You are on page 1of 4

O sistema nervoso composto pelo SNC e SNP.

. O SNC composto pela Medula Espinal e Encfalo, este por sua vez, formado pelo Crebro (Telencfalo e Diencfalo); pelo Cerebelo e pelo Tronco enceflico (Mesencfalo, Ponte, Bulbo). O SNP formado pelos Nervos (Espinais e Cranianos), pelos Gnglios e Terminaes nervosas. Principais funes do SN: Funo sensorial; funo integrativa (inclui processos de pensamento e a memria); funo motora. 2) Neurnio so clulas de conduo do estmulo nervoso. Partes: Corpo: ncleo e citoplasma. Dendritos: Prolongamentos pequenos e numerosos (transportam impulsos em direo ao corpo celular) Axnio: prolongamento nico, longo ou curto, que transporta impulsos para longe do corpo celular. Tipo de neurnios: de acordo com as funes na conduo dos impulsos, os neurnios podem ser classificados em: Neurnios receptores ou sensitivos (aferentes): so os que recebem estmulos sensoriais e conduzem o impulso nervoso ao SNC. Neurnios motores ou efetuadores (eferentes): transmitem impulsos motores (respostas ao estmulo). Neurnios associativos ou interneurnios: estabelecem ligaes entre os neurnios receptores e os neurnios motores. Neurnios: classificao morfolgica Podemos classificar os neurnios quanto sua morfologia, ou seja, a forma que assumem. Tal caracterstica pode ser observada de acordo com o nmero de extenses que saem do corpo celular. Desta forma temos: Neurnio Unipolar: Possui apenas um nico axnio saindo do corpo celular. Neurnios unipolares so raros. Geralmente so encontrados em invertebrados ou em processos embrionrios. Neurnio Bipolar: Possui dois axnios com origem em locais opostos do corpo celular. Esta configurao axnica encontra-se somente entre neurnios sensoriais, como por exemplo, em sistemas visuais, auditivos e olfativos. Gnglio coclear e vestibular, retina e mucosa olfatria Neurnio Pseudounipolar: Desenvolveram-se inicialmente como neurnios bipolares, mas eventualmente os dois axnios se unem formando um nico axnio que emerge do corpo celular. Este axnio divide-se em dois; um vai para o sistema nervoso perifrico, como por exemplo, receptores sensoriais ou fibras musculares. O outro vai para o sistema nervoso central, mais especificamente para a medula. Gnglios espinhais da raiz dorsal - Gnglios Sensitivos Neurnio Multipolar: Possui apenas um nico neurnio e vrios dendritos. Este o tipo de neurnio mais comum no sistema nervoso, tais como os neurnios piramidais e as clulas de Purkinje. 3) Plasticidade pode ser definida como qualquer mudana duradoura nas propriedades morfolgicas ou funcionais do crtex cerebral em resposta a mudanas ambientais ou leses. a adaptao funcional/estrutural minimizando ou revertendo os efeitos das leses ou das funes do SN. 1)

NEURGLIA (clulas da glia) Conjunto de clulas no neuronais, que garantem a infraestrutura para o funcionamento dos neurnios. Existem 5 tipos de Neurglia: Astrcitos: so as maiores clulas da glia, de sustentao; Controle da composio inica e molecular; Receptores influenciar atividade e sobrevivncia neuronal; Ps-vasculares; Junes comunicantes rede. Tipos de Astrcitos: Fibroso (substncia branca); Protoplasmtico (substncia cinzenta) OS ASTRCITOS ESTO ENVOLVIDOS EM DIFERENTES TIPOS DE PATOLOGIAS. Microglicitos (Microglia): Originam-se fora do SN. Atuam como macrfagos cerebrais; Sistema mononuclear fagocitrio do SNC; Citocinas; Remove os restos celulares em leses do SNC. A MICROGLIA EST ENVOLVIDA EM REAES INFLAMATRIAS NO SN. Oligodendrcitos: Produz a bainha de mielina no SNC. Clulas Ependimrias: Revestem as cavidades do SNC (Ventrculos). Produzem o Lquor. Clulas de Schwann: Produz a bainha de mielina no SNP. 5) A Bainha de Mielina tem como funo acelerar a velocidade da conduo do impulso nervoso. A diferena que no SNC ela produzida pelos oligodendrcitos e no SNP ela formada pelas clulas de Schwann. 6) Um neurnio tpico formado pelo corpo celular, dendritos, axnio e terminal axnico. 7) 8) Meninges espinais: membranas fibrosas que separam a medula espinal e as razes espinais da parede do canal vertebral. So elas: Dura-mter, Aracnide-mter e Pia-mter. Espaos entre as meninges espinais: Espao extradural (epidural ou peridural): entre o osso, tecido adiposo e a dura-mter. Subdural: entre a dura-mter e a aracnoide-mter. Subaracnideo: entre a aracnoide e a pia-mter (espao em que circula quantidade maior de lquor). 9) Cada nervo espinhal formado pela unio das razes dorsal (sensitiva) e ventral (motora), as quais se ligam, respectivamente, aos sulcos lateral posterior e lateral anterior da medula atravs de filamentos radiculares. 10) I- Nervo olfatrio: Sensitivo. Conduz impulsos olfatrios. II- Nervo ptico: Sensitivo. Conduz impulsos visuais. VII- Facial: Nervo misto. As fibras motoras fornecem impulsos relacionados expresso facial e liberao de lgrimas e saliva. Fibras sensitivas so responsveis por aspectos relacionados gustao. VIII- Nervo vestibulococlear: Sensitivo. Est relacionado ao equilbrio corporal e audio. X- Nervo vago: Misto. Relacionado aos batimentos cardacos, funcionamento dos pulmes e sistema digestrio, fala e deglutio. 11) 4)

12) O cerebelo dividido em anatomicamente em lobo anterior, posterior e lobo flculo-nodular. Tais lobos possuem as seguintes funes: Lobo anterior do cerebelo: Cerebelo espinal: regula o tnus dos movimentos grosseiros (marcha). Lobo posterior do cerebelo: Cerebelo cerebral: regula o tnus dos movimentos finos e assimtricos (mos fala). Lobo flculo-nodular: Cerebelo vestibular: controla o equilbrio. 13) As partes do tronco enceflico so: Mesencfalo, Ponte e Bulbo. Bulbo: responsvel pela propriocepo consciente (sentido de posio e movimentos) do corpo; possui centros associados ao equilbrio e audio (rea vestibular), deglutio, tosse, vmito, salivao, movimentos linguais, respirao e circulao. Ponte: possui centros associados mastigao, aos movimentos oculares, expresso facial, piscar dos olhos, salivao, equilbrio e audio. Mesencfalo: os colculos superiores esto relacionados com os rgos da viso e os colculos inferiores relacionados com os rgos da audio. 14) As partes do diencfalo com suas respectivas funes so: Tlamo: Sensibilidade: todos os impulsos sensitivos, antes de chegar ao crtex cerebral, passam em um ncleo talmico (com exceo dos impulsos olfatrios); Comportamento emocional; Motricidade. OBS: poro anterior (lmbica), intermediria (sensorial) e posterior (motora). Metatlamo: relao funcional com a via reflexa da viso, e com a via auditiva. Hipotlamo: Controle do SNA; regulao da homeostase; regulao do comportamento emocional; regulao do sono e da viglia; regulao da ingesto de alimentos; regulao da ingesto de gua; regulao da diurese; regulao do sistema endcrino. Subtlamo: importante na motricidade somtica. Epitlamo: contm formaes endcrinas e no endcrinas, sendo a endcrina mais importante, a glndula pineal, responsvel por sintetizar a melatonina, que controla o ritmo circadiano. 15) Lobos cerebrais: Frontal, Occipital, Temporal, Parietal e o Lobo da nsula. Giro pr-central: neste giro se localiza a rea motora principal do crebro (crtex motor). Giro frontal inferior: O giro frontal inferior do hemisfrio esquerdo o centro cortical da palavra falada. Giro ps-central: no giro ps-central que se localiza uma das mais importantes reas sensitivas do crtex, a rea somestsica. 16) O sistema lmbico a unidade responsvel pelas emoes; uma regio constituda de neurnios, clulas que formam uma massa cinzenta denominada de lobo lmbico. So algumas das partes mais importantes do sistema lmbico: Amgdala, Hipocampo (Envolvido com os fenmenos da memria de longa durao), Tlamo, Hipotlamo (Alm de seus papis no controle do comportamento, essas reas tambm controlam vrias condies internas do corpo, como a

temperatura, o impulso para comer e beber, etc), Giro Cingulado (sua poro frontal coordena odores, e vises com memrias agradveis de emoes anteriores. Esta regio participa ainda, da reao emocional dor e da regulao do comportamentto agressivo), Tronco cerebral (Regio responsvel pelas reaes emocionais; participa no s dos mecanismos de alerta, vitais para a sobrevivncia, mas tambm da manuteno do ciclo viglia-sono), rea tegmental ventral (Uma parte dele secreta dopamina), Septo (esta regio se relaciona com as sensaes de prazer). 17) Sistema nervoso autnomo a parte do sistema nervoso que est relacionada ao controle da vida vegetativa, ou seja, controla funes como a respirao, circulao do sangue, controle de temperatura e digesto. tambm o principal responsvel pelo controle automtico do corpo frente s modificaes do ambiente. O SNA dividido em duas partes: Sistema nervoso simptico (toracolombar) e o Sistema nervoso parassimptico (craniossacral).

You might also like