You are on page 1of 40

Antnio CAmpos

Dilogos no munDo Contemporneo: por umA CulturA De pAz

Dilogos no mundo contemporneo:


por uma cultura de paz

1. Uma breve introduo


As distncias tnicas, culturais e religiosas vm incitando grandes conflitos no mundo atual e trazem uma inquietao sobre os rumos da humanidade. A incapacidade de aceitar as diferenas coloca na ordem do dia a questo da intolerncia entre populaes, pases e civilizaes. A intransigncia to alarmante que opinies divergentes e formas de comportamentos distintos chegam a ser inadmissveis. A falta de atitude ou as poucas aes de governos e organismos internacionais para reduzir as distncias entre povos e culturas coloca em jogo graves questes humanitrias e deixa a sensao de uma incompatibilidade permanente. O tema da intolerncia e consequente necessidade de se estabelecer um dilogo profcuo entre as culturas tem despertado o meu interesse enquanto cidado do mundo, escritor, advogado e acadmico. inevitvel que ele nos provoque uma reflexo sobre o papel que temos a cumprir nessa realidade. Precisamos aceitar e compreender os outros em sua diversidade. Estou convencido, h muito, de que, para promover a paz, no podemos cultivar ideias distorcidas de outros povos. Precisamos, sim, compreender todos os credos, todas as artes, tradies, raas e formas de vida diferentes daquilo que somos ns. Devemos entender que todas as outras culturas, em vez de enfraquecer, fortalecem a nossa.

Dilogos no munDo Contemporneo: por umA CulturA De pAz

A histria do mundo feita a partir do homem. Seja qual for sua religio, a cor de sua pele, seu sexo, suas preferncias, seus gostos e seus costumes. A concluso a que chego de que precisamos contribuir para a construo de um mundo mais tolerante, com aes concretas ou com posicionamento firme contrrio ao velho discurso civilizador dos pases mais fortes e ricos, contra a ascenso da direita na Europa, o crescimento do terrorismo internacional, as discriminaes raciais e culturais dentro e fora do Brasil, os golpes militares, os conflitos tnicos no Oriente Mdio, o fundamentalismo religioso, entre outras formas de intransigncia.

2. Ns e os outros
A justia s continua a ser justia numa sociedade em que no haja distino entre prximos e distantes, mas na qual tambm haja a impossibilidade de ignorar os mais prximos. O pensamento do filsofo judeu-francs Emmanuel Levinas, cuja obra organizada na primeira metade do sculo 20 influenciou pensadores como Sartre e Merleau-Ponty, remete a uma discusso que continua atual e urgente, pois fustiga a natureza

Antnio CAmpos

humana no que diz respeito moral. Em sua elaborao existencialista, Levinas constata a tendncia de o homem negligenciar a existncia do seu semelhante quando, contraditoriamente, todos deveriam estar juntos na execuo de uma misso comum. As distores da convivncia provocam alteraes morais como o preconceito, a excluso, a opresso; so motivadas por razes sociais e econmicas, polticas e culturais ou mesmo por questes pessoais. Se ampliarmos essa lente, observamos que o mesmo se d em relao s naes. Somos testemunhas de um tempo em que, em nome dos seus interesses, algumas sociedades ignoram a histria, a tradio, a cultura, a religio, os costumes de outras, como se somente elas fossem dignas de apreo e respeito. E partem para a guerra, expresso mxima dessa conduta de intolerncia. A fora e o derramamento de sangue so usados como instrumento de persuaso ou como exemplo de supremacia. Este um tempo de permanente tenso. A histria contempornea est cheia de exemplos de intolerncia, o que uma contradio em si, uma vez que somos singulares: seres e povos distintos, com traos especficos. Somos todos, homens e naes, diferentes por natureza, dotados de capacidades e caractersticas diversas, aptides e culturas que nos distinguem uns dos outros, enquanto homens e enquanto sociedade.

Getty Images 7

Dilogos no munDo Contemporneo: por umA CulturA De pAz

A superao da intolerncia ao outro um dos grandes desafios da humanidade neste incio do sculo 21 e tende a se prolongar por muitos anos. uma provocao cuja resposta ir depender do comportamento de cada indivduo e dos diferentes povos. A rplica poder ser uma soluo se permitirmos que as diferenas se misturem, sem qualquer tipo de preconceito; ou ser uma bomba de foguete se reagirmos com radicalismo, dividindo o mundo ainda mais. Somos todos diferentes, sim. Mas, apesar dessas diferenas, podemos e devemos insistir em oportunidades iguais, em respeito mtuo, em convivncia com as diferenas. Numa tica que nos ilumine para uma convivncia harmnica entre os sexos, as religies, as raas. Muitas dessas diferenas so promovidas pelas deficincias sociais, pelas questes ambientais ou, ainda, so desenvolvidas pelas crises que repercutem num dado momento histrico. E, nesses jogos, as pessoas nem sempre so protagonistas, mas espectadoras involuntrias. No se justifica, portanto, a discriminao baseada em qualquer caracterstica pessoal ou de um segmento, muito menos pelas vises distintas de mundo. O resultado tem sido um grande desequilbrio, por falta de aceitao do outro. Pela desumanizao do humano, gerando conflitos com relao a indivduos ou grupos especficos que, muitas vezes, ultrapassam os limites da irracionalidade. As diferenas so paradoxais. No so nada mais que ns mesmos ao contrrio. Entendo que aquilo que visto como diferente tambm pode ser entendido como algo que acrescenta e potencializa porque resultado da soma da experincia humana na Terra, portanto, patrimnio cultural. a interculturalidade que nos coloca em p de igualdade: Um mais um sempre mais que dois, diz a frase da cano popular O Sal da Terra, dos compositores brasileiros Beto Guedes e Ronaldo Bastos. Vamos precisar de todo mundo para banir do mundo a opresso, para construir a vida nova, complementa a msica.

3. Tolerncia e intolerncia
O tema Dilogos no Mundo Contemporneo muito grato a mim, que venho advogando a ideia de uma maior integrao cultural do Brasil e dos demais pases ibero-americanos com outras culturas. um tema de muita pertinncia, levando-se em conta as novas realidades do mundo globalizado, em que as pessoas e as ideias se movimentam cada vez com mais velocidade. As fronteiras so ultrapassadas com facilidade, e as sociedades ca-

Antnio CAmpos

S a tolerncia diversidade cultural poder forjar um novo mundo e compartilhar dele

minham para uma coexistncia intercultural. A Internet globalizou a comunicao. E na era da comunicao no pode reinar a incomunicabilidade sem ser dito o essencial. O mundo contemporneo no pode prescindir do dilogo. A convivncia com outras culturas uma prtica diria. Por isso mesmo, as sociedades marcadamente tnicas tendem a resistir a esse momento. Acham que essa tendncia perniciosa e se manifestam em nome de uma suposta preservao cultural e de uma improvvel perda de identidade dos povos. Mas s a tolerncia diversidade cultural poder forjar um novo mundo e compartilhar dele. Dentro de minhas preocupaes com o tema, tenho descoberto que, felizmente, o debate sobre as formas de intolerncia tenha se tornado mais frequente nos ltimos anos. O filsofo e escritor francs Denis Diderot j tratara desse assunto quando escreveu a Enciclopdia, obra na qual se pressupe estar todo o conhecimento da humanidade produzido na Frana iluminista do sculo 18. Ele apresentou a palavra intolerncia como verbete do discurso da Cincia Poltica. importante, porque sua definio nos leva a refletir sobre a importncia semntica do termo. Para Diderot, a intolerncia e o termo antagnico tolerncia seriam a base a partir da qual as chamadas democracias ocidentais ou democracias contemporneas iriam formular juridicamente seu funcionamento. Ou seja, a palavra j era entendida pelo vis do relacionamento e da poltica o direito que objetiva essa significao. O direito que surge como proposta de civilizao e modelos de dilogo. Se a intolerncia essencialmente m e a tolerncia boa para todos, imediatamente se torna uma norma social, formalmente vlida porque presumivelmente boa para todos ns. Mas isso se assemelha filosofia.

Dilogos no munDo Contemporneo: por umA CulturA De pAz

Numa definio mais simples, intolerncia pode ser compreendida como incapacidade de aceitar pessoas e seus pontos de vista. Da mesma forma, o termo tolerncia pode representar, por exemplo, uma discordncia respeitosa, sem raiva ou dio. Os dois termos, portanto, esto abertos a interpretaes. A intolerncia pode ser manifestada desde as atitudes cotidianas, com expresses raivosas ou de menosprezo, at as situaes extremadas de violncia. O preconceito um dos motivadores da intolerncia, que, por sua vez, leva discriminao e incitao ao dio, a exemplo do que ocorre na questo cultural, religiosa, poltica, tnica, sexista e homofbica.

4. Dilogos culturais no mundo ps-moderno


A globalizao econmica e financeira, aliada ao progresso das tecnologias de comunicao e informao, tem tido impacto sobre as identidades culturais, colocando em risco tambm a diversidade cultural do mundo. As identidades nacionais que tm nas prprias culturas as suas principais fontes, esto com uma tendncia de fragmentao, como resultado da homogeneizao cultural da ps-modernidade global. Novas identidades hbridas comeam a ganhar fora. Dialeticamente, algumas identidades esto sendo reforadas pela resistncia globalizao, num processo de tenso entre o local e o global, entre culturas e religies. O sculo 21 passou da diversidade como riqueza interculturalidade como problema. As relaes ou os dilogos entre culturas esto sendo alterados pelos deslocamentos de imigrantes, como tambm pela crescente interdependncia entre as sociedades em razo do efeito da globalizao e com fronteiras bem mais complexas do que as convencionais. Los Angeles a segunda cidade do mundo em nmero de mexicanos. Buenos Aires a segunda em nmero de bolivianos. Calcula-se que a Europa tenha, em seu territrio, cerca de 20 milhes de muulmanos. O que significa ser europeu num continente marcado no apenas pelas culturas de suas antigas colnias, mas tambm por outras culturas e povos oriundos de migraes ou disporas ps-coloniais? No seu livro Choque de Civilizaes, o professor e ensasta americano Samuel P. Huntington previu que, depois da Guerra Fria, as disputas se dariam no terreno da cultura e da religio. As distines primordiais entre as pessoas no seriam ideolgicas nem econmicas, mas de natureza cultural. Realmente, as pessoas esto cada vez mais se definindo com base no idioma, na religio, nos costumes, nos antepassados.
10

Antnio CAmpos

Recentemente, a Sua proibiu, em seu solo, novos minaretes (cpula de mesquitas). Vez por outra, entra na ordem do dia o debate sobre o uso da burca na Frana, pois cerca de 1,5 milho de muulmanos vive na regio de Paris. A legislao inglesa antiterrorismo tornou-se mais rigorosa ante o temor do radicalismo islmico. Na Alemanha, cresce o medo de terrorismo num momento em que a comunidade muulmana chega a mais de 2 milhes de habitantes. Merece reflexo o pensamento do escritor Salman Rushdie ao defender seu romance Versos Satnicos, que causou polmica e forte reao no fundamentalismo muulmano por ser considerado ofensivo a Maom. Rushdie apresenta uma defesa do hibridismo, que uma das veredas desse novo caminho:
Aquelas pessoas que se opem violentamente ao romance, hoje, so de opinio de que a mistura entre diferentes culturas inevitavelmente enfraquecer e destruir sua prpria cultura. Sou da opinio oposta. O livro Versos Satnicos celebra o hibridismo, a impureza, a mistura e a transformao que vm das novas e inesperadas combinaes de seres humanos, culturas, ideias, polticas, filmes, msicas. O livro alegra-se com os cruzamentos e teme o absolutismo do puro. Mlange mistura um pouco disso e um pouco daquilo; dessa forma que o novo entra no mundo. a grande possibilidade que a migrao de massa d ao mundo, e eu tenho tentado abra-la. O livro Versos Satnicos a favor da mudana-porfuso, da mudana-por-reunio. uma cano de amor para nossos cruzados eus (Rushdie, Imaginary Homelands, 1991, Granta Books).

Como melhorar o convvio ou o dilogo entre culturas e indivduos admitindo diferenas, sem discriminaes passou a ser uma das principais indagaes do sculo 21. O Brasil, que um pas mestio, marcado pela mistura de etnias, deve ser motivo de estudos quanto tolerncia e ao convvio entre raas e culturas. Prescindimos de identidades porque temos todas elas. O homem novo est no Brasil. Esse trao marcante do Brasil foi objeto de estudos de alguns brasileiros, destacando-se o socilogo Gilberto Freyre, autor de Casa-Grande & Senzala. O crescimento recente da ao afirmativa do Brasil traz Gilberto Freyre de novo baila. Minha proposta de que se releia a obra dele para compreender melhor esse legado das relaes raciais no Brasil, contribuindo para o debate da identidade brasileira e, certamente, para um melhor entendimento das questes interculturais no mundo.

11

Dilogos no munDo Contemporneo: por umA CulturA De pAz

12

Acervo IMC

Antnio CAmpos

Est no centro da vida contempornea o desafio de construir pontes, de se estabelecer dilogos construtivos de paz entre culturas que esto em choque real ou aparente, em sociedades cada vez mais interculturais do que multiculturais. Esse foi o tema de minha palestra no ciclo de debates O Brasil e o Futuro, em Estocolmo, em maro de 2010.

5. Insurgncias e ressurgncias
Certo dia, ainda jovem, levado pelo meu pai, o escritor Maximiano Campos, para conhecer Gilberto Freyre. Ele perguntou o meu nome, e respondi: Antnio Ricardo. Ele pontuou: O meu primeiro pseudnimo quando comecei a escrever no jornal Diario de Pernambuco. Na ocasio, indaguei ao mestre de Apipucos o que ele achava de mais inteligente na vida. Ele falou do paradoxo. Quem estivesse diante de uma questo paradoxal estava diante de um enigma. Gilberto era um ser paradoxal, e os seus livros so paradoxais. Contudo, nunca me esqueo do encontro em que ele retirou da gaveta um livro e me presenteou, com a seguinte dedicatria: Para Antnio Ricardo, meu primeiro pseudnimo, com a condio de ler. Gilberto Freyre. Esse livro Insurgncias e Ressurgncias Atuais, que tinha acabado de ser lanado. O socilogo, antroplogo e escritor Gilberto Freyre publicou essa obra em 1983. Nela seu arguto, captou, durante viagens que realizou por vrias partes do mundo, naquela reta final do sculo 20, o cenrio que se montava com a insurgncia da questo islmica. Huntington, que escreveu em 1993 sobre o choque das civilizaes dez anos depois, veio a confirmar algumas das previses de Freyre sobre as disputas que se dariam no terreno da cultura e da religio.

O Brasil seria modelo de futuro, por causa de sua natureza de tolerncia

13

Dilogos no munDo Contemporneo: por umA CulturA De pAz

Nesse que foi um dos ltimos livros de Freyre, ele aborda a realidade da poca e questiona o mundo numa perspectiva de futuro. Refletindo e aprofundando-se sobre temas j tratados em sua vasta obra como raa, religio e identidade brasileira , o socilogo forjou, com base em observaes pessoais, um termo composto que veio a chamar de tempo trbio. Ele resume os trs tempos nessa expresso: a herana do passado, a realidade do momento presente e uma projeo do futuro. Gilberto Freyre chamou a sua como uma poca de insurgncias e ressurgncias, da o nome do livro. Foi uma poca marcada pelas ideologias e formalizaes cientficas, quando se buscava interpretar as realidades nacionais. E ele entendeu que era preciso compreender cada civilizao, cada unidade, na plenitude de suas dimenses e que era necessrio observar sua natureza sem preconceitos, na inteireza da realidade existencial. Era preciso ver a plenitude. Os ismos, disse ele, falseavam as realidades nacionais, impondo os absolutismos e excluindo os relativismos. Gilberto Freyre analisou a poltica internacional, na qual a Europa e os Estados Unidos se colocavam impositivamente como centros de decises e de domnios. Mas, na busca de um equilbrio frente a essas foras e para confront-las, j ressurgiam tradies como o islamismo; essa insurgncia islmica seria um desafio a um cristianismo em crise. Da mesma forma, insurgiriam novos polos de desenvolvimento, como a China, a ndia e a frica do Sul, obrigando as potncias tradicionais a uma interlocuo mais ampla. E o Brasil seria modelo de futuro, por causa de sua natureza de tolerncia. Nesse ponto, o socilogo se convenceu da solidez de sua polmica tese de que o Brasil tem facilidade para a convivncia pacfica das misturas, porque uma civilizao mestia. Nessa tese, ele diz que esta uma civilizao situada nos Trpicos, resultante da experincia de colonizao portuguesa, que, por sua vez, trouxe consigo um estilo de convivncia de outras colonizaes. E essa qualidade que se permitia mesclar com as populaes autctones. No livro, ele antecipa a ressurgncia de culturas que pareciam adormecidas por terem sentido, ao longo da histria, impactos europeizantes e ianquizantes. A partir de um momento, previa Gilberto Freyre, ocorreriam fortes manifestaes de seus valores culturais e polticos, como se reencontrassem suas razes. Principalmente as culturas de parte do Oriente e da frica, gerando conflitos entre civilizaes. Nesse ponto, advertiu para os riscos sobre o perigo de se desprezar os opostos e para a necessidade de se deixar sempre abertas as portas para esses opostos. Para facilitar a compreenso das realidades sociais, Gilberto Freyre insistiu na necessidade de se adotar o pluralismo
14

Antnio CAmpos

metodolgico, que nada mais que a interdisciplinaridade to em moda. Ele dizia que, para se apreender os fenmenos socioantropolgicos, no se pode deixar de considerar os conhecimentos de reas que vo alm dos cientficos e tecnolgicos. Um povo e uma nao no podem ser compreendidos somente pelos avanos da modernidade. E recomendou que uma leitura verdadeira e objetiva de uma civilizao exige considerar tambm todas as formas do conhecimento humanstico e artstico em seus diversos gneros e reas.

6. Gilberto Freyre e a OTAN


A atualidade do pensamento freyriano foi comprovada, mais uma vez, com a realizao da grande Cimeira da Organizao do Tratado do Atlntico Norte (OTAN, ou Nato em ingls), em Lisboa (Portugal), nos dias 19 e 20 de novembro de 2010. Chefes de Estado e de naes importantes como Estados Unidos, Frana, Alemanha, Espanha, Rssia e Itlia estiveram presentes, com suas delegaes numerosas, na grande reunio, porque entenderam que era chegado o tempo de reflexo. Era preciso atualizar os objetivos e a misso da OTAN. A cimeira anterior ocorrera em Washington, Estados Unidos, em 1999, e fazia-se necessrio adaptar o papel da organizao s mudanas ocorridas no mundo. A insurgncia do

Resistir.info 15

Dilogos no munDo Contemporneo: por umA CulturA De pAz

11 de setembro de 2001, quando as torres gmeas do World Trade Center foram derrubadas, chacoalharam a histria contempornea. Os Estados Unidos deflagraram suas guerras preventivas e, para muitos analistas, revelaram a truculncia da sua poltica externa. De fato: basta deter o olhar sobre o atual momento histrico para constatar que as intervenes militares da Organizao do Tratado do Atlntico Norte, tendo os Estados Unidos como carro- chefe, so realizadas sob a justificativa de conter o terrorismo internacional e o isl radical. Na prtica, as aes esto sempre direcionadas aos povos de origem islmica, e as intervenes terminam por mostrar o quanto o Ocidente notadamente os EUA e alguns pases europeus no tem interesse na realidade exterior e est despreparado para lidar com outros povos e outras culturas. Ponto para as teorias socioantropolgicas de Gilberto Freyre. Os resultados so desastrosos, despertam antipatia e crticas de que essas aes tm uma finalidade mais econmica do que o real interesse de paz. tanto que a interveno poltico-militar da OTAN sempre recebeu severas crticas em pases do Oriente Mdio e do Leste Europeu, principalmente aps o conceito estratgico da organizao aps a Guerra Fria. A ocupao dos territrios, dizem, atende aos desgnios dos Estados Unidos e da Europa com o velho discurso civilizador. Os povos dos Blcs, na dcada de 1990, teriam sido as primeiras vtimas desse novo processo. Mas as ofensivas militares tm um objetivo geoestratgico de expanso e domnio poltico-econmico do mundo por parte das grandes potncias ocidentais.

Os EUA deflagraram suas guerras preventivas e revelaram a truculncia da sua poltica externa

16

Antnio CAmpos

As tropas da OTAN j teriam alargado a rea de influncia dessas potncias no leste da Europa, no sul da sia e no Oriente Mdio, onde foram estalecidas vrias bases militares, forando pases a aderirem aos interesses imperialistas. Durante os debates, foi reafirmado que o objetivo da Aliana construir um mundo sem armas e que os pasesmembros no faro vista grossa s ameaas nucleares. Outro ponto foi a retirada progressiva das tropas do Afeganisto. Tambm se reafirmaram as parcerias e os papis da ONU, Unio Europeia e Rssia. Mas faltou OTAN reconhecer que as estratgias de atuao da organizao, em diversas intervenes, no levam em conta as complexidades socioantropolgicas variveis sobre as quais Freyre advertiu que, se no forem consideradas, abrem precedente para se dizer que a Aliana geratriz de polticas imperialistas.

7. Uma pedra no meio do caminho do dilogo


No incio deste 2011, o mundo islmico entrou em ebulio. Em pases rabes do norte da frica e do Oriente Mdio, onde predominam a autocracia, a ira popular ficou insustentvel. Numa situao rara, as multides foram s ruas para manifestar sua revolta contra os governantes corruptos que querem se perpetuar no poder e no promovem as reformas democrticas prometidas. Alm dos problemas polticos, as populaes enfrentam desemprego em massa, inflao alta e precrias condies de vida. Mas o que os protestos tinham a ver com o Ocidente? Os lderes laicos, inimigos dos movimentos religiosos e apoiados at recentemente pelos Estados Unidos, com a exceo do Ir e da Sria, em nome da luta antiterror e de suposta estabilidade na regio, esto ameaados de sarem do poder e alguns j caram dele. Os protestos populares, em alguns casos sangrentos, comearam na Tunsia e depois se espalharam, como efeito domin, pelo Imen, pelo Egito, pelo Sudo, pela Arglia, pela Jordnia e, agora, pela Lbia. Os governos desses pases so frequentemente apoiados pelo Ocidente, atravs de recursos financeiros, apoio tcnico e armamentos. Em nome de uma poltica de combate ao terrorismo internacional, as potncias ocidentais, dos Estados Unidos Europa, garantem o apoio aos governantes de linha-dura, porque acham que os ditadores so capazes de conter o radicalismo islmico.

17

Dilogos no munDo Contemporneo: por umA CulturA De pAz

No s em poca de guerra que o Ocidente provoca estragos na civilizao islmica

O Estado laico, em pases com mais de 1.300 anos de domnio muulmano, identificado com o neoliberalismo e a submisso aos interesses ocidentais, entrou em crise. Ao usar a desculpa de que os terroristas so uma ameaa segurana da humanidade, os Estados Unidos e a Europa sentem-se no direito de legitimar regimes que inspiram dio e medo na populao. Mas o Ocidente tambm no oferece polticas alternativas para a regio, tambm no entende nem respeita a diversidade dos povos. Com isso, alguns setores da populao temem a eliminao da cultura muulmana. Comenta-se que, por trs das cortinas desse teatro, o real motivo das ingerncias so as companhias de petrleo e a estratgia de dominao geopoltica. O que fica bvio que as aes ocidentais nas sociedades rabes no ocorrem somente nos conflitos blicos formais, ou melhor, no s em poca de guerra que o Ocidente provoca estragos na civilizao islmica. Com o governo autocrata fortalecido, quem sofre mesmo nesses pases muulmanos o povo. A corrupo e a misria alastraram-se, a insatisfao se generalizou, e o sistema poltico foi ao colapso. Como j ocorreu em outras ocasies, de se supor que o sentimento antiamericano e antieuropeizante no mundo rabe se dissemine e inquiete as numerosas pessoas que, passando por dificuldades, s encontram consolo no Isl. E o resultado que a ingerncia ocidental, ao deflagrar reaes, traz dificuldades para a busca de um modelo de convivncia pacfica entre os povos de crenas distintas. Instala um clima de desconfiana, prejudicial ao dilogo. As pessoas cujo futuro pautado pela identidade islmica custaro a acreditar nos discursos vindos do Ocidente sugerindo o respeito pelas diversidades tnicas e religiosas e pelos direitos humanos.
18

Antnio CAmpos

8. Reaes esperadas
O comportamento imperialista dos Estados Unidos e de pases europeus no Oriente Mdio que muitas vezes termina por deixar o povo mngua, marginaliza as liberdades individuais, desrespeita sua cultura e religio muito preocupante. Alexandre, o Grande, e Napoleo Bonaparte, no passado, procuravam em suas conquistas respeitar os deuses e a cultura dos conquistados. Esse comportamento imperialista americano no leva em conta que o centro da histria o homem. ele, em sua dimenso total, quem faz girar a roda da histria. As pessoas impedidas de se desenvolver, de se expressar e de produzir ainda assim lutam para cumprir o seu potencial. E o resultado o conflito. No toa que o Oriente Mdio um barril de plvora. Sabemos que o islamismo a religio de propagao mais acelerada do mundo atual. No Coro, livro sagrado dos muulmanos, Deus manda que a tica conduza a vida. Os versculos, no entanto, so interpretados livremente e muitas vezes fora do contexto potico e religioso, o que os deixa sujeitos a deturpaes. No raramente, as ideias distorcidas do islamismo geram conflitos. Assim, os fanticos que esto em todas as religies, mas aqui no caso especfico do islamismo desvirtuam os princpios religiosos e justificam as guerras santas. Os grupos terroristas percebem o isl com essa viso distorcida. E, argumento forte, dizem que agem em nome de Al. Nos pases em turbulncia, so poucas as sadas. Uma alternativa que ainda se mostra frgil a da implantao das reformas democrticas. A outra deixa observadores internacionais de cabelos em p, pois eles receiam o avano dos muulmanos fundamentalistas. Afinal, o isl um refgio no s do ponto de vista religioso, mas tambm um apoio aos que reagem influncia ocidental que permeia a cultura daqueles pases. Um perigo: o fundamentalismo exatamente a corrente que tem potencial de forjar fanticos que interpretam de forma muito particular a f muulmana para justificar a violncia e a Guerra Santa.

9. Islamofobia
Os muulmanos imigrantes europeus muitas vezes so vtimas de esteretipos, por serem confundidos com os extremistas islmicos. um processo estigmatizante e de excluso social, pois o islamismo tem as mesmas razes histricas do cristianismo e do judasmo, que defendem valores fundamentais como a dignidade vida humana.
19

Dilogos no munDo Contemporneo: por umA CulturA De pAz

Getty Images 20

Antnio CAmpos

Muulmano todo adepto do islamismo, o seguidor da religio de Maom, que possui como livro sagrado o Alcoro. Redigido em rabe e composto com 114 captulos, ou suratas, ele contm os cdigos religioso, moral e poltico que teriam sido a revelao do Deus nico, Al, a Maom, atravs do Anjo Gabriel. Os extremistas islmicos ganharam notoriedade na dcada de 1980, na revoluo iraniana, que instituiu o fundamentalismo no pas. uma minoria de fanticos, que nutrem um dio sectrio pelo Ocidente e se responsabilizam pela onda de violncia e atentados que esto sempre nos noticirios. So homens-bomba, suicidas que jogam avies em prdios e que matam em nome de Al. Esses radicais se ressentem da influncia ocidental nos costumes, nos hbitos de consumo, no modo de vida. Mas o islamismo uma religio que reconhece o valor supremo dado dignidade e vida humana, a liberdade de pensamentos, o respeito pelos outros. A maioria dos muulmanos condena os ataques suicidas por ser um atentado ao dom divino da vida. Acha que um pecado extremo, uma ofensa contra Al. Concordo com a historiadora Maria Aparecida de Aquino, da Universidade de So Paulo, para quem o primeiro equvoco comum entre ocidentais e cristos considerar todo islmico um extremista suicida e, por extenso, um terrorista em potencial. um equvoco no qual est embutida a discriminao religiosa. Um preconceito disseminado principalmente na Europa, justo o continente onde os muulmanos, milenarmente, sempre estiveram presentes, dando importantes contribuies culturais. Hoje, h pases que se preocupam

A islamofobia, que a falta de conscientizao e a percepo negativa que associa o Isl violncia

21

Dilogos no munDo Contemporneo: por umA CulturA De pAz

com a influncia da populao islmica em sua sociedade a longo prazo. Um conflito fantasioso, tendo em vista que encontro vrios exemplos nos quais os muulmanos vivem com respeito s leis e tradies dos pases para onde imigraram. A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa reconhece que h numerosos partidos polticos naquele continente incentivando o dio e medo ao Isl e usando o esteretipo negativo que iguala o Isl ao extremismo, o que lembra as leis racistas da dcada de 1930, quando, sob a influncia do Terceiro Reich, os nazistas estabeleciam a supremacia de uma raa no caso, a ariana sobre as outras. Essa postura incita a intolerncia religiosa, cultural e at mesmo o dio contra os muulmanos. No raro encontrar muulmanos que vivem em situao de excluso na sociedade europeia. A Assembleia Parlamentar, no entanto, insiste que a discriminao contra os povos islmicos deve ser combatida, at porque est longe da verdade imaginar que basta ser muulmano para ser contra os valores democrticos ou os direitos humanos. Muitos governos europeus fazem vista grossa em relao ao preconceito contra os muulmanos ou simplesmente no sabem lidar com a islamofobia, que nada mais que a falta de conscientizao e a percepo negativa que associa o Isl violncia. O perigoso, nesse caso, que, com essa percepo distorcida, o extremismo muda de lado, com radicalismo contra as comunidades islmicas na Europa. O confronto com os imigrantes muulmanos cada vez mais intenso. Diz Tariq Ali que H, hoje, na Europa e nos Estados Unidos, uma grande islamofobia que no muito diferente do antissemitismo nos anos 1920 e 1930. Na prtica, esse preconceito se d atravs de polticas e prticas adotadas por autoridades nacionais, regionais ou locais que discriminam os muulmanos e legitimam restries aos direitos liberdade de religio e expresso. Um dos exemplos a Sua, com medidas de proibio geral da construo de mina-

22

O islamismo tem as mesmas razes histricas do judasmo

Antnio CAmpos

retes em mesquitas. Por outro lado, a Assembleia tambm estimula as comunidades muulmanas a abandonarem quaisquer interpretaes tradicionais do Isl que neguem a igualdade de gneros e limitem os direitos das mulheres tanto na famlia quanto na vida pblica. o caso do uso das burcas. Existem esforos que devem ser elogiados, da Assembleia Parlamentar e de pases-membros, por darem prioridade promoo da incluso social dos muulmanos e de outras minorias religiosas, trabalhadores migrantes e novos cidados europeus. Mas essa integrao, em muitos casos, ainda est longe do ideal e do real. Os governos nem sempre so proativos ao lidarem com desigualdades sociais, econmicas e polticas. Ao mesmo tempo, a Assembleia tambm estimula as pessoas pertencentes a culturas diversas a no se isolarem nem tentarem desenvolver uma sociedade paralela no pas para onde imigraram. Assim, convida ao dilogo os representantes das comunidades muulmanas europeias para combaterem qualquer forma de extremismo sob o manto do Isl, o que uma medida correta, pois espera-se que os muulmanos sejam os primeiros a lamentar a ao de terroristas ou extremistas polticos que usam o Isl para a sua luta particular, desrespeitando a vida humana, que um dos valores fundamentais consagrados no Isl. Neste contexto, a Assembleia convida a Organizao Islmica Educacional Cientfica e Cultural (Isesco) e a Organizao Educacional, Cultural e Cientfica da Liga (Alecso) para trabalharem com o Conselho da Europa na luta contra a discriminao s discriminaes religiosas, em especial ao islamismo. E, com esses organismos, tambm busca promover o respeito aos direitos humanos universais. Outra estratgia tem sido o apoio aos ideais da Aliana das Civilizaes das Naes Unidas visando a criao de programas conjuntos de ao.

10. Aliana das civilizaes


Nesse atual contexto histrico de desequilbrio, intolerncia e conflitos, tambm so identificadas as vontades para formatao de um dilogo entre as diferenas e de tolerncia entre as culturas. Nesse aspecto, foi proposta, em 2004, a criao da Aliana de Civilizaes, que se dispunha a realizar mobilizaes em todo o mundo, visando a superao de preconceitos, percepes equivocadas e polarizaes entre o mundo islmico e o Ocidente. A ideia do presidente do governo da Espanha, Jos Luis Rodrguez Zapatero, copatrocinada pelo primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, vista como uma forma de entendimento para prevenir

23

Dilogos no munDo Contemporneo: por umA CulturA De pAz

Aliana de Civilizaes se dispunha a realizar mobilizaes em todo o mundo para superao de preconceitos

conflitos entre os Estados e entre as diferentes comunidades de sociedades heterogneas. Um ano depois de sugerida, em 14 de julho de 2005, o ento secretrio-geral das Naes Unidas, Kofi Annan, formalizou o lanamento da Aliana de Civilizaes como iniciativa da ONU e criou o Grupo de Alto Nvel, formado por vinte peritos de diversas regies e culturas para formatar o contedo dessa aliana. Entre os relatores, havia personalidades da Turquia, da Espanha, do Brasil, do Ir, do Egito, da Tunsia, do Senegal, de Marrocos, da Frana, do Reino Unido, dos EUA, do Uruguai, da ndia e da China, entre outros. Eles entenderam que os pases, as organizaes internacionais e as entidades da sociedade civil deveriam atuar nas reas de educao, juventude, migrao e meios de comunicao, com vistas a apostar na construo de um mundo mais igualitrio. Esses focos de atuao, segundo os relatores da Aliana das Civilizaes, so prerrogativas fundamentais e imprescindveis para a aproximao entre populaes diversas, com o conhecimento recproco das culturas, construindo uma cultura de paz. Desde a criao da entidade, j foram organizados trs fruns mundiais. O primeiro, em Madri, em janeiro de 2008, aprovou o relatrio do Grupo de Alto Nvel. O segundo ocorreu em Istambul, na Turquia, em abril de 2009, e reafirmou que a Aliana das Civilizaes busca uma plataforma de dilogo e de intercmbios e um espao de compromisso para a mobilizao poltica e social. O terceiro Frum Mundial ocorreu no Rio, entre 27 e 29 de maio de 2010. Reuniu mais de 7 mil pessoas, entre chefes de governo de trs continentes Amrica, Europa e frica

24

Antnio CAmpos

e chanceleres de todo o mundo. Serviu para consolidar a necessidade da elaborao de planos nacionais e estratgias regionais em todo o mundo para lidar com a diversidade cultural. Uma estratgia mais que acertada, pois, alm de superar os confrontos entre as culturas diversas, necessrio que cada pas, cada regio, cada cultura pratique, em seu prprio territrio, a tolerncia e os direitos bsicos de cidadania. E, se essas iniciativas localizadas forem positivas, podero ser ampliadas para outras comunidades, outros pases, outras culturas. O quarto Frum Social Mundial, deste ano de 2011, no Catar, mais uma porta que se abre para a confiana mtua, visando uma nova atmosfera ordem poltica internacional. Em meu entender, a Aliana, que hoje inclui mais de noventa pases e organismos internacionais, como a Comisso Europeia, a Liga rabe e a UNESCO, estabelece ou pelo menos tenta um novo dilogo e uma convivncia pacfica entre as diversas culturas e civilizaes. Muitos crticos podem ver a Aliana com ceticismo ou utopia. Acham que muito difcil estabelecer um dilogo para superao de particularismos que funcionam como justificativas para conflitos e dominao. Mas prefiro a tentativa desse dilogo ao mutismo e indiferena. Sei que uma discusso complexa, mas ela funciona como uma demonstrao de boa vontade para superar as desconfianas. Sem contar que tambm o primeiro passo para o entendimento. Pelo que observo, a Aliana de Civilizaes vista com simpatia no Brasil. Afinal, esta uma nao pluricultural e multirracial. A diversidade est em suas razes. Muito antes da ideia do lder espanhol Jos Luis Rodrguez Zapatero, o Brasil j vinha se mobilizando no sentido de superar os preconceitos e estimular a tolerncia tnica e religiosa. Evidentemente que se faz necessria uma permanente vigilncia, com medidas para erradicao dos preconceitos. Mas, na formao do povo brasileiro, est a presena dos mais variados grupos tnicos, com imigrantes oriundos das mais diversas culturas, o que facilita uma convivncia que serve de exemplo.

11. Brasil
nesse contexto, em que os conflitos esto no centro do mundo contemporneo, que o Brasil pode surgir como palavra nova e ser paradigma para outros povos. Vem desse pas tropical e moreno, no meu entender, o primeiro exemplo de interculturalidade, porque agrega povos de diferentes grupos tnicos e religies distintas. No tenho receio em afirmar que a maior contribuio do Brasil ao sculo 21 seria mostrar,

25

Dilogos no munDo Contemporneo: por umA CulturA De pAz

Ao acolher essa diversidade o Brasil j estava no futuro sem o saber ou pretender

baseado na sua prpria identidade e formao, um modo de melhor convivncia entre os povos. O Brasil essencialmente diversificado, seja no tipo humano, na geografia, na cultura. Assim, personagens e paisagens pode parecer clich, mas este insupervel so uma aquarela do Brasil, como na msica de Ary Barroso. Rio e So Paulo so centros de modernidade e tecnologia, onde tudo acontece ao mesmo tempo. No frio dos pampas, o gacho descendente de europeu sorve o mate do seu chimarro montado em seu cavalo. Em Minas, a tradio da histria e da f vivida no cotidiano. Na Amaznia, grupos indgenas ainda praticam seus rituais de festa e de guerra. A Bahia ao mesmo tempo frica e Brasil, com seu povo negro, colorido e alegre. O Pantanal Mato-grossense o santurio das aves, dos peixes, rpteis e mamferos. Em Pernambuco, com suas praias acolhedoras que lembram o paraso caribenho, o povo dana frevo e maracatu. O desafio constante desse imenso pas exatamente explorar a diversidade cultural, preservando-a. A histria do Brasil foi feita por vrios encontros. O primeiro, do branco europeu do sculo 16 que aqui chegou e encontrou uma civilizao ainda em organizao tribal. Foi um choque entre os dois mundos, distintos em tudo. Os portugueses, mais bem aparelhados para o domnio, prevaleceram, ocupando terras e nela introduzindo a agricultura para atender o mercado europeu. Aos latifndios onde comearam a plantar a cana-deacar, foram trazidos os africanos em regime de escravido. Nossos ancestrais negros foram sequestrados da frica para o Brasil. Foram homens e mulheres de vrias etnias que trouxeram consigo suas tradies e seus costumes, influenciando e sendo influenciados. Nas origens da nossa sociedade colonial, o Pas ficou marcado pela discriminao e pela excluso de ndios e negros.
26

Antnio CAmpos

Esses encontros, sem nos aprofundar nas especificidades da violncia que representou o processo de colonizao, terminaram criando condies para a formao de um povo (de uma civilizao brasileira) que se diversificava e ficava mais colorido quando, sculos depois, outros povos italianos, alemes, judeus, espanhis, holandeses, rabes, japoneses, chineses migraram para o Brasil pelas mais diversas razes e tanto incorporaram hbitos e costumes como tambm influenciaram a sociedade com suas atitudes e seus valores. Ao acolher essa diversidade de povos, o Brasil j estava no futuro, sem o saber ou pretender. Era intercultural antes de existir uma definio de interculturalidade. Por isso, tem tudo para ser um exemplo de tolerncia. O exemplo brasileiro, enquanto sociedade fragmentada por diferentes grupos sociais, uma manifestao ps-moderna no sentido de oferecer uma perspectiva mais ampla aos grupos tnicos e de abraar a multiplicidade. Hoje no somos brancos, ndios, negros nem amarelos. No temos apenas uma tonalidade, pois temos todas elas. Somos mulatos, cafuzos, pardos e mamelucos. Incorporamos todos os matizes e diferenas ao mesmo tempo, pois trazemos no corpo o sangue dos nossos antepassados, dos nossos ancestrais. Em 1988, foi promulgada a Constituio Federal, uma das legislaes mais avanadas do mundo, e atravs dela somos portadores de direitos. Est escrito no artigo primeiro que um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminao. Est implcito o reconhecimento da dignidade humana atravs das numerosas etnias que formam o povo brasileiro, como tambm todos os credos que elas professam.

12. O Brasil e o preconceito


Pode-se dizer que no existe um Brasil, mas os brasis. Uma sociedade plural, com diferentes manifestaes e populaes que tm ideias prprias do mundo. E, no entanto, tambm um s pas. Mas ilusrio negar a existncia dos preconceitos numa terra onde o diverso predomina. A nossa atual luta contra todos os tipos de discriminao. O preconceito e a intolerncia se apresentam nas mais variadas formas. Tm muitas faces. No Pas, por exemplo, predominam o crime organizado e a impunidade, que criam as excluses. Tambm sabemos que o Brasil enfrenta uma discriminao social to danosa quanto a racial. Ns todos somos responsveis por essa situao inconveniente. No podemos deixar este pas perder o papel de pro-

27

Dilogos no munDo Contemporneo: por umA CulturA De pAz

tagonista da histria da tolerncia. Pela nossa formao e pela nossa identidade, pelas lutas que travamos desde a colonizao a escravido, as ditaduras no podemos perder a chance de dar ao mundo o exemplo de democracia plena, que comprometida quando os movimentos separatistas pregam o independentismo de certos territrios brasileiros. Houve recentemente uma campanha de inspirao nazista que tinha at um lema: O Sul meu pas. A ideia foi disseminada nos trs estados daquela regio, com algumas extenses em So Paulo. A autoria era de uma certa organizao clandestina chamada Odessa, que no aceitaria conviver num pas com os povos do Nordeste. Um dos principais redutos a cidade de Santa Cruz do Sul (RS), centro de colonizao germnica e corao da lavoura fumageira do Brasil. Os separatistas, no entanto, so uma minoria inexpressiva na populao dos trs estados do sul. Mesmo assim, esse comportamento inaceitvel num pas onde a busca da harmonia deveria ser uma caracterstica do povo, que se reconhece no direito livre existncia, na identidade cultural, com saberes e conhecimentos os mais diversos. Na histria recente, enfrentamos um longo e doloroso perodo de intolerncia poltica no Brasil, a Ditadura Militar, que durou 21 anos, iniciado em 1964. Foi uma fase de perseguies, prises, tortura, morte e restries dos direitos polticos. Em 1985, veio a abertura, mas ainda assim no podemos falar em democracia plena. Se superamos a intolerncia poltica, temos outras ndoas, como a misria, a fome e a corrupo, que violentam a nossa cidadania e segregam muitos brasileiros. Nessa situao de excluso social, historicamente negros e ndios sempre estiveram em posio desigual. Foram socialmente marginalizados. A grande parcela da populao pobre formada por afrodescendentes, que vivem em situao precria. Tm sido frequentes as notcias de intolerncia religiosa em relao aos terreiros das religies de matriz afro-brasileira em diversas cidades e capitais. Os terreiros de candombl,

Sabemos que o Brasil enfrenta uma discriminao social to danosa quanto a racial

28

Antnio CAmpos

tambor de mina, umbanda, tm recebido ataques das religies neopentecostais, que insistem em desqualificar a importncia desses credos na cultura brasileira. Fatos que so duplamente inaceitveis. Primeiro porque a argumentao no corresponde realidade e pressupe a desvalorizao da cultura afro-brasileira. Em segundo lugar, porque no se pode concretizar o ideal de democracia no Brasil sem os princpios de liberdade e sem a igualdade. Entre elas, a racial e de credo religioso. Para mim, indiscutvel que a religio um fenmeno cultural que deve ser respeitado e tolerado. Dentro desse pressuposto, faz-se necessrio construir liberdades reais para a populao negra e mestia em todos os nveis da vida. Por isso, fundamental o papel das instituies e dos gestores do Estado brasileiro na imperiosa misso de observar as fundaes de formao da cultura brasileira, visando a construo de um mundo novo e melhor. No podemos aceitar que haja violncia contra os homossexuais e que as legislaes previdencirias faam distino de cidadania a partir da condio sexual; que as mulheres to produtivas e inteligentes quanto os homens sejam discriminadas em funes e cargos ou que recebam salrios menores. Ou ainda que sejam abusadas, violentadas e vtimas de violncia porque seus companheiros se julgam seus proprietrios. Enfim, so numerosos os exemplos. Sei que difcil pensar em tolerncia a todo custo quando a sociedade ainda to cheia de contradies e de graves problemas de subdesenvolvimento. Mas preciso corrigir erros e injustias praticados contra os negros e ndios, suas religies e organizaes sociais. Contra as mulheres, os homossexuais, os pobres, os nordestinos. Hoje, h um crescimento de militncia de grupos sociais que se articulam nesse sentido, dando inegveis contribuies para reverter essa realidade, mas a estrada longa. O fato que deveramos ter uma tolerncia forjada na nossa prpria histria, uma vez que somos misturados na formao social, conforme ressaltam estudiosos do porte do antroplogo e escritor Darcy Ribeiro, conhecido pelas suas investigaes com ndios brasileiros, e pelo socilogo, antroplogo, historiador e escritor Gilberto Freyre.
Folha Uol 29

Dilogos no munDo Contemporneo: por umA CulturA De pAz

13. Freyre e a modernidade


inevitvel falar do caso brasileiro e referenciar a obra do socilogo e antroplogo Gilberto Freyre, que forneceu contedo para entender a identidade brasileira, ao mesmo tempo que valorizou pela primeira vez ndios e negros na nossa identidade e formao cultural. Autor do conceito da democracia racial brasileira, Gilberto Freyre contestado por outros cientistas sociais. Essa democracia a que ele se refere definiria o nvel de tolerncia nas relaes raciais no Brasil. Freyre entendia que nosso pas no tinha o mesmo nvel de discriminao visto, poca, em outros pases como os Estados Unidos e a frica do Sul, durante o apartheid. Mas fato que negros e brancos, no Brasil, em vrias dimenses, sempre estiveram em posies desiguais em relao oportunidade. Alm disso, o negro e outras minorias tambm foram socialmente marginalizados. Independentemente da polmica levantada sobre a democracia racial, indiscutvel a importncia da obra de Freyre. E concordo com sua assertiva de que a cultura brasileira tem uma singularidade que a engrandece: a miscigenao no um peso, mas uma virtude. Freyre mostrou que dela, da multiplicidade e da aceitao das contradies e coerncias, que nasce essa modernidade brasileira. Da mesma forma, ele comprova que a facilidade de se visualizar o passado histrico como uma construo coletiva determinante para o entendimento da identidade nacional. Nesse ponto, parece paradoxal constatar que o discurso da modernidade se forma exatamente sobre o entendimento do passado. Tradio e memria no se chocam com novidade e modernidade. Pelo contrrio: na busca de semelhanas entre o passado e o presente que a cultura sobrevive.

na busca de semelhanas entre o passado e o presente que a cultura sobrevive

30

Antnio CAmpos

E aqui est um dos pontos-chave para se compreender a genialidade de Gilberto Freyre, brasileiro frente de seu tempo. No toa que, em 1948, quando a ONU, em consequncia dos holocaustos judeus da 2 Guerra, estava preocupada com as questes raciais, convidou sete cientistas sociais, entre eles o brasileiro Gilberto Freyre, para discutir e apresentar alternativas para as relaes raciais no mundo. O evento, realizado pela Unesco em Paris, ficou conhecido como o Encontro dos Sete Sbios. Freyre se assumia como um homem de paradoxos. Ele era moderno ao seu modo tradicional e olhava, com olhar ambguo, a modernidade. Ambguo porque no a condenava nem a exaltava. Apenas a aceitava. Sendo ambguo, assim ele tambm enxergava a nossa identidade cultural. Por isso, na totalidade de sua vasta obra, o passado histrico se comunica com o presente, que, por sua vez, serve de referncia para jogar luzes no futuro. Ele teve o discernimento de que a modernidade brasileira dialogava com o antigo e assim forjou algumas teorias. importante ressaltar que, quando Gilberto Freyre forjou a tese da democracia racial, o Brasil estava em busca de uma identidade de povo e de nao. poca meados da dcada de 1930 do sculo passado , os estudiosos lamentavam porque somos descendentes do europeu degredado, a escria da sociedade portuguesa da poca, que aqui se misturou com os indgenas, tambm malvistos por eles. A baixa autoestima daqueles tericos ou a pouca compreenso dos fatos conduziam-nos a dizer que o Brasil veio a incorporar depois o africano, que recebia referncias pouco abonadoras. Essa doutrina da inferioridade biolgica, que reduzia a nossa estima, era defendida por pensadores e antroplogos.

Link de qualidade

31

Dilogos no munDo Contemporneo: por umA CulturA De pAz

Havia como um desconforto com a nossa mestiagem. Alguns estudiosos entendiam que estvamos condenados ao fracasso por sermos mestios ou que, ao longo do tempo, iramos passar por uma espcie de embranquecimento, conforme diziam alguns autores. Freyre veio para desmentir e envelhecer todos esses mitos, dizendo que a civilizao brasileira foi se erguendo e se firmando com essa mesma gente tropicalmente morena. Nas trevas das cincias sociais, lanou Casa-Grande & Senzala, em 1933. Ao desmontar os mitos at ento aceitos, ele valorizou o ndio e o negro na formao da identidade brasileira. Redescobriu o portugus e transformou em orgulho o que antes era tido, erroneamente, como vergonha. Os trs componentes tnicos passaram a ser vistos como o alicerce em que se fundamenta a sociedade brasileira, artfice de nossa civilizao. A presena africana, ndia e portuguesa estava agora no apenas no sangue, mas tambm na cor da nossa pele, na lngua, no vocabulrio, na cultura em geral, nas expresses estticas, na psicologia. Assim, nascia a identidade brasileira, distinta de outros povos.

14. Gilberto Freyre e o Oriente que tornou o Brasil possvel


Em 1936, Gilberto Freyre publicou Sobrados e Mucambos, que a continuao de Casa-Grande & Senzala e talvez sua verdadeira obra-prima. um belo estudo do embate entre o Ocidente e o Oriente, no Brasil, durante o sculo 19, em que defende a ideia de que a cultura brasileira havia sido gerada a partir de uma matriz oriental de valores, hbitos e conceitos sobre o mundo.

Para Freyre o Brasil era, de alguma forma, um prolongamento da cultura Oriental nos Trpicos

32

Antnio CAmpos

Desde muito cedo, a ideia de uma orientalidade e de um amouriscamento do Brasil aparecia na obra de Gilberto Freyre. A impresso de que o Brasil era, de alguma forma, um prolongamento da cultura Oriental nos Trpicos. Na perspectiva de Gilberto Freyre, as conexes entre o Brasil, no perodo de sua formao, e o Oriente rabe ou asitico iam muito alm de aspectos arquitetnicos, tendo sido determinantes na conformao da sensibilidade brasileira, em sua viso do mundo e seus valores culturais mais marcantes. O Oriente tornou o Brasil possvel, no dizer de Freyre. Foram os saberes orientais que permitiram a construo da maior civilizao moderna dos Trpicos. Freyre estava valorizando o Oriente como matriz cultural formadora do Brasil em contraposio matriz europeia. Nesse sentido, ele destacava o papel exercido pelos navegadores e conquistadores portugueses como intermedirios entre as duas metades do mundo, o ocidental e o oriental: Foram, com efeito, os portugueses que trouxeram, do Oriente Europa, o leque, a porcelana de mesa, as colchas da China e da ndia, os aparelhos de ch e parece que tambm o chapu-de-sol (Casa-Grande & Senzala, p. 275). Deve-se, alis, registrar que, na maior parte das vezes que Gilberto Freyre falava em Oriente, estava, na verdade, se referindo tanto frica, muulmana ou no, quanto sia. No seu discurso, o Oriente uma ampla matriz cultural que abriga todos os valores no europeus e, inclusive, antieuropeus. Vejamos:
A verdade que o Oriente chegou a dar considervel substncia, e no apenas algum dos seus brilhos mais vistosos de cor, cultura que aqui se formou e paisagem que aqui se comps dentro de condies predominantes patriarcais de convivncia humana [...] Modos de viver, de trajar e de transportar-se que no podem ter deixado de afetar os modos de pensar (Sobrados e Mucambos, p. 424).

Sobrados e Mucambos apresenta o Brasil do sculo 19 como um captulo relevante da histria da luta entre Ocidente e Oriente. O estopim da luta teria sido a chegada da corte portuguesa ao Brasil em 1808: A colnia portuguesa na Amrica adquiria qualidade de vida to exticas do ponto de vista europeu que o sculo 19, renovando o contato do Brasil com a Europa [...] teve para o nosso pas o carter de uma europeizao (Sobrados e Mucambos, p. 309). Junto com a Famlia Real, vieram produtos ingleses e modismos franceses. Estes chegavam cercados de tal prestgio e poder de seduo que tornavam difcil a resistncia s vozes de sereia do Ocidente (Sobrados e Mucambos, p. 453).
33

Dilogos no munDo Contemporneo: por umA CulturA De pAz

O sculo 19 representou, assim, no Brasil, o fim do primado ibrico de cultura, que nunca foi exclusivamente europeu, mas, em grande porte, impregnado de influncias mouras, rabes, israelitas, maometanas. Por essa via, o Brasil se afastava de sua origem e se entregava ao processo de descaracterizao, uma frgil tentativa de transformar-se numa Europa tropical. O mundo atual multipolar, e o eixo do poder econmico volta-se novamente para o Oriente do qual temos influncia decisiva em nossa formao. Vejamos a fora da China e da ndia, na atualidade. As relaes, desavenas e semelhanas entre o Oriente e o Ocidente, ou melhor, entre os Orientes e os Ocidentes, so temas de grande relevo. Por essa necessidade de compreenso de nossas razes, de aprofundar os dilogos entre culturas e pases no mundo contemporneo, que traremos, na Festa Literria Internacional de Pernambuco Fliporto, em sua 7 edio, em novembro de 2011, o tema Uma Viagem aos Orientes, para discutirmos tal questo e mostrarmos a importante influncia oriental na formao do Brasil. O grande homenageado ser Gilberto Freyre. A Fliporto festa e pensamento, buscando dilogos de paz atravs da literatura, das artes, do debate de ideias.

A Fliporto festa e pensamento, buscando dilogos de paz atravs da literatura, das artes

34

Antnio CAmpos

JC Online

JC Online

JC Online

35

Dilogos no munDo Contemporneo: por umA CulturA De pAz

15. Cultura de paz


No vislumbro outra sada para as graves questes de intolerncia que no seja a adoo de uma cultura de paz e convivncia no sentido amplo, que vai desde a rejeio a todas as formas de violncia, como tambm o respeito vida e diversidade inerente. Valorizar a solidariedade e estabelecer a harmonia nas relaes de gnero, de religio, de culturas. Buscar o equilbrio do planeta. No acredito que possa haver um mundo sem conflitos, mas creio na direo do dilogo, do entendimento e do respeito s diferenas. Adotar e divulgar os valores da cultura de paz passa a ser o ponto de partida para as mudanas fundamentais do mundo, buscando-se construir um novo paradigma de desenvolvimento. A ONU definiu o que seria a cultura de paz, qual me associo, na Declarao e Programa de Ao sobre uma Cultura de Paz, divulgada em 13 de setembro de 1999: Ela estaria
no respeito vida, no fim da violncia e na promoo e prtica da no violncia por meio da educao, do dilogo e da cooperao; no pleno respeito aos princpios de soberania, integridade territorial e independncia poltica dos Estados e de no ingerncia nos assuntos que so, essencialmente, de jurisdio interna dos Estados, em conformidade com a Carta das Naes Unidas e o direito internacional; no pleno respeito e na promoo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais; no compromisso com a soluo pacfica dos conflitos; os esforos para satisfazer as necessidades de desenvolvimento e proteo do meio ambiente para as geraes presentes e futuras; no respeito e na promoo do direito ao de-

No acredito que possa haver um mundo sem conflitos, mas creio na direo do dilogo

36

Antnio CAmpos

senvolvimento; no respeito e fomento igualdade de direitos e oportunidades de mulheres e homens; no respeito e fomento ao direito de todas as pessoas liberdade de expresso, opinio e informao; na adeso aos princpios de liberdade, justia, democracia, tolerncia, solidariedade, cooperao, pluralismo, diversidade cultural, dilogo e entendimento em todos os nveis da sociedade e entre as naes; e animados por uma atmosfera nacional e internacional que favorea a paz.

S se vence uma ideia com uma ideia melhor ainda. E o terror uma ideia enlouquecida. Quando se vence algum pela fora, se ganha pela metade quando algo se ganha. Quando se ganha pelo convencimento, ganha-se por inteiro. A maior arma que existe o homem. A paz tambm est nele. O resto so caminhos e escolhas. Somente dilogos construtivos de paz, uma melhor compreenso e convivncia com o outro, com o diferente, vencero o terror e a tenso entre religies e etnias, que o grande desafio do contemporneo. O Brasil tem uma misso nesse sentido. Somos diversos, como afirma o poema do msico brasileiro Marcelo Yuka, pois Entre a revolta e a obedincia, crescer com diferenas e crescer pelas diferenas, ser sempre entender que o amor a nossa maior forma de inteligncia. Vamos criar coletivamente uma nova Guernica, de Picasso, ou Guerra e Paz, de Portinari, mas, dessa vez, apagando a guerra e pintando a paz. Ainda h esperana.
Fevereiro/2011, Bairro de Casa Forte, Recife, Brasil Antnio Campos - advogado, escritor, membro da Academia Pernambucana de Letras e curador da Festa Literria Internacional de Pernambuco - Fliporto camposad@camposadvogados.com.br

Cincias virtual 37

You might also like