You are on page 1of 52

Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO ESCOLA TCNICA ESTADUAL DE SANTO AMARO Tcnico

em Logstica

MANUTENO DE FROTA

Anna Flvia Stutz Francielly de Souza Marina Aquino Ronaldo Luis

So Paulo 2011

Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO ESCOLA TCNICA ESTADUAL DE SANTO AMARO Tcnico em Logstica

MANUTENO DE FROTA

Anna Flvia Stutz Francielly de Souza Marina Aquino Ronaldo Luis

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao curso de Tcnico em Logstica da Escola Tcnica Estadual Santo Amaro, como requisito parcial para a obteno do diploma de nvel tcnico.

ORIENTADORA: SILVIA PUTRINI

So Paulo

2011 TERMO DE APROVAO

ANNA FLVIA STUTZ FRANCIELLY DE SOUZA LUCIANA RIBEIRO MARINA AQUINO RONALDO LUIS

MANUTENO DE FROTA Trabalho de Concluso de Curso apresentado como exigncia para obteno do Ttulo de Tcnico em Logstica Escola Tcnica de Santo Amaro na rea de Logstica, sob a orientao da Professora Silvia Putrini e aprovado pela seguinte banca examinadora:

DEDICATRIA

Dedicamos este Trabalho de Concluso de Curso aos professores, em especial ao Danhiel Marcolino e Silvia Pultrini, nossa orientadora. E tambm aos nossos pais pela compreenso e ajuda na realizao deste trabalho.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, pois sem Ele no conseguiramos realizar este trabalho, nos dando foras para concluir. Aos nossos familiares, que sempre nos incentivaram a continuar persistindo e acreditando em nossa capacidade, e sempre nos deram apoio quando necessrio. A Silvia Pultrini, nossa professora orientadora que nos deu base para elaborarmos e construirmos este projeto, e que sempre que preciso nos guiou, quando tivemos dvidas, para elaborao deste trabalho. E a empresa FM Transportes que nos forneceu os dados necessrios para realizarmos e concluirmos o trabalho.

EPGRAFE

Nossas dvidas so traidoras e nos fazem perder o que, com freqncia, poderamos ganhar, por simples medo de arriscar. (William Shakespeare)

RESUMO O presente trabalho tem por objetivo desenvolver e implantar um sistema de manuteno preventiva na empresa FM transportes. Atualmente, inadmissvel imaginar que seja possvel gerenciar uma frota sem haver um sistema de manuteno freqente que gere meios de se atingir metas, buscando a reduo de custos logsticos. Para fundamentar o projeto, foram realizadas pesquisas exploratrias e causais, para que assim haja um bom desenvolvimento no tema trabalhado. Primeiramente, introduzimos o transporte rodovirio, onde tem como principal fundamento no projeto. Em seguida ser apresentada uma proposta de implantao de um sistema de manuteno empresa FM transportes, demonstrando a escassez da mesma. A idia consiste em mostrar a tal empresa como crucial obter uma freqncia de idas a oficina, levando em considerao alguns aspectos bsicos que buscam aumentar a vida til de um veculo. A partir do sistema que foi implantado frota da FM transporte, contendo todas as tarefas necessrias para que haja um bom desempenho do veculo, isso conseqentemente levou a um melhoramento na produtividade de toda a frota. Posteriormente, apresentar-se- a aplicao do sistema de manuteno atravs de um estudo de caso em uma empresa de transporte express. Este estudo de caso contm a descrio minuciosa do realizado em cada tarefa, esclarecendo e ampliando a compreenso do leitor diante do sistema.

Palavras- chaves: Manuteno Preventiva; Frota; Empresa; Reduo de Custos Logsticos.

ABSTRACT

SUMRIO

1. Introduo
Para Bowersox & Closs (1996), a rede logstica oferece a estrutura bsica sobre a qual as operaes logsticas so efetuadas. imprescindvel, portanto, que a rede logstica esteja bem estruturada para que as operaes logsticas possam conferir empresa vantagem competitiva. Para muitas empresas o transporte representa o elemento mais importante do custo logstico, podendo o frete absorver segundo Ballou (1995), at 2/3 do custo logstico entre 7% e 10% do preo final dos produtos. O objetivo do sistema de transporte compatibilizar menores prazos de movimentao do produto, qualidade do servio prestado e preo do frete. A realidade tem mostrado que muitos empresrios consideram um item dispendioso e no produtivo a manuteno preventiva, colocando-a, assim, em segundo plano. Mas trabalhar com essa viso traz resultados negativos que so notados, principalmente, com o aumento dos custos da frota. Esses aumentos so resultantes, justamente, dos problemas originados pela falta de manuteno adequada. Em geral, essa atividade reduzida ou at cortada, para diminuir custos, criando inicialmente a iluso de que os lucros aumentaram. Mas esse efeito passageiro, pois os custos voltam a subir a partir do momento que os reparos comearem a aparecer. O presente trabalho analisar o sistema da frota da linha Express da empresa FM Transportes, onde apresentaremos solues para a falta de manuteno de seus veculos.

2. Evoluo Logstica no Brasil


Desde o incio, no sculo III a.C., na Grcia, conceituavam que Logstica a arte de calcular (aritmtica aplicada). H milhares de anos, o conceito tem tudo haver com o principal propsito da Logstica, nos conceitos atuais (reduo de custo sem perdas de eficincia no atendimento e qualidade do produto). No incio do sculo XVII, na Frana, foi introduzido pela primeira vez no mundo, o conceito logstico na guerra, em funo dos crescentes problemas operacionais, criando assim a patente de General de Lgis (do verbo francs lger, que significa alojar). Parte da arte da guerra que trata do planejamento e organizao do alojamento, equipamento, transporte de tropas, produo, distribuio, manuteno e transporte de material blico e de outras atividades no combatentes relacionadas (definies do Dicionrio Contemporneo da Lngua Portuguesa Caldas Aulete). Um dos primeiros homens da histria a utilizar bem as estratgias da Logstica foi Alexandre, o Grande, que com um exrcito de 35.000 homens, chegava abater os exrcitos inimigos de at 60.000 homens, perdendo apenas 110 homens, usando as estratgias Logsticas. Esse trouxe inspiraes para outros heris da histria como Napoleo, Luiz XIV, entre outros, que fez da Logstica uma estratgia de guerra. S no incio do sculo XIX, a Logstica foi reconhecida do ponto de vista acadmico, passando a ser estudada como ferramenta estratgica e introduzida nas organizaes, aps algumas modificaes, do conceito original, (arte de guerra). No Brasil, a Logstica surgiu no incio da dcada de 80, logo aps a exploso da Tecnologia da Informao. Surgiram algumas entidades dando enfoque a Logstica como: ASBRAS (Associao Brasileira de Supermercados), ASLOG (Associao Brasileira de Logstica), IMAM (Instituto de Movimentao e Armazenagem), entre outras, que tinha a difcil misso de disseminar este novo conceito, voltado para as organizaes. Segundo a ASLOG, o conceito de Logstica j definido como, o Processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matria-prima, estoque durante a produo e produtos acabados, desde do ponto de origem at o consumidor final, visando atender os requisitos do cliente. Quanto ao seu processo de evoluo at os dias atuais, podemos relatar: Na dcada de 80, apenas com o foco nas metodologias e modais de transportar, e armazenar. Na dcada de 90, comearam a se fazer clculos, pois da iniciou o conhecimento cientfico, estudos das relaes, disperses, movimentos etc., com foco em Administrao de Matrias, Distribuio, Movimentao e Armazenagem de Matrias. Hoje muito mais complexo e amplo, com foco em Controle, Planejamento, Tecnologia da Informao, Finanas e Servio ao Cliente.

Todas essas evolues, aliadas ao processo de globalizao, trouxeram novos desafios para as organizaes, que a competitividade no mercado globalizado. Da surge a necessidade de se produzir e distribuir a custos mais adequados, sem perda

de eficincias e qualidades do produto. A nova realidade exigiu uma mudana de comportamento nas organizaes, chegando a fuso de algumas, como foi o caso da AmBev (Companhia de Bebidas das Amricas) que juntou as trs principais marcas de cervejas do mercado, e tudo isso s foi possvel mediante ao estudo de viabilidade Logstica, fazendo assim com que as trs marcas fossem produzidas em unidade fabris nicas espalhadas pelo Brasil, utilizando as mesmas tecnologias e mo-de-obra, este processo levou ao fechamento de algumas unidades fabris e uma seleo natural da mo-de-obra. Isso valeu o posicionamento entre as trs maiores do mundo, tirando do ranking empresas tradicionais do Sistema Pilsen. A tecnologia tem um papel fundamental na evoluo Logstica, com o surgimento dos ERPs (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos do Negcio) - esse trata da integrao dos departamentos das organizaes, facilitando assim o controle e planejamento; WMSs (Warehouse Management Systems ou Sistemas de Gerenciamento de Armazm) - utilizado para controlar e otimizar a movimentao de mercadorias; Os sistemas de Rastreamentos (tecnologia embarcada) - utilizado para rastrear as unidades mveis de diversos tipos modais; Roterizadores utilizados para otimizar as rotas, proporcionando a menor disperso de tempo e quilometragem possvel; Etiquetas RFID (Radiofrequency Identification Data ou Identificao Via Radiofrequncia) conhecido tambm como etiquetas inteligentes, utilizado para comunicao e identificao de produtos, via rdio frequncia, bem como a separao de mercadorias por comando de voz, que utiliza a tecnologia RFID; RFDC - Radiofrequency Data Collection ou Coleta de Dados por Radiofrequncia; entre outros, esses trs ltimos com ajuda da microeletrnica que desde 1968 a USP (Universidade de So Paulo) vem desenvolvendo pesquisa para o avano tecnolgico. Essas tecnologias melhoraram bastante as relaes entre fornecedores e empresas varejistas distribuidores e atacadistas, tornando possvel interface na comunicao de dados, a ponto dos fornecedores controlarem on-line (tempo real) a necessidade do mercado, atravs do monitoramento dos estoques. Aliado as ferramentas de marketing de relacionamento que tem como finalidade principal controlar o consumo de cada cliente final, a exemplo da utilizada pelo grupo Wall Mart (Bom Club), pode se chegar a variadas caractersticas de consumo de um determinado mercado. Hoje podemos arriscar a afirmao de que a Logstica est bem servida de tecnologias no Brasil. O ponto ainda vulnervel na Logstica o capital humano, que apesar do conceito, relativamente novo no Brasil, em funo do pouco tempo, foi menos desenvolvido, que as tecnologias. As organizaes chegam a ponto de ruptura do desenvolvimento por falta destes profissionais. Somente ao final da dcada de 90 surgiram as graduaes e especializaes e at mesmo os cursos de aperfeioamentos na rea especifica. Ainda hoje so mais utilizadas as experincias prticas que o conhecimento cientifico, o que no suficiente para atender o mercado competitivo e exigente que busca sempre a excelncia e a eficcia no atendimento, essa mo-de-obra, busca o conhecimento e especializao neste novo conceito, o que facilitar bastante em funo da experincia prtica, mas a existncia de entidades para esse fim ainda no suficiente e fica limitado aos grandes centros. Uma boa novidade foi a alterao

da grade curricular de ensino de algumas graduaes voltado para gesto de negcios, que possibilitou a incluso da matria de Logstica. Enfim, a Logstica por ser uma unidade de despesas ainda a principal iniciativa de reduo de custo de uma organizao. No se pode pensar em otimizao dos recursos (produtividade), reduo de custo, sem que no se pense em Logstica antes. Da a necessidade de aliar conhecimento, habilidade e atitude ao capital humano.

3. A Logstica e o Transporte
O transporte representa o elemento mais importante do custo logstico na maioria as empresas e tem papel fundamental na prestao do Servio ao Cliente. Do ponto de vista de custos, Nazrio (In: Fleury et al., 2000:126) afirma que o transporte representa, em mdia, cerca de 60 % das despesas logsticas. Ele pode variar entre 4% e 25% do faturamento bruto, e em muitos casos supera o lucro operacional. Dessa forma, iniciativas como a intermodalidade (integrao de vrios modais de transporte) e o surgimento de operadores logsticos, ou seja, de prestadores de servios logsticos integrados, apresentam relevante importncia para reduo dos custos de transporte, pois geram economia de escala ao compartilhar sua capacidade e seus recursos de movimentao com vrios clientes.

4. Transportes no Brasil
At a dcada de 1950, a economia brasileira se fundava na exportao de produtos primrios, e com isso o sistema de transportes limitou-se ao transporte fluvial e ferrovirio. Com a acelerao do processo industrial na segunda metade do sculo XX, a poltica para o setor concentrou os recursos no setor rodovirio, com prejuzo para as ferrovias, especialmente na rea da indstria pesada e extrao mineral. Como resultado, o setor rodovirio, o mais caro depois do areo, movimentava no final do sculo mais de sessenta por cento das cargas. As primeiras medidas concretas para a formao de um sistema de transportes no Brasil s foram estabelecidas em 1934. Desde a criao da primeira estrada de ferro at 1946 os esquemas virios de mbito nacional foram montados tendo por base as ferrovias, complementados pelas vias fluviais e a malha rodoviria. Esses conceitos comearam a ser modificados a partir de ento, especialmente pela profunda mudana que se operou na economia brasileira, e a nfase passou para o setor rodovirio. A crise econmica da dcada de 1980 e uma nova orientao poltica tiveram como conseqncia uma queda expressiva na destinao de verbas pblicas para os transportes.

4.1. Transporte Rodovirio


As primeiras rodovias brasileiras datam do sculo XIX, mas a ampliao da malha rodoviria ocorreu no governo Vargas, com a criao do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) em 1937 e, mais tarde, com a implantao da indstria automobilstica, na segunda metade da dcada de 1950, a acelerao do processo de industrializao e a mudana da capital federal para Braslia. A partir da a rede rodoviria se ampliou de forma notvel e se tornou a principal via de escoamento de carga e passageiros. Na dcada de 1980, o crescimento acelerado deu lugar estagnao. A perda de receitas, com a extino, em 1988, do imposto sobre lubrificantes e combustveis lquidos e do imposto sobre servios de transporte rodovirio, impediu a ampliao da rede e sua manuteno. Como resultado, em fins do sculo XX a precria rede rodoviria respondia por 65% do transporte de cargas e 92% do de passageiros.

4.2. Tipos de Veculos O transporte de carga exercido predominante com veculos rodovirios denominados caminhes e carretas, sendo que ambos podem ter caractersticas especiais e tomarem outras denominaes (Keedi, 2003 p 101). De acordo com Rodrigues (2003), os veculos utilizados no transporte rodovirio so classificados por sua capacidade de carga, quantidade e distncia entre eixos. Caminho plataforma: Transporte de contineres e cargas de grande volume ou peso unitrio. Caminho ba: Sua carroceria possui uma estrutura semelhante a dos contineres, que protegem das intempries toda a carga transportada. Caminho caamba: Transporte de cargas a granel, este veiculo descarrega suas mercadorias por gravidade, pela basculao da caamba.

Caminho aberto: Transporte de mercadorias no perecveis e pequenos volumes. Em caso de chuva so cobertos com lonas encerados. Caminho refrigerado: Transporte de gneros perecveis. Semelhante ao caminho ba, possui mecanismos prprios para a refrigerao e manuteno da temperatura no compartimento de carga. Caminho tanque: Sua carroceria um reservatrio dividido em tanques, destinado ao transporte de derivados de petrleo e outros lquidos a granel. Caminho graneleiro ou silo: Possui carroceria adequada para transporte de granis slidos. Descarregam por gravidade, atravs de portinholas que se abrem. Caminhes especiais: Rebaixados e reforados: Para o transporte de carga pesada: (carreta heavy); Possuir guindaste sobre a carroceria (munk); Cegonhas, projetadas para o transporte de automveis; Semi-reboques: Carrocerias, de diversos tipos e tamanhos, sem propulso prpria, para acoplamento a caminhes-trator ou cavalo mecnico, formando os conjuntos articulados, conhecidos como carretas. Conforme Keedi (2003), suas capacidades de transporte dependem de sua fora de trao, tamanho, bem como quantidade de eixos. O peso do veculo em si denominado de tara enquanto sua capacidade de carga a sua lotao, no ingls payload, sendo que somados representam o peso bruto total do veculo. 4.3. As transportadoras Para Bowersox e Closs (2001) as transportadoras, como intermediarias, tm uma perspectiva um pouco diferente. Ela tem como objetivo aumentar sua receita bruta mediante a transao, ao mesmo tempo minimizando os custos necessrios para concluir a operao. A transportadora sempre cobra a taxa mais alta aceitvel pelo embargador ou destinatrio, e minimiza o custo de mo de obra, combustvel e desgaste do veculo necessrio para movimentar a carga. (Bowersox e Closs, 2001 pag. 281) 4.4. O transporte de carga no cdigo civil O novo Cdigo civil disciplina o transporte de carga, destacando-se que o transportador poder exigir que o remetente lhe entregue, devidamente assinado, a relao discriminada das coisas a serem transportadas. Caso ocorrer informaes inexatas ou falsa descrio no documento, ser o transportador indenizado pelo prejuzo que sofrer.

Outro aspecto a ser ressaltado est relacionado com as obrigaes do transportador, ou seja, este conduzir a carga ao seu destino, tomando todas as cautelas necessrias para mant-la em bom estado e entreg-la no prazo ajustado ou previsto. A responsabilidade do transportador se limita ao valor constante do conhecimento e comea no momento em que ele, ou seus prepostos recebem a coisa e termina quando entregue ao destinatrio ou depositada em juzo, se aquele no for encontrado. 4.5. O Frete Esse documento tem funo de contrato de transporte assim como recibo de carga e at mesmo um titulo de crdito. (Silva, 2004 p 58). O frete geralmente negociado em forma de cotao. As transportadoras baseadas na distncia e no custo operacional formam seus preos. O frete pode ser CIF ou FOB. Afirma Bowersox e Closs (2001) que o temo FOB e a sigla de free on bord (carga livre de despesa a bordo), na prtica significa que o frete e as responsabilidades da carga como seguro e riscos, so de titularidade do comprador ou destinatrio. Ainda segundo este autor j o termo frete CIF destino, a titularidade da carga no passa para o comprador at que a entrega seja feita. O remetente responsvel pelo frete e pela titularidade da carga at sua entrega. 4.6. Gesto de Frotas O termo "Gesto de Frotas" representa a atividade de reger, administrar ou gerenciar um conjunto de veculos pertencentes a uma mesma empresa. Essa tarefa tem uma abrangncia bastante ampla e envolve diferentes servios, como dimensionamento, especificao de equipamentos, roteirizao, custos, manuteno e renovao de veculos, entre outros. 4.7. Importncia da Gesto de Frota Para as Empresas Tendo em vista que no Brasil o transporte de cargas opera em um mercado altamente concorrencial, a eficincia na gesto de frotas torna-se um fator decisivo para o crescimento e, at mesmo, para a sobrevivncia das empresas. Para o caso das empresas de carga prpria, a m gesto pode implicar custos elevados no transporte, por conseqncia, comprometer o relacionamento comercial com boa parte dos cientes. O transporte de passageiros, por sua vez, operado sob regime tarifrio, havendo, por parte dos rgos Concedente, um intenso controle sobre custos e operao das frotas. Nos valores das tarifas esto embutidos rgidos parmetros de consumo e de desempenho, de modo que o lucro da empresa vai depender fundamentalmente da gesto adequada de seus veculos.

5.

Flash Log.

A Flash Log. uma empresa de assessoria logstica, atende alm de seus clientes diretos, operadores logsticos, empresas de logstica de distribuio, agentes de cargas areas e prestadores de servios de transporte em geral. Constituda em 2010 teve um grande crescimento baseado na experincia em logstica dos seus gestores e na dedicao em atender aos seus clientes com excelncia. uma empresa slida que valoriza a eficincia, a agilidade, a tica, desenvolvimento constante de seus colaboradores e processos garantindo a qualidade total dos servios prestados a seus clientes. Somos uma entidade focada na gerao de conhecimento na rea de logstica atravs da divulgao de informaes do segmento, da realizao de projetos em empresas. A Flash Log. foi idealizado para atender a todos aqueles que buscam desenvolvimento profissional na rea de logstica. 5.1. Misso: "Promover o conhecimento da Logstica Globalizada, atravs da informao terica e prtica em todos os segmentos, levando o profissional e a empresa obteno de uma melhor desempenho no mercado atual, com qualidade, agilidade, eficincia e idoneidade". 5.2. Viso: Tornar-se uma empresa referencial em excelncia nos servios prestados no segmento de assessoria logstica a nvel nacional. 5.3. Valores: Compromisso: Comprometimento com os objetivos dos clientes e da empresa. Qualidade: Busca pela excelncia em todos os processos, com ateno aos detalhes. Inovao: Encantar o cliente atravs de idias criativas e inovadoras. tica: Trabalho com respeito e transparncia em todas as relaes.

Segurana: Conquista da confiana atravs do cumprimento dos acordos firmados.

5.4. Logotipo da empresa

6. A FM Transportes

6.1.

Fundao, Misso e Viso:

Fundada em 29 de setembro de 2006, por Felipe Gonalves, a FM Transportes Rpidos surgiu a partir da necessidade de se criar uma empresa onde oferecesse suporte com qualidade e eficincia aos clientes e colaboradores tratados com dignidade e respeito. Felipe antes da FM foi motoboy por 06 anos, onde adquiriu experincia no ramo. Durante esse perodo duas questes o incomodavam, a primeira era que poucas empresas ofereciam servios de forma rpida, seus funcionrios no eram valorizados e, a outra, era a insatisfao de diversos clientes, pois faltava eficincia na prestao de servio. A idia da FM totalmente oposta, procura manter o ambiente de trabalho com dinamismo e valoriza os colaboradores como eles merecem. Esto em atividade a quase 05 anos e sua viso de ser uma empresa de nvel nacional, atuando no s no transporte com motociclistas mas sim em todos os tipos de transportes e logstica. A FM ao longo do tempo vem desenvolvendo e aperfeioando solues com tecnologia e mo de obra qualificada para atender as necessidades de seus clientes, colocando inteiramente sua disposio uma equipe de profissionais treinados e altamente capacitados, oferecendo atendimento personalizado, direcionando horrios, e utilizando versatilidade, agilidade e dinmica de nossos profissionais. 6.2. Informaes sobre a FM Transportes:

A FM Transportes presta servio aos seus clientes 24 horas por dia, tendo cerca de 460 clientes cadastrados. Atendendo pessoas fsicas e jurdicas, em So Paulo, Grande So Paulo, Interior e Litoral. Sendo ela, assegurada pela Porto Seguros. A empresa localizada na Avenida do Rio Bonito, N 1.204 Interlagos So Paulo/SP, CEP: 04776-000. Telefones para contato: (11) 5523-2256 ou (11) 5524-7275

E-mail: felipe@fmtransportes.net ou contato@fmtransportes.net 6.3. Frotas da FM Transportes

A empresa possui o total de 80 veculos, sendo eles: Prprios: 02 Caminhes e 04 Fiorinos. Terceirizados: 60 Motos, 06 Fiorinos, 04 Kombis e 04 Caminhes.

Caminho

Fiorino

Kombi 6.4. Funcionrios da FM Transportes Todos os funcionrios so contratados pela CLT conforme a legislao vigente, obedecendo as determinaes do sindicato da categoria, SindMotos. A empresa oferece aos seus funcionrios convnio mdico, convnio odontolgico, cesta bsica e seguro de vida. Alm dos benefcios bsicos oferecida premiao mensal aos funcionrios por divulgarem a empresa aos clientes externos. 6.5 Tipos de Servios Oferecidos: 1. Servios de malote dirio; 2. Entrega de presentes e brindes; 3. Coleta e entrega de material de publicidade; 4. Coleta e entrega de livros e revistas; 5. Transporte de equipamentos eletro eletrnicos; e 6. Transporte de cargas em geral.

6.6. Modalidades de Contratao de Servios: 1. Sistema por Chamada: a empresa contrata a FM Transporte e faz a requisio de servios por demanda e paga por hora, pelo tempo da durao do servio entre sada e o retorno empresa ou base da FM Transportes.

2. Sistema Fixo: a empresa contrata a FM Transporte que disponibiliza um utilitrio com funcionrio fixo e exclusivo na empresa, que fica disposio o dia todo, e paga mensalidade conforme estabelecido em contrato.
3. Sistema Personalizado: a empresa contrata a FM Transportes para atender

s suas necessidades especficas da operao, que no so atendidas pelas categorias acima; e podem ser combinadas com outros servios prestados pela FM Transportes, utilizando o sistema de Motoboy ou o sistema Porta a Porta.

6.7. Segurana no Transporte Como j dito anteriormente, a FM transportes assegurada pela Porto Seguros. Para realizar o percurso de entrega com rapidez h a utilizao do GPS, uma das tecnologias mais utilizadas atualmente nos veculos. Porm, o aparelho s est presente nos caminhes. Alm disso, todos os funcionrios obtm um Nextel, para que assim estejam sempre prontos para passar alguma informao quando necessrio.

6.8. Frete Por ser uma transportadora que presta servios aos seus clientes, a FM transportes trabalha com o sistema CIF, ou seja, o cliente responsvel pelo valor do frete. Assim, ressaltando que a empresa soma o valor de frete junto ao valor da prestao do servio, dando enfim, um nico valor.

6.9. FM Transportes e a Globalizao Algumas das caractersticas da globalizao, referente ao transporte, a terceirizao, a renovao tecnolgica constante, que exige investimentos permanentes, a adoo de mtodos administrativos rigorosos, criando um cenrio no qual o pequeno operador econmico pode at sobreviver, mas s base de muito trabalho, arrojo e ateno ao que est acontecendo sua volta, para no ficar para trs. E a FM Transportes est de acordo com tudo o que esta listado acima. H 06 anos no mercado a empresa j se mostrou bem competente em seus servios e a cada entrega se garante mais no mercado. Para se manter firme em sua jornada rumo a ser a melhor no seu ramo de atividade, a FM Transportes cuida para que haja cada vez mais clientes satisfeitos. Mas para que isso acontea necessrio ter um sistema de informao muito bem organizado e um bom esclarecimento aos seus empregados de como funciona esse sistema. E

a empresa conta com tudo isso, suas entregas so todas computadas e gerenciadas pela pessoa especializada que atua gerenciando todo o seu funcionamento alm de passar aos motoristas tudo que eles precisam para chegar ao local de entrega. Mas no s isso, a FM Transportes visa uma maior abrangncia em relao ao cuidado com seus funcionrios criando mtodos inovadores de estmulo para eles, para que estes no se sintam infelizes em relao ao trabalho. Cada funcionrio recebe ateno antes, durante e depois da entrega que a este foi estipulada. O dono da empresa, Felipe Gonalves diz que Com humildade e perseverana todos conseguem chegar aos seus objetivos e, se cada um der o seu melhor, com certeza esses objetivos no demoraram a serem alcanados. Com diferenciao a empresa tem certeza que em pouco tempo ser vista no mercado como modelo de eficincia e inovao para outras empresas que possam estar comeando no ramo de transporte rpido. Mesmo com isso, o Felipe no pode deixar esquecer-se de algumas coisas importantes em relao aos bens que fazem realmente a FM Transportes funcionar, seus veculos. No basta ter excelentes ferramentas de sistema de informao para que sua empresa funcione tem tambm de haver um cuidado especial com seus veculos e isso que este projeto ir mostrar.

6.9. Nvel Hierrquico da FM Transportes:

7. Tributos
A empresa FM Transporte opta pela utilizao do simples nacional para a sua tributao de impostos, por ser uma micro-empresa e ter um faturamento inferior a R$240.000,00 por ano. O Simples Nacional a forma mais simples para o arrecadamento de impostos. 7.1. Simples Nacional A Lei Complementar n 123/2006, instituiu, a partir de 01.07.2007, novo tratamento tributrio simplificado, tambm conhecido como Simples Nacional ou Super Simples. O Simples Nacional estabelece normas gerais relativas ao tratamento tributrio diferenciado e favorecido a ser dispensado s microempresas e empresas de pequeno porte no mbito da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, mediante regime nico de arrecadao, inclusive obrigaes acessrias. Tal regime substituiu, a partir de 01.07.2007, o Simples Federal (Lei 9.317/1996), que foi revogado a partir daquela data. 7.1.1. Definio de Microempresa e de empresa de pequeno porte Consideram-se microempresas ou empresas de pequeno porte a sociedade empresria, a sociedade simples e o empresrio a que se refere o art. 966 do Cdigo Civil, devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurdicas, conforme o caso, desde que: I no caso das microempresas, o empresrio, a pessoa jurdica, ou a ela equiparada, aufira, em cada ano-calendrio, receita bruta igual ou inferior a R$ 240.000,00; II no caso das empresas de pequeno porte, o empresrio, a pessoa jurdica, ou a ela equiparada, aufira, em cada ano-calendrio, receita bruta superior a R$ 240.000,00 e igual ou inferior a R$ 2.400.000,00. 7.1.2. Vedaes Determinadas atividades ou formas societrias esto vedadas de adotar o Super Simples dentre essas vedaes, destacam-se: 1) pessoas jurdicas constitudas como cooperativas (exceto as de consumo); 2) empresas cujo capital participe outra pessoa jurdica; 3) pessoas jurdicas cujo scio ou titular seja administrador ou equiparado de outra pessoa jurdica com fins lucrativos, desde que a receita bruta global ultrapasse o limite R$ 2.400.000,00. Ficaram fora da vedao ao regime, as empresas de servios contbeis, que podero ser optantes pelo Simples Nacional.

Consulte tambm: Simples Nacional CNAE Cdigos Impeditivos Opo pelo Regime Simples Nacional CNAE Cdigos Simultaneamente Impeditivos e Permitidos 7.1.3. Recolhimento nico O Simples Nacional implica o recolhimento mensal, mediante documento nico de arrecadao, do IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS, INSS, ICMS e ISS. Entretanto, em alguns desses tributos h excees, pois o recolhimento ser realizado de forma distinta, conforme a atividade. 7.1.4. Inscrio Sero consideradas inscritas no Simples Nacional as microempresas e empresas de pequeno porte regularmente optantes pelo Simples Federal (Lei 9.317/1996), salvo as que estiverem impedidas de optar por alguma vedao imposta pelo novo regime do Simples Nacional. 7.2. Clculos Tributrios da Empresa A FM Transportes possui um faturamento estimado de R$210.000,00 anualmente. Aplicando o sistema tributrio, Simples Nacional, temos:

Com o faturamento anual de 210.000,00, temos: 210.000,00 x 7,27% = 15.267,00

Ento, de acordo com o faturamento e a porcentagem achada na tabela do Simples Nacional, a FM Transportes paga em mdia, R$15.267,00 de impostos.

8. Balano Patrimonial
Uma das principais atividades realizadas dentro da Gesto Patrimonial com certeza o fechamento do Balano Patrimonial. A principal funo do balano patrimonial fornecer um quadro preciso da contabilidade e situao financeira da empresa em certo perodo. O balano patrimonial considerado uma das principais declaraes financeiras de uma empresa e deve ser produzido de maneira precisa e rigorosa, a fim de auxiliar um Controle do Patrimnio eficiente.

9. Giro de Capital
O capital de giro representa o volume de recursos financeiros que a empresa precisa para comprar insumos, pagar salrios e outras despesas, com a finalidade de garantir o fluxo de caixa do negcio. O capital de giro uma atividade importante no gerenciamento de uma transportadora e necessita de controle permanente, pois tem a funo de manter os recursos necessrios para o pagamento de contas do dia a dia da empresa. A necessidade de capital de giro pode aumentar medida que crescem as vendas a prazo, o prazo de recebimento ou os prazos de pagamentos dados pelos fornecedores. Nesse sentido, o desafio da gesto do capital de giro auxiliar a empresa a manter um montante de capital diante da ocorrncia de eventos adversos, como: Queda nas vendas; Aumento da inadimplncia; Aumento de despesas financeiras e dos custos absorvidos pela empresa, em decorrncia das turbulncias do mercado; Despesas com pagamento de indenizaes decorrentes da rotatividade da mo-de-obra. imprescindvel que, no incio das atividades, se mantenha disponvel todo o capital que entra na empresa, pois este recurso fundamental para o crescimento e a expanso do negcio. Assim, a empresa poder alcanar sua auto-sustentao mais rapidamente, reduzindo as necessidades de aporte de capital de giro e agregando maior valor ao novo negcio.

10.

CARACTERIZAO DO PROBLEMA

10.1. Definio do problema:

10.2. Falta de Manuteno de Frota Cerca 76% da frota de caminhes no Brasil tem mais de 10 anos; especialistas americanos recomendam a utilizao mxima de 8 anos. A idade mdia da nossa frota de 18,8 anos e nas pesquisas realizadas foram constatados veculos com mais de 40 anos de uso. So mais de 800.000 caminhes com mais de 20 anos de uso, quase a metade da frota brasileira de caminhes, estimada em 1.850.000 veculos. A mdia americana no ultrapassa os 7 anos!

11.METODOLOGIA
De acordo com o estudo realizado sobre o desempenho da frota da FM Transportes, foi feita a seguinte questo:

Pela empresa realizar apenas a Manuteno Corretiva e Manuteno Operacional, os veculos tm uma menor produtividade e maior desgaste, assim gerando custos prejudiciais para a prpria empresa. Optando assim, por implantar a Manuteno Preventiva, onde a FM transportes ter todo o suporte necessrio da FlashLog.

11.1. A importncia da manuteno A manuteno de veculos consiste em procurar manter a frota em boas condies de uso, dentro dos limites econmicos, de forma que sua imobilizao seja mnima. Ela uma medida importante para aumentar a produtividade e reduzir custos para empresa. Alm de reparar os equipamentos, a manuteno responsvel por evitar e prevenir novos consertos. Contudo, a realidade tem mostrado que muitos empresrios consideram um item dispendioso e no produtivo, colocando-a, assim, em segundo plano. Mas trabalhar com essa viso traz resultados negativos que so notados, principalmente, com o aumento dos custos da frota. Esses aumentos so resultantes, justamente, dos problemas originados pela falta de manuteno adequada. Em geral, essa atividade reduzida ou at cortada, para diminuir custos, criando inicialmente a iluso de que os lucros aumentaram. Mas esse efeito passageiro, pois os custos voltam a subir a partir do momento que os reparos comearem a aparecer. Deixar quebrar para depois reparar costume de uma parcela de empresrios o motivo do comprometimento financeiro e at do fechamento de muitas empresas. Abaixo h uma demonstrao grfica sobre o grande efeito da falta de Manutenes, principalmente da Manuteno Preventiva.

11.2. Objetivos da Manuteno de Frotas Uma boa manuteno de frotas deve ter sempre entre seus objetivos os seguintes: Conservar os veculos em operao o maior tempo possvel, evitando que os carros parados sejam depenados. Lembre-se de que um veculo enguiado no d nenhum lucro, pelo contrrio. Prevenir quebrar, reboques, dbitos de consertos nas estradas e perda de carga ou servios, com a manuteno preventiva, a qual evita desperdcios de tempo e problemas que exijam consertos de alto custo. Seguir o objetivo principal dos programas de qualidade, ou seja, atender as necessidades dos clientes de forma eficiente principalmente cumprindo os horrios e prazos determinados e reduzindo ao mximo a perda de mercadorias perecveis. Desenvolver boas relaes com os empregados com iniciativas e programas, como, por exemplo, manter os veculos limpos e conservados. Isso melhora a imagem da empresa e eleva o moral dos motoristas e empregados. 11.3. Sistema de Manuteno Os trabalhos de manuteno, para melhor atender as diferentes necessidades e caractersticas dos veculos, podem ser divididos em trs tipos, os quais so: Manuteno de Operao; Manuteno Corretiva; Manuteno Preventiva. A importncia de se adotas essa diviso est nas vantagens que tal procedimento oferece, como: Utilizao das instalaes, dos equipamentos e ferramentas de maneira coordenada; Maximizao no aproveitamento da frota e minimizao dos custos por meio de controles especficos; Conhecimento das condies reais dos veculos e equipamentos, possibilitando melhor avaliao quanto ao desempenho econmico, durabilidade, etc.

11.4. Definio dos Tipos de Manuteno

11.4.1. Manuteno de Operao O bom desempenho do veculo depende dessa manuteno, e o principal responsvel por ela o motorista. Uma conduo adequada dar ao caminho boas condies de conservao, com menos desgastes das peas e maior longevidade do veculo. Para que isso ocorra, preciso treinar o motorista, a fim de que ele tenha uma conduo voltada tambm para a manuteno. Alm de melhor preservar o veculo, os cuidados por ele dispensados traro benefcios para si mesmo, uma vez que a produo, o seu conforto, bem-estar e etc. dependem das condies do veculo. Quando ele entender essa ideia a manuteno de operao passar a ter o mximo de eficincia. Entre as tarefas relacionadas com a manuteno de operao, podemos exemplificar as seguintes: Conduo do veculo. Inspeo constante do veculo, recorrendo-se oficina quando qualquer irregularidade for notada. Verificao dos nveis de leo e gua. Verificao de pneus, bateria e etc. Limpeza do veculo. A manuteno de operao deve ser acompanhada por meio de: Ficha de inspeo diria. Dirio de viagem. 11.4.2. Manuteno Corretiva Pode-se definir a manuteno corretiva como o conjunto de servios que devem ser executados para reparar quebras ou avarias nos veculos, depois de acontecidas. Esse tipo de manuteno deve sempre ser considerado, mesmo quando h uma boa execuo das manutenes de operao e preventiva. bastante comum que peas e conjuntos sofram alguns desgastes no previsto e apresentem defeitos ou quebras. A prpria forma de operar o veculo, por parte do condutor, tambm pode causar desgastes imprevistos. Alm disso, o condutor, muitas vezes, no pode escolher as vias boas de trfego, tendo que se sujeitar a trepidaes, principalmente se a freqncia dessas ocorrncias for significativa. A manuteno corretiva, de modo geral, pode ser realizada em poucas horas, desde que o diagnostico do problema seja dado de forma gil e correta. Tem-se observado que, muitas vezes, as causas que motivaram o defeito levam mais tempo para

serem descobertas do que sanar o prprio defeito. Podem ocorrer tambm servios mais demorados e especializados, envolvendo, por exemplo, a remoo ou desmonte do motor, cmbio, diferencial, suspenso e outras partes do veculo. Contudo deve haver sempre muito cuidado para a perfeita anlise do problema, alm de zelo e qualidade na execuo do servio. Se no for assim, o veculo pode voltar oficina com as mesmas deficincias. A seguir est presente um exemplo do Formulrio para o Registro de Manuteno Corretiva.

11.4.3. Manuteno Preventiva Importncia e objetivos Esse tipo de manuteno to importante quando as anteriores. Por mais que o motorista tenha uma boa conduo, o uso do veculo vai provocar desgastes e gerar necessidade de regulagens e ajustes, os quais precisam, periodicamente, de uma manuteno preventiva. Essa manuteno tem como principal objetivo no apenas a melhor conservao do veculo, mas tambm evitar o seu retorno a oficina por quebras e outros problemas que exigem correes. Se esse servio for eficiente, a existncia de uma oficina prpria pode trazer vantagens econmicas para a empresa. Para frotas que operam em condies e locais diferentes, a manuteno preventiva deve ser realizada de forma diferenciada em casa veculo. A periodicidade dessa manuteno ser estabelecida em funo da quilometragem percorrida ou o nmero

de horas de uso de cada um dos caminhes. Deve-se tambm esquematizar, de forma individualizada, a necessidade de troca de peas ou conjuntos, antes que os problemas apaream. Aes Preventivas Esse tipo de manuteno deve atender a servios como: Reviso da parte mecnica (substituio de peas ou conjuntos, regulagens, etc.). Reviso da parte eltrica (verificao dos cabos, contatos, instrumentos de medio, sistemas de iluminao, bateria, dnamo e motor de arranque). Inspeo de funilaria, pintura e chassi. Lavagens, lubrificaes, troca ou verificao dos nveis de leo. Reviso dos equipamentos adicionais do veculo. Nesse caso, a programao da manuteno dever basear-se na hora trabalhada. A boa execuo da manuteno preventiva vai proporcionar vida mais longa ao veculo, melhor desempenho, maior utilizao e reduo das horas ociosas. O servio deve ser controlado por uma ficha de operao, o que garante mais rapidez, segurana e qualidade para a manuteno preventiva. Veja a seguir dois tipos de Fichas simples da Manuteno Preventiva:

A ficha acima demonstra a relao dos servios a serem feitos, assim o motorista e/ou a empresa podem acompanhar a mesma para que haja os retornos oficina de acordo com a quilometragem marcada no hodmetro

De acordo com essa ficha so determinadas quantas vezes o veculo vai oficina mensalmente quais as atividades sero realizadas. Vantagens Advindas da Manuteno Preventiva As vantagens relacionadas a seguir ressaltam a importncia da manuteno preventiva e podem servir como estmulo para que os empresrios adotem tais servios em suas empresas. Podem-se destacar ento as seguintes vantagens: Maior produtividade da oficina. Melhor qualidade de servio. Vida mais longa do veculo. Melhor desempenho do veculo. Melhor controle da frota e mais informaes para revises oramentrias. Melhor controle de estoque de ecas de reposio. Melhor controle da vida dos conjuntos, com conseqente padronizao da substituio de peas e conjuntos. Mais segurana.

12.Aplicao do Mtodo da Flash Log.

11.1. Objetivo
Especificar os planos de manuteno e os respectivos oramentos para a

vida prevista dos equipamentos e dispor dos avisos atualizados das datas devidas para manuteno. Registrar os quilmetros, abastecimentos de combustvel, computar consumos e mdias de utilizao e fazer projees de funcionamento. Os registros podem ser automatizados por via de cartes de Frota.
Registrar os custos de manuteno e constituir histricos quantificados,

organizados pelas vertentes preventiva, corretivas e de melhoria; os acidentes, avarias aleatrias, etc. so alcanados como trabalhos no manuteno.
Gerar os indicadores tcnicos de manuteno - taxa de avarias, tempo mdio

entre avarias, tempo mdio de reparao e disponibilidade e outros indicadores de controlo de gesto. Observar e obter anlises rpidas a tudo o que acima se especificou com facilidade e com uma apresentao agradvel.

12.2. Tabela de Oramentos

12.3. Melhoria da Frota com a Manuteno

13.

Consideraes Finais/Concluso

14.

Bibliografia
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-transporte-rodoviario-

no-brasil-e-suas-principais-caracteristicas/35540/ Revista Indicadores Econmicos FEE, vol. 31, n 3, novembro de 2003. www.brasilescola.com.br www.issuu/projetogestor.com.br www.bussolaescolar.com.br http://www.guialog.com.br/Y598.htm 15/04/11 s 14h30min http://www.administradores.com.br/informese/artigos/evolucao-logistica-no-brasil/13574/
03/06/11 s 16h15min

http://www.usp.br/drh/novo/motoristas/formularios.html#Anexo%206
06/06/11 s 20h http://www.guiadelogistica.com.br/Y645.htm 06/06/11 s 20h

ambienteaprendiz.bvs.br/...Manutencao/.../GA_MN_VE_250_10_Relatorio_V erificacao_Manutencao_Preventiva_200307.doc
08/06/11 s 22h http://www.fontedosaber.com/administracao/balanco-

patrimonial
08/06/11 s 22h30min http://www.guiarh.com.br/tabeladesalarios.htm 09/06/11 s 23h45min http://www.cpcon.eng.br/gestao-patrimonial/gestao-e-

financas/balanco-patrimonial-conceitos-basicos/
10/06/11 s 01h20min http://www.ponticellicontabilidade.com.br/index.php?

option=com_content&view=article&id=77:tabela-aliquotas-simplesnacional&catid=3:flash-de-noticias&Itemid=67
http://www.portaltributario.com.br/guia/simplesnacional.html http://www.cmpcontabil.com.br/lucroreal.html http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/DIPJ/2000/Orientacoes/Lucr

oPresumido.htm
http://www.tecspace.com.br/paginas/aula/mdt/artigo01-MDL.pdf

GERENCIAMENTO DE TRANSPORTE E FROTAS

AMIR MATTAR VALENTE; ANTONIO GALVO; EUNICE PASSAGLIA; HEITOR VIEIRA. 2 EDIO. EDITORA CENGAGE LEARNING

Anexos

Atividades

Cronograma 2 Semestre Flash Log Semanas 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8

1 9

Introduo a PTCC Definio do tema 1Apresentao Pesquisa 2Apresentao Desenvolvimento do Proj. Escolha da Empresa Visita a Empresa Pesquisa Bibliografica Proposta do Prob. Proposta e soluo Visita a Empresa Elab. da Pesq. de Entrega Reviso dos Textos Prep. p/ Apresentao Elaborao dos Slides Apresentao Final

x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

Cronograma do 2 Semestre de PTCC 1

Cronograma 3 Semestre Flash Log Semanas Atividades 1 1 1 1 1 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 x Organizao do Projeto x Elaborao do projeto Questionrio para a Fm x Transportes Reunio na Fm x Transporte x Diviso de Tarefas x x Pesquisas Individuais x Reunio do Grupo x Pesquisas Grupo x Pesquisa Bibliografica x Reunio Fm Transporte x x Pesquisas Individuais x Organizao do Trabalho x x x Edio do Trabalho x Elaborao dos Slides x 1 Apresentao Apresentao Final
Cronograma do 3 Semestre de DTCC 1

1 6

You might also like