You are on page 1of 6

Folculo pilo-sebceo

Certos plos parecem totalmente inteis, sem graa, incomodativos. Outros parecem ter uma funo mais especfica. Os plos do corpo captam o mais leve e estranho contacto com a pele. Os plos situados no interior das narinas e das orelhas interceptam as nfimas partculas de poeira. As sobrancelhas impedem o suor de escorrer para os olhos. Mas existem tambm os indispensveis, aqueles de que cuidamos, os que merecem a nossa ateno. No os queremos tristes, raros ou ausentes. A seduo de um cabelo bonito agrada-nos certamente mais do que o seu aspecto utilitrio. No entanto, o objecto de culto e de seduo, o nosso cabelo tambm existe para proteger o crnio das leses da cabea, do frio e do sol. O cabelo desempenha uma funo de proteco trmica (contra os raios solares). Os plos que cobrem o couro cabeludo so designados de cabelos 8 com pH 6,5 - 6,8). O cabelo um anexo queratinizado da pele, com forma cilndrica e estrutura flexvel. O cabelo, a nvel do crtex, contm cerca de um milho de filamentos. Cada um deles com 10-11 protofilamentos. Quimicamente, constitudo por gua, pigmentos, queratina, lpidos e sais minerais ( Fe, Mg, Cd, Cr, Cu, Pb, Zn, etc.), o que se traduz nas seguintes percentagens: carbono (50-60%), azoto (8-12%), hidrognio (6-8%), oxignio (20-27%), enxofre (4-5%) e sais minerais (vestgios). Divide-se em trs camadas do interior para o exterior: - Medula: (15%) 2 a 3 camadas de clulas anucleadas, pouco pigmentadas contendo queratina mole e bastantes lipidos. Possuem fraca coeso entre si. Encontram-se parcialmente queratinizadas. Podem conter melanina. - Crtex : (75%) constitudo por clulas queratinizadas alongadas, fusiformes, dispostas compacta e paralelamente ao eixo do cabelo. Esta camada responsvel pela colorao do cabelo, pela sua solidez, resistncia elasticidade e permeabilidade. - Cutcula: (10%) d resistncia ao cabelo, uma membrana com aproximadamente 5 a 7 clulas de espessura. So clulas crneas transparentes e totalmente queratinizadas, achatadas, sem ncleo, e dispostas como telhas de um telhado. A parte superficial e visvel do cabelo designada de haste ou talo. A poro do cabelo inserida no interior da pele chamada de raiz. O orifcio por onde o cabelo sai designado de poro ou stio folicular ou mais correctamente stio pilo-sebceo.

Figura 12 Corte representativo das pores que constituem o plo

O cabelo encontra-se inserido no interior de uma estrutura chamada de folculo pilo-sebceo (que resultou de uma invaginao da epiderme na derme). constitudo por trs camadas: 1- Camada drmica (a mais externa) constituda por tecido da derme (tecido conjuntivo). 2- Camada epitelial externa: tecido da epiderme que reveste todo o folculo. 3- Camada epitelial interna: (a mais interna) tecido epidrmico que reveste internamente o cabelo desde a base zona da glndula sebcea.

O folculo ou aparelho pilo-sebceo engloba as seguintes estruturas: - Folculo pilo-sebceo propriamente dito - Glndula sebcea - Msculo erector do plo

O folculo possuiu na base uma dilatao em forma de pra, o bolbo piloso. No seu interior existem clulas em intensa diviso celular, as quais so responsveis pela formao do cabelo. Esta regio designada de matriz. a partir da matriz que se diferenciam as clulas epiteliais do folculo e das vrias camadas do cabelo. As clulas da matriz so alimentadas por vasos sanguneos que se situam numa invaginao, a papila drmica. A encontram-se, tambm, vrios nervos. A papila responsvel pela nutrio desenvolvimento, forma e tamanho do cabelo.

Classificao dos tipos de plo Plos lanugos: so s cabelos que acompanham o beb ao nascer e duram at aos primeiros meses de vida extra-uterina possuem glndulas sebceas. Plos Velus so muito finos, ocasionalmente pigmentados e curtos. Toda a pele coberta com plos velus com excepo da pele da palma das mos, plantas dos ps, lado interdigital dos dedos, prepcio, pequeno e grande lbio. Plos terminais: so grossos, com pigmentao e possuem medula. Profundamente implantados na pele, com glndulas sebceas rudimentares.

Melanognese A melanognese o processo de produo de melanina. Esta produzida pelos melancitos - que se encontram na matriz e transferida para os queratincitos. Existe um melancito por cada 30 queratincitos. Os melancitos possuem dendrites (prolongamentos citoplasmticos) que servem para depositar a melanina nos queratincitos vizinhos. A melanina no interior do melancito encontra-se em vesculas chamadas melanossomas. A sntese de melanina feita a partir de aminocido chamado tirosina, na presena de uma enzima, a tirosinase, e do io cobre. O melanossoma fagocitado pelos queratincitos e migra at ao cortx.

gnese

A melanina responsvel por filtrar os raios solares, protegendo o organismo contra malefcios dos raios ultra-violetas. O nmero de melancitos semelhante em todas as pessoas, independentemente da raa ou sexo. As pessoas de raa negra possuem pele mais escura porque: os seus melancitos so maiores, com maior nmero de prolongamentos citoplasmticos; os melanossomas, tambm so maiores e apenas so degradados quando chegam s camadas superiores da pele.

Ciclo de crescimento capilar No homem, o plo uma estrutura em contnuo recmbio e mutao. Cada folculo piloso sofre ciclos de crescimento activo, seguidos de um perodo de repouso, num processo que se traduz clinicamente por fases de crescimento e posterior queda, sendo que o plo antigo empurrado pela presena de um novo plo, que emerge do mesmo orifcio pilossebceo.

Fase Anagnica ou fase de crescimento


a fase de crescimento do plo, que pode durar at 7 anos. Num adulto, aproximadamente 90% dos plos est nesta fase. Os fios esto na fase de crescimento activo dirio e so muito sensveis a alteraes nutricionais e qumicas. Um novo plo toma raiz, pois o folculo piloso desceu (2) e a papila est em contacto directo com o bolbo (1), o que permite a nutrio e consequente diviso celular. Nota-se a presena simultnea do plo velho desligado da matriz que ir cair.

Fase Catagnica ou fase de repouso


o estgio mais curto de vida e dura somente 2 a 3 semanas. A papila j s est ligada ao folculo piloso por um fino cordo de clulas epiteliais (1). O crescimento e a melanognese cessam; A parte mais profunda do folculo piloso destri-se progressivamente e a bainha epitelial externa desaparece (3). Assim o folculo torna-se mais curto, ficando mais prximo da superfcie (2); O plo desprega-se da matriz e sobe ao longo do folculo piloso (2).

Fase Telognica ou fase de repouso


Durante a fase telognica, o plo entra em repouso e no cresce. Um adulto comum apresenta aproximadamente 10% dos plos na fase telgena. Esta fase pode durar 3 meses. No final da fase telgena, os fios caem. Mas antes de isso ocorrer, um novo fio na fase anagnica, usualmente comea a crescer (2). O bolbo est atrofiado e a papila encontra-se isolada do folculo piloso (1).

Figura 15 Esquema representativo das fases do ciclo de crescimento do plo

You might also like