You are on page 1of 25

APOSTILA DE VDEOCASSETE

A IMPORTANCIA DO TREINAMENTO
O treinamento o conjunto de procedimento formais que uma empresa utiliza para facilitar a aprendizagem de seus funcionrios, de forma que sua conduta resultante contribua para a consecuo dos objetivos e fins da organizao. William Magehee e Paul W. Thayel Por meio do treinamento comunicamos habilidades, sistemas, idias, informaes, objetivos e atitudes. Bleick Von Bleicken O treinamento, como educao especia1izada, prepara o indivduo para o pleno desempenho de suas tarefas. O treinamento propicia maior produtividade no trabalho. Contribui para a melhoria do nvel profissional da categoria. O treinamento reduz o disperdcio de tempo durante o diagnstico de defeito de um aparelho, pois o tcnico "aprendeu" a raciocinar teoricamente cada defeito. Enfim, investir no treinamento investir na inteligncia. Parabns por ter tomado esta atitude. Desejo que voc tire o mximo proveito deste treinamento.

ALGUMAS SUGESTES DE COMO ESTUDAR


1 - Hbitos O estudante deve cultivar hbitos de estudar sempre no mesmo horrio e sempre no mesmo local. O hbito um convite para realizar alguma tarefa. 2 - Lugar importante ter um lugar cmodo para estudar. Voc deve ter uma mesa que contenha seu material de estudo (apostilas, esquema, papel e canetas coloridas para grifar a apostila e os esquemas). A posio correta para se estudar sentada numa cadeira com.o livro colocado numa superfcie plana com inclinao de 45. 3 - Motivao A motivao e o interesse so os maiores incentivos para a aprendizagem. Procure motivos pare estudar. Pense positivamente. Imagine as inmeras vantagens que podem ser tiradas do estudo. 4 - Perodo O melhor perodo para estudar o da manh. Para os profissionais, no entanto, este fica impraticvel. O perodo noturno seria a 2 opo (o perodo aps o almoo totalmente desaconselhvel). 5 - Descanso A cada hora de estudo, tire 10 minutos para descanso. A nossa memria diminui a capacidade de reteno com o transcurso do tempo de estudo. 6 - Sistema Utilize um sistema ou mtodo de estudar, por exemplo, anotando as palavras chaves em um caderno, grifando as palavras chaves da apostila ou fazendo resumos por escrito. Participe. Seja um leitor ativo. Em caso de dvidas, anote-as em um papel, Pode acontecer que a mensagem posterior esclarea, elucide, explique sua dvida. Mas claro, se a dvida no desaparecer, voc poder nos escrever e ns lhe responderemos com toda satisfao.

Introduo Vdeo Cassete


Em 1956, a AMPEX CORPORATION, da Califrnia, apresentou o 1 Sistema de vdeo cassete que eram feitas diretamente em fitas magnticas, pois at ento s se utilizavam pelculas cinematogrficas. Na figura 1 podemos ver como era feito o carregamento com este sistema desenvolvido pela AMPEX e aperfeioado posteriormente para os vdeos - tapes usado em televiso. O vdeo tape permite a reproduo da cena gravada logo aps a sua tomada, razo pela qual ele foi muito utilizado (e ainda hoje em dia) pelas emissoras de TV, para corrigir falhas 'e permitir a reutilizao da mesma fita por dezenas de vezes. No Brasil, o vdeo tape apareceu no incio da dcada de 60.

Anos depois, entravam no Brasil vrio, marcas de fitas, tais como a MEMOREX E MAXWELL. As figuras 2 e 3, ilustram estas fitas que eram basicamente usadas s pelas emissoras de TV. Em 1974 a SONY do Japo lanou o U-MATIC que um vdeo cassete profissional. Em 1975 a prpria SONY lanou o vdeo Betamax, para uso domstico. Em 1976 a JVC lanou no mercado mundial o vdeo VHS (vdeo Home Systens). Desde ento, a JVC vem sido lder nas evolues do vdeo cassete, conforme podemos acompanhar no quadro evolutivo da figura 4. Hoje, atingimos o auge da evoluo do VCR (vdeo cassete recorde, que doravante chamaremos apenas pela sigla VCR), com a implantao de inmeros recursos digitais e da alta resoluo obtida pelo Super-VHS. O formato VHS totalmente incompatvel com o formato BETAMAX, no Brasil, corno nos EUA, o formato VHS foi bem mais aceito e , portanto o formato pelo qual conduziremos este treinamento.

FORMATO
Estamos usando este termo para definir o tamanho fsico da fita. Automaticamente, o formato define o mecanismo, pois para cada tamanho de fita, teremos uma mecnica especfica.

ESPECIFICAES DO FORMATO V H S
Sistema de gravao: helicoidal com cilindro rotativo. Azimute: +6/ -6. Velocidade da fita em SP: 3,34 cm/seg Tempo normal de gravao: 2 horas Dimetro do cilindro: 62 mm Largura das pistas: 58 u Nota: u abreviao de mcron que vale 0,0001 milmetros. isto mesmo, em VCR trabalha-se na fita com espaos reduzidos, menores do que um fio de cabelo. Espessura da fita: 20 u Comprimento da fita T120: 246 metros - Largura, profundidade e altura do cartucho: 188 x 10 4 x 25mm Peso do cartucho: 285 gramas

BETAMAX
Sistema: tambor com duas cabeas Processo: varredura helicoidal (idem ao VHS) Velocidade da fita (SP): 40 mm/seg. azimute: +7 / -7 Dimetro do cilindro: 75 mm Largura da pista: 58 u Espessura da fita: 20 u Comprimento da fita T12 0: 150 metros L X P X A do cartucho: 156 x 96 x 25 mm Peso do cartucho: 200 gramas Alm dos formatos j mencionados, (vdeo tape U-Matic, VHS e Betamax), h ainda o formato VHS-C (compacto) e o 8 mm. Estes dois, por se tratarem de u tecnologia reconta, deixaremos para o final de nosso treinamento assim no confundiro os conceitos introdutrios.

SISTEMAS
O sistema define o processo de codificao' do sinal de croma. o sistema que satisfaz as condies locais de intercalamento entre sinais de luminncia e sinais de crominncia.

PADRES
Padro o conjunto de variveis regulamentadas para uma determinada regio. O padro define tanto o processo de varredura (sincronismo horizontal e vertical) como define a distribuio dos sinais quanto ao espectro (largura de faixa de vdeo, interportadora de Som, tipos de modulao, etc.). H no mundo 3 sistemas e inmeros padres. Os trs sistemas so: 1. NTSC (National Television System Committe), utilizado nos EUA, Japo, Coria do Sul, Canad, Mxico, etc.

2. PAL (PHASE ALTERNATING LINE),utilizado no Brasil o padro M (nada tem haver com PAL modificado, como muitos chamam; o sistema PAL nico, quer seja no padro M, I, N, etc.).

CARACTERSTICAS DO PADRO M
Sistema: PAL-Linhas com fases alternadas. Luminncia: Modulao em amplitude da portadora de vdeo. Crominncia: Dois componentes (R-Y) e (B-Y) que so transmitidos simultaneamente como bandas laterais de modulao em amplitude de duas sub - portadoras suprimidas de mesma freqncia e em quadratura de fase. Freqncia de croma: 3,575. 61149 MHz (abreviamos na prtica por 3,58 MHz). Fig. 01 Fig. 02 Fig. 03 Fig. 04 Fig. 05 Fig. 06 Separaro interportadora de udio: 4,5 MHz Banda Lateral principal: 4,2 MHz Banda lateral principal: 4,2 MHz Banda lateral residual: 0,75 MHz Banda lateral de croma: 1.3 MHz BURST: 9 ciclos (+ ou -2) Freqncia Horizontal: 15.734 HZ Freqncia Vertical: 60 Hz Largura de faixa de vdeo: 6 MHz Na figura 5 ilustramos os padres utilizado em alguns pases. interessante notar que o sistema NTSC tem o mesmo padro (M) que o nosso, apesar de o sistema ser diferente (o nosso PAL). Este detalhe muito importante na compatibilidade dos equipamentos de vdeo que o Brasil importa destes pases. Basta uma adaptao r.a seo de Croma e o equipamento se torna compatvel. oportuno frisar que todos os conceitos de televiso em cores so utilizados em videocassete, razo pela qual recomendamos ao treinamento que consulte livros e apostilas sobre Televiso colorida.

PROCESSOS DE GRAVAO E REPRODUO


Para compreendermos claramente como funciona o VCR, vamos estudar os princpios de gravao magntica e em seguida, extrapolaremos estes conceitos para o vdeo.

GRAVAO MAGNTICA
A gravao de um sinal eltrico em fita magntica conseguido atravs da ao da cabea magntica e do prprio deslocamento da fita.

A cabea magntica (figura 6) constituda de uma bobina enrolada numa pea magntica em formato de anel, com suas extremidades muito prximas, sem, contudo se tocarem, para formar o GAP ou entreferro. As peas polares do conjunto da cabea so feitas de material magntico de alta permeabilidade. O revestimento da fita feito de minsculas barras de im. Vamos conceituar alguns pontos sobre magnetismo e induo eletromagntica.

LINHAS DE FORA MAGNTICA


Existe um campo de atrao em volta de todo im, seja qual for a sua forma. Para representarmos esse campo magntico, utilizamos as linhas de fora magntica (so linhas imaginrias, ilustradas na figura 7). Supe-se que estas linhas saem do extremo ou pelo Norte e voltam pelo Sul. Os plos so regies dos ims onde as suas propriedades magnticas so bem acentuadas. A teoria do magnetismo exprime que todas as substncias so compostas de molculas, sendo estes pequenos ms. A figura 8 ilustra a constituio molecular de duas barras de ferro em diferentes estados de magnetizao. A fita magntica utiliza estes microscpios ms, feitos de um xido magntico (ferro, nquel, cromo e cobalto), que recobre a fita. A fita s se magnetiza sob a influncia de um fluxo magntico externo que orienta os elementos magnticos da fita numa nica direo. Quanto maior o fluxo magntico mais forte ser a regio magnetizada da fita. Quanto menor o fluxo magntico mais fraco ser a regio magnetizada da fita. A figura 9 ilustra o sentido das linhas de fora magntica em uma cabea de vdeo (que no deixa de ser um eletrom).

INDUO ELETROMAGNTICA
A induo eletromagntica refere-se fora ele tromotriz gerada devido ao movimento relativo de um condutor em um campo magntico. O condutor pode mover-se enquanto o fluxo se mantm estacionrio, ou o campo magntico pode mover-se enquanto o condutor se mantm estacionrio. Seja qual forem os casos, se o condutor cortar ou for cortado por um campo magntico, cria-se uma fora eletromotriz. Se o condutor fizer parte de um cira que envolvem o condutor, no qual, aparecer devido a isso, uma fora eletromotriz induzida. h ao que causa esta fora eletromotriz induzida denomina-se auto-induo. Estes so os princpios da gravao magntica seja ela para udio, vdeo ou informtica.

FITA MAGNTICA
A fita magntica constituda por uma base de celulide onde depositada uma pelcula (bem fina) de material magntico. A distribuio dos elementos magnticos em uma fita virgem aleatria, como indica a figura 12. Como j vimos fita s se magnetiza sob a influncia de um fluxo magntico externo que oriente os elementos magnticos da fita numa mesma direo. Este fluxo magntico deve ser bastante intenso pois isto tornar a gravao mais intensa, melhorando a qualidade. Esta qualidade chamada de relao Sinal-Rudo (S/R). Esta relao expressa o quanto de rudo est contido num determinado sinal. O rudo existe e inevitvel. Mas o sinal gravado deve superar este nvel de rudo. As fitas de VCR possuem uma qualidade bem superior quelas utilizadas em K-7 de udio. Justamente com o propsito de minimizar os rudos. Fig. 07 Fig. 08 Fig. 09 Fig. 10 Fig. 11

CURVA DE HISTERESI
Na figura 13 ilustramos a curva de Histeresi que representa o comportamento da orientao dos elementos magnticos quando lhe aplicado um campo externo. Quando o material magntico da fita de gravao est diante do GAP ou entreferro da cabea, ele sofre a magnetizao inicial (curva da figura 14). Caso esta curva no seja linear, ocorrer uma forte distoro no

sinal gravado. Para evitar este inconveniente, deve-se utilizar somente a regio linear da curva, alm de se aplicar uma corrente CA com uma freqncia bem superior quela que vai ser gravada, chamada de freqncia de BIAS ou de polarizao. A figura 15 ilustra o processo de gravao de udio. Naturalmente, o processo em vdeo um pouco mais complexo devido alta freqncia que o sinal contm. Mas isto veremos daqui a pouco. Fig. 12 Fig. 13 Fig. 14 Fig. 15

CABEOTE DE VDEO
A pouco comentamos que em vdeo, devido aos sinais de alta freqncia, o processo de gravao um pouco mis complexo. Vamos estud-lo. As cabeas utilizadas nos gravadores de fita so constitudas em um formato de anel. O anel ferromagntico no tachado. Ele possui uma abertura denominada de GP ou Entreferro. Veja a figura 16. Na figura 17 mostramos o princpio de construo de uma cabea de vdeo. Ao se aplicar o sinal CA de vdeo na bobina da cabea, ser produzido um campo magntico no ncleo de ferro e no GAP. Ao passar a fita sob o GAP (figura 18), o campo magntico ficar concentrado nas partculas magnticas da fita. Nessas condies, deslocando a fita com uma velocidade constante, produz-se a gravao pela orientao das partculas magnticas da fita, conforme ilustra a (figura 19). No processo inverso, temos o efeito da reproduo. Quando a fita gravada se desloca nas proximidades do GAP, o movimento dos pequenos ims ir produzir um campo magntico, o qual ser induzido na bobina da cabea. Assim, nos seuts terminais ser obtido um sinal AC correspondente ao sinal de vdeo contido na fita. A figura 20 ilustra o processo de leitura ou de reproduo. Fig. 16 Fig. 17 Fig. 18 Fig. 19 Uma diferena fundamental entre cabea de vdeo e cabeote de udio, est na freqncia de atuao. Em udio, trabalhamos no mximo em 20 KHz (200 vezes mais alto). Se lembrarmos que o comprimento de onda (LAMBRA) est relacionado com a freqncia, deduziremos que a abertura do GAP e a velocidade da fita so diferentes entre udio e vdeo. O comprimento de onda (cm) igual velocidade da fita (cm/seg.) dividido pela freqncia do sinal em Hertz. A figura 21 serve de apoio visual para estas explicaes. Em udio, a fita se desloca 4,75 cm por segundo, as cabeas giram e o GAP de cada cabea da ordem de 0,3 mcrons. Portanto, a cabea de vdeo possui um GAP bem menor por dois aspectos: 1 - diminuindo-se a abertura do GAP, aumenta-se o limite mximo de freqncia. 2 - aumentando a velocidade com que a fita se desloca, estende-se o limite mximo de freqncia.

GRAVAO AZIMUTAL
Alm de todos os conceitos estudados at aqui so utilizados dois mtodos de gravao. So eles Azimutais e Helicoidais. Azimute o termo usado para descrever a inclinao do GAP da cabea. O mtodo de gravao Azimutal consiste em fazer com que cada cabea tenha Azimute diferente. Assim, em um VCR de duas cabeas, cada uma ter Azimute diferente (+6 e -6). O mtodo Azimutal utilizado para eliminar o CROSSTALK de luminncia. A figura 22 ilustra o efeito CROSSTALK, que o cruzamento de pistas de vdeo. Numa fita gravada por uma cabea cujo GAP possua um Azimute de +6, s poder ser lida por outra cabea de igual Azimute. Caso contrrio, o sinal se auto-cancelar. Se a fita deslizar sobre a cabea com Azimute correto, as transies da regio Norte e Sul iro coincidir exatamente com a inclinao da GAP, captando perfeitamente o sinal. Fig. 20 Fig. 21 Fig. 22

A figura 23 ilustra o Azimute incorreto e correto. Por terem Azimute diferentes uma cabea da outra, assegurado que a cabea de vdeo A leia somente a pista A enquanto que a cabea de vdeo B leia somente a pista B.

GRAVAO HELICOIDAL
Em udio, a gravao linear, ou seja, a cabea fixa e fita se desloca sobre ela. Em vdeo a gravao helicoidal, ou seja, a FITA se desloca sobre as cabeas que giram a uma certa velocidade, produzindo pistas gravadas transversalmente fita. Os movimentos da fita somados ao movimento giratrio das cabeas resultam em uma velocidade relativa satisfatria para registrar altas freqncias. Esta velocidade relativa de aproximadamente 10 metros por segundo (a fita se desloca 3,34 cm por segundo e o cilindro com as cabeas de vdeo gira a 1800 R.P.M.). Tudo isto foi projetado para poder registrar todo o espectro do sinal de vdeo que da ordem de 4 KHz. A figura 24 mostra as cabeas relativas. A figura 25 ilustra em detalhes o tambor (cilindro) rotativo conectado diretamente ao motor do cilindro que gira em 18 00 RPM. As duas cabeas de vdeo esto montadas sobre um cilindro, situadas a 180 uma da outra. A posio deste cilindro tal que, quando ele posto a girar, as cabeas A e B traam pistas em diagonal. A fita envolve metade do cilindro. Isto faz com que, enquanto a cabea A varre a pista A, a cabea B permanece fora da pista. O mesmo ocorre com a cabea B. A durao de uma volta do cilindro de 33,33 milesegundos (um campo varrido em 16,66 milesegundos). Em cada pista diagonal gravada (figura 26) existe um campo de sinal de vdeo, gravado. Um campo corresponde metade das linhas do TV (525:2 = 262; 5 linhas). Um quadro corresponde informao da pista A mais a pista B. Logo, um quadro a soma do campo A (linhas mpares) com o campo B (linhas pares). Fig. 23 Fig. 24 Fig. 25 Fig. 26 Mais detalhes sobre a fita, cabeas de vdeo e mecanismo, estudaremos na lio 2 junto com o tema servo.

DIAGRAMA EM BLOCOS DO VIDEOCASSETE


Baseado no diagrama em blocos da figura 27, a arquitetura bsica de um VCR pode ser dividida nas seguintes partes: - udio - Luminncia (Y) - Crominncia - Servo - Mecanismos Fonte (sistema de controle) Explorando mais sua teoria, precisamos estudar a anlise sistemtica dos blocos ou estgios da seguinte forma: - Gravao udio - Reproduo udio - Gravao Y - Reproduo Y - Gravao Croma - Reproduo Croma - Servo Cilindro - Servo Capstan - Mecanismo Superior - Mecanismo Inferior - Fonte - Sistema de Controle (Syscon) - Microprocessador

A partir de agora, estudaremos detalhadamente estgio por estgio do vdeo cassete. No falaremos nem em marca e nem em modelo, pois o diagrama em blocos serve para qualquer VCR novo ou antigo, nacional ou importado. Um aviso importante: quando chegarmos, na seo de croma, abordaremos dentro do sistema NTSC. Haver um tema reservado sobre PAL-M e transcodificao. Somente depois que o treinando estiver entendido todo o funcionamento em blocos (estgio por estgio) do VCR que passaremos a analisar esquemas eltricos. A, ento, destacaremos a ttulo de exemplos, a algumas marcas e modelos de VCR. No se podo analisar esquema som antes compre der o funcionamento terico dos estgios que compe o VCR. Outra coisa, para uma boa reparao, ser necessrio que voc conhea as funes de cada estgio a fim de poder diagnosticar um defeito, correlacionando sintomas com o funcionamento de cada estgio. Portanto, podemos garantir que ser muito proveitoso este estudo. Fig. 27

DIAGRAMA EM BLOCOS DA GRAVAO DIAGRAMA EM BLOCAS DA REPRODUO


Na figura 28 temos o diagrama em blocos genrico da gravao, sinal de antena, tanto VHF como UHF injetado no "tuner" onde ele tem as mesmas funes que o "tuner" de um televisor, ou seja, fazer a sintonizao do canal desejado, amplificar e distribuir para os circuitos de vdeo s que no vdeo cassete o sinal vai passar por filtros e cada filtro vai direcionar uma parcela do sinal para uma determinada seo, assim ns teremos a seo e gravao de luminncia, a seo de gravao de croma, sendo que cada um ira adequar os seus sinais parai o processo de gravao. Uma vez que os dois sinais estiverem preparados, eles sero injetados nas cabeas rotativas de vdeo. Paralelamente a isto, temos o estgio EE que o estagio de monitorao. Este estagio processa o sinal de vdeo composto. O sinal de vdeo composto contm as informaes de luminncia, crominncia e todos os sinais de sincronismo necessrios para a varredura da imagem. Todos esses sinais sero monitorados, dai a razo de ele se chamar EE, ou seja, Eltrico para Eltrico, j que durante a gravao ns vamos monitorar no o sinal que est indo na cabea e sim o sinal proveniente do "tuner". . Este sinal, depois de amplificado ser injetado no conversor: ou modulador de RF que ir preparar o sinal com uma portadora para ser aplicado a entrada de antena do televisor. O conversor de RF trabalha nas freqncias para o canal 3 ou 4 do televisor. Na figura 29 temos um diagrama em bloco mais detalhado da seo do "tuner". Inicialmente temos o amplificador de RF, cuja funo amplificar o sinal sintonizado que foi recebido pela antena na faixa de VHF ele cobre os canais 2 a 13 e na faixa de UHF ele cobre os canais 14 a 83, seja qual for o canal sintonizado, este amplificador ir reforar um deles. Em seguida nos temos o conversor cuja funo fazer um batimento, uma mistura entre o sinal sintonizado e amplificado pelo amplificador de RF com o sinal produzido pelo oscilador local. O resultado deste batimento ou desta mistura ir produzir a freqncia intermediria de 4 5,75 MHz. Esta Fl contm a portadora de vdeo amplificada e neste estgio o sinal receber uma sensibilidade e urna seletividade. A sensibilidade a capacidade de amplificar sinais mais fracos e a seletividade a capacidade filtrar e eliminar os sinais adjacentes, ou seja, os sinais no pertencentes aquele canal. Apos a FI o sinal injeta do ao detetor de vdeo cuja funo eliminar a portadora de RF e produzir apenas o sinal de imagem que uru sinal em amplitude modulada. Logo apos o detetor temos uma amostra do sinal que vai at o circuito denominado AGC. O AGC (Controle Automtico de Ganho) tem por funo estabilizar o ganho do amplificador de FI, fazendo com que o sinal esteja sempre com uma amplitude constante, livro de flutuaes no seu ganho. Enquanto esta sendo feito a estabilizao do sinal da FI, um circuito denominado AFT (Controle Automtico de Sintonia).esta estabilizando o ganho da componente de RF, presente no amplificador de entrada. Desta forma, permite-se um ganho estvel em toda seo do "tuner". Na figura 30, temos um "tuner" que utiliza o sistema VARICAP, neste caso o oscilador local 5 formado por um diodo de capacitncia varivel. Atravs de um circuito denominado PLL (Elo travado por fase) que e um circuito digital, conseguem-se estabilizar com mxima preciso a freqncia do oscilador local. Foi acrescentado tambm um filtro de nome SAW, cuja funo permitir que somente a freqncia de 45,75 - MHz passe para o bloco FI.

Trata-se sem dvida de um circuito de extrema preciso atualmente utilizado nos aparelhos de vdeo cassete. Na figura 31, temos mais detalhes sobre este diodo de capacitncia varivel. medida que a tenso reversa vai aumentando, vai diminuindo a capacitncia. Desta forma os ajustes so feitos todos por meio de tenso. A tenso de sintonia , denominada de VT. Ate aqui, o circuito de vdeo cassete 5 compatvel com o circuito de um televisor colorido. Na figura 32, temos agora a continuao do diagrama em bloco. Fig. 28 Fig. 29 Fig. 30 Fig. 31 O sinal proveniente do detetor de vdeo, ou tambm o sinal proveniente da entrada Vdeo - In, ele uma informao em amplitude e contem como j dissemos o sinal de imagem formado por luminncia, crominncia e as informaes do sincronismo. Atravs de filtros ser separado cada um desses sinais. Um filtro passa baixa, separa a componente correspondente ao sinal de luminncia. Esse sinal contm as informaes de preto, cinza e brancas da imagem, alm tambm da informao de sincronismo. Esses sinais sero processados pelo circuito denominado REC Y atravs de um filtro passa alta separada a componente de croma que contem as informaes coloridas da imagem. Tambm ser processado separadamente pelo circuito denominado REC-CROMA. O estgio EE, conforme j mencionamos, o estgio de monitorao e dele que so retiradas as informaes de sincronismo que serviro para processamento e referncia da seo de croma que ser feito pelo sincronismo horizontal o da seo do servo que ser feita pelo sincronismo vertical. Na sada do estagio EE temos uma amplificador de vdeo que ir reforar o sinal de tal forma que ele possa excitar um outro vdeo cassete ou um televisor que tenha a entrada "vdeo - in". Esta sada corresponde ao vdeo OUT. O conversor de RF esta ligado tambm na sada deste amplificador de vdeo. Passaremos agora a analisar os estgios de gravao de luminncia. Vamos nos reportar a figura n. 33. Atravs do filtro passa baixa retirada parcela correspondente a luminncia do sinal de vdeo compsto. O primeiro estgio o AGC, cuja funo estabilizar o ganho mantendo uma relao sinal/rudo a mais perfeita possvel. Em seguida o sinal de luminncia ser equalizado. Este processo ser feito pelo estgio denominado pr nfase, cuja funo reforar em 12 decibis positivos as altas freqncias pertencentes ao sinal de luminncia. Estas altas freqncias correspondem s partes mais brancas da imagem. Na figura 34 podemos ver um grfico que ilustra esta nfase. Podemos perceber que medida que a freqncia vai aumentando o destaque que dado em amplificao tambm vai aumentando. Fig. 32 Fig. 33 Fig. 34 O prximo estgio denominado de "clipador". O termo do ingls e denominado por WD correspondente a White e dark respectivamente corresponde ao corte do nvel excessivo de branco e corte do nvel de escuro. Podemos lembrar que o nvel de escuro nada tem a ver com o nvel de preto. Conforme a figura 35 o nvel de escuro corresponde a uma informao que est abaixo do nvel de preto. Em vdeo cassete o nvel de escuro invisvel, ou seja, ele contm apenas a informao de sincronismo e nos no vemos o nvel de sincronismo. Pela figura 35 podemos observar que devido a pr-nfase que o sinal sofreu houve rudos que ultrapassaram os limites superior que corresponde ao branco e inferior que corresponde ao sincronismo. Para evitar que estes rudos interfiram na imagem eles sero eliminados pelo estgio "clipador". O sinal de vdeo que era modulado em amplitude aps passar pelos circuitos AGC, Pr-nfase e cripador, aplicado o modulador do FM (Modulao em freqncia). Isto se faz necessrio para evitar o uso de "bias", tal como os usados em gravadores de udio. O sinal de luminncia vai modular em freqncia uma portadora auxiliar, cuja largura ser do 1 MHz, que a nvel do topo de sincronismo ir corresponder a freqncia de 3,4 MHz e ao nvel do pico do branco a freqncia de 4,4 MHz. Assim sendo, para cada variao de amplitude ao sinal Y, corresponder uma freqncia entre 3,4 e 4,4 MHz. Os circuitos moduladores empregados nos vdeos cassetes, bem como a maioria dos circuitos j descritos so implementados em circuitos integrados e aplicaes especficas.

Normalmente utilizam-se moduladores digitais de FM para a seo de gravao de luminncia. O prximo estgio baseado na figura 33 o amplificador de FM, cuja funo elevar o nvel do sinal ou da portadora de FM para que esta tenha ganhado suficiente para excitar os estgios seguintes. O estgio seguinte e o "MIXER" (misturador), a funo deste estgio de misturar o sinal de luminncia em FM com o sinal de croma que foi processado separadamente. Esta mistura resulta no sinal de vdeo composto devidamente preparado para ser gravado na fita de vdeo. Na figura 36 podemos observar o aspecto destes dois sinais na salda do "mixer". O prximo estagio o amplificador de gravao trata-se de um amplificador de potncia cuja funo excitar as cabeas de vdeo. O amplificador de gravao deve elevar o nvel do sinal de FM e AM a fim de fornecer correntes suficientes s cabeas de vdeo para a saturao magntica da fita. Este amplificador consiste basicamente num estagio de sada de potncia com elevada capacidade de corrente. Pelo fato das cabeas de vdeo ser rotativas necessrio um transformador com ncleo AR para acoplar o rolamento de cada cabea com o circuito eltrico. Esta a funo do transformador rotativo. o dispositivo visado para acoplar magneticamente os sinais provenientes do amplificador de gravao cabea rotativo. Como nos temos duas cabeas de rotao, ento teremos dois transformadores rotativos. Na figura 37 temos o aspecto deste transformador rotativo. Na primeira parte da figura temos um corte onde mostrado o ferrite, a bobina rotativa e a bobina estacionria. Fig. 35 Fig. 36 Fig. 37 Na segunda parte desta figura vemos a montagem no Drum que motor que faz o giro do cilindro.

GRAVAO DE CROMA
Na figura 38, temos o diagrama em bloco do estgio de gravao de crominncia. Atravs de um filtro passa alto separado o sinal de croma do sinal de vdeo composto. Somente c sinal de crominncia modulado em AM passar por este filtro. Em seguida ser aplicado ao estgio ACC (Controle automtico de ganho de cor) a funo do estgio ACC a mesma do ACC de luminncia, ou seja, estabilizar os ganhos dos amplificadores de croma. Uma vez feito isto, o sinal passar pelo detetor de Burst. O detetor do Burst funciona em conjunto com o ACC e tem por objetivo alinhar o sincronismo das cores com o sinal de croma. O detetor do Burst deve retirar a fase e informar ao circuito qual a fase correta do sinal. Aps isto o sinal passar ao estgio denominado modulador balanceado, este estgio tom por funo converter a freqncia de croma em um valor mais baixo. O motivo se d pelo seguinte: Durante a gravao, o sinal de luminncia teve que ser convertido em uma portadora de FM para compensar o problema do BIAS e para garantir uma resposta nas altas freqncias, isso fez com que o sinal Y ocupasse o lugar do sinal de croma ou seja, ao modular o sinal Y em 3,4 MHz a 4,4 MHz ele ocupou a faixa que seria ocupada pela croma, ou seja, 3,58 MHz, agora se faz necessrio modificar a sub-portadora de croma, de tal forma que ela ocupe um espao abaixo deste ocupado pela luminncia. No vdeo cassete VHS foi adotado no sistema NTSC uma freqncia de sub-portadora no valor de 40 vezes a freqncia horizontal, isto equivale a uma subportadora de 629 KHz.. O modulador balanceado controlado por dois grupos de estgios, so eles: AFC (controle automtico de freqncia) e APC (controle automtico de fases dois estgios garantem ao modulador balanceado que somente a freqncia seja alterada mantendo intacta a fase e a amplitude do sinal). Posterior a esta converso o setor de croma passa por um estagio denominado reforo do BURST. O BURST precisa ser reforado em 6 decibis positivos a fim de se igualar em amplitude a um sinal de croma. O motivo de se fazer isto porque o sinal do visual para o circuito AFC e para o circuito APC atravs do BURST que feita o acionamento do Killer. A funo do Killer inibir as cores caso a amplitude ou a fase do sinal de BURST esteja incorreta. O Killer atua era cima d amplificador de croma. O amplificador de croma um amplificador que vai simplesmente elevar o ganho de todo o pacote de croma, o suficiente para excitar o misturador. Vamos comentar com mais detalhes o funcionamento dos grupos AFC e APC.

GRUPO AFC
Nos reportaremos ao diagrama em blocos da figura 39. Vimos anteriormente que o estagio EE estgio de monitorao recebe o sinal de vdeo composto. Esse sinal por ter vdeo composto passa por um separador de sincronismo que por amplitude ir separar a imagem dos impulsos de sincronizao.

Uma parte desses impulsos de sincronizao passa por um circuito que o separador horizontal. O circuito do horizontal separa a freqncia de 15.734 Hz. O sinal de croma de 3,58 MHz aps passar pelo modelador balanceado convertido em 629 KHz. Este conversor balanceado porque converte uma alta freqncia em baixa freqncia, preservando'a fase e a variao de amplitude do sinal. Para que o modulador balanceado funcione torna-se necessrio a injeo de um sinal rotacional e com fase travada na freqncia de 4,20 MHz. Vejamos como gerado esse sinal de 4,20 MHz: O circuito separador de sincronismo separa os pulsos de sincronismo do sinal de vdeo composto. O vertical vai para o servo e o pulso horizontal vai para o circuito AFC. O pulso horizontal tambm denominado MSS. A partir do HSS, na freqncia de 15.734 Hz, o oscilador VCO (oscilador controlado por tenso) oscila. 160 esta freqncia, resultando na sada a freqncia de 2,517 MHz, em seguida um bloco digital divide este valor por 4, resultando na freqncia de 629,360 .KHz. Este divisor gera uma rotao de fase, atravs de pulso de chaveamento das cabeas proveniente do servo, este pulso, codificado por HSP injetado no bloco rotao de fase. Com a finalidade de produzir um sinal de 629 KHz, cuja fase tem uma avaliao de 90 a cada linha horizontal. necessrio que o VCO que gerou os 629 KHz tenha a sua fase travada pelo sincronismo horizontal, isto conseguido fazendo com que o AFC e o circuito de rotao de fase trabalhem juntos. O sinal aplicado em um contador em anel com quatro sadas contnuas. Esse contador em anel digital e faz parte do bloco "rotao de fase". Os sinais obtidos nas sadas do contador em anel tem a frequncia de 629 KHz com fase de 0, 90, 180 e 270. Cada um destes sinais aplicado entrada para ser feito um chaveamento em portas digitais. Esta rotao de fase transferida ao sinal especial de 4,20 MHz e posteriormente transferida ao sinal de croma no modulador balanceado. O modulador balanceado o conversor de croma. Para gerar este valor de 4,20 MHz e necessrio tambm a presena do grupo APC. Na figura 40 temos uma ilustrao do sinal rotacional de 629 KHz, as quatro portas e fazem o fechamento e a sada de cada uma das portas aplicada a uma porta (OU). Desta porta (OU) o resultado ser somado com o sinal produzido pelo APC. Na figura 41 temos o diagrama em blocos do APC. Um cristal de 3,58 MHz acoplado ao bloco VXO (oscilador a cristal controlado por tenso) atravs de um circuito PLL, do ingls elo travado por fase feito o ajuste de fase e frequncia deste sinal de 3,58 MHz. Somando-se o sinal produzido pelo VXO no APC e pelo VXO no AFC com rotao de fase, produz a frequncia de 4,20 MHz responsvel pela atuao do modulador balanceado. Na figura 42 temos os valores utilizados na figura 41. Fig. 38 Fig. 39 Fig. 40 Fig. 41 No ponto 1 temos a frequncia de 3,58 MHz. No ponto 2 temos a frequncia produzida pelo AFC com rotao de fase. No ponto 3 temos a soma que resulta em 4,20 MHz. Se for em REC, no ponto 4 teremos 3,58 MHz, com o batimento negativo obteremos na sada ponto 5, o sinal de 629 KHz. Se for em PLAY, teremos no ponto.4, 62 9 KHz que e o sinal gravado na fita. Com o batimento negativo feito pelo modulador, teremos no ponto 5 a recuperao da portadora de 3,58 MHz, valor este compatvel com o nosso televisor. O APC um subconversor do tipo somador. ele quem soma o sinal rotacional do AFC com o sinal fixo do VXO. O APC alem desta converso tem por finalidade principal, manter corretamente a fase do sinal de croma, por isso ele processa o sinal do BURST. A partir do APC que feito o acionamento do Killer. Os circuitos de AFC, APC e rotao de fase desempenham a mesma funo, tanto na gravao, como na reproduo.

REPRODUO DE LUMINNCIA:
Na figura 43, temos o chaveamento que utilizado durante a reproduo. Cada cabea varre uma pista, cada pista equivale a um campo, cada dois campos equivale a um quadro, formando assim a imagem.

Conforme j vimos, as cabeas esto montadas a um cilindro rotativo que est girando a 1800 RPM e a fita enlaada metade do cilindro, um pouquinho mais que 180 graus, isto faz com que haja um enlaamento da fita de tal modo que por algum momento as duas cabeas faro contatos com a fita. Pelo fato de cada cabea de vdeo fazer contato com a fita em um ngulo superior a 180 graus e pelo fato do sinal a ser travado alimentar simultaneamente as duas cabeas, resulta que em cada pista registrado vim pouco mais de um campo completo, esse efeito chamado OVERLAB (sobreposio) e na figura 43 podemos constatar isso. A sobreposio ou OVERLAB existe tanto na gravao, como na reproduo, isto exige um sistema de chaveamento eletrnico que efetua a comutao de uma cabea de vdeo para outra, de maneira a produzir um sinal constante na sada de MIXER das duas cabeas. Este sinal chamado de pulso de chaveamento das cabeas (HSP). O chaveamento das cabeas deve obedecer ao sincronismo vertical pelo fato de duas cabeas varrerem a fita, uma na primeira metade do cilindro e outra na segunda metade, cada cabea ter a varredura de 30 Hz que se somando dar os 60 Hz do sincronismo vertical. Portanto, a informao de um quadro assim como a sucesso de quadros, ser constituda pela soma intercalada dos sinais da cabea A do vdeo. A cabea A varre a pista impar e a cabea D varre o campo ou pista par. Lembre-se que em TV adotado o sistema de entrelaamento de linhas pares e mpares. Uma cena ou quadro formado por duas seqncias de varredura ou campo. No VCR o mesmo ocorre com a exata combinao das duas cabeas controlada pelo pulso HSP. Na figura 56 apresentamos um diagrama esquemtico de um circuito de chaveamento das cabeas durante modo play. Quando o pulso HSP de 30 Hz for positivo os transistores T1 e T3 so levados para a regio de saturao. Estando T1 saturado, o sinal amplificado da cabea A, presente no capacitor CI ser desviado para a terra, via coletor e emissor de T1. Simultaneamente com o transistor T3 saturado, a base de T2 e o potencial desenvolvido em R2 so desviados pare a terra, via coletor e emissor de T3, levando T2 ao corte. Estando a base de T2 no corte, entre coletor e emissor temos o equivalente de uma chave aberta, o que faz o sinal da sada do pr-amplificador B passar por C2, C4 e potencimetro de balano T1. Quando a tenso HSP atinge um nvel negativo os transmissores Tl e T3 so levados aos cortes. Estando T3 cortado faz com que T2 fique saturado, pois todo potencial de alimentao desenvolvido no resistor R2 atinge a base de T2. Uma vez saturado aterrar ao sinal da cabea B, via coletor e emissor. Entrementes, Tl cortado atua como chave aberta, isso permite passagem do sinal do pr-amplificador da cabea A para o capacitor Cl, C3 potencimetro Tl. R1, R2 e R3 so resistores de polarizao e os capacitores Cl a C4 so capacitores de acoplamento. Na figura 57 vemos outros circuito de chaveamento da cabea usando recurso digital. O IC1 o pr-amplificador da cabea A de alta sensibilidade e IC2 o pr-amplificador da cabea B. Tl e 12 so transistores do tipo NPN e efetuaro o chaveamento de acordo o nvel lgico aplicado e suas bases. Eles esto ligados s saldas de um Flip Flop do tipo RS que um multivibrador bi-estvel. Quando a sada Q do Flip Flop est no nvel alto, Tl fica saturado e desvia para a terra o sinal da cabea A. Neste instante T2 est no corte e permite a passagem do sinal via C4 e potencimetro P1 de balano . Assim apenas o sinal da cabea B aparecer na sada. Ao contrrio quando a sada Q do Flip Flop est no nvel baixo, Tl fica cortado e T2 fica saturado, pois neste instante Ql assumiu o valor alto. Assim apenas o sinal a cabea A aparecer na sada. A tenso do potencimetro de balano combinar convenientemente os nveis de sinais das duas cabeas de modo que mesma amplitude da cabea A seja conseguida para a cabea B. O pulso HSP produzido no servo do cilindro que ser estudado em prximas lies. No vdeo cassete o movimento ou rotao das cabeas devem estar devidamente sincronizados com o pulso de sincronismo vertical do televisor. Assim, enquanto a cabea A de vdeo varre a pista A da fita, no televisor as bobinas defletoras estaro varrendo o campo Impar produzindo as linhas mpares na tela. Enquanto as cabeas de vdeo varrem as pistas de baixo para cima, no televisor defletido o feixe eletrnico da esquerda para a direita e de cima para baixo. Toda sincronizao depende de amarrar o pulso HSP com o pulso vertical. No estudo do servo cilindro esplanaremos com mais detalhes como obtido esta sincronizao. Reportemos-nos novamente a figura 44. Apos o chaveamento das cabeas e obteno do sinal de RF, teremos uma separao por meio de freqncias, onde sero processados os sinais de luminncia e os sinais de crominncia.

Aps o processamento isolado de cada um desses sinais ser feita recomposio em um "mixer", cuja funo recuperar o sinal de vdeo composto. Este sinal de vdeo composto passar para um conversor ou modulador de RF que preparara uma portadora compatvel com o televisor. Desta forma pode-se acoplar um vdeo-cassete a um televisor com uma antena, ou melhor, com um fio de antena. O televisor dever estar sintonizado ou no canal 3 ou no canal 4 dependendo da posio da chave que esta localizada no conversor de RF do vdeo. Vamos estudar o processamento de reproduo de luminncia. Na figura 45 temos o diagrama em blocos onde se apresenta um filtro passa alta, devemos lembrar que O sinal de luminncia retirado da fita magntica do vdeo est como portadora de FM na faixa de 3,4 a 4,4 MHz. Por tanto uma alta freqncia. Esse sinal aps ser amplificado passar pelo estagio denominado DOC. O DOC um circuito cuja funo compensar as falhas produzidas pela prpria fita magntica. Essas falhas so devidas sujeira, devido m qualidade na camada de xido depositado na fita e outros motivos devido ao uso incorreto do vdeo. Podemos lembrar que uma fita de vdeo no deve exposta a umidade, nem a calor excessivo e nem deve estar prximas a campos magnticos, tais como televisor auto falantes, isso gera rudos denominado DOC. Esse circuito far a compensao utilizando uma linha de retardo na figura 46 podemos entender melhor somo funciona este estgio. Se o sinal estiver bom, passar pela chave, passar pelo amplificador e ir ao demodulador de FM. Uma parcela deste sinal ser injetada em uma linha de retardo com durao de 1 h, ou seja, retarda 1 linha horizontal. Se a prxima linha apresentar algum rudo o detetor de pico ir acionar o circuito de gatilho. Este circuito far a comutao eletrnica da chave do DOC, fazendo com que o amplificador receba o sinal da linha de retardos e no do limitador. Desta forma a linha ser repetida, por exemplo: Estando a linha 50 com defeito o amplificador receber a linha 49 no lugar da linha 50. O circuito POC poder ser acionado at 3 vezes consecutivas. Uma falha que no compensada produz listas pretas ou brancas na imagem. Fig. 42 Fig. 43 Fig. 44 Fig. 45 Fig. 46 Este circuito evita estes rudos desagradveis. A unidade de memria do DOC constituda por uma linha de retardo de 1 h. Aps o DOC, o sinal passa pelo estgio limitador. Durante a gravao o sinal de luminncia foi enfatizado em mais 12 Db. Na reproduo o sinal ser limitado em menos 12 Db. Isto far com que o sinal de luminncia fique devidamente equalizado. Aps o limitador o sinal ser aplicado ao demodulador de FM. O demodulador de FM ir recuperar as variaes de amplitude do sinal de luminncia. Portanto, o sinal de luminncia de FM, passar a ter novamente variaes de amplitude tornando-se compatvel com o sinal do televisor. Devido a grande presena de rudas, temos em seguida o estgio cancelador de rudos. Esse estgio tem por funo eliminar todos os rudos presentes no sinal de luminncia. Esses rudos so apresentados tanto nas baixas freqncias como nas altas freqncias. O cancelador de rudos opera no seguinte principio : Com amplificador diferencial recebem uma de suas entradas o sinal de vdeo principal e na outra entrada recebe c sinal de vdeo aps atravessar os filtros passa baixa, ou seja, sem as componentes de alta freqncias. Como ns sabemos as baixas freqncias, no sofreram a nfase, portanto elas serviro de referencial. Na salda do amplificador diferencial, temos a diferena dos sinais aplicados. Podemos afirmar que a amplitude do rudo bastante inferior, uma vez obtido o sinal de rudo isolado, ele eliminado no sinal principal no prprio amplificador diferencial. Portanto o cancelador de rudos no um simples filtro e sim um amplificador. neste estgio que colocado o recurso denominado Picture. Este recurso permite dar uma maior ou menor granulao na imagem uma espcie de contraste. Fig. 47 O estagio um circuito clamper. O circuito clamper um fixador de sinais durante uma transio de dados. Ele reinsere componentes de sinais de baixa freqncia que no foram transmitidos corretamente. Alm disso, mantm as amplitudes do sinal em um determinando nvel de potencial.

Comparando com um televisor o clamper uma espcie de restaurador da corrente continua, em outras palavras, o clamper responsvel pela definio da imagem. Finalmente o sinal injetado no misturador que receber tambm o sinal de croma a fita de formar ou recuperar o sinal de vdeo composto.

REPRODUO DE CROMINNCIA
Na figura 47 temos o diagrama em blocos da produo de crominncia. Atravs de um filtro passa baixa retirado a portadora de 629 KHz que foi gravada na fita. Esse sinal passara pelo ACC (controle automtico de cor) cuja funo estabilizar o ganho do sinal de croma. Em seguida passara pelo modulador balanceado cuja funo recuperar a portadora de 3,58 MHz. Fig. 48 Fig. 49 Fig. 50 O funcionamento do modulador balanceado e do subconversor foi estudado anteriormente. O funcionamento dele idntico ao da gravao. O prximo estgio o atenuador do BURST. J que na gravao o sinal foi reforado em + 6 Db, na reproduo ela dever ser atenuado, com isso garante-se uma relao sinal rudo satisfatria. A fim de eliminar a Componente Crosstalk foi utilizado o processo de rotao de fase durante a gravao aquela rotao de fase ser lida pelo circuito denominado filtro pente. O filtro pente ilustrado na figura 55, usado para eliminar o CROSTALK de croma que apresenta maior intensidade nas gravaes mais lentas, 4 e 6 horas. O filtro pente uma linha de retardo semelhante s utilizadas nos receptores de televiso. Esta linha de retardo utiliza-se do processo de propagao das ondas atravs de um vidro especial, com transistores eltricos colocados em seus extremos, de modo a transformar o sinal eltrico em sinal ultrasonico da entrada e transformar sinal ultrasonico em sinal eltrico na sada, porm com um tempo de atraso de 63,5 microssegundos. Este tempo de atraso igual a uma linha horizontal. No sistema NTSC utilizado uma linha de retardo ou um filtro pente de 1 h. No sistema PAL-M utilizado um filtro pente com linha de retardo de 2 h, ou seja, 127 micro-segundos. O princpio bsico de funcionamento do filtro pente separar o sinal com a fase restaurada em dois, atrasar um deles e som-los novamente. Adicionando o sinal atrasado de 1h ao sinal sem atraso estaremos somando vetores de CROSTALK com uma diferena de 180 entre eles, resultando no cancelamento. O filtro pente NTSC adiciona o CROSTALK da linha 1 e linha 2, da linha 2 e linha 3 e assim sucessivamente. J no sistema PAL-M, devido s inverses linha a linha da componente vermelho torna-se necessrio adicionar 1h de atraso somando-se 2h de diferena entre uma linha e outra. A figura 58 ilustra a ao bsica do filtro pente PAL-M. Aps a ao do filtro pente, o sinal ser amplificado e seguira at o misturador de luminncia. A fim de nos familiarizarmos mais com os sinais de crominncia, apresentamos nas figuras 48, 49 e 50 alguns aspectos importantes do sinal de croma. Como o treinando j deve ter observado, a diferenas entre o sistema NTSC e o sistema PAL-M. Consideremos as principais diferenas que existem com relao aos sinais de luminncia nestes dois sistemas. Como j de nosso conhecimento o sinal de vdeo composto contm 3 sinais distintos: Luminncia, R-Y, e B-Y. Apesar desses 3 sinais constiturem a informao de vdeo os mesmos no podem ser misturados pois cada um representa uma informao distinta. Por esta razo os sinais R-Y e B-Y modulam uma portadora diferente daquela que o sinal Y modula. A figura 51 ilustra o espectro de freqncia de um canal de TV, a posio de cada uma das portadoras. Os processos de transmisso tanto em N'TSC como em PAL-M so basicamente os mesmos. No sistema NTSC o BURST est posicionado a 180, conforme ilustra a figura 52. No sistema NTSC no h inverso de fase. De modo que o sinal de BURST tenha finalidade de sincronizar o oscilador a cristal do receptor, simplesmente para acertar a fase da sub-portadora de 3,58 MHz. No sistema NTSC o BURST localiza-se vetorialmente a 1809 do eixo principal. No sistema PAL-M, utiliza-se o BURST, porm ele sofre inverses de polaridade a cada linha horizontal. Assim no sistema PAL-M, devido s inverses linha a linha da componente R-Y que corresponde ao vermelho transmisso do sinal BURST possui duas finalidades A primeira a de sincronizar o oscilador a cristal. A segunda a chave PAL, informando qual linha foi invertida. Devido essas duas finalidades o sinal BURST em PAL-M possui dois componentes vetoriais.

Primeiro, um situado a 180, tal como no sistema original, o NTSC. Segundo, outro situado a +90 e -90 coincidindo com a sub-portadora de R-Y. A resultante vetorial dessas duas componentes posiciona o sinal do BURST, ora em 135, ora na fase de 225.

TRANSCODIFICAO
Transcodificao o processo de adaptar os 2 sistemas, ou ,seja, fazer com que uma fita gravada originalmente em NTSC possa ser reproduzida e assistida em um televisor PAL-M. Tambm a transcodificao faz que um vdeo cassete originalmente em NTSC possa ser adaptado a um televisor PAL-M. Na figura 53 temos uma tabela onde mostramos as diferenas entre os dois sistemas. Observa-se que alm dos valores de freqncias serem diferentes, h tambm diferenas de fases e no processo de filtragem do CROSTALK que feito pelo filtro pente. O mtodo mais confivel para se transcodificar o mtodo da demodulao e modulao. Na figura 54 podemos observar este mtodo. Inicialmente o sinal de croma original em NTSC, passa por um demodulador. Esse demodulador ir retirar somente a informao em amplitude sem nenhuma sub-portadora. Posteriormente, este sinal ser aplicado ao modulador que produzir urna portadora, porm agora com fase e freqncia em PAL-M. Recupera-se na sada do modulador o sinal PAL-M compatvel com o nosso televisor. Em prximas lies abordaremos em termos mais prticos o processo de transcodificao. Por enquanto, fica o conceito de que a transcodificao uma adaptao de fase e freqncia entre um vdeo cassete e um televisor. Fig. 51 Fig. 52 Fig. 53 Fig. 54 Fig. 55 Fig. 56 Fig. 57 Fig. 58

SERVO
Vamos iniciar o estudo do servo sistema do vdeo cassete estudando a fita de vdeo. Num gravador cassete comum a fita desliza sobre a cabea magntica que fixa e a fita tem uma velocidade uniforme. Esse tipo de gravao denominado de gravao linear, pois a pista gravada se desenvolve linearmente, mas no vdeo cassete conforme vimos na lio anterior fita de vdeo gravada pelo sistema helicoidal. Nesse tipo de gravao existem duas cabeas magnticas, montadas sobre um cilindro situadas a 180 uma da outra. A posio desse cilindro com relao fita tal que quando ele posto a girar, as cabeas A e B traam pistas em diagonal. Na figura 1 podemos ver a fita de vdeo e as pistas em diagonais. Aqui ns temos a fita de vdeo mostrando a direo era que ela se desliza a relao do AZIMUT entre a cabea A -6 e a cabea B +6. A velocidade da fita estipulada num valor tal que permita o traado das pistas sem haver sobreposio entre ambas e tambm sem deixar um espao muito grande, pois assim no h desperdio de fita. Uma fita de vdeo pode ser utilizada em 2 horas, 4 horas ou 6 horas. A mesma fita com a mesma metragem poder ser utilizada em 2, 4 ou 6 horas. Vamos estudar como possvel este feito. Na figura 1 vemos um modo de 2 horas denominado SP. O projeto bsico para 2 horas de gravao estipula uma largura de pista de 58 mcron com banda de guarda, esta banda de guarda o espao onde a cabea de vdeo no efetuou nenhuma gravao. Sendo assim, no modo SP a largura do cabeote de 30 mcron e a largura reserva da para a pista de 58 mcron, resultando numa banda de guarda de 28 mcron. Lembrando que 1 mcron equivale a 1 milsimo do milmetro. Assim, no modo SP a fita se desloca 3, 34 cm por segundo. Na figura 2 ilustramos a fita no modo LP, 4 horas de gravao. A mesma fita que costuma ter em mdia 246 metros poder ser utilizada para a gravao de at 4 horas. Neste caso a fita se deslocar 1,67 cm por segundo, isso faz com que no haja mais banda de guarda.

Os 58 microns que era utilizado para uma pista ou um campo no modo de 2 horas, ser agora utilizada para 2 campos ou um quadro. Sendo assim, cada campo ter aproximadamente 29 microns. Na figura 3 vemos a fita de vdeo utilizada no, modo SLP tambm chamado de EP. Aqui a fita foi gravada em 6 horas. A fita se desliza, a uma velocidade de 1,11 cm, por segundo. O espao de 58 microns foi utilizado agora para 3 pistas ou 3 campos, sendo que cada um tem aproximadamente 19 microns. Um fato importante neste processo e que pode ser observado atravs dessas 3 figuras que a inclinao da pista gravada diferente para cada velocidade da fita. Quanto mais lenta for a gravao, maior quantidade de campos teremos e menor ser a inclinao. por isso que a pausa conseguida de forma satisfatria nas gravaes mais lentas, ou seja, nas gravaes de 6 horas. Fig. 01 Fig. 02 Fig. 03 A seguir forneceremos alguns dados sobre a fita de vdeo: Largura da fita: Largura da gravao de vdeo total: Largura para gravao do sinal de controle: Largura para gravao do sinal, de udio: Banda de Guarda entre o sinal de controle e o sinal de vdeo: Banda de Guarda entre o sinal de udio e o sinal de Vdeo: Largura da gravao de vdeo til: Largura da pista de vdeo: Comprimento total da fita de vdeo: Dimetro do cilindro: AZIMUT de: 12,75 mm 10,06 mm 0,7 5 mm 1,00 mm 0,15 mm 0,15 mm 10,07 mm 58 microns 97,00 mm 62,00 mm + 6 e -6

Na lio anterior foi estudado sobre o efeito CROSTALK. O efeito CROSTALK o nome dado a um sinal indesejado obtido quando a cabea magntica capta informao de uma pista adjacente quela principal. As leituras das trilhas de vdeo pelas cabeas magnticas requerem uma alta exatido de localizao. E quando no existe esta exatido ocorre interferncia no vdeo conhecida por CROSTALK. Para eliminar o CROSTALK utilizado o processo do AZIMUT e tambm o processo da rotao de fase. O processo do AZIMUT faz com que o sinal de alta freqncia s seja lido pela cabea com AZIMUT correto. Para baixa freqncia que corresponde ao sinal de croma, torna-se necessrio um outro mtodo j que o AZIMUT no influncia em baixas freqncias. Sendo assim, para corrigir o CROSTALK de croma, utilizado o mtodo de rotao de fase que foi descrito na lio anterior. Mas o CROSTALK ocorre nos efeitos especiais. Na figura 4, por exemplo, podemos ver o que ocorre durante o modo STILL que seria quadro a quadro. Aqui nos temos uma fita gravada em SLP, 6 horas e o comando STILL foi acionado. Observa-se que em gravaes mais lentas no h um nvel de rudo muito grande. Pode ser observado meio desta figura. Na figura 5 podemos ver um outro recurso,que o recurso da pausa, porm agora a fita est gravada em 2 horas, modo SP. Durante a pausa um vdeo normal de 2 cabeas apresenta um nvel de CROSTALK bastante elevado, isto pode ser visto pelo canto interior direito da figura 5. Atravs do grfico podemos ver que cada cabea l apenas uma parcela do sinal. Na parcela do meio houve o cruzamento ou a interferncia. Na figura 6 temos outro recurso especial que o recurso SEAKCH, que o recurso de busca visual. Fig. 04 Fig. 05 Na busca visual, vrias pista de vdeo so lidas em uma velocidade bastante elevada, como se fosse um disco de rotao alterada, esse recurso utilizado para que o telespectador possa localizar alguma parte, algum trecho da fita com mais velocidade. Observa-se na parte inferior desta figura que o nvel de rudo aumentou consideravelmente. Portanto este um efeito CROSTALK natural. Quando a fita para de se mover o cilindro continua com sua rotao normal de 30 Hz.

Tanto no modo SP, no modo LP, no modo SLP na pausa, no modo quadro a quadro e no modo busca visual, o cilindro mantm a sua velocidade; Isto faz com que as inclinaes da pista gravada fiquem diferentes da inclinao do cilindro. De forma que o CROSTALK passa a ser natural. Podemos notar que enquanto a cabea B estiver varrendo a fita ela vai recolher as informaes dos extremos do campo B e quando a cabea A estiver varrendo a fita ela vai recolher a informao correspondente ao centro do campo A. So duas informaes que formam um quadro esttico na tela. Como estas informaes no so completas, apare cem barras de rudo no vdeo. A posio dessas barras de rudo depende da posio relativa em que fita parou. Pelo exposto at o presente conclumos que o sistema mecnico do vdeo cassete deve ser de alta preciso. A velocidade com que a fita desliza sobre a cabea magntica dever ser sincronizada e deve possuir distncias micromtricas para que possa ter uma preciso quase que absoluta. Isto conseguido atravs do sistema servo do vdeo cassete. O servo do vdeo cassete dividido em duas partes: Servo Cilindro e Servo Capstam. Cada um destes servos subdividido em duas partes: FG (gerador de freqncia) e PG (gerador de fase). Em eletrnica quando falamos de freqncia, temo o equivalente mecnico para velocidade. Assim sendo, no vdeo cassete toda vez que nos referenciamos freqncia est envolvido algum ajuste de velocidade. A mesma coisa ocorre para a fase. Enquanto em eletrnica ns chamamos de fase, em mecnica temos como equivalente posio. Sendo assim, acertar a fase significa acertar posio mecnica de algum dispositivo. Associando o ajuste de freqncia e fase na parte eletrnica do servo, teremos como conseqncia o ajuste da velocidade e do posicionamento dos mecanismos. Vamos iniciar estudando o servo cilindro.

SERVO CILINDRO
O servo cilindro tem por funo manter a rotao do cilindro correta constante e uniforme. Alm disso, o servo do cilindro o responsvel pela gerao do pulso de chaveamento das cabeas abreviado per HSP. Na figura 7 temos o diagrama em blocos inicial do servo cilindro, o motor DRUM que o motor de cilindro tem algumas particularidades espaciais. O motor DRUM um motor sem escova do tipo rotor externo constitudo de trs fases, trs elementos HALL e trs conjuntos de bobinas e o rotor constitudo de 8 plos magnticos conforme figura 29. Ele de tipo DD (Direct Drive). A corrente que circula pelos trs blocos de bobinas distribudo pelos elementos HALL que encontram se separados entre si de 120. A velocidade e a fase do cilindro so controladas pelo servo. O motor DRUM, tambm chamado do motor do cilindro o responsvel pelo acionamento da rotao das cabeas de vdeo. ele que faz o cilindro girar a uma rotao de 1.800 RPM. O servo produz uma tenso de erro denominada LPF que somada ou subtrada a tenso da fonte e que injetada no estgio de controle. O estgio de controle quem faz o chaveamento das trs bobinas do motor e aciona, libera os estgios de potncia, so trs estgios denominados excitadores, esses estgios tm por funo produzir uma tenso e uma corrente suficiente para excitar as bobinas do motor. O circuito LPF contem a tenso de erro responsvel pelo ajuste da fase e da velocidade. Na figura 8 temos mais detalhes quanto ao funcionamento do servo cilindro. Ele dotado de dois sensores denominados FG e PG, respectivamente sensor de freqncia e sensor de fase. Estes sensores so colocados estrategicamente no motor cilndrico. O Sensor PG capta a posio das cabeas de vdeo atravs do acerto com o sincronismo vertical feito uma comparao pelo mtodo digital denominado PLL (elo travado por fase). A resultante desta comparao aplicada ao comparador de freqncia que por sua vez produzir um impulso que no estgio denominado LPF ser convertido em tenso de erro ou tenso de correo e esta tenso que ser aplicada ao estgio de controle fazendo com que o motor gire corretamente com velocidade e fases corretas. H, portanto um intercambio entre o sincronismo vertical do televisor e o giro das cabeas de vdeo. Durante a gravao utilizado o prprio sincronismo vertical captado pele sinal de vdeo na antena, desenvolvido pelo "tuner" ou atravs de estagio EE (estagio de monitorao), mas na reproduo no pode ser usado este sinal pois, o nico sinal presente que existe no vdeo o sinal contido na fita. Por isso foi utilizado um recurso que produzir um vertical artificial. Fig. 06

Fig. 07 Fig. 08 O diagrama em blocos da figura 9 ilustra este processo. Durante a gravao o sinal recebido pelo separador de sincronismo e transformado em VSS, sinal de 60 Hz do vertical digital. Esse sinal dividido por dois, j que todas as referncias no vdeo cassete tm o valor de 30 Hz. Durante a reproduo utiliza-se o sinal VXO de 3,58 MHz, utilizado na seo de crominncia. Atravs de um divisor digital especial, esta freqncia ser dividida por 59.712 resultando precisamente em 30 Hz. Para operar corretamente o servo precisa de duas informaes conforme ilustra a figura 10. Em primeiro lugar, precisa saber qual a velocidade do motor e a posio angular em determinados instantes. Estas informaes so dadas por um dispositivo sensor instalado no prprio motor. Essas informaes so realimentadas ao comparador, tambm conhecido como sinal de amostragem. Alm disso, o servo necessita de uma informao constante que atravs da comparao lhe permite distinguir se a velocidade e a fase esto corretas. Esse sinal denominado por sinal de referncia. Os dois sinais mencionados so s entradas de um estgio comparador o qual produz uma tenso de erros ou tenso para correo proporcional a diferena que h entre eles. Esta tenso de erros vai alimentar o excitador do motor que o amplificador excitador de corrente. Apenas para relembrar, temos dois motores bsicos no vdeo cassete. Motor DRUM e motor CAPSTAM. O motor DRUM tem a incumbncia de acionar para a rotao dos cilindros e as cabeas de vdeo. O motor CAPSTA o responsvel pelo acionamento do volante do CAPSTA que juntamente com o compressor produz o movimento da fita.

PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DO SERVO


Agora que sabemos da necessidade de um circuito da correo de fase e de freqncia vamos estudar seu princpio de funcionamento. Vamos iniciar analisando o diagrama em blocos da figura 11. O sinal de sincronismo vertical 60 Hz injetado em um divisor lgico que dividir este sinal por dois, obtendo 30 Hz. No vdeo cassete o valor 30 Hz referencial, o valor do CTL, sinal de controle registrado na fita, tambm o valor do pulso de chaveamento dentro das cabeas e o valor das freqncias do cilindro. Por isso o vertical deve ser dividido por dois. No comparador do servo ser feita uma comparao desta referncia com o sinal de amostragem colhido nos sensores do motor. utilizado um disco do tacmetro do cilindro denominado (Disc Tach Pulse). A figura 12 ilustra o DTP. Este gerador DTP constitudo por dois ims permanentes instalados de forma conveniente no motor do cilindro e possui na parte fixa uma bobina tacometrica esta bobina tacometrica como se fosse uma cabea magntica usada em gravadores cassetes. Como o cilindro vai gerar 1800 rotaes por minuto, a freqncia ser 30 Hz. O perodo o inverso da freqncia, logo o perodo ser de 33,33 MS. Tanto na gravao como na reproduo o sinal captado pelo DTP ser comparado e corrigido pelo servo. Aps a comparao o pulso resultante ser convertido pelo bloco LPF. (LOW PASS FILTER) que produz a tenso de erro. O circuito LPF um integrador que transforma um pulso em tenso contnua, por isso que ele chamado de filtro passa baixa. Esta tenso ser introduzida ao MTA (Motor Tri-ver Amplificador) que um amplificador excitador para o motor do cilindro. Vamos analisar todo este processo descrito em blocos em sinais. Na figura 13 apresentamos um novo diagrama em blocos, enquanto que as formas de ondas esto na figura 14. O gerador TPZ (Trapezoidal) recebe o sinal proveniente da realimentao do DTP (tacmetro). O DTP o sensor PG (gerador de fase). Este gerador transforma o sinal de amostragem ou de realimentao em uma onda trapezoidal, como vemos na figura 14. Simultaneamente o gerador de pulso recebe o sinal de referncia que ir passar por um gerador MM. (Multivibrador Monoestvel) cuja funo dar um tratamento ao sinal vertical, transformando-o em impulso digital. Como resultado, teremos na, sada do comparador um conjunto de pulsos com a mesma durao e largura dos pulsos de amostragem e com uma amplitude igual ao nvel de tenso do sinal trapezoidal. O integrador ou LPF, ao receber os impulsos transformar em tenso de erros.

SERVO CAPSTAM
O motor capsta o responsvel pelo acionamento do volante do capstan que juntamente com o rolete de presso produz o movimento da fita. Tambm alm de tracionar a fita a uma velocidade especfica, tem a funo ainda de posicionar corretamente fita sobre o cilindro rotativo, tanto na gravao como na reproduo. O motor do capstan pode ser encontrado em dois tipos: trao direta e trao com correia. No caso com trao com correia o motor do capsta aciona o volante atravs de uma correia de borracha. No tipo trao direta o motor do capsta est ligado diretamente ao eixo do motor. A definio acadmica de capstan pequeno pino rotativo de metal que fixa a fita garantindo um movimento seguro da mesma. Fig. 09 Fig. 10 Fig. 11 Fig. 12 Fig. 13 Fig. 14 Conforme j vimos o capsta possui trs velocidades: SP (duas horas), LP (4 horas) SLP ou EP (seis horas). Seja qual for velocidade o servo capstam tem por funo estabilizar e acertar o posicionamento da fita em relao s cabeas de vdeo. Na figura 15 temos o diagrama em blocos onde ilustra a forma em que o motor do capstam acionado. O motor do capsta necessita de um estgio excitador que deve fornecer corrente suficiente para fazer o motor girar. A seo de controle recebe a tenso de erro produzido pelo LPF do servo, recebe a tenso de alimentao proveniente da fonte e recebe instrues provenientes do micro-processador. O micro-processador quem ir acionar os controles especiais do vdeo cassete. So eles: PAUSA, CMERA LENTA, DESLOCAMENTO QUADRO A QUADRO e BUSCA VISUAL. Na figura 16 podemos ver o diagrama dos blocos mais detalhados do servo capsta, ele possui um sensor FG gerador de freqncia que conectada ao comparador de freqncia. No modo REC, h uma chave de velocidade conectada ao estgio seletor de velocidade. Atravs desta chave, o usurio pode selecionar qual a velocidade que ele deseja gravar. Uma vez posicionada a chave em uma das velocidades ser produzido um sinal de 30 Hz, com largura adaptada para cada velocidade. Este sinal denominado PG. Este sinal PG ser transformado em um sinal de controle que depois de amplificado ser injetado no cabeote. CTL, CTL a abreviao de controle em ingls. O cabeote CTL tem por funo registrar na fita a informao, identificando qual velocidade fita foi gravada. Isto permite que a reproduo seja automtica, ou seja, na reproduo no necessrio posicionar a chave, pois o cabeote CTL far a leitura e infernar o circuito de velocidade do capsta. Da mesma forma como ocorreu com o cilindro, c servo capsta compara o sinal PG com o sinal FG e produz a tenso de erro no circuito LPF. Esta tenso de erro ser adicionada no estgio de controle. Durante a reproduo a chave de velocidade no tem nenhuma atuao. Por isto para analisar o servo capsta na reproduo devemos observar o diagrama em circos da figura 17 onde a leitura comea pelo prprio cabeote CTL. O sinal captado pelo cabeote CTL que fica fisicamente acoplado ao cabeote de udio amplificado e injetado no comparador de fase. O resultado do comparador de fase adicionar ao comparador de velocidade que por sua vez produzir um pulso que ser convertido pelo LPF em tenso de erro e esta tenso corrigir tanto a velocidade como a fase do motor capsta. H ainda a atuao do circuito TRACKING. O circuito TRACKING tem por funo corrigir o trilhamento entre a fita de vdeo e a cabea. TRACKING o termo empregado para definir as capacidades das cabeas magnticas coincidirem com as fitas gravadas durante uma reproduo. O TRACKING um multivibrador que tem o perodo de sua constante de tempo RC ajustado manualmente. Fig. 15 Fig. 16 Fig. 17 Na figura 18 vemos que o TRACKING atua diretamente no comparador de fase.

Atravs do TRACKING a constante de tempo do multivibrador alterada, o que significa que a redao de fase nos motores do capsta e do cilindro alterada. A figura 19 ilustra as formas de ondas envolvidas no TRACKING. Quando o controle do TRACKING est na posio normal ou central ele apresenta uma forma de onda quadrada. Nesta posio ele no interfere no sinal de comparao. No entanto, caso ocorra uma alterao no potencimetro do TRACKING as formas de ondas no circuito se alteraro. A figura 20 mostra as possibilidades de alterao das formas de ondas do TRACKING. Ao girar totalmente o potencimetro no sentido anti-horrio o nvel baixe assume maior perodo o que faz deslocar a componente que RF liga nas cabeas para a esquerda. Ao girar totalmente o potencimetro no sentido horrio o nvel alto assume maior perodo fazendo deslocar a componente RF para a direita. Observa-se o estreitamento que ocorre no lado esquerdo. Na posio central o multivibrador monoestvel apresenta uma forma de onda perfeitamente quadrada, dando uma forma de onda de RF simtrica. Na figura 21, vemos os valores de tenso equivalentes para as vrias posies do TRACKING. Se o multivibrador multiestvel do TRACKING est produzindo uma forma de onda com nvel baixo, com maior perodo, isto implica em uma tenso contnua pendendo ao zero. Logo a velocidade do capsta ento de diminuir. Por outro lado, se o multivibrador do TRACKING produz uma forma de onda cujo perodo do nvel alto seja maior do que o nvel baixo, a tenso contnua resultante tende a 5 Volts, fazendo aumentar a velocidade do motor. Considera-se normal quando a tenso permanecer em 2,5 Volts. O recurso do TRACKING possibilita a gravar uma fita em um determinado modelo ou marca de vdeo e reproduzi-lo em outro, garantindo o correto sincronismo vertical e horizontal.

PROCESSO DE AMOSTRAGEM DO SERVO CAPSTAM


Vamos retomar o diagrama em bloco do servo capsta ilustrado na figura 22. To logo o motor comece a girar, um sensor denominado FG (gerador de freqncia) ir detectar a rotao do motor. Este sinal ser amplificado e transformado em uma onda quadrada por um circuito negativo. O gatilhador um circuito digital que quadra a forma de onda tornando-a mais cintica. Em seguida o sinal passa pelos circuitos seletor de velocidades onde encontra a chave seletora de velocidade. Atravs dessa chave o usurio escolhe uma das trs opes: SP, LP, SLP, respectivamente, 2, 4 ou 6 horas. Posteriormente o circuito de amostragem e reteno, ir comparar o sinal FG com as referencias produzindo atravs do circuito LPF a tenso contnua de correo. Fig. 18 Fig. 19 Fig. 20 Fig. 21 Fig. 22 Esta tenso contnua de correo levada ate o circuito de controle do motor que atravs de um comparador de tenso ir efetuar a alimentao do motorista est ilustrado na figura 23. Entre o controle e o motor h um amplificador de corrente para fornecer potncia ao motor durante sua operao. Durante a gravao o cabeote registra na fita um sinal de 30 Hz que servir de referncia na reproduo o que torna o circuito automtico identificando qual a velocidade que a fita foi gravada. A forma de onda obtida na leitura do cabeote CTL est ilustrada na figura 24. Para que os circuitos da amostragem operem e corrijam a fase e a rotao do motor necessria uma referncia. Esta referncia ser como um molde ao qual o circuito dever se orientar. Durante a gravao o sinal de vdeo composto separado no separador de sincronismo onde retirado o pulso vertical. O estgio gerador de pulso transforma este pulso vertical em sinal digital, recebendo novo nome, a saber: VSS. Um multivibrador monoestvel divide per dois gerando o sinal de 30 Hz. No modo play utiliza-se um cristal a quartzo de freqncia igual a 3,58 MHz, que dividido por um estagio denominado divisor do VXO. Quer na gravao, quer na reproduo a referencia ser sempre de 30 Hz. Na figura 25 temos o diagrama em blocos de comparador em blocos do servo capsta que utiliza o processe de amostragem.

Em A aplicado o sinal conveniente da referencia tanto na gravao como na reproduo. No ponto B temos o sinal colhido pelo sensor PG, depois de convenientemente amplificado e gatilhado. Conforme as formas de onda da figura 2G, no ponto C tm a onda trapezoidal produzido pelo gerador TPS, e no ponto D temos um sinal com largura de pulso modulado de acordo com os pontos de amostragem. Observe que na figura 26 que a amostragem feito durante a subida do pulso da onda trapezoidal. No ponto E temos a sada do circuito de amostragem. A diferena entre as formas de onda do ponto C e do ponto E, est que no ponto E o que vale a amplitude do pulso. Enquanto que no ponto D interessa somente a largura do pulso. No ponto F, temos a sada do circuito LTF que produzir a tenso de correo. Esta tenso ser processada pelo integrado de controle do motor capsta. Como conseqncia na seo de controle do motor, esta tenso de correo far com que o motor trabalhe com a fase correta. O nvel de tenso de correo limitado em um valor tal que possa ser detectado sobre a inclinao da onda trapezoidal. Quando o sinal trapezoidal e os pulsos de amostragem so aplicados ao circuito de amostragem e reteno gerada uma tenso de correo. Esta tenso possui uma amplitude relacionada com diferena de fase dos sinais de entrada. Por exemplo, estando como correta a fase e a velocidade, a onda trapezoidal e os pulsos de amostragem apresentam conforme figura 27. A figura 28 ilustra as formas de onda, caso a velocidade esteja maior que a normal, ou que a fase esteja incorreta. Todo esse sistema permite ao circuito mecnico funcionar satisfatoriamente.

SISTEMA DE CONTROLE
Na figura 30 temos o diagrama em blocos do sistema de controle. O circuito do sistema de controle comandado por microprocessador e funcionam para correlacionar as operaes eltricas e mecnicas do vdeo e intertravar os sistemas de tal forma que se evitem danos em caso de erros do usurio. O papel principal do microprocessador o de selecionar um modo operacional adequado de acordo com o comando determinado pelas teclas. Fig. 23 Fig. 24 Fig. 25 Fig. 26 Fig. 27 Fig. 28 Fig. 29 Fig. 30 Fig. 31 Fig. 32 Fig. 33 O microprocessador adequado para controles condicionais e que tem realizando funes definidas. O microprocessador um componente eletrnico que efetua com rapidez vrias funes e operaes lgicas, utilizando um cock e uma freqncia pr-fixada na execuo de uma funo. Na figura 35 temos o diagrama em blocos interno de, um microprocessador. Na figura 36 temos o diagrama em bloco de um microprocessador, aplicado ao sistema de controle do vdeo cassete. O exemplo da figura 36 o micro LM 6402, trata-se de um microcomputador de 4 bits, incorporando uma memria ROM de 2K e uma memria RAM de 512 bits com 9 portas lgicas de entrada e sada de DAC. O microprocessador aplicado a vdeo cassete atua como um microcontrolador. um componente eletrnico que j tem incorporado em seu invlucro vrios blocos ou estgios especficos, construdos de forma compacta complexa. Fig. 34 Fig. 35 Fig. 36 Todo microprocessador e microcontrolador so dedicados, ou seja, so projetados e construdos para funes especficas. Na figura 31 temos o diagrama em blocos simplificado do sistema de controle.

Os dispositivos de controle envolvem o teclado, controle remoto, sensores, chaves, timer, e eles so aplicados ao microprocessador atravs de amplificadores e circuitos que faro o casamento de impedncia. O microprocessador juntamente com os circuitos auxiliares, tais como memrias, microcontroladores, amplificadores, PLL, etc ir processar os sinais e liberar adequadamente as sadas que atravs das interfaces, acionaro, motores, mecanismos, display, solenides, servo, etc. Na figura 32 destacamos os principais elementos de entrada para o microprocessador. Entre os sensores destacamos: 1. START - este sensor tem por funo detetar incio da fita e tambm utilizado como auto-Stop durante o rebobinamento da fita. Este sensor composto por fototransistor que fica colocado estrategicamente do lado direito do compartimento do cassete. Desta forma quando aquela parte transparente da fita chegar no final durante o rebobinamento a luz proveniente de um lad que fica colocado bem no meio do compartimento do cassete ser transpassada por meio desta parte transparente, e acionar o fototransistor que enviar uma informao at o microprocessador. 2. SENSOR FIM DE FITA - esse sensor formado por um fototransistor colocado estrategicamente, do lado esquerdo do compartimento do cassete. Desta forma quando a fita chegada ao final apare cera a parte transparente que permitir a passagem de luz at a base d fototransistor fazendo que o microprocessador entenda que a fita chegou ao final. No vdeo cassete quando a fita chega ao final ele faz com que ela seja rebobinada. 3. CHAVE DETETORA DE POSIO - Esta chave fica localizada na parte inferior do mecanismo e ela tem por funo informar o microprocessador como est mecanicamente situado o aparelho. Qualquer movimento mecnico produzira uma; alterao dos contatos desta chave. Esta chave por sua vez gera combinaes binrias, nveis altos e baixos que sero decodificados pelo microprocessador. Por exemplo: Uma combinao Auto-Auto - Baixo, informar ao microprocessador que a fita est mecanicamente no modo play. Uma outra combinao, Baixo, Baixo, Alto, informar ao microprocessador que a fita est sendo rebobinada. 4. SENSOR DEW - este sensor tem por funo informar ao microprocessador se o circuito est recebendo umidade relativa acima de 98%. Desta forma quando, houver umidade o aparelho no funcionar, preservando assim o seu mecanismo e principalmente as cabeas de vdeo que so muito sujeitas a danos devido a umidade. 5. CHAVES - H uma srie de chaves que informar ao processador a presena de fita. Quando a fita est entrando no compartimento do cassete, estas chaves vo fazendo contatos e de acordo com estes contatos ela vai informar ao microprocessador se h ou no presena de fita.

MECANISMO
O Vdeo Cassete possui trs motores bsicos: 1. Motor do cilindro; 2. Motor do Capstam. 3. Motor LOADING O motor Loading o motor de carga e descarga. Ele o responsvel pelo acionamento do mecanismo, que retira a fita de dentro do cassete e a faz circundar o cilindro ou vice-versa. O formato VHS utiliza o sistema de carga da fita do tipo, M. Esta designao se deve ao percurso que a fita faz atravs dos pinos guias e do cilindro na forma na letra M. Na figura 33 podemos ver os principais reteres do vdeo cassete. Alm destes temos o motor K7, que o motor que faz o carregamento frontal da fita. E temos o motor REEL que faz o rebobinamento e o avano de fita. Nos vdeos mais novos o motor REEL no mais utilizado. O vdeo cassete, ele conhecido como o aparelho eletrnico que trabalha interado com mecanismo da preciso controlados pelo servo. A unidade eletromecnica de um vdeo cassete pode ser dividida nos seguintes segmentos: 1. ALOJAMENTO OU COMPARTIMENTO DO CASSETE INCLUINDO A PRESENA DE INTERRUPTORES PARA DETETAR PRESENA DE FITA 2. VARREDURA OU EXPLORAO DA FITA COM O CILINDRO onde esto alojadas as cabeas rotativas de vdeo. 3. MECANISMO DE CARGA E DESCARGA DA FITA AO REDOR DO CILINDRO feita pelo motor Loading 4. CAPSTAN E ROLO PRESSOR para efetuar o deslocamento da fita.

5. CARRETEIS DE FORNECIMENTO E RECOLHIMENTO DA FITA: funes REW e FF. O nmero de motores que incorpora o sistema mecnico do formato por VHS varia de modelo e verso de aparelho. Assim sendo encontraremos no mercado de vdeos modelo como: 5, 4, 3 e 2 motores, depois de 2 motores so os de tecnologia mais recente. Na figura 37 apresentamos um diagrama em bloco que mostra a configurao bsica do vdeo. Repetimos para poder destacar o funcionamento mecnico. O circuito do servo responsvel em controlar a fase e a velocidade dos dois motores principais, a saber: cilindro e capstan. O motor do cilindro o responsvel pelo acionamento das rotaes das cabeas. O motor do capstan o responsvel pelo acionamento do volante do capstan que juntamente com o rolo pressor movimenta a fita. O circuito de controle dotado de um microprocessador controla todos os modos operacionais do aparelho e aciona trs outros motores: Load, Cassete e REEL. O motor REEL o motor dos bobinadores. O motor LOAD um motor de carga e descarga da fita sobre o cilindro realizando o sistema de carga tipo M. O motor CASSETE efetua a funo eject e carregamento frontal da Cita. O sistema de controle est ligado a uma srie de dispositivos de segurana e proteo, alm do comandar o time, a fonte e o prprio servo. A figura 38 ilustra o carregamento em M. A fita sai do carretel de fornecimento, passa peio cilindro, cabeote de udio e controle, rolo pressor, eixo do capstan, e carretel bobinador. Quando carregada fita assume a fita assume a posio ilustrada na figura 39, efetuando uma varredura helicoidal que vai de baixo para cima no cilindro. O servo deve controlar precisamente o movimento dos dois motores, cilindro e capstan, pois do movimento simtrico deles que resultar em uma imagem sincronizada corretamente. O motor do capstan ilustrado na figura 40, atravs do volante ir produzir o movimento da fita que conforme j vimos, pode ser em trs velocidades: SP, LP, SLP. Para que o transporte da fita seja perfeito, a fita deve adquirir uma tenso mecnica constante. Para isto existe um sistema de tenso de fita que faz com que as cabeas e a fita permaneam em contato estvel. Na figura 41 mostramos os dispositivos envolvidos no sistema de tenso. Quando se aperta a tenso da fita, o mastro de tenso se move na direo da seta X, puxando a fita para a direita. Contudo, o dispositivo no qual fixado o trao tensor move a borda da cinta de tenso para a direita. Como decresce a fora de frenagem na fita, o movimento da cinta de tenso reduz a fora aplicada na fita, assim como a tenso sobre a fita supridora. Cerro a tenso da fita sempre equilibrada pela mola de tenso, quando decresce a tenso da fita a tenso procedente da mola puxa a fita na direo da seta Y. Acompanhando esse movimento o ponto A, move-se para a esquerda aumentando a fora de frenagem entre o apoio do carretel e a cinta de tenso, aumentando tambm a tenso da fita do lado do carretel de fornecimento. Repetindo sucessivamente esse movimente, a tenso da fita se mantm constante.

MASTRO GUIA
O Mastro guia o dispositivo responsvel da regulagem altura da fita durante o carregamento em M. Fig. 37 Fig. 38 Fig. 39 Fig. 40 Fig. 41 A figura 42 ilustra o mastro guia e a figura 42 ilustra a seqncia em que a fita passa por este dispositivo. Na figura 44 vemos um esboo do mecanismo superior. Logo esquerda na parte superior, temos o rolete de impedncia, cuja finalidade reduzir a agitao de transporte. O rolete de impedncia deve rodar suavemente apenas apoiando a fita, sem, no entanto influir na tenso mecnica.

POSTES DE CARREGAMENTO
Os postes de carregamento so os elementos que carregam a fita enlaando-a no cilindro. Na figura 45 podemos ver um esboo mais destes elementos. Observe que ele possui um rolete guia que por onde a fita se desliza e possui um mastro inclinado.

Este mastro inclinado ir guiar o transporte da fita e conservar a fita na altura correta. Os dois postes levam a fita dos dois lados, retirando a fita de carretel de fornecimento que est no lado esquerdo e do carretel de recolhimento, lado direito.

ROLO PRESSOR
Observando, novamente a figura 44, encontra no lado direito o rolo pressor que tem uma estrutura na qual um rolamento de esfera est localizado n seu centro. O rolo pressor aplica certa presso na fita em relao ao eixo do capsta. Desta forma a fita adquire movimento nos modos PLAY OU REC efetuando o transcurso do carretel de fornecimento ao carretel de recolhimento. A figura 46 mostra em blocos todo o percurso do carregamento da fita. Os 7 passos do carregamento da fita so: 1. A fita passa pelo rolete de impedncia para evitar vibraes. 2. O cabeote de apagamento apaga todo o contedo da fita. Isto ocorre somente durante a gravao, ela utiliza um sinal senoidal que varia de a 100 KHz. 3. O poste do lado esquerdo enlaa a fita um pouco mais de 180 no cilindro. 4. No cilindro, girando a 1800 rotaes por minuto, est cabea de vdeo que varrero helicoidalmente a fita, formando pistas transversais, conforme estudamos no incio desta lio. 5. O poste do lado direito apia a fita para que a mesmo passe pelo cabeote de udio e CPL. 6. O rolo pressor aps o carregamento ter sido completado forado a pressionar o capstan. 7. Esta presso deslocar a fita em direo ao carretel de recolhimento. Lembramos que toda esta seqncia comandada pelo sistema mecnico que possui um microprocessador com um programa pr-estabelecido. Na figura 47 temos um diagrama do mecanismo superior de um vdeo cassete importado. Nas figuras 48 e 49 temos vistas explodidas de mecanismo superior e inferior de um outro vdeo cassete. Fig. 42 Fig. 43 Fig. 44 Fig. 45 Fig. 46 Fig. 47 Fig. 48

CONTROLE REMOTO
Na figura 34 foi mostrado um diagrama em blocos do controle remoto utilizado no vdeo cassete, ele dividido em duas etapas, a saber: transmissor e receptor. O transmissor tem a funo de transmitir sinais infravermelhos que foram codificados de acordo com as teclas acionadas. Cada funo tem uma tecla especfica que por sua vez est ligado a um codificador de pulso. O receptor do controle remoto recebe os sinais infravermelhos, atravs de um fotodiodo e faz a recodificao destes sinais em pulsos eltricos. Estes pulsos eltricos contm os cdigos de cada comando. Todos estes cdigos ou estes pulsos sero aplicados ao sistema de controle onde o microprocessador ir efetuar o processamento das funes desejadas pelo usurio. Tudo o que for feito dentro do vdeo cassete j est programado pelo microprocessador. isto que faz variar um aparelho de outro com funes de timer, recursos especiais que j foram programados com antecedncia pelo microprocessador. Todo esse programa desenvolvido atravs de um SOFTWARE. O SOFTWARE armazenado em uma memria ROOM do tipo permanente que fica incorporada no prprio microprocessador.

LEGENDA
1- Chassis 2- Chassis 3- Cilindro 4- Base 5- Bloco

6- Cabeote de apagamento geral 7- Cabeote de udio e controle 8 - Rolete 9 - Guide Roller 10 - Eixo inclinado 11 - Eixos inclinados 12 - Base 13 - Base 14 - Alavancas de trao 15 - Correias de trao 16 - Mola de trao 17 - Comando 18 - Comando 19 - Mola do comando 20 - Bobinador de fornecimento 21 - Bobinador de recolhimento 22 - Roldanas dos bobinadores 23 - Mola 24 - Suporte 25 - Polia do contador 26 - Correia do contador 27 - Sensor dos bobinadores 28 - Alavanca de comando 29 - Freio auxiliar 30 - Mola de freio 31 - Chave 32 - Alavanca rolo pressor 33 - Alavanca rolo pressor 34 - Alavanca rolo pressor 35 - Mola do rolo pressor 36 - Alavanca rolo pressor 37 - Rolo pressor 38 - Guia do capstan 39 - Suporte do capstam 40 - Lmpada 41 - Rolete 42 - Guia fixo 43 - Motor do capstan 44 - Suporte abertura K-7 45 - Sensor 46 - Suporte fios 47 - PCI 48 - PCI 49 - Polia do capstan 50 - Volante do capstan 51 - Correia do capstam 52 - Freio 53 - Motor dos bobinadores 54 - Motor Loading 55 - Chave Timing 56 - Loading 57 - Correia Loading 58 - Base 59 - Engrenagem Loading 60 - Engrenagem 61 - Engrenagem 62 - Base 63- Motor D.D. Cilindro 64 - PCI 65 - Suporte de fios

You might also like