You are on page 1of 2

Mais uma etapa do PRODETUR no Maraj

A Companhia Paraense de Turismo PARATUR, rgo Oficial de turismo do Estado do Par, responsvel pela gesto do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR) no Estado e conta com recursos do Ministrio do Turismo MTUR e do BANCO INTERNACIONAL(INTERAMERICANO) DE DESENVOLVIMENTO BID, para execuo de projetos do Programa PRODETUR. A PARATUR realizou nesta quarta-feira, dia 19 de outubro, em Salvaterra, a reunio de apresentao do diagnstico de Avaliao Ambiental Estratgia (AAE) do Estado do Par, com foco no diagnstico do AAE do plo Maraj. Estiveram presente na reunio, a equipe tcnica da FADESP, rgo responsvel pela avaliao do AAE, e representaes das prefeituras municipais da regio marajoara, a Associao dos Municpios do Arquiplago do Maraj AMAM representada pelo Sr. Wav Bandeira, membro do Grupo de Gestores de Turismo do Municpio de Soure, alunos do curso tcnico de Turismo da Escola de Trabalho e Produo do Par - ETPP Salvaterra, e a Tcnica do Ministrio do Turismo, Luciana Guimares, responsvel pelo PRODETUR e que veio de Braslia para validao da reunio. Representando a Prefeitura de Soure, estavam frente da comitiva os secretrios de Administrao e do Turismo, Ideval Velasco e Joo Lima Pinheiro, respectivamente. O Palestrante Dr Paulo Cerqueira, da UFPA, disse Durante toda minha vida, eu nunca vi o Ministrio do Turismo se fazer presente em uma reunio como esta, isso mostra a grande importncia que tem esse programa para todos. Para a realizao do Programa e recebimento dos recursos

disponibilizado pelo BID preciso que sejam atendidos alguns critrios tais como: a viabilidade econmica, a questo sociocultural e a preservao do meio ambiente.

Para agilizar os critrios requeridos pelo BID, o Ministrio do Turismo, atravs de convnio com o Estado do Par, tem adiantado recursos para acelerar o andamento do programa. O Estudo da Viabilidade Econmica, j est sendo realizado pela FADESP, Critrio do BID, So ao todo seis etapas e j estamos na concluso da segunda. Ainda acrescenta que, apesar de parecer lento o desenvolvimento do programa, mas na verdade est ocorrendo de forma bem dinmica todas as etapas, pois, para isso est sendo de muita importncia a parceria e o interesse do MTUR com o Estado do Par disse Admilson Alcntara, Tcnico da PARATUR. O secretrio, Joo lima Pinheiro, tambm falou da importncia desse programa para a regio marajoara, uma vez que o MTUR e a PARATUR acreditam e investem ao mandar uma tcnica diretamente de Braslia para essa importante reunio. Sabemos que apesar de no aparecer as aes que j se tem realizado at hoje, o programa est sendo desenvolvido e teremos muitas coisas boas para o futuro do Par e para o Maraj. Depois dos tcnicos terem apresentado o AAE, colocaram para votao da plenria e foi unnime a aprovao. O Maraj est, cada vez mais, sendo beneficiado com as aes governamentais e a cidade de Soure tem tomado a iniciativa de ir em busca do melhor para essa regio, atravs do Prefeito Joo Luz Melo e sua equipe de Governo. (Kleberson Queiroz - Comus/Soure)

You might also like