You are on page 1of 6

UTILIZAO DE CONTROLADOR DE DEMANDA E GERADOR DIESEL EM UMA UNIVERSIDADE

Saulo G. Moreira, Wellington R. Arajo, Amncio R. Silva Jr, Gervsio S. Lara, Joo C. Okumoto, Rafael Nishimura, Everton A. Martos, Andra R. Karmouche Laboratrio de Eficincia Energtica, Departamento de Engenharia Eltrica, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS Campus Universitrio, Caixa Postal 549, CEP 79.070-900 Campo Grande-MS eficiencia@del.ufms.br Abstract: This paper describes the operation consequences evaluation of the generation diesel system and demand controller to assist a University loads when occurs electrical power failure originating from the electrical company and also in the peak time, aiming the reduction of costs with the electricity bill. It was concluded that the use of automatic demand controller is an economically viable investment in all of the accomplished simulations, for demands of 1,350 kW to 1,500 kW. It was also concluded that the generating group use in the peak time is only advantageous in case there is not readiness of extra energy from the electrical company. Copyright 2007 CBEE/ABEE Keywords: Diesel generator, demand controller, energy efficiency. Resumo: Este trabalho descreve a avaliao das conseqncias de operao do sistema de gerao diesel e controlador de demanda para atender as cargas de uma Universidade quando ocorre falta de energia eltrica oriunda da concessionria e tambm no horrio de ponta, objetivando a reduo dos custos da fatura de energia eltrica. A utilizao de controlador automtico de demanda mostrou-se ser um investimento vivel economicamente em todas as simulaes realizadas, para demandas de 1.350 kW a 1.500 kW. Concluiu-se tambm que a utilizao do grupo gerador no horrio de ponta s vantajosa caso no haja a disponibilidade de energia extra pela concessionria. Palavras Chaves: Gerador diesel, controlador de demanda, eficincia energtica.

INTRODUO

A Universidade, na qual foi realizado o trabalho, est localizada em Campo Grande MS e tem o seu atual sistema de cargas eltricas atendido pela concessionria estadual de eletricidade a partir de um alimentador proveniente de uma subestao. O enquadramento tarifrio o Horosazonal Verde. Os custos com energia eltrica tm significativa importncia no balano financeiro da instituio de ensino. Este fato justifica um melhor gerenciamento econmico de energia eltrica, com a finalidade de reduzir custos e aumentar lucros. Tal iniciativa coloca em evidncia este estudo da utilizao de controlador automtico de demanda e grupo motorgerador diesel.

Atualmente a instituio possui uma cabine de medio nica, em alta tenso, com cargas atendidas e distribudas em 19 transformadores. Na interrupo desse atendimento, utilizado um grupo gerador movido a diesel de propriedade da instituio para a alimentao das cargas. Esse grupo gerador composto de 4 unidades de 450 kVA cada, o qual no vem sendo utilizado para funcionamento no horrio de ponta devido opo pela compra de energia extra da concessionria nesse perodo do dia. Algumas das cargas, as classificadas como no-essenciais, so monitoradas por um controlador automtico de demanda. Este estudo tem por objetivo a avaliao das conseqncias de operao do sistema de gerao diesel existente para atender todas as cargas da empresa
IICBEE_ART087 - 1

II Congresso Brasileiro de Eficincia Energtica - IICBEE. Todos os direitos reservados ABEE

quando da falta de energia eltrica oriunda da concessionria estadual de eletricidade. Uma vez que nem todas as cargas esto ligadas ao barramento do grupo gerador, surge o objetivo de fazer com que essas cargas sejam atendidas pelo mesmo, sem que ocorra interrupo no andamento das atividades da instituio. Ressalta-se que o grupo gerador a princpio no consegue atender toda a carga existente. Desse modo, ser buscada uma soluo que proporcione o funcionamento satisfatrio do grupo gerador quanto alimentao das cargas eltricas. Objetiva-se tambm, verificar a viabilidade de utilizao desse grupo gerador no horrio de ponta (17:30 s 20:30 h) com o objetivo de reduzir os custos da fatura de energia eltrica. Para essa situao deve ser observada a curva de carga caracterstica da empresa no horrio de ponta. Dessa forma, pode-se determinar a possibilidade ou no do grupo gerador ser capaz de atender a demanda durante esse perodo. As anlises das cargas essenciais, prioritrias e no-essenciais contemplam o estudo de viabilidade da aplicao de controlador automtico de demanda. Com isso, os custos e retornos financeiros da utilizao das tecnologias de controle automtico de demanda e grupo motor-gerador so determinados.

barramento B (cargas ligadas ao grupo gerador). Nesta situao, algumas cargas so ligadas somente rede pblica de energia e as demais so ligadas rede pblica de energia e ao grupo gerador.

O GRUPO GERADOR A DIESEL

A instituio possui 4 geradores a Diesel de 450 kVA com motor Cummins Stemac ligados em paralelo entre si. A ligao com a concessionria realizada por sistema em rampa que utiliza como comando um quadro de transferncia e um disjuntor. Na falta de energia por parte da concessionria da cidade, o grupo gerador entra automaticamente em funcionamento para suprir a energia dos setores ligados a ele. A transio entre os sistemas (concessionria e grupo gerador) feita em poucos segundos. Atualmente, o grupo gerador no est sendo utilizado no horrio de ponta, pois a empresa est utilizando a energia extra disponibilizada pela concessionria com preo por kWh reduzido em relao a tarifao normal para esse perodo dirio. Posteriormente, no presente estudo, ser analisada a viabilidade de utilizao no horrio de ponta, considerando a curva de carga tpica da Universidade nesse horrio, o preo da gerao do kWh com o grupo gerador e outros fatores envolvidos.

SISTEMA ELTRICO DE ALTA TENSO DA UNIVERSIDADE

A Universidade possui vrias subestaes de transformao de energia de alta para baixa tenso, distribudas conforme a necessidade de alimentao de cada bloco. O sistema eltrico de alta tenso (13,8 kV) pode ser representado pelo diagrama unifilar da Figura 1.
Ramal 1

ADEQUAO ELTRICO

DO

SISTEMA

Atravs do diagrama unifilar ilustrado na Figura 1, verifica-se que ligados ao grupo gerador esto apenas os transformadores: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09 e 15. Os demais transformadores: 10, 11, 12, 13, 16, 17, 18 e 19 so alimentados apenas pela rede pblica de energia. Abordando o aspecto da carga suprida pelo grupo gerador, verifica-se a necessidade de uma adequao do sistema eltrico da empresa pelo fato de haver um determinado conjunto de cargas que no possui ligao alguma com o grupo gerador. Portanto numa eventual falta de energia por parte da rede pblica de fornecimento essas cargas no seriam atendidas em carter emergencial pelo grupo gerador. Ou tambm, caso a Universidade venha a fazer uso dessa alternativa de gerao de energia no horrio de ponta, os setores atendidos pelos transformadores no ligados aos geradores ficariam comprometidos. Partindo-se para o objetivo em questo, que ligar essas cargas ao grupo gerador, de modo que elas tambm sejam atendidas e no tenham seu funcionamento interrompido, pode-se determinar uma nova configurao da rede de distribuio de energia em alta tenso. Assim, na Figura 2, observado o diagrama unifilar com todos os transformadores sendo ligados ao barramento B:

Figura 1: Diagrama unifilar das cargas.

De acordo com a Figura 1, onde existe o a definio como Ramal 1 refere-se ao sistema de cargas no atendido pelo grupo gerador diesel. Verifica-se que as cargas do Ramal 1 esto ligadas antes do barramento que atendido pelo sistema da concessionria ou pelo grupo gerador, conforme seccionamento das chaves. Dessa forma, identificam-se dois barramentos, os quais ligam as cargas existentes. Os barramentos so o barramento A (ligadas rede pblica de energia), e o

II Congresso Brasileiro de Eficincia Energtica - IICBEE. Todos os direitos reservados ABEE

IICBEE_ART087 - 2

dia. Portanto, nessa situao pode-se considerar uma capacidade de 1.440 kVA / 1.325 kW (adotando um fator de potncia corrigido de 0,92). Essa ltima condio no se enquadra nas caractersticas da empresa, pois a utilizao do GMG se limitar aos perodos de falta de energia da concessionria ou possivelmente no horrio de ponta. Entretanto, para efeito de utilizao segura do grupo gerador, sem que haja risco algum de danos ao equipamento, ser considerada uma capacidade de carga equivalente menor das ltimas trs descritas, ou seja, 1.325 kW.
Figura 2: Nova configurao do sistema em alta tenso.

DEMANDA CAPACIDADE GERADOR

MXIMA E DO GRUPO

Considerando esse valor de potncia ativa, pode-se afirmar que o grupo gerador no ser capaz de atender toda a carga da empresa em determinados perodos, haja vista que em muitos momentos a demanda est acima desse valor. A seguir, na Figura 3, apresentando o grfico que ilustra melhor essa situao. Obs.: Nas figuras 3, 4, 5 e 6, a linha contnua representa sempre a potncia do grupo gerador e a linha alternada representa a curva de carga para cada situao.

A partir do momento em que todos os transformadores estejam ligados ao barramento B, surge um outro aspecto de notria importncia, que a demanda mxima da empresa e a capacidade do grupo gerador. Deve se conhecer quantos kW os geradores so capazes de fornecer e verificar qual a demanda tpica da instituio para que se possam determinar aes que garantem o atendimento satisfatrio das cargas. Segundo a norma mundial ISO 8528, existem trs condies de potncia em funo dos regimes de funcionamento para um gerador. A primeira a ESP (Emergency Standby Power): a potncia disponvel (sob cargas variveis) limitado a um funcionamento de 500 horas por ano, sem possibilidade de sobrecarga. (Considera-se a potncia mxima). Ou seja, essa a potncia considerada para os casos de eventuais faltas de energia por parte da concessionria. Portanto, nessa situao pode-se considerar uma capacidade de 1.800 kVA / 1.656 kW (adotando um fator de potncia corrigido de 0,92). A segunda condio de potncia a PRP (Prime Power): a potncia disponvel (sob cargas variveis) com possibilidade de sobrecarga de 10% a cada 12 horas. (Considera-se 90% da capacidade nominal). Essa condio usualmente considerada por instaladores e profissionais de dimensionamento de GMGs (Grupo Motor Gerador) como sendo a operao apenas no horrio de ponta (3 horas dirias seguidas, exceto sbados, domingos e feriados). Portanto, nessa situao pode-se considerar uma capacidade de 1.620 kVA / 1.490 kW (adotando um fator de potncia corrigido de 0,92). A terceira condio de potncia a COP (Continuous Power): a potncia disponvel para utilizao 24 horas por dia sob carga constante, sem possibilidade de sobrecarga. (Considera-se 80% da capacidade nominal). Nessa condio consideram-se as situaes em que a nica fonte de energia o GMG, ou seja, no h atendimento de nenhuma rede de concessionria e os geradores trabalharo 24 horas por

Figura 3: Curva de carga geral.

necessrio, portanto, uma adequao do atendimento das cargas pelo grupo gerador, tanto para o horrio de ponta (caso a instituio venha a utiliz-lo nesse perodo) quanto para os instantes de falta de energia da concessionria. Na figura anterior, est representada a curva de carga (na cor azul), em um perodo dirio. Est tambm representada por meio de um trao constante (na cor vermelha), a carga mxima que pode ser atendida pelo grupo gerador (1.325 kW). necessrio ento que seja feito o desligamento de determinadas cargas quando a alimentao do sistema eltrico for suprida pelo grupo gerador. Atualmente, o controlador de demanda atua desligando algumas cargas, sendo elas: ar condicionado central, ar condicionado da Biblioteca, ar condicionado da Administrao. A condio de carga conseguida atravs desse desligamento pode ser vista na Figura 4.

II Congresso Brasileiro de Eficincia Energtica - IICBEE. Todos os direitos reservados ABEE

IICBEE_ART087 - 3

Figura 4: Curva de carga geral da Universidade (desligadas as cargas de ar condicionado central, ar condicionado da Biblioteca, ar condicionado da Administrao).

Figura 6: Curva de carga estimada da Universidade (desligada a carga de ar condicionado dos Laboratrios e das Clnicas lado direito - na seqncia de desligamento do controlador de demanda).

As cargas de ar condicionado da Biblioteca, da Administrao, Ar Condicionado Central, alm dos condicionadores de ar das Clnicas e Laboratrios, foram todos considerados como sendo cargas noessenciais, ou seja, cargas em que o seu desligamento no implica em paralisao parcial ou total das atividades na instituio. As demais cargas foram consideradas como sendo essenciais ou prioritrias. De acordo com o grfico da Figura 4, pode-se verificar que mesmo o controlador de demanda atuando atravs do desligamento das 3 cargas citadas, a demanda mxima (1.560 kW) superior capacidade mxima do grupo gerador. Dessa forma torna-se necessrio que mais alguma carga no essencial seja desligada para levar a demanda a um nvel abaixo da potncia fornecida pelos geradores. Considera-se que o ar condicionado dos Laboratrios tambm seja desligado e tem-se a condio de carga estimada na Figura 5.

VIABILIDADE ECONMICA DA UTILIZAO DO GRUPO GERADOR NO HORRIO DE PONTA

A aquisio de um grupo gerador geralmente se justifica por ser vantajosa sua utilizao no horrio de ponta (para consumidores enquadrados nas tarifaes horosazonais). No caso estudado, os geradores existentes no vm sendo utilizados durante o perodo de ponta, pois a instituio possui um contrato de compra de energia extra da concessionria para esse horrio do dia. A energia extra disponibilizada pela concessionria justamente para que o consumidor opte por utiliz-la no horrio de ponta em detrimento do uso do gerador. Nesse tpico ser analisada a viabilidade econmica da utilizao do grupo gerador no horrio de ponta para atender a carga total, considerando a situao atual - onde a instituio utiliza a energia extra - e uma possvel situao futura - caso no haja mais disponibilidade de energia extra. A anlise ser feita baseada na continuao do enquadramento tarifrio na opo Horosazonal Verde. A Figura 7 mostra o histrico de consumo da instituio no horrio de ponta em um perodo de 12 meses.

Figura 5: Curva de carga estimada da Universidade (desligada a carga de ar condicionado dos Laboratrios na seqncia de desligamento do controlador de demanda).

De acordo com a Figura 5, essa condio est prxima do ideal para o funcionamento do grupo gerador a diesel de forma satisfatria, visto que sua capacidade ultrapassada somente em dois instantes. A Figura 6 exibe a curva de carga considerando a incluso das cargas de ar condicionado das clnicas (lado direito) no controlador de demanda, situao tida como ideal, uma vez que a capacidade do gerador no ultrapassada em nenhum momento.
II Congresso Brasileiro de Eficincia Energtica - IICBEE. Todos os direitos reservados ABEE IICBEE_ART087 - 4

Consumo no horrio de ponta


60000
52777 54974 44848 41836 34274 27024 46812 41385 49158 44714

50000
43354

40000

kWh

utilizao desse equipamento implicaria em um custo mdio mensal de R$ 53.833,66 (Cinqenta e Trs Mil Oitocentos e Trinta e Trs Reais e Sessenta e Seis Centavos), ou seja, aproximadamente 88 % mais caro que o custo com utilizao do grupo gerador. Ressalta-se que os geradores devero trabalhar de acordo com a condio de carga prevista no item 6 programao do controlador de demanda para retirar 5 cargas no essenciais: Ar condicionado Central, Ar condicionado da Biblioteca, Ar condicionado da Administrao, Ar condicionado dos Laboratrios, Ar Condicionado das Clnicas (lado direito); visando manter inatingvel a capacidade mxima do grupo gerador, 1.325 kW.

30000 20000
10964

10000 0 fev/06 mai/06 dez/05 mar/06 ago/06 nov/06 jan/06 jun/06 jul/06 abr/06 out/06 set/06

Ms

Consumo no horrio de ponta

Figura 7: Histrico de consumo da Universidade no horrio de ponta (17:30 s 20:30 h).

Do consumo registrado no horrio de ponta, a Universidade paga mensalmente 4.453 kWh com tarifa normal para esse perodo (em torno de R$ 1,30/kWh) e o que ultrapassa esse nmero tarifado como energia extra (em torno de R$ 0,30/kWh). O custo operacional do grupo gerador diesel (combustvel + manuteno) de aproximadamente R$ 0,70/kWh. Com base nesses dados, pode-se estabelecer uma comparao de custos em diferentes situaes de funcionamento e faturamento no horrio de ponta. A Figura 8 ilustra essa comparao baseada no consumo no horrio de ponta nos ltimos 12 meses.
80000,00 70000,00 60000,00 50000,00

VIABILIDADE ECONMICA DA UTILIZAO DE CONTROLADOR DE DEMANDA

Comparao de custos no horrio de ponta

R$

40000,00 30000,00 20000,00 10000,00 0,00 mar/06 dez/05 mai/06 ago/06 nov/06 jan/06 jun/06 abr/06 jul/06 set/06 fev/06 out/06

Para a instalao de um controlador automtico de demanda na instituio foram consideradas algumas particularidades, como a aquisio de equipamentos diretamente do fabricante para a Universidade, com a finalidade de evitar bitributao. A Central de Ar Condicionado controlada atravs do sistema j existente de controle prprio. O chiller, as bombas e tudo mais so interligados atravs de uma rede de comunicao CCN. O fato de desligar o Ar Condicionado Central no significou a instalao de nenhum item adicional ao sistema que j existia, exceto um ponto de software dentro de um sistema j existente. Considerando itens como o software, plataforma datacollection, mdulo para monitoramento via WEB, conversor RS485, conversores ethernet e contatoras, o custo estimado do sistema de controle automtico de demanda em operao na empresa estimado em aproximadamente R$ 85.000,00 (Oitenta e Cinco Mil Reais). Ainda previsto um custo mensal em torno de R$ 350,00 (Trezentos e Cinqenta Reais), referente manuteno deste sistema, que igual de um painel eltrico normal, e ainda a parte especfica de software, no qual recomendado que seja feita uma reviso pelo menos semestral, o que pode implicar em custos de mo de obra e despesas com transporte e estadia. Muitos problemas podem ser resolvidos remotamente, atravs da Internet, por exemplo. O estudo de definies de contratos de demanda junto concessionria, com base principalmente em campanha de medies nos transformadores, mostrou a necessidade de uma demanda de contrato que permita a curva de carga atingir valores da ordem de 1.900 kW, sem a cobrana de demanda de ultrapassagem. Uma demanda contratada de 1.800 kW permite obter uma demanda medida de 1.980 kW, sem aplicao da tarifa de ultrapassagem (no caso dessa empresa, limite de 10% acima da demanda contratada, conforme Art. 56 da Resoluo n. 456 da ANEEL, de 29 de Novembro de 2000).
IICBEE_ART087 - 5

Ms

Custo do Consumo HP (com energia extra - situao atual) Custo do Consumo HP (com gerador) Custo do Consumo HP (sem energia extra e sem gerador)

Figura 8: Comparao de custos com consumo no horrio de ponta da Universidade.

De acordo com o grfico da Figura 8, verificase que a atual condio de funcionamento, utilizando energia extra, a que representa o menor custo com consumo no horrio de ponta. Em mdia esse custo foi de R$ 17.415,69 (Dezessete Mil Quatrocentos e Quinze Reais e Sessenta e Nove Centavos) por ms. Embora a energia extra se apresente bastante atrativa para a Universidade, h de ser considerada a possibilidade da no existncia desse tipo de energia no futuro. Baseado nessa possibilidade ressalta-se que a utilizao do grupo gerador, de acordo com as condies de carga estabelecidas no item 6 deste trabalho, representa um menor custo para o consumo no horrio de ponta. Em mdia o custo seria de R$ 28.707,00 (Vinte Oito Mil Setecentos e Sete Reais) mensais, utilizando o grupo gerador. Por outro lado, a no

II Congresso Brasileiro de Eficincia Energtica - IICBEE. Todos os direitos reservados ABEE

Ainda no estudo supracitado, a anlise de memria de massa permite concluir que em muitos dias a curva de carga atinge valores mximos bem abaixo de 1.900 kW. As cargas tidas como no-essenciais podem ser desligadas nos dias em que a demanda atingir valores pr-determinados, com a finalidade de se fazer um contrato de demanda bem abaixo de 1.800 kW, sem que haja aplicao de ultrapassagem, visto que as cargas essenciais e prioritrias totalizam uma demanda prxima a 1.500 kW. Com base nas tarifas em vigncia, a Figura 9 apresenta os custos estimados, ao longo de 10 anos, com demandas que se enquadram no regime de operao da instituio e utilizao de controlador de demanda, comparados situao de no utilizao de controlador automtico de demanda.
Custo a longo prazo com investimento em controlador de demanda
Demanda contratada 1350 kW Demanda contratada 1450 kW Sem controlador de demanda
R$ 5.000.000,00 R$ 4.500.000,00 R$ 4.000.000,00 R$ 3.500.000,00 R$ 3.000.000,00 R$ 2.500.000,00 R$ 2.000.000,00 R$ 1.500.000,00 R$ 1.000.000,00 R$ 500.000,00 R$ 0,00 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120

de atender satisfatoriamente todas as cargas da instituio. Conforme observado atravs dos grficos que representam a curva de carga, a potncia que o grupo gerador capaz de atender de 1.325 kW, enquanto a carga estimada total da empresa pode atingir valores prximos a 1.900 kW (Figura 3). Dessa forma, fica evidenciado que em caso de falta de energia por parte da concessionria local, o grupo gerador ficaria sobrecarregado na alimentao de todas as cargas. Para a situao citada, a soluo fazer o desligamento dos transformadores destinados a atender os sistemas de ar condicionado central, da biblioteca, do prdio da administrao, dos laboratrios e das clnicas (lado direito). A opo pelo desligamento dessas cargas se justifica pelo fato de que estas no so essenciais continuidade das atividades normais da Universidade. O desligamento ser feito atravs do sistema de controle de demanda e durar at que a energia proveniente da concessionria seja restabelecida. Durante a falta de energia, atravs da retirada de funcionamento dessas cargas, o grupo gerador poder atender normalmente o restante das cargas, pois estas ltimas perfazem uma potncia total que pode atingir valores em torno de 1.320 kW no mximo (Figura 6). Pelo histrico de faltas de energia, conforme informao de funcionrios da instituio, o nmero de ocorrncias baixo e por pouco tempo (em torno de 1 vez ao ms, com interrupes de aproximadamente 10 minutos). A utilizao de controlador automtico de demanda, com a finalidade de reduo dos custos com demanda contratada, mostrou-se ser um investimento vivel economicamente em todas as simulaes realizadas, para demandas de 1.350 kW a 1.500 kW, selecionadas em funo do perfil de funcionamento das cargas essenciais e prioritrias da Universidade.

Demanda contratada 1400 kW Demanda contratada 1500 kW

Meses

Figura 9: Tempo de retorno financeiro dos investimentos em controlador automtico de demanda.

Para a situao que no considera a utilizao de controlador de demanda, foram considerados um contrato de demanda de 1.800 kW, e um custo mdio mensal de R$ 38.087,74 (Trinta e Oito Mil Oitenta e Sete Reais e Setenta e Quatro Centavos). O pay-back do investimento quando comparado com um contrato de demanda de 1.450 kW de 11 meses, com uma economia aps 5 anos (60 meses) de R$ 388.086,64 (Trezentos e Oitenta e Oito Mil, Oitenta e Seis Reais e Sessenta e Quatro Centavos), o que representa uma reduo nos custos de aproximadamente R$ 900.000,00 (Novecentos Mil Reais) em 10 anos (120 meses). Mesmo com a contratao de 1.500 kW, o investimento em controlador automtico de demanda vivel economicamente, com pay-back de 18 meses e uma economia ao longo de 10 anos em torno de R$ 700.000,00 (Setecentos Mil Reais). Para a contratao de 1.450 kW considerada a utilizao de controlador de demanda para desligar cargas, de tal forma que a demanda no ultrapasse 1.595 kW (10% alm da demanda contratada).

REFERNCIAS

Conservao de Energia Eficincia Energtica de Instalaes e Equipamentos. Itajub: Ed. EFEI, 2001. p. 378-447. International Organization for Standardization - ISO 8528-1 e 8528-2 - Reciprocating internal combustion engine driven alternating current generating sets; part 1: application, ratings and performance ELETROBRS PROCEL. Manual de Conservao de Energia Eltrica em Edifcios Comerciais e Pblicos. Rio de Janeiro, 1998. FILHO, Joo Mamede (1995). Instalaes Eltricas Industriais, Editora LTC, Rio de Janeiro-RJ. ANEEL. Resoluo ANEEL n. 456, de 29 de novembro de 2000. D.O.U. 30/11/2000.
IICBEE_ART087 - 6

CONSIDERAES FINAIS

O crescimento da estrutura fsica com conseqente crescimento de cargas eltricas, tornou o grupo gerador diesel existente na Universidade incapaz

II Congresso Brasileiro de Eficincia Energtica - IICBEE. Todos os direitos reservados ABEE

You might also like