You are on page 1of 4

LCOOL E O CORAO SADE NUTRIO ALIMENTOS PREVENO INFARTO DO MIOCRDIO ATIVIDADE FSICA REGULAR MEDITAO SONO REPARADOR Dr.

DOR Dr. Drauzio Varella, Quando perguntam se beber faz bem para o corao, ns, mdicos, ficamos numa posio difcil. Na dcada de 1930, ao autopsiar alcolatras com cirrose, um grupo de patologistas teve a ateno chamada para a relativa ausncia de placas de aterosclerose nas artrias. O lcool dissolveria as placas? -especularam eles. Nos anos 1990, pesquisas epidemiolgicas reforaram as bases do que se convencionou chamar de "paradoxo francs": a baixa incidncia de doenas cardiovasculares na Frana, apesar da dieta rica em gorduras caracterstica dos franceses. O hbito do vinho s refeies, universal na Frana, foi adotado como explicao para a existncia desse paradoxo. Rico em certos flavonides, o vinho teria propriedades antioxidantes que melhorariam a funo vascular, reduzindo o nmero de ataques cardacos e derrames cerebrais entre seu consumidores. Trs trabalhos importantes conduzidos nos ltimos cinco anos, no entanto, sugeriram que essas propriedades protetoras no se restringiam ao vinho -um deles, publicado na prestigiosa revista "Circulation", com o ttulo sugestivo de "Vinho, Cerveja e Destilados e o Risco de Infarto do Miocrdio: Uma Reviso Sistemtica". Recentemente, foi publicado o estudo mais completo sobre o tema. Nele, 38.077 homens de 40 a 75 anos, acompanhados no perodo de 1986 a 1998, enviavam a cada dois anos informaes sobre seu estado de sade, estilo de vida, consumo mdio de lcool, concomitncia do uso com as refeies e sobre o tipo de bebida ingerida: vinho tinto, branco, cerveja ou destilados.

Os autores padronizaram as quantidades de lcool presentes em um drinque de cada bebida da seguinte forma: uma lata de 355 ml de cerveja: 12,8 g de lcool; um copo de 120 ml de vinho: 11 g; uma dose de 50 ml de destilado: 14 g. No perodo, ocorreram 1.418 casos de infarto do miocrdio. Abstmios e os que bebiam em mdia menos do que 5 g/dia apresentaram risco semelhante. Nos demais, o risco de infarto caiu gradualmente de modo inverso ao total de lcool ingerido: no grupo de 5 a 10 g/dia, a reduo de risco foi de 17%; no de 10 a 15 g/dia, foi de 31%; e no que bebia 50 g ou mais por dia (quatro ou mais drinques dirios) a reduo foi de 52%. Os nveis de reduo de risco foram similares nas faixas etrias dos 40 aos 79 anos, e independentes do uso estar ou no associado s refeies. Nenhuma bebida mostrou ser superior a outra: vinho, cerveja ou destilados foram igualmente eficazes na preveno de ataques cardacos, fatais ou no. Um dos achados mais importantes foi a confirmao de que a freqncia do uso guarda relao direta com os benefcios cardiovasculares: o grupo que bebia apenas uma ou duas vezes por semana apresentou reduo de risco de 17%, contra 34% de queda entre os que bebiam de trs a quatro vezes por semana. Esse achado est de acordo com trabalhos anteriores, como o projeto Monica conduzido na Austrlia: homens que tomam nove ou mais drinques num nico dia por semana apresentam duas vezes mais ataques cardacos do que os abstmios. J os que tomam dois drinques dirios, de cinco a seis vezes por semana, tm o risco diminudo em 64%. A associao entre uso moderado freqente de lcool e reduo do risco de infartos do miocrdio, confirmada num estudo com 12 anos de durao, em que os 38 mil participantes enviaram mais de 200 mil relatrios para anlise, no pode ser considerada cientificamente irrelevante. O que os mdicos devem fazer ento? Aconselhar os homens acima de 40 anos a beber todos os dias?

Os Alcolicos Annimos -grupo de auto-ajuda que presta servios de grande alcance na recuperao de dependentes do lcoolconsideram que existem pessoas j nascidas com tendncia a abusar do lcool. Para elas, a nica maneira de escapar do alcoolismo ficar longe da bebida. Segundo eles, o nmero desses, que por razes bioqumicas se encontram em situao de risco para alcoolismo, substancial: de dez a 15% da populao adulta (12 a 15 milhes de pessoas no Brasil). Os efeitos nocivos do alcoolismo so muito graves para corrermos riscos: violncia, trauma, acidentes de trnsito, cirrose, cncer, psicoses, dissoluo do ncleo familiar (para enumerar alguns). Substituir uma doena por outras no o que a sociedade espera da medicina. Como diz Ira Goldberg, da Universidade de Columbia: "Se o lcool fosse uma droga recm-descoberta, nenhuma companhia farmacutica ousaria comercializ-la para diminuir a incidncia de doenas cardiovasculares. Nem os mdicos a indicariam para reduzir de 25% a 50% do risco de infarto, s custas de milhares de mortes por outras causas". Pessoalmente, estou de acordo, mas acho que os dados sobre a reduo de risco de doena cardiovascular -principal causa de morte na sociedade moderna- associada ao uso de lcool em quantidades moderadas devem ser discutidos com clareza, especialmente com as pessoas que j tiveram infarto ou correm grande risco de t-lo. Desde que no percam o controle, elas podem se beneficiar do uso de bebidas alcolicas, sem esquecer que deixar de fumar, controlar o diabetes, a presso arterial, os nveis de colesterol e fazer exerccio fsico so medidas ainda mais importantes na reduo do risco de doenas cardiovasculares, cncer e muitas outras, com a vantagem de no provocar ressaca nem dependncia qumica. Nota: Faa regularmente caminhada, corrida, bicicleta, bicicleta ergomtrica e exerccios com halteres (exerccios resistidos, ou com pesos), dana e tenha um corpo forte e saudvel, sempre com muita disposio e equilbrio. Se voc puder, contrate um personal trainer,

um professor de educao fsica, para bem orient-lo sobre como fazer os exerccios da maneira mais correta. Fonte: Jornal Folha de So Paulo Folha Ilustrada 21 de fevereiro de 2004
PREVENIR VITAL - As doenas crnicas no se desenvolvem apenas pelos maus hbitos alimentares, mas tambm pelo sedentarismo. Por isso, fundamental manter uma atividade fsica. O ideal pratic-la quase todos os dias por uma hora.

As autoridades de sade pblica precisam estimular a populao a fazer exerccios fsicos. O ideal que as pessoas tenham uma aderncia total ao exerccio, mas, mesmo se tivermos uma pequena aderncia, isso j seria altamente significativo do ponto de vista da sade pblica. - Dr. Srgio Ferreira de Oliveira, mdico-assistente da Unidade Clnica de Aterosclerose e mdico-colaborador do Ncleo Diabetes-Corao do Incor-HC Perder um pouco de peso e fazer meia hora por dia de atividade fsica o suficiente para diminuir bea as chances de um prdiabtico desenvolver a doena pra valer. (Revista Sade! Vital edio especial N.51, pg. 16)
Biblioteca Digital Sade Consciente At Fsica, Nutrio & Sade nnalini@terra.com.br

You might also like