You are on page 1of 37

CATEQUESE: UM MINISTRIO ECLESIAL Catequese luz do Diretrio Nacional de Catequese

Mas recebereis o poder do Esprito Santo que vir sobre vs, para serdes minhas testemunhas em Jerusalm, e at os confins da terra(At 1,8) Os Ministrios so para nossa Igreja uma riqueza. A catequese um destes servios, capaz de dinamizar todas as outras pastorais. Que os catequistas sejam sempre mais reconhecidos e valorizados no ministrio que realizam nas comunidades eclesiais. E que sejam pessoas apaixonadas pela educao da f para desabrochar em seu ministrio, com entusiasmo o Servio do Reino.

CAPTULO I OLHANDO O PANORAMA DA CATEQUESE DE HOJE

Antes a catequese aperfeioava o que a cultura transmitia e considerava que o cristianismo estava no mundo no modo de vida da pessoa. Depois comeou a pensar em catequista, pessoa que ensinasse o catecismo para a criana. Atualmente, a catequese algo mais amplo, uma dimenso que deve estar presente em todos os campos da misso da Igreja; um conjunto de atividade sistemtica e especfica da educao da f, uma arte de ensinar e aprender.

Aspectos Valorizados, nos Documentos, Orientaes da Igreja, e na ao Catequtica:


* participao na comunidade; * ligao com a liturgia; * interao f e vida; * dilogo que faz do catequizando um interlocutor e no um ouvinte passivo; * alimentao constante na fonte da Palavra de Deus; * conscincia e responsabilidade na transformao social nas questes ecolgicas; * desenvolvimento de esprito missionrio; * educao para o desenvolvimento e o dilogo inter religioso.

Teoricamente considera o primeiro anuncio, primeiro anuncio, que desperta para a f (dimenso f missionria), e a educao da f que j missionria), educao f j existe (o terreno da catequese). existe Mas na prtica no assim, deparamos com prtica situaes muito variadas: situaes

Garotada que aparece na Igreja por conta prpria sem apoio da famlia; Pessoas em situao de risco social; Idosos que precisam de um reforo na f para essa fase da vida; Pessoas com deficincia eu necessitam de mtodos adequados; Gente em situao irregular diante da lei da Igreja; Adultos que aderem a um trabalho pastoral ou movimento e querem aprender mais; Famlias que precisam aprender a dialogar porque seus membros pertencem a Igrejas diferentes.

O perfil dos catequistas tambm comporta situaes bem diversas, quanto aos catequizandos. Qual o retrato (perfil) da situao dos catequistas e catequizandos de nossa comunidade?

CAPTULO II CATEQUISTA PREPARADO PARA UM MUNDO EM MUDANA

A religio no herana herdada dos pais. uma proposta de vida que se escolhe entre tantas. O apelo da Igreja para o dilogo e no para a disputa, assim, fica evidente que deve ser oferecido aos catequistas um preparo slido e aberto a novos horizontes. Para que os agentes leigos estejam preparados para ocupar o espao que a Igreja os oferecem necessrio catequese permanente, pois os compromissos da ao eclesial(parquia e diocese) exige conhecimento, participao comunitria, espiritualidade engajada e sintonia com o planejamento geral e local. Catequizandos e catequistas precisam estar em processo permanente de crescer e aprender.

BBLIA

Fonte permanente de orao, reflexo e estudo Conhecimento da doutrina, para poder ensinar; Pedagogia, para transmitir a mensagem com eficincia; Leitura da realidade;

Meios de comunicao e materiais fornecidos; Liturgia: conhecida, valorizada e celebrada; Abordagens especiais para certos grupos especficos; Pluralidade religiosa, conhecer outras tradies religiosas para no haver ofensas; Agresses justia e a dignidade humana exige informao e atualizao para um compromisso real e a transformao social.

Alm disso existem novos documentos, orientaes e projetos. O DNC (151) constata:
O catequista necessita de algum conhecimento de cincias humanas que possam oferecer boas indicaes para o seu trabalho educativo. A filosofia, a psicologia, a biologia, a sociologia ajudam a compreender as pessoas e seus relacionamentos, nas diversas situaes em que se encontram. A sensibilidade do catequista para os problemas e aspiraes dos catequizandos pode se aprimorar a partir dessas reas de conhecimento. Na comunicao h muito a aprender do que o mundo vem descobrindo. Um catequista que gosta de aprender, tambm fora do mbito da Igreja, ser mais criativo e ter mais recursos para dar conta da sua misso.

Catequese significa ecoar, mas seria impossvel fazer ecoar o que no ouvimos, no estudamos, no aprofundamos Que rea de aprendizagem deveria ser mais desenvolvida para que o catequista pudesse trabalhar e ajudar melhor?

CAPTULO III
E O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS?

Muitas pessoas recebem de Deus e da Comunidade, o reconhecimento de sua vocao como um ministrio a servio de todo o povo. Guiar o povo nos caminhos de Deus. A Misso deve ser aceita pela prpria pessoa e pela comunidade.

Quem j tem uma misso deve formar outros discpulos ou auxiliares, como Moiss (Dt 34,9). Ensinar a dividir responsabilidades conforme a capacidade de cada um. No chutar a bola de qualquer jeito, fazer parte de um time bem entrosado. Jesus forma um time de coordenadores. Em Lc 6,12 Jesus chama seus discpulos e escolhe doze dentre eles...

Lc 10 Jesus designa 72 discpulos e enviado-os dois a dois para pregar... Em At 6,7 se diz que a Palavra de difundia e o nmero de discpulos de multiplicava. S uma empolgada e eficiente catequese conseguiria isso.

Para trabalho em grupo: 1 Cor 3,2 devem receber leite e no alimento slido. O que isso nos diria sobre a necessidade de dosar e adaptar a catequese? Gl 6,6 Comunidade dever dar condies para que o catequista realize seu trabalho? 2Cor 3,1-3 Como deveria der o Catequista para que a comunidade o considerasse como uma carta de Cristo escrito diretamente no corao? 1Cor 14, 26-33 Hoje, o que poderia gerar confuso na catequese? Como se conseguiria uma catequese inserida numa harmnica pastoral de conjunto? At 20,17-38 laos afetivos. Como esto sendo cultivadas as relaes humanas na catequese?

CAPTULO IV E O QUE DIZ A IGREJA?

fala, ensina, testemunha, orienta em nome da Igreja. Catequizando deve ser orientado no caminho da Igreja. Quem fala em nome da Igreja deve ser reconhecido por ela. A comunidade deve saber que seus catequistas merecem a confiana da Igreja e esto autorizados a evangelizar em nome dela. Isso tambm pode ser feito de muitas maneira.

O Catequista

Joo Paulo II, fala na encclica Redemptoris Missio: Mesmo com a multiplicao dos servios eclesiais e extraeclesiais, o ministrio dos catequistas permanece ainda necessrio e tem caractersticas peculiares: os Catequistas so agentes especializados, testemunhas diretas, evangelizadores insubstituveis, que representam a fora basilar das comunidades crists (RM 73)

No se pode conferir dar o ministrio a todos. Porque h os que esto despreparados. Tem que ter uma certa estabilidade na misso. No se quer um ttulo, mas o que se quer alguma oficializao que torna o catequista e a comunidade mais conscientes das responsabilidades prprias desse servio indispensvel.

Pode se ter um ministrio transitrio confiado por um perodo. J o ministrio constitudo seria mais formal, com um certo peso e conferido atravs de uma celebrao. necessrio estabelecer critrios e determinar qual o perfil desejado para o catequista que vai receber tal misso.

Catequese : * Servio necessrio * Servio especializado * Feito por testemunhas diretas; * Trabalho de evangelizadores insubstituveis; * Fora que sustenta a base a partir da qual cada um busca o seu jeito de se relacionar com Deus...

Um trabalho, eclesial que tem uma identidade prpria. DGC 219 Catequista diferente dos outros agentes de pastorais. Um trabalho do qual a Igreja deve cuidar muito bem. A Catequese consolida a vida da comunidade (DNC 235) Na base dessa e de outras vocaes reconhecidas pela Igreja, est a graa do nosso batismo.

Esse primeiro sacramento nos faz: Profetas Chamados a anunciar a Palavra e Deus; Sacerdotes chamados a santificar a vida., fazendo de todos os nossos trabalhos uma oferta a Deus; Reis/ pastores chamados a governar o espao em que vivemos de acordo com os valores do Reino de Deus que Jesus anunciou.

Para conversar: Como um catequista seria profeta, sacerdote e rei: Na famlia? No local de trabalho? Na sociedade em que vivemos? Na Comunidade eclesial?

CAPTULO - V

CRITRIOS PARA AJUDAR A CATEQUESE E AS COMUNIDADES

O ministrio, como sinnimo de servio reconhecido e autorizado pela Igreja, evidentemente j existe. O catequista porta-voz da Igreja, no pode ser um desconhecido na comunidade deve receber um certo mandato da comunidade para tal tarefa.

Cada comunidade tem os seus meios de credenciar seus catequistas diante de todos: 1 Apresentar os catequistas na celebrao e envi-los a misso. 2 Usar smbolos que identifique o catequista. 3 Apresentar os catequistas novos em alguma celebrao.

Discernir qual o estilo, o tipo de ministrio caracterizaria melhor a catequese. costume distinguir: -ministrios simplesmente reconhecidos; -ministrios institudos; - ministrios ordenados.

A parquia teria que ter: - Equipe estvel - Processo de planejamento - Pastoral de conjunto - Um bom grupo de catequistas - Investimento na formao - Real prioridade para a catequese no trabalho paroquial.

CAPTULO VI

CATEQUISTA: AQUELE QUE SERVE COM ALEGRIA

A Comunidade responsvel por aqueles que a servem. H tambm a necessidade de prover os catequistas de recursos, tanto para a tarefa catequtica propriamente, como para a sua formao permanente. Catequistas so sabidamente generosos, oferecem seus servios e seu tempo em esprito de gratuidade. Mas muitos so pobres e cooperam penosamente no sustento da famlia. A comunidade que aceita seu trabalho e precisa tanto deles ter sensibilidade para por disposio da catequese livros, material pedaggico, cobertura financeira para cursos, encontros, reunies dos quais os catequistas devem participar (DNC 236 d).

1 - Ter recebido sacramentos de iniciao e uma boa formao correspondente; 2 - Ser catequista h, pelo menos, cinco anos e pretender continuar na funo; 3 - Ter uma boa formao para a tarefa especfica da catequese; 4 - Ter uma f firme, uma caridade ativa e saber transmitir esperana; 5 - Ter capacidade de dilogo, para lidar com a diversidade pessoal, social e religiosa;

6 - Ter esprito comunitrio, caridoso 6 esprito comunitrio, 7 - saber trabalhar em equipe 7 8 - Ter uma certa maturidade humana, 8 emocional e religiosa 9 - Estar aberto formao permanente 9 formao 10 - Ser transparente paixo pela 10 catequese 11 - Ser capaz de ler a realidade pessoal e 11 social 12 - Ter familiaridade com a Palavra de 12 Deus e vida de orao orao 13 - Ser criativo e compassivo diante de 13 situaes difceis. situaes difceis.

You might also like