You are on page 1of 39

COLONIZAO DO BRASIL

COMO COLONIZAR? A ocupao das terras americanas s se tornou possvel na medida em que a cana-de-acar mostrou-se adaptvel ao clima e ao solo da regio tropical. Mas, sobretudo porque se percebeu que o acar era um produto rentvel. Os principais fatores que levaram escolha do acar para ser produzido na colnia, devem-se principalmente experincia dos portugueses nas suas colnias africanas e por ser uma especiaria das mais bem pagas na Europa.

A EXPLORAO DO ACAR A explorao do acar no Brasil assumiu trs caractersticas bsicas: latifndio, monocultura e trabalho escravo. A disponibilidade imensa de terras ajudou na formao dos latifndios, alm disso, para cobrir os altos investimentos da plantao, era necessria uma grande produo. A monocultura facilitava a especializao e concentrao dos recursos em uma nica atividade. O trabalho escravo era de forma elementar, a melhor mo-de-obra disponvel pelo baixo custo de manuteno (C.A.: a manuteno do escravo era barata, no a compra. Apenas poderosos podiam comprar um escravo).

A ADMINISTRAO COLONIAL Em 1534, dom Joo III dividiu a colnia americana em quinze faixas de terra de enormes propores. Eram as capitanias hereditrias. Os capites donatrios, recebiam as terras e tinham absoluto poder sobre a capitania, exceto sobre os impostos reais. Porm um grande problema das capitanias era o isolamento, o que dificultava, por exemplo, a defesa contra os ndios. Para centralizar o poder no pas, foi o criado o governo-geral, que tentaria unificar as terras recm-colonizadas. C.A.: O Brasil adquire muito de sua forma atual com a Unio Ibrica, em que Portugal e Espanha passaram a formar um reino conjunto, ambos governados pelo mesmo monarca. Assim, o Tratado de Tordesilhas perdia o efeito. Assim, aps o fim da Unio Ibrica, devido aos avanos bandeirantes pelo interior e pelo desinteresse espanhol pelo Brasil, a colnia passou a ter dimenses continentais.

A DECADNCIA DO ACAR Expulsos em 1654, os holandeses aproveitaram a experincia das zonas aucareiras pertencentes a Portugal e passaram a cultivar cana na regio do Caribe. Era um golpe quase mortal na economia portuguesa: a partir de ento, os holandeses no

dependiam mais do acar luso para obter bons lucros na Europa. Com sua prpria produo, podiam vender o artigo a preos mais baixos do que os de Portugal. Porm uma grande descoberta em 1693 devolveu o sorriso ao colonizador: o ouro das Gerais.

A FEBRE DO OURO Na regio das minas, com um pouco de sorte, qualquer pessoa podia encontrar ouro. Mas a explorao era rigidamente regulamentada. Toda descoberta devia ser comunicada de imediato Intendncia das Minas, que enviava funcionrios para estudar o terreno e dividi-lo em datas, como eram chamadas as propriedades mineradoras. A vantagem do descobridor era escolher a primeira data, e o resto seria leiloado.

A PARTE DO REI Em grave crise econmica, o governo portugus tratou de reter parte considervel do ouro produzido na colnia. Alm do direito de explorar as datas, o governo imps o quinto, que consistia em entregar a quinta parte da produo das minas. Alm disso, foi criada a Casa de Fundio, que era uma instituio portuguesa que transformava o ouro em p, em barras, e a partir da o comrcio em ouro em p foi proibido, podendo apenas haver transaes comerciais com ouro em barra, o que facilitava a fiscalizao portuguesa. Porm, o imposto que gerou mais revolta foi a derrama. O imposto consistia em: todo o imposto das minas deveria ter a soma de 100 arrobas de ouro, caso contrrio, os colonos deveriam fazer o pagamento do imposto com suas propriedades particulares, e neste caso, o colonizador podia invadir as casas dos moradores da regio at encontrar o ouro necessrio.

A DECADNCIA DAS MINAS Podemos apontar como principais motivos para a decadncia da atividade mineradora: As tcnicas rudimentares utilizadas pelos mineradores faziam com que os detritos de algumas minas cobrissem parte de possveis novos pontos de explorao; O esgotamento das minas tambm se deveu ao aspecto natural, j que o ouro depositado no leito dos rios demoraria mais alguns milnios para se depositar novamente no local; Por falta de tecnologia, as minas no puderam ser exploradas at o seu ponto mximo. Apenas com a inveno da dinamite alguns sculos depois, elas puderam ser exploradas at seu auge.

AS REVOLTAS DA COLNIA As conjuraes mineira e baiana (C.A.: o nome Inconfidncia est aos poucos sendo substitudo por conjurao, j que o primeiro tem um aspecto pejorativo, com sentido de traio) puseram em xeque o sistema colonial, mas antes destas revoltas, outras rebelies sacolejaram a terra tupiniquim. Revolta de Beckman (Maranho 1684) A revolta surgiu pela revolta contra uma companhia de comrcio portuguesa que monopolizava a exportao dos produtos da colnia, alm dos jesutas, que se opunham escravizao dos nativos. Os revoltosos tomaram o poder da capitania, mas o governo reagiu com violncia e enforcou os lderes do movimento. Guerra dos Mascates (Pernambuco 1710) As cidades de Olinda e Recife eram famosas rivais. Na primeira, viviam grandes proprietrios de terra, na segunda, pequenos comerciantes (mascates). Mas para surpresa geral, Recife se desenvolveu e pde se tornar uma vila, o que no agradou a elite de Olinda. Assim, Recife foi invadida, seu governador foi destitudo e a cidade foi tomada. A metrpole interferiu e transformou definitivamente Recife em vila, e esta tomou posio de destaque em relao Olinda (C.A.: Tpico caso de inveja no acha?). Rebelio de Filipe dos Santos (Vila Rica 1720) Essa revolta teve como principal combustvel, a criao da Casa de Fundio, o que gerou uma grande insatisfao por parte dos colonos. Assim, num dia de 1720, uma multido foi at a casa do governador para protestar. Filipe dos santos, um dos lderes, pregava a desobedincia da coroa, porm no viveu para ver suas idias se concretizando, dias depois foi enforcado e esquartejado. Conjurao ou Inconfidncia Mineira (Minas 1789) Com o aumento do arrocho dos impostos, e tambm pelo fato dos principais monoplios da colnia estar na mo de portugueses, essa revolta teve uma participao de forma bem atuante, das elites coloniais. Os revoltosos pretendiam, no dia da derrama, proclamar a independncia do Brasil, criar uma Repblica, a fundao de uma universidade em Vila rica, entre outros projetos. Porm um traidor delata o movimento, o governo suspende a derrama e seus lderes so presos, e um militar que participava do grupo, foi julgado como lder do grupo, condenado, enforcado e esquartejado, era Tiradentes. Conjurao Baiana (Bahia 1798) Revolta com grande influncia dos pensamentos igualitrios do Iluminismo, foi fruto de um trabalho lento dos seus lderes num convencimento da populao. Uma reunio com todos os integrantes do grupo foi marcada, haviam conseguido atingir um grande nmero de partidrios, mas o movimento foi delatado e extinto.

UMA CORTE EUROPIA NA AMRICA Em janeiro de 1808, a famlia real e toda a corte portuguesa desembarcam na Amrica. Era a primeira vez que uma corte europia se transferia para terras americanas. Com a mudana, o Rio de Janeiro tornou-se sede de todo o Imprio portugus. (C.A.: Lembre-se: com as Guerras Napolenicas, a Frana impe o bloqueio continental Europa, assim, nenhuma nao poderia comercializar com a Inglaterra. Quem desacatasse a ordem, seria invadido e subjugado pelo exrcito francs. Como Portugal era aliado dos ingleses, a Famlia Real foge para o Brasil para evitar um confronto com Napoleo).

CONSEQUENCIAS ECONMICAS Com a transferncia da Corte para a colnia, uma das primeiras medidas de Dom Joo, foi a abertura dos portos s naes amigas, liberando o comrcio, ele dava importante passo para o fim do monoplio na colnia. A medida era necessria para sustentar a corte e romper seu isolamento com o mundo, j que Lisboa se encontrava sob o domnio francs. Alm disso, favorecia a Inglaterra, sua aliada, e maior interessada na expanso do livre comrcio no mundo. A influncia inglesa no parou por a. No mbito do comrcio, seu domnio passou a ser quase irrestrito. A Inglaterra ganhava cada vez mais benefcios comerciais com o Brasil. Apesar de a indstria nacional ter um pequeno avano imediato, ela logo foi sobrepujada pela inglesa, que esmagou todas as tentativas de industrializao brasileira.

CONSEQUNCIAS ADMINISTRATIVAS Uma vez instalado no Rio de Janeiro, dom Joo organizou a administrao pblica: Criou trs ministrios: Guerra e Estrangeiros, Marinha, Fazenda e Interior; Fundou o Banco do Brasil; Instalou a casa da Suplicao (Supremo Tribunal).

Alm de outras conseqncias administrativas: elevao do Brasil, a Reino Unido de Portugal e Algarves, transformao das capitanias em provncias, e a implantao de uma poltica externa expansionista. A partir da, uma nova fase se inicia, e aquilo que hoje chamamos de pas, comea a ser semeado com a idia de independncia.

PRIMEIRO REINADO

1822: LIBERDADE AINDA QUE TARDIA Em 1820, eclodiu uma revolta em Portugal, que protestava contra o domnio ingls sobre o pas, mas logo se transformou em mais uma revoluo liberal na Europa. Com isso, a presena de dom Joo VI, era necessria para a manuteno da ordem no pas e para preservar a monarquia. Temendo pelo pior, dom Joo parte para Portugal, e deixa como prncipe regente, seu filho Pedro. Porm, aps alguns meses, a presena de Pedro tambm era exigida pelos revoltosos. Mas ele recusa a exigncia e decide ficar no Brasil (C.A.: Se para o bem de todos, e felicidade geral da nao, diga ao povo que fico), porm essa autonomia brasileira vai custar caro a Portugal, j que com o apoio das elites, Pedro planejava a independncia da colnia. A gota dgua foi a ameaa de Portugal enviar tropas para buscar Pedro. Assim, em 7 de setembro de 1822, Pedro proclama a independncia do Brasil (C.A.: agora, o povo brasileiro deixaria de ser explorada pelos europeus... E passaria a ser explorado pela elite 100% nacional). C.A.: a proclamao da Independncia s foi efetuada porque as elites brasileiras tinham que se libertar do domnio portugus para obter maior autonomia e crescimento, caso contrrio, at hoje seramos colnia portuguesa, j que Pedro, no tinha nenhum amor ao Brasil, e sim s elites que o mantinham no poder.

A MANUTENO DA UNIDADE POLTICA E TERRITORIAL DO BRASIL A independncia no trazia nenhuma mudana social no pas, assim, as elites dominantes eram as mesmas e a explorao tambm. Vejamos alguns aspectos dos primeiros anos de independncia. Alguns grupos de portugueses que moravam no Brasil no admitiam a independncia do Brasil, assim, uma srie de revoltas anti-separatistas foi iniciada. Porm, como o Brasil no tinha um exrcito formado, mercenrios, principalmente ingleses, e as camadas mais pobres que logicamente no desejavam o retorno da dependncia portuguesa, se uniram e massacraram esses movimentos. Podemos dizer que a manuteno de uma unidade poltica e territorial no Brasil, se deve em grande parte luta das camadas populares contra os grupos portugueses.

O RECONHECIMENTO DA INDEPENDNCIA Todo pas, para se tornar realmente independente, precisa do reconhecimento dos outros Estados Nacionais. Mas o Brasil no obteve isso de forma rpida. Os pases da Amrica Latina, que tinham obtido sua independncia pouco, desconfiavam da idia da independncia ter sido feita por um portugus, e por isso, no a reconheciam. Os Eua foram os primeiros a reconhec-la devido Doutrina Monroe (C.A.: plano de ao que os EUA tinham para garantir a emancipao das colnias americanas para formar uma grande Amrica, logicamente comandada pelos prprios norte-americanos. Assim, eles teriam um grande mercado consumidor para sua

crescente indstria. Amrica para os americanos), Portugal e Inglaterra reconheceram logo em seguida a emancipao do Brasil.

A ASSEMBLIA CONSTITUINTE Em 1823 reuniu-se pela primeira vez no Brasil uma Assemblia Constituinte, com a finalidade elaborar a primeira constituio brasileira. J na abertura dos trabalhos, dom Pedro I deixou bem claro suas tendncias autoritrias: Quero uma constituio que seja digna do Brasil e de mim. Mas contrariando o jovem imperador, os deputados apresentaram uma constituio que limitava os seus poderes. O choque entre dom Pedro e os constituintes era inevitvel. Reagindo a essas medidas, Pedro dissolve a Assemblia Constituinte, assim, o imperador comeava a pr em prtica seu autoritarismo repressivo.

A CONSTITUIO MONRQUICA Depois de dissolver a Constituinte, dom Pedro I nomeou um Conselho de Estado composto por dez homens escolhidos por ele, para elaborar a verso final da Constituio, que foi finalmente outorgada (imposta) em 1824. De acordo com ela, o Brasil seria uma monarquia centralista e hereditria. Isso significava que todos deveriam seguir as ordens da capital do pas, Rio de Janeiro. A Constituio criou quatro poderes: Executivo - formado pelo imperador e por ministros escolhidos por ele. Tinha a funo de fazer executar as leis criadas pelo Legislativo. Legislativo formado pela Cmara dos Deputados e pelo Senado, elaborava as leis. Judicirio composto por juzes e tribunais, tinha como rgo mximo o Supremo Tribunal de Justia. Moderador smbolo do autoritarismo do imperador. Este dava o poder ao imperador de dissolver o Congresso (C.A.: Cmara dos Deputados + Senado = Congresso), nomear senadores, nomear e demitir ministros, nomear e suspender juzes, conceder anistia e convocar Assemblia Geral. O voto censitrio tambm foi implantado (C.A.: apenas podem votar aqueles que teriam uma renda mnima pr-estabelecida pela constituio).

A CRISE O Brasil enfrentava uma grave crise econmica e social, e dom Pedro mostrava incompetncia para resolver os problemas do pas. Assim, o clima de revolta se instalou no Brasil. At mesmo, uma repblica foi proclamada no Nordeste (Confederao do Equador), enquanto o descontentamento aumentava. Assim, dom Pedro I se v em difcil situao e decide renunciar e retornar para Portugal em 1831. As mesmas elites que o apoiavam no golpe da independncia, foraram sua sada. Assim, Pedro I deixa o pas sob o comando de seu filho de 5 anos... Mas como no havia condies do menino

governar, foram criadas regncias, que governaram o pas de 1831 at 1840. Comeava o perodo de maior instabilidade poltica da histria do Brasil.

O PERODO REGENCIAL
O Perodo Regencial teve como principal caractersticas as agitaes sociais, entre elas destacamos: Cabanagem (Gro-Par, 1835-1840) Este foi o nico movimento revolucionrio no Brasil e, que as camadas populares ocuparam o poder. No Gro-Par essas camadas se compunham de mestios negros e ndios que viviam em aldeias ou estavam destribalizados, dispersos na regio amaznica na mais completa marginalizao, morando s margens dos grandes rios em miserveis em miserveis cabanas. Da serem conhecidos como cabanos, e a revoluo como Cabanagem. Essa multido de miserveis era utilizada como mo-de-obra pela decadente economia da provncia, que se baseava na extrao de madeira e na explorao das drogas do serto. Liderados a princpio pela elite, os cabanos resolveram assumir sua prpria luta contra a misria, o latifndio, a escravido e os abusos das autoridades. Em janeiro de 1835, os rebeldes invadiram Belm, a capital da provncia, soltaram os presos, depuseram o governador e instalaram um governo popular. O governo envia tropas de represso ao movimento, e no confronto armado, foram vencidos e no aceitaram um acordo. Voltaram para o interior, reforaram-se e retornam para atacar a capital novamente, porm desta vez, o governo no oferece acordos, e extermina 40 mil cabanos. Sabinada (Bahia, 1837-1838) Diferentemente da Cabanagem, a Sabinada no foi um movimento de massa. Caracterizou-se por ser uma rebelio das camadas mdias de Salvador, que buscavam uma soluo para os graves problemas da provncia. Mesmo sem contar com a ajuda da populao pobre e da elite latifundiria, os rebeldes baianos tomaram o poder em Salvador e fundaram a Repblica Bahiense, que teve pouca durao. Porm, cercados pelas tropas federais, os rebeldes foram derrotados (C.A.: o nome Sabinada, vem do nome do lder do movimento: Francisco Sabino). Balaiada (Maranho, 1838-1841) A Balaiada foi mais um reflexo da crise social e econmica do Perodo Regencial. Constituiu numa rebelio das camadas pobres do Maranho. escravido e misria social somava-se a crise da exportao do algodo, que sofria concorrncia norte-americana. As agitaes populares explodiram em vrias regies do interior maranhense. A ampliao do movimento levou as elites ao pnico. Para reprimir o movimento, o governo enviou tropas chefiadas por Lus Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. O movimento foi derrotado, e muitos rebeldes se renderam anistia dada pelo governo. Guerra dos Farrapos ou Revoluo Farroupilha (Rio Grande do Sul, 1835-1845) A Guerra dos Farrapos foi o movimento rebelde de mais longa durao na histria do Brasil. Na poca da revoluo, a base da economia gacha era a criao de

gado e produo de charque. Para venderem o charque em outras provncias brasileiras, os fazendeiros gachos eram obrigados a pagarem impostos alfandegrios como se fossem estrangeiros. Com esse descontentamento, a revoluo estoura. Em 1835, ocorre a conquista de Porto Alegre pelos gachos liderados por Bento Gonalves. No ano seguinte, os rebeldes proclama a Repblica Rio-Grandense, tambm chamada Repblica de Piratini. A luta prosseguiu, apesar da priso de Bento Gonalves, que foi preso e enviado a Salvador, onde foi libertado pelos rebeldes da Sabinada. Sob o comando de Davi Canabarro e com o apoio de Giuseppe Garibaldi, os rebeldes conquistaram Santa Catarina em 1839 e proclamaram a Repblica Juliana. Em 1842 comeou o processo de pacificao da provncia com a nomeao de Duque de Caxias para presidente do Ro grande do Sul. Ele isolou os rebeldes, cortou as principais linhas de comunicao e abastecimento dos farrapos e props um acordo de paz que inclua anistia aos farroupilhas. Somente em 1845, os rebeldes aceitaram o acordo.

OS GOVERNOS REGENCIAIS Regncia Trina Provisria (1831) A Constituio outorgada em 1824 determinava que na ausncia do imperador, se o seu substituto fosse menor de idade, o Brasil seria governado por uma regncia trina eleita pelo Congresso, at a maioridade do herdeiro. Como no dia da abdicao de dom Pedro I o Congresso estava de frias, uma regncia provisria foi instalada, e que: Readmitiu o Ministrio dos Brasileiros, anteriormente demitido por dom Pedro I (C.A.: o Ministrio dos Brasileiros foi um grupo de polticos escolhidos por dom Pedro I para seu auxlio); Concedeu anistia aos presos polticos; Suspendeu temporariamente o Poder Moderador; Determinou que a Cmara dos Deputados no podia ser dissolvida pelos regentes. Em junho foi eleita a Regncia Trina Permanente. Regncia Trina Permanente (1831-1835) Nos primeiros anos do Perodo Regencial, os vrios grupos da elite disputavam o poder entre si. Por isso, esse perodo foi to conturbado politicamente, chegando a ser necessria a criao de um corpo militar para conter as revoltas, esta foi criada na Regncia Trina Permanente e se chamava Guarda Nacional. Ainda, em 1834, a Regncia institui o Ato Adicional, que criava as Assemblias Legislativas Provinciais (C.A.: que no futuro passariam a ser as Assemblias Estaduais), e substituiu a Regncia Trina, por uma Regncia Una. Devido s reformas implantadas neste perodo, ele ficou conhecido como Avano Liberal. Regncia Una de Feij (1835-1837) Na primeira eleio para regente, o ex-ministro da Justia, padre Antnio Feij saiu vitorioso, mas devido s revoltas do pas e forte oposio, o padre renunciou em 1837. Regncia Una de Arajo Lima (1837-1840) Neste perodo, houve uma tentativa de regresso das reformas dos liberais, tentando retornar ao centralismo poltico. O pas era um barril de plvora. Os partidos

de situao e de oposio concordaram apenas em uma coisa: para sobrevivncia do pas, Pedro de Alcntara, um legtimo governante poderia controlar aquele carro desgovernado. Assim, em 1840, concedida a maioridade do prncipe, que passa a ser um imperador com plenos poderes polticos e militares e de apenas 14 anos. Agora, as elites tinham a certeza de que todos os seus privilgios seriam mantidos, e que nenhuma revolta popular acabaria com suas mamatas.

SEGUNDO REINADO (1840-1889)


VIOLNCIA E FRAUDE NAS ELEIES Com o golpe da maioridade, foi criado um novo ministrio, onde se destacavam os irmos Andrada e os irmos Cavalcante, esse ministrio ficou conhecido como Ministrio dos Irmos. Esses, para favorecer seus aliados polticos, praticavam todo tipo de fraude nas eleies para a Cmara dos Deputados, incluindo assassinato de rivais polticos.

A MONARQUIA PARLAMENTARISTA (1847-1889) Em 1847 a monarquia absolutista estabelecida por dom Pedro I, foi substituda por uma monarquia parlamentarista. Na teoria, ela deveria funcionar como um limitador de poderes do monarca, mas no Brasil ficou conhecida como Parlamentarismo s avessas. (C.A. numa monarquia parlamentarista tradicional, os membros do Congresso so eleitos pelo povo, e deles, sai o primeiro-ministro, que divide com o monarca, o poder de deciso do pas. J no Brasil, os ministros eram escolhidos por dom Pedro II, assim, o imperador podia escolher o primeiro-ministro a seu gosto).

REVOLUO PRAIEIRA (PERNAMBUCO 1848-1850) No incio do Segundo Reinado, o caf comeava a gerar bons frutos para o Brasil, que comeava a sair da profunda crise em que estava mergulhado. Minas, So Paulo e Rio de Janeiro aproveitavam o bom momento da economia. Porm, enquanto esses estados se enriqueciam, a crise econmica nordestina se agravava devido queda na produo de cana-de-acar e algodo. Em Pernambuco, uma famlia de senhores de engenho dominavam dois teros de toda a provncia: os Cavalcanti. Com o declnio da procura pelo acar, os Cavalcanti se viram obrigados a explorar ainda mais seus trabalhadores para continuar a obter lucros, o que gerava uma misria ainda maior. Assim, um grupo de liberais funda um partido que pretendia combater os Cavalcanti nas urnas, era o Partido da Praia. Foram os membros mais radicais desse partido que iniciaram uma revolta conhecida como Praieira. Acreditando nas solues armada para os problemas da provncia, os praieiros contaram com a participao das camadas rural e urbana. Em 1849, os rebeldes lanaram um Manifesto Revolucionrio que exigia: O fim da monarquia e a proclamao de uma repblica;

O fim do voto censitrio; Extino do poder moderador e do Senado vitalcio; A liberdade de imprensa; Fim dos privilgios comerciais aos estrangeiros.

A revoluo chegou a Recife, mas foi derrotada pelas tropas oficiais, e seus lderes foram presos. Assim, chegava ao fim o perodo de instabilidade poltica no Brasil.

GUERRA DO PARAGUAI (1864-1870) O Paraguai, juntamente com a Argentina e o Uruguai, forma a regio Platina. Esta regio sempre teve intensa atividade comercial e, outras naes, inclusive o Brasil, tinham interesse na tomada do controle daquela regio, principalmente devido aos rios que a cortam. Para o Imprio, era necessrio que a regio se mantivesse livre de qualquer interferncia externa, mesmo que para isso fosse necessria a fora.

O NACIONALISMO ECONMICO PARAGUAIO difcil acreditar, que o Paraguai, atualmente um dos pases mais pobres da Amrica, tenha sido um dos mais desenvolvidos da Amrica do Sul. Mas h alguns anos, o Paraguai servia de exemplo para os outros latinos: No se submetia ao capital estrangeiro, possua uma moeda forte, no admitia que a economia nacional fosse explorada por empresas internacionais. Sem o capital estrangeiro, os paraguaios tinham instalado indstrias, promovido uma reforma agrria e acabado com o analfabetismo (C.A. acabar com o analfabetismo em pleno Sc. XIX, parece um parmetro de desenvolvimento bem razovel). Porm, apesar de ter um plano Nacionalista, o ditador paraguaio Solano Lopez tinha pretenses de formar o Grande Paraguai, que seria composto por algumas regies do Brasil, da Argentina, alm do Uruguai. Esse Grande Paraguai proporcionaria o acesso das indstrias ao mar.

INGLATERRA x NACIONALISMO PARAGUAIO Os ingleses no poderiam tolerar aquele afronte. Esse modelo tinha de ser destrudo, o mau-exemplo tinha de acabar, antes que ele fosse copiado por outros pases que dependiam do capital ingls.

A TRPLICE ALIANA No foi difcil convencer Brasil e Argentina a entrar na guerra, j que estavam perdendo territrio para Solano. Estava iniciada uma guerra que s interessava Inglaterra. Assim, que Solano iniciou a marcha em territrio brasileiro e argentino, a guerra iniciou-se. O Uruguai tambm se aliou aos dois, formando a Trplice Aliana. A guerra foi dura e o Paraguai, lutando contra trs inimigos foi esmagado.

CONSEQUNCIA DA GUERRA A guerra deixou marcas profundas tanto no Brasil quanto no Paraguai. 80% da populao masculina paraguaia morreram na guerra, e at hoje o pas no se recuperou completamente. Para o Brasil, a guerra significou um fortalecimento e instruo do exrcito, que passou a ser fora contestante da escravido, j que havia conhecido uma sociedade igualitria e mais justa que a ptria-me.

MODERNIZAO E URBANIZAO A partir da segunda metade do Sc. XIX, o Brasil passou por um processo de modernizao e urbanizao. As cidades cresceram e passaram a desempenhar um papel importante no desenvolvimento do pas, na comunicao e na divulgao de idia polticas. Muito dessa modernizao se deve ao caf, que se consolidou como principal produto na pauta de exportao brasileira. Com o aumento da procura pelo caf na Europa e Estados-Unidos, o Brasil passou a ter um grande desenvolvimento. Soma-se a isso, um clima favorvel e um solo rico, o Brasil se torna o maior exportador mundial de caf.

MO-DE-OBRA E EXTINO DO TRFICO NEGREIRO A expanso cafeeira encontrou um srio problema de mo-de-obra, principalmente a partir da extino do trfico negreiro, ocorrida em 1850. Aps a Revoluo Industrial, a Inglaterra comeou a pressionar os outros pases para pr fim escravido, porque a burguesia inglesa julgava que um trabalhador livre participaria do mercado consumidor, enquanto um escravo que no recebia salrio ficava de fora desse mercado.

O SISTEMA DE PARCERIA O sistema de parceria foi implantado pelo senador Campos Vergueiro, em sua fazenda em 1847. Este sistema que pretendia substituir o trabalho escravo pelo livre, estabelecia que: Os trabalhadores seriam contratados na Europa e trazidos para o Brasil; as despesas eram pagas pelos fazendeiros; Nas fazendas, os trabalhadores teriam direito de plantar, alm do caf, produtos para sua subsistncia; Os lucros obtidos com a venda do caf e dos excedentes da produo de subsistncia seriam divididos entre o imigrante e o fazendeiro.

Na prtica, a histria era outra. Os imigrantes eram tratados como escravos eram obrigados a pagar as despesas da viagem e a comprar mercadorias a preos abusivos nos armazns das fazendas. Com isso, o sistema de parceria se mostrou falho.

O TRABALHO ASSALARIADO Com o fracasso do sistema de parceria, os cafeicultores passaram a comprar escravos das fazendas do Nordeste, mas isso era muito caro. Assim, os fazendeiros pressionavam o governo para implantar o trabalho assalariado na lavoura brasileira. Em 1870, o governo comea a financiar a vinda de imigrantes europeus, principalmente italianos para o Brasil. Esse processo foi um catalisador para o fim da escravido.

A INDSTRIA E O PROTECIONISMO ALFANDEGRIO A primeira atitude do Imprio para proteger a indstria nacional foi a implementao da Tarifa Alves Branco, que dispunha que todo produto importado deveria pagar de 20 a 60% de impostos, o que gerou um aumento no preo dos produtos importados e um conseqente aumento da procura por produtos nacionais. Finalmente a indstria passava a ser vista como uma atividade lucrativa, j que poderia agora concorrer com os produtos estrangeiros. Porm esse crescimento industrial ficou concentrado mais uma vez na regio Sudeste.

A ERA MAU Um homem marcou o desenvolvimento do capitalismo industrial brasileiro: Irineu Evangelista de Souza, o Baro de Mau. Visionrio nato, foi um grande financiador de empreendimentos para indstria nacional. Para se ter uma idia, o banco Mau chegou a ter filiais na Inglaterra, EUA, Frana, Argentina e Uruguai. Mas apesar de toda sua fora de vontade e de seu interesse pelo desenvolvimento do Brasil, Mau faliu, pois no agentou a concorrncia externa. Essa concorrncia se tornou mais aguda quando o governo reduziu as taxas alfandegrias para importao de produtos similares que o Baro produzia. Soma-se a isso uma srie de sabotagens que Mau sofria em seus estaleiros e suas fbricas, assim Mau perde o sonho de desenvolvimento do Brasil (C.A.: Mau ia contra os interesses dos poderosos do Brasil, j que queria desenvolver a indstria, enquanto as oligarquias pretendiam manter o Brasil como um agro exportador, assim Mau foi fortemente pressionado e at mesmo sabotado pelo governo e pelos oligarcas que estavam satisfeitos com a situao do Brasil da poca, e no desejavam mudanas).

A ABOLIO DA ESCRAVIDO A abolio da escravido era uma idia crescente entre o povo brasileiro, a partir da, criou-se uma campanha, a Campanha Abolicionista. Esta era apoiada por militares, pela classe operria, por alguns membros da elite, e por intelectuais da poca. Essa campanha foi de vital importncia para a presso ao governo imperial. Com essa presso, algumas leis foram criadas, vejamos: lei do Ventre Livre, que concedia a liberdade aos escravos que nascessem a partir de 1871, porm eles deviam prestar servios ao senhor at os 21 anos. Lei dos Sexagenrios, que implementava a libertao dos escravos com mais de 65 anos, o que era entendido como uma piada, j que a expectativa de vida de um escravo no passava de 30 anos. Finalmente a lei urea, que simplesmente revogava a escravido no Brasil.

CONSEQUENCIAS SOCIAIS O negro foi liberto de forma displicente pelo Imprio, j que lhe alforriava mas no dava a mnima condio de educao ou ascenso social, o que fazia com que mesmo com a liberdade ele continuasse a prestar servios ao senhor, e de escravo ele passava a exrcito de reserva de mo-de-obra. Assim, at hoje o negro no conseguiu chegar a um nvel social equivalente aos brancos.

A CRISE DO IMPRIO E A PROCLAMAO DA REPBLICA


AS ELITES CAFEEIRAS, OS INDUSTRIAIS E AS CLASSES MDIAS URBANAS A urbanizao e as transformaes econmicas ocorridas na segunda metade do sc. XIX provocaram profundas mudanas na sociedade brasileira e geraram novas aspiraes e interesses totalmente diferente dos antigos. O governo imperial no teve sensibilidade suficiente para entender que o pas passava por transformaes importantes, e que diferentes camadas sociais exigiam um modelo poltico mais moderno e eficiente. Em sntese, a decadncia do Imprio se deve a uma srie de fatores, tais como: As transformaes ocorridas na sociedade brasileira na segunda metade do sc. XIX; A decadncia da aristocracia tradicional; O aparecimento de uma elite cafeeira moderna e dinmica; A incapacidade do Imprio de resolver os problemas do pas; e A Questo Militar e a Questo Religiosa, alm da abolio da escravido. Essas trs ltimas questes foram decisivas para o fim do Imprio, pois ele se sustentava no clero, nos militares e na aristocracia cafeeira.

A QUESTO RELIGIOSA A questo religiosa pode ser definida pela luta dos bispos em libertar a Igreja da submisso ao Estado. Essa submisso se definia pelo padroado e pelo beneplcito. O padroado era o direito que o imperador tinha de intervir na nomeao de cargos eclesisticos importantes. O beneplcito era tambm um direito do imperador, que examinava todas as ordens do vaticano antes dela chegarem Igreja, assim as ordens do papa s vigorariam aps a aprovao de Pedro II. Devido a inmeros conflitos entre o clero e o Estado, muitos padres e bispos passaram a apoiar veementemente a proclamao da Repblica.

A QUESTO MILITAR A Guerra do Paraguai foi fundamental para a modernizao e politizao do exrcito brasileiro. Assim, ao ver uma sociedade mais justa e igualitria no Paraguai, os militares passaram a lutar por esses ideais tambm aqui no Brasil. Estava iniciada a Questo militar, j que os fardados tinham conscincia poltica e social, mas no nenhum poder poltico no Imprio, e a partir da, eles passaram a reivindicar esse poder.

O MOVIMENTO REPUBLICANO A partir da Guerra do Paraguai, medida que o governo imperial se desgastava e entrava em crise, crescia o descontentamento e o descrdito social em relao aos partidos liberal e conservador. Antes mesmo da guerra, surgiu um grupo descontente dentro do partido Liberal, que queria acabar com as constantes alianas com os conservadores e as tentativas de manuteno da monarquia. Assim, esse grupo desfilou-se do partido e fundou o Partido Radical, que depois viria a se chamar Partido Republicano. O ideal republicano se espalhou mais rpido que notcia de derrota do Fluminense. Pois em 1870, os republicanos lanaram um manifesto, que deixavam claras as intenes do partido: Extino do Senado Vitalcio, do Conselho de Estado e do Poder Moderador; Separao entre Igreja e Estado; Eleies diretas; Instalao de uma Repblica Federativa que daria autonomia s provncias.

A PROCLAMAO DA REPBLICA Em meados da dcada de 1880, o ideal republicano unificava as camadas mdias urbanas, apesar de algumas divergncias quanto agressividade da proclamao. Para os republicanos, urgia a Proclamao, assim, se aliaram aos cafeicultores do Oeste paulista e aos militares, que nomearam o Marechal Deodoro da Fonseca, como lder do movimento. A conspirao foi feita s claras. No dia 14 de novembro de 1889 os conspiradores lanaram o boato de que o governo havia mandado prender Deodoro. Era a justificativa para o golpe. Por causa desse boato, dois regimentos militares sediados em So Cristvo, se revoltaram. Antes do amanhecer do dia de 15 de novembro de 1889, as tropas republicanas, comandadas pelo marechal Deodoro, j tinham dominado as ruas da cidade. O arranjo poltico entre militares e cafeicultores atingiu seu objetivo. Os republicanos chegavam ao poder.

REPBLICA VELHA
A REPBLICA DA ESPADA (1889-1894)

O GOVERNO PROVISRIO No dia seguinte proclamao da Repblica, organizou-se no Rio de Janeiro um governo provisrio chefiado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, onde o Exrcito chegava liderana poltica do pas. Aps, comearam disputas polticas entre militares e fazendeiros. Os militares queriam um regime republicano centralizado (estados sem autonomia e Executivo controlaria Legislativo e Judicirio). Os fazendeiros queriam um regime republicano federativo (estados autnomos com economia sem interferncia do governo central). A Constituio republicana foi promulgada em 24 de fevereiro de 1891. Estabelecia como forma de governo, a Repblica Federativa Presidencialista, e o pas passavam a se chamar Repblica dos Estados Unidos do Brasil. O Brasil tornava-se uma Federao composta de 20 estados, com plena autonomia para elabora sua Constituio, organizar suas prprias foras policiais e militares, pedir emprstimos externos, criar impostos e eleger deputados e governadores. Durante a Repblica Velha, os governadores receberam o nome de presidentes estaduais, porm estes estados eram subordinados Constituio da Unio. Eram trs, os poderes da Unio: Executivo, Legislativo e Judicirio. Os estados da federao tambm teriam trs poderes. O voto censitrio (de acordo com a renda do cidado) foi extinto, e o voto virou universal, porm o voto no era secreto, somente homens alfabetizados, maiores de 21 anos podiam votar, ou seja, a maioria da populao ainda permanecia sem o direito de votar.

A PRESIDNCIA DO MARECHAL DEODORO DA FONSECA (1891) Embora a Constituio de 1891 determinasse que as eleies fossem diretas, ela estabelecia excepcionalmente que o primeiro presidente e seu vice fossem eleitos indiretamente pelo Congresso. Este escolheu Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto para vice. Atravs da fora, Deodoro derrotou Prudente de Morais. Sua permanncia foi curta, pois a maioria do Congresso era de oposio. Diante da ameaa impeachment, Deodoro dissolveu o Congresso, decretou estado de stio, censura imprensa e priso de seus principais opositores. No dia seguinte, a oposio organizou a resistncia e sob fora militar, liderada por Custdio de Melo, exigiu a renncia de Deodoro. Consciente da inutilidade da resistncia, e da possibilidade de uma guerra civil, Deodoro renunciou e passou o governo a Floriano Peixoto. A PRESIDNCIA DO MARECHAL FLORIANO PEIXOTO(1891-1894) Ao assumir a presidncia, Floriano reintegrou o Congresso deps todos os governadores que apoiaram o golpe e suspendeu o estado de stio. Para atrair o apoio das camadas mdias e populares urbanas, Floriano baixou os preos de alimentos, aluguis e construiu moradias populares. Ele j tinha o apoio de cafeicultores e de uma forte ala militar. Mesmo assim enfrentou protestos da oposio, que contestava a legitimidade do governo, pois de acordo com a Constituio, se o Presidente fosse

impedido de governar antes de completar dois anos de mandato, seriam convocadas novas eleies, o que Floriano no cumpriu. Esta atitude provocou revoltas que foram sufocadas com rigor e o Congresso ento legitimou a presidncia do Marechal de Ferro, como era chamado Floriano Peixoto. Floriano consolidou o novo regime atravs de um poder Executivo Forte e do autoritarismo. As tenses polticas entre o presidente e a oposio causaram a Revoluo Federalista e a Revolta da Armada. Na Revoluo Federalista (1891-1894), a luta foi entre fazendeiros gachos pelo poder poltico no seu estado, onde os revoltosos se opunham ao governo local e pretendiam derrubar o governador do estado. J a Revolta da Armada (1893), explodiu no Rio de Janeiro, liderada pelo Almirante Custdio de Melo, representante de uma ala da Marinha que no admitia um militar do Exrcito na presidncia. Como o Almirante pretendia candidatar-se vaga de Deodoro, exigia a realizao de eleies presidncias. Floriano Peixoto venceu as duas revoltas e consolidou o regime republicano no Brasil. Com tanto poder poltico, o Marechal tinha tudo para continuar no governo aps o mandato. Porm no o fez. No aceitou permanecer, qui se reeleger. Apesar de no gostar de Prudente de Morais, no colocou obstculos sua candidatura, vitoriosa, iniciando a Repblica das Oligarquias, caracterizada pelo domnio dos fazendeiros. O poder econmico retomava o controle do poder poltico.

A REPBLICA OLIGRQUICA (1894-1930)

O CORONELISMO Durante a Repblica Oligrquica, a populao camponesa era marginalizada e dependente dos latifundirios. A pseudodemocracia no permitia o voto popular. Os poderosos oligarcas controlavam as eleies e o voto e com isso garantiam a vitria de seus protegidos. Os fazendeiros que utilizavam estes recursos eram conhecidos como coronis e o voto controlado por eles, era conhecido como voto de cabresto. Entre um coronel e seus agregados havia uma relao fiel onde o coronel lhes cedia terras, ajudava-os e protegia-os dos problemas policiais. Para amigos e parentes, o coronel distribua cargos pblicos, arranjava emprstimos, livrava-os de impostos, da ao da justia, etc. Esse sistema de controle ficou conhecido como coronelismo e predominou em todo o pas. O coronel comandava a poltica local, municipal, enquanto o oligarca tinha o comando da poltica estadual com influncia desde o municpio at o governo federal. No meio rural, o domnio poltico dos coronis era assegurado pelas alianas que mantinham com os oligarcas.

A POLTICA DOS GOVERNADORES Nas eleies presidenciais de 1898, saiu vitorioso paulista Campos Sales que, em coerncia com seu compromisso com as oligarquias agrrias, fez com elas um acordo poltico que ficou conhecido como a Poltica dos Governadores. Essa poltica consistia numa troca de favores entre governos estaduais e a Unio. Sendo assim, os governadores apoiavam o governo federal em todas as decises, enquanto a Unio s empossava os polticos que os governadores desejavam. Com isso, criou-se no Brasil,

uma poderosa mquina eleitoral que garantia a permanncia das grandes famlias oligrquicas no poder.

A POLTICA DO CAF-COM-LEITE Uma das principais conseqncias da Poltica dos Governadores foi Poltica do Caf-com-Leite, que consistiu no predomnio poltico das oligarquias de So Paulo e Minas Gerais no governo federal. Por serem os principais partidos polticos dos estados mais ricos da federao, o PRP e o PRM se revezaram no poder federal e elegeram quase todos os presidentes at 1930.

A POLTICA DAS SALVAES Foi criado pelo presidente Hermes da Fonseca com a finalidade de salvar o pas do domnio oligrquico e da desmoralizao poltica. Na prtica, foi usada pelo governo federal para, atravs de intervenes militares, derrubar do poder velhas oligarquias estaduais e substitu-las por oligarquias ligadas ao Presidente da Repblica.

A ECONOMIA OLIGRQUICA

NA

REPBLICA

DA

ESPADA

NA

REPBLICA

A POLTICA INDUSTRIALISTA DE RUI BARBOSA A primeira reforma financeira ocorrida aps a proclamao da repblica, foi elaborada por Rui Barbosa. Para ele, o Brasil s alcanaria sua independncia econmica se transformasse numa nao industrializada. Para tanto, ele aumentou as taxas alfandegrias, criando uma nova poltica de proteo nacional, e emitiu dinheiro sem lastro-ouro. Este era a quantidade de ouro que o governo tinha de deixar guardado em depsito para garantir o valor do dinheiro emitido. Isso significava que, se o governo emitisse dinheiro e no se deposita o correspondente em ouro, estaria provocando a desvalorizao da moeda. Esta emisso sem o lastro aumentou a inflao e provocou uma violenta especulao na bolsa. Especuladores enriqueceram, pois o governo facilitava-lhes emprstimos e reconhecia legalmente empresas fantasmas que os especuladores criavam, com o objetivo de conseguir mais emprstimos do governo e enriquecer com a venda de suas aes. Porm estas aes no passavam de papel sem valor e isso causou a runa de milhares de pessoas que investiram naquelas aes. A poltica de emisso de emisso sem lastro-ouro, a inflao dela decorrente e a alta especulao na bolsa gerou uma crise econmica chamada de Encilhamento. Nesta crise, muitas empresas verdadeiras faliam, pois no podiam pagar suas dvidas devido alta inflao. A reforma financeira de Rui Barbosa provocou sua demisso do ministrio da fazenda, pois os setores agrrios se opuseram industrializao, por acharem que o governo deveria dar prioridade lavoura. A poltica de Rui Barbosa foi Seguida pelo Presidente Floriano Peixoto.

O FUNDING LOAN Quando Campos Sales foi eleito, a situao econmica do Brasil era de quase falncia. Em busca de uma soluo para a crise, Campos Sales foi Europa negociar a dvida externa brasileira com credores ingleses e pedir novos emprstimos. Este acordo ficou conhecido como o Funding Loan, que tecnicamente, o pas credor suspende temporariamente a cobrana da dvida e dos juros de emprstimos anteriores, assim, o pas devedor, mediante o recebimento de um novo emprstimo, dispe de meios e tempo para refazer-se economicamente e saldar seus dbitos. Os credores, no entanto, exigiram que o governo combatesse a inflao. O ento ministro da fazenda, Joaquim Murtinho colocou em prtica uma poltica de combate inflao, valorizao da moeda, reduo de despesas do governo e emprstimos a empresrios, suspenso de obras pblicas e aumento e criao de novos impostos. O pas salvou-se da crise, porm aumentou os problemas sociais. Salvou-se custas do empobrecimento da populao. O custo de vida tornou-se insuportvel, a indstria estagnou e o desemprego aumentou. Somados a problemas sociais e de sade, vrias greves aconteceram, tornando Campos Sales um presidente impopular.

A RETOMADA DO CRESCIMENTO INDUSTRIAL Durante a 1 GM, a indstria brasileira retomou seu crescimento. Houve uma reduo das importaes, pois o pas de quem comprava estavam em guerra. Esse fato forou Brasil a desenvolver sua produo para atender o mercado. Como fatores do crescimento industrial, temos: Mo-de-obra brasileira no-qualificada, somada mo-de-obra estrangeira qualificada para o trabalho; A aplicao, na indstria, de capitais acumulados (setor cafeeiro); Investimentos estrangeiros.

A POLTICA DE VALORIZAO DO CAF No governo de Rodrigues Alves, o caf passou por mais uma crise. Em busca de uma soluo, os governadores de So Paulo, Minas e Rio reuniram-na cidade paulista de Taubat, onde fizeram um acordo de valorizao do produto. Por esse acordo, conhecido como convnio de Taubat (1906), ficava determinado que os governos dos trs estados fossem obrigados a comprar e estocar o excedente de caf. Rodrigues Alves no aceitou as decises do convnio, pois prejudicavam o pas, onde exigiriam novos emprstimos externos, novas emisses de dinheiro, etc. No entanto, o sucessor de Rodrigues Alves, Afonso Pena, colocou as idias em prtica, pois era comprometido com os interesses do caf-com-leite.

O ACAR E A BORRACHA A histria da exportao do acar na Repblica Velha, de contnua falncia. Na Repblica Velha, os engenhos foram substitudos por modernas usinas. A usina modificou a estrutura social nas zonas aucareira, onde se utilizou mo-de-obra de ex-

escravos e trabalhadores livres. J a borracha, ocupava posio privilegiada no mercado mundial at a dcada de 10. Com a concorrncia de outros pases, esta tambm fracassou.

OS EFEITOS NO BRASIL DA CRISE DE 1929 Na final dos anos 20, o Brasil foi afetado por uma crise econmica mundial iniciada nos EUA em 1929. Por ser um pas dependente dos mercados externos, principalmente da exportao do caf, os efeitos desta crise foram brutais para o Brasil. As vendas paralisaram e o preo caiu. Com essa situao, a poltica econmica do Presidente Washington Lus tambm fracassou, e atrelado a esse fracasso, a runa e a perda da supremacia poltica das oligarquias cafeeiras, que foram derrubadas pelo poder na Revoluo de 1930.

AS LUTAS POPULARES NA REPBLICA OLIGRQUICA

GUERRA DE CANUDOS (1896-1897) Sertanejos miserveis formaram grupos de cangaceiros e jagunos, ou se juntaram em torno de beatos. Os beatos ou conselheiros caminhavam pelo serto, pregando uma religio que mal conheciam, e eram seguidos por dezenas de fiis. Os jagunos serviam ao coronel para defender as propriedades, matar seus adversrios e garantir a vitria dos candidatos nas eleies. J os cangaceiros, atacavam as fazendas dos coronis, tentando o combate misria e extravasando a revolta contida. Foi assim que Antnio Conselheiro, maior e mais importante lder sertanejo, fundou o arraial de Canudos, no interior da Bahia. Neste local fundou o refgio de desprotegidos e perseguidos. Os vaqueiros e sertanejos que iam para Canudos, deixavam as fazendas e isso prejudicava os coronis, que exploravam o trabalho daqueles homens. Para os coronis, Canudos tinha de ser destrudo. A Igreja tambm foi contra, pois no tolerava manifestaes de religiosidade popular e perdia fiis para os sermes de Antnio Conselheiro. Ento padres e coronis pressionaram o governo, que envio duas expedies militares com o objetivo de extinguir Canudos. Ambas fracassaram. Ento, no Rio de Janeiro, foi formada uma terceira expedio, pois se tornou uma questo de honra militar e nacional destruir o arraial. No entanto essa expedio tambm fracassou. As expedies no tinham sucesso porque a maioria dos soldados no conhecia a regio das caatingas e tambm porque os homens de conselheiro lutavam pela sobrevivncia e pela salvao da alma, acreditando que aquela era uma guerra santa. Foi ento uma organizada uma quarta expedio com mais de cinco mil homens, que bombardeou Canudos intensamente. O arraial foi completamente destrudo em 5 de outubro de 1897. As tropas oficiais no fizeram prisioneiros, milhares de camponeses e soldados foram mortos no conflito.

REVOLTA DE JUAZEIRO (1911) O presidente Hermes da Fonseca, usando as foras militares e de acordo com a poltica das salvaes, derrubou a famlia Acioli do poder e colocou o coronel Franco Rabelo no Cear. Os coronis cearenses ligados a famlia Acioli reagiram de forma violenta. Esta reao teve participao ativa do Padre Ccero Romo Batista, muito amado na regio. Esta contenda conhecida como Revolta de Juazeiro restaurou o poder aos Acioli, com a vitria dos coronis e dos sertanejos do padre Ccero. Este movimento no pode ser considerado popular, pois os sertanejos estiveram sempre sob a liderana dos coronis.

REVOLTA DO CONTESTADO (1912-1916) Ocorreu na fronteira do Paran com Santa Catarina. Assemelhou-se, em muitos aspectos, Guerra de Canudos. Tambm na regio do Contestado imperavam a misria, o latifndio, e milhares de sertanejos se agrupavam em torno de beatos, que os lideravam na luta pela posse da terra. Naquela regio, haviam muitos sertanejos expulsos da terra por fazendeiros e por companhias colonizadoras, madeireiras e companhias ferrovirias estrangeiras. medida que crescia a ocupao das terras, crescia a insatisfao e a revolta dos camponeses que se agrupavam em torno do beato Jos Maria. J as autoridades e os latifundirios, queriam dizimar os revoltosos. O confronto tornou-se inevitvel. Depois de anos de resistncia, os sertanejos foram derrotados.

REVOLTA DA VACINA OBRIGATRIA (1904) Quando Rodrigues Alves assumiu a presidncia, nas ruas do Rio de Janeiro acumulavam-se toneladas de lixo, onde proliferavam ratos e mosquitos transmissores de doenas fatais. Para sanear e reurbanizar a capital federal ps-se em prtica uma poltica de construo de grandes obras pblicas, alargamento de ruas e avenidas e combate s doenas. Essa poltica sacrificou as camadas mais pobres, que foram desapropriadas, tiveram seus casebres e cortios demolidos e foram obrigados a mudar para longe de seu local de trabalho. O resultado da expulso foi a proliferao das favelas e a insatisfao contra o governo. Essa insatisfao aumentou quando o mdico Osvaldo Cruz, contratado para combater as doenas, imps a vacinao a todo brasileiro com mais de 6 meses de idade. Polticos, militares de oposio e a populao da cidade se opuseram vacina. Agitadores incitavam a massa urbana a enfrentar os funcionrios da Sade Pblica, que protegidos por policiais, invadiam as casa e injetavam fora, aquele lquido desconhecido. Alguns pregavam a resistncia bala, alegando que o cidado tinha o direito de preservar o prprio corpo. O descontentamento, somado aos problemas de moradia e ao alto custo de vida resultou na Revolta da Vacina Obrigatria. luta popular, segui-se uma revolta militar que tentou usar a massa insatisfeita para derrubar Rodrigues Alves. O governo dominou facilmente os movimentos rebeldes e tornou facultativa a vacinao.

A REVOLTA DA CHIBATA (1910) Embora houvesse passado por um processo de modernizao, a Marinha brasileira, continuava a utilizar violentos castigos corporais nos marinheiros como forma de punio por falta disciplinar. O uso da chibata era a forma de castigo mais usada. Alm disso, ocorria a m alimentao, o trabalho rduo, os baixos salrios e a discriminao que a oficialidade tratava os subalternos. Aos negros, era vedada a carreira de oficial e lhes era proibido o estudo na Escola Naval. Estas foram as causas da Revolta da Chibata, liderada pelo marinheiro negro Joo Cndido. Liderando os marinheiros rebelados, ele assumiu o comando de dois encouraados, ameaando canhonear a cidade do Rio, caso o governo no acabasse com o uso da chibata e de outros castigos, no melhorasse os salrios e a alimentao e no diminusse as horas de trabalho. Os marinheiros tambm pediam anistia geral aos rebelados. Impossibilitado de reprimir o movimento, devido habilidade com que os marinheiros manobravam as naves, o governo atendeu s reivindicaes. No entanto a anistia no foi plenamente cumprida. Os oficiais ainda hostilizavam os marinheiros. Estes iniciaram uma rebelio na ilha das cobras. Dessa vez, as autoridades no tiveram complacncia. Joo Cndido foi preso e centenas de marinheiros foram mortos.

AS LUTAS OPERRIAS A classe operria comeou a se formar nos ltimos anos do imprio, mas com o desenvolvimento da indstria, ela cresceu extraordinariamente. O operariado vivia em cortios, favelas ou em vilas operrias, que eram mais limpas e higinicas, mas era minoria. Os operrios recebiam salrio miserveis e apesar disso, crescia a quantidade de mo-de-obra operria disponvel. Isso permitia que os industriais submetessem seus empregados a condies miserveis de trabalho e salrios. Nas fbricas, os operrios trabalhavam de doze a dezesseis horas em condies insalubres. Mulheres, meninas e meninos sofriam agresses e abusos sexuais dos capatazes. Eram constantes as mutilaes por acidentes de trabalho. O operrio ganhava em mdia a metade do que precisava para sustentar sua famlia, forando assim, sua mulher e filhos a tambm trabalhar. No entanto, os salrios das mulheres das mulheres e crianas eram bem menores. Nas ltimas dcadas do sc. XIX, a classe operria brasileira comeou a ansiar pela criao de sindicatos, partidos polticos e organizaes operrias de defesa de seus direitos. No sc. XX, a luta prosseguiu e se espalhou entre os trabalhadores a influncia dos movimentos europeus trazidos principalmente pelos italianos. A classe reivindicava poltica salarial, assistncia mdica e higiene nas fbricas, proteo ao menor e a mulher operria e diminuio da carga horria. O ano de 1917 foi o marco dos movimentos operrios. A classe operria mais consciente e organizada iniciou naquele ano um movimento grevista que se alastrou por quase todo o pas. Prejudicada pelas greves, a burguesia industrial paulista organizou uma comisso de negociao, que atendeu em parte os desejos do trabalhador. As mais importantes reivindicaes, como reduo da jornada, proteo ao operrio infantil e feminino e regulamentao dos direitos trabalhistas, no foram atendidas, o que provocou a exploso de vrias outras greves.

AS NOVAS FORAS SOCIAIS E POLTICAS NA REPBLICA OLIGRQUICA


A CRISE DA REPBLICA OLIGRQUICA As novas foras sociais e polticas que se desenvolveram com a urbanizao e o crescimento industrial passaram a contestar o domnio das oligarquias agrrias. Dotados de viso crtica, comportamento e aspiraes polticas diferentes das da populao rural, esse grupos urbanos transformaram-se em foras de contestao ao velho regime oligrquico. Embora enriquecida com a industrializao, a burguesia estava submetida politicamente s elites oligrquicas que estavam no poder e no atendiam as suas reivindicaes. A burguesia sentia-se prejudicada pela poltica de apoio exclusivo ao caf e pela reduo das tarifas alfandegrias sobre a importao de vrios produtos. Embora a burguesia contestasse o governo oligrquico, seu principal inimigo era o operariado e, quando se tratava de reprimir os movimentos operrios, a burguesia e o governo se uniam. As classes mdias urbanas tambm contestavam o regime e aspiravam reformas eleitorais, voto secreto, construo e aluguel de moradias mais baratas e reduo do custo de vida. Acreditavam que se o voto fosse secreto, os coronis perderiam o controle das eleies e do voto de cabresto, e assim, diminuiriam as possibilidades de fraude e aumentariam as chances de vitria poltica da oposio. O movimento que contribuiu decisivamente para o fim da Repblica Oligrquica foi o Tenentismo, que contava com militares da jovem oficialidade do Exrcito. Acreditavam que o caminho para salvar a ptria dos corruptos, das eleies fraudulentas e dos problemas sociais, era a sua ascenso ao poder. Os desejos dos tenentes coincidiam com os das classes mdias urbanas, pois a maioria desta era oriunda desse setor da sociedade. Eles lutavam pelo voto secreto, exigiam a moralizao das eleies, o fim da corrupo e o reconhecimento oficial da vitria dos candidatos de oposio. Os tenentes tambm se indispunham com a alta oficialidade e acusava-os de estar a servio das elites, o que foi um erro, pois os generais passaram a combat-los, frustrando suas pretenses polticas at 1930. O primeiro movimento armado tenentista deu-se em 1922 com a Revolta do Forte de Copacabana no quais alguns oficiais tomaram o forte e atacaram o Q.G. do Exrcito. As foras militares aliadas ao governo sufocaram a revolta, mas um pequeno grupo de 17 soldados mais 1 civil, no se rendeu e manteve resistncia. Deste grupo conhecido como Os Dezoito do Forte, escaparam com vida apenas 2 jovens tenentes. Esta revolta tornou-se smbolo das lutas armadas na dcada de 20. Em 1924, outra revolta tenentista eclodiu e os tenentes pleiteavam uma Assemblia Constituinte. Iniciado o movimento, os rebeldes ocuparam a capital e destituram o governador, mas foram expulsos para o interior por foras federais, onde continuaram lutando. Em 1925 nas proximidades de Foz do Iguau, os paulistas juntaram-se outra coluna revolucionria oriunda do Rio Grande do Sul, e que tambm lutava contra foras do governo federal, originando assim a Coluna Prestes. A coluna simboliza o apogeu do movimento tenentista e era comandado pelo general Miguel Costa e tinha como chefe de seu estado-maior, Luis Carlos Prestes. Combatendo as foras do governo (este chegou a utilizar cangaceiros como Lampio e Maria Bonita numa tentativa infrutfera de frear a Coluna), a Coluna marchou mais de 25 mil quilmetros de norte a sul do pas.

Em 1927 Prestes e seus homens se refugiaram na Bolvia, cansados, sem armas, sem munio e apoio popular, pois no conseguiram conscientizar as camadas populares respeito das oligarquia que as exploravam. Era o fim da Coluna Prestes, mas no o fim do Tenentismo. O descontentamento generalizado com a situao socioeconmica provocou divergncias polticas entre os prprios oligarcas. Os setores oligrquicos nocafeicultores, descontentes com a poltica econmica do governo federal, tornaram-se dissidentes e passaram a contestar a supremacia poltica das oligarquias cafeeiras. Estas foram finalmente derrubadas do poder em 1930, por uma revoluo liderada por Getlio Vargas, um oligarca dissidente.

A REVOLUO DE 1930 A sucesso do presidente Washington Luis gerou a crise final da Repblica Velha, porque ele preferiu apoiar a candidatura do paulista Jlio Prestes, em vez da do mineiro Antnio Carlos, pois seria a vez de um mineiro assumir a presidncia, quebrando assim, o compromisso caf-com-leite. Minas ento, procurou apoio no Rio Grande do Sul e na Paraba. Esses 3 estados formaram um grupo poltico de oposio chamado de Aliana Liberal. Os candidatos da Aliana eram Getlio Vargas e Joo Pessoa para vice. Mesmo procurando a unificao da oposio, a Aliana saiu derrotada nas eleies de 1930. O vitorioso Jlio Prestes no tomou posse, porque Getlio Vargas tomou o poder por meio da Revoluo. A revoluo iniciou-se a pretexto do assassinato de Joo Pessoa por questes polticas internas da Paraba. O movimento armado foi efetuado com apoio militar dos tenentes, solicitadas em razo de sua experincia revolucionria. A luta comeou no RS sob a chefia do general Gis Monteiro, e no dia seguinte no Nordeste, sob a chefia de Juarez Tvora. Com medo de uma guerra civil, as foras armadas depuseram o presidente e formaram uma Junta Militar de governo, conhecida como Junta Pacificadora. A Junta entregou o poder em novembro de 1930 a Getlio Vargas. Era o fim da Republica Velha.

PRIMEIRO GOVERNO VARGAS (1930-1945)


O GOVERNO PROVISRIO (1930-1937) A junta militar entrega o cargo a Getlio, que passa a ser presidente sem ser eleito pelo povo. O novo governo dissolveu o Congresso e as Assemblias Estaduais, nomeou interventores para os estados, que governariam at a formao da nova Constituio. A CONSTITUIO DE 1934 Os polticos paulistas pressionavam Getlio para a promulgao de uma nova Constituio, houve inclusive a Revolta Constitucionalista, que exigia uma nova Carta Magna. Os revoltosos foram derrotados, mas Vargas atendeu algumas de suas exigncias. Alm de nomear um interventor paulista para o estado e convocar eleies indiretas, a nova Constituio disps:

Extino do cargo de vice-presidente; o presidente da Cmara assumiria o cargo em caso de impedimento do presidente; Limitao das garantias do habeas-corpus; Instituio da Justia do Trabalho, salrio mnimo, jornada de 8 horas, repouso semanal, frias remuneradas, indenizao por dispensa sem justa causa.

Depois da Constituio, foi elaborado um cdigo eleitoral que instituiu o voto secreto e estendeu o direito de voto a mulheres e homens com mais de 18 anos. Antes s votavam homens com mais de 21. O levante comunista e o incio da opresso Em novembro de 1935, os comunistas, agrupados na Aliana Nacional Libertadora (ANL), iniciaram um levante militar no Rio Grande do Norte, tendo em vista a deposio de Vargas, era a Intentona Comunista. Porm os comunistas no tiveram sucesso, foram derrotados e presos, entre esses presos estava Lus Carlos Prestes, a partir desse episdio, Getlio inicia um governo mais repressor e que caava todos os seus opositores.

O ESTADO NOVO

O GOLPE A represso ao movimento comunista de 1935 reforou o autoritarismo de Vargas. Em 1937, quando se aproximava o fim de se mandato, previsto na Constituio de 1934, Vargas e seus colaboradores mais prximos trataram de encontrar um meio de suspender as eleies marcadas para 1938. Tal como haviam feito os governos fascistas na Europa, Vargas usou como pretexto a ao dos comunistas. Chegou-se a elaborar um plano falso, o Plano Cohen, que previa uma revoluo dos comunistas e o assassinato de centenas de polticos brasileiros. Getlio decretou estado de guerra, que lhe permitia prender qualquer pessoa sem ordem judicial, e procurou apoio nas Foras Armadas e dos governadores. Diante do fantasma do comunismo, foi fcil conseguir a unio geral, que deixou Getlio vontade para instaurar o Estado Novo. A Constituio A nova Carta Magna ficou conhecida como polaca, j que se assemelhava Constituio fascista da Polnia. Ela previa: O presidente podia dissolver o Congresso e expedir decretos-leis; Os partidos foram extintos; Ficava abolida a liberdade de expresso e se instaurava a censura prvia; Interventores voltaram aos estados; Institua-se a pena de morte.

A nova Constituio s deveria entrar em vigor depois de aprovada por um plebiscito, que, no entanto nunca chegou a ser convocado. Assim, enquanto durou o Estado Novo, Getlio governo mesmo sem lei e por meio de decretos.

O GOVERNO Uma srie de medidas foi adotada para melhor controle do pas, podemos citar a criao do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), que visava controlar a censura e fazer uma boa propaganda para o governo, alm de um impulso produo de outras culturas fora do caf. Na indstria, Getlio diminuiu as importaes devido 2 GM, porque as potncias exportadoras estavam arrasadas pela, e ainda procurou fortalecer o comrcio com os pases vizinhos.

GOVERNO DUTRA
CONSTITUIO DE 1946 O general Eurico Gaspar Dutra foi eleito presidente por uma coligao formada por PSD e PTB. Nestas eleies tambm foi eleito o Congresso Nacional. 80% dos eleitos eram membros do PSD e da UDN compostos principalmente por latifundirios e elementos da rica burguesia urbana. Este Congresso transformou-se em Assemblia Constituinte e como 80% dos eleitos eram da UDN e PSD, conclumos que estes constituintes representavam e defendiam os interesses das elites proprietrias e endinheiradas. Por isso a Constituio, embora liberal, estava mais de acordo com os interesses dos grandes proprietrios rurais e dos empresrios urbanos do que com os das classes trabalhadoras. Promulgada em 1946, a nova Constituio: Mantinha a repblica federativa presidencialista; Estabelecia 5 anos para o presidente e o vice; Conservava a autonomia dos trs poderes; Estabelecia que o voto fosse universal, secreto e obrigatrio para todo cidado maior de 18 anos, exceto para os analfabetos, cabos e soldados; Garantia a liberdade de opinio e pensamento; Concedia autonomia poltica e administrativa aos estados e municpios; Assegurava o direito de greve e da livre associao sindical; Reafirmava a defesa da propriedade privada.

O POPULISMO REFREADO O populismo no governo Dutra sofreu duro golpe, pois apesar de assegurar-lhe o direito de greve e de livre associao sindical, os sindicatos ficavam submetidos e o direito de greve passou a depender da aprovao da Justia do Trabalho. Essa represso promoveu um rpido crescimento do PCB que arrebanhava simpatizantes entre as camadas populares. A extino do PCB comeou a ser exigida por outros partidos que temiam sua ascenso. Sendo assim, Dutra conseguiu junto ao STE a extino do partido. Este ato relaciona-se tambm com o rompimento das relaes com a ento Unio Sovitica.

A POLTICA ECONMICA Dutra adotou uma poltica econmica liberal, organizou o crdito bancrio e abriu o pas s importaes de bens industrializados. A abertura foi um desastre para o Brasil, toda a reserva de ouro acumulada por Getlio foi gasta na importao de produtos de luxo e suprfluos. O desastre econmico devido abertura obrigou o governo a aumentar tarifas alfandegrias para os importados, exceto combustveis, mquinas e equipamentos industriais, e a importao de qualquer produto s seria feita com a aprovao do governo. Esta poltica possibilitou um novo crescimento industrial e um saldo favorvel em sua bala comercial. Em seu projeto de mudanas procurou coordenar os gastos pblicos, atravs do plano Salte pelo qual o Estado financiava alguns setores importantes da vida nacional, como sade, alimentao, transporte e energia.

A NOVA ERA VARGAS


AS ELEIES DE 1950 Vargas foi eleito pela coligao PTB/PSP, concorrendo com o brigadeiro Eduardo Gomes da UDN. Vencida pela urna, a UDN imediatamente preparou um golpe para impedir a posse de Vargas, alegando que ele pretendia restaurar a ditadura do Estado Novo. A tentativa de golpe fracassou e os militares garantiram a posse de Getlio e Caf Filho.

A RETOMADA DO POPULISMO Com a volta de Getlio houve a retomada da poltica populista e sua aproximao das camadas populares. Os sindicatos recuperaram sua autonomia e passaram a atuar com mais liberdade. Com essa atitude, o mesmo Vargas que reprimiu violentamente os movimentos trabalhistas, encontrava uma maneira mais suave de manipular a classe operria. Nacionalismo econmico e industrializao. Getlio assumiu uma atitude de defesa e preservao das riquezas nacionais. Vargas permitiu investimento estrangeiro desde que estivesse associado ao capital nacional. Assim agindo, ele contraiu vrios emprstimos para investir em setores de base (siderurgia, indstria petroqumica, transporte, energia) essncias ao crescimento industrial. A industrializao foi tambm favorecida por uma poltica protecionista que dificultava as importaes e favoreciam as importaes de equipamentos e matriaprima. Preocupado em defender os interesses do governo e dos principais setores da economia, em 1951 Vargas envia ao Congresso um projeto de lei para que fosse criada a Petrobrs. O projeto para sua criao dividiu as opinies entre aqueles que defendiam a nacionalizao do petrleo e aqueles que defendiam que defendiam a entrega do petrleo explorao estrangeira. A Petrobrs s foi criada em 1953, aps sua aprovao reforada pela campanha O Petrleo Nosso, um movimento que envolveu pessoas de diferentes posies sociais.

A OPOSIO VARGAS Os oposicionistas no admitiam poltica econmica nacionalista, as liberdades sindicais, a aproximao com a classe operria e a interveno do Estado na economia feita por Getlio. Alm de enfrentar a reao do governo Norte-americano e do Banco Mundial contra a posio de Vargas sobre no enviar lucros ao exterior, este tinha de enfrentar os entreguistas que defendiam o capital internacional. Getlio enfrentou ainda reaes sociais provocadas pela alta inflao e do alto custo de vida. As greves se avolumavam. Os aumentos salariais no cobriam a alta do custo, e em 1 de maio de 1954, Vargas decretou 100% de aumento do salrio mnimo. A oposio se radicalizou, os empresrios foram contra, e polticos civis da UDN comeavam a preparar um golpe. A grande imprensa atacava o governo, acusando-o de ladro e corrupto. De fato, Getlio estava cercado de corruptos e bandidos que emporcalhavam o seu governo. O principal inimigo de Vargas era Carlos Lacerda, era lder da UDN e dono do jornal Tribuna da Imprensa, do Rio de Janeiro. Para algumas pessoas prximas a Vargas, Lacerda devia ser eliminado do caminho do presidente. Incumbido de cuidar de do opositor, Gregrio Fortunato, conhecido como anjo negro, chefe da guarda pessoal de Vargas contratou um pistoleiro que atirou em Lacerda na madrugada de 5 de agosto de 1954, quando o jornalista chegava em casa na rua dos Toneleros, em Copacabana. Lacerda escapou com vida, mas nesse atentado, conhecido como Crime da Rua Toneleros, morreu o major Rubens Florentino Vaz, oficial da Aeronutica que o acompanhava.

O SUICDIO DE VARGAS A morte do major explodiu como uma bomba. a Aeronutica exigiu a renncia de Getlio. Vargas procurou seus ministros militares e lhes disse que poderia se afastar temporariamente, o que no foi aceito. Na manh de 24 de agosto de 1954, Getlio Vargas se mata com um tiro no corao. Frustrava ento as pretenses dos golpistas da UDN de tomarem o poder. Diante das manifestaes em todo o pas, onde milhares de pessoas tentavam vingar a morte do lder populista, os golpistas foram obrigados a recuar. O populismo estava salvo. E para o povo, Getlio deixou uma carta-testamento.

A CONFUSO DO BRASIL SEM VARGAS Com a morte de Getlio, assumiu Caf Filho. Nas eleies presidenciais de 1955, saiu vitorioso Juscelino Kubitschek de Oliveira, tendo como vice Joo Goulart, ex-ministro do Trabalho. A vitria de Joo Goulart era uma mostra de que as foras getulistas se mantinham vivas. Os velhos golpistas da UDN, mais uma vez derrotados tentaram impedir a posse de JK e Jango, alegando que a dupla no havia a maioria absoluta dos votos nacionais, alegao tal que no tinha nenhum embasamento legal. Lacerda afirmava ainda que os eleitos houvessem sido apoiados pelos comunistas, por trabalhistas e criaturas de baixa condio social, e que o pas no poderia ser governado por pessoas deste nvel social. Em 1955 Caf Filho se afastou por doena e foi substitudo por Carlos Luz, presidente da Cmara dos deputados, que tambm era contra JK. Carlos Luz foi afastado da presidncia pelo general Lott (ministro da guerra) que usou a fora das armas. Com este contragolpe, o cargo passou as mos do presidente do Senado Nereu Ramos, que entregou o governo aos eleitos em janeiro de 1956.

A REPBLICA POPULISTA
JUSCELINO KUBISCHECK DE OLIVEIRA (1956-1961)

A ESTABILIDADE POLTICA Uma das principais caractersticas que marcaram o governo de Juscelino foi a estabilidade poltica, alcanada pela aliana que ele fez com o Exrcito e por sua habilidade no trato com os diferentes grupos sociais e de oposio. Com JK foram garantidas as liberdades individuais e as pessoas tinham o direito de defender suas idias sem radicalismos. No seu governo, tanto os radicais de esquerda, como os de direita foram controlados. Um exemplo disso que o PCB no voltou legalidade, e o Clube da Lanterna, grupo de extrema direita, foi fechado.

O CRESCIMENTO ECONMICO A estabilidade poltica alcanada no governo JK facilitou a entrada de investimentos externos, uma das causas do extraordinrio desenvolvimento industrial brasileiro na poca. De 1965 a 1961, a indstria no Brasil atingiu um nvel de expanso jamais visto at ento. Muito maior do que na dcada de 30, momento em que Getlio Vargas iniciou a revoluo industrial brasileira. No governo JK o Estado assumiu a responsabilidade pelo alto ndice de crescimento das indstrias de bens durveis de consumo e de bens de produo. O capital aplicado nestes setores provinha de emisses e emprstimos externos, sem o que o pas no teria possibilidade de importar os equipamentos para seu desenvolvimento. Visando o crescimento de setores fundamentais, o governo criou um programa econmico chamado Plano de Metas, a construo de Braslia foi a meta-sntese desse plano. CONSEQUNCIAS DO CRESCIMENTO ECONMICO O fantstico crescimento econmico ocorrido no governo JK se deveu aos investimentos estrangeiros, aos emprstimos externos e s emisses. Esse trs fatores prejudicaram a economia brasileira, que ficou submetida s multinacionais. O povo empobreceu devido ao pagamento dos juros da dvida externa, alta remessa de lucros, alta concentrao de renda e inflao decorrente das emisses. A inflao consumia os salrios dos trabalhadores e reduzia o seu poder de compra, agravando as tenses e as desigualdades sociais. A indstria no cresceu de forma homognea, e as regies Norte e Nordeste se empobreciam a cada dia, o que gerou um grande xodo rural, j que a massa nordestina no favorecida em sua terra natal, vinha para o Sudeste em busca de novas oportunidades.

ELEIES DE 1960 Nas eleies de 1960, saiu vitorioso o populista Jnio da Silva Quadros, com vice-presidente, novamente Joo Goulart.

JNIO DA SILVA QUADROS (1961)

A POLTICA ANTINFLACIONRIA Jnio Quadros assumiu a presidncia em 1961, momento em que o alto ndice de inflao e a questo da dvida externa eram de difcil soluo. A soluo para estas questes exigia um esforo extraordinrio do governo. Para tanto, Jnio desenvolveu uma poltica antiinflacionria caracterizada pela reduo do crdito estatal aos empresrios, pelo fim da ajuda financeira do governo na importao do trigo e do petrleo e pelo congelamento dos salrios. Esta poltica teve total apoio do FMI. situao interna era diferente. Os empresrios reagiram contra a poltica antiinflacionria, pois precisavam da ajuda econmica do governo para o crescimento de suas empresas. Os trabalhadores tambm se posicionaram contra, porque tiveram seus salrios congelados e tinham de pagar mais caro pelo po e pelo transporte, devido ao aumento do trigo e do petrleo.

A POLTICA EXTERNA INDEPENDENTE Um dos fatos que marcaram profundamente o curto tempo de governo de Jnio foi a adoo de uma poltica externa independente, visando, para o Brasil certa autonomia poltica no cenrio mundial. Na busca desse objetivo, o governo procurou reatar relaes diplomticas com os pases socialistas, principalmente com a ento Unio Sovitica. Do ponto de vista econmico, essa atitude de Jnio visava, principalmente, o aumento dos mercados externos e conseqentemente o aumento das exportaes brasileiras. Porm essa poltica provocou a reao dos grupos conservadores brasileiros. Principalmente aqueles ligados a grupos europeus e norte-americanos. A RENNCIA As atitudes de Jnio provocaram o rompimento com a UDN. Na noite de 24 de agosto de 1961, Carlos Lacerda, declarou atravs de uma cadeia de rdio e televiso que Jnio Quadros pretendia dar um golpe e fortalecer-se no poder. A renncia de Jnio na manh seguinte deixou bem claro que a denncia de Lacerda tinha um fundo de verdade. Afirma-se que a renncia fazia parte de um plano de Jnio, para se perpetuar no poder. Ele acreditava que seus ministros militares no aceitariam sua renncia e dariam apoio a Jnio pela fora das armas, mas a renncia foi aceita e Jnio deixava o cargo, para o presidente da Cmara dos deputados, Ranieri Mazzili, j que o vice-presidente, Joo Goulart visitava a China.

JOO GOULART (1961-1964)

O PARLAMENTARISMO A renncia Jnio Quadros deixou o pas beira do caos e de uma guerra civil, j que a questo da sucesso dividiu militares e civis. O pas estava em p de guerra. Explodiam manifestaes contra as intenes militares de impedir a posse de Joo Goulart. Ocorreram vrias greves, passeatas, insubordinaes em alguns quartis e centenas de prises. A soluo do problema foi encontrada pelo Congresso Nacional ao adotar o parlamentarismo, isto , o sistema de governo onde o chefe do Poder Executivo o primeiro ministro. Finalmente Joo Goulart assume a presidncia dia 7 de setembro de 1961, sob o sistema parlamentarista. Porm Joo Goulart conseguiu o apoio do Congresso e da classe operria, e em 6 de janeiro de 1963, houve um plebiscito e o povo decidiu pela volta do presidencialismo.

A INSTABILIDADE POLTICA As lutas constantes entre o governo e as oposies civis e militares agravavam a crise poltica. As oposies acusavam Goulart de comunista devido sua aproximao populista com a classe operria, com os sindicatos e com outras entidades que representavam as classes trabalhadoras. A inflao e a dvida externa atingiam nmeros jamais vistos em toda a histria do Brasil. No bastasse isso, o governo dos EUA negava ajuda financeira ao governo Jango, considerado pelos norte-americanos como demasiadamente esquerdista. De fato, Jango alimentava idias comunistas, como por exemplo, no pagar a dvida externa, estatizar algumas empresas estrangeiras e reduzir a remessa de lucros para fora do pas. Enfim, a confuso, o caos e a desordem marcaram o governo Joo Goulart.

O CAOS ECONMICO A crise econmica contribua para aumentar a instabilidade poltica. Cabia ao governo recuperar o crescimento econmico, combater a inflao e restaurar o crdito internacional, j que o pas dependia, em grande parte, do capital estrangeiro para a compra de mquinas e equipamentos industriais, bem como de investimentos nos setores de base. Um plano econmico foi elaborado para conter a inflao, este era o plano Trienal. Porm, este fracassou devido falta de investimentos externos. Agora, era necessrio tomar medidas drsticas. Para combater a taxa de inflao, o governo tinha de reduzir o crdito aos empresrios, reduzir os gastos pblicos e diminuir as emisses de dinheiro e conter os salrios. Mas o governo s tomou medidas que prejudicavam os trabalhadores e os empresrios, os gastos pblicos continuaram altos e a poltica antiinflacionria fracassa mais uma vez.

O COLAPSO DO POPULISMO Joo Goulart perdia sua sustentao poltica. O Estado Populista por ele liderado mostrava-se incapaz de manter o papel de juiz nos conflitos de classes. As elites se mostravam insatisfeitas com a esquerdizao do pas. Esses grupos reagiam contra as manifestaes das massas trabalhadoras urbanas e rurais, dos estudantes e intelectuais de esquerda e dos comunistas em geral que pressionavam o governo pela realizao urgente das Reformas de Base. O momento era explosivo. As elites no se interessavam por um Estado Populista, e exigiam um governo forte, capaz de salvar a economia. A QUEDA DE GOULART A situao ficou insustentvel e irreversvel para Jango. Em 31 de maro de 1964, os generais Lus Carlos Guedes e Olmpio Mouro Filho sublevaram Minas Gerais e logo contaram com o apoio militar de outros estados e dos governadores de Minas, So Paulo e Guanabara. O governo desmoronou. Goulart abandonou Braslia e foi para o Rio Grande do Sul. O Senado declarou vaga a Presidncia, que foi assumida por Ranieri Mazzili, ento presidente da Cmara Federal. Os Estados Unidos reconheceram imediatamente o novo governo, que seria substitudo pelos militares. Isolado no Rio Grande do Sul, Jango percebeu a inutilidade da resistncia e asilou-se no Uruguai. Chegava ao fim a Repblica Populista; uma nova ordem seria implantada no Brasil.

PERODO MILITAR
DUROS E MODERADOS Com a queda de Joo Goulart, as Foras armadas assumiram o comando poltico do pas, intervindo nos poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. Os novos donos do poder estavam determinados a combater a corrupo e a subverso, frustrar o plano comunista de conquista do pas e defender as instituies militares. Estes eram divididos nas correntes, linha dura (Costa e Silva e Mdici) que pregavam a perpetuao no poder e os moderados (Castello Branco e Geisel) que queria a entrega do poder aos civis, assim que a corrupo e a subverso fossem extintas.

MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELLO BRANCO (1964-1967) Enquanto o novo governo era organizado, o Supremo Comando Militar preparava o Ato Institucional de nmero 1 (AI-1). Ele determinava: Suspenso por seis meses de garantias de vitaliciedade e estabilidade em empregos pblicos; Direito do presidente de cassar ou suspender mandatos por 10 anos; Propostas de emendas pelo presidente e poder de decretar estado de stio.

Com isso, diminua-se o poder do Legislativo e aumentava o poder do Executivo. Dois dias depois, Castello Branco assume a presidncia. O novo governo valia-se e afirmava-se do fortalecimento do Executivo e da idia de segurana nacional. Foi feita uma operao limpeza que teve incio com inquritos policialmilitares, intervenes em sindicatos, prises, cassaes e suspenso dos direitos polticos de Joo Goulart, Leonel Brizola, Juscelino Kubitschek, Jnio Quadros e outros. O governo de Castello Branco que comeou com a idia de ser devolvido aos civis num curto espao de tempo, foi prorrogado at 1967 pela Emenda Constitucional. Em 1965 nas eleies para governador, dois aliados de JK tiveram xito, o que originou medo de uma ameaa ao regime. Com isto foi colocado em prtica o AI-2: Eleies indiretas para presidente; Extino dos partidos polticos; Direito de dissoluo do Congresso, Assemblias e Cmaras.

Nesse nterim, o governo autorizou a criao de apenas dois partidos: Aliana Renovadora Nacional (ARENA) e o Movimento Democrtico Brasileiro (MDB). Ambos no representavam as verdadeiras aspiraes populares. Em 1966 foi criado o AI-3, onde eram estabelecidas eleies indiretas para governadores e prefeitos de cidades consideradas de Segurana Nacional. Em 1967 foi promulgada nova Constituio, embasada no AI-4.

GENERAL ARTUR DA COSTA E SILVA (1967-1969) Agitaes polticas e sociais levaram o regime a um fechamento. Crescia o ressentimento popular e a oposio ao regime. Passeatas estudantis e greves de sindicalistas eram reprimidas com assaz violncia. Ao tomar posse, Costa e Silva j tinha um poderoso Executivo garantido pela Lei de Imprensa e Lei de Segurana Nacional. Instrumento que o fazia forte e cada vez mais com uma oposio radical. Como a oposio crescia dentro tambm do prprio Congresso, Costa e Silva, dissolveu-o, e decretou o AI-5, iniciando um dos mais obscuros perodos de nossa histria. O AI-5 conferia ao presidente: Intervir nos estados e municpios; Decretar estado de stio por prazo indeterminado; Fechar o Congresso por prazo indeterminado; Novamente cassar mandatos e suspender por 10 anos os direitos polticos do cidado; Demitir ou reformar oficiais militares.

A imprensa ficava proibida de publicar qualquer notcia sobre movimentos operrios, estudantis e de criticar o regime. Com o afastamento de Costa e Silva por doena, o pas foi governado por uma junta militar, que outorgou a Emenda Constitucional de 1969, que: Ampliava o mandato do presidente para 5 anos; Somente a ele competia extinguir o AI-5; Priso perptua e pena de morte em caso de guerra subversiva ou revolucionria;

Fidelidade partidria, para evitar que deputados da ARENA votassem contra o governo.

A junta foi substituda por Mdici.

GENERAL EMLIO GARRASTAZU MDICI (1969-1974) O governo Mdici foi o mais autoritrio e repressor. Em seu governo ocorreram vrias prises, torturas e seqestros de pessoas consideradas subversivas. Por outro lado, grande parte da sociedade civil, principalmente as classes mdias, apoiava o governo, devido s vantagens obtidas como o crescimento econmico do perodo, a abertura de crdito bancrio, o acesso aos bens de consumo durveis, etc. Alm disso, a sociedade civil num todo, vivia mal informada, pois a censura determinava previamente o que deveria ser veiculado pela imprensa. A esquerda, clandestina e dividida radicalizou em vrias aes atravs da luta armada. Organizou vrias guerrilhas urbanas e rurais e passaram a praticar o terrorismo de esquerda, com assaltos a banco, ataques a quartis e seqestros de diplomatas, que eram soltos em troca de presos polticos. A partir da, os rgos de segurana passaram a ter plena liberdade de prender, interrogar e qui torturar qualquer suspeito de subverso. Assim, com a morte, priso ou exlio de seus principais lderes, a luta armada foi extinta.

POLTICA ECONMICA Quando Castello Branco assumiu, a crise econmica era to grave que a inflao beirava os 100% e fornecedores internacionais negavam-se a vender a crdito produtos essenciais, como petrleo, e o Brasil no tinha reservas em dlar para import-los. Com sua poltica econmica, o governo reduziu a inflao atravs de: Controle do crdito; Reduo das despesas no-essenciais; Aumento dos impostos e o arrocho salarial.

Os trabalhadores alm do arrocho, sofriam com a perda da estabilidade empregatcia (criao do FGTS) e com a proibio de greves. A poltica econmica ento recuperou a credibilidade internacional, que permitia novos emprstimos e investimentos estrangeiros. Costa e Silva visava, assim como o antecessor, o crescimento da produo sem os efeitos da inflao, para isso o Estado aumentou a interveno na economia e na poltica salarial. O ento ministro da Fazenda Delfim Netto, criou um plano econmico antiinflacionrio e desenvolvimentista. Ele encontrou condies favorveis para crescer, pois Castello Branco entregou o governo com uma poltica econmica mais estvel.

A entrada de capitais e investimentos externos aumentou, os credores aceitaram a renegociao da dvida externa e ampliaram o prazo para o pagamento das parcelas. O governo aumentou a arrecadao de impostos, com isso obteve mais recursos para ajudar economicamente a indstria. O crdito aos empresrios foi recuperado pelo arrocho salarial. Isso garantiu maiores lucros aos empresrios, estimulando-os a investir e ampliar suas empresas. No obstante, o crescimento econmico no impediu a queda do poder de compra das camadas populares, devido ao achatamento dos salrios. O extraordinrio crescimento da economia nacional no fim do governo Costa e Silva e incio do governo Mdici ficaou conhecido como o milagre econmico. Foi uma poca de euforia, crescimento geral da economia, em especial da indstria, que gerou novos empregos, possibilitando o desenvolvimento de outros setores econmicos e aumento da arrecadao do Estado atravs dos impostos. A construo de obras gigantescas, que consumiam somas fabulosas do capital obtido pelo governo atravs de emprstimos externos, era uma das bases do milagre. A construo da ponte Rio - Niteri um exemplo destas obras nababescas. Devido aos estmulos dados pelo governo, o nmero de multinacionais aumentava consideravelmente. O comrcio exterior crescia e o Brasil tornava-se uma potncia entre as grandes economias do mundo. As classes mdias tambm se valeram do crescimento, pois muitas pessoas enriqueceram e puderam melhorar sua qualidade de vida contribuindo para o extraordinrio crescimento da produo industrial de bens de consumo durvel, J as classes trabalhadoras no degustavam do nctar do milagre econmico, a no ser como mo-de-obra assalariada. Para que o crescimento industrial no parasse, o Brasil dependia de grandes investimentos em infra-estrutura, da importao de mquinas sofisticadas, equipamentos indstrias, combustveis e de emprstimos externos, o que jogou o pas no crescente turbilho da dvida externa, que em 1974 j era de quase 13 bilhes de dlares. No final do governo Mdici, j se fazia sentir a falncia do milagre econmico, pois o petrleo entrou em crise e a OPEP triplicara o preo do combustvel. Ao tomar posse, Ernesto Geisel deparou-se com a inflao em processo de acelerao, alm disso, a escassez e o aumento do preo do petrleo deram incio a uma crise energtica nunca dantes testemunhada. Porm Geisel conseguiu contornar o problema, transformando o lcool como combustvel alternativo. A crise do petrleo continuava a brecar o desenvolvimento da economia, mas por menor que fosse novamente o crescimento se deu pela entrada de emprstimos externos, o que provocou a acelerao da inflao e o aumento da dvida externa, que j alcanara 43,5 bilhes de dlares. Geisel deixou como herana para o presidente Figueiredo, uma inflao galopante. Ento, assim como no governo Mdici (I PND), e no governo Geisel (II PND), o presidente Figueiredo tentou com o 3 Plano Nacional de Desenvolvimento (III PND), uma soluo para a crise e recuperar a economia do pas. A esperana de maior prosperidade renasceu, todavia o sonho de um novo milagre no aconteceu, e no incio dos anos 80, o Brasil conheceu uma de suas maiores recesses. O resultado poltico da crise econmica, iniciado com a falncia do milagre, foi a redemocratizao do pas, cujo processo levou a queda do governo militar.

GENERAL ERNESTO GEISEL (1974-1979) O presidente Geisel foi eleito indiretamente. Sua vitria significava a volta do poder dos castelistas (moderados), que desejavam a devoluo gradual do poder aos civis. Os castelistas entendiam que nenhuma sociedade poderia viver tanto tempo submetida a um rgido regime autoritrio e sem liberdade de expresso. Percebiam que a permanente falta de liberdade, o medo e a dominao repressiva impopularizavam o regime militar e poderiam gerar uma exploso social de conseqncias incalculveis. Sendo assim, foi iniciada uma lenta abertura poltica, o que exigia de Geisel, muita habilidade para convencer os duros da necessidade da restaurao do regime democrtico sem dividir os militares. Para Geisel, a abertura devia ser lenta, gradual e sem desgastes. Para tanto, evitou que a oposio obtivesse mudanas rpidas e criou condies para evitar a vitria de um candidato do MDB nas eleies presidenciais indiretas de 1978. Seu receio era oriundo das eleies legislativas de 1974, onde o MDB alcanou um grande aumento do nmero de parlamentares. Para desgastar a oposio, Geisel criou medidas polticas donde se destacaram: Novas cassaes de mandatos; Aprovao da Lei Falco, em 1976, que limitava a propaganda eleitoral; O Pacote de Abril, determinando que um tero dos senadores no fosse eleito, mas escolhido pelo governo, que ficaram conhecidos como senadores binicos. O ponto alto da abertura poltica foi sem dvida, a extino do AI-5 em 1978 por, Geisel. No mesmo ano, a vitria da oposio nas eleies fez o governo concluir que era necessrio acelerar o processo de redemocratizao. Entretanto o sucessor de Geisel tambm foi eleito indiretamente, pelo colgio eleitoral, composto pelo Congresso e por representantes das Assemblias Legislativas e das Cmaras Municipais.

GENERAL JOO BAPTISTA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO (1979-1985) Ao tomar posse, Figueiredo encontrou uma sociedade ansiosa pela redemocratizao, que estava ameaada pela direita e pelas agitaes sociais. O regime militar foi desafiado pela ecloso de centenas de greves causadas pelo achatamento salarial, pela alta inflao e pela queda do poder de compra dos trabalhadores. Entre essas greves, destacou-se a dos metalrgicos do ABC paulista, sob o comando da Luiz Incio Lula da Silva, e com o apoio da Igreja. Essa negociao direta entre trabalhadores e empresrios, contrariava a norma pela qual a poltica salarial era nica e exclusivamente de competncia do governo Federal, fazendo com que o governo perdesse o seu papel de mediador. Mais um sintoma da redemocratizao foi a criao da Campanha Nacional Pr-Anistia. O governo Figueiredo atendendo essa campanha, decretou uma anistia geral aos condenados por crime poltico e aos acusados de prticas de tortura, foi uma anistia ampla, geral e irrestrita. Prosseguindo com as medidas redemocratizastes o governo: Decretou a extino da ARENA e do MDB, e a criao de novos partidos: PMDB, PDS, PT, PDT, PTB e etc.; Restabeleceu as eleies diretas para governadores dos estados, em 1980; Extinguiu os Senadores binicos.

A reao da direita radical e as Diretas-J Esta liberao poltica no agradou alguns setores mais radicais da direita, que reiniciaram a ao terrorista, o que, contudo, no conseguiu deter o processo de redemocratizao. Em 1983 comeou a campanha Diretas-J. Sob a liderana do PMDB, a campanha ganhou as ruas e mobilizou milhes de pessoas, e importantes polticos como Tancredo Neves, Ulysses Guimares, Teotnio Vilela, Franco Montoro, Leonel Brizola, Lula entre outros. A mobilizao popular levava a crer que as eleies presidenciais seriam diretas, mas o Congresso Nacional, pressionado pelo governo, rejeitou a Emenda Dante de Oliveira, que restabelecia as eleies diretas para presidente e vice em 1985. Por essa razo, a eleio foi realizada de forma indireta pelo Colgio Eleitoral, mas nessa eleio no houve a escolha de um militar pelo presidente em exerccio. Neste pleito, duelaram Paulo Maluf (PDS) partido do governo- e Tancredo Neves (PMDB-PFL) aliana democrtica- saindo-se este ltimo vitorioso ao lado de Jos Sarney ao final do escrutino. Naquele momento, fazia-se a transio, sem traumas, do poder militar para o civil.

NOVA REPBLICA E BRASIL NOVO


TANCREDO NEVES Foi o primeiro presidente civil depois de 21 anos de regime militar. No chegou a tomar posse. Eleito aos 74 anos e com a sade precria, Tancredo no interrompeu as atividades do perodo ps-eleitoral, mesmo doente, com receio de que alguns polticos e militares se aproveitassem do fato para no entregar o poder ao vice, Jos Sarney. Com a impossibilidade de Tancredo, estabeleceu-se a dvida. Quem deveria tomar posse at que Tancredo melhorasse? O vice Jos Sarney ou o presidente da Cmara Ulysses Guimares? Pela Constituio seria o vice. Entretanto, como Tancredo no havia assumido oficialmente o governo, alguns polticos e juristas defendiam a idia de que o sucessor deveria ser Ulysses Guimares. Ele, no entanto, no aceitou a proposta e liderou o movimento pela posse de Sarney. Em 21 de abril de 1985 morre Tancredo Neves. O pas, consternado e apreensivo no acreditava que Sarney fosse capaz de atender s expectativas de sociedade.

JOS SARNEY (1985-1989) Apesar da descrena sobre a capacidade de Sarney, havia consenso de que o regime democrtico era o ideal para atender as aspiraes sociais. Por esse consenso, Sarney enviou ao Congresso em 1985, uma srie de medidas democratizantes que viraram leis. Destacando-se: Restabelecimento de eleies diretas para presidente, vice, e prefeitos das capitais, reas de segurana; Liberalizao das atividades sindicais; Direito de voto aos analfabetos; Legalizao dos partidos comunistas;

Fim da Lei Falco.

Apesar da normalidade democrtica, a Nova Repblica conheceu a prtica do fisiologismo, que melhor se traduz como dando que se recebe e a prtica do nepotismo, que consiste na nomeao de parentes por parte de parlamentares, prefeitos e governadores para ocupar cargos em empresas pblicas. Em 1988 foi promulgada na Constituio. Esta demorada em sua elaborao e conservadora demais, gerou desencanto e descrdito quanto real eficcia das transformaes do pas. No obstante, significativas mudanas no quadro poltico e social do Brasil ocorreram. Destacam-se: O presidente no pode baixar decretos-leis; Garante-se aos ndios a posse da terra que j ocupam tradicionalmente, e compete Unio demarc-las e proteg-las; As propriedades rurais que no estiverem cumprindo sua funo social podem ser desapropriadas pelo governo, mediante indenizao prvia; As propriedades rurais produtivas no podem ser desapropriadas; O voto ser facultativo dos 16 aos 18 anos e obrigatrio dos 18 aos 70; Afirma-se o direito de votos aos analfabetos; Constitui crime a prtica do racismo; So assegurados ao trabalhador e liberdade sindical e direito de greve, exceto para servios essenciais; Frias remuneradas, acrescidas de um tero do salrio; Os direitos trabalhistas aplicam-se tanto para os trabalhadores urbanos quanto para rurais e domsticos; Jornada de trabalho de 44 horas semanais. Hora-extra, ser pago com 50% a mais do valor da hora normal.

POLTICA ECONMICA Sarney assumiu a presidncia com a economia em crescimento. Contudo, teve de enfrentar graves problemas sociais decorrentes dos pagamentos dos juros da dvida externa que atingiu os 10 bilhes de dlares e a inflao de 450% ao ano. Era preciso combater a inflao sem diminuir o ritmo do crescimento. Reivindicaes da massa trabalhadora resultaram em greves que atingiram o pas entre 1985 e 1986. Diante desse quadro, o ministro da Fazenda, Dlson Funaro, lanou o plano Cruzado, que determinava: Congelamento dos preos; Extino da correo monetria; Reajuste automtico dos salrios, sempre que a inflao acumulada alcanasse 20%; Substituio do cruzeiro pelo cruzado na proporo de 1000:1; Criao do seguro-desemprego.

O plano gerou uma euforia nacional, e os responsveis por ele, se transformaram em heris populares. O povo, a convite do governo, fiscaliza os preos e denunciar o desrespeito ao congelamento, chegando at a depredar estabelecimentos comerciais infratores. A inflao reduziu-se drasticamente e aumentou consideravelmente o poder

de compra das classes trabalhadoras. Contudo, a falta de tica de alguns empresrios e a euforia consumista devido ao congelamento dos preos e ao aumento da renda dos trabalhadores assalariados, geraram srios problemas, um deles foi a falta de produtos nos supermercados e no comrcio em geral, por causa do excesso de consumo e pelo fato de muitos empresrios esconderem os produtos para vend-los por um preo maior. Para garantir uma alta porcentagem de lucro, muitos empresrios baixaram a qualidade das mercadorias. Muitas empresas tambm passaram a maquiar o produto, colocando novos rtulos e mudar o nome da marca para vend-los a um preo maior. O governo no tinha mecanismos para cobrir os abusos e coibir o consumismo, e aps 8 meses o plano fracassou, abrindo nova crise com uma inflao ainda mais forte. No governo Sarney houve moratrio, suspenso temporria do pagamento dos juros da dvida externa, que afetou negativamente a sua credibilidade internacional. A reao negativa obrigou o governo a recuar. Dlson Funaro foi substitudo por Lus Carlos Bresser Pereira, que elabora o plano Bresser, que tambm fracassou. Em 1989 o governo anunciou o Plano Vero, que tinha como base, o plano Cruzado, na tentativa de conter a inflao que beirava os 1000%. Desta vez, elevaram-se os juros bancrios para diminuir o excesso de consumo, uma das causas da elevao da inflao. Isto fez renascer a esperana de eliminao da inflao, mas o estigma do desaparecimento de mercadorias e a cobrana de gio persistiram. O Plano Vero tambm fracassou. Em 1989 ocorreria a sucesso de Sarney e a to sonhada escolha direta para presidente. A situao do pas era desastrosa. Descrdito do governo e dos polticos, greves at nos setores essenciais, instabilidade, violncia, misria, etc. Embora a situao econmica fosse catica, os candidatos no apresentavam programas de governo que solucionariam os problemas. No 1 turno das eleies, Fernando Collor, de famlia oligrquica alagoana e que tivera total apoio da TV Globo para transmitir sua falsa imagem de caador de marajs e defensor dos descamisados, saiu vitorioso. O 2 colocado foi Lula. Um oligarca e um operrio tiveram de disputar o 2 turno onde Collor saiu vitorioso com uma pequena vantagem. As esquerdas perdiam a oportunidade de ganhar uma eleio presidencial.

FERNANDO COLLOR DE MELO (1990-1992) No dia seguinte posse Collor imps nao um novo plano econmico. O plano Collor foi elaborado por uma equipe econmica liderada por Zlia Cardoso de Melo. Este determinava: Congelamento parcial e controle dos preos; Retorno do cruzeiro como moeda nacional; Pr-fixao dos salrios, aluguis e outros rendimentos; Extino de vrias empresas estatais e vrios rgos administrativos. Confisco de dinheiro das pessoas fsicas e jurdicas.

De acordo com o plano, as pessoas fsicas e jurdicas s poderiam retirar de suas contas correntes, poupanas e outras aplicaes, um valor mximo determinado pelo governo. O restante s seria resgatado alguns meses depois em 12 parcelas. O plano tambm fracassou. Zlia foi substituda por Marclio Marques Moreira, que tambm fracassou. O pas conhecia a maior recesso de sua histria. Ocorria queda de produo industrial, desemprego, falncias e concordatas.

Alm da recesso, do desemprego e da inflao, o desgaste da imagem de Collor foi acentuado pelos numerosos escndalos em seu governo. A mais famosa rede de corrupo foi o chamado esquema PC, liderado por Paulo Csar Farias, ex-tesoureiro da campanha de Collor. Alcemir Guerra foi acusado de superfaturamento em compras no ministrio da Sade. Antnio Rogrio Magri foi acusado de receber propina para liberar dinheiro do FGTS para a construo de uma obra pblica. Rosane Collor, esposa do presidente, era acusada de desviar dinheiro da LBA. As denncias se avolumavam. O irmo do presidente, Pedro Collor, denunciou as aes ilegais do esquema PC, por meio da qual traficava influncia, nomeava altos funcionrios do Estado e arrecadava milhes de dlares. A denncia explodiu como uma bomba, e foi criada uma CPI para investigar as acusaes. A CPI foi instaurada e constatou as acusaes contra PC, bem como suas vinculaes com o presidente. No mesmo ano de 1992 foram descobertas novas fraudes que envolviam Collor e PC. Na tentativa de justificar a origem do dinheiro nao, foi concebida a Operao Uruguai, que pretendia convencer que a origem do dinheiro vinha de um emprstimo feito por doleiros uruguaios. A farsa foi desmascarada. A punio aos culpados e a restaurao da moralidade, passaram a ser exigidos pela nao. Pedia-se o impedimento do presidente e a priso dos corruptos. A CPI descobriu que o dinheiro do presidente e de PC escapou ao confisco do Plano Collor e tambm pediu o impedimento do presidente. O processo foi aberto, fato indito na Amrica Latina. Mesmo aps a abertura do processo, as provas de corrupo se avolumavam, e Collor que ainda acreditava em sua volta presidncia, buscava engrupir a opinio pblica, declarando-se vtima e proclamando inocncia. Mas como o Senado aprovou o impedimento. O presidente ficou proibido de disputar eleies at 2000. O STF o denunciou por formao de quadrilha e corrupo, corrupo passiva, pelas quais foi indiciado at 1993.

ITAMAR FRANCO (1992-1994) Com o impedimento de Collor, Itamar assumiu o governo. Apesar das indecises e incertezas, o pas o respeitava como homem honesto. Havia uma crena geral que o Brasil tinha tudo para se salvar e restaurar a moralidade poltica. Contudo tudo, a recesso continuou, e sua imagem passou a ser de um homem despreparado para governar o pas. Os erros polticos, administrativos e econmicos, geravam incertezas quanto ao futuro do pas. Foi quando em 1993, Itamar nomeia Fernando Henrique Cardoso para ministro da Fazenda. Ao contrrio de todos os outros planos econmicos desde o milagre econmico, o de FH no fracassou. Nos primeiros momentos, o plano econmico foi cambaleante devido velhos hbitos, mas apesar de tudo, havia esperana no povo. FH deixou o ministrio para concorrer a presidncia de Repblica contra Lula, e o novo ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, defendeu a excelncia do plano e garantiu lev-lo adiante. O plano que em seu incio, por questes tcnicas comeou com a Unidade de Real valor (URV), passou a Real, e assim, aos poucos foi reconquistando a confiana da populao e principalmente dos investidores externos.

You might also like