You are on page 1of 2

De facto, o fato a ltima coisa que me incomoda no acordo ortogrfico

um facto: os anti-acordo vivem no terror de confundirem fato com fato. Devo relembr-los que palavras homnimas e palavras homgrafas so uma constante da lngua portuguesa, qualquer que seja o seu sabor, e nenhum acordo ou desacordo resolver esse problema s para vos tranquilizar.

Tipo: Eu molho no molho sem sujar o molho de chaves. Viver na sede do meu concelho no me mata a sede de conselho. Mesmo com uma luva rota, l vou mantendo a rota. O Rei optou por um corte de cabelo em plena corte. Vou colher um ramo de salsa, antes de comer uma colher de sopa. Todos os dias canto no canto do chuveiro. Nem sempre me rio quando cruzo o rio Tejo.

E tambm: Ainda que tenha o lpis rodo, no me faz confuso o rudo dos carros na rua. Uso uma faca de ao para cortar a carne que depois asso.

Agora: todos os portugueses e brasileiros entenderam lindamente cada frase acima, pois no verdade?

ACTUALIZAO: leitores alertaram para o facto de o c cair quando mudo, o que no se aplica ao facto. De facto. Rectificao feita no artigo.

Paulo Querido http://pauloquerido.pt/politica/de-fato-o-fato-e-a-ultima-coisa-que-me-incomoda-no-acordo-ortografico/ - 04/01/2010

Acorda, Acordo, ou dorme para sempre


Participei [no dia 31 de Janeiro p. p.], na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, num debate sobre o Acordo Ortogrfico que o Brasil prometeu aplicar este ano, e Portugal tambm, tendo Portugal depois recuado de forma inexplicvel. Pela experincia que ganhei participando em debates pblicos cheguei concluso de que as opinies contrrias ao Acordo Ortogrfico resultam: 1) da confuso entre ortografia, as regras da escrita, e linguagem. O Acordo Ortogrfico tem por objectivo a existncia de uma nica ortografia no espao da lngua portuguesa, no pretende, o que alis seria absurdo, unificar as diferentes variantes da nossa lngua. 2) no caso de Portugal, de um enraizado sentimento imperial em relao lngua. No referido debate, na Casa Fernando Pessoa, este sentimento ficou explcito quando um espectador se levantou aos gritos: "A lngua nossa!" A Histria desmente-o. A lngua portuguesa formou-se fora do espao geogrfico onde se situa Portugal na Galiza. Por outro lado, a lngua portuguesa tem sido sempre, ao longo dos sculos, uma criao colectiva de portugueses, africanos, brasileiros e povos asiticos. Basta pensar na influncia rabe. Se retirarmos todas as palavras de origem rabe e banto lngua portuguesa, deixaremos de a conseguir utilizar. 3) de uma srie de objeces tcnicas ao presente acordo. Muitas delas fazem sentido. Neste caso parece-me que o mais correcto seria corrigir essas deficincias e depois aplicar o acordo. Angola tem mais a ganhar com a existncia de uma ortografia nica do que Portugal ou o Brasil. No produzimos livros. Porm, necessitamos desesperadamente deles. Se queremos educar as nossas populaes, e desenvolver o pas, teremos de importar nos prximos anos muitos milhes de livros. Espero das nossas autoridades que criem rapidamente legislao tendente a facilitar a entrada de produtos culturais e, em particular, de livros. Importamos livros de Portugal e do Brasil. Isso significa que temos livros em duas ortografias no nosso territrio, facto que suscita natural confuso, sobretudo aos leitores recentemente alfabetizados em particular jovens e crianas. Acrescente-se que um dos maiores desafios que temos pela frente, nos prximos anos, o de alfabetizar toda a nossa populao. Ora, uma das virtudes do actual Acordo Ortogrfico precisamente o de facilitar a escrita. Caso o Acordo Ortogrfico no venha a ser aplicado por resistncia de Portugal , entendo que Angola deveria optar pela ortografia brasileira. Somos um pas independente. No devemos nada a Portugal. O Brasil tem cento e oitenta milhes de habitantes, e produz muito mais ttulos, e a preos mais baratos, do que Portugal. Assim sendo, parece-me bvio que temos mais vantagem em importar livros do Brasil do que de Portugal. No futuro, Portugal pode sempre unir-se Galiza. Isto supondo que a Galiza no tenha entretanto comeado a aplicar o Acordo Ortogrfico, ou, no caso de o Acordo no vencer, comeado a utilizar a ortografia brasileira.

Jos Eduardo Agualusa http://ciberduvidas.pt/articles.php?rid=1602

You might also like