You are on page 1of 8

DIFERENA ENTRE BIOTICA E BIODIREITO 1.

Contexto para o aparecimento A biotica desenvolveu-se a partir dos grandes e avassaladores avanos da biologia molecular e da biotecnologia aplicada medicina ocorrido nos ltimos 30 anos (mais ou menos 40). Ocorreu uma maior 1) aproximao de filsofos e telogos quanto aos problemas relacionados com a qualidade de vida humana, com o tema de incio e fim da vida, do aparecimento de 2) declaraes internacionais sobre o tema, da 3) interveno do Estado (legislativo, executivo e judicirio) sobre questes pertinentes sade, vida, reproduo e morte. Assim o sculo XXI passa a questionar quais so os limites que devem ser impostos cincia? Isto porque a CF/88 em seu artigo 5, IX, proclama a atividade cientfica como um dos direitos fundamentais, mas isso no significa que ela seja absoluta e no contenha qualquer limitao, pois h outros valores e bem jurdicos re conhecidos constitucionalmente, como a vida, a integridade fsica e psquica, a privacidade, etc, que poderiam ser afetadas pelo mal uso da liberdade de pesquisa cientfica. No conflito entre a liberdade cientfica e alguns destes direitos fundamentais, a dignidade da pessoa humana, como fundamento do Estado Democrtico de Direito, previsto no art. 1, III, da CF, o ponto de equilbrio e deve ser observada.

O Biodireito nasce deste desafios levantados pela biomedicina. Assim, dentro do direito nasce uma nova disciplina, o Biodireito, estudo jurdico que, tomando por fontes imediatas a biotica e a biogentica, teria a vida por objeto principal.

2. Biotica: Delimitao Conceitual e seus problemas

O termo biotica foi utilizado pela primeira vez pelo bilogo norte-americano Van Rensselder Potter em sua obra Bioethics: bridge to the future, publicada em 1971. Para o autor, a biotica seria uma nova disciplina das cincias biolgicas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do ser humano, no sentido de preservar a harmonia universal. A biotica, portanto, em sua origem teria um compromisso como equilbrio e a preservao da relao dos seres humanos com o ecossistema e a prpria vida no planeta.

Na mesma poca, Andr Hellegers, fundou em 1971 na Universidade de Georgetown o Instituto sobre o estudo da reproduo humana e biotica, e firmou a noo de que a biotica seria uma tica das cincias da vida, ou tica biomdica. Esta idia sedimentou-se com a divulgao da obra The principles of bioethics, escrita em 1979, por Beauchamp e Childress.

Em 1978, a Enciclopdia da biotica a definiu como o estudo sistemtico da conduta humana no campo das cincias da vida e da sade, enquanto examinada luz dos valores e princpios morais.

Em 1995, deixando de fazer referncia a valores e princpios morais passou a consider-la como o estudo sistemtico das dimenses morais das cincias da vida e do cuidado da sade, utilizando uma variedade de metodologias ticas num contexto multidisciplinar. Com isso, adaptou-se o pluralismo tico atual na rea da biotica.

A biotica seria ento, em seu sentido amplo, uma resposta da tica s novas situaes oriundas da cincia, como tambm dos problemas relativos a degradao ambiental. Trabalha-se ento com os riscos biolgicos, associados biologia molecular e engenharia gentica, como tambm com riscos

ecolgicos. Ambos tendo como objetivo evitar os perigos para o futuro da humanidade. Podemos falar ento em Microbiotica, relaes de mdico e paciente, privadas, e Macrobiotica relativa questes ecolgicas.

3. Princpios bsicos da Biotica

No final da dcada de 70 e incio da dcada de 80 a biotica pautou-se em quatro princpios bsicos: a) Princpio da autonomia: requer que o profissional da sade respeita a vontade do paciente, ou de seu representante, levando em conta, em certa medida, os seus valores e crenas religiosas. Reconhece o domnio do paciente sobre a prpria vida e o respeito sua intimidade. O paciente visto com a capacidade de autogovernar-se. b) Princpio da beneficncia: requer o atendimento por parte do mdico ou do geneticista, e demais envolvidos para chegar bem-estar do paciente, evitando-se qualquer dano. Trata-se do princpio hipocrtico de que o profissional da sade s pode usar o tratamento para o bem do enfermo. Duas so as regras dos atos de beneficncia: no causar dano e maximizar os benefcios, reduzindo riscos. c) Princpio da no-malificncia: um desdobramento da benificncia, por conter a obrigao de no acarretar dano intencional. d) Princpio da justia: requer a imparcialidade na distribuio dos benefcios, no que atina prtica mdica pelos profissionais da sade, pois os iguais devero ser tratados igualmente. Evitar qualquer forma de privilgio e discriminao. Justia distributiva.

Obs. O ponto da dignidade da pessoa humana como paradigma do estado democrtico de direito j foi abordado na primeira aula, e para fins didticos, no ser estudado este ponto da Maria Helena Diniz, mas o texto do prof. Clodomiro).

BIOTICA, BIODIREITO E HUMANISMO JURDICO

A biotica e o biodireito andam necessariamente juntos com os direitos humanos. Assim, intervenes cientficas que possam atingir a vida humana e a integridade fsica e psquica devero ser limitados pela biotica (estudo multidisciplinar sobre a discusso tica de temas relativos aos avanos da medicina e degradao ambiental); limitados tambm pelo biodireito (rea do direito que estuda as normas jurdicas e aes estatais que atuam sobre estas questes) e limitados pelos direitos humanos e fundamentais (no podendo estes ser contrariados, sobretudo, os que se fazem presentes no art. 5 da CF, uma vez que so clusulas ptreas, art. 60.par. 4, IV, da CF).

MICROBIOTICA: QUESTES TICO-JURDICAS cap. II

1. PROTEO VIDA HUMANA 1. a) Inviolabilidade constitucional do direito vida

O direito vida, por ser essencial ao ser humano, condiciona os demais direito da personalidade. A CF/88 em seu artigo 5, caput, assegura a inviolabilidade do direito vida, ou seja, a integralidade existencial, consequentemente, a vida um bem jurdico tutelado como direito fundamental bsico, desde a concepo. A vida amparada juridicamente desde o momento da fecundao natural ou artificial (CC, art. 2, art. 6, III, in fine, 24, 25, 27, IV e CP arts. 124 a 128). O direito a vida integra-se a pessoa at o seu bito, abrangendo o direito de nascer, o de continuar vivo e o de subsistncia, mediante trabalho honesto (art.7 CF), ou prestao de alimentos (CF, art. 5, LXVII e 229), pouco

importando que seja pessoa idosa (CF, 230), nascituro, criana, adoslecente (CF, 227), portadora de anomalias fsicas e psquicas (CF, art. 203, IV, 227, par.1, II) ou que esteja em coma ou que haja manuteno do estado vital por meio de processo mecnico. O direito vida clusula ptrea por se tratar de um direito do art. 5, portanto, inaltervel, sem o poder de sofrer emendas, como dispe o art. 60, par. 4, IV da CF. Assim, no poderia existir qualquer emenda que cerceasse o direito vida, como, por exemplo, a legalizao do aborto. Assim, no poderiam tambm ser admitidos: a pena de morte; a discriminao de deficientes ou portadores de necessidades especiais, a eugenia, a tortura, o tratamento degradante, experimentos cientficos ou terapias que rebaixem a dignidade humana.

2. DIREITO AO NASCIMENTO tema do aborto 2.a) Direito de nascer Para Maria Helena Diniz, a descriminalizao do aborto no encontra respaldo constitucional, tendo em vista que no h cientificamente e nem juridicamente um princpio que o albergaria. Como admitir o assassinato de um ser humano inocente? Como trabalhar esta questo se o feto no tem autonomia, ou seja, o princpio da autonomia j anteriormente analisado. Para os especialistas, a ontogenia humana, ou seja, o aparecimento de um novo ser humano surge com fuso de gametas, com a fecundao, seja esta dentro ou fora do tero. Assim tambm entende a Declarao dos Direitos da Criana, de 20 de novembro de 1959, da Assemblia da ONU que previa a criana, dada a sua maturidade fsica e mental, precisa de proteo legal apropriada, tanto antes como depois do nascimento. Deste modo, o feto um ser com individualidade prpria. Madre Teresa de Calcut em 1994, na Conferncia ocorrida no Cairo, organizada pela ONU, disse: nem a me, nem o pai, nem o mdico, nem uma conferncia, nem o governo tem o direito de colocar fim vida, somente Deus

quem a criou poder tir-la. E disse ainda: sempre digo uma coisa, se uma me pode matar seu prprio filho, o que resta ento no Ocidente para ser destrudo? Trata-se aqui da defesa do direito de nascer.

2.b) Problematicidade tico-jurdica do aborto

2.b.2) Aborto: sua delimitao conceitual e classificao

Conceituao

O termo aborto, originrio do latim abortus (vem de aboriri = morrer, perecer) vem sendo empregado para designar para a interrupo da gravidez antes de seu termo normal, sendo de forma expontnea ou provocada, tenha ou no havido a expulso do feto destrudo. Na seara mdica, obstetras procuram diferenciar o parto prematuro. O aborto seria a interrupo da gravidez nos primeiros seis meses de vida intrauterina com o falecimento do feto. Enquanto que o parto prematuro ocorreria depois do sexto ms, continuando viva criana. No entanto, em termos jurdicos, este critrio cronolgico no aplicvel, pois basta a morte do feto, seja no incio ou fim da gravidez, que o aborto estar caracterizado. Mesmo assim, h divergncias conceituais, mesmo dentro do universo jurdico. 1) Tardieu, Zancarol e Garraud entendem ser a expulso prematura, violenta e intencionalmente provocada do feto, independentemente das circunstncias da viabilidade, idade, formao regular. 2) Outros identificam o aborto com o feticdio, ou seja, quando a prtica atinge apenas o feto na poca fetal. Carrara entende como a morte dolosa do feto no tero ou sua expulso violenta do ventre materno, do qual resulta a morte do feto.

3) Magalhes Noronha, Cuello Clon, Anbal Bruno e Nlson Hungria, entre outros, acertadamente entendem como a interrupo da gestao, seguida ou no da expulso do produto da concepo, antes de sua maturidade, abrangendo, assim, para sua configurao, o perodo que vai desde a concepo at o incio do parto.

2.b.2.2) Modalidades

H vrias classificaes para o aborto.

1) Quanto ao seu objeto: a) Ovular: se praticado at a 8 semana de gestao; b) Embrionrio: se operado at a 15 semana de vida intra-uterina ou 3 ms de gravidez c) Fetal se ocorre at a 15 semana de gesto

2) Quanto Causa: a) Espontneo: Interrupo natural. Ex. doenas surgidas no curso da gravidez. b) Acidental: ocasional ou circunstancial, provocado por um agente externo. Ex. emoo violenta, susto, traumatismo, negligncia, imprudncia, impercia. c) Provocado: pela prpria gestante ou terceiro, com ou sem consentimento considerado criminoso ou legal

3) Quanto finalidade a) Teraputico: h duas modalidades: a1) Aborto necessrio: permitido por lei e praticado por mdico, com ou sem consentimento da gestante, desde que no haja outra alternativa para salvar a sua vida.

a2) aborto para evitar enfermidade grave: impedir grave ou iminente perigo para a sade da gestante.

b) Sentimental: admitido por lei, por ter sido a gravidez resultante de estupro, desde que sua interrupo tenha sido provocado por mdico, com prvia anuncia da gestante, ou se incapaz de seu representante legal, independentemente de autorizao judicial, uma vez que comprovada a violncia ou delito sexual.

c) Eugnico: interrupo criminosa quando houver suspeita de que, provavelmente, o nascituro apresente doenas congnitas, anomalias fsicas, mentais graves, como microcefalia, sfilis, mongolismo, epilepsia genuna, demncia precoce, idiotia, etc, ou o embrio no pertencer ao sexo desejado. Tem por escopo aperfeioar a rao humana, para alcanar seres geneticamente superiores.

d) Econmico: alegar que os pais no teriam recursos econmicos para manter a criana.

e) Esttico: a gestante querer interromper a gravidez para no querer ficar com o corpo disforme. f) Honoris causa: praticado pela gestante para ocultar sua gravidez na sociedade, visando preservar sua honra, reputao.

4) Quanto lei: a) Legal: o necessrio e o sentimental b) Criminoso: o crime doloso e preterdoloso. E o culposo quando pela negligncia, imprudncia e impercia do mdico gerando

responsabilidade civil mdica.

You might also like