You are on page 1of 14

SOBRE SUJEITOS RACIONAIS E APAIXONADOS

Dlson Ferreira da CRUZ1


RESUMO: Desde seu nascimento, a Retrica convive com um cisma insupervel: de um lado, Plato arma que o orador deve buscar o bom e o verdadeiro; tem de seguir a lgica e sustentar-se com um discurso sbrio, no qual prevalece a razo, o logos, e para o qual as coisas interessam pelo que so em si mesmas. No outro extremo da gora est Ccero, para quem a Retrica no tem que procurar pela essncia de nada, mas fazer com que a opinio do orador, seja ela verdadeira ou no, passe a ser tambm a do auditrio. Para tanto, a lgica, to acalentada por Plato, de bem pouca valia, pois o orador, se quiser ter sucesso, deve levar os coraes da clera doura ou desta quela. Como se v, uma retrica alicerada sobre o pathos, ou, como diriam os semioticistas, no estado das almas. Este artigo se prope a pensar essa questo utilizando o instrumental da semitica dita tensiva com o objetivo de mostrar que, no discurso do grego, predominam as valncias ligadas extensidade, ao inteligvel, s caractersticas dos objetos; ao passo que, nos ensinamentos do romano, so as valncias relacionadas intensidade, ao sensvel, que se destacam. PALAVRAS-CHAVE: Retrica. Semitica. Tensividade. Plato. Ccero. Pathos.

Introduo O sujeito sempre esteve no cerne da reexo semitica. Anal, a narratividade engendrada pela sucesso de relaes de juno (conjuno ou disjuno) que o sujeito estabelece com objetos ao buscar a liquidao de suas faltas. Se, por um lado, o valor investido em tais objetos facilmente explica o que os torna desejveis ou repulsivos; por outro, explicar a origem do valor no tarefa to simples, como tambm no o determinar o valor que o sujeito atribui ao prprio valor. Para resolver essa questo, preciso, mais uma vez, recorrer ao prprio sujeito, cuja posio permanece central na semitica, no apenas como constituinte essencial do processo de narratividade, mas tambm como elemento denidor do prprio valor. Ou seja, previamente ao surgimento do objeto, o sujeito responsvel pela constituio de um prottipo que, em um primeiro momento, seria, para lembrar os termos de Hjelmslev (1975), uma massa de sentido amorfa. Indo um pouco mais alm, pode-se pensar que, previamente narratividade, constitui-se um determinado sistema axiolgico no interior do qual os valores adquiriro valor para o sujeito e, desse modo, tornar-se-o aptos a engendrar a narrativa.

UPM Universidade Presbiteriana Mackenzie . Centro de Comunicao e Letras So Paulo SP Brasil. 01241-001 dfc70@hotmail.com.

Alfa, So Paulo, 53 (2): 429-442, 2009

429

Nas pginas seguintes tentaremos examinar um objeto que receptculo de valores que tm valores muito distintos, conforme o sujeito que a ele visa e o apreende. Como se trata de algo to especial quanto antigo Retrica convm que se faa um breve retorno no tempo; apenas alguns sculos.

Um pouco de Retrica Ainda durante seus primeiros anos, logo aps o sucesso obtido pelas escolas de Empdocles, Crax e Tsias e talvez por causa mesmo do xito obtido por esses mestres , a Retrica passou a ser alvo de inmeras crticas. Algumas provinham de oradores famosos, como Iscrates, que condenavam o proceder de seus pares, a quem acusavam de reduzir a ento jovem cincia a um comrcio pouco edicante. Outras crticas, mais contundentes, provinham de lsofos, mais exatamente de Plato, que, por meio de discursos que primavam justamente pela retrica, criticava no apenas os oradores, mas a prpria Retrica, ou melhor, a retrica por eles praticada, a qual o grego considerava no uma cincia, mas puro charlatanismo. As crticas de Plato provocaram reaes que no procuraram propriamente neg-las, mas mostrar que os defeitos apontados pelo lsofo eram, na verdade, qualidade. Esse fato fundamental, pois a divergncia no decorria de opinies dspares quanto natureza da Retrica, mas do valor atribudo a tal natureza. Em outras palavras, como se ver adiante, a discordncia decorria do valor atribudo ao valor. Um dos primeiros a concordar com as observaes de Plato, mas a recusar seu julgamento, foi seu discpulo mais famoso, Aristteles, que, em seus tratados sobre a Retrica, acabaria por mostrar que a importncia e a utilidade da cincia residiam, justamente, nos aspectos que seu mestre tanto combatia. O Estagirita no foi o nico a pensar desse modo; suas ideias foram retomadas sculos depois por Ccero, que lhes conferiu um tom mais prtico e contundente. O romano no hesita em armar que, de fato, a Retrica era tal e qual Plato a descrevera, mas observa que a residia seu valor e no, como pensava o lsofo, seu oprbrio. Em outras palavras: o objeto o mesmo; e o valor investido tambm ou quase , porm o valor do valor diametralmente oposto em cada um dos casos. Naturalmente, o que faz com que tudo seja assim o olhar do sujeito. De antemo, preciso armar que este artigo no tem a pretenso de esgotar a questo, mas busca apenas utilizar o instrumental oferecido pela semitica para estudar a concepo de um e de outro pensador. Para tanto, sero utilizados fragmentos das obras de Plato e Ccero nas quais cada um expe com bastante mincia seu ponto de vista. Para representar o grego, escolhemos dois dilogos

430

Alfa, So Paulo, 53 (2): 429-442, 2009

que tm a Retrica como tema central: Grgias e Fedro, ambos do sculo IV a.C. Para defender as ideias do cnsul romano, o eleito foi De oratore, escrito por volta de 55 a. C. e no qual Ccero defende com veemncia, elegncia e muita clareza seus pontos de vista. Plato explica que o objetivo do orador, isto , daquele que produz discursos, a busca pela verdade, a qual no pode ser obliterada pelas opinies pessoais daquele que usa da palavra:
Assim, meu camarada, quando a verdade ignorada e as opinies so a nica preocupao, a arte dos discursos torna-se, parece-me, uma arte ridcula e sem valor. (PLATO, Phdre, 262a-262c).

Para Plato, embora a persuaso sempre se faa presente, a Retrica vale por seu teor de verdade; as qualidades estticas ou o poder persuasivo do discurso so irrelevantes e, por mais notveis que estes podem ser, se a Retrica no for verdadeira, ou melhor, se no conduzir verdade, seu valor ser nulo. Na viso de Plato, a Retrica no lida com opinies (no plural), mas com a verdade (no singular). Assim, legtimo supor que, para cada situao, o discurso deve procurar a verdade e esta deve ser perene. Enm, para Plato, a Retrica seria um processo ao longo do qual o orador e ouvinte seriam conduzidos verdade; portanto, ao conhecimento da essncia das coisas e das causas que as produzem. O convencimento nasceria das evidncias decorrentes das operaes lgicas realizadas pelo sujeito, o qual, por meio do raciocnio e da observao depreenderia categorias, classes e elementos e compararia uns e outros at que se chegasse queles que constituiriam, por exemplo, o bom, o belo e o verdadeiro. Desse modo, o orador, ou melhor, o lsofo, no estaria manifestando uma opinio, mas mostrando o caminho da verdade queles que a buscam. No extremo oposto est Ccero, que se interessa pela Retrica no por ela levar verdade, tarefa que ele julga ociosa, mas por ensinar os meios pelos quais se pode obter a persuaso dos ouvintes. O que se busca, portanto, no demonstrar a essncia de nada, mas fazer com que o ponto de vista do orador passe a ser tambm o de seu destinatrio:
A tarefa essencial do orador fazer parecer aos olhos dos que o escutam tal como ele deseja que seja: para tanto, preciso uma dignidade de vida sobre a qual esses sbios retricos [i. e., os gregos] nada dizem em seus preceitos; preciso que os ouvintes experimentem os sentimentos que ao orador interesse inspirar; ora, ele no ter sucesso sem os meios de excitar corao humano e sem que a linguagem a ser empregada o leve de um lado a outro.(CCERO, De Lorateur, I; XIX).

Alfa, So Paulo, 53 (2): 429-442, 2009

431

A comparao da citao acima com a que a antecede fala por si mesma e evidencia que a Retrica mostra-se diversa para os dois autores no apenas em termos teleolgicos; o grego visa ao ser, ao passo que o romano, ao parecer, mas tambm em termos metodolgicos: para Plato, o caminho para o ser constitudo pela razo e, em sntese, por operaes lgicas; para Ccero o parecer ser obtido por meio dos sentimentos que o orador souber despertar em seu pblico. O que um despreza, o outro acolhe: para o cnsul de Roma, no so apenas questes relativas persuaso que importam, as tcnicas para tornar o discurso esteticamente atraente so importantes; no por si mesmas, claro, mas por seu aspecto patmico, emocional. Em outras palavras, mais retricas, onde Plato via o logos, Ccero enxerga o pathos. De acordo com essa passagem, a Retrica vale por sua eccia e no por sua tica, e seu valor reside no poder de fazer adeptos. O teor de verdade irrelevante, pois a preocupao no apenas de natureza veridictria, mas, primordialmente, epistmica: o ser e o parecer encontram-se subordinados ao crer ser, mas o crer-ser.2 Em Grgias, Scrates tambm assinala a existncia de duas espcies de persuaso, uma das quais a mesma professada por Ccero seria falsa, e a outra, baseada na lgica, verdadeira:
[Scrates] Ento, tu queres que admitamos que existem duas espcies de persuaso, uma que produza convico e sem cincia e a outra que produz a cincia? [Grgias] Perfeitamente [Scrates] Dessas duas persuases, qual operada pela retrica nos tribunais e nas outras assembleias relativamente ao justo e ao injusto? a que faz nascer a convico sem a cincia ou a que engendra a cincia? [Grgias] evidente, Scrates, que aquela da qual nasce a convico. [Scrates] Ao que parece, a retrica , portanto, a operadora da persuaso que faz crer e no a que faz saber relativamente ao que justo e injusto? [Grgias] Sim (PLATO, Grgias, 454 d-455b)

O levantamento do que se obteve at agora indica que, para os dois retricos, est em jogo um mesmo objeto, a Retrica, cujo valor seria decorrente, para Plato, de sua capacidade para conduzir verdade, ao ser, e, para Ccero, de sua habilidade para ganhar a adeso dos ouvintes, portanto, para crer-ser. Para o grego,
2

Segundo a semitica, as modalidades veridictrias so constitudas por dois esquemas: o da manifestao (parecer / no-parecer), e o da imanncia (ser/no-ser). J as modalidades epistmicas esto relacionadas s competncias do enunciador para executar seu fazer persuasivo (fazer-crer) e do enunciatrio para exercer seu fazer interpretativo (crer-ser). Como se pode concluir, ambas esto relacionadas, mas ao passo que Plato lida com as primeiras, Ccero trabalha com as ltimas.

432

Alfa, So Paulo, 53 (2): 429-442, 2009

a persuaso juntamente com as questes estticas e afetivas no tm qualquer valor; para o romano, so essenciais. Enm, cada autor tem uma concepo diferente do valor do discurso, ou melhor, do valor do valor do discurso. Para melhor enfrentar essa questo, convm recordar brevemente o conceito de valncia, pois por meio dele que o valor se constitui.

Outro tanto de Semitica Na fsica, o conceito de valncia indica o poder de atrao de um tomo, sua capacidade de manter determinado nmero de eltrons orbitando em torno de seu ncleo. Na semitica, ele est relacionado ao poder de atrao de um objeto, o qual implica a associao, pelo sujeito da percepo, de ao menos duas profundezas (entendidas aqui como duas perspectivas) de modo que entre elas se estabelea uma relao direta ou inversa e, consequentemente, que a variao de uma tenha efeito de sentido igual ou contrrio na outra. Ao se relacionarem, tais profundezas que nesse momento passaro a ser consideradas valncias iro variar em termos de tensividade, a qual pode traduzir-se em variaes de intensidade (forte ou fraca) e de extensidade (abertura ou fechamento do campo de presena), conforme a natureza da valncia em questo. A intensidade pode ser traduzida em termos de energia que torna a presena do objeto mais ou menos perceptvel e est relacionada ao afeto, euforia ou disforia provocados pelo objeto. J a extensidade est relacionada sua morfologia, sua congurao, sua utilidade para o sujeito da percepo; enm, s suas caractersticas merolgicas. A intensidade estaria relacionada ao estado de alma do sujeito, ao passo que a extensidade, ao valor que o objeto assume para ele. Voltemos a nossos oradores. Viu-se que, para Plato, o valor do discurso depende da verdade, a qual est relacionada razo. Antes de vericar o que isso signica em termos tensivos, convm que se conhea um pouco mais do pensamento do lsofo:
A est, Fedro, o que me encanta: as divises e as snteses; a reside o meio de aprender a falar e a pensar. E se encontro algum capaz de ver as coisas em sua unidade e em sua multiplicidade eis o homem a quem procuro como a um deus. Os que so capazes de tal faanha, Deus sabe se tenho ou no razo de aplicar-lhes esse nome, so estes que eu chamo dialticos. (PLATO, Phdre, 266a-266d).

Para Plato, a verdade o resultado nal de uma srie de operaes lgicas por meio das quais so constitudas categorias, classes, elementos e relaes de hierarquia e oposio entre eles. Em termos tensivos, o mtodo do lsofo implica a realizao de sucessivas selees ou operaes de triagem, que dividem uma totalidade em classes e subclasses e classicam os elementos no interior de cada

Alfa, So Paulo, 53 (2): 429-442, 2009

433

uma. A verdade brotaria naturalmente de tal processo, desde que os oradores fossem sbios e criteriosos na observao da realidade e em sua classicao. Em tal operao, no h lugar para questes estticas ou afetivas, pois tanto umas quanto outras apenas turvariam a mente e desviariam os dialticos de sua busca. O afeto e a esttica no seriam, portanto, apenas desnecessrios, mas prejudiciais empreitada realizada pelo lsofo. Tal ideia conrmada por um trecho de Grgias:
Se h duas maneiras de falar ao povo, uma delas uma adulao e uma declamao vergonhosa; a outra honesta. Reconheo a que trabalha para tornar as almas dos cidados as melhores possveis, que se aplica a dizer sempre o melhor, quer isso agrade ou desagrade o auditrio. (PLATO, Grgias, 502c 503b).

O pensamento de Plato claro: tocar o afeto, o pathos, do auditrio no seria uma forma honesta de discursar, pois no conduziria verdade; a nica forma lcita de usar da palavra a que leva edicao do cidado. Em suma, a Retrica deve necessariamente ser tica, e, para tanto, h um s caminho: a razo. O que Ccero ainda h pouco considerava a excitao do corao do homem, chamase, para Plato, adulao; e a linguagem empregada para tanto no passaria de declamao vergonhosa. Para o grego, o papel da Retrica puricar ou seja, ltrar as almas para torn-las as melhores possveis, mesmo que isso desagrade ao pblico, isto , mesmo que o resultado em termos tmicos seja negativo. Enm, conclui-se que, na retrica de Plato, predominam as valncias ligadas extensidade, isto , razo, a aspectos cognitivos e s caractersticas merolgicas das grandezas com as quais o orador trabalha. Seu mtodo consiste em fazer sucessivos cortes em uma dada realidade at que se chegue a uma unidade que possa ser classicada de acordo com sua verdadeira natureza (o bem, o mal, o justo, o belo) e confrontada com outros elementos da realidade. Ora, se o objetivo ltimo dessa retrica a unidade, ento ela deve buscar, por meio de operaes de ltragem, a maior concentrao possvel at que se chegue ao indivisvel, ao melhor. Os grcos a seguir ilustram essa relao:

434

Alfa, So Paulo, 53 (2): 429-442, 2009

Figura 1 - Operaes de ltragem e a verdade na retrica de Plato


verdade afeto

concentrado 1. (classes ou unidades) difuso


(ausncia de classes)

opinio
(verdade pessoal)

conhecimento
(verdade universal)

Como se pode ver, os dois grcos relacionam intensidade, no eixo vertical, e extensidade, no horizontal, mas o fazem com enfoques distintos. No da esquerda, a intensidade se refere ao maior ou menor grau de veracidade presente em um discurso, o qual seria decorrente de operaes de ltragem, relativas extensidade, as quais produzem o fechamento do campo de presena (portanto, concentrao) ou sua abertura (logo, disperso). Assim, quanto maior o fechamento, ou quanto mais depuraes forem realizadas, isto , quanto mais numerosos forem os procedimentos de classicao, maior o teor de verdade do discurso. No grco da direita, a intensidade vista, como mais habitual, em termos de carga afetiva, ao passo que a extensidade, considerada em relao ao nmero de sujeitos para os quais determinada ideia verdadeira. Assim, o discurso com maior teor afetivo estaria relacionado divulgao de opinies pessoais, ao passo que o verdadeiro conhecimento prescindiria, ou melhor, recusaria tal estado passional. Enm, quanto mais se reduz o afeto, mais se caminha rumo ao conhecimento universal. Realizando o mesmo raciocnio, mas seguindo as palavras de Plato, v-se que medida que o verdadeiro retrico exercita sua dialtica e realiza mais snteses e divises, mais caminha rumo unidade, consequentemente, verdade e, obviamente, maior a veracidade de suas palavras. Como nesse mundo no h lugar para o afeto, ou como este visto como uma adulao e declamao vergonhosas, quanto maior a carga afetiva do discurso (grco da direita), mais suas palavras sero consideradas uma opinio pessoal, seja por que reetem os interesses do orador, seja por que so produzidas com vistas apenas a seduzir o auditrio e ganhar sua adeso, sem qualquer preocupao com a verdade. Por outro lado, medida que a carga afetiva do discurso diminui, ou que esta deixa

Alfa, So Paulo, 53 (2): 429-442, 2009

435

de ser relevante, mais ele ser portador de um conhecimento real, portanto, de uma verdade que no a de um indivduo, mas universal. Em outras palavras, a manipulao de categorias espao-temporais e do contedo lgico-cognitivo do discurso, inerentes extensidade, contribui para a obteno do saber, ao passo que o aumento da intensidade, portanto, do afeto, teria o resultado contrrio, de afastar o ouvinte do saber, logo da Verdade. A viso de Ccero completamente oposta: a persuaso no o saber deve ser obtida por meio da paixo (do pathos) e no, como no caso estudado anteriormente, mediante a razo ou o logos:
De resto, sabe-se que o principal mrito do orador consiste em levar o corao humano clera, ao dio, ao furor, ou reconduzi-lo desses sentimentos violentos doura e piedade. realmente preciso conhecer a natureza humana, saber o que o homem; o que pode excit-lo e acalm-lo, caso se deseje, pela palavra, atingir seu objetivo [isto , a persuaso]. (CCERO, De Lorateur, I-III).

Segundo o romano, o orador no usa da palavra para conduzir seu interlocutor verdade, mas para lev-lo a um estado emocional tal que o predisponha a crer naquilo que o orador deseja que ele creia. Da decorre outra concluso acerca da Retrica de Ccero: a principal profundeza com a qual ela trabalha a emoo: quanto mais intensa a carga afetiva do discurso, maior, em princpio, a persuaso. Em tal contexto, a verdade incidental, pois o objetivo a persuaso e, para tanto, a lgica de pouca serventia. O orador deve, ao contrrio do que propunha Plato, tocar o pathos, isto , levar o corao humano clera, ao dio, ao furor, ou reconduzi-lo desses sentimentos violentos doura e piedade, pois esse o melhor meio de persuadir, pouco importando se isso far do ouvinte um cidado melhor ou no. No entanto, como ca subentendido na passagem acima, isso no impede que o discurso tenha tambm um aspecto lgico-cognitivo, desde que este no adquira propores excessivas. Tal ideia ca mais clara em outra passagem:
O orador, ao contrrio, usa tudo o que, na vida ordinria, recomenda-se evitar como mau e penoso e, pelo seu discurso, o apresenta como ainda pior e mais duro; do mesmo modo, tudo o que parece ao homem vulgar desejvel e excitante, ele amplica e o embeleza por meio de sua palavra. Ele se arranja para no ter o ar de um sbio no meio de loucos; ele no quer que seus ouvintes o tomem por um retrico grego ridculo, ou que ao louvar seu esprito e admirar sua sabedoria, constatem que so eles prprios privados de razo. (CCERO, De Lorateur, I - LII).

A passagem como um todo e especialmente os advrbios mais e pior conrmam que a Retrica, na viso de Ccero, deve trabalhar com a intensidade,

436

Alfa, So Paulo, 53 (2): 429-442, 2009

isto , com variaes de mais e de menos. As paixes devem ser intensicadas e os julgamentos, emotivos, para que, de acordo com as intenes do orador, se obtenha a persuaso. Contudo, isso no signica que o discurso deva ser desprovido de um contedo cognitivo, mas que o saber expresso deve ser moderado ou atenuado pela afeio, de maneira a no intimidar o ouvinte, mas, uma vez mais, ganh-lo pela emoo, pela empatia. Razo e emoo no precisam estar necessariamente em campos opostos, mas to somente a primeira deve ser subordinada segunda. Se tal relao for representada em um grco, ver-se- que intensidade e extensidade caminham na mesma direo, e que o aumento da intensidade leva persuaso, entendida como consenso no grco da esquerda, assim como operaes de abertura esto relacionadas maior empatia entre orador e auditrio (grco da direita).
Intensidade das emoes empatia

opinio de um

opinio de muitos (consenso)

Ortodoxia (fechamento)

heterodoxia (abertura)

Figura 2 - Intensidade e extensidade na retrica de Ccero

Na viso de Ccero, extensidade e intensidade apresentam o mesmo comportamento, pois afeto e conhecimento no se excluem mutuamente como acontecia na viso de Plato, mas variam na mesma direo, embora se possa dizer que o primeiro tenha um peso maior que o segundo. No grco da esquerda podese observar que o aumento da carga emotiva do discurso tem como contrapartida, na viso de Ccero, a obteno da adeso do auditrio, o que pode ser visto pelo fato de uma opinio pessoal transformar-se em um consenso. Naturalmente, o grco da direita tambm contrape valncias ligadas intensidade e extensidade, mas o enfoque agora centrado nas relaes entre saber e empatia. Para Ccero, o apego ortodoxia reduz a empatia entre orador e auditrio, ao passo que a heterodoxia produz o efeito contrrio, abordagem que seria invivel para Plato,

Alfa, So Paulo, 53 (2): 429-442, 2009

437

pois tanto a heterodoxia quanto o afeto estariam, por razes distintas, fora do escopo da retrica 3. Colocando-se em um grco as duas valncias estudadas, o afeto e a razo, possvel contrapor as concepes do discurso e da oratria dos dois autores:

intensidade

+
Ccero

Plato

extensidade fechamento abertura


Figura 3 - Intensidade e extensidade nas retricas de Plato e Ccero

Como se pode ver, a Retrica, na verso de Plato, deve ser pouco intensa ou mesmo tona em termos afetivos e deve guiar-se por operaes de ltragem, ou de fechamento que permitam a delimitao e denio do objeto estudado, pois, conforme se tem dito, seu sistema busca a unidade e realiza-se por meio de excluses sucessivas de tudo o que no se enquadre na categoria buscada. A Retrica de Ccero, por sua vez, privilegia o pathos em detrimento do logos, por isso ela tnica em termos afetivos e trabalha com operaes de abertura cujo objetivo ltimo justamente ganhar a empatia do auditrio. Em outras palavras, na Retrica de Plato, prevalece o regime de absoluto, ao passo que na de Ccero predomina o regime de universo, em que reina a mistura como meio de buscar a maior quantidade possvel de elementos que conduzam persuaso. Detenhamonos mais longamente sobre tais questes. Conforme citado, as valncias relacionadas intensidade e extensidade podem variar de forma conversa ou inversa. No primeiro caso, mais intensidade implicar ainda mais extensidade e vice-versa, No segundo, um aumento em uma das variveis acarretar uma reduo na outra. A consequncia prtica que, em um regime em que intensidade e extensidade apresentam um comportamento
3

preciso explicar que se entende por ortodoxia a obedincia rigorosa, isto , sem concesses de qualquer espcie, a uma doutrina ou pensamento, tal como faz Scrates em relao s ideias que professa. Da a ideia de fechamento. J a heterodoxia est relacionada a um posicionamento mais exvel dentro de um sistema de valores, que admite a incluso de elementos que, em princpio, ser-lhe-iam estranhos. A ortodoxia est, portanto, relacionada a operaes de ltragem, ao passo que a heterodoxia, a operaes de mistura.

438

Alfa, So Paulo, 53 (2): 429-442, 2009

convergente, haver uma tendncia expanso, abertura para recepo de novos valores, e tal movimento sempre ser visto de forma positiva. Por esse motivo, ser dito que, em tal regime, vigente na Retrica de Ccero, predominaro os valores de universo, em que a mistura de grandezas vista como sinal de completude, de totalidade. Em um regime em que intensidade e extensidade apresentam um comportamento divergente, como o de Plato, predominaro os valores de absoluto. Isso signica que o acrscimo em um tipo de valncia acarretar a reduo de outra, de modo que tal movimento resultar em um processo de ltragem, o que acabar por acarretar a reduo dos elementos com os quais se trabalha em prol de uma dada pureza, da homogeneidade ou mesmo de determinada lgica. Da a ideia de valores de absoluto. Nesse caso, o aumento das duas valncias provocaria um efeito de incongruncia, de disparate, de absurdo. Por outro lado, a reduo de uma no seria mais vista como decincia, mas como a obteno de maior grau de verdade ou coerncia. Voltemos Retrica. Quando se comparam as retricas de Plato e de Ccero segundo o regime de valor com o qual cada autor trabalha, percebe-se que os dois pensadores esto em campos opostos. Examinem-se novamente as ideias de Plato:
este o orador do qual eu falo: que segue a arte e a virtude, que, em todos os discursos e em todas as suas aes, quer d, quer retire qualquer coisa do povo ter em mente sem cessar os meios de fazer nascer a justia na alma de seus concidados e de banir a injustia, de nelas fazer germinar a temperana e afastar a incontinncia; em uma palavra, de introduzir todas as virtudes e excluir todos os vcios. (PLATO, Grgias, 504c-505b)

V-se claramente que o processo de busca da verdade implica a realizao de diversas ltragens para que, em um processo de depurao, sejam introduzidas todas as virtudes e excludos todos os vcios at que a injustia seja separada da justia e a incontinncia afastada da temperana; enm, at que se chegue a uma classe de um nico elemento, pois categorias como a verdade, a justia, o bom ou o belo so frequentemente absolutas para Plato, que, por exemplo, prope-se a descobrir qual o maior dos males ou a maior das virtudes. Naturalmente, em tal busca, a conjugao de opinies diversas seria absurda. Alis, uma das criticas de Plato aos retricos refere-se ao fato de estes apresentarem opinies superciais e confusas leia-se misturadas sobre as ideias que defendem. Para Ccero tudo se passa de forma bem diferente: a prxis do orador no implica operaes de ltragem, mas de mistura, no um saber profundo e especco, mas genrico e supercial. Se Plato recusava uma retrica que

Alfa, So Paulo, 53 (2): 429-442, 2009

439

fosse fundada em opinies, mas no outra a base de sustentao buscada pelo romano:
Tudo o que faz o orador repousa sobre opinies, no sobre uma cincia. Falamos diante de pessoas que nada sabem, e aquilo que dizemos, ns mesmos no o conhecemos. Por isso, sobre questes idnticas nossos ouvintes pensam e julgam tanto de um modo quanto de outro, e acontece frequentemente a ns prprios de termos de defender causas opostas... cada um de ns sustenta sucessivamente posies contrrias ao passo que a verdade apenas uma. A arte de que ns falamos repousa, portanto, sobre a mentira; no se chega quase nunca verdade; procura-se captar as opinies, frequentemente com erros. (CCERO, De Lorateur, II, VII).

Como se v, no h uma triagem do conhecimento, mas antes uma mistura, ou melhor, um amlgama heterclito que rene saberes dspares e mesmo antagnicos. Ccero reconhece que a verdade uma s, mas isso no impede o orador de reunir elementos contrrios, desde que isso contribua para a persuaso. Observe-se o plural: Ccero busca captar opinies, mesmo que isso leve a erros, desde que o resultado nal seja a persuaso. Por outro lado, o fato de o orador defender causas opostas, ou mesmo de no conhec-las a fundo, no representa incongruncia ou m-f, mas demonstra sua habilidade e competncia.

Concluso Os valores se constituem, de forma muito diferente num caso e noutro: para Plato, que apresenta uma retrica do absoluto, a excluso vista como um processo de puricao em que pequena quantidade sinnimo de pureza, ao passo que Ccero a v como incompletude ou rarefao (basta lembrar a passagem em que ele acusa os gregos de nada saberem sobre a vida). Por outro lado, a mistura, que parece aos olhos de Plato ser um disparate ou um despropsito, vista por Ccero como ndice da profuso de argumentos, da completude do discurso e mesmo da habilidade do orador, capaz de defender causas opostas com a mesma habilidade. O resultado nal da anlise conrma que, para Plato, o valor do valor da Retrica est no fato de essa cincia (que ele associa dialtica) levar verdade, isto , fazer-saber, ao passo que, para Ccero, est no fato de ela levar persuaso; isto , fazer-fazer. Uma sntese das principais caractersticas do discurso na viso dos dois autores apresentada abaixo:

440

Alfa, So Paulo, 53 (2): 429-442, 2009

Plato A Retrica vale pela verdade Predomnio da extensidade (logos) Intensidade e extensidade em relao inversa Valores de absoluto Realizao de operaes de ltragem Retrica como fazer-saber

Ccero A Retrica vale pela persuaso Predomnio da intensidade (pathos) Intensidade e extensidade em relao conversa Valores de universo Realizao de operaes mistura Retrica como fazer-fazer

Quadro 1 Comparativo das retricas de Plato e Ccero

A concluso nal que as prprias valncias nascem de sistemas axiolgicos distintos, que apresentam uma noo de valor tambm dspar. tal sistema que dene as regras de funcionamento das duas valncias e so estas que terminaro por denir o valor do objeto. Denindo e sendo denido por ele est o sujeito. A constituio do objeto surge como uma decorrncia desse sujeito que olha e apreende o mundo exterior, privilegiando um ou outro tipo de valncias e estabelecendo entre elas uma relao conversa ou inversa, a qual responsvel pela gerao do valor. A forma como se estabelece essa tensividade est no cerne da relao sujeito-objeto a qual ir engendrar a busca pela conjuno ou disjuno dando origem a todos os dramas que a semitica tem-se proposto a descrever e a todas as ideias que a retrica se presta a propagar.

Cruz, D. F. On rational subjects in love. Alfa, So Paulo, v.53, n.2, p.429-442, 2009. ABSTRACT: Rhetoric has dealt with an unbearable schism since its birth: on the one hand, Plato claimed that the speaker must search for good and truth. He has to follow Logic and be supported by a sober speech, the logos, in which reason prevails; for Palto things are worth per se. On the other, on the other extreme of the Agora, we have Cicerus, for whom Rhetoric does not have to search for the essence of things, but to make the speakers opinion, either true or false, prevail over the audiences. Thus Logic, which was reverenced by Plato, is downgraded, for if the speaker is to succeed, he must change the mood of the audience from anger to kindness, or vice-versa. Rhetoric is thus based on pathos, or as semioticians would say, on states of soul. Accordingly, this paper aims to think over this question with the recourse to the tensive tools of semiotics to show that the Greek discourse is dominated by the extensivity valence, by intelligibility, by object characteristics, and, on the other hand, the Roman discourse is dominated by the intensity valence and by sensitivity. KEYWORDS: Rhetoric. Semiotics. Tensivity. Plato. Cicerus. Pathos.

Alfa, So Paulo, 53 (2): 429-442, 2009

441

REFERNCIAS BARTHES, R. Laventure smiologique. Paris: Seuil, 1985. CCERO. De lorateur. Texte tabli, traduit et anot par Franois Richard. Paris: Garnier Frres, 1932. CRUZ, D. F. O ethos dos romances de Machado de Assis: uma leitura semitica. So Paulo: Edusp: Nankin, 2009. FONTANILLE, J. Smiotique du discours. Limoges: Presses Universitaires de Limoges, 1998. (Nouveaux actes semiotiques). FONTANILLE, J.; ZILBERBERG, C. Tension et signication. Lige: Largada, 1998. GREIMAS, A. J.; Courts, J. Smiotique: dictionnaire raisonn de la thorie du langage. Paris: Hachette, 1993. (Hachette Universit, Linguistique). HJELMSLEV, L. Prolegmenos a uma teoria da linguagem. Traduo de J. Teixeira Coelho Netto. So Paulo: Perspectiva, 1975. (Coleo estudos, 43). MEYER, M. Lhistoire de la rhtorique des grecs nos jours. Paris: Le livre de Poche, 1999. PLATO. Grgias. Texte traduit et anot par mile Chambry. Paris: Garnier Frres, 1967. PLATO. Phdre. Texte traduit et anot par mile Chambry Paris: Garnier Frres, 1964.

Recebido em maro de 2009. Aprovado em julho de 2009.

442

Alfa, So Paulo, 53 (2): 429-442, 2009

You might also like