You are on page 1of 13

VESTIBULAR - 1 SEMESTRE/2008 FATEC ITU

Data do Exame:17/02/2008 (domingo), s 13h30min

CADERNO DE QUESTES
Nome do(a) candidato(a):__________________________________________ N de inscrio:___________ Caro(a) candidato(a): Antes de iniciar a prova, leia atentamente as instrues abaixo. INSTRUES:
1. 2. 3. Este caderno contm 48 questes em forma de teste e uma redao. A prova ter durao de 4 (quatro) horas. Voc receber do Fiscal a Folha de Respostas Definitiva e a Folha de Redao. Verifique se este material est em ordem e com todos os dados impressos corretos. Caso contrrio notifique, imediatamente, o Fiscal. 4. Verifique, ainda, se este caderno de questes no possui falha(s) de impresso. 5. Aps certificar-se de que a Folha de Resposta Definitiva sua, assine-a com caneta esferogrfica preta, no local indicado ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A). 6. A Folha de Redao estar personalizada com os seus dados, mas no dever ser assinada. 7. Aps o recebimento da Folha de Resposta Definitiva e da Folha de Redao, no dobre e nem amasse, manipulando-as o mnimo possvel. 8. Cada questo contm 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D, E), das quais somente uma atende s condies do enunciado. 9. Responda a todas as questes. Para cmputo da nota, sero considerados apenas os acertos. 10. Os espaos em branco contidos neste caderno de questes podero ser utilizados para rascunho. 11. Estando as questes respondidas neste caderno, voc dever transcrever todas as alternativas assinaladas para a Folha de Resposta Definitiva, utilizando caneta esferogrfica preta. 12. As questes com mais de uma alternativa assinalada, rasuradas ou em branco sero anuladas. Portanto, ao preencher a Folha de Resposta Definitiva, faa-o cuidadosamente. Evite erros, pois no ser possvel a sua substituio. 13. Preencha as quadrculas da Folha de Resposta Definitiva, com caneta esferogrfica preta e com trao forte e cheio, conforme o exemplo abaixo:
A B

14. Recomenda-se ao candidato, elaborar a redao, primeiramente, no espao reservado no caderno de questes RASCUNHO DA REDAO, e, aps, transcrev-la para a Folha de Redao, utilizando caneta esferogrfica preta. 15. Terminado a prova, avise o Fiscal, pois o mesmo recolher a Folha de Resposta Definitiva e a Folha de Redao, individualmente, na carteira do candidato. 16. Aps o incio da prova, o candidato dever permanecer, no mnimo, 2 (duas) horas dentro da sala do Exame. 17. O candidato somente poder levar este caderno de questes aps, decorridas 3 (trs) horas de permanncia na sala do Exame. 18. Ao trmino do Exame, o candidato somente poder retirar-se da sala do Exame, aps entregar ao Fiscal a Folha de Resposta Definitiva, devidamente assinada, e a Folha de Redao. 19. Ser eliminado do Exame o candidato que: se comunicar com outro candidato; consultar livros ou anotaes; utilizar qualquer tipo de equipamento eletrnico; emprestar material de qualquer natureza; sair da sala sem autorizao do Fiscal. 20. Aguarde a ordem do Fiscal para iniciar o Exame.
Ateno: Acompanhe as datas de divulgao dos resultados e de Matrcula. Recomendamos ao candidato, providenciar com antecedncia, a documentao necessria para a efetivao da Matrcula, conforme pgina 9 do Manual do Candidato.

Divulgao dos resultados 1 lista de convocados: 26/02/2008 2 lista de convocados: 28/02/2008

Matrculas 1 lista de convocados: 27/02/2008 2 lista de convocados: 29/02/2008

I1I

Vestibular 1 sem/08 FATEC Itu

HISTRIA
QUESTO 1 Os educadores dos jovens espartanos escolhiam de tempos a tempos aqueles que lhes pareciam mais avisados e ousados; davam-lhes punhais e os vveres necessrios e mandavam-nos bater o campo, cada um de seu lado. Esses jovens, assim dispersos, escondiam-se durante o dia (...) para repousar, e de noite desciam aos caminhos e matavam os hilotas que encontravam.
(PLUTARCO, citado em Gustavo de Freitas: 900 Textos e documentos de Histria)

QUESTO 3 Em fins do sculo XVIII, ocorreram no Brasil movimentos de emancipao poltica que colocaram em xeque o domnio da Metrpole sobre a Colnia. Observe as proposies abaixo: I. Tanto a Inconfidncia Mineira como a Conjurao Baiana eram lideradas pelos maons e tinham como propostas instaurar uma repblica comandada pelos cafeicultores e abolir a escravido. II. A Inconfidncia Mineira teve como motivos a derrama, a proibio de manufaturas na colnia e o monoplio do comrcio exercido pela Coroa. III. A Conjurao Baiana teve como propostas o fim da escravido, a abolio dos privilgios da elite, a igualdade de raa e voz. IV. A Inconfidncia Mineira e a Conjurao Baiana foram lideradas pelos comerciantes e tiveram apoio dos escravos e da influente classe mdia composta principalmente por artesos. verdadeiro o que se afirma apenas em: a) b) c) d) e) II. II e III. I, II e IV. II, III e IV. I e II.

Entre as camadas sociais que compunham a sociedade espartana, os hilotas representavam uma grande parcela. Assinale a alternativa que caracteriza essa camada social. a) Classe dominante de Esparta que contribua com o trabalho no comrcio e com os integrantes do exrcito. b) Classe dominante de Esparta que contribua somente com a participao militar e poltica da sociedade. c) Homens livres que participavam do exrcito, no tinham qualquer forma de participao na vida poltica de Esparta. Eram comerciantes e artesos. d) Camada social considerada inferior, submetida opresso da camada dominante de Esparta. Eram agricultores e obrigados a entregar parte do que produziam aos espartanos. No tinham participao poltica na sociedade. e) Os hilotas, juntamente com os periecos, eram trabalhadores livres de Esparta e exerciam funes administrativas para o Estado, como coletar impostos. QUESTO 2 A ocupao da Amrica comeou efetivamente com a chegada dos espanhis (Colombo), em 1942. Ao chegar ao Novo mundo os europeus encontraram a) somente civilizaes extremamente primitivas que viviam da caa e da pesca, como os tupis, na regio Sul da Amrica, e os iroqueses, habitantes do Norte. b) apenas povos que permaneciam isolados entre si, em estgios anteriores civilizao, ou seja, o Neoltico e o Paleoltico, como os Astecas na Amrica Central. c) uma imensa diversidade de povos e culturas: civilizaes extremamente organizadas e avanadas em seu processo poltico-econmico e social, e povos que permaneciam no que os historiadores conceituam como perodos Neoltico e Paleoltico. d) civilizaes sofisticadas, como os Incas, Maias e Astecas, que, por meio de uma imensa confederao, conseguiram defender-se dos europeus, at a chegada de Ferno Cortez, no Mxico, em 1520, com seu poderoso exrcito lusoespanhol. e) povos antropfagos, primitivos e selvagens, desorganizados militarmente e dominados pelos Maias, que viviam no perodo Paleoltico, o que facilitou o domnio dos ingleses na regio.

QUESTO 4 As Guerras Napolenicas sacudiram a Europa no incio do sculo XIX. Aps o decreto napolenico instituindo o Bloqueio Continental, Portugal sofreu presses da Frana e da Inglaterra. Napoleo exigia que D. Joo fechasse seus portos aos ingleses. A Inglaterra pressionou os portugueses a assinar uma conveno secreta, que estabelecia, entre outras coisas, a) a transferncia da Corte portuguesa para o Brasil; a entrega da esquadra portuguesa Inglaterra; a assinatura de novos tratados comerciais com a Inglaterra, logo aps a chegada da Famlia Real ao Brasil. b) a diviso da Espanha entre Portugal e Inglaterra. c) a transferncia da Corte portuguesa para o Brasil; o afundamento da esquadra portuguesa para que no casse na mo dos espanhis aliados dos franceses; a concesso de um porto livre, de preferncia ao sul de Portugal. d) a ajuda militar dos ingleses aos portugueses; aqueles, representados pelo Lord Strangford, preferiam que Portugal se defendesse das tropas do Marechal Junot, para que a Inglaterra pudesse continuar seu comrcio com os portos portugueses. e) a unio dos exrcitos ingls e portugus; a transferncia da Corte portuguesa para o Brasil; e a assinatura do Tratado de Fontainebleau.

I2I

Vestibular 1 sem/08 FATEC Itu

QUESTO 5 Em 31/03/1964, um golpe militar interrompeu o governo institucional de Joo Goulart. A partir dessa data um regime poltico ditatorial instalou-se no Brasil. Em 13 de dezembro de 1968, foi anunciado nao o Ato Institucional Nmero 5 (AI-5), que determinava: a) o fim da censura imprensa, a criao da Arena e do MDB, a legalizao do desquite e do mandado de segurana. b) a censura prvia de todos os veculos de comunicao, a submisso do poder Judicirio ao Executivo e a supresso de garantias bsicas do Estado de Direito, como o habeas corpus para crimes polticos. c) o fechamento da sede da UNE, a ilegalidade do PCB; o fim de todos os partidos polticos e a criao de MDB, Arena e PTB. d) o fim da censura; a chamada distenso poltica que sob o comando do General Geisel levou o Brasil para a abertura poltica. e) a possibilidade de eleies livres em 1970, desde que a inflao fosse controlada e a ameaa comunista contida, o que de fato ocorreu com a eleio do General Emlio Garrastazu Mdici. QUESTO 6 Em 1945, os EUA e a URSS eram aliados que tinham acabado de derrotar as foras nazi-fascistas. Dois anos depois, em 12 de maro de 1947, o presidente americano Harry Truman fez um violento discurso no Congresso norte-americano, defendendo uma posio poltica que deu incio chamada guerra fria, propondo a) a conclamao do povo norte-americano e de todo o Ocidente a lutar contra o totalitarismo sovitico (Doutrina Truman). b) o apoio URSS, contra a invaso do Afeganisto pela China em 1946. c) o apoio Frana contra o estabelecimento do comunismo no Vietn logo aps a derrota das foras de ocupao japonesas. d) a crtica invaso da Coria do Sul pelos coreanos do Norte apoiados pela URSS e pela China. e) a crtica URSS pela no desmobilizao dos comunistas gregos e a instaurao de um governo pr-sovitico naquele pas, controlando a estratgica passagem do estreito de Dardanelos para o Mar Negro.

QUMICA
QUESTO 7 A Petrobras, tem um papel estratgico na rea de energia e investe firmemente em pesquisas, desenvolvimento e implementao de formas de energia alternativa. Uma destas inovaes a utilizao do biodiesel. A respeito do biodiesel, as seguintes afirmaes foram feitas: I o biodiesel um combustvel produzido a partir de leos vegetais extrados de diversas matriasprimas, como palma, mamona, soja, girassol, dentre outras. II por advir de fontes no renovveis e ser menos poluente ele ecologicamente correto. III a cadeia produtiva do biodiesel, tem grande potencial de gerao de empregos, promovendo, dessa forma, a incluso social, especialmente quando se considera o amplo potencial produtivo da agricultura familiar. IV o biodiesel produzido pela reao qumica do leo vegetal com um lcool de cadeia curta (metanol ou etanol). So corretas apenas as afirmaes: a) I e II. b) II e III. c) I e III. d) e) I, II e III. I, III e IV.

QUESTO 8 Para se obter mangans metlico, muito utilizado em diversos tipos de aos resistentes, o dixido de mangans reage com o alumnio metlico, segundo a equao: 3MnO2(s) + 4 Al(s) 2 Al2O3(s) + 3 Mn(s) Supondo rendimento de 100% para essa reao, a massa de dixido de mangans necessria para se obter 5t de mangans metlico aproximadamente Dados: Massa molar (g/mol) : Mn = 55; O = 16 a) b) c) d) e) 2t 3t 4t 8t 9t

I3I

Vestibular 1 sem/08 FATEC Itu

QUESTO 9 Um dos motivos que impedem que uma transformao qumica tenha um rendimento de cem por cento a tendncia de um sistema em reao atingir o estado de equilbrio qumico. Sobre um sistema em equilbrio qumico correto afirmar que a) transformaes macroscpicas continuam a ocorrer. b) as concentraes dos reagentes so iguais s concentraes dos produtos. c) quando atingido, cessam todas as reaes em questo. d) as concentraes de reagentes e de produtos so constantes. e) no existem meios de se alterar o equilbrio qumico de um sistema.

INGLS

QUESTO 10 Em relao gua pura, com pH = 7, um refrigerante que apresenta pH = 3 a) b) c) d) e) 10 vezes mais cido. 1000 vezes mais cido. 1000 vezes menos cido. 10.000 vezes menos cido. 10.000 vezes mais cido.

Clouds Over the State Hugo Built


Nine years ago Hugo Chvez became president of Venezuela, inspiring his countrymen with a message of hope. Incomes rose. Hospitals and schools were set up in the barrios. Now progress is giving way to Disneyland economy where nothing makes sense, says photographer Christopher Anderson. His pictures taken since 2004 capture the chaotic mood of Chvezs 21st-century socialism. Oil money flows freely, but triple-digit inflation yields milk shortages. Caracas is more dangerous; morgues reportedly struggle to keep pace with casualties of barrio violence. A young middle class despairs that Venezuela is becoming a new Cuba. Yet in December voters rejected a constitutional reform that would allow Chvez to stay in power indefinitely. That night, says Anderson, the black cloud of despair felt by many just evaporated. But Chvez remains.
NEWSWEEK, JANUARY, 2008.

QUESTO 11 Uma das maneiras de se remover graxa de equipamentos metlicos limp-los com gasolina. A gasolina mais indicada do que a gua para remover graxa pois a) a graxa remove a gordura porque ambos so compostos apolares, enquanto a gua um composto polar. b) a gua no remove a graxa porque tm pontos de ebulio diferentes. c) graxa e gua so polares e, por isso, imiscveis. d) a densidade da graxa maior do que a da gua, e, por isso, so imiscveis. e) graxa e gua so apolares e, por isso, imiscveis.

QUESTO 13 Assinale a alternativa que corresponde forma de presente simples de Incomes rose. a) Incomes raise. b) Incomes raises. c) Incomes rise. d) Incomes rises. e) Incomes risen. QUESTO 14 Assinale a alternativa cuja frase est na voz passiva. a) Now progress is giving way to Disneyland economy... b) Hospitals and schools were set up in the barrios. c) His pictures capture the chaotic mood of Chvezs 21st-century socialism. d) A young middle class despairs that Venezuela is becoming a new Cuba. e) Yet in December voters rejected a constitutional reform...

QUESTO 12 A frmula C4H10 pode representar tanto o butano como o metilpropano. Sendo assim, o butano e o metilpropano so a) b) c) d) e) polmeros. ismeros. fotmeros. cidos carboxlicos. acares.

I4I

Vestibular 1 sem/08 FATEC Itu

QUESTO 15 Identifique a alternativa que possui a estrutura equivalente a Chvezs 21st-century socialism. a) the 21st socialism of the century of the Chvez. b) 21st century of the socialism of Chvez. c) 21st century of socialism of the Chvez, d) 21st socialism of the century of Chvez e) the 21st-century socialism of Chvez. QUESTO 16 O texto afirma que a) dentro de nove anos Hugo Chvez se torna o Presidente da Venezuela, inspirado pelos seus compatriotas com uma mensagem de esperana. b) fez nove anos que Hugo Chvez se tornou o Presidente da Venezuela, inspirado pelos camponeses com uma mensagem de confiana. c) h nove anos Hugo Chvez se tornou o Presidente da Venezuela, inspirando seus compatriotas com uma mensagem de esperana. d) dentro de nove anos Hugo Chvez se tornar o Presidente da Venezuela, inspirando os conterrneos com uma mensagem de confiana. e) nove anos atrs Hugo Chvez se tornou o Presidente da Venezuela, inspirado pelos conterrneos com uma mensagem de confiana. QUESTO 17 O texto tambm revela que a) o dinheiro do petrleo flui livremente, mas uma inflao de trs dgitos produz a escassez do leite. b) o dinheiro do leo flutua de forma livre numa inflao tripla que gera a escassez do leite. c) o dinheiro do leo flui de forma livre com uma inflao digitalizada, mas produz leite em excesso. d) o dinheiro do petrleo inunda com uma inflao tripla o leite produzido em excesso. e) o dinheiro do leo corre livremente, mas uma inflao tripla gera a perda de leite. QUESTO 18 O segmento encontrado no texto a nuvem negra de desespero sentida por muitos simplesmente se evaporou refere-se ao fato de que a) as morgues lutam para manter a paz apesar dos bairros violentos b) os eleitores rejeitaram uma reforma constitucional que permitiria que Chvez permanecesse no poder indefinidamente. c) Caracas se torna mais perigosa a cada dia. d) uma jovem classe mdia entra em desespero porque a Venezuela est se tornando uma nova Cuba. e) o imposto de renda tem aumentado consideravelmente.

MATEMTICA
QUESTO 19

x x A expresso sen + cos equivalente a: 2 2


a) 1 b) 0 c)

x 2 d) 1+ sen x e) 1+ cos x cos 2

QUESTO 20 Uma turma tem 25 alunos, dos quais 40% so meninas. Considerem todos os grupos de dois alunos que podem ser formados com os alunos dessa turma. Escolhendo-se ao acaso um dos grupos formados, a probabilidade de que ele seja composto por uma menina e um menino de: a)

1 6

d)

1 3

b)

1 5 1 4

e)

1 2

c)

QUESTO 21 Sendo A uma matriz quadrada, define-se

A n = A. A... A . No caso de A ser a matriz


correto afirmar que a soma

0 1 1 0 ,

A + A 2 + A3 + A 4 + ... + A39 + A 40 igual matriz:


20 20 20 20 20 0 0 20 40 40 40 40 0 40 40 0 0 20 20 0

a)

d)

b)

e)

c)

I5I

Vestibular 1 sem/08 FATEC Itu

QUESTO 22 A soluo da equao z + z = 2 + i um nmero complexo cujo mdulo :

FSICA
QUESTO 25 Um corpo de massa 400g, apoiado num plano inclinado de 37o com a horizontal e perfeitamente liso, preso extremidade de uma mola que tem sua outra extremidade fixa. Na condio de equilbrio do corpo a mola apresenta deformao de 5,0 cm. So dados: g = 10 m/s2 , sen 37o = 0,60 e cos 37o = 0,80.

5 a) 4
b) c) d)

5 5 5 2

37

e)

A constante elstica da mola, em N/m, vale: QUESTO 23 Se a) b) c) d) e) 48 36 24 18 12

p( x) = 2 x 3 + 5 x 2 + mx + 12 divisvel por h( x ) = x + 3 , ento o parmetro m


o polinmio 2 1 3 -1 -3

igual a: a) b) c) d) e) QUESTO 26 Um corpo lanado verticalmente para cima, a partir do solo, considerado como nvel zero de energia potencial. Ao atingir 4,0 m de altura, sua energia potencial de 32 J, e sua energia cintica de 8,0 J. Considere g= 10 m/s2 e despreze a resistncia do ar. A velocidade de lanamento do corpo , em m/s, a) b) c) d) e) 40 30 20 10 5,0

QUESTO 24

x 3 y + 15 = 0 , e s, a reta determinada pelos pontos P1 (1, 2 ) eP2 ( a , b ) , em


Sejam r, a reta de equao que a 1. Para que r seja paralela a s, as coordenadas a e b, devem ser tais que: a) b) c) d) e)

3b + a = 5 a 3b = 5 3b a = 5 a 3b = 5 3b a = 5

QUESTO 27 Uma mquina trmica, operando com rendimento de 20%, desenvolve potncia til de 2,0.103 W enquanto consome carvo de poder calorfico 3,6.107 J/kg. O uso de 10 kg de carvo poderia proporcionar o funcionamento da mquina por um intervalo de tempo, em horas, de a) 1,0 b) 4,0 c) 10 d) 24 e) 72

I6I

Vestibular 1 sem/08 FATEC Itu

QUESTO 28 Um pequeno objeto colocado a 20 cm do vrtice de um espelho esfrico cncavo de raio de curvatura 30cm. Se o objeto posicionado prximo ao eixo principal do espelho, a imagem refletida desse objeto a) b) c) d) e) virtual, maior e invertida. virtual, menor e direita. real, menor e invertida. real, maior e direita. real, maior e invertida.

GEOGRAFIA
Considere o mapa a seguir para responder s questes 31 e 32.

3 X 2 1

QUESTO 29 Duas cargas eltricas, q1 = - 4 C e q2 = 4 C so fixas nos vrtices A e B de um tringulo eqiltero ABC de lados 20 cm.

C
A q1

QUESTO 31 Cientistas de todo o mundo temem que o aquecimento global esteja em ritmo mais rpido do que se esperava. O derretimento do permafrost ameaa construes humanas e um dos principais domnios naturais do mundo, a tundra, que est localizado no mapa com o nmero a) b) c) d) e) 1. 2. 3. 4. 5.

qB
2

Sendo a constante eletrosttica do meio k = 9,0.109 N.m2/C2, o mdulo do vetor campo eltrico gerado pelas duas cargas no vrtice C vale, em N/C, a) b) c) d) e) 1,8.106 9,0.105 4,5.105 9,0.104 zero

QUESTO 30 Considere o circuito eltrico representado, em que o gerador tem fora eletromotriz E = 5,4 V e resistncia interna r = 1,0, e os resistores R1, R2 e R3 tm resistncias 6,0 , 3,0 e 6,0 , respectivamente.

QUESTO 32 O fim da Guerra Fria tornou mais visvel a complexidade e a variedade de conflitos existentes no mundo. Na rea destacada com X no mapa, o conflito caracteriza-se a) pela disputa entre a ndia e o Paquisto pelo domnio sobre a regio da Cachemira. b) pelo conflito tnico entre tribos do Ir e do Afeganisto. c) pela disputa entre Armnia e Azerbaijo pelo territrio de Nagorno-Karabach. d) pelos confrontos entre milcias crists e muulmanas no Lbano. e) pela luta dos curdos por um Estado independente, entre o Iraque e a Turquia.

A potncia dissipada no resistor R2 , em watts, a) 0,24 b) 0,36 c) 0,48 d) 0,64 e) 0,80

I7I

Vestibular 1 sem/08 FATEC Itu

QUESTO 33 Considere as afirmaes a seguir sobre as cidades globais. I As cidades globais ganharam destaque na rede urbana mundial como centros articuladores dos fluxos gerados pela globalizao econmica. II Estas cidades distribuem-se de forma dispersa por todos os continentes, pois o processo de globalizao econmica tem expresso mundial. III As cidades globais concentram escritrios de empresas multinacionais, filiais e sedes das maiores instituies financeiras, alm de empresas ligadas aos meios de comunicao. IV Por sua influncia econmica constituem grandes espaos conurbados que ultrapassam os 10 milhes de habitantes. Est correto o que se afirma apenas em a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV. QUESTO 34 Considere o texto a seguir para responder questo. Esse produto agrcola a base da alimentao nesta regio do mundo, que cultiva (e come) mais de 90% da produo mundial, feita em mais de 250 milhes de pequenas fazendas. A metade de toda a colheita nunca chega nem a deixar a fazenda: ela alimenta a famlia que a plantou. A escassez de terras e gua uma das principais ameaas a esta cultura to importante para a estabilidade social da regio.
Fonte: adaptado de www.usinfo.state.gov/journals

QUESTO 35 Considere o texto a seguir para responder questo. A Regio Sudeste do Brasil entrou em 2008 mantendo as caractersticas observadas no fim de 2007: sol e calor em excesso, nuvens e chuva de menos. Para as festas de Ano Novo e para quem tirou frias da escola ou trabalho, o tempo foi perfeito.
Fonte: www.interativo.climatempo.com.br

De acordo com os conhecimentos sobre o clima na regio Sudeste do Brasil, assinale a alternativa que interpreta corretamente as informaes apresentadas. a) As caractersticas destacadas no texto so tpicas do clima Mediterrneo, predominante na regio Sudeste, com muitos dias do ano com poucas nuvens no cu. b) Nessa regio, as caractersticas climticas so tpicas do clima Tropical, com veres quentes e secos e invernos frios e chuvosos. c) Os ventos alsios, que sopram de leste para oeste no vero, impedem a formao de chuvas nas reas litorneas da regio Sudeste. d) Observam-se alteraes climticas, pois o clima Tropical predominante em toda a regio Sudeste apresenta um perodo chuvoso, de dezembro a maro. e) As frias de vero coincidem, justamente, com o perodo mais seco na regio Sudeste, fenmeno denominado veranico, tpico do clima Subtropical. QUESTO 36 Considere o texto a seguir para responder questo. Pergunte a um agricultor, em qualquer regio do Brasil, se ele conhece algum produto da DuPont. Ser quase impossvel uma resposta negativa. A companhia foi criada em 1802, por um qumico francs chamado Eleuthre Irne du Pont de Nemours. Hoje a 14 maior corporao industrial do mundo, a DuPont conta com 60 mil funcionrios, 95 laboratrios e mais de US$ 1,6 milho investidos em Pesquisa e Desenvolvimento. S na Amrica Latina so mais de 30 plantas industriais e 8 escritrios administrativos.
Fonte: adaptado de www.ag.dupont.com.br

Assinale a alternativa que relaciona corretamente o produto agrcola e a regio destacados no texto. a) b) c) d) e) Arroz Sudeste asitico. Milho Amrica andina. Trigo Amrica anglo-saxnica. Batata Europa oriental. Mandioca frica subsaariana.

Assinale a alternativa que apresenta termos relacionados ao texto. a) Reforma agrria, latifndio improdutivo e capitalismo no campo. b) xodo rural, empresas multinacionais e fronteira agrcola. c) Internacionalizao da economia, capitalismo no campo e empresas multinacionais. d) Latifndio improdutivo, fronteira agrcola e reforma agrria. e) Internacionalizao da economia, concentrao fundiria e xodo rural.

I8I

Vestibular 1 sem/08 FATEC Itu

BIOLOGIA
QUESTO 37 Observe o grfico a seguir, que representa a taxa de fotossntese lquida em relao variao de alguns fatores ambientais.
Nvel de luz (quilolux) (1) (2) (3) 6,18 6,18 1,99 Temperatura (C) 20 12 20

QUESTO 38 Os seres vivos esto em constante busca pelo equilbrio bioqumico, o qual fundamental para a manuteno de sua integridade. Esse processo conhecido como homeostase. Nos exemplos a seguir, aponte aquele que indica um processo responsvel pela manuteno do equilbrio homeosttico. a) A manuteno da glicemia. b) O transporte de impulsos nervosos. c) A adaptao das pupilas a diferentes intensidades luminosas. d) A produo de indivduos semelhantes (reproduo). e) O crescimento de diferentes rgos internos.

Taxa de fotossntese lquida

(1) (2)

QUESTO 39
(3)

0,02

0,06

0,10

0,14

Concentrao de CO2 (%)


Retirado de www.sbfv.org.br/materialdidatico/download/FotossinteseKluge.pdf

A densidade de diferentes populaes de seres vivos possui uma relao direta com o tipo de interao que essas possuem com seu ambiente e, tambm, com outros seres vivos. O modelo grfico simplificado a seguir, conhecido como Lotka-Volterra, representa a variao do tamanho de duas populaes diferentes (x e y) em quatro momentos consecutivos.

De acordo com a figura, foram feitas quatro afirmaes: I. Para uma mesma temperatura, a taxa fotossinttica lquida maior medida que aumenta a intensidade luminosa. II. Para uma mesma intensidade luminosa, a taxa fotossinttica maior medida que aumenta a temperatura. III. Para uma mesma porcentagem de CO2 no ar, temperatura e luminosidade no influenciam a taxa fotossinttica. IV. O ponto de inflexo de cada curva representa o ponto de saturao de gs carbnico. Esto corretas as afirmaes contidas apenas em a) b) c) d) e) I e II. III e IV. I, II e III. I, II e IV. II, III e IV.

Fonte: Adaptado de Ricklefs, R.E. A Economia da Natureza.

Entre as espcies que podem estar representadas nos eixos x e y, tornando vlido esse modelo, podemos citar, respectivamente, a) b) c) d) e) jacarand e bromlia. cutia e ona pintada. tubaro e rmora. lombriga e cachorro. fungo e alga (lquen).

I9I

Vestibular 1 sem/08 FATEC Itu

QUESTO 40 O efeito estufa um problema ambiental muito discutido atualmente. O IPCC (sigla em ingls para Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas) elaborou uma lista com algumas medidas importantes para mitigar o efeito estufa.
Algumas medidas recomendadas pelo IPCC para mitigar o Efeito Estufa Atividades Medidas Mitigatrias - Optar por energias renovveis I- Obteno de - Aumentar a eficincia na obteno Energia de energia - Estimular a produo de etanol - Produzir veculos mais eficientes II- Transporte - Optar por veculos hbridos - Melhorar o transporte pblico - Utilizar mquinas menos emissoras III- Indstrias de gases estufa - Investir em tecnologias menos IV- Tecnologia emissoras - Reduzir o desmatamento e as V- Florestas queimadas

QUESTO 42 O pH normal do sangue humano varia entre 7,35 e 7,45. Acima de 7,45 ou abaixo de 7,35, o indivduo passa a apresentar um quadro denominado, respectivamente, alcalose e acidose, conforme a figura a seguir.

Fonte: Adaptado de http://perfline.com/cursos/cursos/acbas/acbas02.htm

Cada pas pode contribuir de uma forma efetiva para a mitigao desse problema. O Brasil, de acordo com suas emisses de gases estufa, deve elaborar medidas mitigatrias, principalmente, nas atividades representadas pelo nmero a) b) c) I. II. III. d) e) IV. V.

Os pontos A e B na figura representam amostras de sangue que foram obtidas, respectivamente da __________I__________. Por sua vez, os pontos C e D representam amostras de sangue de indivduos que podem estar, respectivamente, ___________II___________. Os nmeros I e II podem ser substitudos corretamente por I artria pulmonar e da veia cava inferior veia cava inferior e da artria aorta artria pulmonar e da veia pulmonar veia cava superior e da artria cartida artria aorta e veia dapulmonar II prendendo a respirao e hiperventilando hiperventilando e prendendo a respirao prendendo a respirao e hiperventilando hiperventilando e prendendo a respirao prendendo a respirao e hiperventilando

QUESTO 41 Cientistas usam pele para fabricar clulas-tronco. Cientistas desenvolveram uma nova tcnica que permite transformar clulas da pele humana em clulas-tronco, abrindo um caminho potencialmente ilimitado para a substituio de tecidos ou rgos defeituosos. As clulas-tronco so consideradas esperana de cura para algumas das doenas mais mortais, porque podem evoluir para cerca de 220 tipos diferentes de clulas no corpo humano.
Adaptado de Folha Online, 20/11/2007

a) b) c) d) e)

Sobre essa nova tcnica, foram feitas trs afirmaes I. Com seu aperfeioamento, pessoas com doenas como o mal de Alzheimer, a doena de Parkinson, o diabetes, entre outras, passaro a ter uma nova esperana de cura. II. Seu uso abre um novo e importante campo para o estudo do funcionamento de diferentes genes, alm de fornecer evidncias sobre como se originam diferentes tecidos. III. Sua grande vantagem, quando aperfeioada, seria a de evitar uma polmica tica que envolve a utilizao de clulas-tronco retiradas de embries. Est correto o contido em a) I apenas b) I e II apenas c) II e III apenas d) I e III apenas e) I, II e III

I 10 I

Vestibular 1 sem/08 FATEC Itu

PORTUGUS
Leia o soneto de Manuel Bandeira, para responder s questes de nmeros 43 a 45. Ouro Preto Ouro branco! Ouro preto! Ouro podre! De cada Ribeiro trepidante e de cada recosto De montanha o metal rolou na cascalhada Para o fausto del-Rei, para a glria do imposto. Que resta do esplendor de outrora? Quase nada: Pedras... templos que so fantasmas ao sol-posto. Esta agncia postal era a Casa de Entrada... Este escombro foi um solar... Cinza e desgosto! O bandeirante decaiu funcionrio. ltimo sabedor da crnica estupenda, Chico Diogo escarnece o ltimo visionrio. E avulta apenas, quando a noite de mansinho Vem, na pedra-sabo, lavrada como renda, Sombra descomunal, a mo do Aleijadinho!
Em Lira dos cinqentanos.)

QUESTO 45 As palavras cujo significado, no contexto, compatvel com o sentido da frase Cinza e desgosto! so a) b) c) d) e) fausto e esplendor. fantasmas e escombros. glria e templos. decaiu e solar. avulta e descomunhal.

Leia a charge, para responder questo de nmero 46.

QUESTO 43 Considere as seguintes afirmaes fundamentadas nesse texto. I O eu lrico assume atitude crtica diante do assunto de que trata, descrevendo a decadncia da cidade. II A referncia mo do Aleijadinho uma aluso, por metonmia, obra desse artista. III A Ouro Preto vista pelo eu lrico simboliza a explorao das Minas Gerais pela coroa portuguesa. IV Esse texto modernista foge ao molde tradicional, seja pela estrutura escolhida (soneto), seja pela livre distribuio das rimas. correto o que se afirma em a) I e II, apenas. b) II e III, apenas. c) III e IV, apenas. d) I, II e III, apenas. e) I, II, III e IV. QUESTO 44 Assinale a alternativa em que a(s) palavra(s) em destaque exerce(m) a funo de sujeito da orao. a) De cada ribeiro trepidante e de cada recosto de montanha o metal rolou na cascalhada. b) E avulta apenas, quando a noite de mansinho vem, na pedra-sabo, lavrada como renda, Sombra descomunal, a mo do Aleijadinho! c) Que resta do esplendor de outrora? Quase nada: pedras... templos que so fantasmas ao sol-posto. d) O bandeirante decaiu funcionrio. e) ltimo sabedor da crnica estupenda, Chico Diogo escarnece o ltimo visionrio.

(Quino, Potentes, prepotentes e impotentes)

QUESTO 46 O efeito de sentido de humor, nessa charge, a) pouco perceptvel, porque decorre de um enunciado sem nexo lgico com a realidade. b) decorre da constatao, pelo orador, dos principais feitos da humanidade ao longo de sua existncia. c) independe da associao entre a fala e os signos grficos, porque a situao em que ocorre a fala desmente o que o orador afirma. d) surge a partir do equvoco que consiste em criar uma situao solene para o orador expor idias desconexas. e) produzido pela interpretao dada palavra humanidade, decorrente da deformao do sentido do ditado popular citado pelo orador.

I 11 I

Vestibular 1 sem/08 FATEC Itu

Leia o texto, para responder s questes de nmeros 47 e 48 e para desenvolver sua redao.
Uma sociedade que instituiu, como valores a perseguir, esses que ns sabemos, o lucro, o xito, o triunfo sobre o outro e todas estas coisas, essa sociedade coloca as pessoas numa situao em que acabam por pensar (se que o dizem e no se limitam a agir) que todos os meios so bons para se alcanar aquilo que se quer. Falamos muito ao longo destes ltimos anos (e felizmente continuamos a falar) dos direitos humanos; simplesmente deixamos de falar de uma coisa muito simples, que so os deveres humanos, que so sempre deveres em relao aos outros, sobretudo. E essa indiferena em relao ao outro, essa espcie de desprezo do outro, que eu me pergunto se tem algum sentido numa situao ou no quadro de existncia de uma espcie que se diz racional. Isso, de fato, no posso entender, uma das minhas grandes angstias.
(Jos Saramago, Dilogos com Jos Saramago)

QUESTO 47 O foco da crtica de Saramago sociedade reside, principalmente, na atitude das pessoas de a) buscar seus objetivos sem avaliar eticamente os meios que utilizam. b) mais falar do que agir para conseguir seus objetivos. c) falar demais acerca dos direitos e dos deveres humanos. d) esquecer que na vida h tambm o desprezo pelo outro. e) considerar racional a espcie humana, apesar de ela ignorar o outro.

QUESTO 48 Assinale a alternativa em que a redao dada ao texto mostra-se de acordo com a norma padro da lngua portuguesa. a) Uma sociedade que institua, como valores a perseguir, o lucro, o xito, o triunfo sobre o outro etc., colocaria as pessoas numa situao a qual acabam por pensar que todos os meios so bons para se alcanar o que se queira. b) Essa sociedade coloca as pessoas numa situao cuja elas acabam por desejar que todos os meios valham para se alcanar aquilo que se quer. c) Falam-se muito ao longo destes ltimos anos e felizmente continuam-se a falar dos direitos humanos. d) Simplesmente deixa-se de falar de uma coisa muito simples, os deveres humanos, os quais so sempre deveres, sobretudo em relao aos outros. e) E essa indiferena em relao ao outro, essa espcie de desprezo do outro, na qual a gente se pergunta se tem algum sentido numa situao ou no quadro de existncia de uma espcie que se diz racional?

REDAO
Para desenvolver sua redao, considere o texto a seguir, bem como o de Jos Saramago; ambos trazem idias acerca do assunto a ser tratado em sua redao, e voc pode tom-los como ponto de partida para suas prprias reflexes. No final dos anos 90 do sculo passado, por iniciativa da Unesco, foi redigida a Carta dos Direitos e das Responsabilidades dos Estados para acompanhar a Declarao Universal dos Direitos do Homem, e Norberto Bobbio escreveu um comentrio enfatizando que no existem direitos sem deveres correspondentes. Ao Estado cabe o dever de buscar o bem comum (e estamos muito longe disso no Brasil), e aos indivduos, que no possuem apenas direitos, cabem tambm deveres: da tolerncia, de respeitar o outro, de superar o egosmo pessoal. Sem isso, como construir uma sociedade mais fraterna e igualitria? esse, creio, o grande desafio: lutar para que os direitos sejam respeitados e, ao mesmo tempo, ter conscincia dos deveres como pessoa e cidado. E cumpri-los.
(Homero de Oliveira Costa. Direitos (e deveres) humanos como valor universal. Disponvel em:www.dhnet.org.br. Acesso em 13.01.2007. Texto com adaptaes.)

I 12 I

Vestibular 1 sem/08 FATEC Itu

Redija uma dissertao sobre o seguinte tema:

DEVERES HUMANOS INDISPENSVEIS NOS DIAS ATUAIS


Instrues: 1. 2. 3. 4. Ao desenvolver o tema proposto, utilize seus conhecimentos e suas reflexes de modo crtico. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opinies para comprovar e defender seu ponto de vista. Empregue apenas a modalidade escrita culta da lngua portuguesa. O texto no deve ser escrito em versos.

__________________________________________________________________

I 13 I

Vestibular 1 sem/08 FATEC Itu

You might also like