Jacques (org.). Educao um tesouro a descobrir. So Paulo: Cortez/UNESCO/MEC, 1998. DEMO, Pedro. As habilidades do sculo XXI. Boletim Tcnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 34, maio/ago. 2008a, p. 4-15. _____. Tics e educao. 2008b. No paginado. Disponvel em <http://migre.me/1xLJV> Acesso em 28 set. 2010. _____. Dissecando a aula. 2009. No paginado. Disponvel em: <http://migre.me/1xLEu> Acesso em 11 set. 2010. FAGUNDES, La. Entrevista com La Fagundes sobre incluso digital. Nova Escola online, ago. 2005. Entrevista concedida a Marcelo Alencar. No paginado. Disponvel em <http://migre.me/1Nt9d> Acesso em 25 out. 2010. _____. SATO L. S. e MAADA, D. L. Aprendizes do futuro: as inovaes comearam. Coleo Informtica para a Mudana em Educao. MEC/Seed/Proinfo. s/d. Disponvel em http://migre.me/1REUP Acesso em 12 out. 2010.

38
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GALEANO, Eduardo. O livro dos abraos. Porto Alegre: L&PM, 2000. GUTIERREZ, Suzana. Weblogs e educao: contribuio para a construo de uma teoria. Novas tecnologias na educao - CINTED-UFRGS, maio. 2005, p. 1- 17. Disponvel em: <www.cinted.ufrgs.br/renote/maio2005/artigos/a15_welogs.pdf> Acesso em: 11 set. 2010. _____. Redes sociais, apropriao (internalizao!) tecnolgica. Porto Alegre, maio. 2010. No paginado. Disponvel em: < http://migre.me/1xLMv> Acesso em: 11 set. 2010. JORDO, Teresa Cristina. Formao do professor para a educao em um mundo digital. In: Tecnologias Digitais na Educao. SEAD/MEC, ano XIX, boletim 19. nov./dez. 2009. p.9-17. KENSKI, Vani. Comunidades de aprendizagem, em direo a uma nova sociabilidade na educao. Revista de Educao e Informtica. SEED/SP, n 15, dez. 2001. No paginado. Disponvel em http://migre.me/1N0T1. Acesso em 26 out. 2010. LIMA, Srgio. Professores conectados (ou porque preciso entrar na era da informao). ago.2007. No paginado. Disponvel em <http://migre.me/1PWxi>. Acesso em 26 out. 2010. MORAN, Jos Manuel. A integrao das tecnologias na educao. s/d. No paginado. Disponvel em <http://migre.me/1xLQB> Acesso em 09 out. 2010. _____. As mltiplas formas do aprender. Atividades & Experincias, Curitiba, jul. 2005. No paginado. Disponvel em < http://migre.me/1xLTA> Acesso em: 10 out. 2010. _____. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemticas. In: MORAN, Jos Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediao Pedaggica. Campinas: Papirus, 13 ed. 2007. p. 11-66. MOTTER, Teresinha Bernadete. Escola espao de construo e autonomia. Relato de Experincia. 1 Congresso Tecnologias na Educao (online). Out. 2008. Disponvel em <http://migre.me/1T0bj> Acesso em 25 out. 2010. NEVADO, Rosane Aragon de. Ambientes virtuais que potencializam as relaes de ensinoaprendizagem. In: Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem. Salto para o Futuro, boletim 15, 2005. p.14-20.

QUENTAL, Violeta e RODRIGUES, Erica. Projeto pedaggico texto imagem e som. Disciplina do Curso de Especializao Tecnologias em Educao. PUC Rio/MEC. jul. 2010. p.1 25.
PALACIOS, Marcos. Cotidiano e sociabilidade no cyberespao: apontamentos para discusso. Trabalho publicado no IV Encontro da Comps. Braslia: 1995. p. 1-19. Disponvel em <http://migre.me/1AQTO> Acesso em 12 out. 2010.

PATRCIO, Maria Raquel et al. Tecnologias Web 2.0: recursos pedaggicos na formao inicial de professores. In: CARVALHO, Ana Amlia A. (Org.). Actas do Encontro sobre Web 2.0. Braga:

39
CIEd, 2008. Disponvel em: bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/2047/1/F004.pdf. Acesso em: 11 set. 2010.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Britto. Pedagogia de Projetos: fundamentos e implicaes. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de e MORAN, Jos Manuel (Org.). Integrao das tecnologias na educao. Braslia: Ministrio da Educao, Seed, 2005. P.12 17.
PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interaes na Web 2.0. E-Comps, Braslia, v.9, 1-21, 2007. Disponvel em <www.ufrgs.br/limc/PDFs/web2.pdf>. Acesso em 11 out. 2010. RECUERO, Raquel. Comunidades virtuais uma abordagem terica. Trabalho apresentado no V Seminrio Internacional de Comunicao - PUC/RS, out. 2001. p. 1-14. Disponvel em <http://migre.me/1xLZk > Acesso em 11 out. 2010. RIBEIRO, Luis Filipe. O conceito de linguagem em Bakhtin. Revista Brasil de Literatura, Rio de Janeiro, nov. 2006. Disponvel em: < http://migre.me/1xM0C> Acesso em 27 set. 2010. SILVA, Marco. Internet na escola e incluso. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de e MORAN, Jos Manuel (Org.). Integrao das tecnologias na educao. Braslia: Ministrio da Educao, Seed, 2005. p. 63-68. XAVIER, Antonio Carlos. As tecnologias e a aprendizagem (re) construcionista no sculo XXI. Hipertextus Revista Digital, Recife, v. 1, 2007. p. 1- 9. Disponvel em <http://migre.me/1ytPs> Acesso em 11 out. 2020. _____. Hiperleitura e interatividade na web 2.0. Ncleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional publicaes online. s/d. p. 1- 11. Disponvel em <http://migre.me/1AQYN> Acesso em 12 out. 2010.

Sites de Consulta: Disponvel em < http://ufabloguei.blogspot.com> Acesso em 09 out. 2010. Disponvel em <http://internetnaeducacao.blogspot.com> Acesso em 09 out. 2010. Disponvel em<http://www.gutierrez.pro.br> Acesso em 09 out. 2010. Disponvel em <http://www.voki.com/> Acesso em 26 out. 2010.

You might also like