You are on page 1of 2

COMISSO DA VERDADE:

mais uma farsa, mais um engodo


o ltimo dia 21 de setembro, foi votado pela Cmara Federal o PL 7.376/2010, que criou um arremedo de Comisso Nacional da Verdade. Se a proposta apresentada pelo governo federal j se caracterizava por sua timidez, as emendas apresentadas pelo DEM e aceitas em um grande acordo pela Presidente da Repblica piorou ainda mais o projeto. Antes, o texto do projeto estreitava a margem de atuao da Comisso, dando-lhe poderes legais diminutos, fixando um pequeno nmero de integrantes, negando-lhe oramento prprio; desviando o foco de sua atuao ao fixar em 42 anos o perodo a ser investigado (de 1946 a 1988!), extrapolando assim em duas dcadas a j extensa durao da Ditadura Militar. Alm disso, impede que a Comisso investigue as responsabilidades pelas atrocidades cometidas e envie as devidas concluses s autoridades competentes, para que estas promovam a justia. Por tudo isto, continuamos reiterando as seguintes consideraes, que constam de documento com milhares de assinaturas, encaminhado em junho deste ano presidenta Dilma Roussef:

Para que tenhamos uma Comisso que efetive a Justia:


o perodo de abrangncia do projeto de lei dever ser restrito ao perodo de 1964 a 1985; a expresso promover a reconciliao nacional seja substituda por promover a consolidao da Democracia, objetivo mais propcio para impedir a repetio dos fatos ocorridos sob a ditadura civil-militar; no inciso V, do artigo 3, deve ser suprimida a referncia s Leis: 6.683, de 28 de agosto de 1979; 9.140, de 1995; 10.559, de 13 de novembro de 2002, tendo em vista que estas leis se reportam a perodos histricos e objetivos distintos dos que devem ser cumpridos pela Comisso Nacional da Verdade e Justia. o pargrafo 4, do artigo 4, que determina que as atividades da Comisso Nacional da Verdade no tero carter jurisdicional ou persecutrio, deve ser substitudo por nova redao que delegue Comisso poderes para apurar os responsveis pela prtica de graves violaes de direitos humanos no perodo em questo e o dever legal de enviar suas concluses para as autoridades competentes;

Para que tenhamos uma Comisso de verdade:


o pargrafo 2, do artigo 4 que dispe que os dados, documentos e informaes sigilosos fornecidos Comisso Nacional da Verdade no podero ser divulgados ou disponibilizados a terceiros, cabendo a seus membros resguardar seu sigilo, deve ser totalmente suprimido pela necessidade de amplo conhecimento pela sociedade dos fatos que motivaram as graves violaes dos direitos humanos; o artigo 5, que determina que as atividades desenvolvidas pela Comisso Nacional da Verdade sero pblicas, exceto nos casos em que, a seu critrio, a manuteno do sigilo seja relevante para o alcance de seus objetivos ou para resguardar a intimidade, vida privada, honra ou imagem de pessoas, deve ser modificado, suprimindo-se a exceo nele referida, estabelecendo que todas as atividades sejam pblicas, com ampla divulgao pelos meios de comunicao oficiais.

Para que tenhamos uma Comisso da Verdade legtima:


os critrios de seleo e o processo de designao dos membros da Comisso, previstos no artigo 2, devero ser precedidos de consulta sociedade civil, em particular aos resistentes (militantes, perseguidos, presos, torturados, exilados, suas entidades de representao e de familiares de mortos e desaparecidos); os membros designados e as testemunhas, em decorrncia de suas atividades, devero ter a garantia da imunidade civil e penal e a proteo do Estado.

Para que tenhamos uma Comisso com estrutura adequada:


a Comisso dever ter autonomia e estrutura administrativa adequada, contando com oramento prprio, recursos financeiros, tcnicos e humanos para atingir seus objetivos e responsabilidades. Consideramos necessrio ampliar o nmero atual de sete (7) membros integrantes da Comisso e o perodo de sua atuao, previsto para 2 anos. Entendemos tambm que esta Comisso Nacional da Verdade deveria ser autnoma e independente do Estado.

A condenao do Brasil pela Organizao dos Estados Americanos


Os crimes cometidos pela ditadura que controlou o Brasil por mais de 20 anos permanecem desconhecidos e os documentos que comprovam esses abusos continuam em segredo. A Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA, rgo da Organizao dos Estados Americanos, condenou nosso pas por esses delitos, exigindo que o governo brasileiro investigue e responsabilize seus autores. E foi nesse sentido que o Brasil, atravs do atual governo, apresentou o PL, na tentativa de ter argumento junto Corte para afirmar que esclareceu os casos de violao de direitos humanos.

Por tudo isto, afirmamos que queremos sim uma Comisso Nacional da Verdade, Memria e Justia que efetivamente investigue onde, quando, como e quem foram os responsveis pelas atrocidades cometidas em nome da Segurana Nacional. Que sejam publicizados e responsabilizados!

Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro 26 anos de luta contra a tortura Setembro de 2011

You might also like